
Postado originalmente por
thiagoresende
A válvula termostática em si é de fácil substituição. Ela fica localizada na lateral direita do motor (olhando o carro de frente) e é fixada com três parafusos, além da conexão de duas mangueiras por braçadeiras de pressão.
A dificuldade maior é que pra trocar tem de sangrar todo o líquido de arrefecimento e depois completar novamente (mas se tiver alguma dúvida posso te ajudar).
Quanto às falhas terem melhorado com a troca da bateria, isso provavelmente significa que ou as velas ou os cabos de vela ou a bobina não estejam 100%. Uma vez que a nova bateria, por estar novinha pode estar sendo suficiente à suprir as fugas de corrente do sistema de ignição (estou chutando).
Recomendo fortemente a limpeza do autuador da marcha lenta e do corpo de borboleta, essas peças são de fácil remoção e limpeza (não limpe com elas no lugar senão toda sujeira vai pra dentro do motor).
A caminhonete ficou outra depois que eu fiz essas limpezas e troquei a válvula termostática.