x
Convex Datacenter
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 78

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Desnickadu
    Entrada
    13/12/2010
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    38
    Posts
    651
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Continuo com a opinião de que o público que adquire as caminhonetes novas não está buscando durabilidade, torque e nem tampouco economia.
    Buscam conforto e status. Poucos acionam a tração 4x4
    Em conforto, entenda-se posição alta de dirigir, equipamentos eletrônicos e digitais, espaço interno, suavidade e silencio ao dirigir.
    Como a durabilidade e a economia do motor diesel ainda estão no inconsciente coletivo, a sensação de que o veículo desvalorizará menos acaba influenciando na compra do carro zero.
    Acredito que em pouco tempo isso se reverterá e haverá mais caminhonete CD e SUV a gasolina 4x2 do que caminhonetes e SUV 4x4 diesel.
    isso já esta acontecendo Hercilio, os diesels estão sumindo do mercado leve



    Citação Postado originalmente por Julio_ASRJ Ver Post
    M Gross, o fato de ser high ou ser Low só tem haver com a aplicação. Em termos de durabilidade, isso não é o fator principal. Depende do esforço aplicado ao motor. Claro que supondo 2 motores usados exatamente da mesma forma e com a mesma manutenção um motor que é usado girando só até pouco acima da sua faixa de torque máximo dura mais que um motor que é usado o tempo inteiro até o seu ponto de corte. Até porque levar o motor ao limite aumenta as chances de falhas mecânicas, coisa que qualquer dispositivo mecânico está sujeito.

    Mas, o fato das picapes serem high não significam que são menos duráveis! Elas não carregam 10, 20, 40, 60 toneladas. Não tem porque os caminhões não serem limitados a baixos giro de motor, pois eles não podem se aproveitar de altas velocidades e altas acelerações. Eles de fato só precisam de torque! O inverso vale para as picapes, que apesar de usar os mesmos motores que um caminhão de 20 toneladas, não estarão carregando 20 toneladas nunca. Mas o esforço a que são submetidos é um faotr mais comprometedor da durabilidade! Prova disso foram os mercedinhos que estouraram na fazenda do meu avô! Colocar um cavalo de 20 pra puxar 40 toneladas = 200k e retífica! Mesmo com manutenção na ponta do lápis! Se pegar uma picape dessas, novas como as vendidas atualmente, ou antigas como uma picape bandeirate, com motor de 2, 3 ou 4 litros e puxar mais de 10 toneladas, pior ainda, não sabendo tocar, esguelando o motor na estrada, vai fazer retífica antes de 150k-300k.

    Ser HSD ou LSD modifica SIM a vida útil do motor, não tanto quanto o fator carga, mas modifica.

    Os motores diesel pequenos sofrem mais pq são tratados como se fossem motores gasolina e os grandes duram mais pq são tratados como diesel. Simples assim.

    Vc não vai esticar as marchas em cada saida de farol, não vai fazer a traseira do carro desgarrar numa curva fechada, não vai querer mostrar pros seus amiguinhos agroboys como o carro 'cola vc no banco' quando acelera se tiver um LSD debaixo do capo. Vc faz isso com motores gasolina e com diesel HSD.


    Além disso, quanto maior a velocidade de viagem do pistão maior o desgaste e mais é exigido do lubrificante que precisa ter um filme de lubrificação mais eficiente e suportar maior temperatura. Quanto maior a rotação maior a velocidade de viagem do pistão, logo ....


    Você esta confundindo sobre/sub-dimensionamento com caracteristicas de projeto.
    Caminhões tem motores LSD para paroveitar todo o torque que esse combustivel pode oferecer. Você sabe que até determinada rotação o torque sobe e depois dela ele cai e a potencia continua a subir até onde os coletores e cabeçotem aguentam o fluxo, depois disso tudo só cai. Menor rotação traz menor consumo de combustivel [o que é bom se vc vai viajar longas distancias--ou vc acha que motor de navio cargueiro gira menos de 200rpm pq é bonitinho?] e menor desgaste, velocidade e aceleração independem do giro do motor, já que vc pode [des]multiplicar essa rotação da forma que bem entender utilizando caixas de redução/multiplicação, caixa de cambio e diferencial.


    Uma pickup LSD pode andar tanto quanto uma HSD, só precisa de mais marchas.
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • #2
    Usuário
    Entrada
    26/12/2013
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Julio_ASRJ Ver Post
    M Gross, o fato de ser high ou ser Low só tem haver com a aplicação. Em termos de durabilidade, isso não é o fator principal. Depende do esforço aplicado ao motor. Claro que supondo 2 motores usados exatamente da mesma forma e com a mesma manutenção um motor que é usado girando só até pouco acima da sua faixa de torque máximo dura mais que um motor que é usado o tempo inteiro até o seu ponto de corte. Até porque levar o motor ao limite aumenta as chances de falhas mecânicas, coisa que qualquer dispositivo mecânico está sujeito.

    Mas, o fato das picapes serem high não significam que são menos duráveis! Elas não carregam 10, 20, 40, 60 toneladas. Não tem porque os caminhões não serem limitados a baixos giro de motor, pois eles não podem se aproveitar de altas velocidades e altas acelerações. Eles de fato só precisam de torque! O inverso vale para as picapes, que apesar de usar os mesmos motores que um caminhão de 20 toneladas, não estarão carregando 20 toneladas nunca. Mas o esforço a que são submetidos é um faotr mais comprometedor da durabilidade! Prova disso foram os mercedinhos que estouraram na fazenda do meu avô! Colocar um cavalo de 20 pra puxar 40 toneladas = 200k e retífica! Mesmo com manutenção na ponta do lápis! Se pegar uma picape dessas, novas como as vendidas atualmente, ou antigas como uma picape bandeirate, com motor de 2, 3 ou 4 litros e puxar mais de 10 toneladas, pior ainda, não sabendo tocar, esguelando o motor na estrada, vai fazer retífica antes de 150k-300k.
    Julio, ser High ou Low tem tudo a ver com durabilidade e a questão passa pela tecnologia e vai até a lógica.
    Um motor Low gira menos e consequentemente, menos vezes as parteis móveis entram em atrito tanto é que uma retifica de um motor Low, em 90% dos casos, resume-se a troca de kit, (Pistões, anéis, bronzinas, juntas e limpeza de cabeçote) nem bielas são trocadas.

    Observe que os novos caminhões eletrônicos tem toda uma gama se segurança para os motores, porém o ciclo do motor não foi alterado, já o mesmo não pode se dizer das novas caminhonetes, que mudaram de Low para High.

  • #3
    Usuário Avatar de Julio_ASRJ
    Entrada
    29/12/2012
    Local
    Petropolis/RJ
    Posts
    150
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Julio_ASRJ Ver Post
    M Gross, o fato de ser high ou ser Low só tem haver com a aplicação. Em termos de durabilidade, isso não é o fator principal. Depende do esforço aplicado ao motor. Claro que supondo 2 motores usados exatamente da mesma forma e com a mesma manutenção um motor que é usado girando só até pouco acima da sua faixa de torque máximo dura mais que um motor que é usado o tempo inteiro até o seu ponto de corte. Até porque levar o motor ao limite aumenta as chances de falhas mecânicas, coisa que qualquer dispositivo mecânico está sujeito.
    É isso aí galera. Foi exatamente o que eu quis dizer, nesse parágrafo acima. Agora, deixo claro, que mais importante do se preocupar com rotação é a CARGA!! Um LSD que puxa 60 toneladas todo dia subindo serra não dura o mesmo que a mesma versão desse motor em HSD que é usado sem carga sempre. Tem diesel de 2.0 litros (aplicado em hatchs e sedans) lá fora que gira a 7000 rpm e dura mais que 1 milhão fácil fácil.

    Aqui no Brasil esse assunto rende mais do que deveria. Lá fora, nem tanto, pois todos já estão acostumados com ambos motores. Quem tem frota (táxi, vans, caminhões, ônibus, jipes, etc) sempre é uma melhor escolha a motorização a diesel devido a durabilidade, maior eficiência (torque em baixa), menor consumo de combustível, etc. Agora quem quer um carro pra passear no fim de semana, curtir uma ou outra viagem, não roda muito com o veículo etc, não tem aquela "necessidade" de diesel. É uma escolha mesmo.

    Tem gente que odeia motores a diesel. Pensa num Porsche com motor diesel... numa ferrari... não tem absolutamente nada a ver (Nem sei se existe algum esportivo desses com motor a diesel). Obviamente, os usos são diferentes. Não é questão de ser melhor ou pior ou de ser mais vantajoso ou desvantajoso. DEPENDE DO "PRA QUẼ?"
    4X4 Brasil
    Troller T4 3.0 TDI 2008 Marmelada (Molas 3", Offlimits,, BL 1,5", Mamute 37", ARB 200%, etc)
    Toyota Bandeirantes 3.8 OM-364 1990 Fiofó (Mamute 31")

  • #4
    Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Idade
    51
    Posts
    3,833
    Agradecimentos: 2

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por M_Gross Ver Post
    Pessoal, sei que muitos vão torcer de imediato o nariz e dizer ... "de novo esse assunto"... mas peço que analisem com atenção os pontos que vou colocar abaixo antes de ignorar o tópico.

    Sabemos que o assunto é antigo (muito), mas não podemos esquecer que estamos sempre em evolução, tanto em matéria de veículos, como em matéria de combustível, inclusive seus preços (Evolução???).

    E olhando assim, todos os tópicos que vejo sobre esta questão, os usuários se agarram nos mesmos pontos para defender sua posição, mas, será que esses pontos continuam com os mesmos fatores?
    Antes as discussões eram com veículos até 03/04/05, mas não podemos esquecer que já estamos em 2014, ou seja, todos que procuram um carro pra comprar, mesmo usado (90% das pessoas), está procurando veículos entre 2006 a 2011, que diferem bastante nas características dos anteriores.

    Exemplos:

    Consumo: Antes o parâmetro era comparar Gasolina v6 e v8 contra Diesel 2.5, 2.8 e 3.0 mas hoje já temos viaturas 4X4 (Hilux, Triton) consumindo 8 a 9 na gasolina, praticamente o mesmo do Diesel.

    Preço do Combustível: A diferença do Diesel pra Gasolina está cada vez menor, hoje temos Diesel a 2,50 e Gasolina a 2,90. (Preços médios) no Brasil. Em outros países do Mercosul, o preço já é o mesmo.

    Torque: Diesel (ainda) leva vantagem. Digo ainda porque olhando as fichas de alguns veículos, a Pajero Full, por exemplo, já entrega 38kgfm aos 2.000rmp. Isso é de fato uma evolução, pois nos motores mais antigos, isso só era possível depois dos 3.500rpm.
    Ahh.. mas isso é na Full, sim é, mas a tendência é a evolução descer sempre para veículos de nível inferior.

    Medo de Água: O argumento é sempre de que o Diesel se dá melhor na água, bom, de fato é, mas será que é tanto assim mesmo??

    Durabilidade: Hoje com os novos motores Diesel HSR, a durabilidade entre ambos é a mesma, ficando entre 250k a 350k para 1ª retífica. (Aqui é média, logo vai aparecer alguém que teve que fazer o motor com 100k e coisa e tal.. mas entendo isso como pontual, pois depende do uso. Todos falam mal da HPE mas tem muitos motores com 300k.)

    Simplicidade: Simplicidade??? (Motor+Turbo+Intercooler+Bomba+Common Rail, etc) hoje não combina mais com os novos motores Diesel, um exemplo é o pessoal que vai viajar e já fica se preocupando onde tem S10, sem falar na quantidade de sensores que tem e se der problema... para tudo.

    Confiabilidade: Humm isso está muito mais ligado a manutenções preventivas do que necessariamente o tipo do motor.(minha opinião) Além do que, pela complexidade, basta um Diesel batizado que já era, e torça que apenas a limpeza do sistema seja suficiente, pois os novos sistemas eletrônicos com CR não aceitam bem isso e raramente você sai dessa sem alguma peça quebrada na bomba.
    Pra gasolina, também da problema, mas basta jogar fora o combustível sem maiores problemas. (Talvez velas, mas muito mais fácil resolver problemas com velas do que com um sistema CR)

    Depreciação: Fiquei impressionado com isso, mas a depreciação com veículos até 10 anos é praticamente a mesma em ambos os veículos, um exemplo é a Triton. Você acha triton 08, 09 a Diesel por 10k mais cara do que uma do mesmo ano a gasolina, ou seja, menor até do que a diferença paga na Diesel quando zero, basta uma pesquisa rápida na Webmotors. O mesmo vale para outras.

    Rapidez na revenda: Neste pondo acho que o Diesel ainda ganha, mas particularmente acho que a velocidade de revenda está muito mais ligada no estado do carro do que no tipo do motor. Um carro bem cuidado vende rápido, isso é fato.

    Som característico do motor Diesel: Será? já andaram na nova Ranger? quando fiz o test drive, confesso que confirmei com o instrutor se era mesmo Diesel. A tendência são as fábricas silenciarem esses motores, pois muitos usuários reclamam do ruído em relação a veículos a gasolina.

    Assim, vem novamente a pergunta, continua sendo o Diesel assim tão mais vantajoso em relação aos novos (seminovos) veículos?

    Um abraço a todos e fiquem a vontade para colocar suas opiniões e relatos ou alguma coisa que eu tenha esquecido.
    Manter a imparcialidade nesse tópico por você aberto é muito difícil, mas felizmente estamos aqui pra isso mesmo, discutir saudavelmente e de forma educada todos os assuntos postados de forma democrática, de toda forma agradeço pela sua pesquisa e explanação e que todos aqui presentes apresentem suas opiniões, uma pena que o nosso País Brasil não permita a comercialização de veículos leves movidos à Diesel, com certeza teríamos muito mais assunto para discutir, quem sabe um dia cheguemos lá! Um forte abraço.
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    57
    Posts
    5,844
    Agradecimentos: 190
    O engraçado é que, sempre que abrem esses tópicos, os seus autores, invariavelmente, defendem a gasolina.
    Quem tem diesel nem está aí para a discussão.
    Freud explica.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    26/12/2013
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    O engraçado é que, sempre que abrem esses tópicos, os seus autores, invariavelmente, defendem a gasolina.
    Quem tem diesel nem está aí para a discussão.
    Freud explica.
    Glaicon, olhe bem o tópico e veja que não estou defendendo nem um nem outro... a questão é que vejo muitas pessoas vindo ao fórum pedindo opiniões sobre camionetes "novas", ou seja, acima de 2006 que estão com estas novas tecnologias mas sempre que alguém se posiciona a favor do diesel, menciona tecnologia digamos "antiga".

    A propósito, ando a Diesel (admito que por paixão e não pela razão) e mesmo assim fui eu que abri o tópico então não diga que quem tem não está nem ai, tanto é que você veio aqui ver o tópico.

    Apenas precisamos admitir que as coisas estão evoluindo e o que era antes pode não ser mais hoje.

  • #7
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    57
    Posts
    5,844
    Agradecimentos: 190
    Citação Postado originalmente por M_Gross Ver Post

    A propósito, ando a Diesel (admito que por paixão e não pela razão) e mesmo assim fui eu que abri o tópico então não diga que quem tem não está nem ai, tanto é que você veio aqui ver o tópico.
    Leia o que você escreveu: "Pessoal, sei que muitos vão torcer de imediato o nariz e dizer ... "de novo esse assunto"."
    Foi só por isso.
    Há tantos tópicos sobre o mesmo tema.
    Daqui há 20 postagens o assunto esfriará.
    Aí vem outro usuário e abre mais um tópico, enquanto que poderia utilizar os existentes.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    26/12/2013
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Leia o que você escreveu: "Pessoal, sei que muitos vão torcer de imediato o nariz e dizer ... "de novo esse assunto"."
    Foi só por isso.
    Há tantos tópicos sobre o mesmo tema.
    Daqui há 20 postagens o assunto esfriará.
    Aí vem outro usuário e abre mais um tópico, enquanto que poderia utilizar os existentes.
    É, pode até ser, mas a idéia era abrir um tópico para novas tecnologias, visto que o assunto sempre se mantém em discussão mas aborda velhas tecnologias como argumentos.

    Perceba que em nenhum momento sou a favor de um ou de outro, apenas foi um tópico para, digamos, repensarmos sobre o assunto.

    Se a conclusão for que o Diesel ainda é mais vantajoso mesmo com novas tecnologias, OK a idéia é refletir sobre para que as escolhas futuras sejam mais acertadas.

    Bora pra frente.

  • #9
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,688
    Agradecimentos: 43
    Continuo com a opinião de que o público que adquire as caminhonetes novas não está buscando durabilidade, torque e nem tampouco economia.
    Buscam conforto e status. Poucos acionam a tração 4x4
    Em conforto, entenda-se posição alta de dirigir, equipamentos eletrônicos e digitais, espaço interno, suavidade e silencio ao dirigir.
    Como a durabilidade e a economia do motor diesel ainda estão no inconsciente coletivo, a sensação de que o veículo desvalorizará menos acaba influenciando na compra do carro zero.
    Acredito que em pouco tempo isso se reverterá e haverá mais caminhonete CD e SUV a gasolina 4x2 do que caminhonetes e SUV 4x4 diesel.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #10
    Usuário Avatar de Julio_ASRJ
    Entrada
    29/12/2012
    Local
    Petropolis/RJ
    Posts
    150
    Agradecimentos: 0
    E tem outra coisa... lembro que quando moleque eu via a preocupação do meu avô com a manutenção das picapes e caminhões da fazenda. Não passava de 5k km sem trocar óleo, filtros, regulagem, checagens e etc. E desde aquela época, eu sempre ouvi pessoas reclamando da manutenção dos motores diesel. Que tem que ser criterioso, não pode faltar manutenção nunca, senão é prejuízo grande. E ouvia frases parecidas com a que li aqui no fórum:

    "Motor diesel é forte como um touro, fedorento como um porco e delicado como uma moça!"

    A expressão "Delicado como uma moça" se referindo a motores diesel antecede todas as tecnologias revolucionárias de diesel! Sempre foi assim. E hoje, com as novas tecnologias, muitas coisas melhoraram. Alguns motores dispensam regulagens que antes era comprometedoras da durabilidade do propulsor quando negligenciadas. Mas, continuam exigindo manutenção na unha, para serem extremamente confiáveis e aguentarem os desaforos que aguentam e proporcionarem durabilidade realmente alta.

    Então o que mudou!? Simples: Não são os novos motores a diesel que mudaram o panorama! São os novos consumidores!
    Troller T4 3.0 TDI 2008 Marmelada (Molas 3", Offlimits,, BL 1,5", Mamute 37", ARB 200%, etc)
    Toyota Bandeirantes 3.8 OM-364 1990 Fiofó (Mamute 31")

  • #11
    Usuário Avatar de Poison
    Entrada
    20/10/2008
    Local
    Bauru/Campinas/Curitiba/SP
    Idade
    41
    Posts
    423
    Agradecimento: 1
    eu não sei, mas deve ter um motivo de mais da metade dos carros da europa serem a diesel, na verdade, só na inglaterra é 50x50, alemanha e frança tem sua grande maioria da frota nova de carros a diesel...

    Enfelizmente nossa legislação é um atraso de vida para tudo em relação a carros...normas de segurança deficientes, motores nada eficientes, enfim...
    esse é um dos lobbys mais fortes do país sem dúvida...

    A tendencia mundial nesse momento é o diesel, espero sinceramente que chegue no "braziu"
    Pajero 99 GLSB Diesel

  • #12
    Usuário
    Entrada
    26/12/2013
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Poison Ver Post
    eu não sei, mas deve ter um motivo de mais da metade dos carros da europa serem a diesel, na verdade, só na inglaterra é 50x50, alemanha e frança tem sua grande maioria da frota nova de carros a diesel...

    Enfelizmente nossa legislação é um atraso de vida para tudo em relação a carros...normas de segurança deficientes, motores nada eficientes, enfim...
    esse é um dos lobbys mais fortes do país sem dúvida...

    A tendencia mundial nesse momento é o diesel, espero sinceramente que chegue no "braziu"
    Será?????.... recomendo ler esta matéria.

    Lobby pelo diesel em carro de passeio começa a ficar sem argumentos - blogs e colunas - UOL Carros

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Gasolina X Diesel !!!
      Por cdias no fórum Kia Sportage
      Respostas: 21
      Última resposta: 09/03/2011, 22:56
    2. DIESEL NA V-8 à GASOLINA
      Por CLAUDIOCARVALHO no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 4
      Última resposta: 06/12/2005, 07:23
    3. Vendo Band Diesel Exc estado Motor 608 Novas Fotos Baixei!!
      Por toyotafoz no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 23
      Última resposta: 31/08/2005, 09:50

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade