Nando,
A evolução da Band (que sempre foi Land Cruiser) é o Land Cruiser 78 (e no máximo os 100), que é produzido em muitos mercados e é o concorrente direto do Defender. O Prado não tem nada a ver com a história (é um tapa buraco da Toyota para concorrer com os Pajeros). Logo, o Defender tem um concorrente mundial a sua altura, os Land Cruiser 78...E ainda assim concorrem pau-a-pau (sem trocadilho).
Quanto a "andar" a Band anda muito mais que o Defender. Não tem nem comparação, sem contar no torque que sempre está lá, disponível...A Band é um foguete perto de um Land

Manutenção também a Band é mais barata (mas a do Land não é absurda como dizem por aí, gastando-se sola de sapato e metendo a mão na graxa, é claro)...Foi amplamente fabricada aqui...Mais oferta, menor preço...Mais fabricantes "alternativos"...E por aí vai...
Agora, estabilidade, sou mais o Land (sempre comparando todo mundo original, OK?). Acho também que estabilidade não tem uma relação direta com curso e dureza, simples assim. Eu, particularmente, acho que a Band (original) sai de lado para K...Além de quicar mais que o Land, devido aos feixes de mola (o que pode se traduzir em perdas de contato com o solo).
Acho que estamos em ponto comum