
Postado originalmente por
Walter da Camper
Já que o tópico (assim como todo o forum) foi criado para cada um expressar sua opinião, aí vai:
1-Ao contrário do que foi dito, o forum serve sim como parâmetro estatístico, ainda que impreciso, para estimar vida útil de motores. O fato de somente os descontentes aparecerem aqui para reclar de defeitos não altera em nada a veracidade dos dados, uma vez que a mesma regra serve para defeitos do diesel como da gasolina. Além disso, a maioria dos jipeiros/picapeiros serve-se também de outras fontes de informação (situações vividas por amigos, experiência de mecânicos, etc...). A experiência empírica é muito útil e mesmo que não se tenha números verdadeiros, ela serve muito bem para apontar tendências. Vou dar um exemplo utilizando carros de passeio, para não melindrar ninguém: Não é necessário um levantamento estatístico matemáticamente apurado para se chegar à conclusão de que um Tempra quebra mais que um Fusca (... e mesmo assim vai aparecer um gaiato dizendo que seu tio teve um Tempra que rodou XXX mil Km, tentando impor a exceção no lugar da regra...)
2-O motor diesel pegou fama de durável e confiável na época em que no Brasil só existiam motores diesel de caminhão e, portanto, as caminhonetes e jipes utilizavam motores superdimensionados. A filosofia de projeto de motores mudou e hoje o motor diesel leve se assemelha em quase tudo ao motor Otto (mesma vibração, mesmo ruído, mesma rotação, mesma potencia por litro de cilindrada e, por consequencia, mesma durabilidade e mesma confiabilidade). Por isso, não faz mais sentido incluir caminhões na comparação, uma vez que estes continuam com a antiga filosofia construtiva (sem correia dentada, LSD, cilindrada entre 6 e 12 litros, etc...)
3-Quanto à imunidade à água, basta fazer um exercício teórico: Imaginemos submergir uma Band, um Troller novo e uma pick-up nova à gasolina durante várias semanas numa expedição por terras alagadiças. De início nenhum deles vai dar problema (se tiver sorte), pois os 2 primeiros são a diesel e o terceiro não tem distribuidor. Ocorre que meses depois há grande probabilidade dos contatos elétricos serem atacados por oxidação, devido ao esquenta e esfria dos materiais de suas vedações. A médio prazo quais deles ficarão menos confiáveis e suceptiveis a falhas elétricas? Nesse caso, novamente diesel e gasolina (novos) se equivalem, pois ambos dependem de sensores e atuadores elétricos para o funcionamento do motor. A Band (ou qualquer outro diesel com BI) pode até parar de funcionar a buzina e dar mau-contato no farol, mas o motor nada sofrerá. Isto, é claro, se não tiver contaminado óleo, combutível ou admissão com água, mas essa regra vale igualmente para os 3 modelos.
4-No quesito durabilidade, concordo com o que já foi explicado anteriormente. O fator predominante é o regime de rotação: quanto mais rápido gira, mais rápido desgasta. Argumentos sobre maneira de conduzir, zelo na manutenção ou peso da carga nada acrescentam à comparação, uma vez que esses fatores afetam igualmente todos os tipos de motores.
5-A "evolução" está fazendo com que diesel e gasolina sejam cada vez mais parecidos em todos os aspectos. Não vejo mais justificativa para uma caminhonete diesel custar mais caro que uma V6, pois o custo de produção não pode ser tão superior (20.000 mais caro !?!?). Para quem compra veículo zero e troca de 2 em 2 anos, o diesel ainda é mais vantajoso, pois o uso nessa fase da vida do veículo exclui o fator manutenção, que é o calcanhar-de-aquiles de qualquer motor diesel HSD.
6-Para saber se uma máquina é boa, é preciso analisá-la depois de velha, ou seja, verificar seu comportamento depois de ter sido muito usada e, inclusive, mal tratada. Nesse quesito, o diesel LSD é imbatível. Arrisco até dizer que os diesel HSD de baixa cilindrada chegam a ser mais frágeis que os Otto de mesma potência: Já vi muito dono de Ranger, S10, Land, Hilux, L200, Sportage... tomando prejuízo com cabeçote empenado e tantos outros problemas graves que não se vê em carros a gasolina com a mesma frequencia. Tornou-se coisa comum ver relatos de pessoas comprando caminhonete diesel de 10 ou 15 anos de idade acreditando que ia economizar dinheiro com combustível e tomar ferro na manutenção (cabeçote, turbina, bomba...). Considerando que nenhuma das duas precise de retífica, uma caminhonete da mesma idade à gasolina é muito mais barata de se manter funcionando, pois velas, cabos, bicos, bomba elétrica... são bem mais baratos que cabeçote, turbina e BI.
Para mim a maior prova de fragilidade desses motores HSD é ver gente adaptando 2 ou 3 termômetros em pontos diferente do motor, sensor de falta de água no radiador, alarme sonoro de temperatura, reza, mandinga... tudo isso para não deixar o motor aquecer, porque se esquentar um pouquinho... babau cabeçote. (Vide forum das Land, Hilux e L200). Para comprar um carro desses usado então... é preciso levar um médium vidente para levantar a vida passada do veículo, pois se o dono não fez manutenção à risca, fez mau uso ou teve alguma retífica mal-feita (coisa comum em diesel HSD)... é problema para o resto da vida. Essa mesma situação num veículo a gasolina é muito mais fácil e barata de ser remediada.
Conclusão: motor diesel durável e confiável é o de caminhão!
Se alguém se sentiu ofendido com minha opinião, que me desculpe. No mais, que venham as pedradas...