-
Caro Flávio,
Nunca tive a oportunidade de dirigir uma camper com o conjunto da Band, mas já tive Band com freio a disco e o freio era brutal (mas descobri que varia de carro para carro, pois tenho um amigo com uma Band 2001 curta impecável que não freia igual a minha longa freava).
Observando o disco e a pinça da band, elas até parecem superdimensionadas para as campers, de tão reforçadas. O único problema que vejo neste conjunto é a dificuldade de utilizar rodas aro 15 de liga, de resto é só alegria (aliás possuo outra camper em São Paulo que esta sendo adaptado o 4x4 pelo Marcelo Buchili e ele me convenceu a colocar esse conjunto, garantindo que dá para colocar rodas de aro 15 de liga sem diminuir os discos, estou pagando para ver, mas só saberei o resultado em outubro).
Caro Rodrigo,
Tambem descobri que o aumento do servo não traz grandes benefícios, já que o pedal fica mais alto e mais duro. Ele tem que ser dimensionado para encher encher o sistema com um curso razoável e nada mais.
Eduardo Valaretto.
-
4 Anexo(s)
Algumas fotos do meu projeto de pedaleira de D-20 modificada para Camper.
Notem a redução do tamanho dos pedais e a manutenção do sistema do cabo de embreagem.
Eduardo Valaretto.
-
Mais porque v/c está trocando a pedaleira??
-
Hoje liguei em outra loja p/ ver o preço do conjunto completo novo da S10. Os caras aqui estão malucos, o preço é um pouco mais barato que o da loja anterior, mas ainda assim muuuito caro. :mad:
Encontrei um conjunto usado completo da S10 por R$ 320,00 (cilindro + hidro + 2 pinças. Se bobear, vem o suporte das pinças junto). Estou pensando em pegar esse conjunto e trocar os reparos ... :pensativo: Amanhã passarei no local p/ ver como está o estado das peças.
Aproveitando, fiz algumas pesquisas no site da TRW (Varga) e peguei alguns números:
CILINDRO-MESTRE (diâmetro):
S-10 e D-20: 25,4 mm
Kombi: 23,81 mm (e tem um modelo de 19,05 mm)
Toyo Band: 23,81 mm
Gol (original das Camper/Engesa): 20,64 mm
HIDROVÁCUO (diâmetro):
Toyo Band: 250 mm
Kombi/Quantum/Santana: 230 mm
Gol/Parati: 200 mm
OBS: infelizmente não achei as medidas do hidro da S-10 ... :rolleyes: Mas se eu comprá-lo, meço e coloco aqui depois.
DISCO FREIO (diâmetro):
Toyo Band: 319 mm
D-20: 283,5 mm
Hillux: 288,5 mm
S-10: 278,8 mm (pela foto, o cubo vem junto do disco ...)
É isso pessoal, espero que esses números sirvam de parâmetro p/ as modificações dos freios de nossas viaturas. :-D
-
Bela pesquisa em Flávio!! hoje andei um pouco para testar os novos freio da Camper, E ficou extamente como o Guilherme falou, Brutal, arrasta as 4 rodas,porém puxa um pouco para a esquerda vou esperar as pastilhas acentarem p/ ver se melhora.
-
Obrigado Rodrigo, como disse, espero que sejam úteis como parâmetros na hora de pensar em um novo sistema de freios. ;-)
Parabéns pelo sucesso no upgrade ! Mas creio que seja importante fazer uma ressalva: o freio a disco na traseira acho que ajuda bastante nessa performance, não ? ;) 8-)
Você conseguiu adaptar a pinça dianteira no eixo traseiro original, sem flutuante ? :pensativo:
-
Obrigado Flávio,a adaptação foi não foi facíl, mais no final eu senti o prazer de ver tudo 90%, ok,Na trazeira eu optei por usar os discos SBD que já possuia, porém com pinças dianteiras do Gol 1.8, Eu digo 90% por esse detalhe as pastilhas são 5 m/m mais largas que o disco, mais mesmo assim ela freia muuuuuito mais que as meia boca do Kadett.
Eu até poderia usar os discos de Kombi como o Guilherme, mais não achei viavel por que eu teria que tornear os semi-eixo e (fazer furos com roscas para fixas os disco por traz do semi-eixo),já que não uso o flutuante.Notei que conforme as pastilhas vão assentando no disco o pedal vai subindo eo freio vai ficando mais suave,talvez ainda tenha ar no sistema que esta saindo com a temperatura.
-
Mais um "capítulo" do assunto ... :rolleyes: Hoje fui a uma loja de freios ver ao vivo as peças. Conversei um bocado com o atendente, que pelo que vi entende bem do assunto. As conclusões que cheguei e vou compartilhar aqui:
- o hidro (cuíca) da S10 é bem comprido. Mesmo na minha Camper que tem lift de carroceria de uns 10 cm, provalmente teria problemas de pegar na coluna do armotecedor. Para terem uma idéia, pelo que medi a peça no carro, com o cilindro mestre o conjunto todo iria chegar no vaso de água do limpador de parabrisa ...
- o cara me confirmou que o cilindro-mestre da S10 tem 1" (25,4 mm). E o cilindro da Toyo tem o mesmo diâmetro do usado na Kombi 15/16" (23,8 mm). Essa informação bate com os dados que coloquei aqui no tópico anteriormente.
- uma opção interessante que vi lá seria usar o conjunto da D-10 ou F1000 antiga (antes de 92). Possuem cilindro de 1" e o hidro cabe na Camper, pois é semelhante ao Toyo Band mais antigas (até 92, como o Ralado reportou aqui, diâmetro 210 mm).
- Os hidros das Toyo 93 em diante possuem 250 mm de diâmetro, que pelo que medi NÃO cabem nas Camper 93 p/ baixo (ou se couber, vai ficar muito justo).
Bem, lá descobri que o hidro que tenho instalado é o do Santana, Kombi e Gol 1.8, que tem 230 mm e fica intermediário entre o Band mais antigo (210 mm) e o Band 93 em diante (250 mm). O melhor da história é que descobri que o cilindro-mestre que tenho já é o da Kombi e não o original do Gol. :dance:
Minha conclusão: como o cilindro que tenho é do mesmo diâmetro do da Toyo Band, e que dá conta de encher as pinças da mesma, que são idênticas às da S10 (tirando a fixação), vou manter a parte de cima usando o seguinte na parte debaixo:
- discos da D20: 100,0 o par original da Delco. É menor no diâmetro que os da Toyo Band e possue a mesma espessura do disco da S10 (30 mm)
- pinças da S10 (200,00 no ML, com garantia e revisadas) e que podem ser usadas com o disco D20.
Conforme já reportado aqui mesmo no tópico, pinças S-10 com discos da Band não dá muito certo, pois o disco da Band tem 20 mm de espessura, contra 30 mm dos da S10. Logo, a pinça da S10 fica "sobrando" no disco da Band, o que não ocorre usando o disco da D20 (30 mm de espessura)
E já estou com uma idéia aqui p/ não precisar fazer as cavilhas no disco da D20, p/ encaixar ele no cubo da Camper. Mas só vou ter certeza a hora que desmontar o conjunto e botar a mão-na-massa.
Conforme for fazendo, vou informando aqui ou no tópico que o Rodrigo abriu sobre freios, colocando fotos inclusive :wink: 8)
-
Que maravilha!!!
Estou torcendo para tudo dar certo, creio que a configuração pinças S-10 e Disco D-20 ea melhor opção, Há, não esqueça, sangardores para cima hém.
Boa sorte !!!
O tópico adaptações freios Camper.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=20299
-
Beleza Rodrigo, obrigado. Ainda não entendi bem como é possível colocar a pinça invertida com relação ao sangrador , uma vez que não estou com as pinças na mão. Mas surgindo alguma dúvida, eu escrevo p/ você. :)
E vou colocando o relato lá no tópico novo, que acredito que está com o título mais adequado ao tema. Talvez fosse interessante colocar uma mensagem lá indicando o link deste aqui, pois muita coisa boa sobre o sistema de freio em geral foi discutido aqui :wink:
-
CARLOS SIQUEIRA
Qto ao sistema da embreagem hidráulica
1- o reservatório do fluido , é acoplado ao cilindro superior , original das TOYOTAS BANDs.
2- fluído não me lembro se é de freio ou de direção hidráulica , vou verificar .
3-os tubos , são de cobre flexível comprado a metro .
DESCULPE PELA DEMORA NA RESPOSTA
-
Guilherme, obrigado pelas informações, soube aqui pelo forum que está vendendo o "CORAÇÃO VALENTE", é verdade?
Abraços, Carlos Siqueira.