-
FPANDUR
Vc já conferiu se os discos da D-20 dão certinho na CAMPER ? A NÍVEL de profundidade do cubo do disco? Pois os discos da S-10 tem o cubo do disco muito baixo e não deu pra colocar no ENGESA . Por ísto coloquei todo o conjunto da TOY BAND. , realmente ficou um cabelo de sapo para as pinças roçarem nas rodas 15" , mas pensando depois com a cabeça fria seria só diminuir no torno o diametro do disco da TOY uns 5 mm que não roçaria mais .
Mas se os discos da D-20 cabem certinho tudo bem e bom trabalho .
-
Ao vivo ainda não vi os discos,vou amanhã na loja dar uma olhada. Mas olhando os números "teóricos", veja só a comparação da "altura" dos discos:
Toyo Band: 77 mm
Hillux: 64,3 mm
S-10 : 87 mm
D20: 61,5 mm
Os da S10 não dariam certo, pois são muito "largos" na altura (além disso, parece-me que o cubo é embutido no disco). Tem um relato no Clube da Camber que colocaram o disco da Hillux (64,3 mm) sem muitos traumas. O da D20 é menor ainda, ou seja, 61,5 mm. Então, basta uma "bolacha calço" de ferro maciço entre o disco e o cubo. Posso regular como eu queira a pronfundidade do disco em relação a montagem geral, bastante para isso deixar a espessura da bolacha-calço no padrão que precisarei. Com isso não preciso tornear discos nem qualquer trabalho neles, pois é a bolacha-calço que terá as cavilhas p/ não pegar nos prisioneiros do cubo. :wink: E elas eu faço uma vez só.
-
Guilherme, Rodrigo ou outro que tenha instalado o disco da Toyo Band: no caso dessa adaptação, o disco vai por fora do cubo ? No original Engesa/Camper o disco vai preso por dentro com os allen, mas como o disco da Toyo é mais "alto" em profundidade, presumo que ele tenha que ser colocado pelo lado de fora do cubo, é isso mesmo, ficando preso pela própria roda ao ser instalada ? No caso, teve que trocar os prisioneiros da roda também (ficaram curtos) ?
Hoje fui ver ao vivo o disco da D20 e o centro e furos não batem com o da Camper. Embora ele teria que ir por dentro do cubo, o centro menor não teria problemas, mas a furação vou ainda desmontar a roda e tirar o cubo p/ ver.
Achei discos da Toyo BAnd por R$ 55,00 cada aqui ... :pensativo:
-
Flávio, o disco Toy e usado por fora do cubo, v/c vai eliminar os parafuzos que fixam os discos originais, deste modo não ira prescisar das cavinhas.
Com a troca do disco v/c não terá problemas o mais complicado e a adaptação das pinças.
-
Certo Rodrigo. No disco então não precisaria fazer nada. Teve que mudar os prisioneiros de roda ? Pois com o disco por fora, não ficaram curtos p/ prender as rodas ?
-
Os parafuzos que tenho saõ mais longos.No seu caso e por e testar!!
Maõ a obra...
-
Belê Rodrigo ! Lembro que uma vez troquei um prisioneiro da viatura e na loja me apresentaram 2 modelos: longo e curto, ambos da D20. Se não me engano, o meu é curto. Hoje vou retirar a roda novamente e avaliar as dificuldades p/ pôr o disco da D20. Aí vou decidir entre D20 + pinças S10 ou então tudo Band, como você fez.
-
RODRIGO CAMPER E FPANDUR
Na última sexta feira , desmontei um lado da frente para verificar uns estalos que estava dando qdo virava a direção .
Constatei que : no meu ENGESA , a adaptação do freio a disco da TOY , foi colocado o disco por tras do cubo , foi retirado os estojos de rodas (prisioneiros) originais do cubo e colocado o disco por tras do cubo , e colocado NOVOS PRISIONEIROS mais longos por tras do disco da TOY , transpassando o disco da TOY e o cubo do ENGESA e assim colocando a roda . Para que o disco da TOY não ficasse solto , ísto é só preso pelos prisioneiros , foi feito uma furação no disco da TOY e no cubo do ENGESA , sendo que no cubo do ENGESA foi aberto rosca , aí foi aparafusado por tras com parafuso hallen o disco da TOY no cubo do ENGESA , ficando assim uma peça só . ENTENDERAM ?
Daí foi só aparafusar o suporte da pinça na mesma e soldar o suporte no eixo , LEMBRANDO SEMPRE QUE : para soldar o suporte no eixo , teve que fazer esta operação com o freio sendo pisado , para que a pinça ficasse centrada no disco , não esquecendo tb de colocar um pequeno calço de +- 2mm entre a extremidade do disco e a pinça , para que a pinça não ficasse raspando no disco , ENTENDERAM?
-
Estranho ter sido feito a montagem dessa forma, pois o disco Band dá certinho com a furação dos Engesa, p/ colocar ele por fora do cubo. Esse jeito que relatou é a fixação original. Não entendi porque teve que abrir furo no cubo do Engesa, uma vez que já existem 6 furos com rosca nele, justamente p/ ficar o disco original.
Bem, no Sábado eu comprei os discos da D20. Medi a furação dos 2 discos (original e D20) e eles são idênticos ! Tem até as cavilhas do original, p/ não pegar na cabeça dos prisioneiros. Agora estou esperando chegar as pinças da S10 p/ começar a empreitada ....
-
Viziiiii, quanta complicação em Guilherme, na Toy o disco não e preso em nada e não solta quando se tira a roda,contatei isso quando fui balancear as rodas da minha Camper na semana passada.
E Guilherme, o que v/c achou das pinças que Tempra?
E a Valvúla de S-10, ela tem que ficar solta ou apertada, para aliviar a frenagem traseira.
-
FPANDUR
Desculpe minha falha , foi aberto furo no disco da TOY que aproveitou a furação com rosca do cubo que prendia o disco original para fixar o disco da TOY no cubo por tras com os parafusos hallen . Poderia ficar sem eles mas o mecanico achou que ficava melhor assim . Pois se não aparafusasse , qdo fosse trocar pneu o disco ficaria só preso pelos prisioneiros que estariam transpassando pelo cubo . Se fosse colocado por fora como disse o RODRIGO CAMPER , ficaria com odisco solto tb , não teria problema , niguem iria tirar o disco do lugar a toa , e como RODRIGO mesmo disse , que no dele nem saiu do lugar qdo trocou pneu .
Mas o meu meca. achou melhor colocar por tras para facilitar na confecção do suporte da pinça , ele relatou que se colocasse por fora , o suporte ficaria de uma expessura muito fina , assim foi feito dessa forma .
RODRIGO CAMPER
As pinças do TEMPRA , ainda não deu pra sentir direito pq eu tirei o ENGESA da oficina e andei muito pouco ainda , não deu para elas assentarem ainda não , e acho que este outro mecanico que fez esta adaptação não deve ter sangrado direito ,pois tenho que pedalar 2 a 3 vezes para o pedal subir , e está meio borracha , e não observei tb se foi colocado a sangria para cima .
Não pude acompanhar o serviço . Mas de dou notícias mais para frente .
-