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  • #1
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    E se em 2014 o S1800 e S500 pararem de ser oferecidos, os carros "velhos" é que se f*d@m?!?!
    Pq já tá meio que comprovado que os carros com B.I rotativa precisam desses Diesel "enxofrados"...então como fica isso?!
    Enquanto isso eu voltando de viagem semana passada tava reparando nas lavouras de soja...como isso destrói o meio ambiente hein...
    Kilometro e Kilometros sem ver 1 árvore em pé...isso pode!!
    EX - L200 Outdoor HPE 2010 M/T powered by UNICHIP
    EX(graças a Deus)- S10 Tornado 2010 2.8 4x4
    EX - L200´s GLS 2001 e 2003

  • #2
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Quando acabar o S500 quem se vai se fu... vai ser o próprio meio-ambiente, porque aqueles que tem um pouco de conhecimento de mecânica vão adicionar óleo lubrificante no tanque de diesel para preservar a boa e velha BI rotativa mecânica. Os que não têm esse conhecimento serão orientados pelo bombista quando tiverem que recuperar a BI desgastada. Taí uma boa oportunidade de negócio para daquí a uns 2 anos: vender peças para bombas injetoras.

    Citação Postado originalmente por Junior-L200Power Ver Post
    E se em 2014 o S1800 e S500 pararem de ser oferecidos, os carros "velhos" é que se f*d@m?!?!
    Pq já tá meio que comprovado que os carros com B.I rotativa precisam desses Diesel "enxofrados"...então como fica isso?!
    Enquanto isso eu voltando de viagem semana passada tava reparando nas lavouras de soja...como isso destrói o meio ambiente hein...
    Kilometro e Kilometros sem ver 1 árvore em pé...isso pode!!

  • #3
    Usuário Avatar de GSilveira
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Quando acabar o S500 quem se vai se fu... vai ser o próprio meio-ambiente, porque aqueles que tem um pouco de conhecimento de mecânica vão adicionar óleo lubrificante no tanque de diesel para preservar a boa e velha BI rotativa mecânica. Os que não têm esse conhecimento serão orientados pelo bombista quando tiverem que recuperar a BI desgastada. Taí uma boa oportunidade de negócio para daquí a uns 2 anos: vender peças para bombas injetoras.
    kkkkk
    Esse lance de adicionar óleo lubrificante na bomba injetora funciona mesmo?
    Nao há nenhum risco de danificar outras coisas?
    Qual proporção oleo lubrificante x oleo diesel??

  • #4
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Citação Postado originalmente por GSilveira Ver Post
    kkkkk
    Esse lance de adicionar óleo lubrificante na bomba injetora funciona mesmo?
    Nao há nenhum risco de danificar outras coisas?
    Qual proporção oleo lubrificante x oleo diesel??
    Adicionar óleo lubrificante no tanque faz lubrificar levemente todas as peças por onde passa o combustível, inclusive a BI, que tem muitas peças móveis atritando mergulhadas no diesel.
    Tanto é verdade que os motores 2 tempos (motos e popa) eram lubrificados exclusivamente pelo óleo misturado no combustível em proporções que variavam de 2 a 4%. Nesses motores não havia óleo no carter, pois a mistura ar-combustível (e óleo 2T) era aspirada pela parte baixa do pistão antes de subir para o cilindro (através da janela de transferencia) e o óleo presente na mistura era suficiente para manter o virabrequim, biela e pistão (únicas peças móveis desses motores) girando a rotações altíssimas sem problemas.
    Considerando que a necessidade deve ser menor que nos motores 2T, ja que a gasolina certamente afetava o poder de lubrificação, acredito que 1% seja mais que suficiente, o que equivale a 1 litro por tanque.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Adicionar óleo lubrificante no tanque faz lubrificar levemente todas as peças por onde passa o combustível, inclusive a BI, que tem muitas peças móveis atritando mergulhadas no diesel.
    Tanto é verdade que os motores 2 tempos (motos e popa) eram lubrificados exclusivamente pelo óleo misturado no combustível em proporções que variavam de 2 a 4%. Nesses motores não havia óleo no carter, pois a mistura ar-combustível (e óleo 2T) era aspirada pela parte baixa do pistão antes de subir para o cilindro (através da janela de transferencia) e o óleo presente na mistura era suficiente para manter o virabrequim, biela e pistão (únicas peças móveis desses motores) girando a rotações altíssimas sem problemas.
    Considerando que a necessidade deve ser menor que nos motores 2T, ja que a gasolina certamente afetava o poder de lubrificação, acredito que 1% seja mais que suficiente, o que equivale a 1 litro por tanque.
    Obrigado Walter!
    Tinha me esquecido mesmo dos motores 2 tempos, hoje se não me engano proibidos de fabricação aqui no Brasil....
    As vezes da saudade do som deste motor nas corridas de motocross.... rs

  • #6
    Usuário Avatar de André-4WD
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    Salve..
    Hoje estava lendo o manual da Hilux Japa, motor 3L(1995)e quando menciona o tipo de diesel a ser utilizado, fala o seguinte:
    "Motor diesel - Diesel com cetano número 50 (indice de 45 cetanos ou maior)."

    Só que olhando as informações no site da BR, fala que o S50 Podium tem 51 cetanos, o S50 tem 46 cetanos e o diesel comum da BR tem 42 cetanos.
    Voltando ao manual da Hilux, fala que "se utilizar um combustivel com cetano menor ao especificado, causara deformações. Se forem muitas, produzirão danos no motor".

    Bom, e agora?? Não sei mais qual diesel usar.. se usar o com maior enxofre, ele é de menor cetanos, e tb vai causar problemas...

    Estou muito confuso com tudo isso..
    Abraço
    andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #7
    Usuário Avatar de GSilveira
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    Citação Postado originalmente por André-4WD Ver Post
    Salve..
    Hoje estava lendo o manual da Hilux Japa, motor 3L(1995)e quando menciona o tipo de diesel a ser utilizado, fala o seguinte:
    "Motor diesel - Diesel com cetano número 50 (indice de 45 cetanos ou maior)."

    Só que olhando as informações no site da BR, fala que o S50 Podium tem 51 cetanos, o S50 tem 46 cetanos e o diesel comum da BR tem 42 cetanos.
    Voltando ao manual da Hilux, fala que "se utilizar um combustivel com cetano menor ao especificado, causara deformações. Se forem muitas, produzirão danos no motor".

    Bom, e agora?? Não sei mais qual diesel usar.. se usar o com maior enxofre, ele é de menor cetanos, e tb vai causar problemas...

    Estou muito confuso com tudo isso..
    Abraço
    andre
    André, dificil mesmo achar a resposta pra esse caso.

    Eu acho que vc poderia continuar utilizando o diesel comum (s-500), porque era o diesel que provavelmente era utilizado na sua viatura durante o seu tempo de uso e pelo visto não causou problema algum....

    Algumas coisas que vem escritas no manual em alguns casos não devem ser levados em conta...as vezes acabam até nos confundindo mais....

    Por exemplo:
    Eu tenho um carro que no manual dele diz que o óleo de motor que deve ser utilizado é o óleo com especificação 5w-40 semi-sintético ou sintético. Porém como hoje o carro se encontra com mais de 100 mil km rodados, meu mecanico de confiança aconselhou-me a colocar o óleo com especificação 20w-50 na finalidade de melhorar a lubrificação do motor já que o mesmo já está um pouco desgastado devido a quilometragem... Essa observação bastante lógica no meu ponto de vista nem sequer aparecia no manual do veículo....

  • #8
    Usuário Avatar de Desnickadu
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    Citação Postado originalmente por GSilveira Ver Post
    Eu tenho um carro que no manual dele diz que o óleo de motor que deve ser utilizado é o óleo com especificação 5w-40 semi-sintético ou sintético. Porém como hoje o carro se encontra com mais de 100 mil km rodados, meu mecanico de confiança aconselhou-me a colocar o óleo com especificação 20w-50 na finalidade de melhorar a lubrificação do motor já que o mesmo já está um pouco desgastado devido a quilometragem... Essa observação bastante lógica no meu ponto de vista nem sequer aparecia no manual do veículo....

    Esse procedimento de troca de viscosidade de óleo é feito em motores antigos que tinham as folgas nas partes moveis maiores que hoje em dia.
    Um motor moderno não precisa dessa mudança na viscosidade do óleo, ela só é necessaria caso vc pretenda "esticar" a vida útil do motor além do ponto de retifica, que é quando ele começa a queimar óleo. Então vc coloca um óleo mais grosso para parar de queimar e seguir a vida. Essa mudança hoje faz que com vc perca lubrificação na parte superior do motor e force a bomba de óleo, além de consumir mais combustivel.
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • #9
    Usuário Avatar de GSilveira
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    Citação Postado originalmente por Desnickadu Ver Post
    Esse procedimento de troca de viscosidade de óleo é feito em motores antigos que tinham as folgas nas partes moveis maiores que hoje em dia.
    Um motor moderno não precisa dessa mudança na viscosidade do óleo, ela só é necessaria caso vc pretenda "esticar" a vida útil do motor além do ponto de retifica, que é quando ele começa a queimar óleo. Então vc coloca um óleo mais grosso para parar de queimar e seguir a vida. Essa mudança hoje faz que com vc perca lubrificação na parte superior do motor e force a bomba de óleo, além de consumir mais combustivel.
    Isso serve para qualquer motor, diesel e gasolina?
    A partir de que ano mais ou menos relativos a fabricação do motor não se aconselha mais a fazer isso?

  • #10
    Usuário Avatar de André-4WD
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    Salve..
    Hoje estava lendo o manual da Hilux Japa, motor 3L(1995)e quando menciona o tipo de diesel a ser utilizado, fala o seguinte:
    "Motor diesel - Diesel com cetano número 50 (indice de 45 cetanos ou maior)."

    Só que olhando as informações no site da BR, fala que o S50 Podium tem 51 cetanos, o S50 tem 46 cetanos e o diesel comum da BR tem 42 cetanos.
    Voltando ao manual da Hilux, fala que "se utilizar um combustivel com cetano menor ao especificado, causara deformações. Se forem muitas, produzirão danos no motor".

    Bom, e agora?? Não sei mais qual diesel usar.. se usar o com maior enxofre, ele é de menor cetanos, e tb vai causar problemas...

    Estou muito confuso com tudo isso..
    Abraço
    andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #11
    Usuário Avatar de Bira IJC
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    15/02/2009
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    Discussão interessante.

    Li este e os outros tópicos sobre o uso do S50 e deixo aqui alguns comentários de quem ficou inquieto ao ler tantas percepções diferentes sobre o assunto e agora também com uma "pulga-atrás-da-orelha" em relação ao uso do S50.

    O motor do meu carro é o toyota 1-HZ, 6 cil. diesel, aspirado, bomba injetora, e quase 300 mil Km rodados.
    Comecei a usar o S50 faz uns 5 meses, misturando ou intercalando os abastecimentos com o diesel "comum".
    Atualmente abasteço preferencialmente com o S50. Pois bem:

    1. Fazendo coro com a maioria, a diferença na fumaça é notável, mesmo naquelas reduções em subida, quase não se vê pelo retrovisor.

    2. Da mesma forma que alguns já observaram, tb notei que o castanhado do motor diminuiu em médias p/altas rotações; já em relação a sentir o motor mais solto, não percebi diferença;

    3. Não senti melhora no desempenho que eu possa atribuir exclusivamente ao uso do S50. Eu começei a usá-lo o logo após uma revisão onde troquei todos os filtros (ar, combustível e óleo). Portanto, eu entendo que o resultado positivo foi uma conjugação de fatores que vai para além do abastecimento com um diesel "mais puro e de melhor qualidade" (e psicologicamente acabamos "sugestionados" a perceber sutis melhoras).

    4. O consumo da viatura piorou ao invés de melhorar nesta última viagem que fiz. Ainda não calculei exatamente, mas estimo que tenha piorado em até 1km/L (> 10%), sendo que o último tanque eu usei o evolux Shell.
    Li que a maioria notou diminuição do consumo como benefício, mas uns poucos afirmaram AUMENTO no consumo com o uso do S50.
    Mais uma vez, acredito que no meu caso houve uma conjugação de fatores, pois usei um jogo de pneus de maior diâmetro e fiz uma média de velocidade mais alta do que costumo fazer, tornando meio furada a comparação com a situação anterior. Porém, neste ponto a "intuição" tá dizendo prá ficar mais atento nos próximos abastecimentos.

    5. Me preocupou a questão levantada sobre o poder de lubricidade do S50 em relação ao comum nos componentes da BI. Agora vai um achismo: Independente de motor novo ou antigo, não acredito que a petrobrás tenha retirado um componente com essa função na formulação e não tenha compensado de outra forma. Li em alguma resposta que a adição de 5% Biodiesel cumpriria com esse papel de manutenção da ação lubrificante. Isso soa mais coerente do que termos que adotar medidas corretivas como o uso de aditivos e/ou óleo 40 num cenário próximo onde só haverá disponível diesel com pouquíssimo enxofre. Creio que a questão levantada do armazenamento e da perecibilidade maior do S50 seja mais determinante do que o malefício da retirada pura e simples do enxofre da composição.
    No mais, cada vez mais interessado e aguardando o desenvolvimento destas discussões,

    Abraços,
    Bira.
    4X4 Brasil

  • #12
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    29/09/2009
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    Sou cliente Mit, desde 2000, atualmente tenho uma L-200 sport 2005; Estou tentando um contato com a famigerada fábrica e quando acesso o site, eles exigem cadastro com nº CPF de forma totalmente insegura na página MIT, expondo seus clientes a risco sendo que esgotei a paciência de tanto reclamar p/ a correção; a intenção do contato é saber qual o sistema EGR ou SCR ou outro qualquer que integra o motor 4D56 ; por favor se alguém souber agradeço a informação pois contato com a Mitsubishi, desisti;

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