:concordo:
Boa, Wallace! :palmas: Só falta admitir onde... ou quem. :p:
Minha hipótese é a seguinte: Existem EXPLORER com câmbio de 4 marchas (3+OD) e de 5 marchas (4+OD). Independente da quantidade de marchas, o "range" total é igual - só muda o escalonamento da caixa. Nas primeiras V6 e nas V8 com câmbio de 4 marchas, a marcha ideal para evitar "patinar" na saída é a 2ª (na 3ª a relação de transmissão já é de 1:1) - o que ficou consagrado pelo uso. Depois, nas EXPLORER de 5 marchas, houve um reescalonamento da caixa que "encurtou" a 2ª. Aí, a melhor relação de transmissão para "saídas na neve" ficou na 3ª (1:1 só na 4ª). Para evitar confusão nos usuários - e aqui é só minha opinião - mantiveram o indicador com o 2 para "saídas na neve", apesar de engrenar a 3ª. Faz sentido? :pensativo:
Abraços.
Márcio