Nem sei se ele tem o que comentar. Eu acho a viatura perfeita!
Talvez para os modelos que não tem bancos interiços laterais eu colocaria mais duas portas, pois aquele banco dianteiro de correr não está com nada...
OK, pessoal a pedidos do Paizão vou fazer alguns cometários.
Primeiramente, tenho que dizer que trabalhei na Land Rover do Brasil durante 4 anos, no começo na sede que era na Av. Behine no Morumbi em conjunto com a BMW do Brasil, e depois em concessionária na minha cidade natal, sempre ocupando cargo de executivo de vendas.
Land Rover: Como desde pequeno sou apaixonado por veiculos 4X4 obviamente era fá incodicional dos Land Rover. De repente surge uma oportunidade de trabalho na BMW Land Rover do Brasil não tive dúvidas mandei meu curriculo, e embora ainda tive-se 18 anos passei na entrevista justamente pela minha empolgação com as marcas (BMW e Land Rover) e consegui meu emprego.
Como trabalhava na arêa de vendas comheci os produtos a fundo, foi quando comecei ver o outro lado da moeda Land Rover .
Chegou o fim de semana e o senhor Jhon Bayers então presidente da Land Rover no Brasil, perguntou se eu queria ficar com uma Land durante o final de semana, não preciso nem responder qual foi minha resposta. Em seguida descemos ao estacinamento do predio, e escolhi uma 90 Verde com ar, guincho e snorkel. meus olhos brilhavão, enfim ia ter uma só para mim pelo menos no final de semana, montei na bicha sai do predio parei no primeiro posto e mandei encher o tanque, liguei para o meu pai e contei que estava indo para Bauru com uma 90, meu pai ficou mais empolgado que eu, pois também era um fanático pela marca, e já trabalhavamos com veiculos 4X4 na empresa que se chamava TJ e que Hoje se chama TT4.
De São Paulo a Bauru são 326 Km peguei a marginal, sai na Castelo até então só alegria. Quando fui fechar os vidros para ligar o AR tive a mesma sensação de estar amarrando os sapatos devido a posição da manivela do vidro. Como de contume parei no posto Rodoserv para jantar, e quando abri a porta do 90 notei que o assoalho do passageiro estava completamente encharcado com a agua proveniente da AR. Jantei e voltei a estrada quando passava por Botucatu, fui surpreendido por uma tempestade, foi quando fiquei extremamente zangado, havia um a goteira bem em cima do pedal da embreagem. Finalmente cheguei a Bauru, todos estavam aguardando para ver de perto o carro, meu pai já foi olhar por baixo e logo em seguida foi dar uma volta com a 90, que delicia dizia ele, maravilha, ótima, por fim só elogios, ele estava tão entusiamado que não quis nem comentar sobre os problemas ocorridos.
Domingo a noite volta para São Paulo, e empolgação já havia passado, foi quando comecei a realmente conhecer o carro, cheguei em São Paulo totalmente exausto, pela posição de dirigir, por não ter aonde colocar o braço com vidro fechado etc... Foi quando me dei conta de que estava num jipe, mais moderno, mais caro, mais um Jipe. E comecei me auto censurar, estes são apenas detalhes o que interessa num carro deste tipo é seu conjunto mecãnico, e pronto.
Em seguida nós conseguimos realizar uma venda de 80 Land´s 110 para a policia militar, foi um desastre, toda semana uma tombava, outra fundia o cambio, outra quebrava os semi-eixos, sem falar em motores superaquecidos etc... Em virtude dos acontecimentos a Land Rover, ministrou um cursso de direção para os condutores de 110 da policia militar de São Paulo, pois verificou-se impericia por parte dos condutores, qua muitas vezes andavam com o bloqueio acionado em terrenos firmes, e por ai ia.
O curso melhorou mas não resolveu o problema, nós tinhamos entregues até então 60 carros mas o estado suspendeu a entrega das outras 20.
Mezes mais tarde conseguimos realizar mais uma venda a frotista, desta vez o cliente era a CTEEP antiga CESP, a qual comprou 40 carros.
Já precavidos com o incidente da policiá exigimos que todos os condutores fossem treinados pela Land Rover, com despesas pagas pela mesma, eu mesmo ministrei diverssos curssos em questão.
No começo tudo bem, mas logo em seguida começaram a surgir os problemas, e desta vez não era por impericia, pois na CTEEP, cada carro tinha seu condutor especifico, e não em forma de rodizo como na policia, as manutenções eram realizadas a risca somente em concessionárias autorizadas, em poucos mezes era comum ver os carros da CTEEP sem estepe devido a porta não suportar seu peso, parabrisa cheio de silicone afim de se vedar a entrada de agua, vários carros parado nós patios devido a falta de peças, muitas destas como semi-eixos, tulipas de tração T-case etc... devido este panorama a CTEEP começou a leiloar as Land e comprar Ranger, em Bauru uma das grandes regionais da CTEEP, das quatorze unidades 110 sobraram apenas duas ainda em uso.
Não quero me alongar mais, nem passar a impressão de o Land Rover é um lixo, mas acho que para o seu valor e o custo de sua manutenção, deveria oferecer muito mais do que oferece, pelo menos para realidade Brasileira.
A maioria de nós enxerga as Land como sendo indestrutivel, isto por culpa da própria Land Rover que tenta constantemente passar esta imagem. que não é verdadeira, pois se trata de um carro com muitos erros de projeto e que Land Rover faz vista grossa para estes problemas até hoje, muitos detalhes já foram resolvidos, até mesmo por contribuição de clientes e oficinas especilizadas, mas o caminho ainda é longo.
Não posso deixar de dizer que tenho um defender 90 SW 98 que já foi duas vezes a Patagonia
Quando tiver mais tempo vou escrever um pouco de minhas experiencias com as Band.
Land para a polícia é a maior Kgada. Aliás, Land para empresa é a maior Kgada. Se tivesse uma empresa que necessitasse de uma frota 4X4 jamais compraria Land Rover.
Os "problemas" citados por você, a meus olhos, não desqualificam em nada a viatura. São chatos, até são, mas facilmente resolvíveis com uma bisnaga de silicone, um suporte adequado para estepe...
Quanto a imagem, não é problema da Land Rover, mas todos os fabricantes, até de CrossFox, passam a imagem de carros indestrutíveis. Assim como a Hollywood passa a imagem de esportistas e a Marlboro passa a imagem de cowboys cheios de disposição.
Quanto à posição de dirigir e da falta de lugar para colocar o braço...Tudo é muito relativo...Depende da sua altura...O braço depende de vício e por aí vai...
Não estou falando que é tudo maravilhoso. Mas não podemos comprar um "puro e duro" e achar que vamos entrar num BMW X5. Ele é isso aí, um autêntico "puro e duro", com um projeto da década de 1940 que não mudou muito (em meio a uma condição histórica de falta de uma monte de materiais para o seu país de origem), cheio de pequenos "detalhes", cheio de "exigências", cheio de "especificidades", etc.
Defender não é para "pegar e rodar", tem que se adaptar, se submeter a ele. Po isto ele não serve para empresas, por mais treinados que sejam seus motoristas. A menos que, por sorte, alguns deles sejam também apaixonados por Land Rovers.
Ou você acha que o cara, no meio do trabalho, vai ter paciência para trocar as marchas no tempo certinho de não escutar aquele CLANK no diferencial? Vai ter paciêcia de pisar 2 vezes na embreagem para engatar uma reduzida? E por aí vai, só para citar os mais simples "caprichos" de um Defender...
Agora a pergunta que não quer calar...Por que você tem um Defender
Tenho uma Defender 90 porque adoro o carro, e também sou dono de uma empresa especilizada em 4X4 o que me facilita em muito a vida na questão de manutenção.
Não estou querendo passar a ideia de que o carro é um lixo, mas acho INADIMISSIVEL, um carro que custe o que custa um Defender ter tais problemas. Vamos falar um pouco de mecãnica.
T-Case: Não sei a kilometragem de seu carro, mas o meu e de vários outros clientes, ja tiveram que remover a caixa de transferencia para remover um vazamento de oleo que se dá, no pino do carrtel central. Devido este pino ser apoiado na caixa que feita de aluminio o mesmo com o uso vai ovalizando o furo, e permite a passagen de olêo. Ha então que se fazer uma bucha sob medida do pino frezar a carcaça da T-case, para que o pino fique apoiado na bucha e não mais na T-case. Um serviço de no minimo R$ 1000, e tres dias com o carro parado, isto se Vc conhecer alguem que tenha esperiencia com Land Rover e saiba do defeito bem como a sua solução, pois se vc for a uma concessionária, vão te recomendar a troca da carcaça ou no minimo encher o pino com cola (Carcaça T -case R$ 3.600,00 sem estoque, espera de 30 dias)
No meu modo de pensar é um problema que a fábrica já devia ter resolvido a muito tempo.
Os famosos clancs do cambio Land Rover: Por se tratar de um conjunto Full Time o cmabio como vc bem deve saber possui um diferencial central o que permite o uso full time de tração 4X4. Todo sistema de engrenagens precisa de uma certa folga para trabalhar, por tanto vá somando, eixos, cambio, Tcase, cardãns.... isto tudo gera uma folga tremenda o que gera o clanc na passagen de marchas, mas o que eu não consigo entender é como a Land Rover ainda não resolveu este problema, sendo que a Pajero tem um sistema muito semelhante com a Land e ainda com uma vantagem a de permitir o uso de tração 4X2 e não tem os problemas com o clanc, na passagem das marchas.
Quanto a ter cuidado na hora de troca de marchas, concordo totalmente com VC mas dizer que é normal um carro que custe R$ 100.000,00 ter fazer trocas de marchas com embreagem dupla, para as mudanças se tornarem mais amenas eu considero um absurdo.
Tulipas de tração: Este item eu considero quase uma piada, já perdi a conta quantas vezes trocamos isto por dia na TT4.
Semi-eixos: As folgas geradas no entalho desta peça surgem muito precocemente, quando o mesmo não quebra o clanc aumenta tremendamente, sei que isto está diretamente associado, ao uso que se faz, mas todos os carros Land Rover que rodam vão ter que muito antes do usual trocar estás peças.
Freios Traseiros: O problema já foi resolvido mais até 2002 um jogo de pastilhas traseiro não durava 15.000 Km se usados peridocamente em estradas de terra.
Mesmo assim adoro este carro, sua suspensão acho fantastica pela proposta do carro, chassis sem comentários, cambio apesar ser meio aspero é extremamente robusto inclusive possui bomba de oleo para melhor lubrificação.
Ps: Não estou escrevendo com paixão nem odio apenas tento ser imparcial e passar a todos minhas experiencias com está marca, que tem defeitos e virtudes como todas, inclusive as Band a qual logo mais pretendo também estar escrevendo.
Land para a polícia é a maior Kgada. Aliás, Land para empresa é a maior Kgada. Se tivesse uma empresa que necessitasse de uma frota 4X4 jamais compraria Land Rover.
Os "problemas" citados por você, a meus olhos, não desqualificam em nada a viatura. São chatos, até são, mas facilmente resolvíveis com uma bisnaga de silicone, um suporte adequado para estepe...
Beleza Portela, agora pagar tantas latinhas assim num carro que apresenta problemas desse tipo?
As bands são bem valorizadas aqui... o número de bands é muito grande, e ela possui larga utilização também. Guarda florestal, IBAMA, corpo de bombeiros... Agora, digamos que 90% dos fazendeiros que enfrentam estradas ruins na "epoca das aguas", tem band ou hilux.
Lembro que antes de começar o trajeto rumo Transamazônica, conversamos com algumas pessoas, pra saber o estado da estrada, aí eles perguntavam com que veículo estavámos, então falavam:
"Cara tá bem ruim, ultimamente só vejo trator pra lá... tô vendo que vocês estão de jipe, é Toyota né? pode, pode ir... o pessoal que faz a manuntenção(não lembro do que) usa band, vai e volta direto."
Acho a comparação bem difícil, mas a band pra que ela foi proposta(trabalho pesado) cumpre seu dever muito bem...
O que pode-se fazer é equipá-la deixando-a mais propicia para o dia-a-dia ou trilhas.
Você utiliza apenas o seu ponto de vista, e não uma visão geral sobre as lands... é a mesma coisa de eu chegar falando: "pessoal a suspensão da band não é tão ruim quanto a conforto", ou então"os motores MB proporcionam conforto", se sei que grande parte tem opinião bem diferentes à minha.
So lhe digo que o custoxbeneficio é excelente, sei que você sabe disso, pois é ou foi Toyoteiro
Não estou falando que é tudo maravilhoso. Mas não podemos comprar um "puro e duro" e achar que vamos entrar num BMW X5.
Fala Galera!!!!
Esse papo tá bom... Não dá pra comparar um Puro&Duro com outro veículo mesmo, não no quesito conforto. Mas penso que um veículo que custe mais de 100K deve ter um mínimo! Pagar essa grana toda, sair da agência e ter que ir comprar uma bisnaga de silicone e um suporte de estepe, é no mínimo cômico!
Se comparar um Land original x Band original, essa última pode cair direto na pauleira. A Band nem está mais em produção, pois seu projeto era antigo e também tinha seus problemas. Mas a Land Rover ainda produz, e nem sequer tenta melhorar o Defender... E pelo jeito ano que vem vai pôr o motor Td5, para atender as normas anti-poluição. O Internacional 2.8, que equipava as Ranger e atende ao Euro III, é forte demais para o cj. mecânico da Land... Imaginem o que será a manutenção de um motor importado desses...
Penso que os problemas do Land são pequenos, mas são em quantidade, e custam caro! Isso a Land poderia resolver facilmente, se quisesse. Uma das propostas do Defender, são as longas viagens e expedições. E pra isso, convenhamos, precisa de conforto!!!!
A Toyota fez bem em tirar a Band de linha, pois era um veículo ultrapassado! Poderia ter fabricado o Land Cruiser 78, até hoje não sei pq isso não aconteceu aqui no Brasil...
Mas a Land Rover ainda produz e está aí para dar a cara à tapa mesmo. Penso que deveriam melhorar o Defender, para que essas "pequenas bobagens" não façam seus compradores correrem para outro lado...
Sempre fui apaixonado pelo Defender! E ainda gosto muito da cara dele! Mas hoje, se tivesse essa grana toda, não compraria um... :P
Acho a land insuperavel no ponto de uso misto, para meu uso é perfeita!!!
Acho dificil um carro no mercado nacional q atenda a gama q as Defender tem, ela não é um carro perfeito, tem seus problemas mas suas qualidades são insuperaveis! Se vc quer um carro pra ultilizar no dia-a-dia, um carro pra fazer trilhas, uma carro pra ir numa festa ou um carro pra ir para o Ushuaia a hora q for, ela ta pronta!!!
Foi esse pontos q influenciaram na compra dessa 90tinha q ta na garagem aqui.....
O Afonso!! esse problema da t-case q vc citou agora e a um tempão atrás, inclusive falow q a minha ia vazar né....até agora nada de vazar pelo pino!!! Apesar de ta vazando em outros lugares...
O Defender realmente é caro, mas caro mesmo é o Ecosport, o Crossfox (este é absurdo)...
Já disse aqui...Queria ver a Band produzida hoje...Seria R$99.000,00
O Land Cruiser 78 é mais caro que o Defender nos mercados em que concorrem.
No Brasil não estamos acostumados a comprar carros pelo "conceito" que eles carregam e sim por por pura funcionalidade ou economia ou pior...por ouvi dizer que...
O Defender tem um conceito embutido, uma estética atemporal, uma grande história, etc. e isto tem seu preço...
A proposta da Land Rover não é ser uma mega, giga, ultra empresa como a Toyota. Um problema em 1000 Toyotas não é nada, um problema em 1000 Land Rovers é a produção de um ano inteiro e, na era da produção em massa, isto é um fator bem relevante.
Afonso,
Está explicada a sua posição. Concordo em parte com ela...Em parte, simplesmente por ser menos exigente, talvez, em alguns pontos citados, como conforto, por exemplo.
Quanto ao eixo de sustentação das engrenagens intermediárias o meu já está vazando e vou mandar fazer o embuchamento da t-case até agosto (pois farei uma viagem longa em setembro). Está orçado entre R$600,00 e R$700,00. A variação é por conta do torneiro.
Vou pagar, pois não tenho como tirar em casa, devido ao peso.
Outra vantagem do Land para o que se tem hoje, é que 90% das coisas dá para se fazer com ferramentas básicas na garagem de casa. E por isto ele é tão utilizado em grandes expedições.
O Chacal está com 104mil km.
Quanto a semi-eixos, rolamentos e o resto. Tenho um cuidado extremo com lubrificação e dirijo sem ligar para o mundo, no tempo que o Defender merece, no ritmo do carro. Quando quero andar no meu ritmo, peço o carro da Muié ou o carro do meu pai emprestado.
Ah! Pneus, só canela fina!!!
As trocas de marcha não são feitas com embreagem dupla, disse a respeito da seleção de redução, que sigo estritamente o que está no manual, ou seja...solta acelerador>pisa na embreagem>neutro>pisa na embreagem>reduz.
Quanto ao câmbio, na próxima troca colocarei o TEXACO MTF94 no lugar do ATF DEXRON...Dizem que fica outra coisa e é o formulado juntamente entre a Land Rover e a Texaco, para atender às exigências da transmissão.
Diego,
O cara do interior lá no fim do mundo vai conhecer o que vende mais...Ele não é muito parâmetro. Desculpe.
Se eu perguntar para minha mãe onde chego mais longe ela vai dizer que é de S-10 4X4...
Enfim os motivos que me levaram ao 90tinha foram exatamente os mesmos do Josino, além da realização de um sonho alimentado durante uma vida...
Land abraços muito felizes. Mas ciente de que o mundo não é perfeito, muito menos um carro da década de 40...
Parafrasenado...Com um Defender a gente tem que dançar conforme a música.
Outra vantagem do Land para o que se tem hoje, é que 90% das coisas dá para se fazer com ferramentas básicas na garagem de casa. E por isto ele é tão utilizado em grandes expedições.
OK, Mas desde que VC tenha: conhecimento, ferramentas, espaço, e tempo.
Como prometido vou contar uma passagem que tive com Toyotas.
Tenho um cliente na TT4 que se chama José Jorge, Inclusive pedi sua autorização pára espor seu nome neste espaço. Quem é de Bauru ou até da região o conhece muito bem quanto a utilização de carros 4X4, este meu cliente apesar de fazer uso como um hobby também faz uso destes carros por pura nescessidade, pois possui uma boa quantidade de fazendas no Brasil e duas na região amazonica.
Em 1998 este cliente tirou uma defender zero KM na Euro Bike (Riberão Preto) a fim de por em uso na fazenda Aripuanã na bacia amazonica, a 90 foi bem em todo o trajeto de asfalto, mas quando chegou na terra e São 800 KM da pior estrada possível até a sede da fazenda, ele teve um grande azar: Um toco solto na estrada entrou entre o radiador e a helice, es destruiu as duas peças.
Horas mais tarde passou um trator da sua fazenda que foi rebocando o carro até sua fazenda.
No dia seguinte por meio do telefone Global Star, ligou na concessionária de Campo Grande, é a mais proxima, e pediu as peças.
A concessionaria não tinha em estoque mais em uma semana faria a entrega na cidade de sorriso, o que foi cumprido. Carro pronto tudo OK, deixarão a Land na fazenda para o uso do administrador e foram embora de avião.
Mezes mais tarde decidiu-se trocar a frota leve da fazenda Aripuana, que era formada principalmente por Toyotas com motor Mercedez.
Devido ao problema de fornecimento de peças para a Land optou-se pela Toyota.
Foi então que o Zé como nós chamamos ele foi a concessionaria aqui de Bauru e tirou duas Zero KM um Pickup e um Jipe Curto, os dois com Guincho.
Mandou então seus funcionários levarem os carros para fazenda. Os dois chegaram intactos mecãnicamente falando, mas quanto a carroceria, tinha trincos de até 2CM, as portas do jipe, as duaz, simplesmente cairam na viagem e tiveram que chegar amarradas.
Com 12.000 KM a pickup tinha dezesseis trincos no chassis e o jipe 7.
Um belo dia, o jipe estava numa ronda rotineira pela fazenda começou a falhar, um cano do bico injetor havia quebrado.
No dia seguinte foi chamado o mecãnico da região que recomendou a troca do mesmo, devido o carro ainda estar em garantia de fábrica.
Em contato com a concessionária a mesma informou que a peça em questão nã estava em seu estoque por se tratar do motor 14B, resumindo a espera foi de 45 dias, os canos não foram vendidods separadamente e preço foi de R$ 1680,00 na epóca.
Este foi apenas o primeiro dos problemas com motor, e o pior de tudo não eram problemas graves mas sim de desgaste comum em qualquer carro, o que dificultava era que as peças não existiam naquela região e o preço era um total absurdo.
Devido a este panorama, Zé não teve duvidas, mandou as duas Toyotas para TT4, quando chegaram, removemos os dois 14B e instalamos dois 914 Mercedez, Zero Bala na caixa.
Resumindo: O motor 14B eu considero muito superior aos Mercedez em todos os aspectos de funcionamento, mas quanto a sua manutenção perde longe, as peças são carissimas e dificilimas de achar.
Não estou dizendo que o motor é problematico pelo contrário, é muito robusto tanto que nunca aprezentou nenhum problema grave nos carros em questão.
Também conheço vários aqui em Bauru com mais de 300.000 KM em perfeito estado.
Hoje as duas Toyotas continuam em uso, mas sem portas, e com a carroceria totalmente destruida, o chassis de ambas foi reforçado na TT4.
OBS: Mesmo com o uso intenço, até hoje o cambio, T-case, e diferencias de ambas as Toyotas nunca aprezentaram defeitos.
Agora o zé está apostando na linha Troller comprou 7, um vai ficar com ele, que aliaz nem com ele está pois já está na TT4 para algumas modificações, e o s outros 6 foram para fazenda a duas semanas, todos zero KM, vamos ver no que vai dar.