Bom dia. Ainda com sono....
Sim, já tive uma L200 HPE mecânica e a Savana GLS mecânica.
O pessoal da MIT disse-me que o motor da versão GLS/Savana é o mesmo motor da versão HPE, ou seja, a diferença é basicamente o módulo HPE. Eu pensava que eram motores diferentes, mas não, acrescenta-se o módulo. Inclusive você pode comprar uma GLS e depois fazer um upgrade e comprar o módulo HPE. Pelo menos foi o que eu ouvi na concessionária.
Pois bem, depois de conversar com os mecânicos da MIT e de ler os relatos de alguns foristas, e baseando-se na minha pequena experiência, acho que o módulo HPE é bom, mas exige muito do motor, principalmente se você andar acima dos 140km/h com certa frequência. Pergunta: Quem não gosta de socar o pé numa pickup a diesel em estrada boa como a Ayrton Senna, Carvalho Pinto, Tamoios, Dutra, não é mesmo?? Ainda mais, correndo atrás de compromissos de trabalho...., hoje não dá, tá cheia de radar...rsrsrsrs....
Eu me lembro que nas retomadas em ultrapassagens, o módulo HPE era tudo de bom, a L200 dava um pulo dos 120 aos 150 em questão de segundos, mas isto exige muito do motor e diminui a vida útil do mesmo. Tem forista com L200 HPE "batendo pino" com 70.000Km, ou seja, pisou demais e o motor não aguentou. Sem entrarmos no mérito da questão da durabilidade do motor a diesel.
Por esta e outras razões optei por mudar. O motor 3.0 da Ford tem uma litragem maior, trabalha com mais folga, o turbo da Ranger é muito bom, a suspensão é ótima. Tudo que ela tinha, ficou um pouco melhor, mas de fato ela podia ter a cara da Raptor, que eu já vi aqui no meu escritório. A Raptor é da Ford e parece que tem o tamanho da Dodge RAM. É linda demais. A questão do seguro $$$ infelizmente não ajuda....
Agora, se você gosta de MIT, tem o modelo TRITON. Meu primo já teve a Diesel e a FLEX. O consumo da FLEX era absurdo, mas no caso dele, ele sempre andava no "talo", então não serve como parâmetro. O meu tio tem uma L200 HPE automática e ele não quer voltar pra Ranger nem a pau. É questão de gosto, de CPF...rsrsrs... cada um tem um...
Para ser franco, desanimei da MIT em função dos problemas que tive, o projeto não é ruim não, é questão de serviço porco, correria na montagem na fábrica e daí o consumidor tem que ter paciência, muita paciência e $$$ no bolso. As duas, HPE e/ou GLS foram relativamente fáceis de revender. Tem mercado bom.
Um Abraço,
GREG