Postado originalmente por
Newton Guerra
Frederico, sobre a TR4 não posso falar muito, pois nunca tive. Mas posso afirmar que a segunda geração do GV e a Tracker são praticamente iguais ao Vitara, pensando no projeto como um todo. Tenho um Vitara há 12 anos e tive um GV e um Tracker durante 7 anos. Se olhar por baixo, vai ver que o chassis e a suspensão dianteira são praticamente iguais. O do GV/Tracker é mais reforçado na frente. Amortecedores estruturais são os mesmos, pode usar o de um carro no outro. Na traseira a suspensão melhorou, é um 4 link. O motor 2.0 também é bem melhor que os 1.6 dos Vitaras, além de ter 2 opções de diesel e V6. Relações de marchas e diferenciais também são semelhantes, podendo-se trocar por kits mais reduzidos se quiser.
O ponto fraco também é o mesmo: diferencial dianteiro de alumínio. Para quem vai fazer trilhas com pneus muito grandes e agressivos é recomendada a troca da carcaça de alumínio pela de aço, original nos GV diesel e V6.
O GV/Tracker tem mais "enfeites": parachoques maiores, saias laterais e molduras nos paralamas que podem estragar na trilha. Mas há opções de parachoques de aço.
Normalmente os Vitara de trilhas têm kits de 2" na suspensão, alguns mais 2" de body-lift. Esses kits também estão disponíveis para GV/Tracker. Tem muitos fazendo bonito nas trilhas daqui.
O Vitara e GV/Tracker não tem diferencial central. A desvantagem é que isso impede o uso do 4x4 no asfalto, como na TR4, Defender, Niva, Prado, GV III. Quando engatamos o 4x4 nos Suzukis, a tração fica exatamente nas mesmas condições de um 4x4 full-time com diferencial central bloqueado: só pode ser usado em terrenos de baixa aderência.
Abraços