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DIESEL X GASOLINA - (Novas Técnologias)

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  • 27/01/2014, 11:05
    Poison
    de fato é mais caro, mas se vc comprar um carro de procedência e sempre cuidar dele, vai demorar para dar uma manutenção cara de verdade, que no caso é motor e cambio...

    agora, 7 mil com uma tr4 q faz por volta 7 por litro? ta loco ein
  • 27/01/2014, 13:56
    Walter da Camper
    Rafael, com 40K dá pra comprar uma caminhonte diesel com 10 anos de uso e nesse caso, a questão do custo de manutenção é uma loteria, porque vai depender do que o dono anterior fez com ela. Mas, com a km mensal que vc roda, o diesel ainda é mais vantajoso.
    O negócio é escolher a compra com o máximo de critério (conservação aparente, exame por mecânico de confiança, etc) e mesmo assim, se tiver que gastar 2K de bombista, mais 1K de turbina, ainda vai valer a pena pela economia em combustível. O problema é que vai ser difícil e caro fazer seguro de uma pick-up dessa idade.
    Eu, no seu lugar, compraria um popular zero para trabalhar e deixaria o 4x4 para finais de semana (isso se o trabalho não exigir um 4x4).

    Citação:

    Postado originalmente por Rafael_Pitangui Ver Post
    Pessoal, só para ter uma comparação. Uma pessoa que roda em estradas ruins e percorre +- 7000 km/mês e tem disponível no máximo 40k para comprar um carro. O ideal seria comprar uma viatura a gasolina, que hoje em dia tem media de consumo próximos aos 8....9 km/L. Em um mês seriam 778 litros de gasosa. Do outro lado, estaria o diesel, com consumo médio de 9....10 km/L. Seriam gostos 700 litros de diesel. Essa diferença não cobre a manutenção?

  • 29/01/2014, 23:01
    M_Gross
    Citação:

    Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Já que o tópico (assim como todo o forum) foi criado para cada um expressar sua opinião, aí vai:

    1-Ao contrário do que foi dito, o forum serve sim como parâmetro estatístico, ainda que impreciso, para estimar vida útil de motores. O fato de somente os descontentes aparecerem aqui para reclar de defeitos não altera em nada a veracidade dos dados, uma vez que a mesma regra serve para defeitos do diesel como da gasolina. Além disso, a maioria dos jipeiros/picapeiros serve-se também de outras fontes de informação (situações vividas por amigos, experiência de mecânicos, etc...). A experiência empírica é muito útil e mesmo que não se tenha números verdadeiros, ela serve muito bem para apontar tendências. Vou dar um exemplo utilizando carros de passeio, para não melindrar ninguém: Não é necessário um levantamento estatístico matemáticamente apurado para se chegar à conclusão de que um Tempra quebra mais que um Fusca (... e mesmo assim vai aparecer um gaiato dizendo que seu tio teve um Tempra que rodou XXX mil Km, tentando impor a exceção no lugar da regra...)

    2-O motor diesel pegou fama de durável e confiável na época em que no Brasil só existiam motores diesel de caminhão e, portanto, as caminhonetes e jipes utilizavam motores superdimensionados. A filosofia de projeto de motores mudou e hoje o motor diesel leve se assemelha em quase tudo ao motor Otto (mesma vibração, mesmo ruído, mesma rotação, mesma potencia por litro de cilindrada e, por consequencia, mesma durabilidade e mesma confiabilidade). Por isso, não faz mais sentido incluir caminhões na comparação, uma vez que estes continuam com a antiga filosofia construtiva (sem correia dentada, LSD, cilindrada entre 6 e 12 litros, etc...)

    3-Quanto à imunidade à água, basta fazer um exercício teórico: Imaginemos submergir uma Band, um Troller novo e uma pick-up nova à gasolina durante várias semanas numa expedição por terras alagadiças. De início nenhum deles vai dar problema (se tiver sorte), pois os 2 primeiros são a diesel e o terceiro não tem distribuidor. Ocorre que meses depois há grande probabilidade dos contatos elétricos serem atacados por oxidação, devido ao esquenta e esfria dos materiais de suas vedações. A médio prazo quais deles ficarão menos confiáveis e suceptiveis a falhas elétricas? Nesse caso, novamente diesel e gasolina (novos) se equivalem, pois ambos dependem de sensores e atuadores elétricos para o funcionamento do motor. A Band (ou qualquer outro diesel com BI) pode até parar de funcionar a buzina e dar mau-contato no farol, mas o motor nada sofrerá. Isto, é claro, se não tiver contaminado óleo, combutível ou admissão com água, mas essa regra vale igualmente para os 3 modelos.

    4-No quesito durabilidade, concordo com o que já foi explicado anteriormente. O fator predominante é o regime de rotação: quanto mais rápido gira, mais rápido desgasta. Argumentos sobre maneira de conduzir, zelo na manutenção ou peso da carga nada acrescentam à comparação, uma vez que esses fatores afetam igualmente todos os tipos de motores.

    5-A "evolução" está fazendo com que diesel e gasolina sejam cada vez mais parecidos em todos os aspectos. Não vejo mais justificativa para uma caminhonete diesel custar mais caro que uma V6, pois o custo de produção não pode ser tão superior (20.000 mais caro !?!?). Para quem compra veículo zero e troca de 2 em 2 anos, o diesel ainda é mais vantajoso, pois o uso nessa fase da vida do veículo exclui o fator manutenção, que é o calcanhar-de-aquiles de qualquer motor diesel HSD.

    6-Para saber se uma máquina é boa, é preciso analisá-la depois de velha, ou seja, verificar seu comportamento depois de ter sido muito usada e, inclusive, mal tratada. Nesse quesito, o diesel LSD é imbatível. Arrisco até dizer que os diesel HSD de baixa cilindrada chegam a ser mais frágeis que os Otto de mesma potência: Já vi muito dono de Ranger, S10, Land, Hilux, L200, Sportage... tomando prejuízo com cabeçote empenado e tantos outros problemas graves que não se vê em carros a gasolina com a mesma frequencia. Tornou-se coisa comum ver relatos de pessoas comprando caminhonete diesel de 10 ou 15 anos de idade acreditando que ia economizar dinheiro com combustível e tomar ferro na manutenção (cabeçote, turbina, bomba...). Considerando que nenhuma das duas precise de retífica, uma caminhonete da mesma idade à gasolina é muito mais barata de se manter funcionando, pois velas, cabos, bicos, bomba elétrica... são bem mais baratos que cabeçote, turbina e BI.

    Para mim a maior prova de fragilidade desses motores HSD é ver gente adaptando 2 ou 3 termômetros em pontos diferente do motor, sensor de falta de água no radiador, alarme sonoro de temperatura, reza, mandinga... tudo isso para não deixar o motor aquecer, porque se esquentar um pouquinho... babau cabeçote. (Vide forum das Land, Hilux e L200). Para comprar um carro desses usado então... é preciso levar um médium vidente para levantar a vida passada do veículo, pois se o dono não fez manutenção à risca, fez mau uso ou teve alguma retífica mal-feita (coisa comum em diesel HSD)... é problema para o resto da vida. Essa mesma situação num veículo a gasolina é muito mais fácil e barata de ser remediada.

    Conclusão: motor diesel durável e confiável é o de caminhão!

    Se alguém se sentiu ofendido com minha opinião, que me desculpe. No mais, que venham as pedradas...

    ............:curtir:.................
  • 29/01/2014, 23:05
    M_Gross
    Citação:

    Postado originalmente por Giuberto Ver Post
    Olhem essa matéria: Diesel e motores: tecnologias que andam juntas @ Clube do Diesel ? Novidades, Curiosidades, Motor, Wallpaper, Screensavers, Links e muito mais

    Outra: As (muitas) vantagens dos eletrônicos @ Clube do Diesel ? Novidades, Curiosidades, Motor, Wallpaper, Screensavers, Links e muito mais

    Fonte Clube do Diesel??? não consigo ver imparcialidade aqui.

    Posso procurar 1000 matérias tendenciosas em favor da gasolina, mas não é o intuito do tópico.
  • 30/01/2014, 00:32
    M_Gross
    COMPARATIVO

    Cód. FIPE: .....................................022103-1 ...................002093-1 ...................022102-3
    Veículo: .........................................Hilux SRV 3.0 A/T .......Triton HPE 3.2 A/T .....Triton HPE 3.5 A/T V6
    Valor 0 km 2014: ............................R$ 139.019,00 ............R$ 122.861,00 ...........R$ 102.600,00
    Valor 2008: ....................................R$ 84.070,00 ..............R$ 79.173,00 .............R$ 62.986,00
    % de Desvalorização: ......................40% ..........................36% ............................39%
    Valor. Desvalorização: ......................R$ 54.949,00 .............R$ 43.688,00 .............R$ 39.614,00
    Consumo (Cidade/Estrada): ..............10/l ..........................10/l ............................7,5/l
    Km rodada em 6 anos: .....................90.000km ..................90.000km ...................90.000km
    Preço/Litro: .....................................R$ 2,48 .....................R$ 2,48 ......................R$ 3,09
    Gasto de Combustível em 6 anos: ......R$ 22.320 .................R$ 22.320 ...................R$ 37.080
    Desv. + Gasto de Comb. em 6 anos: ...R$ 77.269,00 ............R$ 66.008,00 ..............R$ 76.694,00
    Diferença no Seguro em 6 anos: ......R$ 9.000,00 ..............R$ 9.000,00 ................R$ 0,00
    Perda/Despesa Total após 6 anos: .....R$ 86.269,00 .............R$ 75.008,00 ..............R$ 76.694,00

    Diferença Valor ..................................R$ 0,00 ...................R$ 16.158,00................R$ 36.419,00
    Ganho de Oport. 0,50%/mês 6 anos .....R$ 0,00 ...................R$ 6.980,97 .................R$ 15.733,32

    Perda/Gasto após 6 anos .....................R$ 86.269,00 ...........R$ 68.027,03 ...............R$ 60.960,68

    Considerações:
    1) A fonte foi a FIPE para ser totalmente imparcial;
    2) Cenário de combustíveis hoje, porém a tendência é diminuir a diferença;
    3) Considerando apenas a diferença de seguro para o MESMO perfil que é o que percebemos entre o mesmo veículo entre Diesel e Gasolina (média de R$ 1.500,00 a mais por ano)
    4) Aplicação com base na diferença do maior valor, ou seja, comprar o mais barato e aplicar a diferença a 0,5% ao mês por 6 anos.
    5) Utilizei estas pkp por serem rivais diretas e porque as novas S10/Ranger etc ainda não tem ano para comparação.

    Vejam que mesmo após 6 anos e 90k km ainda assim uma não foi atingido o ponto de equilíbrio entre Diesel x Gasolina, no caso das duas versões da triton. (Hilux nem se fala, rídicula a perda que se tem com a pkp, mas este não é o foco do tópico)

    Isso que não calculei os 0,5% ao ano a mais de IPVA no caso do Diesel e nem o custo das revisões e manutenções.

    Apenas por curiosidade, o ponto de equilíbrio entre uma hilux srv e uma triton gasolina é acima de 200k km.

    Se tiverem dúvida de algum cálculo ou quiserem fazer considerações, a vontade.
  • 30/01/2014, 00:36
    Pumba
    Citação:

    Postado originalmente por M_Gross Ver Post
    Fonte Clube do Diesel??? não consigo ver imparcialidade aqui.

    Posso procurar 1000 matérias tendenciosas em favor da gasolina, mas não é o intuito do tópico.

    Não vi nada de errado na fonte do colega giuberto, clube do diesel. Eles são muito bem conceituados no mercado de reparadores e tem altíssima boa reputação como membro na solução de problemas em carros a gasolina e a diesel no Seja bem vindo ao portal Oficina Brasil. Gross, com todo respeito, a fonte é sim completamente imparcial. E ajudam sempre na solução de diversos problemas em vários fóruns de reparadores do qual participo.

    Não é preciso matéria e mais matérias pra entender a diferença entre diesel e gasolina. A diferença é resumida em 2 motivos: Taxa de compressão do motor e necessidade de faísca para combustão. O diesel sempre possui material mais reforçado em sua construção e não precisa de velas que consumam uns 60.000v (por baixo), oriundos de uma bateria de 12v. Bem resumidamente, por isso o diesel é mais confiável e dura mais.
  • 30/01/2014, 00:54
    Pumba
    Citação:

    Postado originalmente por M_Gross Ver Post
    COMPARATIVO

    Cód. FIPE: .....................................022103-1 ...................002093-1 ...................022102-3
    Veículo: .........................................Hilux SRV 3.0 A/T .......Triton HPE 3.2 A/T .....Triton HPE 3.5 A/T V6
    Valor 0 km 2014: ............................R$ 139.019,00 ............R$ 122.861,00 ...........R$ 102.600,00
    Valor 2008: ....................................R$ 84.070,00 ..............R$ 79.173,00 .............R$ 62.986,00
    % de Desvalorização: ......................40% ..........................36% ............................39%
    Valor. Desvalorização: ......................R$ 54.949,00 .............R$ 43.688,00 .............R$ 39.614,00
    Consumo (Cidade/Estrada): ..............10/l ..........................10/l ............................7,5/l
    Km rodada em 6 anos: .....................90.000km ..................90.000km ...................90.000km
    Preço/Litro: .....................................R$ 2,48 .....................R$ 2,48 ......................R$ 3,09
    Gasto de Combustível em 6 anos: ......R$ 22.320 .................R$ 22.320 ...................R$ 37.080
    Desv. + Gasto de Comb. em 6 anos: ...R$ 77.269,00 ............R$ 66.008,00 ..............R$ 76.694,00
    Diferença no Seguro em 6 anos: ......R$ 9.000,00 ..............R$ 9.000,00 ................R$ 0,00
    Perda/Despesa Total após 6 anos: .....R$ 86.269,00 .............R$ 75.008,00 ..............R$ 76.694,00

    Diferença Valor ..................................R$ 0,00 ...................R$ 16.158,00................R$ 36.419,00
    Ganho de Oport. 0,50%/mês 6 anos .....R$ 0,00 ...................R$ 6.980,97 .................R$ 15.733,32

    Perda/Gasto após 6 anos .....................R$ 86.269,00 ...........R$ 68.027,03 ...............R$ 60.960,68

    Seu comparativo também não está muito legal. Comparando um motor 2.0 gasolina e um 2.0 diesel em carros iguais, a diferença é brutal. Enquanto o propulsor a gasolina atinge 12 km/l, o diesel atinge 25 km/l. Os motores mais novos a gasolina com injeção direta estão diminuindo a diferença, mas ainda nem chegam perto da eficiência do diesel, em termos de durabilidade e torque em baixa.

    Em veículos pesados a proporção cresce em progressão geométrica! Uma picape com um motor 3.0 diesel consumindo 15 km/l, em sua versão a gasolina, também com um 3.0 a gasolina, consome 4 no máximo 5 km/l. O que é feito nas picapes a gasolina que são consideradas pelas montadoras como veículos de entrada, é a utilização de motores menores, salvo raras exceções. A própria montadora define como veículo de trabalho o diesel, e muitas vezes oferece versões com motores a diesel com potência limitada para utilização em frotas.
  • 30/01/2014, 00:57
    M_Gross
    Citação:

    Postado originalmente por Pumba Ver Post
    Não vi nada de errado na fonte do colega giuberto, clube do diesel. Eles são muito bem conceituados no mercado de reparadores e tem altíssima boa reputação como membro na solução de problemas em carros a gasolina e a diesel no Seja bem vindo ao portal Oficina Brasil. Gross, com todo respeito, a fonte é sim completamente imparcial. E ajudam sempre na solução de diversos problemas em vários fóruns de reparadores do qual participo.

    O fato de eles serem referência, não os torna imparciais.
    Confesso que não entrei no site, mas apenas o título já denota tendência.

    Citação:

    Postado originalmente por Pumba Ver Post
    Não é preciso matéria e mais matérias pra entender a diferença entre diesel e gasolina. A diferença é resumida em 2 motivos: Taxa de compressão do motor e necessidade de faísca para combustão. O diesel sempre possui material mais reforçado em sua construção e não precisa de velas que consumam uns 60.000v (por baixo), oriundos de uma bateria de 12v. Bem resumidamente, por isso o diesel é mais confiável e dura mais

    Esta característica os torna (tornava, pois hoje em dia, com tanta eletrônica embarcada, .. :pensativo:)confiáveis apenas em relação a água, nada mais.
    https://www.youtube.com/watch?v=kYJCYm0R3tw

    Volto a dizer, está cheio de relatos destes novos motores HSD abrindo o bico com 300k, inclusive motores NGD que são referência em durabilidade.
    E sinceramente, 300k basta você ir ali na esquina e parar qualquer taxista que você vai encontrar fácil fácil esta km em motores ciclo otto.
  • 30/01/2014, 01:13
    Pumba
    Citação:

    Postado originalmente por M_Gross Ver Post
    O fato de eles serem referência, não os torna imparciais.
    Confesso que não entrei no site, mas apenas o título já denota tendência.



    Esta característica os torna (tornava, pois hoje em dia, com tanta eletrônica embarcada, .. :pensativo:)confiáveis apenas em relação a água, nada mais.
    https://www.youtube.com/watch?v=kYJCYm0R3tw

    Volto a dizer, está cheio de relatos destes novos motores HSD abrindo o bico com 300k, inclusive motores NGD que são referência em durabilidade.
    E sinceramente, 300k basta você ir ali na esquina e parar qualquer taxista que você vai encontrar fácil fácil esta km em motores ciclo otto.

    Essa picape tomou um calço hidráulico. Com relação a água, a única coisa que impede a utilização de motores a gasolina submersos (existem kits que conseguem alguns feitos) é a necessidade de faísca para combustão. Nada mais. Os veículos a diesel com eletrônica embarcada, possuem 1/2 da eletrônica de um carro a gasolina. De embarcada, é pedal, bicos e ecu. Os terminais, como já disseram são vedados. Do contrário ninguém teria adotado a injeção eletrônica na década de 90, pois bastaria uma sujeirinha pra colocar o sistema abaixo. E se a eletrônica/elétrica fosse fonte de problema, não se andaria com diesel, muito menos com gasolina.

    Se você acha que já viu muito relato de motor diesel com 300k estourado, te convido a passar uma semana em uma oficina perto de você. De todas que já trabalhei, em 1 semana, sempre chega um carro a gasolina pra fazer motor. Já peguei motor a gasolina estourado com 50 mil km, que nunca tinha trocado óleo ou filtro de óleo. Já peguei um fiesta com 35 mil km, sendo a mais baixa km que já vi um motor fundir. Motor diesel, já peguei um com menos de 70 mil km também fundido. Tem de tudo: tem quem nunca troca óleo, ou troca com atraso, tem filtro entupido, tem válvula termostática travada por ferrugem, tem muita coisa. E de longe, se você ver a km dos carros a gasolina estourados, às vezes, por pouquíssima negligência, como 5 mil km de atraso numa troca de correia dentada, acho que você nunca mais compra carro nenhum com correia dentada. É como naquele ditado: Se for comer no restaurante, não visite a cozinha.
  • 30/01/2014, 01:25
    Pumba
    Citação:

    Postado originalmente por M_Gross Ver Post
    E sinceramente, 300k basta você ir ali na esquina e parar qualquer taxista que você vai encontrar fácil fácil esta km em motores ciclo otto.

    Nem tente comparar com táxi. Todos usam gás, não gasolina. Com a utilização do gnv, a durabilidade aumenta consideravelmente!

    Inclusive, existem pesquisas (nem sei se já saiu do papel) sobre a utilização de diesel com gnv. A principal desvantagem do gás é a perda de torque e potência. Com o torque do diesel, combinado com gnv, tem-se uma mistura interessante.
  • 30/01/2014, 10:51
    Walter da Camper
    Pumba, embora nunca tenha tido carro com GNV, sempre ouvi de mecânicos e de proprietários que seu uso diminui a vida útil do motor, principalmente por causa do aquecimento das sedes das válvulas de admissão. Inclusive, em anúncios de pick-ups velhas com motor V6 costumam destacar "nunca rodou com GNV".

    Quanto à imunidade à água, os motores Otto eram muito sensíveis na época do distribuidor. Sem ele, se os cabos de vela estiverem bons, o carro só para se a água atingir a admissão. Há jeeps de trilha que mergulham até cobrir os pneus e o motor não para, pois utilizam sistema de ignição sem distribuidor e cabos de vela bem vedados.

    Uma coisa que pouca gente sabe é que às vezes um motor Otto morre ao atravessar água devido à "ingestão" de vapor d'água que invade o cofre quando o escape quente entra em contato com a água. Nessa situação a falta de oxigênio faz o motor perder força até morrer, mesmo tendo boa faísca. Essa é mais uma das finalidades do snorkel, além de proteger do calço hidráulico.

    Citação:

    Postado originalmente por Pumba Ver Post
    Nem tente comparar com táxi. Todos usam gás, não gasolina. Com a utilização do gnv, a durabilidade aumenta consideravelmente!

  • 30/01/2014, 14:33
    Cocatriz
    Opa Opa, Taxi Gasolina eu posso falar...
    Renault Scénic 2009, 2.0 8v rodou 600.000km antes de abrir o bico por conta de um retardado que rancou o retorno do radiador quando foi trocar o filtro de óleo.

    Ela nunca rodou no Gás. Minha mãe que era a Taxista e dona dela, odiava gás, aumenta muito o custo de manutenção, resseca as mangueiras e faz o motor trabalhar mais quente, tanto é que é recomendação para quem instala gás, de rodar 2 a 3 km no combustivel antes de passar para o Gás e o mesmo antes de parar o carro, para garantir a vida útil do motor.

    E para não desviar do tópico, a única coisa, e digo de coração... que me falta no motor a gasolina é a desgraça do Toque em Baixa....

    por que hoje um motor díesel ou gasolina, com a mistura dos combustiveis e toda a tecnologia que ambos tem... a única diferença NA MINHA OPNIÃO que ainda faz diferença a favor do diesel é o torque...

    Durabilidade do motor depende do motorista. tem Cupim de ferro nos 2 mundos :P
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