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Tópico: Nova S10 / 2012

  • #301
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Citação Postado originalmente por flavint Ver Post
    Meio OFF topic, mais qual a diferença pratica de um 4x4 full time com um 4x4 part time, claro q o primeiro funciona o tempo todo e o segundo soh qdo vc engata, mais pra barro, trilha ou qualquer outro obstaculo tem alguma diferença? Pq se nao tiver jah eles poderia colocar 4x4 full time pra picapes, muita pessoa ainda acha q pode engatar a traçao em qlqr lugar e estragando o a traçao.
    Bom existem vários tópicos abordando o assunto.
    Como você disse o full time está em 4x4 o tempo todo e para isso ele precisa de um diferencial central para não moer o sistema de transmissão e de um bloqueio optativo nele (para dividir a tração em 50% para cada eixo) um full time bloqueado é identico a um 4x4 part time engatado a tração 4x4.
    A diferença é que o full time é um sistema mais complexo e caro, a vantagem é poder andar em 4x4 no asfalto e ter mais estabilidade em curvas no asfalto. As desvantagem são o maior número de componentes, manutenção, as peças que estão sempre em atrito mesmo não precisando da tração resultando em maior consumo, etc.
    No off-road o full time não traz vantagem alguma.

    Quem compra um veículo deveria ao menos dar uma lida no manual, principalmente para aprender a usar o sistema de tração, e se não precisa da tração compra um 4x2.

    []s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #302
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    Obrigado leobnaval.
    Eu estava lendo algumas coisas no topico da XJ e tem muita coisa boa lah.
    Acho que seria interessante se as picapes viessem com o sistema full time, como jah existe inclusive na Amarok, nao a vendida aki no Brasil. Ja existe em tantos veiculos como a Tr4, os proprios XJs. A hilux por exemplo poderia ter o mesmo sistema da SW4, imagino q nao seja tao complicado da adaptaçao. Acredito que assim melhoraria a estabilidade e segurança dessas camionetes.

    abços

  • #303
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    mas que eu saiba 4x4 full time, na verdade a viatura é 4x2 na maioria do tempo e ativa o 4x4 quando a eletrônica acha necessário, isso é pra corrigir uma curva, pra sair de um atoleiro, etc e no uso normal roda 4x2.

  • #304
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
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    Citação Postado originalmente por vsmello Ver Post
    mas que eu saiba 4x4 full time, na verdade a viatura é 4x2 na maioria do tempo e ativa o 4x4 quando a eletrônica acha necessário, isso é pra corrigir uma curva, pra sair de um atoleiro, etc e no uso normal roda 4x2.
    4X4 Full time é full time, ou seja, o tempo todo.
    Por isso a necessidade de três diferenciais.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #305
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Existem 4x4 full time que dividem o torque entre os diferenciais com gerenciamento eletrônico, com sistemas de embreagem, etc., podendo ter até 70% do torque em apenas um eixo nas situação "normais de uso" e variando conforme a necessidade...
    Na maioria é o uso de dif. central
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #306
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Citação Postado originalmente por flavint Ver Post
    Tomara que tenham colocado um sistema de tração mais resistente, pq aquele da S10 antiga era bem ruizinho, todos as pessoas q conheço q tinham S10 4x4 tiveram problemas. É esperar pra ver c vai aguentar.

    Meio OFF topic, mais qual a diferença pratica de um 4x4 full time com um 4x4 part time, claro q o primeiro funciona o tempo todo e o segundo soh qdo vc engata, mais pra barro, trilha ou qualquer outro obstaculo tem alguma diferença? Pq se nao tiver jah eles poderia colocar 4x4 full time pra picapes, muita pessoa ainda acha q pode engatar a traçao em qlqr lugar e estragando o a traçao.

    abços
    O "sistema de tração" da S10 é tão "ruizinho" quanto o de qualquer outra caminhonete, troller etc: Caixa de transferência com corrente, diferenças na relação da redução no acionamento e de resto tudo igual.

  • #307
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    E ai TylerNTL, tudo joia?

    Então, eu não sei pq vejo tanta gente reclamando da tração da S10, pode ser mal uso, não sei. Inclusive um dono de auto peças que vende soh peças de veiculos chevrolet falou que a tração da S10 nao presta, isso pq ele vende soh peças da GM, era pra ele defender a marca. Eu falei q todas as pessoas que conheço q tem S10 4x4 deram problema, porem esqueci q conheço um que nao deu problema. São 4 S10 4x4 q conheço, 3 deram problemas, acredito que ela nao seja tão robusta como as da L200 ou da Hilux. Mas eu msm nunca tive S10 4x4 pra falar da minha experiencia, entao só tenho historias de terceiros, nao sei do historico de manutenção dessas q citei.

    Abrços

  • #308
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    mas e qual é esse problema? Não engata? Pode acontecer com qualquer uma... pula corrente? Nunca ouvi falar... Quebra? pode ser mau uso.. e a maior número de casos tmb pode ser com o fato de que exite muito mais s10 por ai... tirand oa hilux que nos ultimos anos vende parelho, a s10 sempre vendeu umas 3 x mais...

  • #309
    Usuário Avatar de Daniel Reder
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    Aqui em casa já estamos na 3ª S10, foram uma DeLuxe 2000/2000 2.8 4x4, Executive 2003/2003 4x4 e a Executive 2008, todas foram compradas 0km e nunhuma nunca deu problema, porém sempre acionamos a tração pelo menos 2 vezes por mês e trocamos o óleo da cx de transferencia na km recomendada pelo manual.
    Chevrolet Captiva Ecotec FWD 2010/2010 Prata
    Chevrolet S-10 Executive 4x4 2008/2008 Preta
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  • #310
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    R.Becker, tudo bem?

    Entao, como eu falei, não sei c foi mal uso ou até a falta de uso. Uma dessa q deu problema foi qdo foi subir uma subidinha na fazenda q ate uma pampinha velha q a gente tinha subia tranquilamente. A s10 2008 "travou" as rodas da frente, não sei bem oq acontecer, chegou a queimar embreagem e nao subia de jeito nenhum. A outra S10 q deu problema foi q qdo ligava a traçao fica estralando tudo e bem alto. Já a terceira eu nao sei oq aconteceu, era de um pai d um amigo, ele falou q o pai dele nunca mais queria saber d camionete traçada dps q teve a S10. Ele usava a camionete pra trabalhar e q passou muita raiva com a traçao dela, mais essa nao tenho nem ideia doq aconteceu.
    Como vc falou, as vezes eh o volume muito grande de S10 por isso a quantidade de problemas, mas tb vai saber como e se jah foi feita alguma manutençao delas.


    Daniel

    Pode ser uma das causas desses defeitos, o pessoal nao usa a traçao nunca, fica um tempao sem usar, dai qdo usa o oleo jah nao esta bom ou tem algum outro problema.

    Abrços

  • #311
    Usuário Avatar de Daniel Reder
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    Citação Postado originalmente por flavint Ver Post
    R.Becker, tudo bem?

    Entao, como eu falei, não sei c foi mal uso ou até a falta de uso. Uma dessa q deu problema foi qdo foi subir uma subidinha na fazenda q ate uma pampinha velha q a gente tinha subia tranquilamente. A s10 2008 "travou" as rodas da frente, não sei bem oq acontecer, chegou a queimar embreagem e nao subia de jeito nenhum. A outra S10 q deu problema foi q qdo ligava a traçao fica estralando tudo e bem alto. Já a terceira eu nao sei oq aconteceu, era de um pai d um amigo, ele falou q o pai dele nunca mais queria saber d camionete traçada dps q teve a S10. Ele usava a camionete pra trabalhar e q passou muita raiva com a traçao dela, mais essa nao tenho nem ideia doq aconteceu.
    Como vc falou, as vezes eh o volume muito grande de S10 por isso a quantidade de problemas, mas tb vai saber como e se jah foi feita alguma manutençao delas.


    Daniel

    Pode ser uma das causas desses defeitos, o pessoal nao usa a traçao nunca, fica um tempao sem usar, dai qdo usa o oleo jah nao esta bom ou tem algum outro problema.

    Abrços
    Também acredito que o pouco uso da tração afete seu funcionamento a longo prazo, principalmente nestes sistemas elétricos que pode ocorrer oxidação dos fios e problemas no motor de acionamento. Na Frontier o acionamento era extremamente pesado quando a comprei pois o dono anterior falou que não chegou a usar 10 vezes a tração no periodo de 2005 a 2010, fato que mudou quando passei a utilizar a tração dela todo dia durante umas 2 semanas, mas só ficou 100% após uma troca geral de óleo do câmbio e da CT.

    Depois de 12 anos com S10 na garagem só tenho que reclamar do painel que parece a bateria de uma escola de samba e da suspenção dianteira que não é muito robusta pra uma pick-up média.
    Chevrolet Captiva Ecotec FWD 2010/2010 Prata
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  • #312
    Usuário Avatar de Daniel Reder
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    Voltando ao assunto nova S10, torcendo para chegar logo o dia 10 do mês que vem para fazer o test-drive e ver como ela se comporta, e caso não goste do novo modelo vou a caça do meu antigo sonho de consumo: Uma Hilux SRV A/T 2011/2011 Branca pouco rodada e em ótimo estado de conservação.
    Chevrolet Captiva Ecotec FWD 2010/2010 Prata
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