Postado originalmente por
ojaneri
Minhas percepções:
O carro fica muito melhor, principalmente em alta. Dá para fazer ultrapassagens bem mais fácil.
O consumo, ficou melhor. Na cidade fazia uns 9 a 9,5km/l com ar ligado, e hoje quase 10km/h com o ar ligado. Muito anda e para, percurso de 13 kms de casa para trabalho.
Quanto ao Unichip aqui em Fortaleza, quem instala é o Anibal da Expertech (onde instalei o meu), e o pessoal da concessionária da Toyota. Claro que na Toyota é mais caro, eles na verdade compram o Unichip do Anibal e as vezes ele mesmo que vai lá instalar. O Anibal, na minha Ranger, puxou o cabeamento e instalou o Unichip debaixo do console onde tem os porta copos da Ranger, dentro do carro. Ficou perfeito e nem procurando no capo você acha alguma alteração. Unichip instalado fica em torno de uns R$ 3.300,00 (se for levar lá, fala que eu indiquei, pois ele da uma comissão para quem indicou, mas ai eu ligo e peço para essa 'comissão' que eu ganharia se reverter em desconto para você - uns 200 a 300 conto).
Para chipar, se for fazer, recomendo levar no Leo da Controller, onde váriooos Trollers são feitos. Ele tira sua central e manda para chipar de um cara de confiança. O Serviço fica em torno de uns R$ 1.600,00 a R$ 2.000,00 (tem que confirmar).
Quanto ao chip, existem diferentes programações, e tenho vários relatos de programas não tão bons que acabaram estragando motores 3.0 (nos Trollers, mas é mesmo motor). Geralmente se usa a programação de 197cv ou de 226cv, mais que isso exige muito do motor (um colega bateu o motor do Troller em 6 meses com o chip de 260cvs mas claro que depende muito do pé, hoje ele trocou de Troller e nem chipou mais com medo). Tem algumas programações mal feitas por ai, que o carro fica castanhando muito em baixa e com buracos na aceleração. Então, economia nesse quesito pode não valer a pena.