x
Convex Datacenter
Página 1 de 9 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 107

Tópico: Toyota HZJ-80

  • #1
    Usuário Avatar de Bira IJC
    Entrada
    15/02/2009
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    48
    Posts
    347
    Agradecimentos: 2

    Arrow Toyota HZJ-80




    Prezados,
    Aconteceu comigo tb!

    Não é que a famigerada "mosca branca de olhos azuis" um dia pousou na ponta do meu nariz???

    Estava eu sossegado no meu canto, olhando de vez em quando os classificados procurando alguma boa SW4 japa, quando numa manhã de segunda feira um amigo me liga no trabalho dizendo que tinha conversado na padaria com um senhor que saiu de uma Toyotão "diferente", e que estava com um VENDE-SE no vidro. Ele imediatamente achou que iria me interessar......

    Algumas noites depois, sem dormir direito, muitas contas, conversas domésticas, Gooooogle, medições da garagem e telefonemas, mal pude acreditar qdo finalmente chegou o dia de ver o carro.
    Não dá para descrever a sensação de estar diante de algo raro, especial, estranho - o elo perdido entre o landau, uma perua escolar e uma bandeirante em carne e osso!!!! ou melhor... em lataria e chassi.
    A tal mosca branca de que falo (e ela é branca, literalmente) é nada mais nada menos do que um Toyota Land Cruiser 80!!! Simplesmente A LENDA!!!!!! A plataforma dos sonhos para longas viagens com potencial para se transformar num verdadeiro "overlander". Carro mundial, confiabilidade Toyota... Um "sleeper" dos 4x4, SUV por cima/tanque de guerra por baixo .

    Certa vez vi alguém falando que "as pessoas não sabem o que realmente querem até serem apresentadas a ela (a coisa)". Acredito que isso tem um pouco de verdade. Experiência própria, nunca sequer ousei sonhar com uma LC 80 - de fato, pouquíssimas vieram parar no Brasil muitos anos atrás. Em 1993, certamente não era carro para pobres mortais como eu...

    Mas voltando àquele dia... papo vai, papo vem...as perguntas de sempre, as respostas de sempre; sentidos aguçados: vira a chave, ouve o motor, olha os vincos da lata, cheira o interior (putz...era carro de fumante) Mas em cada detalhe, fico admirado com as incontáveis horas/cérebro gastas pelos engenheiros nipônicos. Acabamento perfeito. Carro bem conservado. Motor ronca mais áspero do que deveria para um 6 cil... Tudo seco por baixo... olha o chassi... sem sinais de abuso. 17 anos de uso e a sensação que tenho é de que roda, no mínimo, outros 17 só trocando óleo e filtros!
    Motor 1HZ, 6 cil diesel em linha, 4.2L "-Caraaaaca!!! que 14B bombado!"... eixos dianteiros e traseiros parrudos, roda livre manual, molas helicoidais, e o principal: muito, mas muito espaço interno e conforto para por a família na estrada. Olha que nem estou falando de "trio elétrico & cia eletrônica", pois trata-se de um austero exemplar do modelo GX, equipado de fábrica com o que os australianos chamam de poverty pack (pacote pobreza) ou seja, vidro+espelho+trava manuais, bancão 2+1 na frente (êêê bandeirantes!), rodas de caminhão, sem fenders, mas com alguns extras, como forração de couro impecável, snorkel original Toyota, terceira fila de bancos no porta-malas, toca fitas e com um super ar-condicionado.

    Sobre ela rodando...bom, digo que não vou sentir muitas saudades da Bandeirante (talvez um pouco, heheheh!). Muito torque, estabilidade impressionante, maciez, silêncio e docilidade até os 1600 rpm depois surge aos poucos um rugido bestial que provoca palpitações e vc sente a massa de 2,2 toneladas embalar que dá gosto... falta um pouco de freio. Sentado atrás do volante tenho a sensação que poderia dirigi-la indefinidamente.

    Alguns detalhes que não posso deixar de registrar: Manual original em japonês, estojo de ferramentas original. Estepe original. Foi único dono até 2007. Está com 255 mil Km originais. Pelo que ouvi dizer ainda existe outra rodando aqui no DF (verde).

    Deixo vcs com algumas fotos da viatura (s/nome ainda) e vou postando aqui mais informações e impressões a medida que for aprendendo fazendo as devidas revisões (já baixei os manuais de oficina) e planejando as próximas viagens.

    Abraços,
    Bira.

    > Ah, quero deixar registrado meu sincero agradecimento ao Ricardo Loras. Li e reli o tópico de sua maravilhosa LC 80 VX trocentas vezes em um final de semana e isso contribuiu para diminuir um pouco a ansiedade e me sentir mais confiante de agarrar essa mosca pelo chifre. Muito agradecido cara!!!! Temos agora um bocado de coisa em comum !!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Toyota HZJ-80-hzj80_03.jpg   Toyota HZJ-80-hzj80_02.jpg   Toyota HZJ-80-hzj80_int03.jpg   Toyota HZJ-80-hzj80_mot.jpg   Toyota HZJ-80-stuff_orig.jpg  
    4X4 Brasil

  • #2
    Bira,



    Agora vou te contar uma história interessante.

    Acredite ou não, essa mosca branca já havia passado por aqui antes...

    Mas pelos caprichos da vida, acabei deixando passar.

    Como estou reformando a Camper, optei por não ficar com três 4x4!!! Exagero né...

    Inclusive na época cheguei a anunciar o 14B + caixa completos aqui em Roraima e quase vendi. Se tivesse concretizado negócio, hoje a Camper continuaria uma "carcaça" e as duas irmãs estariam juntas na garagem!!! hehehehe

    O carro é realmente fantástico!!! Incomparável com a SW4. Conceitos diferentes.

    Um amigo dos Toyoteiros, também japa, foi quem me passou a dica. Mas acabei desistindo e ele estava negociando... pelo visto você foi mais rápido no gatilho!!

    Parabéns!!! Muitas alegrias com a viatura!!!

    O motor é basicamente o mesmo da HDJ. No Ebay você encontra kits turbo com certa facilidade para ela!!!

    Precisando, estamos por aqui. Quando quiser vender, já sabe quem procurar.

    Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #3
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Parabéns Bira.

    Ficamos aqui com uma pontinha de inveja.


    Posta mais fotos do bichão.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #4
    Usuário Avatar de canzilao
    Entrada
    10/07/2010
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    52
    Posts
    1,099
    Agradecimentos: 0

    Bira e Hercilio.

    Parabens Bira pela preciosa aquisição.
    Só para atiçar, hj em uma visita a uma oficina de um amigo, ele me disse que um outro cliente tem uma avó vendendo uma toyota, uma land cruiser 1951, original de tudo.
    O senhor proprietario faleceu, e como a esposa sabia do amor dele pelo carro, nao quis vender e nem deixou ninguem mais andar, e já se passaram 12 anos de completo estado letargico dentro da garagem.
    Agora por conta de uma divida a toy vai a venda.
    Se der certo vou la amnha visitar a Toy, só não sei se consigo trazer pra casa, pois os porquinhos foram todos assassinados por conta da aquisição da turbulenta, relação 12:35, algumas dividas antigas, de uma revisão geral na lata da patroa rsrs, ao menos agora tenho certeza que ela não vai brigar quando ver o canhoto do cheque ou o extrato do cartão gastos com a Turbulenta.
    4X4 Brasil
    C.S Longa, 91 T.D.I. flutuante, DH, AR, EKRON, 12/35
    JIPINHO, 2000 curto, aspro, sem guincho, AR, DH, Disco nas 4, Flutuante,

  • #5
    Usuário Avatar de Bira IJC
    Entrada
    15/02/2009
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    48
    Posts
    347
    Agradecimentos: 2
    Valeu galera!
    Agradecido pelos elogios!

    Hercílio, em breve vou postar mais fotos.

    Canzilao, boa sorte, hehehehe!!!!
    Meu primeiro jipe foi um Land Rover 80, 1951. Em algum lugar daquele chassi podre certamente eu espetei o dedo.
    Não peguei tétano por sorte, mas o vírus da graxa...

    Sobre as patroas, haja argumento para explicar esses gastos ... qdo falei que queria trocar meu jipe por outro MAIS velho ainda, a patroa quase teve um piripaque. Ela é dura na queda, mas desta vez, qdo ela viu e andou na barca... percebi pelo canto do olho até um sorriso disfarçado!


    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Acredite ou não, essa mosca branca já havia passado por aqui antes...
    Mas pelos caprichos da vida, acabei deixando passar.
    Como estou reformando a Camper, optei por não ficar com três 4x4!!! Exagero né...
    Grande Loras,
    digamos que as forças da providência agiram na distribuição dessas preciosidades de forma mais equitativa

    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    O carro é realmente fantástico!!! Incomparável com a SW4. Conceitos diferentes.
    No dia que peguei a LC tive oportunidade de andar numa SW4... realmente não tem comparação de grandezas (espaço/tempo). com a SW4 vc viaja +leve, +rápido e +apertado. >>>> LC e SW4 = maçãs e laranjas.

    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Um amigo dos Toyoteiros, também japa, foi quem me passou a dica. Mas acabei desistindo e ele estava negociando... pelo visto você foi mais rápido no gatilho!!
    hehehe! Deve estar no sangue. Tb sou descendente, mas com essa LC o japa aqui "abriu o olho".

    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    O motor é basicamente o mesmo da HDJ. No Ebay você encontra kits turbo com certa facilidade para ela!!!
    Olha, não penso em turbinar tão cedo... tô bem satisfeito com o desempenho, prá falar a verdade ainda nem "barrunfei" o pé com vontade no acelerador... mesmo não sendo turbo, a retomada de 80 a 120 em 5a é respeitável, e vi que tem cavalaria suficiente para ultrapassagens seguras e manter o cruzeiro nas subidas. E ela parece ter uma autonomia inacreditável! Pelas planilhas que recebi do antigo dono, está fazendo pelo menos 10km/L de média... Fiquei desconfiado, mas já rodei 475km com ela depois de completar o tanque (95L... não tenho o sub de 50L como vc) e só agora o ponteiro chegou na metade. Pelas estimativas, parece que confere .

    Depois quero trocar figurinhas de onde obter peças, manuais, etc.
    Estou com alguns problemas semelhantes aos seus (shimming, molas cansadas, etc.)

    Forte abraço!
    Bira.
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário Avatar de Duda Lopes
    Entrada
    21/01/2004
    Local
    Guarulhos/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,101
    Agradecimentos: 0
    Bira,

    Parabens pela aquisicao, show de bola essa Viatura.

    [].

    Duda.

  • #7
    Usuário Avatar de canzilao
    Entrada
    10/07/2010
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    52
    Posts
    1,099
    Agradecimentos: 0

    Bira.

    O meca se enganou, não é uma land, e sim uma chevroelt 1951, porem o neto tinha la uma band 1981 pick up e fui la ver, rapaz nunca imaginei que uma band pudesse sofrer tantos maus tratos assim.
    O chassi todo remendandado com solda grossa, as portas antigas todas depenadas amarradas de arame, sem vidro das portas, som o parabrisa, teto rachado, paralamas cheios de solda, sem diferencial dianteiro, sem motor, cambio 4 seco dentro da carroceria, diferencial traseiro do comum, Bira uma judiação só.
    Pra te dizer a verdade, as unicas coisas que se salvam era o painelzinho antigo, e o quadro do parabrisa que com pouco serviço ficava bom de novo, o resto só Jesus na causa pra poder salvar.
    Infelizmente fiquei sem coragem de oferecer 500 latinhas, não por medo de não valer, e sim do cara aceitar e eu não ter oque fazer com aquele monte de ferro velho.
    C.S Longa, 91 T.D.I. flutuante, DH, AR, EKRON, 12/35
    JIPINHO, 2000 curto, aspro, sem guincho, AR, DH, Disco nas 4, Flutuante,

  • #8
    Citação Postado originalmente por Bira IJC Ver Post
    Grande Loras,
    digamos que as forças da providência agiram na distribuição dessas preciosidades de forma mais equitativa
    Melhor assim mesmo!!!

    Seria um desperdício enorme dona moça usando uma Serie 80 somente para andar na cidade... fico feliz que tenha "caído" em boas mãos!!!

    Citação Postado originalmente por Bira IJC Ver Post
    Olha, não penso em turbinar tão cedo... tô bem satisfeito com o desempenho, prá falar a verdade ainda nem "barrunfei" o pé com vontade no acelerador... mesmo não sendo turbo, a retomada de 80 a 120 em 5a é respeitável, e vi que tem cavalaria suficiente para ultrapassagens seguras e manter o cruzeiro nas subidas. E ela parece ter uma autonomia inacreditável! Pelas planilhas que recebi do antigo dono, está fazendo pelo menos 10km/L de média... Fiquei desconfiado, mas já rodei 475km com ela depois de completar o tanque (95L... não tenho o sub de 50L como vc) e só agora o ponteiro chegou na metade. Pelas estimativas, parece que confere .
    10km/l?!?! Show.

    A minha fica na faixa dos 7km/l.

    Mas tenhos pneus All Terrain 285 e turbo... e aquele motorzinho dá uma vontade danada de acelerar!! hehehe

    Depois tá fazendo mais fumaça que o usual em baixa. Acho que a bomba está "aberta" pelo antigo dono. Quando "abrir o bico" vou deixá-la original novamente.

    Concordo sobre os freios. Falta mesmo. Estou correndo atrás de freios a disco para traseira, além do powerbooster para os freios.

    Citação Postado originalmente por Bira IJC Ver Post
    Depois quero trocar figurinhas de onde obter peças, manuais, etc.
    Estou com alguns problemas semelhantes aos seus (shimming, molas cansadas, etc.)

    Forte abraço!
    Bira.
    Tranquilo. Precisando estamos as ordens!!!

    O melhor local que encontrei por enquanto é Austrália. O inglês facilita a conversa... o problema é que lá as HDJ são right hand drive. Mas as peças são as mesmas em geral.

    www.toyodiy.com é fantástico!!!

    Abração,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #9
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Idade
    43
    Posts
    2,375
    Agradecimentos: 0
    Parabéns Bira!!!

    Só agora vi o tópico da nova aquisição e que maravilha, sou um grande admirador desta máquina e tenho acompanhado o tópico do Loras tb!

    Perto destes monstros a minha SW4 93 mais parece uma VW Parati heheheh

    Abrs e que te traga muitas alegrias e momentos inesquecíveis!!!
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

  • #10
    Bira parabéns, o carro é muito lindo!
    Nunca ví uma "ao vivo" mas parece ser muito imponente.
    E a band, ja vendeu?


    Abrs e felicidades.

  • #11
    Usuário Avatar de Cesar Machado
    Entrada
    09/02/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    864
    Agradecimentos: 0

    Parabens Bira



    e Boa Sorte com a nova viatura.

    Um abraço
    Cesar Machado

  • #12
    Usuário Avatar de Bira IJC
    Entrada
    15/02/2009
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    48
    Posts
    347
    Agradecimentos: 2
    Duda, Guiga, Bernardo e Cesar,
    Valeu mesmo pelos elogios e pelos votos
    --
    Bernardo, a Band ainda está à venda, mas a situação de sufoco passou, pois estava topando qq negócio para não perder a oportunidade de fechar na LC.
    Depois de alguns malabarismos, dei meu jeito e consegui provisoriamente acolher as duas.
    Mas como diria o Guerreiro Highlander, no final "só pode haver um"...

    No coração, é certeza: sempre haverá vaga pras duas

    Abraços,
    Bira.
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade