Palmas, palmas!!!!!
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Bom dia a todos!
Hoje quero falar de dos problemas enfrentados após a retirada da FÊNIX de dentro da funilaria.
Percebi no painel de controles que tanto o indicador da nível de combustível como o da pressão do óleo do motor estavam com problemas (um não funciona e o outro vai direto para o número 6, mesmo a “F” estando desligada). Após mexe mexe, o do combustível é algum fio solto já que o funileiro desmontou a “F” inteira e isso vou resolver quando encostar a FÊNIX na Auto Elétrica para uma revisão completa (que ocorrerá semana que vem), já o da pressão do óleo do motor eu já sabia que se tratava da cebolinha (sensor) do mesmo, mas a esse fui a busca e virou novela, por quê?
Porque antes de encontrar o sensor correto acabei testando outros que nem marcar marcavam no painel (não mexia o ponteiro). Como assim? Simples, o mecânico instalou um (paralelo) e nada, outro e nada, então comprei o da marca VDO (1ª linha) e . . . NADA!
Por sorte encontrei na Morena Auto Peças aqui em Campo Grande o original FORD Motorcraft e o vendedor me disse que para as antigas F1000, F2000 e F4000, só mesmo o original é que funcionaria e marcaria corretamente. Dito e certo, agora está funcionando corretamente.
Vejam as fotos:
Anexo 517354
agora com a nova instalada
Anexo 517355Anexo 517356
Outra coisa, notei um barulho estranho tipo quando o rolamento está rajando, aquele som característico de rolamento pedido, implorando para ser trocado (vruummmm). Mas o som não vinha dos rolamentos das rodas pois troquei todos em fevereiro e a “F” saiu da oficina mecânica e foi direto para a funilaria e de lá não mais saiu até semana passada, logo, descartei de imediato essa hipótese.
Comecei a observar e percebi que vinha da Caixa de Câmbio (Marchas), o que me deixou super preocupado mas causava-me estranheza já que mandei trocar na época (fevereiro) os óleos do Câmbio e Diferencial (por medida de desencargo de conciência), acrescentando inclusive junto ao óleo, aditivo bardhal e molycote.
Anexo 517357Anexo 517358Anexo 517359
Continuei observando e notei que o som só aparecia quando eu tirava o pé do acelerador e com ela engatada (qualquer marcha), se caso eu colocasse no ponto morto ou se estivesse acelerando o som desaparecia.
Fui consultar o mecânico e descobrimos que o parafuso que fixa/prende a luva do diferencial estava solto, consequentemente o pião vibrava na coroa e justamente isso ocorria pois quando aceleramos a F1000 o motor manda a força necessária para o deslocamento ao diferencial e o pião deve estar justo na coroa, mas quando tiramos o pé do acelerador e se houver folga (e estava solto o parafuso) o pião fica folgado na coroa e vibra, dando aquela impressão de que é rolamento (vruuummm – som vindo do câmbio).
Apertado o parafuso, desapareceu o som por completo.
Anexo 517360Anexo 517361
Endrigo, não sabia que você era de campo grande, acompanho desde o começo seu tópico e não tinha me atentado a esse fato. Quando precisar de uma ajuda e só dar um alô.
CORREÇÃO
ONDE SE LÊ: ..., descobrimos que o parafuso que fixa/prende a luva do diferencial estava solto, ...
LEIA-SE: ..., descobrimos que a porca que fixa/prende a luva do diferencial estava solta, ...
Hoje com o temporal que caiu aqui em Campo Grande fui ver o resultado da vedação do teto solar pois foram trocadas as borrachas (interna e externa) juntamente com as mangueiras de escoação e constatei que pingou um pouquinho dentro da cabine, mesmo com tudo novo.
O teto solar (que nada mais é do que uma basculante) da FÊNIX estava sem funcionalidade há muitos anos, pois entrava muita água dentro da cabine quando chovia então meu saudoso pai decidiu lacrar o mesmo.
Notem o que foi feito para lacrar o teto (parafuso + silver tape), além de estar bem queimado do sol e judiado, já que a “F” sofria as intemperies, umas vez que permaneceu muitos anos largada no quintal da casa de meu pai.
Anexo 517383Anexo 517384Anexo 517385Anexo 517386
Os lacres da parte de trás já não existiam sendo necessário refaze-los com veda choque.
Após feita a restauração dos lacres, pintado e instalado no teto, a tampa ficou assim (mas vou mandar pintar novamente na cor cinza grafite para ornar), juntamente com as borrachas instaladas:
Anexo 517387Anexo 517388Anexo 517389Anexo 517390Anexo 517391
Após a chuva:
Anexo 517392Anexo 517393
PERGUNTO: alguém pode me dar uma dica de como vedar 100% esse teto, sem ser do jeito que pai havia feito (hehe)?
Meu amigo!!! Que trampo massa..
Você faz parte do grupo da F1000 no whats?
Queria umas informações sobre sua restauração..
Algumas coisas, tenho quase certeza que já fez, mas não custa alertar.. trocou os coxins da cabine? Embuxamento das portas? Embuxamento dos molejos traseiro? Isso é muito chato de fazer depois que a camionete está toda montada..
Manda mais fotos.. muitas fotos!
Inspiração pra minha futura reforma.. kkkkkk
Me diz uma coisa, nos documentos, consta qual cor?
Abraço!
Olá Lincoln.
Ainda não fasso parte desse grupo no Whats, mas se você puder me adicionar o meu é 6781116828.
Sim, coxins da cabine trocados, já o embuchamento das portas segundo o funileiro não havia necessidade de mexer e quanto ao embuchamento dos molejos traseiros fui até loja de molas aqui em Campo Grande (na Zanardo) e o Jr. me disse que era para aguardar ela montada pois ao que parece terá que trocar a mola mestre alem dos coxins.
Aguardar para ver!
Parabéns pelo empenho... aqui tamo criando coragem pra, ou começar a restaurar, ou vender de vez... kkkkk... o inventário aqui tá quase pronto tbm. Vc consegue passar uma idéia de quanto já gastou, principalmente em funilaria? Abraço!
Evandro, boa noite!
Te digo uma verdade, se a sua "F" tem algum valor sentimental a você então não a venda mas sim restaure.
Não fique tão ligado a valores pois existem profissionais e aqueles que se dizem "profissionais".
Antes de contratar esse funileiro fiquei pesquisando durante uns 6 (seis) meses pois desde o início minha intensão era a de restaurar "a Fênix" e não fazer uma simples reforma.
Como está sendo feito um serviço completo dos pneus ao teto ainda não sentei para contabilizar tudo, mas já vendi meu carro e já fiz um empréstimo no banco para concretizar esse sonho em memória de meu pai.
Então Evandro, coragem, paciência e inicie a sua restauração e compartilhe conosco aqui no 4X4 essa sua jornada, pois estaremos felizes em te ajudar no que for possível.
Att
Endrigo
Onde exatamente entra água pelo teto? É pela fechadura?
Abraço