se for 15x39 pega correndo e por 2 mil é negocio da china, e como a sua é turbo fica excelente, mais confirma tem de ser 15x39 da engrecon, se for 11x39 ai fica uma merd....
Versão Imprimível
Pagel, eu tenho climatizador na minha, pois não posso com ar por causa da renite, te digo funciona melhor que qualquer ventilador, pois é um umidificador, joga agua junto, da uma resfriada em cerca de 5 graus com relação ao exterior, porem tem de ter janelas abertas, pois é como um ventilador, não como ar condicionado
Entendi, mas ele não fica puxando ar frio com água de fora pra dentro, e depois tirando ar quente de dentro pra fora como um exaustor?
Na F, atrás tem dois vidros grandes que são basculantes eles abrem um pouco, uns 5 cm de cada lado, vou ter que bolar um tipo de mosquiteiro pra ele ficar aberto, pois tem lugar que é muito quente e úmido como aqui na amazônia, e tem mosquito pacas.
E quanto ao consumo de bateria? Tu já testou ele com o carro desligado? Será que consome muita energia?
Preciso ficar com ele e o frigobar ligado durante 8 horas por exemplo, será que duas baterias estacionárias dão conta?
Pagel, O camper pode ter até 2,5m de largura sem problemas. Tanto faz ficar dentro ou fora dos limites da caçamba. A PRF irá encrencar pelo baú "fechando" a carroceria aberta, mesmo sendo uma carga sobre a picape. A lei é porca e foi desenhada para beneficiar os detentores das CATs. Sobre o trailer, como tem muitos fabricantes de carretas com CAT espalhados pelo país, se tornou um processo muito simples e barato. Com 500,00 um fabricante assina a construção do teu trailer e te fornece nro de chassis com renavam.
Sobre o climatizador, uma bateria estacionária de 150ah dará conta para toda iluminação, bombeamento de água e ventilação para a noite toda, e um painel solar com controlador dará conta de fazer a recarga durante o dia mesmo com o motor desligado. É um sistema eficiente e simples.
MAS PARA FUNCIONAR deves evitar usos de inversores. Tens que usar o máximo possível de equipamentos 12 volts. Frigobar com inversor não dura 24hs com essa bateria de 150Ah.
VERDADE EDIN !
Mas isso não é justo! Pra ser um Camper, que eu saiba, precisa ser SEMELHANETE ao um trailer, com função de 'moradia'.
Essa minha 'carga' não dá pra morar dentro, ela tem partes que podem 'montar' um banheiro, mas não é um bloco pronto e que possa ser considerada habitável, é um monte de coisa junta dentro de uma carroceria kkk
Você tem toda razão, quando diz que a lei é porca, e é mesmo. Por isso, infelizmente, vou ter que desistir da minha idéia.
Incrível que se eu fizer a MESMA COISA sobre de uma carreta tipo baú fica "FÁCIL" por 500 pila?
Mas eu posso comprar uma carreta tipo BAÚ FECHADO e fazer isto?
Ou é melhor fabricar do zero, e depois "arrumar" um documento de TRAILER?
Sendo assim, a carroceria da F não serve pra nada neste caso, é melhor vender e comprar uma Band curta, que já tem 4x4 e reboca tudo isso.
Aff... Ô Brasil *&¨$¨&%#$%
Exatamente, NADA de inversores, penso em fazer tudo em 12v, e com o mínimo de consumo possível, lâmpadas somente o necessário, o mais importante é frigobar, água e o climatizador.
Penso em colocar 2 baterias de 115 ah, um controlador, 1 placa de 255w e um alternador extra por segurança, assim acho que energia não será um problema.
Acho que fiquei desanimado com o problema da "carga" na F, um trailer não estava no meus planos, fica muito comprido, mas fazer o que?
Somados os comprimentos da Band e do trailer, passaria de 6m, e não cabe em um container para transportar, aí só de 12m, triplicando o valor do frete.
O pior, tenho certeza que nenhum fabricante de Camper vai "assinar" meu projeto por menos de 10 mil, ou seja, inviável.
Edintruder:
Mas se o CAT é necessário para o Camper, uma empresa fabricante de trailer não poderia fazer um?
Entao Andre, até onde eu sei para REBOQUE é preciso apenas de uma ART (anotação de reponsabilidade técnica) emitida por um engenheiro mecanico ou tecnico se nao me engano, desde que esteja em dia com o crea, mais ou menos isso.
Agora fiquei na dúvida, como eu faço para produzir artesanamente meu TRAILER, se vou precisar de CAT? É mais barato um KAT de trailer?
Então, e se eu comprar um REBOQUE fechado tipo baú, e fizer uma estrutura retrátil que quando abre se forma uma cozinha e um banheiro, da mesma forma que eu estava planejando na carroceria da F, mas agora como REBOQUE e FECHADO assim fico "legalizado" kkkk?????
Pagel:
Coisas da nossa ridícula legislação, feita para criar dificuldade para vender facilidade....
Então, estive pensando no seu caso (até porque eu tenho planos de ter uma estrutura independente para viagens). Uma opção seria você usar a parte da caçamba para colocar a estrutura elétrica e hidráulica e usar uma barraca de teto. Como a barraca de teto se projeta para fora do veículo, ela pode ter um "anexo" para baixo que fecha a área de entrada. Essa área poderia ser usada como banheiro, usando sanitário e chuveiro portáteis.
Talvez daria um pouco mais de trabalho de montagem e desmontagem no pouso, mas você viajaria tranquilo sem preocupação com os "puliça".
Entendi, gostei desta opção também, é muito bom para acampar, mas minha idéia é uma estrutura para fazer longas viagens, primeiro pelo Brasil, dar um tempo $$$ e depois fazer a América, e por fim depois de um bom tempo pra juntar $$$ África/Europa/Ásia.
Por isso preciso de algo que tenha autonomia, seja uma estrutura rígida, que se abra pra cima e para os lados, leve e bem isolada termicamente.
Não preciso de muito espaço, mas tem que ser algo funcional e compacto, pois não pode comprometer o desempenho na estrada.
Penso em algo do tipo que os Autralianos fazem, tipo as fotos que seguem:
Aproveitando a oportunidade, quais dos modelos vocês acham que são considerados REBOQUE, e quais são TRAILERS aqui nesta m$¨%$$%¨do Brasil ????
1º - Anexo 537978
2º - Anexo 537979
3º - Anexo 537980
4º -
Anexo 537981
5º - Anexo 537982
6º - Anexo 537983
7º - Anexo 537984
Lembrando que mesmo no modelo menor, faria algo que se abrisse e ficasse um espaço interno de cozinha e banheiro.
E aí senhores, qual sua opinião? o que é REBOQUE e o que é TRAILER?
Pagel, te dei um alô pelo Macamp. Ocorre que o nosso CTB tem textos que form extraídos dos CTBs de outros países.
Temos que entender que as definições de trailer no CTB divergem um pouco das nossas definições por esse motivo. Nos EUA trailer é a carreta fechada de caminhões, e os que chamamos de trailer no Brasil, nos EUA se chama de RV (Recreation Vehicle), por isso deram as confusões de categorias das CNHs para reboque no atual CTB em 1997 e 1998.
Sabendo disso, nos documentos dos trailers Turiscar, por exemplo, constam como "reboque fechado", sendo assim o que chamamos de Trailer para o CTB é um reboque fechado.
Para emplacar um reboque caseiro temos duas alternativas viáveis:
- 1a cara, demorada e quase impossível;
- 2a barata, rápida e fácil.
Alternativa cara é fazer projetos em CAD, assinados por engenheiro mecânico com ART, notas fiscais de cada arruela utilizada, montar um processo no detran e rezar muito para que seja aprovado.
Alternativa barata e comum, tu constróis o teu trailer e vai em qualquer fabricante de reboques e compra uma NF. Ele irá avaliar o teu trailer, te fornecerá uma NF e uma placa de chassis para ser soldada na lança do teu trailer. Com a NF tu vai direto no CRVA e emplaca como novo. Simples e barato. Os valores das NFs variam de 500,00 a 1200,00. Depende de quem faz. Tem até no Mercado Livre.
A questão do Camper é diferente pois a empresa deve ser credenciada também para ALTERAR VEÍCULOS, seno assim, é uma autorização cara pelo fluxo de trabalho, acabam restringindo muito pois não é algo popular.
Por isso que eu pessoalmente desisti da fabricação do camper e parti para o trailer.
Podes ainda comprar um trailer usado em péssimo estado e reformá-lo do tamanho que desejares. Nos docs consta apenas o nro de eixos e capacidade de carga, sendo assim, com 10 metros ou 3 metros, ele não será usado para transportar carga, e se não alterar o nro de eixos não terá influência.
Eu estou construindo um trailer de 4,8m de baú, somado à lança terá 5,50mts, um eixo com freio inercial, porém já estou sonhando em fazer um 5a roda acoplado dentro da caçamba, que divide muito melhor o peso, sem riscos de pêndulos e pode ter facilmente seus 11mts de comprimento. Basta olhar no Youtube pelos RVs que entenderás do que falo...
Sonhar não custa nada!
NEW 2017 LUXE LF-42MD | Luxury Fifth Wheels | Augusta RV - YouTube
Ou algo mais humilde...
Ford F-150 Towing Capabilities | Edmonton Ford Dealer, Zender Ford - YouTube