Powered by vBulletin

O Diesel S-50 pode ser utilizado em motores diesel mais antigos???

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234
  • 17/01/2013, 15:38
    GSilveira
    Citação:

Postado originalmente por André-4WD Ver Post
    Salve..
    Hoje estava lendo o manual da Hilux Japa, motor 3L(1995)e quando menciona o tipo de diesel a ser utilizado, fala o seguinte:
    "Motor diesel - Diesel com cetano número 50 (indice de 45 cetanos ou maior)."

Só que olhando as informações no site da BR, fala que o S50 Podium tem 51 cetanos, o S50 tem 46 cetanos e o diesel comum da BR tem 42 cetanos.
    Voltando ao manual da Hilux, fala que "se utilizar um combustivel com cetano menor ao especificado, causara deformações. Se forem muitas, produzirão danos no motor".

Bom, e agora?? Não sei mais qual diesel usar.. se usar o com maior enxofre, ele é de menor cetanos, e tb vai causar problemas...

Estou muito confuso com tudo isso..
    Abraço
    andre

André, dificil mesmo achar a resposta pra esse caso.

Eu acho que vc poderia continuar utilizando o diesel comum (s-500), porque era o diesel que provavelmente era utilizado na sua viatura durante o seu tempo de uso e pelo visto não causou problema algum....

Algumas coisas que vem escritas no manual em alguns casos não devem ser levados em conta...as vezes acabam até nos confundindo mais....

Por exemplo:
    Eu tenho um carro que no manual dele diz que o óleo de motor que deve ser utilizado é o óleo com especificação 5w-40 semi-sintético ou sintético. Porém como hoje o carro se encontra com mais de 100 mil km rodados, meu mecanico de confiança aconselhou-me a colocar o óleo com especificação 20w-50 na finalidade de melhorar a lubrificação do motor já que o mesmo já está um pouco desgastado devido a quilometragem... Essa observação bastante lógica no meu ponto de vista nem sequer aparecia no manual do veículo....
  • 17/01/2013, 15:55
    Desnickadu
    Citação:

Postado originalmente por GSilveira Ver Post
    Eu tenho um carro que no manual dele diz que o óleo de motor que deve ser utilizado é o óleo com especificação 5w-40 semi-sintético ou sintético. Porém como hoje o carro se encontra com mais de 100 mil km rodados, meu mecanico de confiança aconselhou-me a colocar o óleo com especificação 20w-50 na finalidade de melhorar a lubrificação do motor já que o mesmo já está um pouco desgastado devido a quilometragem... Essa observação bastante lógica no meu ponto de vista nem sequer aparecia no manual do veículo....

Esse procedimento de troca de viscosidade de óleo é feito em motores antigos que tinham as folgas nas partes moveis maiores que hoje em dia.
    Um motor moderno não precisa dessa mudança na viscosidade do óleo, ela só é necessaria caso vc pretenda "esticar" a vida útil do motor além do ponto de retifica, que é quando ele começa a queimar óleo. Então vc coloca um óleo mais grosso para parar de queimar e seguir a vida. Essa mudança hoje faz que com vc perca lubrificação na parte superior do motor e force a bomba de óleo, além de consumir mais combustivel.
  • 19/01/2013, 10:32
    GSilveira
    Citação:

Postado originalmente por Desnickadu Ver Post
    Esse procedimento de troca de viscosidade de óleo é feito em motores antigos que tinham as folgas nas partes moveis maiores que hoje em dia.
    Um motor moderno não precisa dessa mudança na viscosidade do óleo, ela só é necessaria caso vc pretenda "esticar" a vida útil do motor além do ponto de retifica, que é quando ele começa a queimar óleo. Então vc coloca um óleo mais grosso para parar de queimar e seguir a vida. Essa mudança hoje faz que com vc perca lubrificação na parte superior do motor e force a bomba de óleo, além de consumir mais combustivel.

Isso serve para qualquer motor, diesel e gasolina?
    A partir de que ano mais ou menos relativos a fabricação do motor não se aconselha mais a fazer isso?
  • 19/01/2013, 13:18
    Desnickadu
    desde que o manual do motor peça um óleo de grade 15W40 ou menor. Isso acontece mais ou menos no fim dos anos 90, inicio dos 2000.

Tanto faz o combustivel, o que importa é a idade do projeto do motor. As folgas eram grandes porque não existiam maquinas capazes de fazer peças com tolerancias menores.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 02:11.