-
Se usar o tubo bi-partido, concordo plenamente com Edu-Velo. Vai estragar o parafuso.
Só gostaria mesmo de saber qual a vantagem de usar a bucha de PU bi-partida (desde que montada no tubo inteiro) em relação a bucha maciça, existe algum melhor desempenho?
Flávio Schurt
-
As buchas bipartidas ( sempre com tubos inteiriços ) tolhem um pouco os movimentos de angulação , mas não o suficiente pra danificar algo a não ser que tenham dureza excessiva ...
As buchas maciças de PU , que são como as originais de borracha , dão movimentos angulares maiores , tem montagem e desmontagem mais dificeis , são mais dificeis de achar , e as que coloquei não duraram muito , ovalizaram o alojamento do tubo nas buchas mais criticas , a tras. lado do carona de fora e tras. lado mot. de dentro ... as outras 2 do cjto tras. nem deformaram ...
As de borracha originais podem até durar menos , são dificeis de achar , mas preservam as barras e trabalham de acordo com o previsto de fabrica .
O que acontece é que alguns camaradas anadaram colocando de PU , durou mais que borracha e pegou uma febre por PU , agora tem alguns Engesas que ja danificaram o alojamento da bucha nas barras transversais por usar PU muito duro e tiveram que substituir a barra , liga na Rota e pergunta qto custa um par de barra transversal ...
-
EduVelo
Vc está enlameado de razão.
O meu tinha as buchas de PU maciças, e estavam ovalizadas no tubo de centro. O tubo é inteiro.
O proveito que se tem era o desenho que elas possuiam, uma cavidade ao redor do tubo do centro, justamente para dar mais flexibilidade angular, como vc descreveu e fotos das buchas amarelas acima.
Reconheço que fiz uma caca ao substituir as PU por buchas de S10 no meu.
Apesar de usar meu engesa para o trabalho, faço muito poucas trilhas . Conforme vou ganhando experiência, percebo as limitações que ocorrem, porque cada vez mais eu exijo do sistema.
E para variar, Bill estava certo quanto a limitação desse sistema com buchas de S-10.
Flávio Schurt
-
ressucitando o tópico
PESSOAL URGENTE
Teria algum problema de confeccionar as buchas da barra tensora , aquelas que ficam presas no eixo , que são 2 de cada lado , de TECNIL ? Alguem já usou ou ainda usa?
Eu particularmente não vejo problema pq elas não trabalham como a da extremidade da barra que fica presa no chassi , que trabalha na flexibilidade da borracha ou poliuretano para que as barras oscilem para cima e para baixo , elas trabalham no sentido de rolamento para amortecer impacto do eixo correto? Como o TECNIL é extremamente duro , só não teria o amortecimento do impacto do eixo , que é muito resistente , e não acabaria nunca .
AGUARDANDO RESPOSTAS URGENTE
OBS: Qdo montei o CORAÇÃO VALENTE , usei as buchas originais de borracha , e acho que duraram muito pouco , trocar buchas todo ano é um PORRE R$R$R$R$R$R$R$$ concordam ? As de poliuretano vermelha esta comprovada aqui no fórum que são melhores , mas tem tb de serem trocadas de 2 em 2 anos que tb é um PORRE R$R$R$R$RRR$ muito caras .
-
Dando uma geral na viatura hem!!!
Eu troquei essas buchas a 1 mês atrás e comprei as de P.U vermelho por 450 laskas, no site da Camper com a Érika (que foi bem simpática).
Se v/c prestar atenção verá que essas buchas se movimentão bastante, se tú adaptar buchas muito duras algo quebrara...
-
Guilherme,
Meu fase II veio com as buchas originais (ainda) de borracha.
O modelo que está nele é um que tem 1 bucha de aço entre a parte externa da bucha e o tubo onde passa o parafuso.
Dificil explicar por escrito, mas é como se fosse uma bucha com 3 parte de ferro (a externa, uma intermediária e o tubo onde passa o parafuso, entendeu?) e borracha entre essas partes.
No meu caso, como a borracha entre a bucha intermediária e o tubo estava arrebentada, fiz uma bucha de nylon (tecnil) e coloquei entre as partes.
Vamos ver se vai aguentar....
-
Amigo CARLOS AUGUSTO
Eu entendi bem sua explicação , então vc está quase chegando na bucha de nylon( tecnil) por completo . Vc tem a parte externa de borracha e a parte interna de tecnil correto?
Pergunto ao RODRIGO CAMPER : Eu sei que elas movimentam bastante , mas no sentido de rolagem . O que poderia quebrar com a bucha de tecnil pura ? Considerando que esta bucha só trabalha por ROLAGEM , ísto é qdo se faz o melejo , as molas comprimem e extendem , ocorre um rolamento do eixo diferencial em seu próprio eixo , correto? Então estas buchas não sofrem movimento de lateralidade em seu próprio eixo , como as que prendem as barras tensoras no chassi , estas sim , qdo ocorre o molejo , as barras movimentam-se para cima e para baixo ESMAGANDO AS BUCHAS , que deveriam voltar a sua posiçaõ inicial novamente , é por ísto que elas acabam primeiro , e se elas não se deformarem , irá quebrar as barras tensoras .
Gostaria de uma explicação CONVINCENTE E OU TÉCNICA de pq as buchas que prendem as barras tensoras no eixo não vieram de fábrica de tecnil . Hoje entrei em baixo do CORAÇÃO VALENTE e analizei e não vejo razão em não colocar tecnil .
Elas só trabalham em rolamentio como falei e ,lógico amorterce os impactos que veem de frente , como um degrau , uma pedra , sofrendo o eixo menor impacto. Será que esta é a finalidade ? será que os eixos são tão frágeis assim ?
-
Guilherme,
É isso mesmo! Deixei a camada maior de borracha, para tentar diminuir o impacto como você disse, e o centro de tecnil.
Pelo que matutei, essas buchas não devem ser de material rígido, ainda mais no meu caso em que vou utilizar bastante a viatura no dia-a-dia.
-
alguem pode por favor, postar uma foto em close de um braco longitudinal dos Engesas ?
T+
-
Pessoal, tô mais confuso que vesgo em partida de tênis... Já estava quase comprando o KIT anunciado na Camper, aquela buchas "melhores" vermelhas.
Mas , pelo que li, tem gente que ainda prefere a de borracha, mesmo que dure menos, confere?
Pergunta: onde comprar as de borracha e a que preço ? Conforme a relação custo/benefício irei optar por uma ou por outra.
Tá duro de se chegar a um consenso, com exceção de que as amarelas não valem nada ( tbém confirmo pois já as usei no meu antigo CJ-5 e realmente elas esfarelam).
Petri
FI "mula"
-
Marcos, eu comprei as de borracha de um tal de Zanesco e não durou 4meses, e custou 37,00 cada.
Estou usando as vermelhas a 2 meses e até agora não deformou.
-
A coisa tá meio confusa. Pelo que entendi, há um tal de Marcelo que vende estas vermelhas ( as melhores), mas que são bipartidas ( desvantagens, mas há controvérsias).
Pelo que entendi, no sítio da CAMPER a Érica também vende. Parece que são as mesmas. Mas, se for, teria a tal da "desvatagem" por ser bipartida.
Eu, formado em Agronomia mas trabalhando com Legislação Tributária não estou entendendo é NADICA DE NADA desta discussão. Entende tanto de buchas quanto de ballet, ou seja, nada.
E tudo que eu quero é resolver logo o problema das minhas buchas do eixo traseiro....
P.S. Já liguei para o tal do Marcelo e para a Érica da CAMPER. Ambos não estavam, deixei recado e estou esperando retorno.
Petri
FI "mula"