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  • #1
    Usuário Avatar de Poison
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    20/10/2008
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    Citação Postado originalmente por M_Gross Ver Post
    e não é o que eu falei?
    que o lobby automotivo e nesse caso da gasolina é muito mais forte?

    Ou vc acha que um país como a Alemanha que tem a economia mais avançada da Europa ia adotar o diesel apenas pelo lobby?
    é como falei, deve ter algum bom motivo para esses países fazerem isso.

    O texto já diz tudo nesse paragrafo
    "De fato, o Brasil é o único país em que uso do diesel em veículos leves não está autorizado por razões, no passado, de origem econômica."

    Ou seja, não existe outra razão.
    Pajero 99 GLSB Diesel

  • #2
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    Eis um exemplo de evolução nos motores a gasolina....

    Auto Esporte - Ford revela nova geração da F-150 no Salão de Detroit

  • #3
    Usuário Avatar de Sandrãobh
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    29/03/2011
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    NÃO É COMPARAÇÃO DE CARROS, somente usei esses modelos para exemplificação!!!
    Eu sou jipeiro e não camioneteiro então exponho meu mundo e....
    Tem alguns pontos que eu não concordo também como:
    Consumo: V6 e V8 fazendo 8/9 é só no papel!! Meu amigo tem um JK V6/2013 e só dá 5,5 ou 6 km/l enquanto o outro amigo tem um T4, 3.2/2013 que dá 10 a 11 km/l!
    Torque: O mesmo JK tem 35 kg @ 4500 rpm e o T4 39 kg @ 1600 rpm!
    Preço do combustível: Diesel S10 TOP= 2,48, Gasolina TOP = 3,09!!!
    Quanto a água não vou nem falar... é só tentar submergir um e outro, e depois postar os resultados!

    abç.
    T4 2.8 -CARROÇA- BF 35', Bead's15x9 - Bilstein 5125-12'', E-locker/Spartan , Warn XD 9000 I/ Warn RC 9,0 (T) , RK 2,5''/3,5'', 4:56's, LEDs...

  • #4
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    25/11/2011
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    Já que o tópico (assim como todo o forum) foi criado para cada um expressar sua opinião, aí vai:

    1-Ao contrário do que foi dito, o forum serve sim como parâmetro estatístico, ainda que impreciso, para estimar vida útil de motores. O fato de somente os descontentes aparecerem aqui para reclar de defeitos não altera em nada a veracidade dos dados, uma vez que a mesma regra serve para defeitos do diesel como da gasolina. Além disso, a maioria dos jipeiros/picapeiros serve-se também de outras fontes de informação (situações vividas por amigos, experiência de mecânicos, etc...). A experiência empírica é muito útil e mesmo que não se tenha números verdadeiros, ela serve muito bem para apontar tendências. Vou dar um exemplo utilizando carros de passeio, para não melindrar ninguém: Não é necessário um levantamento estatístico matemáticamente apurado para se chegar à conclusão de que um Tempra quebra mais que um Fusca (... e mesmo assim vai aparecer um gaiato dizendo que seu tio teve um Tempra que rodou XXX mil Km, tentando impor a exceção no lugar da regra...)

    2-O motor diesel pegou fama de durável e confiável na época em que no Brasil só existiam motores diesel de caminhão e, portanto, as caminhonetes e jipes utilizavam motores superdimensionados. A filosofia de projeto de motores mudou e hoje o motor diesel leve se assemelha em quase tudo ao motor Otto (mesma vibração, mesmo ruído, mesma rotação, mesma potencia por litro de cilindrada e, por consequencia, mesma durabilidade e mesma confiabilidade). Por isso, não faz mais sentido incluir caminhões na comparação, uma vez que estes continuam com a antiga filosofia construtiva (sem correia dentada, LSD, cilindrada entre 6 e 12 litros, etc...)

    3-Quanto à imunidade à água, basta fazer um exercício teórico: Imaginemos submergir uma Band, um Troller novo e uma pick-up nova à gasolina durante várias semanas numa expedição por terras alagadiças. De início nenhum deles vai dar problema (se tiver sorte), pois os 2 primeiros são a diesel e o terceiro não tem distribuidor. Ocorre que meses depois há grande probabilidade dos contatos elétricos serem atacados por oxidação, devido ao esquenta e esfria dos materiais de suas vedações. A médio prazo quais deles ficarão menos confiáveis e suceptiveis a falhas elétricas? Nesse caso, novamente diesel e gasolina (novos) se equivalem, pois ambos dependem de sensores e atuadores elétricos para o funcionamento do motor. A Band (ou qualquer outro diesel com BI) pode até parar de funcionar a buzina e dar mau-contato no farol, mas o motor nada sofrerá. Isto, é claro, se não tiver contaminado óleo, combutível ou admissão com água, mas essa regra vale igualmente para os 3 modelos.

    4-No quesito durabilidade, concordo com o que já foi explicado anteriormente. O fator predominante é o regime de rotação: quanto mais rápido gira, mais rápido desgasta. Argumentos sobre maneira de conduzir, zelo na manutenção ou peso da carga nada acrescentam à comparação, uma vez que esses fatores afetam igualmente todos os tipos de motores.

    5-A "evolução" está fazendo com que diesel e gasolina sejam cada vez mais parecidos em todos os aspectos. Não vejo mais justificativa para uma caminhonete diesel custar mais caro que uma V6, pois o custo de produção não pode ser tão superior (20.000 mais caro !?!?). Para quem compra veículo zero e troca de 2 em 2 anos, o diesel ainda é mais vantajoso, pois o uso nessa fase da vida do veículo exclui o fator manutenção, que é o calcanhar-de-aquiles de qualquer motor diesel HSD.

    6-Para saber se uma máquina é boa, é preciso analisá-la depois de velha, ou seja, verificar seu comportamento depois de ter sido muito usada e, inclusive, mal tratada. Nesse quesito, o diesel LSD é imbatível. Arrisco até dizer que os diesel HSD de baixa cilindrada chegam a ser mais frágeis que os Otto de mesma potência: Já vi muito dono de Ranger, S10, Land, Hilux, L200, Sportage... tomando prejuízo com cabeçote empenado e tantos outros problemas graves que não se vê em carros a gasolina com a mesma frequencia. Tornou-se coisa comum ver relatos de pessoas comprando caminhonete diesel de 10 ou 15 anos de idade acreditando que ia economizar dinheiro com combustível e tomar ferro na manutenção (cabeçote, turbina, bomba...). Considerando que nenhuma das duas precise de retífica, uma caminhonete da mesma idade à gasolina é muito mais barata de se manter funcionando, pois velas, cabos, bicos, bomba elétrica... são bem mais baratos que cabeçote, turbina e BI.

    Para mim a maior prova de fragilidade desses motores HSD é ver gente adaptando 2 ou 3 termômetros em pontos diferente do motor, sensor de falta de água no radiador, alarme sonoro de temperatura, reza, mandinga... tudo isso para não deixar o motor aquecer, porque se esquentar um pouquinho... babau cabeçote. (Vide forum das Land, Hilux e L200). Para comprar um carro desses usado então... é preciso levar um médium vidente para levantar a vida passada do veículo, pois se o dono não fez manutenção à risca, fez mau uso ou teve alguma retífica mal-feita (coisa comum em diesel HSD)... é problema para o resto da vida. Essa mesma situação num veículo a gasolina é muito mais fácil e barata de ser remediada.

    Conclusão: motor diesel durável e confiável é o de caminhão!

    Se alguém se sentiu ofendido com minha opinião, que me desculpe. No mais, que venham as pedradas...

  • #5
    Usuário Avatar de Giuberto
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Já que o tópico (assim como todo o forum) foi criado para cada um expressar sua opinião, aí vai:
    Só não dá pra entender uma coisa: O sujeito ali em cima já repetiu umas 3 vezes: Os motores diesel dos trollers, hiluxs, s10s e vários outros são motores usados em caminhões!

    O fato de um motor ser LSD ou HSD, é uma adequação de projeto, como já foi dito. Um motor é feito pra suportar cargas de 40-60 toneladas, naturalmente não podendo atingir altas velocidades.

    Agora, não tem porque um jipe de 2 toneladas que não carrega nem 1 tonelada usar um motor LSD limitado assim. Não é questão de superdimensionamento ou subdimensionamento, é filosofia de projeto!!!!!!!! Pensem!! É mais fácil acreditar em teoria da conspiração!?!?!?!?!?! kkkkkkkkkkkk

    Olhem essa matéria: Diesel e motores: tecnologias que andam juntas @ Clube do Diesel ? Novidades, Curiosidades, Motor, Wallpaper, Screensavers, Links e muito mais

    "Os produtores de motores, em seu turno, fazem unidades cada vez mais eficientes. As versões atuais vibram menos, alcançam maiores rotações, apresentam reduzido índice de ruídos e tem níveis baixíssimos de emissões de poluentes. Foram desenvolvidos novos componentes, adotados novos materiais, tecnologia common rail e praticamente todos usam turbocompressor ― que proporciona potência específica elevada e grande torque. Em outras palavras, essa combinação de desenvolvimento de combustível e motores resultou em unidades que reúnem tantas qualidades que resultaram em grande aceitação no mundo todo. Até as corridas estão sendo invadidas pelas motorizações diesel. E é só o começo. "

    Outra: As (muitas) vantagens dos eletrônicos @ Clube do Diesel ? Novidades, Curiosidades, Motor, Wallpaper, Screensavers, Links e muito mais

    "Os motores eletrônicos com gerenciamento da injeção de combustível são extremamente precisos em seu funcionamento. Como são isentos de manutenção periódica, acabam gerando menor custo de operação para o usuário. Outra vantagem dos sistemas monitorados eletronicamente é o baixo índice de emissões ― com redução de até 30% ―, além de proporcionar melhor desempenho, maior durabilidade, economia de combustível e aumento da autonomia. Em relação aos motores a gasolina, os diesel eletrônicos oferecem a grande vantagem de proporcionar maior torque e eficiência operacional, principalmente no caso dos veículos de transporte. Um dos resultados da utilização do dispositivo eletrônico nos motores diesel, o torque elevado em baixas rotações também diminui a quantidade de troca de marchas, melhorando o conforto do motorista. O sistema também pode ser considerado “inteligente”, já que conta com um dispositivo de auto-proteção que oferece menor desgaste aos componentes e aumenta a vida útil do motor e de todo o “powertrain”. Uma unidade diesel em condições ideais de funcionamento pode ultrapassar um milhão de quilômetros rodados, enquanto um do ciclo Otto fica em torno dos 300 mil quilômetros.

    Os novos motores diesel possuem dimensões e pesos semelhantes aos atuais motores mecânicos, mas apresentam um incremento de potência superior a 30%. Esta relação peso/potência é decorrente de uma combinação de benefícios da injeção eletrônica, aliada ao uso de materiais mais resistentes. A tecnologia de injeção eletrônica Common Rail é outro ponto de destaque na tecnologia diesel. Injetores reforçados e a Central de Comando Eletrônica blindada e refrigerada asseguram maior durabilidade e confiabilidade do sistema. Isso permite melhor desempenho, reduzindo o consumo de combustível e, ao mesmo tempo, diminuindo os níveis de emissões de gases e ruído. Em resumo, é excelente."

    E pelo amor de Deus, se um NGD 3.0 usado nos trollers e rangers com 163 cvs originais aguenta 200, 230, 250, 310 cvs todo o original e isso não é superdimensionamento não sei mais o que é:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/tr...ml#post2067103

    Tente extrair 100 cvs a mais de um motor diesel mecânico e veja se o mesmo dura 100 mil km!!!!!!!
    Lembrando que eu concordo que não dá pra estipular a vida útil do motor, pois depende de fatores como uso, clima, manutenção, etc.

    Sobre sensores e atuadores, apresento-lhes o que todo veículo a gasolina e diesel, há décadas usa:

    TERMINAL A PROVA D'ÀGUA
    -_mg_3236_3_1.jpg


    O grande responsável por vermos vídeos de motores eletrônicos fazendo isto e saindo ilesos:



    No mais, queiram ou não, os avôs do meio do século 21 vão dar gargalhada ao lembrar que seus pais andavam em motores que precisavam regular válvula, se tremiam todo, e ficavam orgulhosos por seus motores durarem 500 mil km. Daqui a pouco, os novos jipeiros não irão nem lembrar que um simples travamento de válvula termostática podia fundir um motor, como o que aconteceu com o 14B de um amigo e um MWM 2.8 de um troller 2003 que vi na oficina quando eu pesquisava o meu primeiro troller, um 2.8 há mais de 1 década atrás.

    Compreensível.... quem é que imaginava que um motor poderia dobrar sua cavalaria e torque, mantendo-se mecanicamente original, aguentar todo o incremento por mais centenas de milhares de km (prova irrefutável do superdimensionamento das peças, embora obviamente isso afeta a durabilidade), ser submergido ao extremo, diminuir o tempo de manutenção dispensando diversas regulagens, ter maior durabilidade devido ao funcionamento mais preciso e as proteções contra falhas mecânicas... Enfim.. acordem, daqui a pouco tem jipeiro andando com motor elétrico blindado que submerge igual um submarino e ainda dispensa óleo. Diesel eletrônico e mecânico ainda acabam virando piadas, nesse século, se duvidar.
    4X4 Brasil

  • #6
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    Fonte Clube do Diesel??? não consigo ver imparcialidade aqui.

    Posso procurar 1000 matérias tendenciosas em favor da gasolina, mas não é o intuito do tópico.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por M_Gross Ver Post
    Fonte Clube do Diesel??? não consigo ver imparcialidade aqui.

    Posso procurar 1000 matérias tendenciosas em favor da gasolina, mas não é o intuito do tópico.
    Não vi nada de errado na fonte do colega giuberto, clube do diesel. Eles são muito bem conceituados no mercado de reparadores e tem altíssima boa reputação como membro na solução de problemas em carros a gasolina e a diesel no Seja bem vindo ao portal Oficina Brasil. Gross, com todo respeito, a fonte é sim completamente imparcial. E ajudam sempre na solução de diversos problemas em vários fóruns de reparadores do qual participo.

    Não é preciso matéria e mais matérias pra entender a diferença entre diesel e gasolina. A diferença é resumida em 2 motivos: Taxa de compressão do motor e necessidade de faísca para combustão. O diesel sempre possui material mais reforçado em sua construção e não precisa de velas que consumam uns 60.000v (por baixo), oriundos de uma bateria de 12v. Bem resumidamente, por isso o diesel é mais confiável e dura mais.

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Pumba Ver Post
    Não vi nada de errado na fonte do colega giuberto, clube do diesel. Eles são muito bem conceituados no mercado de reparadores e tem altíssima boa reputação como membro na solução de problemas em carros a gasolina e a diesel no Seja bem vindo ao portal Oficina Brasil. Gross, com todo respeito, a fonte é sim completamente imparcial. E ajudam sempre na solução de diversos problemas em vários fóruns de reparadores do qual participo.
    O fato de eles serem referência, não os torna imparciais.
    Confesso que não entrei no site, mas apenas o título já denota tendência.

    Citação Postado originalmente por Pumba Ver Post
    Não é preciso matéria e mais matérias pra entender a diferença entre diesel e gasolina. A diferença é resumida em 2 motivos: Taxa de compressão do motor e necessidade de faísca para combustão. O diesel sempre possui material mais reforçado em sua construção e não precisa de velas que consumam uns 60.000v (por baixo), oriundos de uma bateria de 12v. Bem resumidamente, por isso o diesel é mais confiável e dura mais
    Esta característica os torna (tornava, pois hoje em dia, com tanta eletrônica embarcada, .. )confiáveis apenas em relação a água, nada mais.


    Volto a dizer, está cheio de relatos destes novos motores HSD abrindo o bico com 300k, inclusive motores NGD que são referência em durabilidade.
    E sinceramente, 300k basta você ir ali na esquina e parar qualquer taxista que você vai encontrar fácil fácil esta km em motores ciclo otto.

  • #9
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    26/12/2013
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Já que o tópico (assim como todo o forum) foi criado para cada um expressar sua opinião, aí vai:

    1-Ao contrário do que foi dito, o forum serve sim como parâmetro estatístico, ainda que impreciso, para estimar vida útil de motores. O fato de somente os descontentes aparecerem aqui para reclar de defeitos não altera em nada a veracidade dos dados, uma vez que a mesma regra serve para defeitos do diesel como da gasolina. Além disso, a maioria dos jipeiros/picapeiros serve-se também de outras fontes de informação (situações vividas por amigos, experiência de mecânicos, etc...). A experiência empírica é muito útil e mesmo que não se tenha números verdadeiros, ela serve muito bem para apontar tendências. Vou dar um exemplo utilizando carros de passeio, para não melindrar ninguém: Não é necessário um levantamento estatístico matemáticamente apurado para se chegar à conclusão de que um Tempra quebra mais que um Fusca (... e mesmo assim vai aparecer um gaiato dizendo que seu tio teve um Tempra que rodou XXX mil Km, tentando impor a exceção no lugar da regra...)

    2-O motor diesel pegou fama de durável e confiável na época em que no Brasil só existiam motores diesel de caminhão e, portanto, as caminhonetes e jipes utilizavam motores superdimensionados. A filosofia de projeto de motores mudou e hoje o motor diesel leve se assemelha em quase tudo ao motor Otto (mesma vibração, mesmo ruído, mesma rotação, mesma potencia por litro de cilindrada e, por consequencia, mesma durabilidade e mesma confiabilidade). Por isso, não faz mais sentido incluir caminhões na comparação, uma vez que estes continuam com a antiga filosofia construtiva (sem correia dentada, LSD, cilindrada entre 6 e 12 litros, etc...)

    3-Quanto à imunidade à água, basta fazer um exercício teórico: Imaginemos submergir uma Band, um Troller novo e uma pick-up nova à gasolina durante várias semanas numa expedição por terras alagadiças. De início nenhum deles vai dar problema (se tiver sorte), pois os 2 primeiros são a diesel e o terceiro não tem distribuidor. Ocorre que meses depois há grande probabilidade dos contatos elétricos serem atacados por oxidação, devido ao esquenta e esfria dos materiais de suas vedações. A médio prazo quais deles ficarão menos confiáveis e suceptiveis a falhas elétricas? Nesse caso, novamente diesel e gasolina (novos) se equivalem, pois ambos dependem de sensores e atuadores elétricos para o funcionamento do motor. A Band (ou qualquer outro diesel com BI) pode até parar de funcionar a buzina e dar mau-contato no farol, mas o motor nada sofrerá. Isto, é claro, se não tiver contaminado óleo, combutível ou admissão com água, mas essa regra vale igualmente para os 3 modelos.

    4-No quesito durabilidade, concordo com o que já foi explicado anteriormente. O fator predominante é o regime de rotação: quanto mais rápido gira, mais rápido desgasta. Argumentos sobre maneira de conduzir, zelo na manutenção ou peso da carga nada acrescentam à comparação, uma vez que esses fatores afetam igualmente todos os tipos de motores.

    5-A "evolução" está fazendo com que diesel e gasolina sejam cada vez mais parecidos em todos os aspectos. Não vejo mais justificativa para uma caminhonete diesel custar mais caro que uma V6, pois o custo de produção não pode ser tão superior (20.000 mais caro !?!?). Para quem compra veículo zero e troca de 2 em 2 anos, o diesel ainda é mais vantajoso, pois o uso nessa fase da vida do veículo exclui o fator manutenção, que é o calcanhar-de-aquiles de qualquer motor diesel HSD.

    6-Para saber se uma máquina é boa, é preciso analisá-la depois de velha, ou seja, verificar seu comportamento depois de ter sido muito usada e, inclusive, mal tratada. Nesse quesito, o diesel LSD é imbatível. Arrisco até dizer que os diesel HSD de baixa cilindrada chegam a ser mais frágeis que os Otto de mesma potência: Já vi muito dono de Ranger, S10, Land, Hilux, L200, Sportage... tomando prejuízo com cabeçote empenado e tantos outros problemas graves que não se vê em carros a gasolina com a mesma frequencia. Tornou-se coisa comum ver relatos de pessoas comprando caminhonete diesel de 10 ou 15 anos de idade acreditando que ia economizar dinheiro com combustível e tomar ferro na manutenção (cabeçote, turbina, bomba...). Considerando que nenhuma das duas precise de retífica, uma caminhonete da mesma idade à gasolina é muito mais barata de se manter funcionando, pois velas, cabos, bicos, bomba elétrica... são bem mais baratos que cabeçote, turbina e BI.

    Para mim a maior prova de fragilidade desses motores HSD é ver gente adaptando 2 ou 3 termômetros em pontos diferente do motor, sensor de falta de água no radiador, alarme sonoro de temperatura, reza, mandinga... tudo isso para não deixar o motor aquecer, porque se esquentar um pouquinho... babau cabeçote. (Vide forum das Land, Hilux e L200). Para comprar um carro desses usado então... é preciso levar um médium vidente para levantar a vida passada do veículo, pois se o dono não fez manutenção à risca, fez mau uso ou teve alguma retífica mal-feita (coisa comum em diesel HSD)... é problema para o resto da vida. Essa mesma situação num veículo a gasolina é muito mais fácil e barata de ser remediada.

    Conclusão: motor diesel durável e confiável é o de caminhão!

    Se alguém se sentiu ofendido com minha opinião, que me desculpe. No mais, que venham as pedradas...
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  • #10
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    Pessoal, só para ter uma comparação. Uma pessoa que roda em estradas ruins e percorre +- 7000 km/mês e tem disponível no máximo 40k para comprar um carro. O ideal seria comprar uma viatura a gasolina, que hoje em dia tem media de consumo próximos aos 8....9 km/L. Em um mês seriam 778 litros de gasosa. Do outro lado, estaria o diesel, com consumo médio de 9....10 km/L. Seriam gostos 700 litros de diesel. Essa diferença não cobre a manutenção?

  • #11
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    Rafael, com 40K dá pra comprar uma caminhonte diesel com 10 anos de uso e nesse caso, a questão do custo de manutenção é uma loteria, porque vai depender do que o dono anterior fez com ela. Mas, com a km mensal que vc roda, o diesel ainda é mais vantajoso.
    O negócio é escolher a compra com o máximo de critério (conservação aparente, exame por mecânico de confiança, etc) e mesmo assim, se tiver que gastar 2K de bombista, mais 1K de turbina, ainda vai valer a pena pela economia em combustível. O problema é que vai ser difícil e caro fazer seguro de uma pick-up dessa idade.
    Eu, no seu lugar, compraria um popular zero para trabalhar e deixaria o 4x4 para finais de semana (isso se o trabalho não exigir um 4x4).

    Citação Postado originalmente por Rafael_Pitangui Ver Post
    Pessoal, só para ter uma comparação. Uma pessoa que roda em estradas ruins e percorre +- 7000 km/mês e tem disponível no máximo 40k para comprar um carro. O ideal seria comprar uma viatura a gasolina, que hoje em dia tem media de consumo próximos aos 8....9 km/L. Em um mês seriam 778 litros de gasosa. Do outro lado, estaria o diesel, com consumo médio de 9....10 km/L. Seriam gostos 700 litros de diesel. Essa diferença não cobre a manutenção?

  • #12
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    COMPARATIVO

    Cód. FIPE: .....................................022103-1 ...................002093-1 ...................022102-3
    Veículo: .........................................Hilux SRV 3.0 A/T .......Triton HPE 3.2 A/T .....Triton HPE 3.5 A/T V6
    Valor 0 km 2014: ............................R$ 139.019,00 ............R$ 122.861,00 ...........R$ 102.600,00
    Valor 2008: ....................................R$ 84.070,00 ..............R$ 79.173,00 .............R$ 62.986,00
    % de Desvalorização: ......................40% ..........................36% ............................39%
    Valor. Desvalorização: ......................R$ 54.949,00 .............R$ 43.688,00 .............R$ 39.614,00
    Consumo (Cidade/Estrada): ..............10/l ..........................10/l ............................7,5/l
    Km rodada em 6 anos: .....................90.000km ..................90.000km ...................90.000km
    Preço/Litro: .....................................R$ 2,48 .....................R$ 2,48 ......................R$ 3,09
    Gasto de Combustível em 6 anos: ......R$ 22.320 .................R$ 22.320 ...................R$ 37.080
    Desv. + Gasto de Comb. em 6 anos: ...R$ 77.269,00 ............R$ 66.008,00 ..............R$ 76.694,00
    Diferença no Seguro em 6 anos: ......R$ 9.000,00 ..............R$ 9.000,00 ................R$ 0,00
    Perda/Despesa Total após 6 anos: .....R$ 86.269,00 .............R$ 75.008,00 ..............R$ 76.694,00

    Diferença Valor ..................................R$ 0,00 ...................R$ 16.158,00................R$ 36.419,00
    Ganho de Oport. 0,50%/mês 6 anos .....R$ 0,00 ...................R$ 6.980,97 .................R$ 15.733,32

    Perda/Gasto após 6 anos .....................R$ 86.269,00 ...........R$ 68.027,03 ...............R$ 60.960,68

    Considerações:
    1) A fonte foi a FIPE para ser totalmente imparcial;
    2) Cenário de combustíveis hoje, porém a tendência é diminuir a diferença;
    3) Considerando apenas a diferença de seguro para o MESMO perfil que é o que percebemos entre o mesmo veículo entre Diesel e Gasolina (média de R$ 1.500,00 a mais por ano)
    4) Aplicação com base na diferença do maior valor, ou seja, comprar o mais barato e aplicar a diferença a 0,5% ao mês por 6 anos.
    5) Utilizei estas pkp por serem rivais diretas e porque as novas S10/Ranger etc ainda não tem ano para comparação.

    Vejam que mesmo após 6 anos e 90k km ainda assim uma não foi atingido o ponto de equilíbrio entre Diesel x Gasolina, no caso das duas versões da triton. (Hilux nem se fala, rídicula a perda que se tem com a pkp, mas este não é o foco do tópico)

    Isso que não calculei os 0,5% ao ano a mais de IPVA no caso do Diesel e nem o custo das revisões e manutenções.

    Apenas por curiosidade, o ponto de equilíbrio entre uma hilux srv e uma triton gasolina é acima de 200k km.

    Se tiverem dúvida de algum cálculo ou quiserem fazer considerações, a vontade.
    4X4 Brasil

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