Postado originalmente por
Daniel.Shimomoto
Walter, perdoe-me discordar em parte:
Motor diesel em aplicação PESADA precisa de muitas marchas. Fato inconteste. O melhor exemplo eram os caminhões VW 18-310 e Ford Cargo 4031 com motor Cummins 6CT 8.3 de 310cv, subdimensionado para puxar 43500kg de PBT. Estes precisavam de 16 marchas para sempre existir uma marcha compativel com a velocidade do caminhão, projetado entre 0 e 110km/h e o motor trabalhar bem entre 1900 e 2100 rpms, faixa de potencia disponivel adequada para um x consumo especifico.
Agora aplicações diesel leves, com motores de elevada potencia disponivel em baixas rotações (entenda-se torque alto em baixas rotações), enfiar muitas marchas na transmissão é mais marketing do que técnica.
Analisando pelo ABSURDO, alguém aqui realmente acredita que uma F-1000 TD229 precisa mais do que cinco marchas no cambio? Aliás nem de 5 porque 90% dos usuários usam 4 marchas (saem em segunda marcha direto)
Nissan Frontier e Amarok eram exceções a regra pois tem motores insignificantes abaixo das 2000 rpms e a primeira da Nissan era super reduzida para não judiar demais da embreagem num aclive por exemplo (não ter que queimar). A Amarok disfarça bem essa caracteristica ruim utilizando a eletronica que injeta diesel no motor enquanto a embreagem está acionada, não deixando-o morrer....
Falemos sério: Com um torque de mais de 44kgf.m @ 1500 rpms e 200cv@3000rpms que está prometendo a nova Ranger, para que colocar seis marchas num carro que dificilmente será usado a 200km/h?
Abs!!!