Postado originalmente por
gtavalanche
Prezados,
O meu caso deve ser parecido com de muitos que possuem tracker versão gasolina, o meu chegou aos 60.000 rodados, e com isso o desgaste dos pneus originais, precisando trocar os pneus, o que fazer? comprar um perfil 60? não precisa mexer na suspensão que ainda ta zerada, ou comprar logo um 235/70? Pensei ja que vou gastar vou comprar logo 70 porém minha suspensão ta zerada amortecedores em ótimo estado, não bate nada, em 60.000Kms rodados nunca precisou corrigir nada na suspensão, nunca nem fiz rodizio nos pneus originais pois eles se desgastaram de maneira uniforme o que me levou a mante-los na mesma posição e poderiam facilmente rodar além dos 80.000.
Bom coloquei pneus BF 235/70 All terrain, com isso me vi obrigado a fazer o lift de 2" o que implica em mexer numa suspensão que está impecável, bom seria rodar mais um tempo assim e futuramente com desgaste dos amortecedores trocar todo o conjunto por amortecedores e molas de alto desempenho, evitando assim o uso de calços que a princípio não me agradam muito.
Como os pneus perfil 70 raspam, podem ser cortados e por fim destruir os acabamentos não da pra simplismente trocar os pneus e sair rodando.
Ai a idéia fiz uns calços de nylon nos batentes pra evitar que o fim de curso da suspensão seja o pneu batendo na carroceria, não desmontei nada da suspensão, o calso fica por dentro da mola no eixo trazeiro e nas balanças na frente. Os calços trazeiros são de 2,5cm que é exatamente o aumento na altura do pneu, os dianteiros, bati o olho e vi que a distância entre o batente e a bandeja é menor ai fiz com 1,5 mas em situações extremas ainda pegam nas caixas de roda.
Resumindo, quando coloquei os pneus 235/70 BF AT fiz um teste de torção, a roda trazeira pegava no plastico que vem na porta trazeira, ja a dianteira não pegava, coloquei os calços de 2,5cm na trazeira, parou de pegar o fim de curso é o batente da suspensão então uma roda trazeira encosta no batente a ou fica suspensa.
Na dianteira ainda bate quando sofre uma porrada forte.
Bom perdi curso de suspensão mas posso torcer o tirando as rodas do chão o que seria impossível sem os calços de batente
GAMBIARRA
Não consigo anexar fotos essa atualização do forum precisa de ajustes