Jimny eixo rígido nos dois eixos.
"Como tenho ambos em casa, Tracker 2008 e Jimny 2010, tentarei explicar.
TODOS os 4x4 de hoje tem homocinéticas, do contrario estaríamos na idade da cruzeta do Jeep 51 ou não faríamos curvas. Aí existem duas soluções de suspensão; com eixo rígido e independente.
Os sistemas independentes oferecem maior conforto e maior segurança no asfalto. Como nada vem de graça, sua manutenção é maior, as homocinéticas trabalham em maior ângulo e qualquer alteração na altura do carro, este é um item que irá rapidamente falhar, exigindo grande investimento para contornar o sintoma. Em situações de erosões em X, o sistema independente não garante o efeito gangorra do eixo rígido, fazendo com que as rodas copiem o terreno menos eficazmente. Diferente do que acontecer no eixo rígido, o diferencial não acompanha o movimento das rodas, rendendo as tradicionais pancadas do peito do carro contra facões mais altos, principalmente na eventualidade de ataques em maior velocidade.
O sistema de eixo rígido é mais robusto e mais simples. Quando uma roda se eleva por uma irregularidade do terreno a roda do lado oposto é forçada para baixo (o conhecido twist action), garantido a uniforme distribuição do peso e a resultante tração. É isso que separa Jipe de carro 4x4 e SUVs. Como novamente nada vem de graça, o eixo rígido apresenta ressonância no sistema de direção, conhecido como "shimmy", basta uma folga ou pneu desbalanceado para o efeito surgir. A caixa de direção do sistema de eixo rígido é unicamente por esferas recirculantes, muito robusto porém quando as rodas não estão na posição central, seu design garante uma certa folga. Diferente do sistema de pinhão e cremalheira (Tracker), o sistema por esferas e indestrutível. No caso do Tracker é um assunto bem discutido aqui no fórum. As homocinéticas de um eixo rígido articulam apenas para garantir o movimento de direção. Indiferente da elevação da suspensão o trabalho sempre será o mesmo. Alguns sistemas de eixo rígido deixam as homocinéticas expostas, como Troller, Marruá, etc.. Outros estão protegidos dentro do munhão, como Land Rover Defender, Jimny, Toyotas atuais de eixo rígido, PAtrol e Mercedes G, assim como Unimog e outros.
Finalmente a diferença entre os veículos. Originalmente, sem modificações o Tracker é um carro carro familiar, calibrado e com conforto para tal uso. Sim,*é um 4x4, mas para serviço leve, geralmente neve (no seu mercado original) terra leve e pronto. Sua estrutura ainda possuí chassi, que sumiu na versão atual, porém do tipo auxiliar, ou seja, a carroceria e chassi trabalham juntos um depende do outro. Sem dúvida o Tracker é um carro sólido, que lhe garante o subsídio para encara trilhas caso seu dono modifique uma série de detalhes.
O Jimny tem chassi tipo escada, de uma peça só e trabalha independente da carroceria. Ambos os eixos são rígidos e a caixa de direção é por esferas recirculantes. Seu peso não ultrapassa os 1100 kg. Estas são as credenciais do verdadeiro jipe NATO, que hoje contempla veículos de porte maior.
Pergunta; o Jimny é caro para o que oferece? Sim, e muito! É verdade também, que o Tracker é mais "carro" pelo mesmo preço...
Agora quem disse que quem escolhe um Jimny, quer um carro? Ou que também quer conforto, espaço, suspensão de Fiat 500 e teto solar?
Independente do veículo, estamos todos no mesmo barco! Cada um que faça o que achar melhor com seu dinheiro.
Quanto ao Stark nõa existe melhor exemplo para explicar o que acontece quando se eleva um carro com suspensão independente, segue vídeo extraído do fórum do Stark. Só precisa assistir os primeiros 2minutos, depois disso abandonam ele pela quebra das QUATRO homocinéticas! "
http://youtu.be/WjeDXHChOb4
http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...pensa-146.html (Jimny 2010 compensa?)
fiquei preocupado com as homocinéticas do meu carro agora, depois do lift 2". Será que com o DROP KIT para diferencial dianteiro o problema acaba????