Postado originalmente por
Charles_Curitiba
Walter deixa eu te contar o que aconteceu com a minha recentemente, é uma 2006 a gasolina...pois bem, de repente em uma viajem a noite percebi numa ultrapassagem que ao levantar o giro a luz da bateria acendia, acima de 3.5 mil giros. Isso persistiu por um longo tempo até que eu decidisse ir a um eletrecista (logico na concessionaria os looucos queriam que eu comprasse um novo, por 1.100 reais. Bem, consultei 4 eletrecistas e todos disseram"regulador de voltagem" ou "ponte retificadora" e mais uma outra peça que não lembro o nome. Comprei as 2 peças que vende somente na concessionaria, paguei quase 400 reais. O eletrecista que escolhi fez a troca e ao abrir percebeu um 3o provavel problema, o "coletor" do induzido estava desgastado por contato com as escovas, estava irregular e em altra rotação fazia com que as escovas vibrassem fazendo acender a luz do painel, é uma peça que fica numa ponta do eixo, e é de cobre. Ja que eu tinha comprado as peças mandei trocar, o problema lógico persistiu foi ai que levamos a um torneiro e deu uma usinada deixando este Coletor zerado, paguei 20 reais para isso. Ou seja, o regulador e a outra peça estavam boas, eu as guardei inclusive. Mas isso é no alternador da gasolina que é da marca Prestolite, das versões diesel acho que é Bosch.