Estou apenas descrevendo fatos e aspectos reais.
O problema é achar que todos os 4x4 tem que fazer trilhas radicais o que só se faz com jipes modificados pra tal fim! a maioria aqui considera apenas os 10 / 20% off road e desconsideram os 80 / 90% on road. principalmente qdo só se tem 1 veiculo.
Se a utilização do veiculo vai ser 90% asfalto e 10% offroad leve é bobagem adquirir um 4x4 pesado.
É como andar com uma 'calibre 12' pra caçar pombinhas...!
Outro erro é considerar o 4WD 'igual' aos outros ecosport 4x2 transmitindo pra ele o preconceito pelo mesmo.
O sistema 4wd é sim muito bom, é preciso e eficiente para 'offroad leve' ele só não vai em trilhas PESADAS, mas estradas 'transitaveis' com lama, buracos e pedras soltas e outros ele vai com sobras onde os 4x2 não vão.
Lembrem daquela reportagem da caranddriver "O 4wd andou junto com o Tracker na maioria dos obstáculos"
'maioria' não em 'todos' os obstaculos!
O cara vai utilizar o veiculo 90% onroad e 10% offroad então o eco4wd na sua faixa de preço é uma das melhores opções junto com o TR4 que é menor e mais caro e tem custos um pouco mais altos, mas o que é compensado pela sua maior robustez e aptidão "no offroad"!
Defendo o 4wd com conhecimento de causa.