Oi pessoal! :D
"Wheel hop" é quando, sob torque, acontece de a roda ficar "kikando" ou dando "saltitos"??? :?:
[]'s
Versão Imprimível
Oi pessoal! :D
"Wheel hop" é quando, sob torque, acontece de a roda ficar "kikando" ou dando "saltitos"??? :?:
[]'s
Citação:
Postado originalmente por Sandro Tannuri
Como AS tem componente de entre eixos no seu cálculo, não acredito que seja por isso que você não tenha wheel hop.
Pelo que eu pude observar durante as suas passagens pelos obstáculos, o Hulk tem tração fenomenal no eixo dianteiro. Quase nunca que você não precisa de pisar até o talo para passar, então não há nem chance de wheel hop começar. Ou seja, pode ser que o Hulk até tenha wheel hop, só que você nunca chegou numa situação onde apareça.........
Este cálculo de 160% de AS, foi você que calculou??
Abraços,
Mauro,
Wheel hop é isso mesmo q vc disse, e normalmente acontece em subidas íngremes em suspensões traseiras com muito anti-squat, em que todo o peso do veículo é transferido para o eixo traseiro e apresenta a tendência de querer andar sob o veículo ao invés de transferir o torque para o solo.
Isso acontece normalmente em SPOA sem barra de tração ou com barra de tração sem efeito e com suspensões com links com geometria que não favorece este tipo de obstáculo, mas pode ser ótima em outros obstáculos... tudo depende do uso. :concordo:
[]'s[/quote]
Bill,Citação:
Postado originalmente por billj
Lendo o Pirate vi um cara com setup igual ao meu que alega ter 164, eu nunca tive saco de determinar o CG e não quero estimar então nunca calculei.
Tenho muita separação vertical no eixo e praticamente nenhuma no chassi.
Será que o eixo dianteiro traciona bem pelo entre eixos? Ou pelo alto AS?
Quando temos entre eixos curto a tendencia de tirar peso da dianteira e grande em subidas e isso some com a tração do eixo dianteiro. O Kalango tem ainda mais entre eixos que o Hulk e como vimos no "Las Cruces" ele subiu ainda com mais facilidade. O Spider sofreu um bocado para subir la e a grande diferença na epoca era o entre eixos.
Abraços,
Sandrão,Citação:
Postado originalmente por Sandro Tannuri
A maior diferença de todas, não era só na época, ela ainda persiste. O PILOTO. :palmas: :palmas: :dance: :dance:
[]´s... reforçando a idéia do controle remoto no Spider. :mrgreen:
Eu digo que o peso é a diferença.
O peso atrapalha subir, mas o maior peso da mais tração também.
Isso também tem a ver com a área de contato que o pneu tem com o solo.
Fora a tração que cada pneu tem pelo composto.
Acho que o Sandro ganha um pouco em cada item.
Legal! Entendi bem a idéia Fernando! :DCitação:
Postado originalmente por Frisso
Então nesses casos de veículos SPOA, o "wheel hop" é a conseqüência externa do "spring wrap"? Imagino isso pois na ausência de "spring wrap" o "wheel hop" praticamente não se manifestaria. Ou estou enganado? :roll:Citação:
Terias exemplos de configurações dos links da suspensão em que o "wheel hop" tem mais chances de ocorrer? E em que tipo de obstáculos o "wheel hop" poderia ser vantajoso? :pensativo:Citação:
[]'s com dúvidas
É isso mesmo !!!Citação:
Então nesses casos de veículos SPOA, o "wheel hop" é a conseqüência externa do "spring wrap"? Imagino isso pois na ausência de "spring wrap" o "wheel hop" praticamente não se manifestaria. Ou estou enganado?
O wheel hop não é bom em nenhum momento, porém diferentes geometrias de suspensões podem gerar efeitos positivos em outros obstáculos, como um Anti squat maior etc...Citação:
Terias exemplos de configurações dos links da suspensão em que o "wheel hop" tem mais chances de ocorrer? E em que tipo de obstáculos o "wheel hop" poderia ser vantajoso?
[]'s
Anti-Squat é um valor em porcentagem que é independente da massa do veículo, e ele determina se a traseira do carro vai subir, descer ou ficar parada em uma aceleração.
Quando a traseira desce, vc perde parte da força de tração que estava sendo enviada ao pneu, a qual atua comprimindo a suspensão, por isso o nome de anti-squat.
Se vc tem 100% disso, então vc tem no-squat (não abaixa) e se for mais que isso, na verdade vc está aproveitando mais forças para jogar tração nas rodas traseiras.
Por outro lado, muito anti squat pode deixar o carro ruim de controlar quando vc acelera em lugares esburacados, em velocidade.
:putz: Seria o mesmo efeito do Weel hop :?:
tem gente que diz que mais de 100% pode atrapalhar em inclinações laterais, uma vez que levanta mais ainda a suspensão, mas por outro lado pode ser bom para passar um degrau.
:putz: Degrau é o mesmo que subida ingreme :?:
"Wheel hop" é quando, sob torque, acontece de a roda ficar "kikando" ou dando "saltitos"???
Wheel hop é isso mesmo q vc disse, e normalmente acontece em subidas íngremes em suspensões traseiras com muito anti-squat, em que todo o peso do veículo é transferido para o eixo traseiro e apresenta a tendência de querer andar sob o veículo ao invés de transferir o torque para o solo.
:putz: :putz: :putz:
Porque eu não tenho wheel hop com 160+ de AS?
Entre eixos?
Como AS tem componente de entre eixos no seu cálculo, não acredito que seja por isso que você não tenha wheel hop.
Pelo que eu pude observar durante as suas passagens pelos obstáculos, o Hulk tem tração fenomenal no eixo dianteiro. Quase nunca que você não precisa de pisar até o talo para passar, então não há nem chance de wheel hop começar. Ou seja, pode ser que o Hulk até tenha wheel hop, só que você nunca chegou numa situação onde apareça.........
Lendo o Pirate vi um cara com setup igual ao meu que alega ter 164, eu nunca tive saco de determinar o CG e não quero estimar então nunca calculei.
Tenho muita separação vertical no eixo e praticamente nenhuma no chassi.
Será que o eixo dianteiro traciona bem pelo entre eixos? Ou pelo alto AS?
Quando temos entre eixos curto a tendencia de tirar peso da dianteira e grande em subidas e isso some com a tração do eixo dianteiro. O Kalango tem ainda mais entre eixos que o Hulk e como vimos no "Las Cruces" ele subiu ainda com mais facilidade. O Spider sofreu um bocado para subir la e a grande diferença na epoca era o entre eixos.
:parede: :parede: :parede:
Eu digo que o peso é a diferença.
O peso atrapalha subir, mas o maior peso da mais tração também.
Isso também tem a ver com a área de contato que o pneu tem com o solo.
Fora a tração que cada pneu tem pelo composto.
Acho que o Sandro ganha um pouco em cada item.
:putz: :putz: :putz: :putz:
Estou ficando completemente lelé! hehehe!
:oops: Deixa ver se eu endtendi.
Carros com ente-eixos e peso maior, suportão um AS maior :?:
[]'s só querendo entender melhor :oops:
Olá,
nossa turma,
Marcel e Bill, onde foi que vcs compraram as buchas por R$ 9,00 :?:
eu comprei as mesmas buchas, (só pode ser, com 50mm externo e furo 16mm) por R$ 18,00 cada :shock: :shock: fui logrado :lol: Só encontrei em concessionária :?
os tubos eu achei uma bocada aqui na minha cidade, uma madereira fechou e me venderam os tubos SAE1045 1 3/8 por 1/4 da caldeira pelo preço de tubo comum com costura... :concordo:
Legal o tópico! tomara que evolua mesmo!
[]´s
R$ 9,00 nada, o Marcel que pagou isso.
Eu paguei exatos R$ 4,00 em cada bucha, aqui numa loja 100 metros da portaria do trampo.........
Abraços econômicos,
Paulo,
Encontrei por R$ 6,00 mas é uma paralela, a original custa R$ 15,00 !!! :shock: Naum sei qual é a diferença !!! :?
Só pra constar o código é T21 411045 - Bucha da barra estabilizadora dianteira, quem descobrir de qual caminhão é vai valorizar o produto !!! :mrgreen:
[]'s