Hah, bão! As buchas do meu jipe tão com o meca. Vou lá, neste findi. Já ranco tudo fora e coloco um tubo novo. Mesmo assim, acho grave o bi-partido estragar o parafuso da panhard. Valeu, Caio.
[]´s
Versão Imprimível
Hah, bão! As buchas do meu jipe tão com o meca. Vou lá, neste findi. Já ranco tudo fora e coloco um tubo novo. Mesmo assim, acho grave o bi-partido estragar o parafuso da panhard. Valeu, Caio.
[]´s
[]´s
Acredito que o desenho de bucha, que possui a saliência (ou seja, houve uma retirada de material ao redor) como essas amarelas de sua foto, deva permitir mais flexibilidade na torção do eixo. Acredito ter a desvantagem de durar menos por concentrar mais o esforço.. Eu tive essas buchas.Citação:
Postado originalmente por kaliba
Já essas buchas com desenho liso devam durar mais talvez, por distribuir mais a força em todo o perímetro.
Grande Edu ChavesCitação:
Postado originalmente por Eduardo Chaves
Onde vc encontrou estas buchas de borracha?
E pelo que pesquisei, existem vários graus dureza do poliuretano.
E será que se usar um poliuretano mais macio, com o desenho de saliência (retirada de material ao redor do centro), possa diminuir essa possibilidade de quebras nos tirantes, se assemelhando ainda mais com a borracha? ou esse poliuretano mais macio vai detonar mais cedo?
Flávio Schurt
Flavio,
deixe me adiantar um pouco ao meu Xará, acompanhei a briga dele com as buchas heheh, ele comprou novas buchas de borracha na antiga Zanesco em Sp, não me recordo o nome novo mas é o mesmo proprietario, as buchas buchas da panhard duraram apenas 2 meses se bem me recordo, fazendo com que ele comprasse 2 novas do marcelo buchli, e ao retirar os braços longitudinais o mecanico observou que as outras tambem estavam em fim de vida, assim comprou um jogo completo do Marcelo, jogo que esta até hoje sem nenhum sinal de desgaste
Meu jogo intalei ha apenas uma semana, a viatura esta outra e sabado pude testala na trilha , não perdi nada em curso ou conforto, o PU usado, é pouco mais firme que as de borracha, acredito ainda que possa ficar melhor se colocar as buchas de borracha(mesmas da F4000) na fixação dos tirantes ao chassis e as de PU nos outros locais( panhards e fixação dos braços ao eixo ) ,de borracha nos tirantes (fixação dos braços no chassis) pois me parece o unico lugar onde realmente se força o braço contra as buchas, no restante eles trabalham juntos,
Espero ter ajudado, pedirei ao Xara para entrar aqui e complementar
Grande []
No eixo traseiro os esforços são bem maiores na barras longitudinais(tendencia de girar) e até justifica o PU (aguenta mais compressão), mas no eixo dianteiro tô partindo para as de borracha da F-4000.
Achei essas buchas por R$3,00 cada (4 por eixo).
EduardoCitação:
Postado originalmente por Eduardo Merege
Se entendi corretamente, vc está dizendo que o ideal é usar borracha nas buchas das panhards e nas buchas dos tirantes ao chassis (as de F4000).
E usar Poliuretano nas buchas que vão nas longitudinais que fixam os eixos.
Flávio Schurt
Flavio, é mais ou menos isso :D , usar borracha apenas nas buchas dos tirantes ao chassis(no mesmo lugar que aparece na foto acima postada pelo SJKCaio) , panhards e os demais pontos ficam com as de poliuretano, digo isso para poupar um pouco mais esses tirantes pois o pu é mais firme que a burracha e necessita de mais força para ser comprimido.
relendo o que escrevi vi que ficou meio confuso mesmo :oops: ja vou corrigir :wink:
Grande []
Valeu Eduardo
Considero sua idéia boa.
Flávio
Turma
Qual a vantagem de uma bucha bi-partida com relação a mesma bucha maciça?
Flávio Schurt
Pessoal, entrei em contato com o Marcelo para saber sde ele fabricava buchas com o tubo inteiro e comentei com ele sobre as colocações aqui expostas.
Ele me respondeu que não vê problema algum em o tubo ser bi-partido, inclusive que fechou com a Marruá toda produção das buchas neste formato e que o Exécito Brasileiro testou 80.000Km e aprovou.
Será que não tem nenhum exagero nas afirmações de que o tubo bi-partido estraga parafuso? Será que não houve algum problema de instalação??
Vejam, não estou querendo criar polêmica, somente entender, visto que o fabricante destas buchas é fornecendo direto do Marruá, irmão mais novo de nossos Engesas.
[]´s duvidosos
Vai dar problema nos Marruá ...
Se for trocado no tempo certo acredito que não deve ter problema , mas qdo as buchas criarem folgaa tendência é os tubos bi-partidos trabalharem ...
Tive que trocar 2 parafusos das Links tras. pq ja estavam bem corroidos pelos tubos bi-partidos , as buchas criaram folga e não percebi , só fui perceber qdo começou a fazer barulho , era o cardan batendo no cabo de freio de mão , qdo desmontei os tubos bipartidos estavam bem finos de um lado e o parafuso corroido ...
De qqer maneira vou continuar usando tubos inteiriços ...
Se alguém + usa bi´partido ha algum tempo poderia dar um alo aqui pra gente ...
[]s...