x
Convex Datacenter
Página 7 de 7 PrimeiroPrimeiro 1234567
Resultados 73 a 82 de 82

Hybrid View

Citação Postado originalmente por ojaneri
    Não, não Bill. É um 3-link mesmo, a mudança pro 4 link é pouca, seria somente que no eixo só existe 3 pontos de fixação (sendo o central em Y ou em V).

Pelo desenho que postei, eu notei que a dianteira esta errada, ela nao pode ser igual a traseira.

Aproveitando, você sabe algum livro interessante (portugues ou ingles) só sobre suspensões que eu possa comprar na Amazon, por exemplo?

Olha as fotos do 3-link Bill, e a diferença pro 4-link como é sutil:
    []s!
    A suspensao dianteira do vitara eh 3-link (2 link + panhard) a traseira eh 4 link .. 4 barras

Livro interessante... eu ja li pelo menos uns 4.. .e agora estou no 5º .... eh esse aqui

[ame]http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/1560915269/qid=1076436559/sr=1-5/ref=sr_1_5/104-1458372-6037559?v=glance&s=books[/ame]

Sao so 922 paginas e ainda sobra uma porrada de duvida...

Abracos

Visitante
    Ae Regis e Bill,

Como eu lhe falei, penso em mudar (isso, se mudar) no futuro, mas aproveito pra estudar o assunto.

Na verdade, não preciso de tanta articulação como o Spider ou o Wrangler do Tannuri, mas gostaria de uma aplicação que me permitisse uma ótima articulação e capacidade de subir mais facilmente quando precisasse (seria só trocar as molas por maiores ,desde que o aumento nao seje tão grande) pelo o que li, além do fato de ter um modelo mais moderno e confortável de suspensão.

Os meus planos na parte suspensão seria a troca dos eixos por de Rural e então refazer toda a suspensão. Mas isso provavelmente só em 2005, ou depois. Isso além de motorização AP 1.8 com caixa de chevette.

Pelo que pesquisei, se eu quisesse trocar o feixe traseiro pelo de CJ, por exemplo, teria que desembolsar R$ 320,00 em cada feixe, ou seja, R$ 640,00. Mais alguma coisa para trocar algumas molas do feixe traseiro (que passaria pra frente) e mais adaptação , etc, dos jumelos. Se eu conseguisse molas nacionais para fazer na suspensão (creio que deva ser possivel que exista molas no tamanho perto do ideal já existentes) creio que gastaria mais uns R$ 400,00 de mao de obra e solda e mais alguma coisa para fabricar os links e terminais e teria a suspensão mais nova, não gastando mais.

Tá certo que mudar o sistema de suspensão tem que ser muito bem pensado e executado, mas se fosse algo interessante, envolvendo algo que eu pudesse ajudar a criar e projetar seria muito satisfatório.

Ah, quanto ao meu desenho, eu ainda teimo que é um 3-link. Talvez meus dotes artisticos paintbrushais sejam ridiculos a ponto de voces fazerem confusão, mas no desenho a suspensão se liga ao eixo por somente 3 pontos, apesar de ter 4 barras, onde as 2 centrais são conectadas antes de se ligarem no eixo.

[]s!

Não, não Bill. É um 3-link mesmo, a mudança pro 4 link é pouca, seria somente que no eixo só existe 3 pontos de fixação (sendo o central em Y ou em V).

[]s!

Tá bão então. Se você quer insistir em chamar um 4-link de 3-link, fique a vontade. Só que vai gerar uma puta confusão...........

Visitante
    Citação Postado originalmente por billj

[]s!

Tá bão então. Se você quer insistir em chamar um 4-link de 3-link, fique a vontade. Só que vai gerar uma puta confusão...........
    Bah, falei besteira mesmo. Era pra ter feito traseira 4-link e dianteira 3-link, como nas fotos do Tracker da Calmini. Mal tio Bill

BTW, a suspensão do Samurai helicoidal e Jimny são 2-link?

[]s!

Bah, falei besteira mesmo. Era pra ter feito traseira 4-link e dianteira 3-link, como nas fotos do Tracker da Calmini. Mal tio Bill

BTW, a suspensão do Samurai helicoidal e Jimny são 2-link?

[]s!

Então tá, cê acordou finalmente.......... :P

Bão os nomes realmente geram confusão. O tal chamado "2-link com panhard" do Samuca coily e Jimny é na verdade um 3-link, pois a panhard é um link também. Ou seja, quando alguém fala "com panhard", pode acresecentar mais um link ao nome do conjunto........

O que estou fazendo no Spider é um 4-link triangulado. Por ter esta triangulação em 2 dos links, não é necessário uma panhard para resistir forças laterais. Se a suspensão for projetada com todos os links paralelos quando visto de cima, então teria que ter uma panhard também, então seria um 5-link.........

Sacou?!?!?

Ae Regis e Bill,

Se eu conseguisse molas nacionais para fazer na suspensão (creio que deva ser possivel que exista molas no tamanho perto do ideal já existentes) creio que gastaria mais uns R$ 400,00 de mao de obra e solda e mais alguma coisa para fabricar os links e terminais e teria a suspensão mais nova, não gastando mais.
    Pode sonhar que pra isso nao paga neh

Presta atencao na mola traseira que ta comprimida na foto do vitara da calmini, e me fala se isso nao faz "mal" pra ela 8)

Agora acrescenta no seu projeto tudo o que tem que fazer pra montar a suspensao.. links, buchas, suportes, etc.... e mais um detalhezinho pra segurar as molas de forma decente..... amortecedores coilover... de preferencia dual ou triple rate

Entendeu quanto vai custar a brincadeira agora?

Agora... se vc quer ter pouco curso de suspensao ... pega a original de um samuca helicoidal e enfia la.. ... assim vc vai poder pular dunas com conforto

Lembre-se que nao existe almoco gratis.... se vc fizer algo pra pular dunas,.. nao vai ser bom pra trilhas... da mesma maneira que uma suspensao pra trilha nao vai ser boa para conforto e nem para velocidade

Abracos

Olá Pessoal!!!

Vcs estão discutindo sobre esses tipos de suspensão, eu gostaria de pedir que vcs me ajudassem a entender melhor.

1 SPOA / SPUA: o que muda é só a posição do eixo, né?
    2 3-link, 4link, etc. Essas suspensões são para o pessoal que quer um tremendo curso para vencer aqueles obstáculos como pedras altas, etc. Para trilhas é útil tb? Em qual sentido?
    3 Hoje eu vi um TJ com um conjunto de suspensão desses tipos (não sei identificar qual era) e ele andando parecia um landau hehehe balançava até ... Isso é normal?

Eu não tenho desejo em montar uma suspensão desse tipo na minha viatura, mas se vcs pudessem dar uma luz nessas minhas dúvidas eu ficaria agradecido 8)

[s] enduvidados,

Campa.

PS: o que significa BTW?

Citação Postado originalmente por Campa
    1 SPOA / SPUA: o que muda é só a posição do eixo, né?
    Sim, apenas a posição dos eixos. Porém, tem que mudar um monte de outras coisa por consequência......

2 3-link, 4link, etc. Essas suspensões são para o pessoal que quer um tremendo curso para vencer aqueles obstáculos como pedras altas, etc. Para trilhas é útil tb? Em qual sentido?
    É útil para os mesmos motivos........

3 Hoje eu vi um TJ com um conjunto de suspensão desses tipos (não sei identificar qual era) e ele andando parecia um landau hehehe balançava até ... Isso é normal?
    Sim, pode ser normal, mas tudo depende do projeto.

Eu não tenho desejo em montar uma suspensão desse tipo na minha viatura, mas se vcs pudessem dar uma luz nessas minhas dúvidas eu ficaria agradecido 8)
    Como já falei muitas vezes, o projeto e instalação de uma suspensão link não é para o amador, é muito, muito complicado desenhar uma dessas que funciona corretamente. Há inúmeros fatores a serem consideados e se errar, acaba tendo um JR da vida debaixo do jipe. Estudei muita coisa antes e durante a montagem e fiz tudo bem devagarinho (03 anos), então a minha primeira tentativa, um 3-link (2-link com panhard) ficou até muito boa.
    8)

Porém, para uso em trial, gostaria de ter algo que comportasse melhor em alguns aspectos, particularmente referente o "anti-squat". Na altura que tenho regulado a suspensão, a bunda do carro está com anti-squat ecessivo para acelerações fortes, tendendo a pular. Se eu abaixar o carro, os pneus pegam......

Por isso estou partindo para um 4-link........

PS: o que significa BTW?
    By the way......... Em tempo...........

Abraços,

Valeu Bill!!

Talvez num médio prazo eu me aventure a mudar mais coisas no meu jeep, mas por hora acredito ser prudente ir em trilhas leves. Eu preciso conhecer meus limites e tb aprender a dirigir em trilha.

Obrigado pela atenção!!

[s] mais esclarecidos

Campa.

Esta é a minha primeira mensagem neste forum!
    Sou do outro lado do Atlantico, de Portugal.
    Em primeiro lugar quero dar os meus parabéns a todos os membros (em especial ao billj) do fórum pelo excelente trabalho realizado a todos os niveis.
    Tem sido com muito gosto que tenho visto o que se faz a nivel de alteracoes para offroad ai no Brasil, Portugal ainda está muito longe de atingir o vosso nivel!
    Gostava de saber se alguem tem desenhos em CAD da geometria 4-link aplicada no Suzuki Samurai.
    Desde já agradeco

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem