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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
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    Rolamento dianteiro Ranger 4x4




    Bem, nessa vou pedir ajuda aos universitários mais calejados..., hoje pela manhã levei minha Ranger para fazer uma geometria pois um pneu começou a apresentar desgaste irregular na borda interna da banda de rodagem sendo que faz apenas um mês que fiz o rodízio. Quando o cara da oficina deu uma olhada constatou folga (pra não dizer férias) no rolamento da roda. Fui ver os preços, R$ 1540,00 na concessionária e R$ 560,00 na autopeças.
    Dei uma olhada e vi que o rolamento tem um anel separador que deve ser ajustado quando for montado.

    Minha dúvida: Será que dá para desmontar o rolamento e reajustar esse anel para retirar a folga existente com 60000 km rodados, tendo em vista que o rolamento não está roncando?
    Alguém já tentou? Funciona ou é jogar dinheiro fora?

    Li a algum tempo atrás que o pivô superior tem diferenças conforme o ano, qual é o ano que apresenta o pivô melhor?

  • #2
    Edin,
    Outro dia encontrei o rolamento dianteiro da Ranger por menos de R$300,00 no ML. Acho que não vale a pena fazer experiências nesse caso...

    Quanto ao pivô, existia sim um braço superior que foi descontinuado. Ele permitia a troca apenas do pivô. Agora tem que trocar o braço inteiro e você pode encontrar custando por volta de R$140,00 cada.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
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    Bem, de qualquer forma vou comprar o rolamento porém vou levar na oficina e pedir para fazer o tal ajuste, mas vou estudar o desgaste de pista no rolamento e se necessário levo numa tornearia para igualar qualquer desnível de pista. Vou ver o custo x durabilidade...
    Por R$300,00 até que não fica pesado mesmo.
    Como ninguém fez antes vou servir de boi de piranha mesmo! Bobeia eu como as piranhas que aparecerem!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
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    Citação Postado originalmente por edintruder Ver Post
    bem, de qualquer forma vou comprar o rolamento porém vou levar na oficina e pedir para fazer o tal ajuste, mas vou estudar o desgaste de pista no rolamento e se necessário levo numa tornearia para igualar qualquer desnível de pista. Vou ver o custo x durabilidade...
    por r$300,00 até que não fica pesado mesmo. :d
    como ninguém fez antes vou servir de boi de piranha mesmo! Bobeia eu como as piranhas que aparecerem!
    bom dia
    ja apliquei um rolamento destes na minha ranger e está rodando a mais de 20.000km sem problema.
    Atte

    kasper

  • #5
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    28/03/2007
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    O meu começou a roncar...vou dar uma lida no tópico para ver a opinião dos colegas e posto minhas dúvidas aqui.
    Samurai 97
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  • #6
    Edin,
    Se não estou enganado, os rolamentos passam por tratamentos térmicos que impossibilitam a usinagem posterior.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Edin,
    Se não estou enganado, os rolamentos passam por tratamentos térmicos que impossibilitam a usinagem posterior.
    X2 !!
    todo mancal do tipo rolamento passa por tratamento térmico chamado cementação/nitretação, em hipótese alguma é recomendado a usinagem de pistas internas, externas ou elementos rolantes.
    Sds.

  • #8
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    Interessante, mas toda a vez que alguém recupera esse tópico a minha Ranger dá algum problema em algum rolamento dianteiro!!!
    O dianteiro direito passou pelos 30000km com louvor, o esquerdo agarrou com 7.002 km de uso. Troquei na garantia e depois de mais 4251km ele começou a roncar. Não chegou nem aos 5000km aonde eu faço o re-engraxamento deles...
    Liguei para a Usitec em Caxias do Sul que faz o serviço nesses rolamentos, e o Luiz falou que eles montam esses cubos com o rolamento 32009X, porém eles montam com rolamentos de 1a e 2a linha. O meu caso os dois eram com rolamentos de 2a linha, o de 1a linha é mais caro.
    Se tiver CNPJ (eu tenho) dá para comprar direto da Usitec o cubo com rolamentos de 1a linha por R$245,00. O da direita na minha Ranger eu paguei quase R$400,00 na loja, o que indica que é esse aí mesmo.
    Se alguém quiser comprar direto com CNPJ, é só falar com o Luiz no (54) 3229 3514.
    O próximo com certeza será esse com a certeza que o rolamento montado e retentores é de 1a linha!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
    Já que um dia vou ter que trocar os rolamentos, e aproveitando o tópico aberto, pergunto:
    1- qual é a melhor marca de rolamento.
    2- qual é o tipo de eixo das Ranger 1999 4x4 CD. (ainda não ví na minha).
    3 - dá para substituir em casa?
    Abração
    4X4 Brasil Razão: Perguntas Técnicas.

  • #10
    Usuário Avatar de amithai
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    Meu rolamento é de um carro 2000 a gasolina...tá mais de 300000km....sem chiar..uma sorte....em compensação meu câmbio...

  • #11
    Bom Dia Senhores,
    Apesar de ter me registrado agora, acompanho o Forum a um ano e meio.
    Estava deixando para me registrar quando comprasse um 4x4 de "verdade" (Jeep), mas por enquanto vamos de Ranger mesmo.

    Edintruder,
    Tambem estou tendo que trocar o rolamento de roda da Ranger e consegui aqui no Rio por R$180,00 com o anunciante do Mercado Livre ja citado pelo Walter.
    Ele se chama, Jose Luiz, tel. 7814-1882. Acho que pela diferença de preço vale a pena o frete.
    Estou pegando o meu reparo amanha (20/06/05) e posso confirmar para voce a qualidade do reparo e atendimento depois.

    Walter,
    Foi eu que liguei para voce a algum tempo atras e conversamos sobre o aumento de pressão do turbo.
    Enfim, dei tres voltas na waste-gate e chegamos a quase 1,3 bar (original 1,15).
    Ainda não tive oportunidade de mexer na bomba, mas assim que der, aumentarei o debito um pouco.
    Voce, por um acaso, sabe quantas estrias tem o semi eixo do diferencial traseiro do eixo Ford 8.8?
    Precisava saber, pois tenho vontade de trazer o bloqueio da Ranger FX-4 Level II (Torsen T-2) para meu carro.

    Desculpem e extensão da mensagem, mas o Forum e realmente muito Legal e estou de feliz de participar.

    Abraço a Todos.
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
    Explorer XLT AT 4x4 1994

  • #12
    Usuário
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    Luizinho, valeu pela dica.
    Mas o mais incrível, é que hoje depois do almoço desmontei a suspensão dianteira e notei que tem apenas um pivô superior estourado, o que enganou o cara da oficina pois a roda mexe para todo lado com folga. No outro lado tem uma ponteira axial com folga. O cara tinha condenado o rolamento, os dois pivôs inferiores e superiores e a ponteira de setor. Mas de qualquer forma vou levar para o meu mecânico dar uma conferida no rolamento pois o retentor interno está estourado e precisa ser trocado.
    Se eu fosse um cara que vai no primeiro que diz, tinha gastado quase R$2000,00 em peças!!!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

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