Novas Informações Da Novela Mexicana
Pessoal, vamos atualizar.
Estive uns dias fora, viajando, porisso acabei nao atualizando as novidades.
Levei a Melissa pra testar o painel, que aparentemente está perfeito. Nada de anormal com o mecanismo do ponteiro, circuitos etc. Frise-se que só o painel foi testado.
Respondendo algumas questões antes levantadas:
1 - O motor da ranger não é MWM< embora hj em dia falar em Maxion, MWM ou International signifique a mesma coisa. As peças originais, por ex, vem em caixas MWM/International e os vendedores da autorizada aqui conhecem esse 2.8 não pelo nome de powerstroke, nome da ford, mas sim como mwm sprint 2.8. Enfim, só pra constar...
2 - qdo troquei a valvula termostatica, ela so e vendida num conjunto chamado de "conjunto termostatico" que inclui a sede interia dela, pescoços etc e mais o bujão de desborbulhamento e o sensor de temperatura. Vem tudo junto, com junta e tudo, sem faltar nadinha.
3 - Junto com isso entao temos trocados a embreagem viscosa, o conjunto termostaico, além de uma revisão geral nas válvulas de passagem de agua, mangeurias etc etc. Pente fino.
Eis que nessa terça feira fui viajar de novo, distancias grandes. Bastante desconfiado, já que o painel não tem problemas...entao fui observando. Ja em poucos kilometros saindo de Salvador e mantendo 100 por hora, ar ligado, o ponteiro começou a subir mesmo...ficando lá antes do vermelho. Meti 120, foi pro vermelho mesmo. Parei o carro, fui ver...motor quente, mas nada de mangeurias dilatadas, nada de borbulhos, nadinha...tudo aparentava estar normal, temperatura de funcionamento regular.
Andei mais uns 90 km assim: ponteiro lá no vermelho, mantendo 120, momentos de ar ligado, momentos de ar desligado. O carro foi tranquilo. Chegando em Feira de Santana, depois de 110 km de viagem, abri de novo o capô: tudo quente, mas tudo normal.
Ai esculachei...pensei comigo...tem seguro, foda-se. Enfiei o pé por mais 200km, andando semprer acima de 130, sem parar. Estrada vazia, 3000rpm, ponteiro depois do vermelho...láááááá em cima. Eu nem aí. Nada de anormal.
Parei pra lanchar, via tudo de novo, agua sem borbulhar, nada de mangeurias inchadas...ai brinquei...tirei o fiozinho do sensor, pra nem marcar mais nada: SEGUI ATE JUAZEIRO ( MAIS 300KM) DE PÉ EMBAIXO, ANDANDO A 150, 140...SEM DÓ, SEM TEMOR.
Ela foi tranquila.
Acredito, senhores, que no caso de o motor estar realmente aquecendo ele nao aguentaria rodar 550km no vermelho...né? Pelo menos uma juntazinha do cabeçote eu teria prejudicado...rs.
E foi assim nos 4 dias de viagem: de 130 pra cima, sensor delsigado, ponteiro dormindo no painel. E estou aqui em casa numa boa. Totald e 1700km percorridos.
Bom, acreditando realmente que ou tenho um super motor inquebravel ou tenho fios malucos, me veem as perguntas à cabeça:
1 - Não sendo o painel, dev estar havendo algum fio ou tomada ou alguma coisa que modifique o sinal enviado pelo sensor ao painel para que o mesmo marque numa faixa fora do normal. Algo que faça a resistividade do sinal variar pra fora dos padroes. O fio vai direto do sensor ao painel?
2 - O sensor é novo e original. Poderia, sim, ter sido trocado por um de outro carro, fazendo o painel marcar errado...mas o caso é que com o antigo sensor o painel ja estava marcando errado...
3 - to pensando em por curiosidade instalar um manometro cronomac em diversos pontos do motor, e medir a temperatura num instrumento "idoneo"...rs. Assim com pquenos trabalhos posso medir nas mangueiras, no cabeçote, na valvula, etc etc.
Mais sugestões? Bom pelo menos as coisas estão se definindo.
Abraços a todos.