Olhaíi....parece piada!!
O negócio é aguardar mesmo pra ver como vai ser essa história do s-50...
:?
Versão Imprimível
E se em 2014 o S1800 e S500 pararem de ser oferecidos, os carros "velhos" é que se f*d@m?!?!
Pq já tá meio que comprovado que os carros com B.I rotativa precisam desses Diesel "enxofrados"...então como fica isso?!
Enquanto isso eu voltando de viagem semana passada tava reparando nas lavouras de soja...como isso destrói o meio ambiente hein...
Kilometro e Kilometros sem ver 1 árvore em pé...isso pode!!
Quando acabar o S500 quem se vai se fu... vai ser o próprio meio-ambiente, porque aqueles que tem um pouco de conhecimento de mecânica vão adicionar óleo lubrificante no tanque de diesel para preservar a boa e velha BI rotativa mecânica. Os que não têm esse conhecimento serão orientados pelo bombista quando tiverem que recuperar a BI desgastada. Taí uma boa oportunidade de negócio para daquí a uns 2 anos: vender peças para bombas injetoras.
Salve..
Hoje estava lendo o manual da Hilux Japa, motor 3L(1995)e quando menciona o tipo de diesel a ser utilizado, fala o seguinte:
"Motor diesel - Diesel com cetano número 50 (indice de 45 cetanos ou maior)."
Só que olhando as informações no site da BR, fala que o S50 Podium tem 51 cetanos, o S50 tem 46 cetanos e o diesel comum da BR tem 42 cetanos.
Voltando ao manual da Hilux, fala que "se utilizar um combustivel com cetano menor ao especificado, causara deformações. Se forem muitas, produzirão danos no motor".
Bom, e agora?? Não sei mais qual diesel usar.. se usar o com maior enxofre, ele é de menor cetanos, e tb vai causar problemas...
Estou muito confuso com tudo isso..
Abraço
andre
Salve..
Hoje estava lendo o manual da Hilux Japa, motor 3L(1995)e quando menciona o tipo de diesel a ser utilizado, fala o seguinte:
"Motor diesel - Diesel com cetano número 50 (indice de 45 cetanos ou maior)."
Só que olhando as informações no site da BR, fala que o S50 Podium tem 51 cetanos, o S50 tem 46 cetanos e o diesel comum da BR tem 42 cetanos.
Voltando ao manual da Hilux, fala que "se utilizar um combustivel com cetano menor ao especificado, causara deformações. Se forem muitas, produzirão danos no motor".
Bom, e agora?? Não sei mais qual diesel usar.. se usar o com maior enxofre, ele é de menor cetanos, e tb vai causar problemas...
Estou muito confuso com tudo isso..
Abraço
andre
Adicionar óleo lubrificante no tanque faz lubrificar levemente todas as peças por onde passa o combustível, inclusive a BI, que tem muitas peças móveis atritando mergulhadas no diesel.
Tanto é verdade que os motores 2 tempos (motos e popa) eram lubrificados exclusivamente pelo óleo misturado no combustível em proporções que variavam de 2 a 4%. Nesses motores não havia óleo no carter, pois a mistura ar-combustível (e óleo 2T) era aspirada pela parte baixa do pistão antes de subir para o cilindro (através da janela de transferencia) e o óleo presente na mistura era suficiente para manter o virabrequim, biela e pistão (únicas peças móveis desses motores) girando a rotações altíssimas sem problemas.
Considerando que a necessidade deve ser menor que nos motores 2T, ja que a gasolina certamente afetava o poder de lubrificação, acredito que 1% seja mais que suficiente, o que equivale a 1 litro por tanque.
Discussão interessante. :palmas:
Li este e os outros tópicos sobre o uso do S50 e deixo aqui alguns comentários de quem ficou inquieto ao ler tantas percepções diferentes sobre o assunto e agora também com uma "pulga-atrás-da-orelha" em relação ao uso do S50.
O motor do meu carro é o toyota 1-HZ, 6 cil. diesel, aspirado, bomba injetora, e quase 300 mil Km rodados.
Comecei a usar o S50 faz uns 5 meses, misturando ou intercalando os abastecimentos com o diesel "comum".
Atualmente abasteço preferencialmente com o S50. Pois bem:
1. Fazendo coro com a maioria, a diferença na fumaça é notável, mesmo naquelas reduções em subida, quase não se vê pelo retrovisor.
2. Da mesma forma que alguns já observaram, tb notei que o castanhado do motor diminuiu em médias p/altas rotações; já em relação a sentir o motor mais solto, não percebi diferença;
3. Não senti melhora no desempenho que eu possa atribuir exclusivamente ao uso do S50. Eu começei a usá-lo o logo após uma revisão onde troquei todos os filtros (ar, combustível e óleo). Portanto, eu entendo que o resultado positivo foi uma conjugação de fatores que vai para além do abastecimento com um diesel "mais puro e de melhor qualidade" (e psicologicamente acabamos "sugestionados" a perceber sutis melhoras).
4. O consumo da viatura piorou ao invés de melhorar nesta última viagem que fiz. Ainda não calculei exatamente, mas estimo que tenha piorado em até 1km/L (> 10%), sendo que o último tanque eu usei o evolux Shell.
Li que a maioria notou diminuição do consumo como benefício, mas uns poucos afirmaram AUMENTO no consumo com o uso do S50.
Mais uma vez, acredito que no meu caso houve uma conjugação de fatores, pois usei um jogo de pneus de maior diâmetro e fiz uma média de velocidade mais alta do que costumo fazer, tornando meio furada a comparação com a situação anterior. Porém, neste ponto a "intuição" tá dizendo prá ficar mais atento nos próximos abastecimentos.
5. Me preocupou a questão levantada sobre o poder de lubricidade do S50 em relação ao comum nos componentes da BI. Agora vai um achismo: Independente de motor novo ou antigo, não acredito que a petrobrás tenha retirado um componente com essa função na formulação e não tenha compensado de outra forma. Li em alguma resposta que a adição de 5% Biodiesel cumpriria com esse papel de manutenção da ação lubrificante. Isso soa mais coerente do que termos que adotar medidas corretivas como o uso de aditivos e/ou óleo 40 num cenário próximo onde só haverá disponível diesel com pouquíssimo enxofre. Creio que a questão levantada do armazenamento e da perecibilidade maior do S50 seja mais determinante do que o malefício da retirada pura e simples do enxofre da composição.
No mais, cada vez mais interessado e aguardando o desenvolvimento destas discussões,:pipoca:
Abraços,
Bira.
Sou cliente Mit, desde 2000, atualmente tenho uma L-200 sport 2005; Estou tentando um contato com a famigerada fábrica e quando acesso o site, eles exigem cadastro com nº CPF de forma totalmente insegura na página MIT, expondo seus clientes a risco sendo que esgotei a paciência de tanto reclamar p/ a correção; a intenção do contato é saber qual o sistema EGR ou SCR ou outro qualquer que integra o motor 4D56 ; por favor se alguém souber agradeço a informação pois contato com a Mitsubishi, desisti;
SCR com certeza não é.
A utilização de sistemas EGR/SCR tornou-se obrigatória a partir de 2012, mas sei que tem alguns modelos anteriores da Mit que já contavam com EGR. Melhor pesquisar no sub-forum da Mit.