Powered by vBulletin

Alternador & alterna a dor! (da Ranger)

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 8 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678
  • 02/06/2011, 12:07
    RGamaJr_4x4
    Troquei a bateria recentemente (Moura 75A) e desde então percebo que, às vezes, o ponteiro do voltímetro ou amperímetro (desculpem, não sei nada de auto-elétrica) em vez de ficar no meio, tem hora que vai até HIGH por alguns minutos. Nesse momento até o farol fica mais forte parecendo até xenon.. rs

A questão é: devo me preocupar com isso? se é um problema, qual deve ser a causa e a solução?

Abraço
  • 02/06/2011, 12:11
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por Rogério Gama Ver Post
    Troquei a bateria recentemente (Moura 75A) e desde então percebo que, às vezes, o ponteiro do voltímetro ou amperímetro (desculpem, não sei nada de auto-elétrica) em vez de ficar no meio, tem hora que vai até HIGH por alguns minutos. Nesse momento até o farol fica mais forte parecendo até xenon.. rs

A questão é: devo me preocupar com isso? se é um problema, qual deve ser a causa e a solução?
    Abraço

Tem que preocupar sim, manda verificar o regulador de tensão e alternador...
  • 02/06/2011, 14:15
    dsamaz
    bateria
    Olá Rogério,

1. você deve ter trocado a bateria justamente por ter problemas com o regulador de tensão do alternador (alta tensão - acima de 14,4v - estraga qualquer bateria.
    2. você continuará estragando bateria, lâmpadas, sensores, com sério risco de queimar coisitas caras, tais como centrais abs, injeção, sistema de air-bag, ...
    3. leve numa auto-elétrica ou compre um multímetro e verifique a tensão em baixa rotação e alta rotação. Não deve ficar abaixo de 13,5v nem acima de 14,4v. Tensão baixa significa que não está carregando direito; alta significa que estão mal-regulada.
    4. torça para que seja possível trocar apenas o regulador, sem trocar o alternador. Torça também para que seja fácil de trocar. Alguns carros, como alguns vw santana, dá para trocar o regulador com o alternador na posição montada no motor. Outros, como algumas versões do vw polo, simplesmente não é possível trocar o regulador, neste caso, deve-se descartar o alternador e comprar outro.

T+
    Daniel

Citação:

Abraço

• 02/06/2011, 16:21
    RGamaJr_4x4
    Então vou ter que entrar numa oficina mesmo. Walter, espero que seja só regulador então.

dsamaz, a bateria foi trocada porque a anterior já estava com mais de 3 anos mesmo e dá para trocar só o regulador. Mas graças a Deus não estragou nada, ainda.
    Obrigado pelas dicas.

Ah! Mas o marcador no painel é amperímetro ou voltímetro?

Abraço
  • 02/06/2011, 16:57
    dsamaz
    voltímetro
    Rogério,
    O marcador que há no painel é um marcador de tensão do sistema bateria-alternador, que é medida em Volts, também conhecido como voltímetro.
    Só que você precisaria de outros medidores (multímetro) para ter medidas mais exatas, pois pelo medidor que há no painel não é muito exato e nem confiável, além de que por aquela escala não dá para saber a tensão certa.
    Aquele medidor também é bom para você saber se a correia do motor ainda está no lugar he he. Se a correia quebrar, no painel tudo vai continuar funcionando, menos o marcador da bateria que vai descer rapidamente de 14v para 12,6v. (a temperatura do motor também sobe com a quebra da correia, só que neste momento pode ser tarde demais).

T+
    Daniel

Citação:

Então vou ter que entrar numa oficina mesmo. Walter, espero que seja só regulador então.

dsamaz, a bateria foi trocada porque a anterior já estava com mais de 3 anos mesmo e dá para trocar só o regulador. Mas graças a Deus não estragou nada, ainda.
    Obrigado pelas dicas.

Ah! Mas o marcador no painel é amperímetro ou voltímetro?

Abraço

• 02/06/2011, 17:46
    Raposo
    Citação:

Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Torça também para que seja fácil de trocar. Alguns carros, como alguns vw santana, dá para trocar o regulador com o alternador na posição montada no motor. Outros, como algumas versões do vw polo, simplesmente não é possível trocar o regulador, neste caso, deve-se descartar o alternador e comprar outro.
    Daniel

Se for a Ranger do avatar troca-se o regulador sem tirar o alternador com muita facilidade.
    Abraços.
  • 06/06/2011, 22:25
    Nava
    A tensão da ranger é 13,8 a 14V original de fabrica. Fora isso o ponteiro nunca ficará no meio certinho.
  • 24/08/2014, 17:38
    avenger
    3 Anexo(s)
    Oi pessoal, reforçando um dos primeiros posts nesse tópico aqui... Parou o conta-giros, é o regulador de tensão.

No meu caso aqui, quando estava voltando da roça já na BR-040, o conta-giros começou a "falhar" (marcava, depois zerava, depois marcava de novo) e alternou assim por uns minutos até parar de vez. Terminei de chegar, parei em um lugar e liguei o carro de novo até chegar em casa; a luz da bateria não havia acendido em nenhum momento, apesar dos pesares!

No outro dia, quando pesquisei aqui e já tinha a suspeita do regulador, fui ligar o carro (que já mostrou que a bateria estava bem fraca) e, voila: o conta-giros parado, e a luz da bateria fortemente acesa. Eu já passei uns apertos no fiestinha a respeito de alternador, então eu já tinha uma idéia da problemática; se tivesse acendido a luz antes, eu com certeza teria percebido.

Removi o regulador de tensão (deu pra fazer com o alternador no lugar, mas é melhor ter uma chave de fenda curtinha, senão o parafuso de baixo não sai). Estava realmente com a escova no fim de curso. Tudo indicava que ele simplesmente havia chegado ao fim de sua vida útil.

Então apressei o regulador. BOSCH original 1 197 311 021: quase R$250,00. Gauss GA021: quase R$50,00. Fui no GAUSS. Instalei, e - ôba - o conta-giros levantou, a luz do alternador apagou, e tudo muito feliz.

Final de semana seguinte (ontem) eu fui ligar ela pra realmente dar uma volta com a peça nova (uma voltinha na garagem mesmo). Com sucesso dei a volta, a coisa parece que está 100% agora. Estacionando de novo na garagem, resolvi levar ela a uns 2500-3000 giros. Quando tocou os 2500 o conta-giros simplesmente morreu e a luz da bateria apagou. Nem coloquei multímetro pra medir.

Tirei o regulador e trouxe à bancada. Já que o problema era só desgaste da escova (dos contatos com mola) do regulador, então passei as escovas do GAUSS para o antigo (acredito que BOSCH). Coisa eletrônica não desgasta ao longo do tempo... não na taxa que as escovas o fazem.

Coloquei de volta, instalei direitinho, apertei... E nada! Conta-giros zero e luz da bateria acesa.

Voltei pra pegar o manual da ranger com o esquema das caixas de fusível pra ver se alguma coisa podia ter estourado, e pesquisar mais um pouco o que poderia ser. A hipótese ficou na ponte de diodos ou contato do + do alternador ao + da bateria.

Quando cheguei com o multímetro e toda a cavalaria pronta pra fazer levantamento total do problema....... liguei o carro e tudo funcionou!.. Aí só coloquei o voltímetro pra ver quanto tava gerando em lenta, 13.9V... Fiquei sem muito mais o que fazer. Dei a volta na garagem de novo, estiquei o carro a 3500 por alguns segundos e algumas vezes, e ficou estável.

Quando coloquei os dois reguladores (desinstalados) no multímetro, tive as seguintes leituras entre as escovas:
    - BOSCH (assumido): 5K Ohms de um lado // 5.5K Ohms invertendo as pontas de prova
    - GAUSS GA-021: 3,75K Ohms de um lado // 5.5K Ohms invertendo as pontas de prova

Diante desse resultado aí é que eu, lá em cima, resolvi trocar as escovas no regulador. Eu já não sei é se essa leitura do GAUSS é proveniente do problema que ele deu; pode ter sido defeito de fabricação, ou esse valor não influencia em nada e foi algo totalmente sem relação que deu o problema enquanto o GAUSS estava instalado. As escovas estavam bem posicionadas; deu pra ver um mínimo desgaste nelas da fricção das voltas que deu no alternador.

Moral da história (works for me): se o regulador parou de funcionar por fim de curso nas escovas, é melhor comprar um paralelo qualquer (mais barato, desde que tenha as escovas iguais) e transferir as escovas dos novos pro velho e dar nova vida a ele. É preciso ter um bom ferro de solda, solda, e paciência pra conseguir encaixar a malha das escovas ao contato do regulador onde se solda. O original tem um orifício central e grande, enquanto o da GAUSS daria mais dor de cabeça para reinstalar as escovas (vide fotos).

Se isso realmente ficou bom, só o tempo há de dizer! :) Muito obrigado pelas dicas aqui! É incrível como tem solução pra tudo aqui no fórum, viu!
    Anexo 475063
    1. Regulador GAUSS visto de baixo sem escovas, caixa, molas GAUSS e escovas gastas BOSCH

Anexo 475064

2. Regulador visto de cima, com pontos de solda que são derretidos para liberar as escovas (não tem nada mais além disso prendendo as escovas!)

Anexo 475065

3. Regulador BOSCH como originalmente instalado (pelo menos antes de -eu- ter mexido, mas parece que não havia sido substituído antes)
  • 24/08/2014, 17:40
    avenger
    Citação:

Postado originalmente por Nava Ver Post
    A tensão da ranger é 13,8 a 14V original de fabrica. Fora isso o ponteiro nunca ficará no meio certinho.

No voltímetro a minha dá 13.9V e o ponteiro sempre fica a uns 25%... Pode ser que ele tenha algum problema, ou o tempo tenha aumentado a resistência dos fios que chegam até ali; nos ~12V sem carga, ele fica.. digamos, uns 10%. Eu bem que queria conseguir acertar esse ponteiro! hehe
  • 09/07/2016, 15:58
    Melo1188
    Boa tarde a todos, nessa foto está errado o nome dos tubos o inferior é saida do oleo e ar, e superior entrada do vácuo que possui uma válvula de retenção para manter a pressão do freio. Boa Sorte.
  • 09/07/2016, 15:59
    Melo1188
    Desculpe, Nas fotos da bomba de vácuo na aba 5.

Citação:

Postado originalmente por Melo1188 Ver Post
    Boa tarde a todos, nessa foto está errado o nome dos tubos o inferior é saida do oleo e ar, e superior entrada do vácuo que possui uma válvula de retenção para manter a pressão do freio. Boa Sorte.

• 09/07/2016, 18:18
    Melo1188
    Estou aprendendo aqui ainda, desculpem a confusão. Pois estava com problemas na minha bomba de vácuo tbm, e assustei com o sentido de giro do rotor. Depois de muita pesquisas em artigos de universidades, verifiquei que aquela angulação auxilia na vida util da bomba, evitando desgaste prematuro das paletas. Junto com as trocas de oleo do motor. Abrçs.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 8 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 04:08.