Drossor
Um bom aditivo para o sistema de arrefecimento deixa o conjunto eternamente limpo! Fato inconteste e vivenciado por mim em vários carros que tive. Rodei 150 mil km com a Ranger e a única cor que tinha no reservatório de água era o azul do corante do aditivo usado pela Ford. O mesmo vale para o da minha ex. Saveiro Supersurf (rodei 90 mil km) e do Golf (75 mil km).
Tanto para motores diesel quanto para motores a gasolina, pode usar o mesmo aditivo para o sistema de arrefecimento, desde que na proporção correta (geralmente 50/50) e um produto de boa procedência. Infelizmente a maioria dos aditivos que vendem por ai é agua colorida.
Uma das grandes coisas desses aditivos é que eles usam agua desmineralizada, o que por si só já inibe a corrosão. Imagina a água com cálcio no sistema de arrefecimento? E agua com cloro do sistema de abastecimento? Corrosão na certa! Pode até parecer um exagero tudo isso mas é serio! Fazendo uma analogia besta, o cálcio que tem a água da cidade onde moro, combinado com o cloro já travam as minhas torneiras daqui de casa (forma algo que parece um cimento) e de tempos em tempos tenho que desmontar tudo e limpar. Imagina o que uma água dessas não tem o poder de fazer, sofrendo aquecimento e resfriamento, num circuito de arrefecimento fechado, formando óxidos e com a temperatura, diferença de potencial entre os diferentes metais, circulando num circuito fechado e ficando cada vez mais saturado de óxidos de ferro oriundos de ferruge, conduzindo eletricidade....
Os bons aditivos levam em conta os diferentes tipos de metais que compõe o motor. Só isso é o que basta! Na falta dele pode usar o produto anticorrosivo mesmo. A MWM recomenda o anticorrosivo dela como protetivo, e segundo ela, pode ser usada com qualquer tipo de água. 1L trata até 30L de agua do sistema.
Eu, como falei, coloquei na minha F-. 1L me custou uns R$15,00 e vale a pena pois o sistema da F acho que são 13 litros...então tem muito poder de proteção e diluição. Mas com o tempo, quero limpar o radiador da minha F- e ai fazer a coisa certa: Fluido para radiador!
Abraços
Ivan, interessante que saiu algumas series de D229 com esse problema mesmo. Não me pergunte porque mas sei que alguns motores muito bem cuidados apresentaram furos na camisa. Em contrapartida outros, sem qualquer zelo, nunca tiveram problemas.
Pelo sim pelo não, quando tinha tratores D-229 e no Ford F-11000 sempre usei. Mas nunca tivemos problemas. Mas conheço algumas pessoas que tiveram...inclusive um amigo meu com um VW 7-90 dessa época...
Abraços