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  • #49
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Pumba, embora nunca tenha tido carro com GNV, sempre ouvi de mecânicos e de proprietários que seu uso diminui a vida útil do motor, principalmente por causa do aquecimento das sedes das válvulas de admissão. Inclusive, em anúncios de pick-ups velhas com motor V6 costumam destacar "nunca rodou com GNV".

    Quanto à imunidade à água, os motores Otto eram muito sensíveis na época do distribuidor. Sem ele, se os cabos de vela estiverem bons, o carro só para se a água atingir a admissão. Há jeeps de trilha que mergulham até cobrir os pneus e o motor não para, pois utilizam sistema de ignição sem distribuidor e cabos de vela bem vedados.

    Uma coisa que pouca gente sabe é que às vezes um motor Otto morre ao atravessar água devido à "ingestão" de vapor d'água que invade o cofre quando o escape quente entra em contato com a água. Nessa situação a falta de oxigênio faz o motor perder força até morrer, mesmo tendo boa faísca. Essa é mais uma das finalidades do snorkel, além de proteger do calço hidráulico.
    Walter e amigos, o GNV é um combustível praticamente isento de sujeira, ao contrário da gasolina e em consequência disso, o motor se suja muito menos, se desgasta muito menos e é mais econômico. A exemplo disso, o próprio siena tetra-fuel da Fiat sai de fábrica com o GNV instalado e roda fácil 400 mil km antes de abrir o bico. Os kits antigos, velhos ou vagabundos de gnv causam muito problema. Outra fonte de problema é o uso constante só no gnv. Isso sim, provoca vários desgastes como os já citados por vocês. O ideal é que em subidas, o sistema passe automaticamente (ou o usuário manualmente) para o uso de gasolina, evitando que o motor perca torque, forçando o conjunto desnecessariamente e evitando também super aquecimentos. Infelizmente, tem sim muita porcaria de kits gnv no mercado e muitos péssimos instaladores. Bons kits de gnv, manutenção correta no sistema e um uso correto, aumentam sim a vida útil do propulsor.

    Quanto a imunidade a água, nunca vi um motor otto que se desse bem com água. A bobina, velas e cabo de velas quase sempre são os responsáveis por apagar o motor. Em rápidas passagens, com alguma boa vedação, as vezes não dá nada, mas geralmente, veículo a gasolina, mesmo com snorkel evitando o calço, se for muito fundo e longa a travessia, apaga no meio da água devido a elétrica. O veículo também fica sujeito a qualquer variação na eletricidade ocasionada pela água na bateria e alternador, e como necessita transformar os 12v para mais de 60.000v para produção da centelha da combustão... a água não é nada bem vinda. Isso já não ocorre em nenhum veículo a diesel, nem mecânico nem eletrônico, pois não há necessidade de alta voltagem para a combustão.
    4X4 Brasil

  • #50
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    Citação Postado originalmente por Cocatriz Ver Post
    Opa Opa, Taxi Gasolina eu posso falar...
    Renault Scénic 2009, 2.0 8v rodou 600.000km antes de abrir o bico por conta de um retardado que rancou o retorno do radiador quando foi trocar o filtro de óleo.

    Ela nunca rodou no Gás. Minha mãe que era a Taxista e dona dela, odiava gás, aumenta muito o custo de manutenção, resseca as mangueiras e faz o motor trabalhar mais quente, tanto é que é recomendação para quem instala gás, de rodar 2 a 3 km no combustivel antes de passar para o Gás e o mesmo antes de parar o carro, para garantir a vida útil do motor.

    E para não desviar do tópico, a única coisa, e digo de coração... que me falta no motor a gasolina é a desgraça do Toque em Baixa....

    por que hoje um motor díesel ou gasolina, com a mistura dos combustiveis e toda a tecnologia que ambos tem... a única diferença NA MINHA OPNIÃO que ainda faz diferença a favor do diesel é o torque...

    Durabilidade do motor depende do motorista. tem Cupim de ferro nos 2 mundos :P
    Cocatriz, acredito perfeitamente. Já vi uno 1998 com 400k lacrado. E concordo sobre os cupins. Como disse, basta 1 semana na oficina pra ver o que aparece. Tem cupim pra tudo. Em compensação, já vi ranger diesel 2005 com quase 900k de uma empresa que faz frete e motor lacrado. E a exemplo do que já disseram aqui, o motor do caminhão ford cargo da empresa bateu com 700k rodados. A ranger 3.0 aguentou mais e acredito que se tivessem tido problemas teriam procurado a oficina, uma vez que trocaram a corrente lá. Como não procuraram mais, deviam estar com ranger rodando perfeitamente ainda.

    Com relação aos carros a gasolina, eles podem sim durar muito tempo. Mas, o diesel, sem dúvida dura muito mais. O mesmo sujeito que consegue chegar a 500k rodados com um gasolina, se tiver o mesmo cuidado e souber fazer a manutenção de um veículo a diesel, conseguirá chegar a uns 1500k facilmente com um diesel. A proporção pode ser ainda maior. Além disso, o veículo a diesel vai incomodar menos. Os diesel eletrônicos nem vela de aquecimento de diesel precisam mais, a não ser em algumas regiões. Dispensam regulagem de correia, regulagem de válvulas e suas bombas injetoras não se desregulam com a mesma facilidade da bi mecânica. Falo tudo isso dos veículos a diesel anteriores a 2012, pois com a utilização de arla32 e filtro dpf, não sei os valores e a frequência de manutenção, que talvez realmente façam com que o custo benefício do diesel fique mais distante, em relação ao preço de manutenção.
    4X4 Brasil

  • #51
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    Citação Postado originalmente por Cocatriz Ver Post
    Opa Opa, Taxi Gasolina eu posso falar...
    Renault Scénic 2009, 2.0 8v rodou 600.000km antes de abrir o bico por conta de um retardado que rancou o retorno do radiador quando foi trocar o filtro de óleo.

    Ela nunca rodou no Gás. Minha mãe que era a Taxista e dona dela, odiava gás, aumenta muito o custo de manutenção, resseca as mangueiras e faz o motor trabalhar mais quente, tanto é que é recomendação para quem instala gás, de rodar 2 a 3 km no combustivel antes de passar para o Gás e o mesmo antes de parar o carro, para garantir a vida útil do motor.

    E para não desviar do tópico, a única coisa, e digo de coração... que me falta no motor a gasolina é a desgraça do Toque em Baixa....

    por que hoje um motor díesel ou gasolina, com a mistura dos combustiveis e toda a tecnologia que ambos tem... a única diferença NA MINHA OPNIÃO que ainda faz diferença a favor do diesel é o torque...

    Durabilidade do motor depende do motorista. tem Cupim de ferro nos 2 mundos :P
    Mas não pode comparar torque de um motor aspirado com o torque de um motor turbo.
    Olhe a curva de torque e potência dos motores modernos a gasolina, tem motores com faixa de torque de 1250rpm a 5000 rpm plana...qual motor diesel te fornece isso? E sem contar a faixa de potência máxima desses motores estarem cada vez mais planas.

    Compare o torque do motor do novo Golf GTI com o motor da Amarok com um turbo só, da versão básica. Sendo que o motor da Amarok usa turbina TGV. Usei esse exemplo porque são dos motores 2.0 e considerados modernos.

    Diesel tem outras vantagens, etc mas a evolucão dos motores a gasolina com o amplo uso dos turbos nos novos motores é muito grande no que diz respeito a uma faixa de potência e torque desde as baixas rotações.
    Abraço
    Leonardo
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  • #52
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    A utilização de ARLA32, solução adotada pela maioria dos caminhões (sistema SCR), não apresenta grandes problemas em relação à durabilidade, porque esse elemento é adicionado no escape, após a turbina e não interfere no funcionamento do motor.
    Por outro lado, o EGR, solução adotada em todas as pick-ups, que recicla parte dos gases de escape, para mim é serviço de porco. Enfiar fuligem de escape de volta para a admissão não deve fazer nenhum bem à vida útil do motor, principalmente à turbina. Além disso tem o famigerado DPF, que segundo dizem custa mais de 10K e está instalado embaixo do carro, sujeito a batidas e submersão. Fico imaginando como vão estar esses veículos depois de uns 10 anos de uso...

    Citação Postado originalmente por Pumba Ver Post
    ... Falo tudo isso dos veículos a diesel anteriores a 2012, pois com a utilização de arla32 e filtro dpf, não sei os valores e a frequência de manutenção, que talvez realmente façam com que o custo benefício do diesel fique mais distante, em relação ao preço de manutenção.

  • #53
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    Citação Postado originalmente por AlemãoRS Ver Post
    Mas não pode comparar torque de um motor aspirado com o torque de um motor turbo.
    Olhe a curva de torque e potência dos motores modernos a gasolina, tem motores com faixa de torque de 1250rpm a 5000 rpm plana...qual motor diesel te fornece isso? E sem contar a faixa de potência máxima desses motores estarem cada vez mais planas.

    Compare o torque do motor do novo Golf GTI com o motor da Amarok com um turbo só, da versão básica. Sendo que o motor da Amarok usa turbina TGV. Usei esse exemplo porque são dos motores 2.0 e considerados modernos.

    Diesel tem outras vantagens, etc mas a evolucão dos motores a gasolina com o amplo uso dos turbos nos novos motores é muito grande no que diz respeito a uma faixa de potência e torque desde as baixas rotações.
    Bem lembrado...

  • #54
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    Colegas, a idéia inicial, (conforme o post abaixo) era discutir sobre as novas tecnologias,(acima de 2006) mas acabou desviando um pouquinho para a eterna briga entre DieselxGasolina, que no fundo, não deixa de ter alguma relação.

    Mesmo assim, isso é saudável, pois sempre escutamos uma posição nova, contra argumentos que nos fazem refletir.

    Citação Postado originalmente por M_Gross Ver Post
    Pessoal, sei que muitos vão torcer de imediato o nariz e dizer ... "de novo esse assunto"... mas peço que analisem com atenção os pontos que vou colocar abaixo antes de ignorar o tópico.

    Sabemos que o assunto é antigo (muito), mas não podemos esquecer que estamos sempre em evolução, tanto em matéria de veículos, como em matéria de combustível, inclusive seus preços (Evolução???).

    E olhando assim, todos os tópicos que vejo sobre esta questão, os usuários se agarram nos mesmos pontos para defender sua posição, mas, será que esses pontos continuam com os mesmos fatores?
    Antes as discussões eram com veículos até 03/04/05, mas não podemos esquecer que já estamos em 2014, ou seja, todos que procuram um carro pra comprar, mesmo usado (90% das pessoas), está procurando veículos entre 2006 a 2011, que diferem bastante nas características dos anteriores.

    Exemplos:

    Consumo: Antes o parâmetro era comparar Gasolina v6 e v8 contra Diesel 2.5, 2.8 e 3.0 mas hoje já temos viaturas 4X4 (Hilux, Triton) consumindo 8 a 9 na gasolina, praticamente o mesmo do Diesel.

    Preço do Combustível: A diferença do Diesel pra Gasolina está cada vez menor, hoje temos Diesel a 2,50 e Gasolina a 2,90. (Preços médios) no Brasil. Em outros países do Mercosul, o preço já é o mesmo.

    Torque: Diesel (ainda) leva vantagem. Digo ainda porque olhando as fichas de alguns veículos, a Pajero Full, por exemplo, já entrega 38kgfm aos 2.000rmp. Isso é de fato uma evolução, pois nos motores mais antigos, isso só era possível depois dos 3.500rpm.
    Ahh.. mas isso é na Full, sim é, mas a tendência é a evolução descer sempre para veículos de nível inferior.

    Medo de Água: O argumento é sempre de que o Diesel se dá melhor na água, bom, de fato é, mas será que é tanto assim mesmo??

    Durabilidade: Hoje com os novos motores Diesel HSR, a durabilidade entre ambos é a mesma, ficando entre 250k a 350k para 1ª retífica. (Aqui é média, logo vai aparecer alguém que teve que fazer o motor com 100k e coisa e tal.. mas entendo isso como pontual, pois depende do uso. Todos falam mal da HPE mas tem muitos motores com 300k.)

    Simplicidade: Simplicidade??? (Motor+Turbo+Intercooler+Bomba+Common Rail, etc) hoje não combina mais com os novos motores Diesel, um exemplo é o pessoal que vai viajar e já fica se preocupando onde tem S10, sem falar na quantidade de sensores que tem e se der problema... para tudo.

    Confiabilidade: Humm isso está muito mais ligado a manutenções preventivas do que necessariamente o tipo do motor.(minha opinião) Além do que, pela complexidade, basta um Diesel batizado que já era, e torça que apenas a limpeza do sistema seja suficiente, pois os novos sistemas eletrônicos com CR não aceitam bem isso e raramente você sai dessa sem alguma peça quebrada na bomba.
    Pra gasolina, também da problema, mas basta jogar fora o combustível sem maiores problemas. (Talvez velas, mas muito mais fácil resolver problemas com velas do que com um sistema CR)

    Depreciação: Fiquei impressionado com isso, mas a depreciação com veículos até 10 anos é praticamente a mesma em ambos os veículos, um exemplo é a Triton. Você acha triton 08, 09 a Diesel por 10k mais cara do que uma do mesmo ano a gasolina, ou seja, menor até do que a diferença paga na Diesel quando zero, basta uma pesquisa rápida na Webmotors. O mesmo vale para outras.

    Rapidez na revenda: Neste pondo acho que o Diesel ainda ganha, mas particularmente acho que a velocidade de revenda está muito mais ligada no estado do carro do que no tipo do motor. Um carro bem cuidado vende rápido, isso é fato.

    Som característico do motor Diesel: Será? já andaram na nova Ranger? quando fiz o test drive, confesso que confirmei com o instrutor se era mesmo Diesel. A tendência são as fábricas silenciarem esses motores, pois muitos usuários reclamam do ruído em relação a veículos a gasolina.

    Assim, vem novamente a pergunta, continua sendo o Diesel assim tão mais vantajoso em relação aos novos (seminovos) veículos?

    Um abraço a todos e fiquem a vontade para colocar suas opiniões e relatos ou alguma coisa que eu tenha esquecido.

  • #55
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    26/12/2013
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    Um exemplo disso é que fica difícil ter coragem de ir até uma revendedora e comprar uma dessas novas pkp Diesel usadas com mais de 100k.

    Em minha opinião, no motor Diesel, é muito difícil perceber alguma problema sem ter que praticamente desmontar os agregados do motor para checagem enquanto que a gasolina os problemas são muito mais fáceis de serem percebidos.

  • #56
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    A utilização de ARLA32, solução adotada pela maioria dos caminhões (sistema SCR), não apresenta grandes problemas em relação à durabilidade, porque esse elemento é adicionado no escape, após a turbina e não interfere no funcionamento do motor.
    Por outro lado, o EGR, solução adotada em todas as pick-ups, que recicla parte dos gases de escape, para mim é serviço de porco. Enfiar fuligem de escape de volta para a admissão não deve fazer nenhum bem à vida útil do motor, principalmente à turbina. Além disso tem o famigerado DPF, que segundo dizem custa mais de 10K e está instalado embaixo do carro, sujeito a batidas e submersão. Fico imaginando como vão estar esses veículos depois de uns 10 anos de uso...
    De fato, walter, o EGR não faz bem nenhum ao motor. O ARLA e o DPF não tenho nenhum conhecimento a respeito, mas a princípio, também vejo o ARLA como uma solução melhor.

  • #57
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    Citação Postado originalmente por M_Gross Ver Post
    Um exemplo disso é que fica difícil ter coragem de ir até uma revendedora e comprar uma dessas novas pkp Diesel usadas com mais de 100k.

    Em minha opinião, no motor Diesel, é muito difícil perceber alguma problema sem ter que praticamente desmontar os agregados do motor para checagem enquanto que a gasolina os problemas são muito mais fáceis de serem percebidos.
    Na verdade gross, o motor diesel é bem mais simples pra se chegar a causa do problema. Os carros a gasolina sim, precisam quase sempre ter testes em vários agregados. Sem scanner, é praticamente impossível chegar a um diagnóstico de um carro a gasolina. Já num diesel, mesmo sem scanner, é relativamente fácil ter um diagnóstico. O que realmente pega no diesel, e isso você já deve ter ouvido falar, é a bomba injetora, seja eletrônica ou mecânica. A bomba precisa de serviço especializado e só deve ser mexida por um bombista especializado. Não falta bom profissional na área e enquanto ônibus e caminhões forem movidos a diesel, os veículos menores a diesel sempre estarão muito bem servidos, pois são bem mais simples.

  • #58
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    20/12/2013
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    Galera, indico aqui uma matéria que resume bastante a dúvida:

    G1 > Carros - NOTÍCIAS - Carro a diesel ou a gasolina? Veja como escolher

    "Para Ricardo Bock, professor de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI, as principais vantagens do motor a diesel são simplicidade, confiabilidade e durabilidade. “Devido às características geométricas internas do motor, é possível gerar bastante torque e potência a baixas rotações. Isso faz com que o motor seja, normalmente, mais resistente, já que a fadiga demora mais para acontecer”, explica.
    Mas para aproveitar essa durabilidade, Bock ressalta a importância da manutenção. “Partes do carro como sistema de filtragem de óleo e bombas injetoras precisam ser muito bem cuidadas. É daí que surge a necessidade de procurar uma oficina com mecânicos especializados em carros a diesel”, diz."

    DIFERENÇA DE CUSTOS:

    "Para calcular a relação custo-benefício, o G1 pediu ao economista Alexandre Lignos, consultor da IGF, para usar como exemplo o Chevrolet S10, disponível a gasolina a partir de R$ 46.077 e a diesel, por R$ 66.759. A diferença no valor do veículo neste caso é de R$ 20.682.


    Para fazer os cálculos, Lignos desconsidera gastos com manutenção, depreciação do veículo ou valor de aceitação de mercado. No entanto, leva em conta itens como IPVA, seguro e consumo tanto na estrada (15,5 km/l a diesel e 11,5 km/l a gasolina), como na cidade (12,4 km/l a diesel e 8,9 km/l a gasolina).

    Consideramos também uma média de consumo de 15 mil km por ano e a média de preço da gasolina (R$ 2,392) e do diesel (R$ 2,111) na cidade de São Paulo, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo.

    Gastos

    Imaginando que, em um ano, o motorista rode 70% na cidade e 30% na estrada, as conclusões são as seguintes:

    - O gasto seria de R$ 2.196,12 com gasolina e R$ 1.197, 32 com diesel, – uma diferença de R$ 1.197,32 por ano, ou seja, R$ 99,78 por mês.

    - Lignos também conclui que, para compensar a diferença de preço, o dono do carro precisará de 20,74 anos de uso.

    - Se a intenção é ficar apenas um ano com o carro, seria necessário rodar 88.362,88 km por ano ou 7.363,57 km por mês

    - Caso a diferença de preço fosse aplicada levando em conta a taxa de juros, em 20,74 anos o dono do veículo teria R$ 156.993,36 guardados.

    Portanto, a dica dos especialistas é levar em conta não só o uso que será feito do veículo como a diferença de preço, seguro, IPVA, valorização e manutenção. Vale também fazer um test drive para que o ruído do motor não martele por anos a fio na sua consciência. "

  • #59
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    A questao do otto vs diesel vai se resumir a apenas uma:

    PREFERENCIA PESSOAL NA CONDUCAO.

    Tudo que foi falado aqui, tem fundo de verdade. Em varios post.

    Comparar br com usa é maluquice, aqui nosso diesel é "subsidiado" pelo gov. Nos states nao.

    La diesel é pra carro mais pesado, simplesmente pq o diesel deles é mais caro e os carros a diesel por la sao bemmais caros, eles diferente de nós, possuem motores v6 e v8 supercharged a vontade, oleo barato, pecas a precos de banana e nao aceitam pagam 1 cent a mais por algo que nao vale.

    Nos? Nao pagamos miseros 50 reais o litro do oleo, temos motores em linha 4 cc no maximo, aqui supercharge é "pobrema doto", as peças de td sao no minimo 5x mais cara que o comprensivel (quando nao 10 ou 20x) e adoramos pagar caro em tudo.

    No forum aqui mesmo, teve um membro que trocou uma hilux diesel nova por uma triton v6 pq nao gosta de dirigir carro a diesel, pro estilo de pilotagem dele melhor é gasolina.

    Se é low ou hsd, se entra ou nao na agua, se roda 100 ou 1 milhao de km, isso td eh relativo a qual uso e qual necessidade de cada um, um HSD na mao do meu pai vai durar mais que um LSD na minha. ambos sem carga. E dai?

    Meu pai dirigiu a strada ate sp e fez 14.5km com litro de gasolina duvido que eu faria com mais de 11 ..

    Meu sogro é um cupim de titanio, eu ando pisado mas meu sogro destroi os carros , TODOS eles com menos de 2 anos.

    Hoje sai com minha esposa e durando 40 minutos brigamos o tempo inteiro por causa de como ela dirigi mal. Duvido que um carro com ela dure 50 mil km.. DUVIDO. Mesmo eu fazendo todas as manutencoes possiveis.

    Meus carros foram todos vendidos com mais de 150 mil e perfeitos.

    Entao HSD, LSD, cocaina ou seja la qual a for a droga, pouco importa, importa é a forma de dirigir.

    As pick ups sao carros de passeio, nao sao caminhoes e nao precisam durar 2 milhoes de km.

    Alias, sinceramente, pra que durar tanto?

    As fabricantes fazem produtos APENAS e UNICAMENTE para seu primeiro dono, depois dele, todos os outros nao importam. Nao geram lucro

    Se o teu carro dura 1 milhao de km, parabens, faça uma faixa e saia por ai se achando o fodao. Pq só serve memso pra inflar o proprio ego.

    Vejamos pq:

    Média nacional de km por ano: 10 a 15 mil km

    Vamos entao duplicar isso: 20 a 30 mil km. O que já seria considerado um uso severo. POoucos comprariam um carro com 1 ano de vida com 30 mil km..

    Pra entao estourar o tal motor diesel de 300 mil km, demoraria de 10 a 15 anos... Se alguem em boa sanidade conseguir me provar e convencer que a FORD, GM, MWM, e etc, estao lucrando com o mesmo carro vendido depois do exato momento da primeira venda, eu entrego a minha senha do banco. Se fizer o mesmo 10 ou 15 anos depois... Eu entrego todos meus bens!

    Alguem aqui em funcao normal de sua sanidade continua indo na ccs fazer revisao do carro depois da garantia? Muitos nem na garantia levam. Alguem aqui prefere trocar a confiabilidade do meca de confianca pelos garotos da concessionaria quando o carro ta com problema?

    Entao... Pra que q serve um carro com 1 milhao de km?!

    Vejamos entao um de 300 mil..

    Vamos dizer que demorou 10 anos pra chegar lá (e isso é raro hein! Muito raro!).

    ha 10 anos atras, 2004 , tinhamos o que? Ranger 2.8, S10 2.8 mecanica... L200 2.5 (quadradinha) ... motores abaixo de 140cv (se nao estou enganado, ou pelo menos perto disso).

    Alguma dessas camionetes andam parelho com as atuais? nem com as amaroks e hilux 2.0 2.2 basiconas. Levam pau delas...

    Alguem ai quer ficar rodando 10 anos com essas tartarugas ao inves de rodar com as atuais 3.2 3.0 2.0biturbo?
    Alguma dessas pickups andam na mesma toada (dirigibilidade) das atuais ?

    Andei em algumas frontiers atuais, e sinceramente, andam iguaizinhos carros a gasolina.

    Excetuando quem nao tem $$ pra trocar de carro, quem nao tem $$ pra ter algo melhor, alguem ai prefere andar na l200 quadradinha ao invés da atual l200?

    Alias, tirando a questao acima sobre $$... qtos no forum possuem esses carros (nesses anos ai) simplesmente PQ QUEREM e sao APAIXONADOS por elas e nao sequer cogitam a troca ou melhora das mesmas (como o pessoal que ama a F1000 por exemplo) ?

    Enfim... no final das contas... A menos que vc queira algo nostálgico como as F1000 , d20, etc, esteja disposto a ter o melhor e o pior desses conceitos, ou nao tenha dinheiro pra ter algo melhor e REALMENTE precise de uma camionete a diesel (por questao de torque, brutalidade), PRA QUE QUE isso tem que rodar 1 milhao de km?

    Seria diferente por exemplo, se estivessemos falando na decada de 80, onde um perkins com 10 anos de uso, teria no maximo 2 ou 3 cavalos a menos que um perkins novo... ou um OM seria ABSOLUTAMENTE igual aos OM feitos a 20 anos antes. Ai sim, durar 1 milhao de km seria interessante, afinal, nao teria como justificar a troca. Mas nao eh o caso...

    Enfim, nos states a questao diesel vs otto é completamente diferente do que temos aqui. Embora caminhamos pro mesmo fim, a decisao com o tempo sera apenas entre: qual eu me encaixo melhor? Pq de fato, iremos em pouco tempo ter desempenho e resultado muito parecidos senao iguais entre ambos.

    A diferenca é que atualmente qdo falamos de pick up gasolina no brasil, nos deparamos com motores 4L e nao motores em V, qdo isso comecar a mudar, qro ver neguinho batendo no peito q pick up só presta se for a diesel.

    Lembrando que, a tendencia é o diesel ficar mais caro que a gasolina no posto em menos de 3 anos. Ai meu caro, quero ver ponto de equilibrio ser justificativa.

    Eqto nao chegamos la... sonho com meu diesel

    Ate pq, adoro o diesel

  • #60
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    Citação Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post
    A diferenca é que atualmente qdo falamos de pick up gasolina no brasil, nos deparamos com motores 4L e nao motores em V, qdo isso comecar a mudar, qro ver neguinho batendo no peito q pick up só presta se for a diesel.

    Lembrando que, a tendencia é o diesel ficar mais caro que a gasolina no posto em menos de 3 anos. Ai meu caro, quero ver ponto de equilibrio ser justificativa.

    Eqto nao chegamos la... sonho com meu diesel

    Ate pq, adoro o diesel
    kkkkkk tem mesmo um fundo de verdade no que você disse!

    Agora, se o diesel ficar mais caro que a gasolina, os caminhoneiros fecham as estradas, o preço da passagem aumenta R$ 1,00 (com R$ 0,20 vocês já viram no que deu), sinceramente, acho que o brasil para. Já basta o custo a mais do ARLA que eles estão tendo que arcar. Eu fui proprietário de uma F1000 por 7 anos e abastecendo sempre no mesmo posto. O preço do diesel nesse posto sempre variou no máximo R$ 0,30. Nesse meio tempo a gasolina variou em mais de R$ 2,00! Eu sempre aposto em estabilidade no que se diz respeito ao diesel. Já gasolina e álcool, só Dilma sabe o que vai dar.

    E acho que quando nos depararmos com motores em V a gasolina aqui, provavelmente também nos depararemos com motores em V a diesel. Acho que não mudará muita coisa aqui não.

    Lá nos EUA, realmente, a coisa é completamente diferente. E no exterior em geral, a maioria já está acostumada com veículos a diesel. Ninguém questiona durabilidade, e sim a eficiência, conforto e a real necessidade, exatamente como você disse. Pois, os diesel são mais barulhentos, trepidam mais, fedem e poluem mais. Com a evolução, a aceitação aumentou, pois essas desvantagens foram sendo atenuadas e de quebra, a durabilidade também foi aumentada junto com a eficiência. Mas, a necessidade de se ter um motor desses, que custa bem mais caro que um gasolina deve ser verificada. Se é gosto pessoal, tudo bem, justifica, mas se não é... do que adianta o veículo durar mais do que a própria vida do sujeito, se provavelmente teremos enormes evoluções a cada 5-10 anos? Concordo com você nesse ponto!

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