Postado originalmente por
Julio_ASRJ
M Gross, o fato de ser high ou ser Low só tem haver com a aplicação. Em termos de durabilidade, isso não é o fator principal. Depende do esforço aplicado ao motor. Claro que supondo 2 motores usados exatamente da mesma forma e com a mesma manutenção um motor que é usado girando só até pouco acima da sua faixa de torque máximo dura mais que um motor que é usado o tempo inteiro até o seu ponto de corte. Até porque levar o motor ao limite aumenta as chances de falhas mecânicas, coisa que qualquer dispositivo mecânico está sujeito.
Mas, o fato das picapes serem high não significam que são menos duráveis! Elas não carregam 10, 20, 40, 60 toneladas. Não tem porque os caminhões não serem limitados a baixos giro de motor, pois eles não podem se aproveitar de altas velocidades e altas acelerações. Eles de fato só precisam de torque! O inverso vale para as picapes, que apesar de usar os mesmos motores que um caminhão de 20 toneladas, não estarão carregando 20 toneladas nunca. Mas o esforço a que são submetidos é um faotr mais comprometedor da durabilidade! Prova disso foram os mercedinhos que estouraram na fazenda do meu avô! Colocar um cavalo de 20 pra puxar 40 toneladas = 200k e retífica! Mesmo com manutenção na ponta do lápis! Se pegar uma picape dessas, novas como as vendidas atualmente, ou antigas como uma picape bandeirate, com motor de 2, 3 ou 4 litros e puxar mais de 10 toneladas, pior ainda, não sabendo tocar, esguelando o motor na estrada, vai fazer retífica antes de 150k-300k.