
Postado originalmente por
Rafael_Pitangui
Perai gente, pagar mais de 100k em uma camionete para rodar menos de 200k...300k é muito complicado.
Rafael, me permita discordar em partes... Pagar mais que 75 mil numa pickup defasada, dura, pqna, mesmo a diesel nao é complicado, é insanidade. Porém estamos no Brasil, lá fora essas pickups nao custariam 50 mil. Seja para rodar 20 mil km ou 200 mil km. É um estupro o que ocorre nesse país.
Lembrando que a ideia base de uma camionete é que seja um veiculo para uso em trabalho. Conheço amigos que tem empresas com frota de hilux, s10, Triton, etc como carros para pagar no batente, transportar adubo, óleo diesel, peças de trator e que rodam tranquilamente mais de 100k por ano em péssimas estradas.
Bom essas pickups nao sao feitas pra isso, temuma clara conotacao urbana e familiar. Nós que por falta de opção temos que utiliza-las para esse fim. Ademais, a menos que seja claramente necessário o diesel, 100mil, 200mil e ate 300 mil, roda facilmente uma a gasolina carregando peso. Diria mais, a menos que o cabra precise de VERDADE ser 4x4, nao daria para um peão uma diesel triton , hilux ou qqr outra do nivel. Nego destrói por prazer, se vc da 100, ele gasta 100, se dar 10 gasta 10, então, uma gasolina é mais negócio, ate pq a manutencao eh mais barata. E nem venha falar de desempenho, pq mesmo com as raquiticas 4L que dispomos, consegue andar bem acima do limite de velocidade, ate um carro 1.0 carregado anda. Portanto, se: desempenho é acima do necessario, custo manutencao menor, consegue chegar facil aos 300 mil km, oferece a mesma capacidade de carga... Entao pra q dar uma carro a diesel carissimo pra eles? Se a viagem de 1000km foi feita mais rapida ou devagar nao importa, a velocidade final é a mesma, soh em retomadas que isso vai aparecer. TANTO É que temos varias A20, C20, A10, C10, f1000A no forum, assim como f250 rodando ha 20 anos nas maos mais destruidoras que existem. Basta olhar no forum... Enfim, diesel hoje, com os motores melhores a gasolina e os precos praticados, pra por na mao de peão nem pensar, a nao ser que seja EXTREMAMENTE (e por extremamente nisso) necessario.
Aqui na regiao de ribeirao, ate caminhoes canavieiros comecaram a ser alcool ou diesel + alcool.
Penso que quanto mais durar o carro, melhor, ou todo mundo esta podendo rasgar dinheiro que não faz falta?
Claro que não, vc esta absurdamente certo. Mas certo pra quem? Pro fabricante? pro usuario? O que ganhariam fazendo carros indestrutiveis? Sem essa de capitalismo selvagem, se vc fosse fabricante teria que por obrigacao de SOBREVIVENCIA pensar em novas compras. Sejamos francos, quantos % dos compradores desses carros citados usam o carro por 200 mil km em um ano? Te garanto que nao passa de 1% !! Se durante esses 200mil km o cliente ficar satisfeito é o que importa. Nao adianta andar 1 milhao de km e ter 1 milhao de dor decabeca... o cliente (principalmente o frotista) nao quer o carro parado, portanto é melhor rodar 200 mil km e ter pouquissima dor de cabeca , principalmente, pq esses carros ou sao renovados MESMO por uma questao financeira e estratégica a cada 2 ou 3 anos. Se for frota grande nao passa de 1.5 ano.. Entao vejamos... Diante disso, qual a finalidade de ter que rodar 1 milhao? E sejamos francos, todos sabemos que ate um uno mille passa dos 300 mil. Carro que roda em 1 ano 100 mil km, eh pq vive na estrada, tem um desgaste menor que um q roda na cidade 10 mil km... Portanto, esses de 100mil provavelmente vao passar dos 400 500 facilmente.
Esse final de semana tive que dar um pulo no norte de minas na divisa com Goias e fiquei em um hotel que mais da metade dos carros no estacionamento eram a diesel, e desses, TODOS eram usados para trabalho, e todos eram camionetes das novas gerações! Inclusive 3 dessas camionetes estavam andando comigo!
As montadoras não podem deixar essa grande fatia do mercado na mão!
E nem sao malucas de abandonar esse filão! Sao vendedores, rentáveis e desejados pelo mercado. sao hoje os carros mais tops do mercado com 1/8 da tecnologia embarcada num sedan que custa 4/5 desse preco... Mercado melhor nao ha !