Uma foto vale por mil palavras.
Versão Imprimível
Uma foto vale por mil palavras.
A cuíca e o cilindro mestre que usei DO TOYOTA BAND.sem adaptação deu certinho pq usei tb o sistema hidráulico da TOYOTA BAND.
Guilherme, que disco v/c usou na traseira?
Rodrigo
Usei Na Trazeira O Disco Original Do Engesa Dianteiro , Eu Passei O Disco Da Frente Para Tras . E Do Toyota Band . Ventilado Na Frente .
Mais ai v/c prescisaria tronear a ponta de eixo para o disco entra na frente do semi-eixo, ou fazer furos e rosca para usar o disco atrás do semi-eixo, estou certo?
Rodrigo,
O fórum não tá me notificando pra responder, vou ver o porquê...
Seguinte: as pinças de D-20 não cabem na Camper, são muito grandes, trariam problemas com as rodas.
Já vi em Engesa, mas com rodas Mangels Daytona (ferro) e de 10 polegadas...
E em eixo de Rural, sem chances.
Já as pinças de S-10 servem certinho no disco de D-20, que deve ter a mesma espessura dos de S-10 (acho q isso é meio padrão...).
Ok, tem que fazer o cavalete...mas é pouco serviço, fácil de fazer e fixar no munhão (de aço anodizado, que aceita solda com mais qualidade que o munhão da Rural, por exemplo).
Então, com pinças de S-10 4x2 (fácil nos desmanches), discos de D-20 (muito baratos nas lojas, marca Frum) e kit servo/cilindro de Bandeirantes (nas Camper 94 como minha ex, cabe sem problemas, mas nas anteriores a 93, sugiro kit de S-10 ou Ranger), termina o problema de freio da Camper.
Se bem me lembro, não precisa nem usar mais a válvula de retençao do freio traseiro, que tava lá pra não bloquear as rodas. Acontece que com o freio fortão na dianteira, ela fica equilibrada.
RODRIGO CAMPER
INCRÍVEL, como vc sintonizou no mesmo canal nossa linguagem , É ÍSTO MESMO , eu coloquei o disco na traseira por tras do cubo (digo semi-eixo), por ísto tive que tornear um pouco por tras do semi-eixo para o disco ascentar certinho no cubo do semi-eixo e furei abri rosca e aparafusei o disco no cubo (digo semi-eixo)por tras e usei os estojos originais do cubo do semi-eixo para fixar as rodas como era antes .
Só tem uma diferença , é que vc fez uma flange que serve para o rolamento não sair aparafusado na cabeça do eixo-diferencial e que ao mesmo tempo serve para apafusar a pinça do freio certo ? Ou seja , esta flange que vc fez , serve de suporte da pinça tambem, certo ?
Já no meu eu fiz o suporte separado e foi soldado no eixo-diferencial . Tudo entendido?
OUTRA IDÉIA QUE ME VEIO :
Qdo vc cita que o disco da TOY COM PINÇAS DA TOY fica com diametro grande para colocar com rodas de liga 15" e tem que desbatar um pouco a parte externa das pinças , CONCORDO COM VC , mas no meu ENGESÃO este desbaste foi muito pequeno , eu uso rodas BINNO 15" BBS TALA 10" E PASSA DE FININHO CONCORDO , AÍ me veio esta ideia AGORA :
Antes de vc colocar o disco , é só tornear o mesmo no DIAMETRO , ísto é : DIMINUIR O DIAMETRO DO DISCO EM TORNO DE 3mm que acho suficiente para as pinças não roçarem na roda e sem prescisar desbastar as pinças , OK? ENTENDEU?
Guilherme, realmente este preço desta loja aí em Campos é imbativel. Após abrir o "kit" que comprei na TOYODIESEL, como disse anteriormente, verifiquei que neste veio também o suporte para as pinças, parafusos, chapa de proteção e porca para o eixo(completando a informação), que pretento repassar/vender. Embora não faça parte deste tópico, gostaria de saber detalhes desta adaptação do sistema hidráulico de embreagem da BAND, pois pretendo colocar o hidrovácuo desta, para manter o sistema original, e segundo você e o Rodrigo comentaram fica apertado para a passagem do cabo de embreagem do ENGESA.
Guilherme, acho que você não leu minha mensagem em que digo que em breve irei a Campos e gostaria de manter contato e/ou visitá-lo. Aguardo resposta.
Caros amigos!
Fiquei interessado no tópico!
Resumindo...
Pinça da S-10 4x2, com disco de freio da D-20;
Disco diânteiro colocado no eixo traseiro, podendo ser:
a) pinças originais dinânteiras ou
b) pinças com cabo para freio de mão.
Não consegui entender bem a colocação do disco na traseira!
Teria que retirar o semi-eixo para colocá-lo?
Teria como fazer como a colocação da campana?
Uso o "burrinho" e hidrovácuo do gol GTS com quatro linhas independente, cruzadas, DD - TE, DE - TD. D=diânteira; T=trazeira D=direita, E=esquerda.
Não tinha o que reclar do freio, mais coloquei uns 33" e ficou meio lento nas frengens, principalmente depois que o sistema esquenta!
Agradeço se puderem me esclarecerem.
Abraços
Kim
CARLOS SIQUEIRA
Desculpe por ter sido desatento ao que vc passou para mim .
Será o maior prazer em recebe-lo em minha cidade e casa .
Qdo postei aqui sobre a EMBREAGEM HIDRÁULICA DA TOYOTA BAND. QUE COLOQUEI NO MEU ENGESA , foi tambem para acabar com o problema do cabo , por onde ele iria passar . porque falaram aqui no FORUM que o ESPAÇO PARA PASSAR O CABO DA EMBREAGEM COM A CUÍCA DE FREIO DA TOYOTA ACABARIA , ÍSTO É , NÃO DARIA PARA PASSAR O CABO DA EMBREAGEM COM A CUÍCA DE FREIO DA TOY.
Logo com O SISTEMA DE EMBREAGEM HIDRÁULICO DA TOY , NÃO TERÁ PROBLEMA DE ESPAÇO COM O CABO , PQ COM O SISTEMA HIDRÁULICO ACABA COM O USO DO CABO , SÓ USA CILINDRO SUPERIOR , CILINDRO INFERIOR E CANOS DE ÓLEO DE FREIO .
NA ADAPTAÇÃO DO CILINDRO SUPERIOR VC FAZ O SUPORTE DO CILINDRO SUPERIOR IGUAL AO SUPORTE DA CUÍCA DO FREIO HIDROVÁCUO . E NA DEBAIXO O MECANICO FAZ TB UM SUPORTE QUE VC SOLDA OU APARAFUSA NO CHASSI OU NO MOTOR , DEPENDENDO DE QUAL MOTOR VC TEM , PARA QUE O EMBOLO DO CILINDRO INFERIOR DÊ PARA EMPURRAR OU ASCIONAR A EMBREAGEM . sÓ TEM QUE USAR A IMAGINAÇÃO .
MEU TELEFFONE É (22) 2722-5582 , qdo vier por aqui não deixe de ligar para mim com um pouco de antescedencia para podermos nos encontrar , pq eu trabalho quase a semana toda fora daqui , nos municípios vizinhos .
ABRAÇÃO . JÁ ESTOU AGUARDANDO SUA PRESENÇA
Alguém que tenha o hidrovácuo da Toyota poderia fazer uma gentileza ? Medir o diâmetro ou o perímetro do hidrovácuo (o que for mais fácil), p/ eu ter idéia se caberia no espaço da minha Camper ou não ? :pensativo:
Valeu Guilherme, quando tiver definida a data te ligo. Quanto ao sistema de embreagem hidráulica, pergunto:1) o reservatório do fluído é independente; 2) o fluído é de freio(DOT3 ou 4) ou de direção hidráulica(vermelho); 3) os tubos são da BAND ou outros(cobre flexível). Possuo um NIVA que utiliza fluído de freio com reservatório da KOMBI/FUSCA.
Abraços, Carlos Siqueira.
Olá, desculpe a demora, estava viajando.
1- Guilherme, eu prescisei esmirilhar a pinça porque o kit SBD veio fora de medida, a pinça batia no supurte original do eixo e não na roda.
2-Gustavo,Creio que esta configuração D-20 e S-10 e a melhor opção, V/c usa no seu Engesa?
3-Flávio, o cilindro-mestre Toy e identico ao dá Kombi, só que o TOY tem duas saidas, em quanto da Kombi tem 5 saidas o que e muito bom.
4-Siqueira, t/b uso embreagem hidráulica, por que meu motor e um 14B,atualmente estou usando o conjunto completo Toy 14B cilindro-mestre, cilindro auxiliar e flexivel só o reservatorio que e do Fusca.