x
Convex Datacenter
Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234
Resultados 37 a 40 de 40
    Usuário Avatar de GSilveira
    Entrada
    02/10/2010
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por André-4WD Ver Post
    Salve..
    Hoje estava lendo o manual da Hilux Japa, motor 3L(1995)e quando menciona o tipo de diesel a ser utilizado, fala o seguinte:
    "Motor diesel - Diesel com cetano número 50 (indice de 45 cetanos ou maior)."

Só que olhando as informações no site da BR, fala que o S50 Podium tem 51 cetanos, o S50 tem 46 cetanos e o diesel comum da BR tem 42 cetanos.
    Voltando ao manual da Hilux, fala que "se utilizar um combustivel com cetano menor ao especificado, causara deformações. Se forem muitas, produzirão danos no motor".

Bom, e agora?? Não sei mais qual diesel usar.. se usar o com maior enxofre, ele é de menor cetanos, e tb vai causar problemas...

Estou muito confuso com tudo isso..
    Abraço
    andre
    André, dificil mesmo achar a resposta pra esse caso.

Eu acho que vc poderia continuar utilizando o diesel comum (s-500), porque era o diesel que provavelmente era utilizado na sua viatura durante o seu tempo de uso e pelo visto não causou problema algum....

Algumas coisas que vem escritas no manual em alguns casos não devem ser levados em conta...as vezes acabam até nos confundindo mais....

Por exemplo:
    Eu tenho um carro que no manual dele diz que o óleo de motor que deve ser utilizado é o óleo com especificação 5w-40 semi-sintético ou sintético. Porém como hoje o carro se encontra com mais de 100 mil km rodados, meu mecanico de confiança aconselhou-me a colocar o óleo com especificação 20w-50 na finalidade de melhorar a lubrificação do motor já que o mesmo já está um pouco desgastado devido a quilometragem... Essa observação bastante lógica no meu ponto de vista nem sequer aparecia no manual do veículo....

Usuário Avatar de Desnickadu
    Entrada
    13/12/2010
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Citação Postado originalmente por GSilveira Ver Post
    Eu tenho um carro que no manual dele diz que o óleo de motor que deve ser utilizado é o óleo com especificação 5w-40 semi-sintético ou sintético. Porém como hoje o carro se encontra com mais de 100 mil km rodados, meu mecanico de confiança aconselhou-me a colocar o óleo com especificação 20w-50 na finalidade de melhorar a lubrificação do motor já que o mesmo já está um pouco desgastado devido a quilometragem... Essa observação bastante lógica no meu ponto de vista nem sequer aparecia no manual do veículo....

Esse procedimento de troca de viscosidade de óleo é feito em motores antigos que tinham as folgas nas partes moveis maiores que hoje em dia.
    Um motor moderno não precisa dessa mudança na viscosidade do óleo, ela só é necessaria caso vc pretenda "esticar" a vida útil do motor além do ponto de retifica, que é quando ele começa a queimar óleo. Então vc coloca um óleo mais grosso para parar de queimar e seguir a vida. Essa mudança hoje faz que com vc perca lubrificação na parte superior do motor e force a bomba de óleo, além de consumir mais combustivel.
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

Usuário Avatar de GSilveira
    Entrada
    02/10/2010
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Citação Postado originalmente por Desnickadu Ver Post
    Esse procedimento de troca de viscosidade de óleo é feito em motores antigos que tinham as folgas nas partes moveis maiores que hoje em dia.
    Um motor moderno não precisa dessa mudança na viscosidade do óleo, ela só é necessaria caso vc pretenda "esticar" a vida útil do motor além do ponto de retifica, que é quando ele começa a queimar óleo. Então vc coloca um óleo mais grosso para parar de queimar e seguir a vida. Essa mudança hoje faz que com vc perca lubrificação na parte superior do motor e force a bomba de óleo, além de consumir mais combustivel.
    Isso serve para qualquer motor, diesel e gasolina?
    A partir de que ano mais ou menos relativos a fabricação do motor não se aconselha mais a fazer isso?

Usuário Avatar de Desnickadu
    Entrada
    13/12/2010
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    desde que o manual do motor peça um óleo de grade 15W40 ou menor. Isso acontece mais ou menos no fim dos anos 90, inicio dos 2000.

Tanto faz o combustivel, o que importa é a idade do projeto do motor. As folgas eram grandes porque não existiam maquinas capazes de fazer peças com tolerancias menores.
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Motores Diesel Downsizing ou Motores Diesel Menores
      Por Anthoniusnikos no fórum Ford
      Respostas: 20
      Última resposta: 05/10/2013, 21:40
    2. Respostas: 8
      Última resposta: 05/10/2012, 16:16
    3. Inspeção Veicular Diesel - Dúvidas no NBR 13037 utilizado
      Por tom_shen no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 18
      Última resposta: 24/08/2010, 13:26
    4. DÍESEL : um sonho que não pode mais ser realizado