Na verdade eu queria saber o diâmetro do hidrovácuo da Toy, p/ saber se cabe na minha Camper 93 ;)Citação:
Flávio, o cilindro-mestre Toy e identico ao dá Kombi, só que o TOY tem duas saidas, em quanto da Kombi tem 5 saidas o que e muito bom.
Versão Imprimível
Na verdade eu queria saber o diâmetro do hidrovácuo da Toy, p/ saber se cabe na minha Camper 93 ;)Citação:
Flávio, o cilindro-mestre Toy e identico ao dá Kombi, só que o TOY tem duas saidas, em quanto da Kombi tem 5 saidas o que e muito bom.
Rodrigo,
Eu usava em minha camper, que já vendi.
Companheiros,
Comprei um fase dois em que farei umas modificações, entre as quais os eixos (transformarei o traseiro em flutuante e trocarei o dianteiro por dana 44 ou troller).
Preciso porém de uma sugestão sobre configuração (já testada e aprovada por alguém) de freios.
Pretendo, se necessário, em razão do uso que darei ao jipe (dia-a-dia, viagens com família, etc..), trocar tudo no sistema de freio (embora custo mais baixo também me interesse).
Alguma sugestão?
Obrigado,
André Pereira
Flávio não sei nada a respeito do hidro da Toy por que uso o hidro do Gol.
André, o eixo de Troller usa a bola do diferencial do lado esquerdo os engesas do lado direito, v/c terá que trocar o T-case para dar certo.
Mexa somente no freio, e esqueça todo o resto.
Rodrigo, você usa cilindro Kombi + hidro Gol, é isso ?
Hoje fui olhar com mais detalhe a instalação que tenho na minha Camper: o hidro é gigantesco, é o maior hidro possível de ser colocado ali, pois ele já está muito próximo da fibra da caixa de rodas, praticamente encostando. Por isso que queria saber o diâmetro do hidro da Toy, porque de repente nem vou precisar trocar o meu, basta trocar meu cilindro-mestre (algum carro VW, acho que Gol) pelo da Kombi, que tem o mesmo diâmetro da Toy, certo Rodrigo ?
E com relação à parte debaixo, será que o conjunto pinças Toy + disco freio D-20 fica bom ? Gustavo ? :pensativo:
Peguei preços hoje em uma loja do material da S10 (teria que encomendar). Vejam só a facada ...
Pinças: 285,00 cada (Varga)
Cilindro-mestre: 430,00 (Bosch)
Hidrovácuo: 640,00 (Bosch)
Disco D20: 60,00 cada
Tudo peça nova, mas esses preços me fizeram pensar se não daria certo a seguinte solução: hidro que tenho (muito grande, como disse antes) + cilindro-mestre Kombi + pinças Toy + discos D20 (ou Toy)
Queria evitar fazer essas "saladas" e colocar tudo de um único carro, mas .... :rolleyes:
estou achando o seu cilindro mestre e o hidrovácuo muuuuito caros... o preço que vc escreveu dá pra comprar o cilindro, o hidrovácuo e o reservatório da Toyota e volta um troquinho pra tomar café.... Paguei recentemente uns 290,00 tudo zero
FPAndur: aproveitando que a peça está aqui na minha mão, vou te passar as medidas: Cuíca ou hidrovácuo - diâmetro 21 cm por 8 cm de profundidade e cilindro mestre: 1 pol. de diâmetro e 15,5 de comprimento, sendo esse medido apenas a parte externa. lembrando que essa é a cuíca do modelo 87 até 92
Caros colegas,
Tenho acompanhado esse tópico desde o início pois também estou modificando o freio do meu Engesa (chega de tomar susto....). Pelo que foi discutido até o momento, a melhor adaptação (e a mais simples) parece ser dos discos, pinças, cilindro mestre e servo da Toyota bandeirantes, mantendo a traseira original até uma futura adaptação de disco. Para essa montagem, quais modificações são realmente necessárias? Como fica a fixação das pinças? Alguns sugerem reduzir o diâmetro do disco e/ou fazer uma usinagem na face e isso é realmente necessário? Como fica a montagem do hidrovácuo + cilindro mestre no suporte original do Engesa, é possível?
Desculpem pelas perguntas até certo ponto repetidas, mas muitas vezes quando as respostas estavam chegando aos detalhes da adaptação o assunto era desviado para outros, não menos importantes, como eixo flutuante, etc...
Grato desde já pelas informações.
Ralado, caracas, muitíssimo obrigado !!!! Você não imagina o galhão que quebrou. :palmas::palmas::concordo: Vou medir e comparar com o meu hidro.
Eu também achei muuuuito caro esses valores. Tá certo que liguei somente em uma loja, ela é especializada em freios. Mas desanimei com esse conjunto da S10 por conta do preço.
Eu estava querendo peças da S10 por ser um carro ainda em produção. Toyo Band já foi descontinuada a algum tempo (aliás, pararam no mesmo ano das Camper ...) e temo dificuldades em manutenções futuras (vide as pinças, que a Varga tinha parado de fabricar, agora parece que voltou ...) :rolleyes:
Mas diante dos preços, acho que vou ter que ir de Toyo Band mesmo. Vou medir meu hidro, estou achando que não vai precisar trocar não. Até tirei umas fotos, posto em anexo. Vejam como o hidro está já muito perto da fibra. Hidro maior que esse definitivamente não vai caber ...
Minha idéia agora, mas vou precisar de um pouco mais informações de vocês, colegas do Forum (peço um pouco mais de paciência, please ... :oops:):
- manter o mesmo hidro que tenho (acho que é grande o suficiente, vejam fotos em anexo. não sei de que carro é)
- trocar o cilindro-mestre pelo da Kombi (segundo o Rodrigo tem o mesmo diâmetro da Band. Como meu cilindro-mestre já é VW, acho que vai ser plug-play)
- usar pinças da Band
- usar discos da Band (diminuídos um pouco no diâmetro, p/ ficar do mesmo tamanho dos da D20 e diminuir os problemas das pinças rasparem nas rodas)
Então pergunto: o disco da Band, a furação bate com os Engesa ? Poderiam detalhar um pouquinho qual o trabalho a ser feito nele, em termos de tornearia ?
Só estou esperando isso p/ começar a comprar as peças ... :dance:
Abraços e obrigado mais uma vez a todos pela excelente discussão a respeito. O tópico está rendendo ... ;)
Flávio, esses preços estão para lá de salgados.
Aqui no fim de mundo que estou (interior da Bahia) a cuica e o servo de S-10 Originais custam 450 reais. Procure melhor.
Aparentemente seu hidrovácuo é o do Santana (o maior que cabe na camper) e nesse caso o servo da kombi é plug and plaY (foi o primeiro upgrade que fiz na camper há quase 10 anos atrás).
No sistema original a colocação deste conjunto eleva o pedal e o torna mais duro, melhorando muito pouco a atuação do conjunto. Quanto instalei as pinças da Hilux (a meu ver uma das melhores opções, já que permite o uso da roda de aro 15 de liga) o pedal abaixou e ficou um conjunto quase bom.
Meus problemas começaram quando troquei os burrinhos traseiros pelos da D-20 (os anteriores apresentaram vazamento). O pedal baixou, a eficiência do sistema caiu (estou utilizando duas válvulas de zero bar).
No próximo fim de semana pretendo tirar uma das válvulas e ver o que acontece.
Tambem já pensei em colocar o conjunto da bandeirantes mas depois que descobri que o diâmetro do servo é o mesmo (1 polegada x 25 mm) desisti da idéia.
Eduardo Valaretto.
Eduardo, você acha que vale a pena trocar esse hidro que tenho + cilindro-mestre Kombi pelo sistema da Band ? Tô achando que não, visto que os cilindro-mestres possuem o mesmo diâmetro. :rolleyes: Acho que mesmo o sistema da S10 seria equivalente a este hidro + cilindro da Kombi ... :pensativo: O problema é não saber o diâmetro do cilindro da S10, acho que vou na loja dar uma olhada nele e tentar descobrir (recondicionado eles têm a pronta-entrega).
Qual sua opinião a respeito da minha solução (postei na mensagem anterior).
Com relação aos cilindros traseiros, teve 2 dicas na lista da Camper: da S10 ou Sprint. Ambos possuem a mesma fixação do original, mas diâmetro interno menor :wink:
Mais uma dica, ao trocar o cilindro-mestre e melhor não exgerar, por que quanto maior o diamêtro maior a altura do pedal, porém com menor potência.
No meu caso estou usando hidro do Gol, mais meu motor e um 14B que possui bomba de vacúo.
Na minha opnião o kit com disco e pinças Toy ea opção mais facíl, porém não e a melhor creio que devemos nos aprofundar no kit pinças D-20 ou S-10, com discos D-20.
Kit trazeiro quase pronto...