de fato é mais caro, mas se vc comprar um carro de procedência e sempre cuidar dele, vai demorar para dar uma manutenção cara de verdade, que no caso é motor e cambio...
agora, 7 mil com uma tr4 q faz por volta 7 por litro? ta loco ein
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de fato é mais caro, mas se vc comprar um carro de procedência e sempre cuidar dele, vai demorar para dar uma manutenção cara de verdade, que no caso é motor e cambio...
agora, 7 mil com uma tr4 q faz por volta 7 por litro? ta loco ein
Rafael, com 40K dá pra comprar uma caminhonte diesel com 10 anos de uso e nesse caso, a questão do custo de manutenção é uma loteria, porque vai depender do que o dono anterior fez com ela. Mas, com a km mensal que vc roda, o diesel ainda é mais vantajoso.
O negócio é escolher a compra com o máximo de critério (conservação aparente, exame por mecânico de confiança, etc) e mesmo assim, se tiver que gastar 2K de bombista, mais 1K de turbina, ainda vai valer a pena pela economia em combustível. O problema é que vai ser difícil e caro fazer seguro de uma pick-up dessa idade.
Eu, no seu lugar, compraria um popular zero para trabalhar e deixaria o 4x4 para finais de semana (isso se o trabalho não exigir um 4x4).
COMPARATIVO
Cód. FIPE: .....................................022103-1 ...................002093-1 ...................022102-3
Veículo: .........................................Hilux SRV 3.0 A/T .......Triton HPE 3.2 A/T .....Triton HPE 3.5 A/T V6
Valor 0 km 2014: ............................R$ 139.019,00 ............R$ 122.861,00 ...........R$ 102.600,00
Valor 2008: ....................................R$ 84.070,00 ..............R$ 79.173,00 .............R$ 62.986,00
% de Desvalorização: ......................40% ..........................36% ............................39%
Valor. Desvalorização: ......................R$ 54.949,00 .............R$ 43.688,00 .............R$ 39.614,00
Consumo (Cidade/Estrada): ..............10/l ..........................10/l ............................7,5/l
Km rodada em 6 anos: .....................90.000km ..................90.000km ...................90.000km
Preço/Litro: .....................................R$ 2,48 .....................R$ 2,48 ......................R$ 3,09
Gasto de Combustível em 6 anos: ......R$ 22.320 .................R$ 22.320 ...................R$ 37.080
Desv. + Gasto de Comb. em 6 anos: ...R$ 77.269,00 ............R$ 66.008,00 ..............R$ 76.694,00
Diferença no Seguro em 6 anos: ......R$ 9.000,00 ..............R$ 9.000,00 ................R$ 0,00
Perda/Despesa Total após 6 anos: .....R$ 86.269,00 .............R$ 75.008,00 ..............R$ 76.694,00
Diferença Valor ..................................R$ 0,00 ...................R$ 16.158,00................R$ 36.419,00
Ganho de Oport. 0,50%/mês 6 anos .....R$ 0,00 ...................R$ 6.980,97 .................R$ 15.733,32
Perda/Gasto após 6 anos .....................R$ 86.269,00 ...........R$ 68.027,03 ...............R$ 60.960,68
Considerações:
1) A fonte foi a FIPE para ser totalmente imparcial;
2) Cenário de combustíveis hoje, porém a tendência é diminuir a diferença;
3) Considerando apenas a diferença de seguro para o MESMO perfil que é o que percebemos entre o mesmo veículo entre Diesel e Gasolina (média de R$ 1.500,00 a mais por ano)
4) Aplicação com base na diferença do maior valor, ou seja, comprar o mais barato e aplicar a diferença a 0,5% ao mês por 6 anos.
5) Utilizei estas pkp por serem rivais diretas e porque as novas S10/Ranger etc ainda não tem ano para comparação.
Vejam que mesmo após 6 anos e 90k km ainda assim uma não foi atingido o ponto de equilíbrio entre Diesel x Gasolina, no caso das duas versões da triton. (Hilux nem se fala, rídicula a perda que se tem com a pkp, mas este não é o foco do tópico)
Isso que não calculei os 0,5% ao ano a mais de IPVA no caso do Diesel e nem o custo das revisões e manutenções.
Apenas por curiosidade, o ponto de equilíbrio entre uma hilux srv e uma triton gasolina é acima de 200k km.
Se tiverem dúvida de algum cálculo ou quiserem fazer considerações, a vontade.
Não vi nada de errado na fonte do colega giuberto, clube do diesel. Eles são muito bem conceituados no mercado de reparadores e tem altíssima boa reputação como membro na solução de problemas em carros a gasolina e a diesel no Seja bem vindo ao portal Oficina Brasil. Gross, com todo respeito, a fonte é sim completamente imparcial. E ajudam sempre na solução de diversos problemas em vários fóruns de reparadores do qual participo.
Não é preciso matéria e mais matérias pra entender a diferença entre diesel e gasolina. A diferença é resumida em 2 motivos: Taxa de compressão do motor e necessidade de faísca para combustão. O diesel sempre possui material mais reforçado em sua construção e não precisa de velas que consumam uns 60.000v (por baixo), oriundos de uma bateria de 12v. Bem resumidamente, por isso o diesel é mais confiável e dura mais.
Seu comparativo também não está muito legal. Comparando um motor 2.0 gasolina e um 2.0 diesel em carros iguais, a diferença é brutal. Enquanto o propulsor a gasolina atinge 12 km/l, o diesel atinge 25 km/l. Os motores mais novos a gasolina com injeção direta estão diminuindo a diferença, mas ainda nem chegam perto da eficiência do diesel, em termos de durabilidade e torque em baixa.
Em veículos pesados a proporção cresce em progressão geométrica! Uma picape com um motor 3.0 diesel consumindo 15 km/l, em sua versão a gasolina, também com um 3.0 a gasolina, consome 4 no máximo 5 km/l. O que é feito nas picapes a gasolina que são consideradas pelas montadoras como veículos de entrada, é a utilização de motores menores, salvo raras exceções. A própria montadora define como veículo de trabalho o diesel, e muitas vezes oferece versões com motores a diesel com potência limitada para utilização em frotas.
O fato de eles serem referência, não os torna imparciais.
Confesso que não entrei no site, mas apenas o título já denota tendência.
Esta característica os torna (tornava, pois hoje em dia, com tanta eletrônica embarcada, .. :pensativo:)confiáveis apenas em relação a água, nada mais.
https://www.youtube.com/watch?v=kYJCYm0R3tw
Volto a dizer, está cheio de relatos destes novos motores HSD abrindo o bico com 300k, inclusive motores NGD que são referência em durabilidade.
E sinceramente, 300k basta você ir ali na esquina e parar qualquer taxista que você vai encontrar fácil fácil esta km em motores ciclo otto.
Essa picape tomou um calço hidráulico. Com relação a água, a única coisa que impede a utilização de motores a gasolina submersos (existem kits que conseguem alguns feitos) é a necessidade de faísca para combustão. Nada mais. Os veículos a diesel com eletrônica embarcada, possuem 1/2 da eletrônica de um carro a gasolina. De embarcada, é pedal, bicos e ecu. Os terminais, como já disseram são vedados. Do contrário ninguém teria adotado a injeção eletrônica na década de 90, pois bastaria uma sujeirinha pra colocar o sistema abaixo. E se a eletrônica/elétrica fosse fonte de problema, não se andaria com diesel, muito menos com gasolina.
Se você acha que já viu muito relato de motor diesel com 300k estourado, te convido a passar uma semana em uma oficina perto de você. De todas que já trabalhei, em 1 semana, sempre chega um carro a gasolina pra fazer motor. Já peguei motor a gasolina estourado com 50 mil km, que nunca tinha trocado óleo ou filtro de óleo. Já peguei um fiesta com 35 mil km, sendo a mais baixa km que já vi um motor fundir. Motor diesel, já peguei um com menos de 70 mil km também fundido. Tem de tudo: tem quem nunca troca óleo, ou troca com atraso, tem filtro entupido, tem válvula termostática travada por ferrugem, tem muita coisa. E de longe, se você ver a km dos carros a gasolina estourados, às vezes, por pouquíssima negligência, como 5 mil km de atraso numa troca de correia dentada, acho que você nunca mais compra carro nenhum com correia dentada. É como naquele ditado: Se for comer no restaurante, não visite a cozinha.
Nem tente comparar com táxi. Todos usam gás, não gasolina. Com a utilização do gnv, a durabilidade aumenta consideravelmente!
Inclusive, existem pesquisas (nem sei se já saiu do papel) sobre a utilização de diesel com gnv. A principal desvantagem do gás é a perda de torque e potência. Com o torque do diesel, combinado com gnv, tem-se uma mistura interessante.
Pumba, embora nunca tenha tido carro com GNV, sempre ouvi de mecânicos e de proprietários que seu uso diminui a vida útil do motor, principalmente por causa do aquecimento das sedes das válvulas de admissão. Inclusive, em anúncios de pick-ups velhas com motor V6 costumam destacar "nunca rodou com GNV".
Quanto à imunidade à água, os motores Otto eram muito sensíveis na época do distribuidor. Sem ele, se os cabos de vela estiverem bons, o carro só para se a água atingir a admissão. Há jeeps de trilha que mergulham até cobrir os pneus e o motor não para, pois utilizam sistema de ignição sem distribuidor e cabos de vela bem vedados.
Uma coisa que pouca gente sabe é que às vezes um motor Otto morre ao atravessar água devido à "ingestão" de vapor d'água que invade o cofre quando o escape quente entra em contato com a água. Nessa situação a falta de oxigênio faz o motor perder força até morrer, mesmo tendo boa faísca. Essa é mais uma das finalidades do snorkel, além de proteger do calço hidráulico.
Opa Opa, Taxi Gasolina eu posso falar...
Renault Scénic 2009, 2.0 8v rodou 600.000km antes de abrir o bico por conta de um retardado que rancou o retorno do radiador quando foi trocar o filtro de óleo.
Ela nunca rodou no Gás. Minha mãe que era a Taxista e dona dela, odiava gás, aumenta muito o custo de manutenção, resseca as mangueiras e faz o motor trabalhar mais quente, tanto é que é recomendação para quem instala gás, de rodar 2 a 3 km no combustivel antes de passar para o Gás e o mesmo antes de parar o carro, para garantir a vida útil do motor.
E para não desviar do tópico, a única coisa, e digo de coração... que me falta no motor a gasolina é a desgraça do Toque em Baixa....
por que hoje um motor díesel ou gasolina, com a mistura dos combustiveis e toda a tecnologia que ambos tem... a única diferença NA MINHA OPNIÃO que ainda faz diferença a favor do diesel é o torque...
Durabilidade do motor depende do motorista. tem Cupim de ferro nos 2 mundos :P