Powered by vBulletin

F-1000 SuperCab, ajuda no intercooler.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 10 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 02/01/2014, 23:44
    Daniel.Shimomoto
    Citação:

Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    Daniel e Edin...

Será que o anti corrosivo MWM tem alguma propriedade especial para este tipo de problema? Alguma coisa que diminua a DDP do material da camisa com o material passivo (acredito que seja o bloco)?

Eu uso o ETILENO GLICOL, é um tipo de álcool.

Os anticorrosivos para motores mais antigos (como o MWM 229) tem algumas características fortes na preservação da água em si própria, mas não levando em consideração materiais diferentes (antigamente era tudo FoFo)..!!!

O uso de um aditivo mais moderno (para motores mais modernos), leva em consideração os diferentes materiais utilizados em um motor moderno.
    Em um carro moderno, o arrefecimento pode passar por Ferro fundido, alumínio e plástico.... somente dentro do motor....

Isto seria um grande problema...

Concordam???

Drossor

Um bom aditivo para o sistema de arrefecimento deixa o conjunto eternamente limpo! Fato inconteste e vivenciado por mim em vários carros que tive. Rodei 150 mil km com a Ranger e a única cor que tinha no reservatório de água era o azul do corante do aditivo usado pela Ford. O mesmo vale para o da minha ex. Saveiro Supersurf (rodei 90 mil km) e do Golf (75 mil km).

Tanto para motores diesel quanto para motores a gasolina, pode usar o mesmo aditivo para o sistema de arrefecimento, desde que na proporção correta (geralmente 50/50) e um produto de boa procedência. Infelizmente a maioria dos aditivos que vendem por ai é agua colorida.

Uma das grandes coisas desses aditivos é que eles usam agua desmineralizada, o que por si só já inibe a corrosão. Imagina a água com cálcio no sistema de arrefecimento? E agua com cloro do sistema de abastecimento? Corrosão na certa! Pode até parecer um exagero tudo isso mas é serio! Fazendo uma analogia besta, o cálcio que tem a água da cidade onde moro, combinado com o cloro já travam as minhas torneiras daqui de casa (forma algo que parece um cimento) e de tempos em tempos tenho que desmontar tudo e limpar. Imagina o que uma água dessas não tem o poder de fazer, sofrendo aquecimento e resfriamento, num circuito de arrefecimento fechado, formando óxidos e com a temperatura, diferença de potencial entre os diferentes metais, circulando num circuito fechado e ficando cada vez mais saturado de óxidos de ferro oriundos de ferruge, conduzindo eletricidade....

Os bons aditivos levam em conta os diferentes tipos de metais que compõe o motor. Só isso é o que basta! Na falta dele pode usar o produto anticorrosivo mesmo. A MWM recomenda o anticorrosivo dela como protetivo, e segundo ela, pode ser usada com qualquer tipo de água. 1L trata até 30L de agua do sistema.

Eu, como falei, coloquei na minha F-. 1L me custou uns R$15,00 e vale a pena pois o sistema da F acho que são 13 litros...então tem muito poder de proteção e diluição. Mas com o tempo, quero limpar o radiador da minha F- e ai fazer a coisa certa: Fluido para radiador!

Abraços

Citação:

Postado originalmente por Ivan Luiz Ver Post
    Meu pai comprou em 89 uma VW 7-90 0km. Furou com 30.000, com 60.000 e antes de chegar aos 90.000 ele vendeu.

Ivan, interessante que saiu algumas series de D229 com esse problema mesmo. Não me pergunte porque mas sei que alguns motores muito bem cuidados apresentaram furos na camisa. Em contrapartida outros, sem qualquer zelo, nunca tiveram problemas.

Pelo sim pelo não, quando tinha tratores D-229 e no Ford F-11000 sempre usei. Mas nunca tivemos problemas. Mas conheço algumas pessoas que tiveram...inclusive um amigo meu com um VW 7-90 dessa época...

Abraços
  • 07/01/2014, 16:54
    Ivan Luiz
    Com o que daria pra medir a temperatura antes e depois do IC?
  • 07/01/2014, 18:56
    DieselPower
    Citação:

Com o que daria pra medir a temperatura antes e depois do IC?

Com um termopar e um leitor, que pode ser um pirômetro EGT.
    Na minha opinião, deveria existir no Brasil um Pirômetro com 3 entradas para termopar: 1 Para o escape; 1 para admissão antes do IC; 1 para admissão depois do IC.

PS.: Parabéns por sua F. Simplesmente espetacular! O melhor conjunto possível= F100 CE + Cummins!
  • 09/01/2014, 08:13
    Ivan Luiz
    Citação:

Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Com um termopar e um leitor, que pode ser um pirômetro EGT.
    Na minha opinião, deveria existir no Brasil um Pirômetro com 3 entradas para termopar: 1 Para o escape; 1 para admissão antes do IC; 1 para admissão depois do IC.

PS.: Parabéns por sua F. Simplesmente espetacular! O melhor conjunto possível= F100 CE + Cummins!

Tipo este?: PI-40 ? PIRÔMETRO | Guster
  • 09/01/2014, 15:53
    DieselPower
    Citação:

Tipo este?: PI-40 ? PIRÔMETRO | Guster

Exatamente!!!
    Mas deve custar uma facada!!!
  • 15/01/2014, 19:19
    Ivan Luiz
    3 Anexo(s)
    Qual o local correto para medir a "altura de referência"?

"Tirado do manual: Altura de referência* ........80mm 4x2................90mm 4x4
    *Valores para altura de referência medida da superfície do eixo dianteiro metálico dos suportes dos batentes da suspensão."

Estou achando a frente meio baixa, e está com a cambagem 1º negativa, então antes de mexer nas buchas excêntricas dos pivos, queria acertar a altura dela, mas estou em duvida no ponto correto de medir.
    Entre o pneu dianteiro e para-lama 6cm, no para-lama traseiro 12,5cm.
    Segue na foto as medidas que encontrei.

Anexo 447070
    Anexo 447071
    Anexo 447072
  • 15/01/2014, 22:51
    Edintruder
    Ivan, mede a altura entre o pára-lamas dianteiro e o solo, traseiro e o solo e parte de baixo do retrovisor e o solo.
  • 16/01/2014, 08:09
    Ivan Luiz
    Citação:

Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Ivan, mede a altura entre o pára-lamas dianteiro e o solo, traseiro e o solo e parte de baixo do retrovisor e o solo.

80cm - 87,5cm - 122,5 cm
  • 21/01/2014, 02:37
    drosssor51
    Ivan.... vou importuna-lo com algumas perguntas sobre o flutuante....

Na carcaça do eixo, você soldou aquele alojamento dos rolamentos??
    Os semi eixos são de algum carro em especial? vi que você usinou as estrias... existe semi eixo "cru" ou sem estrias para vender?
    A roda traseira sofreu alguma alteração de posicionamento?? Aumentou ou diminuiu a bitola?

Obrigado.... abç
  • 21/01/2014, 08:24
    Ivan Luiz
    Citação:

Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    Ivan.... vou importuna-lo com algumas perguntas sobre o flutuante....

Na carcaça do eixo, você soldou aquele alojamento dos rolamentos??
    A ponta foi embutida, o comprimento que tem para fora, tem para dentro. Entrou com pressão e foi colocado dois pinos para travar, por segurança.
    Os semi eixos são de algum carro em especial? vi que você usinou as estrias... existe semi eixo "cru" ou sem estrias para vender?
    São o lado longo da Bandeirantes, encurtado e enchido com revestimento duro.
    A roda traseira sofreu alguma alteração de posicionamento?? Aumentou ou diminuiu a bitola?
    Mantive a bitola original, senão precisaria mudar a posição flange do espelho do freio.

Obrigado.... abç

Qualquer outra dúvida, fique a vontade em perguntar.
  • 21/01/2014, 10:25
    Edintruder
    Ivan, a tua F parece que está com a altura normal da 4x2. O problema é que o pessoal por aqui, 90% anda com algum tipo de lift, então não temos muitos parâmetros do original! kkk. A parte inferior do farol da minha F1000 está com 108cm a partir do chão. A parte inferior do farol, entre farol e pisca.

A base do espelho preciso medir pois não lembro ao certo, mas acho que está com 1,48cm ou algo assim.
    Vou medir a minha e depois te passo certinho. Mas a minha tem 20cm além da 4x2 em suspensão e cerca de 2 cm em pneus. A medida da base do farol da tua deve estar por volta de 86cm a 88cm.
  • 21/01/2014, 11:04
    Ivan Luiz
    Citação:

Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Ivan, a tua F parece que está com a altura normal da 4x2. O problema é que o pessoal por aqui, 90% anda com algum tipo de lift, então não temos muitos parâmetros do original! kkk.

Hehehe achei que tinha alguma fórmula pra calcular com base nestas alturas.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 10 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 22:00.