Postado originalmente por
Morubixaba
Prezados foristas,
Tenho uma XLS flex CD 13/14.
Pra quem está pesquisando e considerando a compra de uma, vão minhas dicas.
Ela completou um ano hoje. Está com 11.000 km. Só rodo na gasolina. Moro em Brasília, cidade com poucos aclives e trânsito ainda bom, com picos de engarrafamento nos horários de rush.
DESEMPENHO:
Anda muito bem mesmo, para uma picape. Lembrando que ela é maior que a anterior. Esse fato motivou a Ford a não lançar o modelo nos EUA, visto que ela se aproximou da F150. Ela arranca muito bem no semáforo, e dá até pra fazer algumas graças. Já tive Ford com V6 4.0, que era um motor bom demais. Porém, comparando com a Nova Ranger flex, esta é bem mais esperta. O pouco que rodei com ela no álcool, senti o motor mais áspero, porém mais vigoroso.
Ela roda como um grande sedam, não parece uma camionete. A dirigibilidade é de longe melhor que na Hilux (temos uma 2008), que usa caixa de direção tradicional de setor e rosca sem fim. Na Ranger, pinhão e cremalheira, muuuuito mais precisa.
CONSUMO:
Ele só melhorou com o tempo. Hoje faço tranquilamente 8,5 Km/l na cidade. Na estrada, entre 9,5 e 10,1 km/l, a 90/110 km/h. Só na gasolina.
REVISÕES:
Custam caríssimo, mais caro que revisão de Mercedes C180! E elas têm preço fixo. O mesmo preço, para flex ou para diesel! Como pode? Isso é ridículo! Tem revisões que ultrapassam os R$ 1500 para trocar óleo e filtros!
A minha, que embora tenha 11.000 km, fez ontem a revisão de 20.000 (ou 1 ano), queriam me cobrar R$ 856,00 para trocar óleo, filtro de ar, de gasolina e filtro de óleo. Isso porque a mão de obra das primeira e segunda revisões é gratuita!
Inaceitável! Extorsivo!
Joguei um verde para o consultor, dizendo que, já que a mão de obra é gratuita, eu compraria as peças no balcão da concessionária e levaria para ele trocar. Ele coçou a cabeça e disse "tudo bem...".
Peguei R$ 300,00 a menos (o que ainda foi caro, pois nem pesquisei) e fiz a revisão, mantendo a garantia.
FICA A DICA: Ao fazer as revisões extorsivas da ranger Flex, COMPRE AS PEÇAS NO BALCÃO DA CONCESSIONÁRIA, POIS É UM DIREITO DO CONSUMIDOR. Não está no manual a obrigação de pagar o preço fechado das revisões.
A propósito, havia um EDGE novinho, fazendo revisão de 20.000 km. Sabe quanto custa a revisão dele? R$ 420,00!!!!!!!!!!!!!!!!
Quem explica? Um carro de R$ 150.000 com revisão mais barata que um de R$ 70.000, da mesma marca. E como pode a revisão da flex 4x2 custar o mesmo que o da diesel, que usa muito mais óleos, incluindo as 4x4?
Abraço!