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  • #961
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    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Cara, acho que cambio manual de 6 marchas para veiculos só para carros que atinjam mais de 200km/h. Menos que isso é exagero do mesmo jeito.

    Exemplifico: Para andar até os 100km/h nenhum carro precisa de mais de 4 marchas. NENHUM. Nem perua Kombi.

    Se a velocidade máxima permitida fosse 100km/h e fosse crime inafiançavel andar em QUALQUER VIA a mais de 100km/h, nossas Rangers 265/75 não precisariam nem da 4 marcha. 3 já estaria bom. Nao é mesmo?!
    Só tem um pequeno detalhe na conta: o consumo.
    Quanto mais o veículo andar na faixa de torque, menor o consumo. Talvez seja um das razões para o aumento do n.º de marchas dos carros.
    A Ranger bota 100km/h em 3º sem dificuldade sim. Mas e o consumo? 6km/l? Enquanto isso, em overdrive, faz 14km/l sem dificuldade.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #962
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    Ela lembra uma Hillux com grade de Ford EDGE ...Quando comprarem , ai saberemos se é de shopping ou nao ...
    Pick up mesmo é a ford Boca de Sapo ... o resto é ... resto
    F.E.B - ''Heróis Esquecidos'' "Os que morrem por seu país, o servem mais num só dia, do que os demais em todas as suas vidas" www.anvfeb.com.br

  • #963
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    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Só tem um pequeno detalhe na conta: o consumo.
    Quanto mais o veículo andar na faixa de torque, menor o consumo. Talvez seja um das razões para o aumento do n.º de marchas dos carros.
    A Ranger bota 100km/h em 3º sem dificuldade sim. Mas e o consumo? 6km/l? Enquanto isso, em overdrive, faz 14km/l sem dificuldade.
    Imperador,

    Vc nao entendeu minha colocação: Daria para fazer uma transmissão 3+E sem maiores esforços se a limitação de velocidade fosse 100km/h. Como andamos até os 140km/h (e os fabricantes sabem disso) poe 5 marchas e ponto.

    Esse foi o meu ponto. 6 marchas para um carro que não chegará nem perto dos 200km/h em uso normal é mais marketing do que utilidade.
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #964
    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Imperador,

    Vc nao entendeu minha colocação: Daria para fazer uma transmissão 3+E sem maiores esforços se a limitação de velocidade fosse 100km/h. Como andamos até os 140km/h (e os fabricantes sabem disso) poe 5 marchas e ponto.

    Esse foi o meu ponto. 6 marchas para um carro que não chegará nem perto dos 200km/h em uso normal é mais marketing do que utilidade.
    Motores com faixa de rotação limitada como os diesel tem que ter mais marchas pra aproveitar a faixa de torque.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #965
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Motores com faixa de rotação limitada como os diesel tem que ter mais marchas pra aproveitar a faixa de torque.
    E foi isso o que eu quis dizer. Só acrescentei o fator consumo na conta.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
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  • #966
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Motores com faixa de rotação limitada como os diesel tem que ter mais marchas pra aproveitar a faixa de torque.
    Walter, perdoe-me discordar em parte:

    Motor diesel em aplicação PESADA precisa de muitas marchas. Fato inconteste. O melhor exemplo eram os caminhões VW 18-310 e Ford Cargo 4031 com motor Cummins 6CT 8.3 de 310cv, subdimensionado para puxar 43500kg de PBT. Estes precisavam de 16 marchas para sempre existir uma marcha compativel com a velocidade do caminhão, projetado entre 0 e 110km/h e o motor trabalhar bem entre 1900 e 2100 rpms, faixa de potencia disponivel adequada para um x consumo especifico.

    Agora aplicações diesel leves, com motores de elevada potencia disponivel em baixas rotações (entenda-se torque alto em baixas rotações), enfiar muitas marchas na transmissão é mais marketing do que técnica.

    Analisando pelo ABSURDO, alguém aqui realmente acredita que uma F-1000 TD229 precisa mais do que cinco marchas no cambio? Aliás nem de 5 porque 90% dos usuários usam 4 marchas (saem em segunda marcha direto)

    Nissan Frontier e Amarok eram exceções a regra pois tem motores insignificantes abaixo das 2000 rpms e a primeira da Nissan era super reduzida para não judiar demais da embreagem num aclive por exemplo (não ter que queimar). A Amarok disfarça bem essa caracteristica ruim utilizando a eletronica que injeta diesel no motor enquanto a embreagem está acionada, não deixando-o morrer....

    Falemos sério: Com um torque de mais de 44kgf.m @ 1500 rpms e 200cv@3000rpms que está prometendo a nova Ranger, para que colocar seis marchas num carro que dificilmente será usado a 200km/h?

    Abs!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
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  • #967
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    Daniel, tens Razão quanto às marchas, motores fortes precisam de menos marchas, motores fracos precisam de mais marchas.
    Posso falar com certeza que a F1000 poderia usar cambio com 4 marchas sendo a 1a intermediária a atual 1a e 2a, como era antigamente, pois com tanto torque é perda de tempo bater um monte de marchas. Eu uso muito 1a, 3a, e 5a ou apenas 2a, 4a (na cidade). Eu uso todas as marchas apenas quando estou com pressa para embalar.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #968
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    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    E foi isso o que eu quis dizer. Só acrescentei o fator consumo na conta.
    Vc não compreendeu o ponto em que eu quis chegar. O que eu disse foi uma situação HIPOTETICA!!!! Leia com vagar o que eu respondi ao Walter Cassita que compreenderá.

    ABs!!!!
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  • #969
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Daniel, tens Razão quanto às marchas, motores fortes precisam de menos marchas, motores fracos precisam de mais marchas.
    Posso falar com certeza que a F1000 poderia usar cambio com 4 marchas sendo a 1a intermediária a atual 1a e 2a, como era antigamente, pois com tanto torque é perda de tempo bater um monte de marchas. Eu uso muito 1a, 3a, e 5a ou apenas 2a, 4a (na cidade). Eu uso todas as marchas apenas quando estou com pressa para embalar.
    Boa Edin! Que bom que você apareceu e me ajudou a explicar o ponto que eu estou querendo chegar!!!!!!!

    Abs!!!
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    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #970
    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Walter, perdoe-me discordar em parte:

    Motor diesel em aplicação PESADA precisa de muitas marchas. Fato inconteste. O melhor exemplo eram os caminhões VW 18-310 e Ford Cargo 4031 com motor Cummins 6CT 8.3 de 310cv, subdimensionado para puxar 43500kg de PBT. Estes precisavam de 16 marchas para sempre existir uma marcha compativel com a velocidade do caminhão, projetado entre 0 e 110km/h e o motor trabalhar bem entre 1900 e 2100 rpms, faixa de potencia disponivel adequada para um x consumo especifico.

    Agora aplicações diesel leves, com motores de elevada potencia disponivel em baixas rotações (entenda-se torque alto em baixas rotações), enfiar muitas marchas na transmissão é mais marketing do que técnica.

    Analisando pelo ABSURDO, alguém aqui realmente acredita que uma F-1000 TD229 precisa mais do que cinco marchas no cambio? Aliás nem de 5 porque 90% dos usuários usam 4 marchas (saem em segunda marcha direto)

    Nissan Frontier e Amarok eram exceções a regra pois tem motores insignificantes abaixo das 2000 rpms e a primeira da Nissan era super reduzida para não judiar demais da embreagem num aclive por exemplo (não ter que queimar). A Amarok disfarça bem essa caracteristica ruim utilizando a eletronica que injeta diesel no motor enquanto a embreagem está acionada, não deixando-o morrer....

    Falemos sério: Com um torque de mais de 44kgf.m @ 1500 rpms e 200cv@3000rpms que está prometendo a nova Ranger, para que colocar seis marchas num carro que dificilmente será usado a 200km/h?

    Abs!!!
    Levando muito peso ou rebocando que a gente sente o quanto faz falta um número maior de marchas, princialmente na subida. Inúmeras vezes já estive naquela situação em que a 3º é reduzida de mais e a 4º longa de mais ou acompanhando um caminhão muito lento e ter que usar embreagem porque a primeira não dá conta sozinha.

    Sempre foi um sonho de consumo aquela caixa overdrive vendida no USA pra ser instalada na saída do câmbio. Ela multiplica a relação de marchas por 0,7. Aí a picape passa a ter 10 marchas. Se eu tivesse comprado um F250 estava nos planos instalar uma dessas.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #971
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    Walter, como funciona essa caixa overdrive?
    Não devemos resistir às tentações: elas podem não voltar.

  • #972
    Citação Postado originalmente por Perambulante Ver Post
    Walter, como funciona essa caixa overdrive?
    É uma caixa da fabricada pela Gear Vendors. Ela tem duas marchas com relação 1:1 e 1:0,7. As machas são trocadas de forma manual ou automática para que se tenha uma marcha intermediária entre cada marcha do câmbio original.

    Com ela a F250 por exemplo, passa a ter 10 marchas:

    1º com OD

    2º com OD

    3º com OD

    4º com OD

    5º com OD.
    L200 Triton AT 3.2 2010

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