Ver Versão Completa : Suzuki SX4
Páginas :
[
1]
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Está chegando... agora os preços para o porte do carro..
http://www.noticiasautomotivas.com.br/segredo-suzuki-sx4-ja-esta-sendo-distribuido-para-as-concessionarias-tera-precos-a-partir-de-57-490-reais/ (http://www.noticiasautomotivas.com.br/segredo-suzuki-sx4-ja-esta-sendo-distribuido-para-as-concessionarias-tera-precos-a-partir-de-57-490-reais/)
:shock::pensativo:
JecaTatu
18/08/2009, 00:16
Opa! Isso é excelente pro mercado, mais concorrência! Mas a Suzuki não tá querendo vender muito não, né?
ddfreitas
18/08/2009, 08:28
Até onde eu sei é um carro de passeio, nem SUV é!!!!
http://www.cargurus.com/blog/wp-content/uploads/2008/12/2008-suzuki-sx4.jpg
Ricardo Passoni
18/08/2009, 09:37
Como sempre descobriram que aqui no Brasil podem cobrar o que quiserem, afinal R$60000,00 não vale
Abraços
MARCELO VITARA SUBMARINO
18/08/2009, 10:51
Até onde eu sei é um carro de passeio, nem SUV é!!!!
http://www.cargurus.com/blog/wp-content/uploads/2008/12/2008-suzuki-sx4.jpg
Esse do link na resposta #1 tá parecendo um Suv. Agora este vermelhin tá mais para Renault Sandeiro Way.:concordo:
Ricardo Passoni
18/08/2009, 11:10
Ja to ate vendo o post que vai surgir Sx4 ou eco 4x4 ! Rs Aiaiaiai
Abraços
Ja to ate vendo o post que vai surgir Sx4 ou eco 4x4 ! Rs Aiaiaiai
Abraços
Tambem estou achando! rsss
Vejam:
YouTube - Auto-Magazin24 Suzuki SX 4YouTube - SUZUKI SX4 MUD TESTYouTube - Suzuki SX4 offroad Mihailesti Romania[/URL]
Newton Guerra
18/08/2009, 14:11
É um 4x4 full time, útil prá quem tem neve no quintal. A proposta dele é essa, quem quer mais emoção compra o GV ou mais emoção ainda compra o Jimny.
Quanto ao preço, tô mais próximo de comprar um Uno.
Abraços
ddfreitas
18/08/2009, 15:41
Fichas Tecnicas (http://www.enginestuning.com/pt/fichas-tecnicas-blog.html) - Suzuki (http://www.enginestuning.com/pt/fichas-tecnicas-blog/52.html)
http://www.enginestuning.com/Imagenes/fichas/suzuki/07-sx4.jpg
Modelos: Suzuki SX4 Sport, SX4 Crossover Motores: 143-hp 2.0-litro DOHC de 4 cilindros
Transmissões: 4 velocidades automática
5 velocidades manual
Equipamentos de segurança: air bags frontais e laterais, ABS, EBD Reunidos em: Japão Modelo testado: SX4 Equipe: Ar condicionado, alarme, vidros / seguro / espelhos eléctricos
Unidade: Em todas as 4 rodas Motor: 143-hp 2.0-litro DOHC de 4 cilindros Potência (cf @ rpm): 143 @ 5800 Torque (lb.-ft. @ rpm): 136 @ 3500 Transmissão: 5 velocidades manual Economia cidade / estrada: 8 / 11 km / lt Comprimento / largura / altura (pol.): 163.9/69.1/63.2 Assentos: 5 Arraste:
Suspensão dianteira: Independente Mcpherson Suspensão traseira: Live eixo Peso: 1,292 kg Rodas: P205/60R16 Freios: Disco / disco com ABS, EBD Tanque de gasolina: 41 Litros
Joao Baeta
18/08/2009, 15:50
:arrow:Lembrando há um tempo atras... Fiat queria trazer esse carro (Nome é Sédici).... Para concorrer com o EcoBost@.... E acabou desistindo por alto custo!
Motor 2.0 neste "carro".... Acho muito até! Até + forte do que o GV3 2.0 16v...Dif de 3cv.... Será é o mesmo motor? :pensativo:
Preço mt caro... De 57 até 83..... Tá de brincadeira!!! :discordo:
Estranho... Cegonha vindo de MG?
Todos os carros da Suzuki saem de porto de Vitória!!!! :pensativo:
deve ser uma delicia dirigir esse carro... 1300kg com um motor de 143cv e tracao integral... carrinho baixo, fazer curvas deve ser bao..heheheh
Pedrinha
19/08/2009, 08:06
...Estranho... Cegonha vindo de MG?
Todos os carros da Suzuki saem de porto de Vitória!!!! :pensativo:
Correto Baeta! Mas tem um detalhe: o depósito de carros da Suzuki fica em Catalão/GO. E o carro em questão estava indo para a concessionária, para ser vendido.
Pelo jeitão dele, mais parece um Subaru Impreza, que tb é 4X4 ful time e baixinho que nem fiofó de cobra. :mrgreen: Penso que nem o Fabil, deve ser bom de asfalto e curva. Mas, é um Suzuki, logo tem um DNA completamente diferente do Ecobarbie :twisted:. P/ quem tem dimdim sobrando, dá p/ ser o segundo carro da garagem.
[]s. :concordo:
lucas.brondani
19/08/2009, 08:21
Ai pessoal bom dia, tenho acompanhado a trajetória deste carro, na Europa ele é muito conhecido eu mesmo dirigi e digo que o carro é um espetaculo, tem um interior muito conservador sem muita frescura, o que para uns é bom e para outros é ruim, é um carro pratico tração 4x4, e como alguns dizem é otimo na neve, dirigi o 2.0 e digo.... puxa que é um demonio, adorei o carro e certamente ele ja tem um comprador... peço que nem falem o nome Ecoseilaoque porque não tem nada a ver. 1º que o ecoseilaoque é virado em plastico e isso sim deveria ser proibido ao se tratar em gasto de petroleo hahah... brincadeiras a parte estamos falando de um Suzuki e por mais que alguns relutem, continua sendo um Suzuki com alto padrão de acabamento e qualidade. Eu tenho um vitara metal top com 135k km e so troquei o necessario, nunca me deixou na mão e so me deu alegria.
Abraços a todos
http://www.noticiasautomotivas.com.br/suzuki-sx4-chega-ao-brasil-com-precos-a-partir-de-65-990-reais-versao-mais-barata-de-61-990-chega-em-setembro/ (http://www.noticiasautomotivas.com.br/suzuki-sx4-chega-ao-brasil-com-precos-a-partir-de-65-990-reais-versao-mais-barata-de-61-990-chega-em-setembro/)
Agora é oficial. Mesmo sendo um Suki, tá carinho...
Amigos, que carrinho interessante, possui 2WD, AWD e AWD LOCK, o que já é um diferencial em relação aos "4x4 falsos" ou "4x4 leves".
Vejam o que o interpress motor escreveu:
Na cidade o veículo pode circular no modo de tração 2WD com tração dianteira, o que torna o carro mais silencioso e econômico. Caso seja necessário, aciona-se o modo de tração AWD Auto, que distribui a tração de acordo com a situação. Essa é uma alternativa propícia para superfícies escorregadias ou performances mais esportivas. Ainda há a opção do AWD Lock, que dá mais força nas rodas traseiras e é adequada a terrenos fora do asfalto. Se o condutor ultrapassar os 60 km/h, o sistema desloca automaticamente o modo Lock para o Auto.
No Chile tem uma versão crossover com configurações interessantes, mas a altura é pouca, apenas 16,20cm.
O problema é o preço!!!
Abraço a todos.
JecaTatu
19/08/2009, 21:50
Gostei do carrinho... Realmente faz lembrar o estilo do Subaru Impreza. Sou doido pra ter um carro de passeio 4X4. Como amante do motor Boxer, sou tarado por um Subaru, mas esse daí também é uma boa opção no seguimento...
Amigos,
Fiquei impressionado com esse vídeo:
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=M7rjUY9rzL4&feature=related]YouTube - Suzuki SX4 Offroad Sand Dunes[/URL]
Marcio Nogueira
20/08/2009, 09:38
Tô de olho nesse carro! Ele vem equipado com pneus 205/60 R16. Gosto muito dos Yokohama Geolandar G012, mas só tem na medida 215/60 R16. Será que raspa?
Pedrinha
20/08/2009, 14:30
Se esse carrinho vender bem, a Fiat vai querer trazer o Sedici (a rigor, o mesmo carro) p/ dividir este mercado. Como brasileiro gosta de carro bonito, o bicho tem tudo para cair no gosto do consumidor. Só para ilustrar, o Kia Soul tá vendendo muito bem...mas investiu um bocado em publicidade. Pelo que eu lí nas reportagens de lançamento, as vendas da Suzuki Veículos estão ganhando corpo, puxadas pelo carro-chefe da marca, o GV JIII. Esta sim, é a notícia mais importante p/ nós, consumidores da marca.
luiztacco
20/08/2009, 15:40
Recebi essa reportagem por email...
A Suzuki divulgou nesta quarta-feira (19) o início das vendas de seu crossover esportivo SX4 no país. As vendas começam neste mês apenas na configuração Sport Pack, que agrega itens de personalização com apelo esportivo, como as faixas pintadas no capô, por R$ 65 990 com câmbio manual e R$ 70 790 com caixa automática de 4 marchas. Em setembro, chegam as versões mais baratas, de R$ 61 990 (manual) e R$ 66 790 (automática).
O SX4 é movido por um motor 2.0 16V de 145 cv de potência a 5 800 rpm e 18,7 kgfm de torque a 3 500 rpm. Um dos diferenciais do carro, que conta com design assinado por Giorgetto Giugiaro, é a tração integral i-AWD, que distribui a força entre as rodas de acordo com a necessidade. Além disso, o SX4 conta com ABS e distribuidor da força de frenagem (EBD) de série. O porta-malas, com capacidade para 470 litros, conta com o sistema Dual Step Folding de rebatimento em dois estágios e permite aumentar o espaço no compartimento para 1 430 litros.
A lista de equipamentos é complementada por computador de bordo, sistema de som com entrada para iPod e controles no volante, direção elétrica, ar-condicionado, airbag duplo, trio elétrico e volante com regulagem de altura. As rodas de liga leve têm aro 16” e podem ser pintadas, opcionalmente, na cor grafite. A garantia que a Suzuki concede para o SX4 é de três anos
luiztacco
20/08/2009, 15:43
Se esse carrinho vender bem, a Fiat vai querer trazer o Sedici (a rigor, o mesmo carro) p/ dividir este mercado. Como brasileiro gosta de carro bonito, o bicho tem tudo para cair no gosto do consumidor. Só para ilustrar, o Kia Soul tá vendendo muito bem...mas investiu um bocado em publicidade. Pelo que eu lí nas reportagens de lançamento, as vendas da Suzuki Veículos estão ganhando corpo, puxadas pelo carro-chefe da marca, o GV JIII. Esta sim, é a notícia mais importante p/ nós, consumidores da marca.
Realmente o Fiat Sedici é o mesmo carro, vou postar algumas fotos que tenho do fiat aqui no pc.
Marcio Nogueira
21/08/2009, 08:36
Alguém sabe onde encontrar um lift kit para o SX4? Retirei esta imagem de um fórum de SX4 dos EUA e achei o resultado muito bom!
http://i98.photobucket.com/albums/l247/rubicon4wheeler/P1000778.jpg
http://i98.photobucket.com/albums/l247/rubicon4wheeler/P1000780.jpg
Ricardo Passoni
21/08/2009, 13:21
Como SUV vai bem mas , não rola em nada mais do que uma estradinha com pouco barro , pouco barro ,mas é um carro interessante , é 4x4 e tem um motor bom 143 cv!
Abraços
Mineiro do Cerrado
21/08/2009, 16:34
Quanto ao preço, tô mais próximo de comprar um Uno.
Abraços
HEHEHEHE :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Somos dois então!!!
lucas.brondani
10/09/2009, 10:46
E ai pessoal tudo beleza? Ja chegou o SX4 aqui em porto alegre e ja fui dar uma olhada... o carro é show vou encomendar um, claro que não é um civic por dentro (digo pelo preço) mas é um suzuki e quem tem sabe o quanto é bom e confiavel.
Abraços
ddfreitas
10/09/2009, 13:37
Bom, nao sei qual a proposta desses carros para traçao 4x4, mas acredito que seja para dar mais estabilidade em terrenos de pouca aderência (como a Neve), e fazer lift de um carro desse so vai estraga-lo!
Se todo carro 4x4 fosse direcionado a terra, o novo Ford Fusion deveria ter seu espaço aqui no Forum. kkkkkk! Deve ter um ângulo de ataque de 1grau. hehehehe!
luiztacco
22/09/2009, 10:47
Semana passada estavam chegando na concessionaria aqui de BH os primeiros SX4.
Hoje passei lá e não tem mais nenhum, previsão de chegada 1 carro a cada 120 dias.
Abaixo segue o link de mais uma reportagem interessante sobre o SX4
http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carro-moto-testes/21/impressoes-suzuki-sx4-150411-1.asp (http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carro-moto-testes/21/impressoes-suzuki-sx4-150411-1.asp)
Ricardo Passoni
22/09/2009, 10:50
Putz deste jeito vão vir para o Brasil uns 20 no maximo , é uma pena
Abraços
luiztacco
22/09/2009, 11:01
Putz deste jeito vão vir para o Brasil uns 20 no maximo , é uma pena
Abraços
É mas com o Jimny era assim também.... Pelo que o vendedor me falou hoje. Eles trazem 1 a cada 80/90 dias.
Acredito que isso vai de acordo com as vendas, pois hoje já se vê muito mais Jimny rodando aqui em BH.
Ricardo Passoni
22/09/2009, 11:04
Tbem cobrando aqui em SP R$ 58 k em um jimny ta caro , mas e valente isso sim , poderiam cobrar menos e ai venderiam mais , mas a ganancia e pelo jeito grde!
Abraços
Márcio Magalhães
22/09/2009, 20:16
Olá,
Na Suzuki aqui do Rio já tem um para Test Drive na porta da loja!
[]´s,
Marcio Nogueira
24/09/2009, 11:47
Me ligaram da concessionária e estou indo hoje fazer o test drive. Se gostar é capaz de comprar ali no ato! O vendedor informou que estão pedindo um prazo de 10 a 20 dias a partir do fechamento do negócio. Daí encomendarei o lift nos EUA!
lucas.brondani
24/09/2009, 13:07
Boa tarde pessoal,
Seguinte, dirigi o carro... o carro tem muito conforto, otimo espaço, tudo de bom... O motor empurra muito, voces não tem ideia... Só tem uma coisa no automatico o motor não tem todo aquele pic que tem o manual, pra quem gosta de ter o carro na mao nao pense duas vezes, compre o manual... Comprei o meu manual e vem em 30 dias.
Abraços
Marco-Maga
25/09/2009, 10:40
Fala pessoal...
Aqui em SP na Kasama, vi um automatico pra teste drive, achei o carrinho bonito, mas é muito baixo..
Não andei pq passei por rápido... Mas tive boa impressão para quem quem quer um carrinho para coisas leves e bem equipado.
Abs.
dragaoerrante
09/01/2010, 21:32
Bom dia pessoal!
Alguém que já comprou um SX4 pode nos dizer o tem achado dele?
Abraços!
Ricardo Passoni
09/01/2010, 23:36
O SX4 não é um puro off road , ele se encaixa na categoria de Ecosport 4x4, enfrenta uma laminha mas para por ai, se apertar vai ficar e decepcionar.Os pneus são on road total e nem deve aceitar um 50% , portanto para ir ate o shopping deve ser bom rs!
Abraços
Dêem uma olhada no SX4 Test Drive da Sol, concessionária Suzuki de Fortaleza, com o kit...
http://www.youtube.com/watch?v=mj0Xl15qe3I
Parece ser bem interessante mas... Po, tá salgado. E a Suzuki tá querendo o quê? Vender por esse preço sem gastar em propaganda?!
diogo_moraes
29/03/2010, 13:53
galera, da pra ver que vcs nao conhece mesmo esse carro.
o cara ter a capacidade de comprarar esse carro ao sandero e eco, fala serio.
em que mundo voce esta, ou na real nao deve conhecer muito de carros.
eu tenho um desse e vou te fala a verdade, tem muito gente comprando carro como crossfox pagando R$ 55.000,00, c4 pallas pagando ate R$ 75.000,00. nao estou comparando um com o outro, estou falando de valores.
dai o maluco me fala que um carro como esse e caro por R$ 60.000,00, é nao ter senço de mercado.
abraços...:parede:
Joao Baeta
29/03/2010, 14:30
:arrow:Pois é....
Video legal.. Aparece GV3 rapido!
Ainda nem guiei o SX4..... Mas vou guiar e posto aqui!
:concordo:
Olá a todos!
Bom, venho acompanhando o forum como visitante nos últimos tempos. Muito bom por sinal!
Esse final de semana eu fiz o Test Drive no SX4 Auto e gostei muito.
Hoje eu tenho um 307 flex, nunca tive 4x4, portanto meu parâmetro é com base no histórico de carros franceses (2x206, 306 e 307), sempre Peugeot, que são "duros", com suspensão mais voltada a performance e menos ao conforto (carros rebaixados com molas e amortecedores preparados).
O fato é que parei com essa história de carro para performance, pois busco a velocidade no motociclismo, mas confesso que fiquei surpreso com o SX4.
Comparando com atual 307 1.6 mecânico, meu carro é muito manco perto do SX4 Automático. Hoje não tenho potência e faz na cidade 5km/l no álcool e 6.5km/l na gasolina.
Minhas impressões sobre o SX4:
Não é 4x4 full. Porém, achei muito interessante o sistema de tração Auto , que usa sempre 4x2 e traciona 4x4 quando uma das rodas dianteiras gira em falso. Fora isso, achei ótimo o sistema de tração blocante, AWD atá 60km/h.
Eu não entendia muito bem essa história de 4x4, AWD, 4WD, etc...
Estava procurando uma TR4 2008, ou um Airtrek 2006
Agora, depois de pesquisar bem, para mim um SX4 cairia muito bem, pois 90% do tempo eu rodo na cidade e às vezes pego estrada de terra batida para o sítio ( em condições de boa para média, as vezes lameada).
Acredito que esse seja o público do SX4. 90% do tempo onroad.
Pneus de rua cumprem bem o papel de grip no asfalto + baixo consumo.
A suspensão com 2 fases de amortecimento + reduzidíssimo índice de torção são excelentes.
Pode puxar nas curvas, e o carro anda nos trilhos. Também deve ser pela ajuda do eixo traseiro direcionável. (nao entendi se ele trabalha sempre como nos peugeots 306, citroen ZX, ou só quando escorrega)
Fiz o test drive e fugi da rota proposta pela concessionária, pegando diversos buracos do bairro. Foi tudo muito bem. Sem barulhos, ou grandes chacoalhões. Nas ladeiras (peguei uma saindo de uma transversal com pedra e areia no chão) também se saiu muito bem, sem patinar, arrancou forte, silenciosamente. Meu 307 nessa situação fica patinando sobre a areia na ladeira e nao sai do lugar.
Estávamos em 3 pessoas no carro, e o motor 2.0 com o cambio automático puxou muito bem. Bem melhor que o 307 1.6 manual (não dá para comparar 116cv com 145cv, mas automático costuma ser xôxo).
O espaço interno é muito bom. Eu tenho 1.80m e tanto na frente como no banco de trás, a altura do teto é ótima.
Só o porta malas que é um pouco pequeno, mas o carro é bom de tamanho para estacionar em qq lugar.
A distância do solo é 2 cm maior que um carro convencional, o que já é bom.
Não me apaixonei no design, mas realmente adorei o carro em tudo, principalmente na proposta e no desempenho.
Agora quero pesquisar o valor de revisões e peças básicas, se não fazem como na MIT com valores extratosféricos.
Se der tudo certo, inclusive o seguro, estou seriamente propenso a botar a mão no bolso e trocar meu carro por ele.
abs!
gtavalanche
31/03/2010, 17:02
Eu tb gostei do carro parece um capeta pra andar
Até tava pensando em trocar o Tracker nele fiz um post mas recebi poucas contribuições
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=71581
Adquirí, recentemente, um SX4, e posso oferecer aos interessados as seguintes impressões:
Após percorrer, aproximadamente, 800 Km de rodovias asfaltadas e outros 200 Km de percurso urbano, fiquei surpreso com o equilíbrio dinâmico do carro. Muito bem acertado/calibrado, o SX4 tem muita estabilidade direcional, proporcionando uma condução suave e segura. Mesmo no modo 2W (tração dianteira), o carro é previsível e de fácil controle. No modo Auto com transferência de tração ao eixo traseiro por "demanda" (ver detalhes do sistema de tração integral em sites europeus sobre o SX4), o carro "se transforma em um kart", por assim dizer. Não utilizei, ainda, a opção de tração "Lock" - bloqueado (50%/50%). Mas, seguramente, dadas as características do carro, não se deve esperar desempenho de um off-road, o que ele não é, claro. Considerando, entretanto, seu desempenho, confiabilidade mecânica da marca, prêço, equipamentos e a tração integral "inteligente" com sistema multi-disco de transmissão de força ao eixo traseiro, é uma ótima opção entre os chamados "SUV's".
Quanto ao custo das revisões fui informado pela concessionária de valores que são aceitáveis para um veículo importado. No que diz respeito ao seguro, paguei, aproximadamente, R$ 1.700,00 utilizando os bonus (máximo) que possuia de um seguro antigo. Por último, surpreendeu-me, também, o consumo de 12,49 Km/litro em um percurso de 300 Km com condução suave e velocidades entre 90 e 110 Km/h.
Morel
Olá a todos!
Bom, venho acompanhando o forum como visitante nos últimos tempos. Muito bom por sinal!
Esse final de semana eu fiz o Test Drive no SX4 Auto e gostei muito.
Hoje eu tenho um 307 flex, nunca tive 4x4, portanto meu parâmetro é com base no histórico de carros franceses (2x206, 306 e 307), sempre Peugeot, que são "duros", com suspensão mais voltada a performance e menos ao conforto (carros rebaixados com molas e amortecedores preparados).
O fato é que parei com essa história de carro para performance, pois busco a velocidade no motociclismo, mas confesso que fiquei surpreso com o SX4.
Comparando com atual 307 1.6 mecânico, meu carro é muito manco perto do SX4 Automático. Hoje não tenho potência e faz na cidade 5km/l no álcool e 6.5km/l na gasolina.
Minhas impressões sobre o SX4:
Não é 4x4 full. Porém, achei muito interessante o sistema de tração Auto , que usa sempre 4x2 e traciona 4x4 quando uma das rodas dianteiras gira em falso. Fora isso, achei ótimo o sistema de tração blocante, AWD atá 60km/h.
Eu não entendia muito bem essa história de 4x4, AWD, 4WD, etc...
Estava procurando uma TR4 2008, ou um Airtrek 2006
Agora, depois de pesquisar bem, para mim um SX4 cairia muito bem, pois 90% do tempo eu rodo na cidade e às vezes pego estrada de terra batida para o sítio ( em condições de boa para média, as vezes lameada).
Acredito que esse seja o público do SX4. 90% do tempo onroad.
Pneus de rua cumprem bem o papel de grip no asfalto + baixo consumo.
A suspensão com 2 fases de amortecimento + reduzidíssimo índice de torção são excelentes.
Pode puxar nas curvas, e o carro anda nos trilhos. Também deve ser pela ajuda do eixo traseiro direcionável. (nao entendi se ele trabalha sempre como nos peugeots 306, citroen ZX, ou só quando escorrega)
Fiz o test drive e fugi da rota proposta pela concessionária, pegando diversos buracos do bairro. Foi tudo muito bem. Sem barulhos, ou grandes chacoalhões. Nas ladeiras (peguei uma saindo de uma transversal com pedra e areia no chão) também se saiu muito bem, sem patinar, arrancou forte, silenciosamente. Meu 307 nessa situação fica patinando sobre a areia na ladeira e nao sai do lugar.
Estávamos em 3 pessoas no carro, e o motor 2.0 com o cambio automático puxou muito bem. Bem melhor que o 307 1.6 manual (não dá para comparar 116cv com 145cv, mas automático costuma ser xôxo).
O espaço interno é muito bom. Eu tenho 1.80m e tanto na frente como no banco de trás, a altura do teto é ótima.
Só o porta malas que é um pouco pequeno, mas o carro é bom de tamanho para estacionar em qq lugar.
A distância do solo é 2 cm maior que um carro convencional, o que já é bom.
Não me apaixonei no design, mas realmente adorei o carro em tudo, principalmente na proposta e no desempenho.
Agora quero pesquisar o valor de revisões e peças básicas, se não fazem como na MIT com valores extratosféricos.
Se der tudo certo, inclusive o seguro, estou seriamente propenso a botar a mão no bolso e trocar meu carro por ele.
abs!
Gente que entra no fórum pra deixar uma mensagem apenas, dizendo as qualidades do carro e terminando a mensagem dizendo que vai comprar um...
muito estranho...
Fico impressionado com baixo volume de vendas do SX4, e a cada mes cai mais, se continuar neste ritmo em breve a suzuki deve encerrar novamente as atividade no Brasil, pois o jimny e Grand Vitara tambem não emplacaram. Um pena, isto é falta de Marketing, parece que fazem questão de não vender.
arlei_vitara
17/07/2010, 21:18
Não é só isso........a concorrencia melhorou MUITO e as opção de mercado são várias. Diferente de quando chegaram a quase 20 anos com Vitara e Samurai, e no mercado de 4x4 compacto só existia o Niva..............
A Suzuki não tá investindo nada em marketing, em promoções. Olha o que fez a Hyundai que se transformou de MICO em objeto de desejo, graças a produtos bons (não excelentes, mas honestos) e muita, mas muita publicidade.
A preços semelhantes, fica dificil a Suzuki se estabelecer frente a gente que já "fincou o pé no mercado" como a já citada Hyundai, sem falar a MIT que já virou "brasileira" a tempos
Fico impressionado com baixo volume de vendas do SX4, e a cada mes cai mais, se continuar neste ritmo em breve a suzuki deve encerrar novamente as atividade no Brasil, pois o jimny e Grand Vitara tambem não emplacaram. Um pena, isto é falta de Marketing, parece que fazem questão de não vender.
Tá na hora de equalizar as contas e reduzir a gordura nos preços dos veículos.
Acho o JImny por 58mil muito caro, não falando de seus atributos, mas pelo porte do carro que limita, para alguns compradores, no ato da compra. ( além do preço)
A GM trazia o Tracker na faixa de 60mil que é bem mais equipado e completo. O jimny deveria acompanhar um custo por volta de 45 a 50 mil. Nem vou relatar o preço do SX4 acima de 60mil.:parede:
Sobre o novo Grand Vitara (que eu acho o motor 2.0 fraco para a versão conforme já relatado aqui no forum) na faixa de 80mil a concorrencia nessa faixa de preço é vasta e a falta de promoções e marketing faz o produto nao deslanchar.
Não entendo como o novo Grand Vitara 2.5 possa custar mais de 105mil!!! Vemos aí o captiva com dois motores (3.6 e 2.4) e a diferença, se não me engano fica entre 6 a 10mil. :pensativo:
O mercado está ditando às regras. Cabe a Suzuki (ou MIT) dançar conforme a música ou amargar baixas vendas.
Aqui na Bahia a Suzuki nem apareceu ainda...
Joao Baeta
18/07/2010, 23:19
:arrow:A Suzuki precisa ter mais publicidade... Como a Hyundai....
Mas parece que a marca nao quer "espalhar" muito não.......
GV3 V6 é 3.2 de 232cv!
Vamos ver se vem o 2.4 16v VVT para cá... Acho difícil
Quando ela voltou para cá... Tinha prometido ter fábrica em Catalão... E ia lançar 1.9 TD.... Mas nada aconteceu! :cry:
Olha aí um forte concorrente do SX4
http://www.noticiasautomotivas.com.br/subaru-impreza-xv-devera-chegar-ao-brasil-ate-o-comeco-de-2011/
um subaru imprenza XV
Giovanni Morano
18/07/2010, 23:46
Parece um celta!
Não, parece ser mais do que isso...Suzuki é suzuki
Vi hoje em fortaleza a propaganda do SX4, 55k o mecanico e 60k o automatico. Acho simpático o desenho do carro,mas não deve ter muita utilidade essa tração aqui no brasil...
Alguem de fortaleza saberia dizer se dá pra usar nas dunas???
dá um olhada no video todo...
http://www.youtube.com/watch?v=mj0Xl15qe3I
rogeriomasih
21/08/2010, 22:09
Algum dos companheiros sabe informar o consumo de um SX4?
Vi hoje em fortaleza a propaganda do SX4, 55k o mecanico e 60k o automatico. Acho simpático o desenho do carro,mas não deve ter muita utilidade essa tração aqui no brasil...
Alguem de fortaleza saberia dizer se dá pra usar nas dunas???
Cara, você ja foi perguntar isso la na Sol? Quando eu fui fazer isso eles me mostraram um sx4 c/ pneus modificados. Rapaz o carro parecia um Buggy ( se duvidadar mto melhor), subia e dessia as dunas (Pporto das Dunas) brincando. Parece que a propria Sol disponibiliza essa modificação no sx4 que alem de ter os pneus trocados, tem a suspenção elevada. Pelo que vi no video, o sx4 andava tão bem ou ate melhor ( mais leve e mais potente) que o GV3. Ja fiz um test drive no asfalto, muito bom o carro,só não pego um carro desse pq realmente estou procurando um Suv ( pela estetica mais alta).
Carro desse muito melhor que crossfoz e sandero step way e preços parecidos não? (46k) 3 (56) respectivamente.
Maurício Vitara
24/08/2010, 09:46
Pessoal, minha mulher adiquiriu o SX4 em Abril e desde então só alegrias, carro excelente de andar em estradas, consumo baixo em relação ao torque, visual bonito, etc..
Dirigi em estrada de terra com chuva no sítio, subimos uma ladeira onde caminhonetes 4x2 não subiram. Pelo preço de mercado, uma excelente oprotunidade para quem esta no padrão de "cross" algo rs.
A única coisqa que pegou foi o seguro, ela tem 24 anos, ficou na caso dos 3,5k. Mas para um carro de 60k está na média.
Abraço
Maurício, sabe quanto que está o consumo do carro da sua mulher?
Prezados:
Eu adquirí um SX4 em março deste ano e seu consumo durante o período de "amaciamento" chegou a 12,6 Km/l em rodovias e 10,5 Km/l na cidade. Atualmente (com 8300 km rodados), e sem as limitações de velocidade e aceleração do período de "amaciamento", seu consumo em estradas tem girado ao redor de 11,5 - 12 Km/l.
Morel
Maurício Vitara
25/08/2010, 15:48
Prezados:
Eu adquirí um SX4 em março deste ano e seu consumo durante o período de "amaciamento" chegou a 12,6 Km/l em rodovias e 10,5 Km/l na cidade. Atualmente (com 8300 km rodados), e sem as limitações de velocidade e aceleração do período de "amaciamento", seu consumo em estradas tem girado ao redor de 11,5 - 12 Km/l.
Morel
o consumo do SX4 está nesta faixa tbm...muito econômico!
Galera, saiu uma reportagem sobre o carro no Auto Esporte.
http://g1.globo.com/videos/autoesporte/v/conheca-o-suzuki-sx4-com-tracao-integral/1349561/#/Todos
Felipe RS
25/10/2010, 12:31
Estive vendo este carro na Sagara Suzuki de Porto Alegre. Fiquei maravilhado com este carro, é lindo e muito bem equipado. Só que não é um jipe, pois é tão baixo como qualquer carro, mas a tração 4x4 está lá, e certament3e auxilia em situações de baixa aderência. Não é feito para trilhas.:palmas:
De fato é um ótimo carro para pegar uma estrada de terra de dificuldade pequena/média. Entrei em um no salão do automóvel deste ano e gostei do que vi.
Está cotado para ser meu próximo veículo, pois não tenho pretensão de fazer trilhas pesadas.
Merecia só uns pneus um pouco mais lameiros. Mas se trocar logo quando pegar o carro, ainda dá para repassar os originais e perder menos na compra.
De fato é um ótimo carro para pegar uma estrada de terra de dificuldade pequena/média. Entrei em um no salão do automóvel deste ano e gostei do que vi.
Está cotado para ser meu próximo veículo, pois não tenho pretensão de fazer trilhas pesadas.
Merecia só uns pneus um pouco mais lameiros. Mas se trocar logo quando pegar o carro, ainda dá para repassar os originais e perder menos na compra.
Você viu a versão Normaii? Possui um pneu + lameiro que o normal, suspensão + elevada e ainda leva mangueira de chuveiro no porta-malas com 17L de água disponível.
Você viu a versão Normaii? Possui um pneu + lameiro que o normal, suspensão + elevada e ainda leva mangueira de chuveiro no porta-malas com 17L de água disponível.
Vi a versão, mas não tinha prestado atenção nos pneus da versão Mormaii... tava cheio de gente em volta e acabei deixando passar.
Achei demais essa opção do chuveiro. Muito boa idéia.
O que mata a Suzuki é a falta de marketing e pontos de venda. Fui olhar para ver se tinha esta versão Mormaii no site... não tem. Fui procurar uma concessionária em Campinas-SP... não tem também.
gustavorino
30/11/2010, 11:00
Oi pessoal, meu pai comprou um SX4 e gostaria de postar minhas considerações.
Primeiramente o preço, ao todo custou 68 mil mas damos um outro carro no negócio. O modelo é manual, mas pegamos diversos opcionais. O carro custou uns 62 mil, e o resto foi em acessórios.
Eu não acho que saiu caro, tem gente que paga quase esse valor numa EcoSport/CrossFox e não tem comparação, o sx4 está em outro patamar de acabemento, tecnologia e etc.
O motor de 145 cv puxa bem, o cosumo ficou em 8 na cidade e 12 na estrada. Não achei ruim, mas acredito que o consumo vai melhorar um pouco com o tempo.
Não tive oportunidade de testar o modo 4x4 ainda, mas com no modo auto o carro realmente segura bem nas situações como pista molhada e etc.
Com certeza não dá pra comparar com um jipe, mas imagino que o 4x4 do Sx4 foi feito para quem precisa as vezes pegar aquela estrada de chão danadinha, barro, areia e neve.
Enfim, eu achei um excelente carro, muito melhor que os Aventureiros urbanos da VW, Ford, Fiat.
Segue o que eu mais gostei e o que eu menos gostei:
Gostei :
Motor / Potencia
Retrovisor com visão muito ampla
Acabamento Interno de bom gosto
Conforto ao dirigir
Design do carro
Painel
Robustez do carro
Não Gostei
O espaço interno traseiro e o espaço do porta malas podiam ser um pouco melhor aproveitados.
O CDplayer só permite modo RANDOM quando se usa disqueteira :parede:
Pessoal
O marketing da Suzuki é demais. Ontem fiz o testdrive na versão manual.
A vendedora, muito bem preparada, informou que o carro tinha tração predominante na traseira e que tinha reduzida. Teimava na informação.
É demais...
SDS
Roberto
Vendedora desinformada, não possui reduzida não e sim a tração 4x4 bloqueada.
Quando fui viajar pra praia aqui em SP, perto de maresias tinha um SX4 e um Siena apostando uma corrida nas estradas cheias de curvas que antecedem a praia de Maresias. É incrível como o SX4 é rapido e não canta pneu, acho que isso é pelo fato de ser 4x4 auto e a sua roda traseira converge de acordo com a curva. O Siena acompanhava cantando pneu. Na hora nem tentei acompanhar, nem arrisco a brincar assim:razz:!
Enfim, acho o carro muito bom. Antes de comprar o GVIII, fiz o teste-drive do SX4. O motor dele responde bem e o acabamento acho bom. Mas não optei pelo carro porque queria um carro alto.
Lucas Gomara
05/01/2011, 13:26
Muito estranho....meu corretor de seguros disse que as seguradoras não querem passar cotação pra esse carro pois alegam que esse carro está fora das condiçoes de aceitação deles.... A unica que passou foi a Liberty a absurdos 3508 reais! Alguem com o carro teve a mesma dificuldade ?
Contrescarpe
09/01/2011, 18:30
Luciano,
Comprei um SX4 em agosto de 2010 e o segurei normalmente na Porto Seguro. E paguei o mesmo valor do meu VW Fox, embora este valha apenas a metade do preço...
O SX4 é otimo carro, acho que numa boa relação custo beneficio, acabamento suzuki, com qualidade indiscutivel. No entanto é um carro 4x4, e não um carro offroad. No exterior são comuns carros com 4x4, que digam o Subarus. Esse tipo de tração é otimo para dirigir na neve ou pista com gelo (comuns no Japão e Europa), e também bom para pistas de terra, sem pavimentação. Trilha com certeza ele não faz, nem trilha leve, deve sair bem em estrada de chão, que é outra coisa. Trilha leve é para o GrandVitara. Num veiculo offroad só o 4x4 não basta. Ele precisa ter:
Redução (ou uma primeira mais reduzida como no engesa) – ajuda nas subidas lamas etc
Suspensão elevada e com bom curso – ele também não tem.
Angulo de ataque e saída grande, para transpor obstáculos – também não tem, e os novos Grand Vitaras também não, sempre quebram os para choques quando tentam.
Com certeza o SX4 é um carrão..mas não um offroad.
Isso que me fez escolher o jimny contra o sx4. Da um aperto no coracao saber q o sx4 tem alguns itens que o jimny n vai ter nem de longe, tpo painel bonito (haha) airbag, abs, conforto interno, volante com controle de radio, etc. Tem que ver o objetivo mesmo, como o post acima falou!
Lucas Gomara
10/01/2011, 12:28
Comprei o SX4 automatico para minha mulher. Devemos usa-lo 80% na cidade e 20% na terra batida com alguns buracos perto de Secretario (Itaiapava -RJ). A dirigibilidade e o motor do carro me surpreendeu ! Carrão. O seguro consegui da Mafre e Liberty. Devo ficar com Mafre pois cobrem retrovisores, vidros e farois. Vamos que vamos !
Isso que me fez escolher o jimny contra o sx4. Da um aperto no coracao saber q o sx4 tem alguns itens que o jimny n vai ter nem de longe, tpo painel bonito (haha) airbag, abs, conforto interno, volante com controle de radio, etc. Tem que ver o objetivo mesmo, como o post acima falou!
Lex isso é uma grande mancada da Suzuki!! La fora o Jimny tem Airbag, só aqui q vem akele buraco vazio em cima do porta luvas!! Mas logo serão obrigados a colocar.
Contrescarpe
11/01/2011, 09:55
Lex isso é uma grande mancada da Suzuki!! La fora o Jimny tem Airbag, só aqui q vem akele buraco vazio em cima do porta luvas!! Mas logo serão obrigados a colocar.
Verdade. Optei pelo SX4 em vez do Jimny, porque eu não compro carro sem equipamentos mínimos de segurança. Mas o pior é a desculpa da Suzuki, de que veículos off road não podem ter airbag, em virtude do tipo de uso. Não sei como uma marca pretende se consolidar no mercado tratando os clientes como imbecis.
rafaelgx
11/01/2011, 10:57
Verdade. Optei pelo SX4 em vez do Jimny, porque eu não compro carro sem equipamentos mínimos de segurança. Mas o pior é a desculpa da Suzuki, de que veículos off road não podem ter airbag, em virtude do tipo de uso. Não sei como uma marca pretende se consolidar no mercado tratando os clientes como imbecis.
O vendedor da Suzuki me disse que airbag e abs atrapalham no offroad, referindo-se ao Jimny.
Na ocosião fiz o teste do SX4 e confesso que esperava mais arrancadas e retomadas. Motor com 145hp e peso de um hatch pequeno faz uma boa peso/pot. mas parece é que o carro fica limitado pelo acelerador eletronico. Foi a impressão que tive.
RSRS Se não podem ter airbag pq os vendidos no Japão e Europa têm??
fotos o Jimny de portugal com airbag para motorista e carona.
obs: os vendedores da Suzuki não conhecem o Jimny
Lucas Gomara
01/02/2011, 13:33
No ultimo finde fiz minha 1º trip com o carro. Andei pela serra de Petropolis e num trecho da Br 040 (Rio - Juiz de Fora). O carro se portou bem na serra com boa estabilidade (nada comparado ao i30) e bom desempenho. Unica coisa que não gostei foi a retomada de velociadade...demora um pouco para o carro processar uma pisada mais firme...mas tudo ok. Depois peguei uma estrada de terra bem esburacada de 12 km (pirambeira em alguns trechos) e o carro se saiu muito bem. Tirando algumas crateras e obstaculos maiores ''passei passando'' sem dó. Sacodiu um pouco demais mas entendo que quem opta por um 4x4 tem que se acostumar com isso. Antes de ter o SX4 costumava colocar meu i30 nessa estrada e apesar de supreendentemente nunca ter arrastado o fundo do carro, fazia o trecho em 45 mins com muito cuidado. Fiz em 25 mins pegando leve. O modulo auto awd funcionou ativamente nas subidas mais ingrimes evitando que as rodas dianteiras pensassem em derrapar. Carro é perfeito pra esse tipo de viagem. i30 agora só em viajens sem offroad (apesar de nunca ter me decepcionado com ele).
pedrothiagos
24/03/2011, 01:14
Seguro do SX4, alguém tem valores??
Recentemente renovei o seguro do SX4, bonus maximo, saiu por R$ 1600,00 com a Liberty Seguros aqui em SC. Meu veiculo é 2011.
Recentemente renovei o seguro do SX4, bonus maximo, saiu por R$ 1600,00 com a Liberty Seguros aqui em SC. Meu veiculo é 2011.
Estou comprando um sx4 aut em brasília, fiz uma cotação e cai de costas, me cobram R$6500,00 com franquia de R$990,00 pela porto seguro, desta forma estou quase a desistir da compra :cry:
De uma boa pesquisada com outras companhias, este valor ai não deve estar certo.
De uma boa pesquisada com outras companhias, este valor ai não deve estar certo.
Estou a pesquisar! Hj já encontrei a 3mil e tanto. Parece-me que o grande problema é que poucas são as seguradoras que aceitam o seguro do carro, um corretor me disse que está em faixa de esportivo importado = tentação a andar em altas velocidades = sinistro certo.
Tendo achado esse preço um pouco melhor, agora já posso dormir tranquila sonhando com o pqno notável.
DEGA SX4
27/09/2011, 12:31
Boa tarde, Seguro da Liberty com bonus 10 - R$2167,00 com todos os vidros e farois. Carro faturado dia 22/09, somente ontem cadastraram no BIN e devo pegar os documentos hoje. Primeira impressão 100 Km com muita chuva, surpreendeu, agarrou no chão mesmo, ótima estabilidade, silencioso. Não andei mais em razão da documentação.
Pontos positivos: Design, altura, estabilidade, opcionais, acabamento entre outros. Pontos negativos que vou sentir falta: levantamento na chave dos vidros, Usb no som (aliás muito bom), alarme (não gosto de instalar se não for original), aviso sonoro da ré. No mais até agora, aprovado!!
Pessoal, comprei um SX4 aut 2011 com 1800km rodados. O carro é muito show! Desenvolve muito bem, silencioso, porém o bicho bebe uma gasolina forte, fui a Visconde de Mauá e voltei e o consumo ficou em 8 km/l. É até meio estressante vc viajar olhando aquele indicador de consumo instantaneo no painel.....vc fica rezando para ficar acima dos 10km/l, mas qualquer pisada a mais ele já registra 5-7km/l nas barrinhas...é fo....Bom para trabalhar todos os dias não recomendo, mas para viajar aos fins de semana é um espetáculo. Ainda não consegui testar a tração, assim que fizer, ponho meu relato aqui.
Gustavo.
Muito estranho este consumo, pois o meu é auto também, o consumo médio fica 8,5 urbano e 11,5 a 12 rodoviário, este consumo não alterou desde o inicio agora esta com 10 mil Km.
Esse consumo é estressante mesmo, mas ando a tirar média de 10,7km/l na cidade (Brasília em horários de poucos engarrafamentos) mas com pé de pluma, eu acho esse valor bem dentro do esperado.
Chegou os meus documentos ontem o carro é classificado como camioneta, isso procede mesmo ou fizeram besteira?
Eu não tenho nenhuma queixa do carro até agora (1000km rodados)
@edit Em relação a queixa, não chega a ser queixa, mas preocupação, aquela antena do radio sai muito fácil, já estou vendo ficar sem ela já já por conta do amigo do alheio. Alguma sugestão quanto a isso? Colar seria uma boa idéia?
alvaroalvares
12/10/2011, 17:29
1600 km rodados SX4 Aut, consumo de 9,5 na cidade, começou com 8,5 mas agora deu uma melhorada, na estrada ficou mais o menos por ai. A autonomia é muito baixa, minha experiência com carro novo é que ele melhora o consumo com o tempo. Se ficar empolgado no acelerador o consumo com certeza cai para 8,5.
Estou achando bom, um amigo tem um Jimny que agora depois de 10.000 rodados esta fazendo 10 na cidade ou na estrada, então estou feliz com 9,5, visto que o Jimny não anda nada comparado ao SX4, o Jimny é muito bom no off mais achei que deixa muito a desejar no asfalto.
Acho que a Suzuki poderia aumentar a tanque de combustível como fez a Mitsubishi com a TR4, para o carro ter mais autonomia na estrada.
Como alguém falou anteriormente o carro demora a retomar, tem bom arranque nas primeiras marchas, mas na 4ª marcha demora a entender que é para reduzir, mesmo jogando o cambio para a 3ª. Em compensação tem um final muito bom, depois que o carro embala ele vai embora, é bom até tomar cuidado para não andar demais. rs
A propósito alguém já pensou ou já fez a elevação da suspensão do SX4?
Fiquei interessado nesse kit da New Track (http://www.newtrack.com.br/Produto.aspx?IdProduto=227&IdProdutoVersao=312)
O meu, que é automático, agora está com 2200km rodados e andando só no trânsito e com o ar ligado, não sai da marca de 8km/l, na estrada até melhora um pouco, chegando a 9 km/l. Espero que melhore com o tempo.
alvaroalvares
22/10/2011, 12:25
Fiz 250 km de estrada a media do computador de bordo ficou em 10,7 (nas minhas contas deu 11), achei boa. Se um dia ele chegar a 12 na estrada fico feliz! :)
DEGA SX4
25/10/2011, 15:00
Alvaro, qual foi a média de velocidade?
Fiz 250 km de estrada a media do computador de bordo ficou em 10,7 (nas minhas contas deu 11), achei boa. Se um dia ele chegar a 12 na estrada fico feliz! :)
Recentemente realizei uma viagem para a Serra Gaucha e Litoral Gaucho e Catarinense, foram aproximados 1200 Km, o consumo médio ficou em 11,7 Km/l, estavamos em 4 adultos e mais malas no carro. Lembrando que meu veículo é AT.
e o meu continua cravando 8km/l.......:(
Recentemente realizei uma viagem para a Serra Gaucha e Litoral Gaucho e Catarinense, foram aproximados 1200 Km, o consumo médio ficou em 11,7 Km/l, estavamos em 4 adultos e mais malas no carro. Lembrando que meu veículo é AT.
Boa noite a todos.
Sou novo por aqui e proprietário de um SX4 e gostaria de postar aqui algumas opiniões sobre o carro.
Comprei o carro no final do mês de Agosto, ou seja, são mais ou menos dois meses e meio rodando.
Meu percurso é sempre dividido entre estrada e cidade, e nesse "batido" o carro já está com 11.500km.
Primeiramente, acho o visual do carro bem interessante, tem linhas agressivas, mas de forma bem trabalhada. O meu SX4 é branco e na própria concessionária eu solicitei que as rodas fossem pintadas de grafite. Mas esta questão do visual é bem particular e pode ser vista em fotos ou até na concessionária.
Vamos ao que interessa.
No primeiro mês eu rodei de forma suave, andando com o pé mais alto, a 100,120 km/h. Neste início o consumo se mostrou razoável (meu modelo é o manual), fazendo uma média de 10,3km/l, sempre com o modo "AWD auto" acionado.
Após 5.000km rodados, comecei a apertar o pé, e o carro correspondeu muito bem, principalmente nas curvas, onde o carro corrige automaticamente o traçado, redistribuindo a tração quando necessário e a roda traseira também converge para auxiliar nas curvas, além de ter uma estabilidade incrível, com uma belo conjunto de suspensões. O desemprenho é digno de um 2.0. Com este ritmo (140, 150km/h), ele está fazendo 9,2km/l.
O sistema de freios é muito bom, com ABS de série, e me salvou em uma descida muito íngreme, cheia de barro e em um tempo chuvoso. A descida começou a apertar, consegui fazê-lo parar graças ao ABS e então acionei a tração no modo "Lock", que correspondeu muito bem, assim consegui colocá-lo em 1ª marcha e acelerar no fim da descida para evitar a colisão no fim do morro.
Agora, o que realmente interessa são os pontos fracos, que podem ou não influenciar em uma próxima compra.
O carro apresenta muitos barulhos internos causados pelos plásticos que compõem o acabamento. Ele faz barulho debaixo do banco, próximo ao porta-luvas, na tampa de plástico que protege a coluna dianteira do lado direito e também na trava do banco traseiro. E isso incomoda demais na minha opinião. Quando fui fazer a revisão de 10 mil km, informei todos estes barulhos, mas nenhum foi solucionado. O mecânico disse que não está conseguindo e que precisa de mais tempo (deixei lá por 3 dias).
Outra questão é a revisão. Quando fui comprar o carro, a vendedora me informou que seria algo em torno de R$500,00, R$600,00... Nada disso, me custou R$1.200,00, conforme instruções do mecânico.
O seguro também ficou caro (cerca de R$3.900,00), mas se deve ao meu péssimo perfil (24 anos).
O som de série não possui entrada USB, hoje em dia considero inadmissível (existe a opção Multimídia, que dispõe deste recurso, mas custa R$5k). Poucos porta-trecos dificultam a armazenagem de pequenos objetos, falta um encosto de braço central (tem como opcional, mas custa R$750, caríssimo para um pedaço de plástico). O carro não trava as portas automaticamente, falha besta, mas que incomoda. O tanque de combustível e ridiculamente pequeno (45 litros), que dá uma autonomia de 400 km, em média.
Enfim, apenas algumas economias porcas são os defeitos que encontrei neste carro.
Se procura um carro confortável, que se comporta bem em situações off-road mais brandas, bom de curva e com equipamentos de série que dão segurança e confiabilidade em viagens; é uma pedida e tanto, além de ser um Japonês e também Suzuki, que têm um ótimo histórico.
Não me arrependo da compra.
Resumo do meu carro:
SX4 2.0, 16v - M/T
Branco com rodas grafite, bancos de couro e sensor de estacionamento.
Paguei 58.900,00, já com banco em couro, sensor de estacionamento e acionamento automático dos vidros.
Este preço se deu pois o carro já estava na concessionária, com um preço especial.
Qualquer dúvida, estou a disposição.
Abraço a todos!
Bom resumo JFELIPE......Muito do que você disse eu também concordo, especialmente em relação ao ruído interno. Escuto perfeitamente o barulho de rangido de plástico no console dianteiro, na traseira nem tanto. As vezes dou umas batidas no painel e o barulho passa, temporariamente....Bom o meu é a versão automática com couro, o carro é de fato um espetáculo, tenho usado mais agora a troca de marchas usando mais a 2a. e a 3a. e o carro tem um comportamento bem melhor, mantendo o consumo em 8 km/l. A 1a marcha em subidas é bem forte, já estiquei a quase 6000 giros e ainda tinha fôlego, mas joguei a 2a. e ele saiu igual a um foguete. Os freios e o jogo de suspensão ficam muito bem acertados.....já cravei o pé no freio em curva, nas retas e não tive sustos....No geral ando sempre com o pé leve, na faixa de 100km/h e o consumo fica na faixa 8-9km/l, mas o meu está com 2500km rodados, vou ver se na revisão de 5000km esse consumo melhora. Paguei R$ 58.000,00 a uns 3 meses atrás aqui no RJ, cor preta.
Não tenho intenção de vender o carro tão cedo, estou muito satisfeito.
Abraço a todos!
É verdade, também já precisei utilizar os freios na curva e não tive problemas.
Quanto à revisão, ela deve ser feita de 10 em 10 mil km, ok?
Carro excelente, também não penso em vender tão cedo, uso para trabalhar, passear, viajar.... qualquer coisa. Como dizem na propaganda, são vários carros dentro de um só.
Abraço!
DEGA SX4
17/11/2011, 16:38
Estou muito contente com meu SX4, apesar de concordar com alguns contras do JFELIPE, que considero em razão de tantas coisas boas que este carro tem. Quanto ao consumo, está fazendo na média de 10km/l, o que considero muito bom para motor 2.0.
Abraço!
Mucaminha
23/11/2011, 16:37
Olá pessoal, comprei meu SX4 há 3 meses e estou muito satisfeita com meu carro. Li o comentário do Jfelipe e alguns desses defeitos realmente fazem sentido. Infelizmente por ter poucos carros desse modelo, muitos dos acessórios e informações técnicas do carro, tenho que recorrer à fóruns e sites gringos. No geral achei o carro economico, considerando a motorização dele, é claro, e muito estável tb! Ando com ele no "auto" direto, pois não achei q ele torna o carro muito mais gastão e faz uma diferença incrível nas curvas e na dirigibilidade do carro. Tenho o modelo manual e já comecei a querer "mexer" no carro...risos...A primeira coisa será tirar o Radio OEM, e substituir por um DVD player 2din, pois faz falta, não ter usb. Sobre o tanque ser pequeno, eu estou vindo de um Honda Fit, que tinha o tanque menor ainda...Com o tanque na reserva, eu enchia 32litro no maximo...É mal de carro japones em geral...Não é muito confortável ter que abastecer toda hora, mas pelo menos não vamos ter o problema de gasolina velha no carro nunca...risos...Acho 45 litros um numero razoavel.
Pesquisei muito e vi que tem modos de melhorar a performance do carro com um investimento razoavelmente pequeno tb...Mas vou pensar nisso qdo já não estiver na garantia, ou já tiver rodado há um tempo. Quanto à acessórios, infelizmente aqui são vendidos há um custo muito alto, mas felizmente, por outro lado, a maioria das coisas, dá pra trazer de fora.
Lucas Gomara
25/11/2011, 14:54
Alguém já elevou a suspensão ? Minha mulher está adorando o carro mas na minha opinião podia ser mais alto. Vcs já viram o novo Subaru Impreza XV 2012 ??? Subaru Impreza XV headed to U.S. for 2013 (http://www.autoblog.com/2011/09/27/subaru-impreza-xv-headed-to-u-s-for-2013/) Carraço !!! Vai demorar pra chegar aqui mas vou esperar !
Também estou pensando seriamente em levantar a suspensão.....Mas ainda não tenho ideia de como é o kit de lift nem qual a altura. Acho que tem que dar uma pesquisa nos site lá fora, onde a galera já fez modificações no SX4. Aqui no Brasil, todos os que vi aqui no RJ estão originais.
Alguém já elevou a suspensão ? Minha mulher está adorando o carro mas na minha opinião podia ser mais alto. Vcs já viram o novo Subaru Impreza XV 2012 ??? Subaru Impreza XV headed to U.S. for 2013 (http://www.autoblog.com/2011/09/27/subaru-impreza-xv-headed-to-u-s-for-2013/) Carraço !!! Vai demorar pra chegar aqui mas vou esperar !
alvaroalvares
26/11/2011, 23:49
Não sei qual a "média" porque sem essa informação no computador de bordo fica difícil saber, mas pode ter certeza que andei com o pé em baixo.
Mas acho que uns 120 km.
Alvaro, qual foi a média de velocidade?
DEGA SX4
29/11/2011, 11:38
Completei o tanque de novo, sempre no primeiro clique e baixou para 8,5 km/l na média e no computador de bordo está como 9,5km/l, com 60% cidade e 40% na estrada, média de 120 km/h com a tração acionada. Para um 2.0 acho que está bom. No mais, por enquanto só alegria!!!
Abraços,
largatixa
01/12/2011, 19:35
Olá pessoal, sou leigo no assunto "carros 4x4" mas estou de olho no sx4 há um tempo e queria tirar algumas dúvidas, por isso acabei de me cadastrar no forum. Será que alguém aí pode me ajudar? Talvez eu até faça umas perguntas bobas de principiante então já peço desculpas antecipadamente.
1 - Pelo que li aqui no forum, esse não é um 4x4 "verdadeiro" pq não tem reduzida, mas além do sx4, no Brasil temos só o Subaru Impreza e futuramente o Mitsubishi Lancer como carros pequenos com tração integral, certo? Tem algum outro?
2 - Quem tem a central multimídia do carro instalada, pode me dizer se tem entrada para cartão SD? Vem com GPS integrado?
3 - Como é o isolamento acústico do SX4? Tem muito barulho do motor ou do vento quando se está acima de 100 - 110 km/h? Tenho um Spacefox e acima de 100km/h tem que ligar o som bem alto para cobrir os ruídos externos... motor 1.6 e carro "grande" não combinam muito bem...
4 - embora seja difícil comparar modelos tão diferentes (spacefox x sx4), vi que o sx4 é um pouco mais largo e tem entreeixos maior, só que não é tão longo, o que provavelmente resulta no porta-malas menor. Mas como é o espaço interno do carro? Alguém tem como passar informações sobre altura, espaço para pernas dos passageiros, distância entre os bancos, etc?
Valeu!!
O SX4 é um Veiculo AWD, pode ser usado no modo 4x4 Auto em qualquer terreno, mas lembrando que não é Jeep nem SUV, apesar de encarar algumas trilhas bem leves, vai muito bem na areia e no gelo.
Seu motor é um tanto ruidoso, porem sua aerodinâmica minimiza o ruido do vento em altas velocidade, nem se compara com Crossfox. Apesar de ser um veículo compacto, seu espaço interno é muito bom, principalmente para que senta no banco traseiro. Seu porta malas é razoável, um pouco maior que o Ecosport.
Acho que vale a compra, já que é um veículo extremamente seguro e já vem completo.
Somente os Subarus são da mesma categoria, porem estes custam mais, e em nosso País ficam devendo pela falta de Assistência e Peças, extremamente caras.
O Sx4 tem como concorrente os Impreza e talvez os futuros lancer. Mas uma coisa que o Sx4 se sobressai é a opção de escolher 4x2, 4x4 auto e 4x4 lock. Nenhum carro da sua categoria tem essa função, só SUVs como Outlander, ASX, Rav4 (com opção de lock) possuem essa opção de escolha de tração, sem dúvida é uma grande vantagem ao Sx4.
Além disso, vá fazer o test-drive e verifica como o carro gruda nas curvas, é que além do AWD tem a suspensão Sport Tuned, que converge as rodas traseiras de acordo com a curva, segurando bem mais o carro.
Outra vez tava indo para Maresias e nas curvas das serras, estava um Sx4 brincando (apostando corrida) com um Siena, nas curvas o Sx4 nem cantava pneu, enquanto que o Siena só ouvia os pneus cantando e claro, Sx4 deu um PAU, é um carro bem mais rápido.
guilherme almeida coelho
02/12/2011, 11:51
bom dia a todos,
estou pensando em comprar um sx4. Alguém poderia me informar quanto custa em média o seguro? e as revisões?
O seguro fiz com a Liberty, tenho bonus máximo, saiu por R$1600,00
As Revisões em média custam R$400,00
largatixa
02/12/2011, 19:15
Obrigado pelas dicas galera!
Eu pretendo mesmo ir à concessionária aqui de Porto Alegre nos próximos dias fazer um test drive para me convencer que "esse é o carro". Já fui ao banco verificar condições de financiamento/consórico e agora vou verificar o que a concessionária tem a me dizer...
Ah! alguns sites gringos dizem que o modelo 2012 vem com 6 airbags... no Brasil continuam vindo só os 2 frontais em todas as versões?
Aqui no RJ paguei de seguro 4x R$ 385,00, pela CHUBB, classe 4, 35 anos. CEP zona sul. Quanto as revisões, ainda não fiz nenhuma.
bom dia a todos,
estou pensando em comprar um sx4. Alguém poderia me informar quanto custa em média o seguro? e as revisões?
largatixa
03/12/2011, 16:09
Aqui no RJ paguei de seguro 4x R$ 385,00, pela CHUBB, classe 4, 35 anos. CEP zona sul. Quanto as revisões, ainda não fiz nenhuma.
No site da suzuki tem a tabela com o valor das revisões programadas:
Suzuki - Entre e divirta-se. (http://www.suzukiveiculos.com.br/SZK-Com-Voce/?cvid=8)
guilherme almeida coelho
03/12/2011, 21:35
Boa noite a todos.
Sou novo por aqui e proprietário de um SX4 e gostaria de postar aqui algumas opiniões sobre o carro.
Comprei o carro no final do mês de Agosto, ou seja, são mais ou menos dois meses e meio rodando.
Meu percurso é sempre dividido entre estrada e cidade, e nesse "batido" o carro já está com 11.500km.
Primeiramente, acho o visual do carro bem interessante, tem linhas agressivas, mas de forma bem trabalhada. O meu SX4 é branco e na própria concessionária eu solicitei que as rodas fossem pintadas de grafite. Mas esta questão do visual é bem particular e pode ser vista em fotos ou até na concessionária.
Vamos ao que interessa.
No primeiro mês eu rodei de forma suave, andando com o pé mais alto, a 100,120 km/h. Neste início o consumo se mostrou razoável (meu modelo é o manual), fazendo uma média de 10,3km/l, sempre com o modo "AWD auto" acionado.
Após 5.000km rodados, comecei a apertar o pé, e o carro correspondeu muito bem, principalmente nas curvas, onde o carro corrige automaticamente o traçado, redistribuindo a tração quando necessário e a roda traseira também converge para auxiliar nas curvas, além de ter uma estabilidade incrível, com uma belo conjunto de suspensões. O desemprenho é digno de um 2.0. Com este ritmo (140, 150km/h), ele está fazendo 9,2km/l.
O sistema de freios é muito bom, com ABS de série, e me salvou em uma descida muito íngreme, cheia de barro e em um tempo chuvoso. A descida começou a apertar, consegui fazê-lo parar graças ao ABS e então acionei a tração no modo "Lock", que correspondeu muito bem, assim consegui colocá-lo em 1ª marcha e acelerar no fim da descida para evitar a colisão no fim do morro.
Agora, o que realmente interessa são os pontos fracos, que podem ou não influenciar em uma próxima compra.
O carro apresenta muitos barulhos internos causados pelos plásticos que compõem o acabamento. Ele faz barulho debaixo do banco, próximo ao porta-luvas, na tampa de plástico que protege a coluna dianteira do lado direito e também na trava do banco traseiro. E isso incomoda demais na minha opinião. Quando fui fazer a revisão de 10 mil km, informei todos estes barulhos, mas nenhum foi solucionado. O mecânico disse que não está conseguindo e que precisa de mais tempo (deixei lá por 3 dias).
Outra questão é a revisão. Quando fui comprar o carro, a vendedora me informou que seria algo em torno de R$500,00, R$600,00... Nada disso, me custou R$1.200,00, conforme instruções do mecânico.
O seguro também ficou caro (cerca de R$3.900,00), mas se deve ao meu péssimo perfil (24 anos).
O som de série não possui entrada USB, hoje em dia considero inadmissível (existe a opção Multimídia, que dispõe deste recurso, mas custa R$5k). Poucos porta-trecos dificultam a armazenagem de pequenos objetos, falta um encosto de braço central (tem como opcional, mas custa R$750, caríssimo para um pedaço de plástico). O carro não trava as portas automaticamente, falha besta, mas que incomoda. O tanque de combustível e ridiculamente pequeno (45 litros), que dá uma autonomia de 400 km, em média.
Enfim, apenas algumas economias porcas são os defeitos que encontrei neste carro.
Se procura um carro confortável, que se comporta bem em situações off-road mais brandas, bom de curva e com equipamentos de série que dão segurança e confiabilidade em viagens; é uma pedida e tanto, além de ser um Japonês e também Suzuki, que têm um ótimo histórico.
Não me arrependo da compra.
Resumo do meu carro:
SX4 2.0, 16v - M/T
Branco com rodas grafite, bancos de couro e sensor de estacionamento.
Paguei 58.900,00, já com banco em couro, sensor de estacionamento e acionamento automático dos vidros.
Este preço se deu pois o carro já estava na concessionária, com um preço especial.
Qualquer dúvida, estou a disposição.
Abraço a todos!
boa noite amigo,
estou interessado em comprar um sx4 e gostaria de algumas dicas. De acordo com a suzuki, as revisões custam em média R$ 400,00. porque a sua revisão saiu tão cara? vc trocou alguma peça não prevista como amortecedor, precisou mexer na suspensão.
abraços
guilherme
guilherme almeida coelho
03/12/2011, 21:39
boa noite a todos do fórum,
sou bastante novato no quesito 4X4. antes de comprar o meu primeiro offroad, gostaria que algém respondesse qual a diferença entre um suv e o sx4? o sx4 é apropriado para andar em dunas, estradas de terra e etc, apesar de não ter uma reduzida.
abraços
guilherme
boa noite amigo,
estou interessado em comprar um sx4 e gostaria de algumas dicas. De acordo com a suzuki, as revisões custam em média R$ 400,00. porque a sua revisão saiu tão cara? vc trocou alguma peça não prevista como amortecedor, precisou mexer na suspensão.
abraços
guilherme
Meu amigo, me informaram este valor também.
Não troquei nenhuma peça problemática, fiz somente o que foi solicitado pelo mecânico como "essencial".
Foi troca de óleo e filtro, filtro do A/C, alinhamento e balanceamento, limpeza do motor, enfim...
Se quiser, me passe seu e-mail que eu te encaminho a NF para verificar todos os itens.
Abraço.
boa noite a todos do fórum,
sou bastante novato no quesito 4X4. antes de comprar o meu primeiro offroad, gostaria que algém respondesse qual a diferença entre um suv e o sx4? o sx4 é apropriado para andar em dunas, estradas de terra e etc, apesar de não ter uma reduzida.
abraços
guilherme
Olha, tem alguns videos dele andando nas dunas e parece que com o motor e o 4x4 ligado o carro anda bem.
Estradas de terras ele vai bem, principalmente por ter a opção Lock. Mas o seu problema eh a baixa altura livre em relação ao solo.
Mas você vai se surpreender com a capacidade do carro, pode ter certeza.
largatixa
09/12/2011, 21:34
Boa noite galera!
Hoje fui à concessionária tirar minha primeira impressão do carro. O porta-malas parece pequeno, mas gostei do lance de ter como se fosse uma prateleira dividindo ele. Legal! O espaço do banco traseiro é razoável para os passageiros. Para o motorista parece tudo à mão e com bom nível de conforto. O acabamento é bom e o carro tem estilo. O motor é em alumínio, segundo o atendente. Pareceu tudo muito ajeitadinho, bem justinho. O reservatório de água para o sistema de arrefecimento tem uns 2L e é bem menor que o do meu carro atual (~4L). Gostei do bichinho!
O atendimento também foi bom, só os números que desanimaram um pouco, mas como não fui com o ímpeto da compra, aí não negociei nada hoje. Amanhã vou voltar lá para o test-drive na versão automática (única versão disponível para testar) e conversar com mais clama sobre os preços. O que acham dos valores:
SX4 mecânico 2012 (M/T) : R$ 64.900,00. Eu vi notícias na web falando de versão básica a R$59.900,00 e o automático a R$64.900,00 mas o atendente desconversou, disse que poderiam não ter somado o frete, blábláblá, etc...
Bancos de Couro: R$ 1.850,00
kit mormaii: ~R$ 12.000,00 (chuveirinho só nesse modelo segundo o atendente, mas em sites de notícias dizem que pode ser instalado como opcional de qualquer versão...)
kit multimídia: R$ 4.000,00
insulfilm (películas): R$ 220,00
alarme/interface : R$ 550,00
Onde encontro a indicação do modelo do carro para ter certeza que ele é modelo 2012?
mais um detalhe: o carro não vem com o protetor do carter... é item opcional... sacanagem
guilherme almeida coelho
09/12/2011, 23:59
Meu amigo, me informaram este valor também.
Não troquei nenhuma peça problemática, fiz somente o que foi solicitado pelo mecânico como "essencial".
Foi troca de óleo e filtro, filtro do A/C, alinhamento e balanceamento, limpeza do motor, enfim...
Se quiser, me passe seu e-mail que eu te encaminho a NF para verificar todos os itens.
Abraço.
boa noite jfelipe,
se puder enviar a NF, agradeço
email: guilhermealmeida1978@bol.com.br
No geral, vale apena ter um sx4? vc achou o custo muito elevado?
abraços
guilherme
Boa noite galera!
Hoje fui à concessionária tirar minha primeira impressão do carro. O porta-malas parece pequeno, mas gostei do lance de ter como se fosse uma prateleira dividindo ele. Legal! O espaço do banco traseiro é razoável para os passageiros. Para o motorista parece tudo à mão e com bom nível de conforto. O acabamento é bom e o carro tem estilo. O motor é em alumínio, segundo o atendente. Pareceu tudo muito ajeitadinho, bem justinho. O reservatório de água para o sistema de arrefecimento tem uns 2L e é bem menor que o do meu carro atual (~4L). Gostei do bichinho!
O atendimento também foi bom, só os números que desanimaram um pouco, mas como não fui com o ímpeto da compra, aí não negociei nada hoje. Amanhã vou voltar lá para o test-drive na versão automática (única versão disponível para testar) e conversar com mais clama sobre os preços. O que acham dos valores:
SX4 mecânico 2012 (M/T) : R$ 64.900,00. Eu vi notícias na web falando de versão básica a R$59.900,00 e o automático a R$64.900,00 mas o atendente desconversou, disse que poderiam não ter somado o frete, blábláblá, etc...
Bancos de Couro: R$ 1.850,00
kit mormaii: ~R$ 12.000,00 (chuveirinho só nesse modelo segundo o atendente, mas em sites de notícias dizem que pode ser instalado como opcional de qualquer versão...)
kit multimídia: R$ 4.000,00
insulfilm (películas): R$ 220,00
alarme/interface : R$ 550,00
Onde encontro a indicação do modelo do carro para ter certeza que ele é modelo 2012?
mais um detalhe: o carro não vem com o protetor do carter... é item opcional... sacanagem
É, o preço deu uma subida significativa.
Comprei o carro em agosto e paguei R$58.900,00 e ganhei os bancos em couro. Além de ganhar as rodas pintadas na cor grafite.
Quanto aos preços dos acessórios/opcionais, é isso mesmo. Foda não ter protetor de cárter, ainda mais pela altura do carro.
boa noite jfelipe,
se puder enviar a NF, agradeço
email: guilhermealmeida1978@bol.com.br
No geral, vale apena ter um sx4? vc achou o custo muito elevado?
abraços
guilherme
Cara, na minha opinião, vale a pena demais.
É um carrinho robusto e moderno. Com qualidades que você não encontra por este preço.
ABS, Air Bags, motor em alumínio, suspensão top de linha, controle automático de tração, opção de tração 'lock", ar digital, controle de som no volante, sistema de proteção em caso de impacto frontal, rodas de liga aro 16'... enfim.
E tudo isso praticamente pelo preço de Ecosport, Crossfox, Sandero...
largatixa
10/12/2011, 09:57
É, o preço deu uma subida significativa.
Comprei o carro em agosto e paguei R$58.900,00 e ganhei os bancos em couro. Além de ganhar as rodas pintadas na cor grafite.
Quanto aos preços dos acessórios/opcionais, é isso mesmo. Foda não ter protetor de cárter, ainda mais pela altura do carro.
Pois é cara, mas o que me espantou é que as notícias na web dizem que o modelo 2012 mecânico teve redução do preço e não aumento...
entrei em contato com o pessoal desse site e eles disseram que a própria suzuki repassou a tabela de preços para eles:
http://www.noticiasautomotivas.com.br/suzuki-divulga-tabela-de-precos-para-novembro (http://www.noticiasautomotivas.com.br/suzuki-divulga-tabela-de-precos-para-novembro/suzuki-sx4-2011/)
O protetor de carter é sacanagem não ter e os demais acessórios alguns são caros, outros com preço bom, aí é negociar com o vendedor...
Renatopami
10/12/2011, 10:15
Temos que ficar espertos com relação às revisões....fiz a revisão do meu GV esta semana(10.000 km),foi 420,00 como programado na tabela de preços.....mas......tinha algumas coisas que tive que cortar,se não a revisão vai pra 800,00/1000,00 mesmo....a concessionária vive disso também,vender alguns serviços por fora....
Alguns ex....alinhamento e rodízio(carro com 10 mil km?),aditivo para o combustível(50,00),kit de lubrificação da carroceria/dobradiças(50,00),etc...etc,etc....
ABS!
alvaroalvares
11/12/2011, 11:42
O protetor de carter é sacanagem não ter e os demais acessórios alguns são caros, outros com preço bom, aí é negociar com o vendedor...
Também acho, mas como anda em estrada de terra com bastante pedra solta, não quis arriscar e coloquei no meu, saiu por 500 reais, achei bem salgado, mas achei que o protetor é bem resistente, feito com uma chapa bem grossa.
Comprei o original na concessionária, o único paralelo que achei custa a mesma coisa (Protetor do Motor SX4 (http://www.newtrack.com.br/Produto.aspx?IdProduto=221&IdProdutoVersao=304)), gostei do original porque ele praticamente não altera em nada a altura do carro em relação ao solo, esse paralelo e bem parecido mas parece que ele é um pouquinho mais baixo.
Vou colocar uma foto bem interessante, parece que isso está em varias concessionárias e não só na minha, quando vc vê o carro por baixo da para ter ideia de como ele é diferente de um carro comum.
Hanashiro
11/12/2011, 23:47
Kit para elevação de suspensão SX4?
Pessoal, alguém já viu e testou este kit?
Kit para elevação de suspensão (Lift de 2" Pol /50mm) SX4 (http://www.newtrack.com.br/Produto.aspx?IdProduto=227&IdProdutoVersao=312)
Será que vale a pena mexer nessa suspensão moderna e tão equilibrada?
Abraços
alvaroalvares
29/12/2011, 00:33
Estou curioso também Hanashiro.
Ficou pensando se não vai perde a estabilidade tão boa que o carro tem ou mesmo comprometer a segurança do carro.
alvaroalvares
29/12/2011, 00:37
Com esse aumento o carro vai ficar perfeito pra mim. Acho que ele vai ficar parecido com Sandero Stepway na altura e no visual da suspensão.
Recebi um email, falando sobre o lift do Sx4.
Segue o link:
http://www.sobperformance.com.br/catalogsearch/result/?q=sx4&x=0&y=0 (http://www.sobperformance.com.br/catalogsearch/result/?q=sx4&x=0&y=0)
guilherme almeida coelho
01/01/2012, 15:44
alguém saberia informar se o SX4 aguenta as trilhas do JALAPÃO?
Boa Noite amigos,
Vou retirar a minha SX4 Mormaii neste sábado. Alguém já fez algum comparativo referente ao consumo no modo 2WD e no 4WD auto? A diferença é significativa? Deixando sempre no modo 4WD auto, a única inconveniência é no consumo ou pode haver algum desgaste no veículo? Desculpem-me se as perguntas não são pertinentes é que é minha primeira experiência com um 4X4. Grato pela atenção.
Hanashiro
09/01/2012, 15:32
Boa tarde Joka,
pelo que já andei lendo, o SX4 pode rodar o tempo todo no modo Auto e parece que isso não aumenta muito o consumo.
Faça um teste e poste aqui para nós.
Um abraço
Dseifert
11/01/2012, 18:34
Buenas
eu comprei o meu SX4 em maio do ano passado, e pedi para fazer algumas modicações: troca dos pneus por 215/65 iguais o do Mormai, instalação do sport shower, entre outras coisitas ... antes de entregar ainda comprei pela internet o lift de 2", mandei entregar na CSS e eles iam até instalar, mas aí tava um diretor da Suzuki de passagem por lá e melou a instalação. Depois fiz a instalação numa oficina especializada em pickups, e ficou outra coisa!
Se vai colocar o kit de elevação da suspensão, aconselho a colocar pneus maiores (uso misto), fica bem mais harmonioso. O carro fica muito melhor, fica parecendo um 4x4 de verdade!
Põe umas fotos pra gente ver.....Qual kit vc comprou? Vc colocou pneus A/T? Quanto custo o kit e a mão de obra da instalação?
Buenas
eu comprei o meu SX4 em maio do ano passado, e pedi para fazer algumas modicações: troca dos pneus por 215/65 iguais o do Mormai, instalação do sport shower, entre outras coisitas ... antes de entregar ainda comprei pela internet o lift de 2", mandei entregar na CSS e eles iam até instalar, mas aí tava um diretor da Suzuki de passagem por lá e melou a instalação. Depois fiz a instalação numa oficina especializada em pickups, e ficou outra coisa!
Se vai colocar o kit de elevação da suspensão, aconselho a colocar pneus maiores (uso misto), fica bem mais harmonioso. O carro fica muito melhor, fica parecendo um 4x4 de verdade!
largatixa
11/01/2012, 23:26
Buenas
Que bom que vc conseguiu colocar o sport shower! Eu estava louco pra comprar o sx4 em dezembro, mas ai na correria de fim de ano e viagens a trabalho acabei me enrolando. Ainda assim fui olhar o bixo e ver as condições, mas foi triste chegar na concessionária e o atendente dizer que não rolava colocar sport shower ou suspensão mais alta pq era exclusivo da versão mormaii, fora que ele largou o preço inicial em 65k para o M/T. Aí demorei, passou do dia 15 e o IPI pegou... Mesmo sem ter certeza da compra, liguei para o 0800 da Suzuki e me disseram que o chuveiro pode se colocado em qualquer modelo e que o preço sugerido para o carro M/T (antes do aumento de IPI) era 60115,00...
Mas paciência, continuo com o sx4 na mira e ainda à procura de um carro bom, seguro, bonito, confortável, etc... :neutral:
Dseifert
12/01/2012, 13:34
Põe umas fotos pra gente ver.....Qual kit vc comprou? Vc colocou pneus A/T? Quanto custo o kit e a mão de obra da instalação?
Vou procurar depois umas fotos em casa... o kit é aquele q tem no armazem4x4, na época custou uns 400. A instalação com alinhamento, custou +- 200. Esse kit deixa o carro mais alto q o mormai.
O Pneu é o mesmo da versão mormai, Geolander, nao lembro o modelo ...
Boa Tarde Hanashiro,
Fiz a média do primeiro tanque e deu 6,5 km p/l, utilizando 90% no modo 2WD. Só dirigi em trechos urbanos. Agora vou utilizar 100% no modo 4WD auto para ver se dá alguma diferença. Acredito que com o tempo ele deva melhorar o consumo. Também estou acostumando com o câmbio aut., pois meus carros anteriores eram todos manuais. O carro é show. Ele é muito seguro, suspensão de primeira, faz as curvas com facilidade, e aqui na minha cidade ainda tem muitas ruas feitas de paralelepípedo e, apesar de uma suspensão firme ele é muito confortável para este tipo de pavimentação. Como aqui é uma região de Vales, também possui muitas estradas com macadame e morros, sendo que com meus carros anteriores com tração dianteira passava um perrengue para subir alguns trechos, com o SX4 só utilizando o modo 4WD auto parecia brincadeira. Ele poderia ser um pouquinho mais alto, mesmo assim não chegou a encostar o protetor do carter no chão, nem nos trechos mais desnivelados. Nunca tive muito apego pelos meus carros anteriores, mas quando deixei alguns amigos e minha esposa dirigirem este, me bateu uma ciumera hahahah... To de love com este carro. Para quem necessita de um carro não muito grande, necessita também dirigir em estradas de terras, paralelepípedos e viajar de vez enquando, acredito que este é o melhor negócio. Então é isso,
Um abraço,
Joka.
SX4 2.0 aut. Mormaii 11/12.
alvaroalvares
10/02/2012, 20:05
Legal, uma pessoa colocou o kit Lift, vou me informa na concessionaria se eles instalam.
Dseifert, seu carro ainda esta na garatia? Como ficou essa questão, alterou alguma coisa?
E como é que ficou a estabilidade do carro depois que vc coloco o kit? O SX4 tem uma suspensão tão bem acertada que fico com dó de mexer nela.
Como relação ao Mormaii ser mais alto, não tenho certeza se essa informação procede.
Quando orcei para colocar o sport shower e o banco de couro a diferença pro Mormaii ficou tão pequena que preferi pegar o Mormaii.
Dseifert
21/02/2012, 09:00
Só voltei de viagem agora, nao consegui ainda separar a fotos do lift ...
Com relaçao a garantia, nao tem problema, só se for alguma coisa na suspensao causada pelo lift...
quanto a estabilidade, teoricamente deve ter afetado alguma coisa, mas na prática não percebi ...
O mormai tinha a suspensao elevada sim, tanto q no folder de divulgacao tinha a informacao.... além disso, ainda ele tinha um disco pra espaçar mais as rodas, ficando mais afastadas e compensar a elevaçao, mas parece que agora nem os pneus mistos vem mais ...
Dseifert
28/03/2012, 19:53
tinha ficado338700338701 devendo as fotos ...
Muito manero!!! É impressão minha ou cabe um pneu um pouco maior?
tinha ficado338700338701 devendo as fotos ...
Dseifert
30/03/2012, 09:00
Os americanos colocam 215 70 ... mas acho q raspa um pouco
luishzanini
09/04/2012, 11:10
Ola pessoal, troquei minha Ranger num SX4, o carro é muito show! Vou levantar também o bixinho, por ser acostumado com camionete. Falei com o gerente da ccs e tem um kit pra levantar original suzuki, que é igual a esses que vendem nos sites, como armazem4x4, mas o preço de ccs é muito mais salgado. Combinei com ele de comprar o kit e instalar na ccs, sem perda da garantia. Também com o lift os pneus 215x70 nao raspam, vou meter uns BFG que vai mudar a cara do carrinho.
ABSS
luishzanini
09/04/2012, 11:14
Saiu da ccs assim, agora falta levantar e trocar os pneus.
340344340343340342340345
Dseifert
10/04/2012, 08:52
Saiu da ccs assim, agora falta levantar e trocar os pneus.
340344340343340342340345
Muito legal pretão!
Comprou em Itajaí? Legal que já tem um kit da Suzuki, no meu tempo não tinha nada ...:(
luishzanini
10/04/2012, 12:25
Comprei em Tubarão, o pessoal lá é muito bom de negocio. Problema do kit da Suzuki é o preço, porque é identico ao produzido pela NewTrack só com o preço quase 50% maior!
luishzanini
11/04/2012, 13:42
Dseifert, vc sentiu diferença no consumo? Seu pneu é 205 ou 215?
Dseifert
11/04/2012, 17:46
Dseifert, vc sentiu diferença no consumo? Seu pneu é 205 ou 215?
Cara só posso dizer que não houve alteração no consumo com o lift, pq fiz depois, quanto aos pneus nao posso falar pois o carro saiu da concessionaria com eles. São Geolander AT/S 215/65
Instalei ontem o lift da Rocky Road, de 2" e ficou show... agora sim
WhiteJimny
15/04/2012, 19:20
Olá pessoal! Gostaria de saber em qual rotação o motor do SX4 trabalha na estrada em velocidades cruzeiro de 100, 110, 120 e 130 km/h, com o câmbio manual e com o automático.
O barulho do motor nessa faixa de rotação incomoda?
E quanto ao consumo andando a 120 km/h, fica na faixa de quantos km/l?
Atualmente possuo um Jimny, mas estou pensando em trocar por um SX4. Será que vale a pena pensar em um com câmbio automático ou dá muita diferença de rendimento?
Grande abraço,
Gian.
luishzanini
16/04/2012, 10:58
O cambio automatico, como falado nos tópicos atras, é de 4 velocidades, fazendo com que o consumo seja muito elevado em relação ao manual. O meu é manual e a 120km/h, ele que esta com 2000 kms rodados faz, por volta, de 11. Esta média ainda vai melhorar até os 10mil kms rodados. Em relação ao barulho, muito silencioso, hoje mesmo vim trabalhar com o carro do meu irmão, um Renault Grandtour, e a 130km/h ele faz o barulho que o SX4 faz a 170.
To fazendo 8,5km/l no uso urbano e 10 km/l no rodoviário, ambos com ar ligado, versão automático.
Quanto ao barulho rodando, não tenho problemas, mas em marcha lenta quando está frio, o barulho é bem alto.
O lift ficou realmente muito bom, nao afeta a estabilidade
luishzanini
18/04/2012, 10:32
afs, onde vc comprou seu kit?
Dseifert
18/04/2012, 11:29
O ronco do motor é forte, mas ele é mantém o padrao o tempo todo, assim nao chega a incomodar nestas velocidades ... é claro que existem carros bem mais silenciosos que ele, mas também tem muitos que neste velocidade são bem mais barulhentos ...
quanto a rotação, não sei te dizer exatamente ... o consumo em 120 fica entre 9 e 10 km/l, normalmente
Olá pessoal! Gostaria de saber em qual rotação o motor do SX4 trabalha na estrada em velocidades cruzeiro de 100, 110, 120 e 130 km/h, com o câmbio manual e com o automático.
O barulho do motor nessa faixa de rotação incomoda?
E quanto ao consumo andando a 120 km/h, fica na faixa de quantos km/l?
Atualmente possuo um Jimny, mas estou pensando em trocar por um SX4. Será que vale a pena pensar em um com câmbio automático ou dá muita diferença de rendimento?
Grande abraço,
Gian.
Luis,
Comprei no exterior, na Rocky Road. Segundo o fórum ClubSX4 é o melhor kit que existe. Mas não saiu barato. Paguei uns $200 de frete e mais R$ 600 de imposto.
Suzuki sx-4 suspension lift kit (http://www.rocky-road.com/sx4sus.html)
luishzanini
18/04/2012, 12:05
Luis,
Comprei no exterior, na Rocky Road. Segundo o fórum ClubSX4 é o melhor kit que existe. Mas não saiu barato. Paguei uns $200 de frete e mais R$ 600 de imposto.
Suzuki sx-4 suspension lift kit (http://www.rocky-road.com/sx4sus.html)
Vc tem foto dele?? Seria igual este? Lift 2 pol. Suzuki SX4 - Suzuki - Acessórios - Suzuki - Equipamentos para Off-Road - Armazem 4x4 (http://www.armazem4x4.com.br/lift-2-pol-sx4.html)
Luis, é bem parecido, deve até ser cópia, mas esse não vem com os parafusos para a cambagem
DEGA SX4
26/04/2012, 15:57
Pessoal, estou de volta, Meu SX4 já está com 8.000 Km e a 3000 com Kit GNV, super economico com média em torno de 15km o m3. O carro cada vez melhor, viajo a trabalho, transmitindo segurança, com muito conforto. Já pensei até em pedir comissão pra Suzuzi, pois aonde passo faço propaganda do bixinho, KKKKK!!
A única incomodação são os barulhos que irritam no painel, que vou resolver! no mais, só alegria!!
abraço a todos os felizes proprietários de um Suzuki SX4!
Dseifert
26/04/2012, 17:39
No meu caso, os barulhos no painel foram resolvidos na concessionária. No entanto, eles não conseguiram resolver um probleminha simples, um tac tac tac, que ficou depois da revisão, isso q deixei 1 mês o carro para eles resolverem todos barulhos quando viajei. Depois de um tempo levei num mecânico e após várias horas descobriram que o peito de aço estava roçando aço com aço, foi uma ratiada da CCS na troca do óleo. Resumo, paguei 80 conto para resolver um problema que eles criaram.
Outro barulho que eles foram incapazes de resolver foi no capô, que tem uma certa folga na parte central da frente, ele fica batendo em estradas esburacadas, é só da uma forçadinha pra baixo que dá pra ver, vimos que outros carros também tem esse "defeito"... levantaram as borrachas laterais (e não resolveu) e disseram q era problema de projeto ... Depois um tempo resolvi eu mesmo ver qual era o problema, por mais que se colocasse borrachas na parte da frente, nada adiantava. Daí descobri que o problema é uma folga onde se prende o capo, na lingueta ... enrolei uma borracha no ferro/lingueta e pronto, sem folga alguma e sem barulho.
O único barulho que restou é do banco de trás que fica vibrando na parte mais central do encosto mais largo (2/3), pois ele é preso apenas na ponta, ficando bamba mais no meio onde encontra o outro. Mas ainda vou dar um jeito ...
Agora consigo curtir mais o carro ...São probleminhas simples de resolver, basta ter um pouco de cérebro.
Está chegando a minha segunda revisão, e estou pensando se vou na concessionária ou não.
luishzanini
30/04/2012, 14:12
Alguem ai sabe onde consigo um encostro de banco central, que seja mais em conta que o da Suzuki, que custam absurdos 700 reais!!
luishzanini
15/05/2012, 15:21
Ta terminado meu carrinho, kit suspensao NewTrack + Yokohama Geolander 215x65. Nas fotos botei do lado de um SX4 original, fico bem diferente!
347518347519347520
Show de bola!!!!
Quanto custou a brincadeira toda?[
QUOTE=luishzanini;1692344]Ta terminado meu carrinho, kit suspensao NewTrack + Yokohama Geolander 215x65. Nas fotos botei do lado de um SX4 original, fico bem diferente!
347518347519347520[/QUOTE]
Bruno Dantas
15/05/2012, 21:59
Show de bola!!!!
Quanto custou a brincadeira toda?[
QUOTE=luishzanini;1692344]Ta terminado meu carrinho, kit suspensao NewTrack + Yokohama Geolander 215x65. Nas fotos botei do lado de um SX4 original, fico bem diferente!
347518347519347520[/QUOTE]
Cara, to querendo comprar um sx4, fiz o test drive e gostei muito do carro, principalmente a estabilidade!!! Vc já testou o carro em curvas depois da instlação do kit?
luishzanini
16/05/2012, 10:30
Kit suspensao = R$ 600
Jogo de pneu = R$ 900 x 4 = 3600 (dei os meu duranza na troca, eles pegaram 550 em cada)
Mao de obra = R$ 150 (fiz com o pessoal da ccs e nao foi cobrada a troca do jogo de pneu)
No meu caso, com a jogada do pneu ficou R$ 2150,00.
Em relação a estabilidade, senti pouca diferença, quase insignificante, em asfalto seco diferença nenhuma, em molhado, liga a 4x4 e ja era!
Tem um fator que pode incomodar os que gostam de conforto. Com o kit o carro ficou mais seco, sem o jogo de pneu 215x65 a diferença é grande, agora com, da uma suavizada.
Minha opiniao sobre as mudanças: o carro ficou demais, transformei um carro esportivo mais ou menos na linha do i30 num esportivo comparado a uma camionete/jipe. Posso meter o carro onde eu quiser, a combinação de 4x4, potencia e leveza do carro o transformaram em uma categoria indefinida, pelo menos no Brasil.
Bruno Dantas
17/05/2012, 09:50
Kit suspensao = R$ 600
Jogo de pneu = R$ 900 x 4 = 3600 (dei os meu duranza na troca, eles pegaram 550 em cada)
Mao de obra = R$ 150 (fiz com o pessoal da ccs e nao foi cobrada a troca do jogo de pneu)
Em relação a estabilidade, senti pouca diferença, quase insignificante, em asfalto seco diferença nenhuma, em molhado, liga a 4x4 e ja era!
Tem um fator que pode incomodar os que gostam de conforto. Com o kit o carro ficou mais seco, sem o jogo de pneu 215x65 a diferença é grande, agora com, da uma suavizada.
Minha opiniao sobre as mudanças: o carro ficou demais, transformei um carro esportivo mais ou menos na linha do i30 num esportivo comparado a uma camionete/jipe. Posso meter o carro onde eu quiser, a combinação de 4x4, potencia e leveza do carro o transformaram em uma categoria indefinida, pelo menos no Brasil.
Luis, queria muito aua opinião, gostei muito do carro, mas to com receio de mexer na suspensão com o kit!!! Vou usar o carro a semana toda na cidade e finais de semana só quero andar nas dunas... Será que ele original encara bem as dunas?
Dseifert
17/05/2012, 11:06
já dá para deixar muito SUV 4x2 para trás e encarar alguns 4x4 sem reduzida ...
Kit suspensao = R$ 600
Luis, queria muito aua opinião, gostei muito do carro, mas to com receio de mexer na suspensão com o kit!!! Vou usar o carro a semana toda na cidade e finais de semana só quero andar nas dunas... Será que ele original encara bem as dunas?
O SX4 não é um jipe, é um carro de passeio equipado com AWD (All-Wheel-Drive).
AWD é diferente da tração 4x4 part-time ou integral encontrada em jipes e caminhonetes. O sistema AWD foi concebido para uso em estradas pavimentadas com aderência ou levemente escorregadias, ele aumenta a estabilidade do veículo. Essa característica do AWD também é sua maior deficiência em trilhas pois em caso de perda de tração em uma das rodas, todas as demais, conectadas pelo conjunto de diferenciais perdem a tração.
O 4x4 part time presente nos Jimnys, Vitaras e outros jipes tem semi-bloqueio que divide a tração entre o eixo traseiro e dianteiro. Por causa dos dois diferenciais, se uma roda perde aderência, a outra roda do mesmo eixo perde tração, todavia o outro eixo continua com as duas rodas tracionadas. Alguns usuários destes veículos instalam um bloqueio no eixo traseiro para não perder a tração completa do eixo em caso de escorregamento de uma das rodas. Sistemas mais complexos de tração como o da Pajero e da Land Rover tem um bloqueio do diferencial central que permite que o carro atue como AWD (para asfalto e velocidade) ou 4x4 (para trilhas). Para saber mais visite este link: Four-wheel drive - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Four-wheel_drive)
O SX4 não possui qualquer tipo de bloqueio diferencial (o lock que a imprensa anuncia erroneamente não é bloqueio de diferencial e sim uma espécie de AWD permanentemente).
Por essa razão, pela limitação do curso da suspensão (independente do lift instalado) e por causa dos baixíssimos ângulos de ataque eu não colocaria o SX4 em uma duna ou em uma trilha com lama sem um bom veículo de resgate como parceiro de passeio.
Bruno Dantas
17/05/2012, 22:07
Daniel, estou querendo entrar na categoria 4x4, mas não para encarar trilhas severas, o objetivo maior seria mesmo para rodar nas dunas!!! Mesmo com o lift, vc acha que não dá para encarar? Segundo o próprio site da Suzuki: 4WD LOCK
Tração integral até 60km/h e acima dessa velocidade muda automaticamente para 4WD AUTO. Vi alguns videos no youtube do Sx4 nas dunas, vc já viu, o que achou? Acho a Tr4 linda(tem mais cara de jeep) , mas o espaço interno traseiro é muito apertado e falam muito do consumo!!! E o duster, qual sua opinião, acho um carro robusto, mas não gostei do acabamento interno. Obrigado.
Daniel, estou querendo entrar na categoria 4x4, mas não para encarar trilhas severas, o objetivo maior seria mesmo para rodar nas dunas!!! Mesmo com o lift, vc acha que não dá para encarar? Segundo o próprio site da Suzuki: 4WD LOCK
Tração integral até 60km/h e acima dessa velocidade muda automaticamente para 4WD AUTO. Vi alguns videos no youtube do Sx4 nas dunas, vc já viu, o que achou? Acho a Tr4 linda(tem mais cara de jeep) , mas o espaço interno traseiro é muito apertado e falam muito do consumo!!! E o duster, qual sua opinião, acho um carro robusto, mas não gostei do acabamento interno. Obrigado.
O lock dele vai até 60km/h porque depois dessa velocidade a "embreagem" da caixa de transferência começa a escorregar. Pra evitar o torque excessivo e possível dano na transmissão, o sistema eletrônico desengata ela. É uma forma de preservar o conjunto.
A TR4, o Jimny, o Vitara, o Samurai e o Troller são jipes. A diferença deles para os carros comuns não é apenas a altura do solo e a tração 4x4. Eles tem um sistema de transmissão mais robusto que suporta o torque das marchas reduzidas, uma suspensão de curso longo mais resistente a esforços laterais, centro de gravidade baixo, distância entre eixos bem curta para possibilitar passar por obstáculos, vedações para evitar a entrada de lama e areia nos pontos sensíveis, um radiador dimensionado para esforços do motor em baixas velocidades, snorkel interno, filtro de ar superdimensionado, etc... Infelizmente todos esses reforços pesam algumas centenas de quilos, o sistema de transmissão mais complexo é menos eficiente e a aerodinâmica nem se fala. O resultado você percebe no tanque de combustível. Com excessão do Jimny que faz 13km/L, os demais são muito beberrões.
O SX4 é um excelente carro, comparável aos Subarus. Ele pode andar em dunas com areia mais coesa mas tem uma probabilidade bem maior de atolar, entortar os braços suspensão, perder alinhamento, e até bater o para-choques (pelos motivos anteriormente mencionados), daí a importância de estar bem acompanhado. rs Se você andasse muito nas dunas provavelmente notaria um desgaste muito maior do veículo uma vez que ele não foi projetado pra isso mas acredito que esse não é o caso. A maioria de nós só coloca o carro nos extremos uma vez por mês, quando muito.
Teste o carro, leia as questões levantadas pelos colegas, compre o SX4 e arrisque algumas dunas :). Fica alguns meses sem instalar o lift ou trocar os pneus, conheça bem o carro e depois, se precisar, você modifica ou troca por um veiculo mais robusto. O maior erro de novatos no mundo 4x4 é comprar o carro e alguns dias depois já inventar de modificar sem nunca ter feito trilha ou saber o que realmente precisa ser alterado. Alterações são como remédio, quanto menos melhor pois além dos efeitos colaterais elas podem (e vão) te ferrar no longo prazo. Não esquece de descrever as experiências no forum.
Fique atento para o preço das peças da Suzuki no Brasil. Antes de comprar o carro, vai na concessionária e pergunta quanto custam os amortecedores, filtro de ar, o para-choques dianteiro e uma lanterna. Conheço muita gente que desistiu de comprar um Suzuki por causa desse custo (Mitsubishi chega a ser pior, mesmo com fábrica aqui). O estepe do meu Jimny custava 8% do valor do carro, o para-choques outros 5%.
Abraços,
Dseifert
18/05/2012, 15:26
Eu sou um dos usuários novatos que cometeram o erro de fazer as modificações - o lift e a troca de pneus (se pudesse já tinha saído da CCS assim, mas só consegui os pneus na época) - logo que comprou o carro, assim como vários outros espalhados pelo mundo todo.
O lift é totalmente reversível, é apenas um calço que pode ser retirado a qualquer momento.
Se vais ficar com o carro mais de 5 anos, talvez devesse levar em conta os possíveis efeitos colaterais que possam ocorrem no longo prazo. Do contrário ...
Andar em dunas (ou em qualquer outro lugar) depende mais das habilidades do motora e seu conhecimento das limitações de sua viatura, do que qualquer outra coisa. Até carro popular pode se sair bem. O peso é um fator que conta muito.
Seria interessante ouvir quem realmente já teve essa experiência com o SX4, pois falar em tese é mais fácil.
Bruno Dantas
20/05/2012, 12:01
Eu sou um dos usuários novatos que cometeram o erro de fazer as modificações - o lift e a troca de pneus (se pudesse já tinha saído da CCS assim, mas só consegui os pneus na época) - logo que comprou o carro, assim como vários outros espalhados pelo mundo todo.
O lift é totalmente reversível, é apenas um calço que pode ser retirado a qualquer momento.
Se vais ficar com o carro mais de 5 anos, talvez devesse levar em conta os possíveis efeitos colaterais que possam ocorrem no longo prazo. Do contrário ...
Andar em dunas (ou em qualquer outro lugar) depende mais das habilidades do motora e seu conhecimento das limitações de sua viatura, do que qualquer outra coisa. Até carro popular pode se sair bem. O peso é um fator que conta muito.
Seria interessante ouvir quem realmente já teve essa experiência com o SX4, pois falar em tese é mais fácil.
Será que vale a pena no ato da compra trocar os pneus originais por pneus mistos com o perfil 65?
luishzanini
21/05/2012, 11:02
Bom, o Sx4 é um carro que original é muito baixo, apesar de ter alguns centímetros a mais que alguns carros que são da "mesma" categoria continua sendo um carro baixo, foi o que eu nao consegui me acostumar. Eu tinha uma Hilux 98,Vitara JLX, depois uma Ranger XLT, venho de um historico de carros 4x4 altos, e mudar da agua pro vinho dessa maneira, pegando um carro baixo nao me foi uma experiencia muito boa. O que fiz? Levantei a suspensao, troquei os pneus e convenceu. Tenho ciencia de que, a longo prazo, a suspensão sera afetada, mas também conheço muito bem o mercado e não fico dependendo só de ccs (se vc depender da ccs, pode decretar falencia). Único terreno que realmente posso dizer que é OFF-ROAD que eu ando é na areia, beira mar, com dunas leves, ou morros com pedras (cascalho) e nada de muito pesado. Andei com o carro sem o kit e sem o jogo de pneu, nao consegui me acostumar (dei algumas porradas no fundo) e vi que o 4x4 do SX4 original (sem kits) serve pra andar em NEVE. Num asfalto encharcado a estabilidade do carro apenas com a 4x2 resolve, resolve sim, deixando a 4x4 de lado aqui no brasil. Mudei o carro pra andar em areões, lama leve no max.
Bruno Dantas, se vc quer andar nas dunas com o carro original, vc vai perder o parachoques na primeira volta, e, se vc quer um carro pra andar nas dunas, o SX4 pode ser uma boa opção, não a melhor, mas, antes um SUZUKI SX4, ou Jimny, do que um RENO DUSTER (carro pra velhinhas ir fazer compras).
Vi um SX4 com o jogo de pneu SEM o kit da suspensao. Ficou interessante, mas acho que pega muito nos paralamas (nao tenho certeza).
Lembrem-se este carro não é, nunca foi, e nunca será um carro de TRILHAS.
Bruno Dantas
21/05/2012, 12:50
Bom, o Sx4 é um carro que original é muito baixo, apesar de ter alguns centímetros a mais que alguns carros que são da "mesma" categoria continua sendo um carro baixo, foi o que eu nao consegui me acostumar. Eu tinha uma Hilux 98,Vitara JLX, depois uma Ranger XLT, venho de um historico de carros 4x4 altos, e mudar da agua pro vinho dessa maneira, pegando um carro baixo nao me foi uma experiencia muito boa. O que fiz? Levantei a suspensao, troquei os pneus e convenceu. Tenho ciencia de que, a longo prazo, a suspensão sera afetada, mas também conheço muito bem o mercado e não fico dependendo só de ccs (se vc depender da ccs, pode decretar falencia). Único terreno que realmente posso dizer que é OFF-ROAD que eu ando é na areia, beira mar, com dunas leves, ou morros com pedras (cascalho) e nada de muito pesado. Andei com o carro sem o kit e sem o jogo de pneu, nao consegui me acostumar (dei algumas porradas no fundo) e vi que o 4x4 do SX4 original (sem kits) serve pra andar em NEVE. Num asfalto encharcado a estabilidade do carro apenas com a 4x2 resolve, resolve sim, deixando a 4x4 de lado aqui no brasil. Mudei o carro pra andar em areões, lama leve no max.
Bruno Dantas, se vc quer andar nas dunas com o carro original, vc vai perder o parachoques na primeira volta, e, se vc quer um carro pra andar nas dunas, o SX4 pode ser uma boa opção, não a melhor, mas, antes um SUZUKI SX4, ou Jimny, do que um RENO DUSTER (carro pra velhinhas ir fazer compras).
Vi um SX4 com o jogo de pneu SEM o kit da suspensao. Ficou interessante, mas acho que pega muito nos paralamas (nao tenho certeza).
Lembrem-se este carro não é, nunca foi, e nunca será um carro de TRILHAS.
Luis, quais os pneus que vc colocou? Tenho receio de levantar o carro e perder a excelente estabilidade que tem!!! Será que dá alguma diferença razoável se colocar um pneu misto com perfil maior? Muito obrigado.
luishzanini
21/05/2012, 14:23
Luis, quais os pneus que vc colocou? Tenho receio de levantar o carro e perder a excelente estabilidade que tem!!! Será que dá alguma diferença razoável se colocar um pneu misto com perfil maior? Muito obrigado.
O maior pneu que cabe, e raspa quando vira todo o volante, é esse 215x65. Acho que vc nao encontra outra marca aqui no Brasil, apenas Yokohama (eu procurei BFG e só existe no exterior).
Bruno Dantas, eu nao sei como é suas dunas ai do SE, mas aqui no sul nossas praias tem dunas também, porém são muito recortadas com buracos e visibilidade ruim. Ja botei meu SX4 em terrenos assim, o desempenho dele é ótimo, mas a altura do carro influi muito. Agora não sei, tudo que penso ja falei acima, e mais uma coisa, o carro com o kit de susp. nao fica confortavel, eu ando de carro sozinho, no max com minha namorada, e nao to nem ligando se os outros acham o carro desconfortavel, pra mim o carro ficou ótimo levantado e ja sou acostumado, agora se vc preza o conforto, tem familia pra andar no carro etc etc etc, nao recomendo o kit. Apesar de se vc quiser andar em dunas, aí eu recomendo kkkk. Então essa é uma escolha sua.
Dseifert
21/05/2012, 15:41
Luis,
eu tb tenho o 215/65 (G012), mas no meu não raspa, mesmo com toda a direção virada. Os gringos colocam o 215/70 (BF), daí acho que deve raspar mesmo.
Concordo que o SX4 não é um carro confortável (dada outras opções sem 4x4), ele é mais esportivo, tem a suspensão mais dura, com ou sem o lift. Se alguém quiser apenas conforto, procure outro carro.
Bruno Dantas
21/05/2012, 16:15
O maior pneu que cabe, e raspa quando vira todo o volante, é esse 215x65. Acho que vc nao encontra outra marca aqui no Brasil, apenas Yokohama (eu procurei BFG e só existe no exterior).
Bruno Dantas, eu nao sei como é suas dunas ai do SE, mas aqui no sul nossas praias tem dunas também, porém são muito recortadas com buracos e visibilidade ruim. Ja botei meu SX4 em terrenos assim, o desempenho dele é ótimo, mas a altura do carro influi muito. Agora não sei, tudo que penso ja falei acima, e mais uma coisa, o carro com o kit de susp. nao fica confortavel, eu ando de carro sozinho, no max com minha namorada, e nao to nem ligando se os outros acham o carro desconfortavel, pra mim o carro ficou ótimo levantado e ja sou acostumado, agora se vc preza o conforto, tem familia pra andar no carro etc etc etc, nao recomendo o kit. Apesar de se vc quiser andar em dunas, aí eu recomendo kkkk. Então essa é uma escolha sua.
O Mormaii já sai com uma altura boa, será que é o lift que eles colocam ou a suspensão já foi projetada com essa altura?
Dseifert
21/05/2012, 16:40
O Mormaii já sai com uma altura boa, será que é o lift que eles colocam ou a suspensão já foi projetada com essa altura?
No Mormaii era colocado um lift que ainda tinha um disco para a roda ficar um pouco mais pra fora. Mas parece que não está vindo mais.
Bruno Dantas
21/05/2012, 16:51
No Mormaii era colocado um lift que ainda tinha um disco para a roda ficar um pouco mais pra fora. Mas parece que não está vindo mais.
Vc já viu esse video, me parece que está sem o lift... No final aparece o sx4: JIMNY E SX4 NAS DUNAS - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=mj0Xl15qe3I&feature=youtube_gdata_player)
Dseifert
21/05/2012, 20:44
Vc já viu esse video, me parece que está sem o lift... No final aparece o sx4: JIMNY E SX4 NAS DUNAS - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=mj0Xl15qe3I&feature=youtube_gdata_player)
é, tá sem o lift, mas acho q os pneus são maiores
luishzanini
22/05/2012, 10:23
Esta é uma propaganda da SOL uma concessionaria ai do nordeste e este carro tem sim um lift produzido por eles mesmos.
Dseifert
22/05/2012, 10:33
Esta é uma propaganda da SOL uma concessionaria ai do nordeste e este carro tem sim um lift produzido por eles mesmos.
mas não deve ser de 2"
luishzanini
22/05/2012, 12:10
Ai nao sei, mas aquele carro me parece um mormaii versao antiga, que vinha com suspensao elevada e epaçador de roda. O pneu era diferente também, mas nao era Yokohama, era um mais em conta.....
Dseifert
22/05/2012, 12:14
o lift da mormai acho q era de 1", não ficava tão alto. Quando comprei o meu, 1 ano atrás, o mormai q tinha na CCS estava com os pneus yokohama, tanto q pedi para colocarem iguais no meu ...
luishzanini
22/05/2012, 12:57
Vai ver eles trocaram pra botar o carro na vitrine, o dono da concessionaria onde eu comprei o meu pegou um mormaii 2012 e fez igualzinho meu carro pra botar de exposição.
Dseifert onde tu mora? a ilha é tão pequena e nunca vi teu carro por lá!
Dseifert
22/05/2012, 13:18
Vai ver eles trocaram pra botar o carro na vitrine, o dono da concessionaria onde eu comprei o meu pegou um mormaii 2012 e fez igualzinho meu carro pra botar de exposição.
Dseifert onde tu mora? a ilha é tão pequena e nunca vi teu carro por lá!
digo o mesmo... no córrego
luishzanini
22/05/2012, 13:25
digo o mesmo... no córrego
Eu moro no João Paulo, mas to sempre por ali por causa da UFSC.....
vieira.timbo
16/06/2012, 11:07
Dseifert e luishzanini, vocês podem me dizer em qual oficina vocês mexeram na sustensão do SX4? é que eu comprei um zero KM, comprei o KIT LIFT na Armazém 4X4, instalei aqui em Timbó numa oficina, mas acho que na suspensão da frente foi montado errado... vejam, aquele prolongador foi colocado abaixo do prato que segura a mola e o carro ficou estranho, pula como se fosse um carro rebaixado... preciso ligar para o mecânico que instalou no carro de vocês pra ver como é que faz a instalação correta... ou vocês acompanharam e podem me dar uma dica? Obrigado...
Dseifert
16/06/2012, 11:12
O meu foi na Pickup Company, mas parece q eles ligaram pra fabricante para tirar dúvidas
vieira.timbo
16/06/2012, 11:42
como será que eles conseguiram o telefone do fabricante? porque eu não encontrei em lugar algum quem fabricou as peças, rs... só se a armazém 4X4 forceceu... tens o fone da Pickup Company? desculpe incomodar com tanta pergunta, mas não tô querendo estragar um carro que gostei tanto... está com 6.500Km agora... Obrigado Dseifert...
Dseifert
16/06/2012, 13:02
acho q ligaram pro armazem, pq tinha o endereço no pacote. PICKUP COMPANY (http://www.pickupcompany.com.br/)
luishzanini
19/06/2012, 16:34
Dseifert e luishzanini, vocês podem me dizer em qual oficina vocês mexeram na sustensão do SX4? é que eu comprei um zero KM, comprei o KIT LIFT na Armazém 4X4, instalei aqui em Timbó numa oficina, mas acho que na suspensão da frente foi montado errado... vejam, aquele prolongador foi colocado abaixo do prato que segura a mola e o carro ficou estranho, pula como se fosse um carro rebaixado... preciso ligar para o mecânico que instalou no carro de vocês pra ver como é que faz a instalação correta... ou vocês acompanharam e podem me dar uma dica? Obrigado...
O carro fica pulando mesmo, tem que trocar o pneu ai ele fica bem mais macio.
Aproveitando as mensagens de usuários do SX4, eu gostaria de compartilhar uma preocupação relacionada ao óleo da caixa de transmissão mecânica que, segundo o manual do proprietário, deve ser trocado aos 50000Km e tem a seguinte especificação: 75W90 GL-4. Ao se aproximar o momento da revisão de 50000 Km, procurei a concessionária Suzuki de Belo Horizonte para me certificar da especificação exigida nos manuais, uma vez que o óleo que várias concessionárias Suzuki no Brasil estavam utilizando para a substituição prevista correspondia ao Mobilube 1 75W90 GL-5. Informado sobre relatos e registros em vários sítios eletrônicos especializados e listas de discussão (por ex.: Forum Club SX4 - EUA), contando, inclusive, com discussão específica aqui mesmo no 4x4Brasil, de que a utilização de óleos com essa especificação causariam danos aos componentes do câmbio, formalizei consulta à concessionária, até hoje não respondida. Assim, e considerando que são muitos os depoimentos sobre danos causados aos câmbios dos veículos Suzuki pela utilização de óleo com a especificação GL-5, e, sobretudo, que o desgaste de seus componentes pode se verificar em momento posterior à vigência da garantia, gostaria de saber se alguém pode elucidar a questão com propriedade e conhecimento técnico suficiente.
Morel
Wolf Gauer
09/08/2012, 01:21
Morel,
Parece que os oleos GL5 ataquem os metais amarelos (anéis de sincronização) bem mais que os GL4.
Confere esta matéria: http://www.mantenimientomundial.com/sites/mm/notas/w77.pdf
Oleos GL4:
Valvoline: HP Gear Oil GL-4 80W-90, 80W - Óleos para transmissões e engrenagens - Valvoline (http://www.valvolineeurope.com/portuguese/products/transmission__38__gear_oils/transmission__38__gear_oils/cid(3250)/hp_gear_oil_gl-4_80w-90,_80w)
VAlvoline Durablend: DuraBlend GL-4 75W-90 - Óleos para transmissões e engrenagens - Valvoline (http://www.valvolineeurope.com/portuguese/products/transmission__38__gear_oils/transmission__38__gear_oils/cid(3246)/durablend_gl-4_75w-90)
Ipiranga Ipigerol, GL4, 75/90
Tutela, Fiat GL 4, 80/90
abs
Wolf Gauer
Aproveitando as mensagens de usuários do SX4, eu gostaria de compartilhar uma preocupação relacionada ao óleo da caixa de transmissão mecânica que, segundo o manual do proprietário, deve ser trocado aos 50000Km e tem a seguinte especificação: 75W90 GL-4. Ao se aproximar o momento da revisão de 50000 Km, procurei a concessionária Suzuki de Belo Horizonte para me certificar da especificação exigida nos manuais, uma vez que o óleo que várias concessionárias Suzuki no Brasil estavam utilizando para a substituição prevista correspondia ao Mobilube 1 75W90 GL-5. Informado sobre relatos e registros em vários sítios eletrônicos especializados e listas de discussão (por ex.: Forum Club SX4 - EUA), contando, inclusive, com discussão específica aqui mesmo no 4x4Brasil, de que a utilização de óleos com essa especificação causariam danos aos componentes do câmbio, formalizei consulta à concessionária, até hoje não respondida. Assim, e considerando que são muitos os depoimentos sobre danos causados aos câmbios dos veículos Suzuki pela utilização de óleo com a especificação GL-5, e, sobretudo, que o desgaste de seus componentes pode se verificar em momento posterior à vigência da garantia, gostaria de saber se alguém pode elucidar a questão com propriedade e conhecimento técnico suficiente.
Morel
Muito obrigado pelas informações, Wolf Gauer.
As observações da matéria que você indicou coincidem com todos os relatos e comentários que eu já tive a oportunidade de ler em sítios eletrônicos dos EUA, da Espanha, de Portugal Etc. Infelizmente, não se dá a devida atenção a aspectos essenciais da manutenção de veículos por parte de quem deveria oferecer informações técnicas com segurança, e que respondem, quando questionados, com explicações que não convencem. Paciência!
Abs.
Morel
Morel,
Parece que os oleos GL5 ataquem os metais amarelos (anéis de sincronização) bem mais que os GL4.
Confere esta matéria: http://www.mantenimientomundial.com/sites/mm/notas/w77.pdf
Oleos GL4:
Valvoline: HP Gear Oil GL-4 80W-90, 80W - Óleos para transmissões e engrenagens - Valvoline (http://www.valvolineeurope.com/portuguese/products/transmission__38__gear_oils/transmission__38__gear_oils/cid(3250)/hp_gear_oil_gl-4_80w-90,_80w)
VAlvoline Durablend: DuraBlend GL-4 75W-90 - Óleos para transmissões e engrenagens - Valvoline (http://www.valvolineeurope.com/portuguese/products/transmission__38__gear_oils/transmission__38__gear_oils/cid(3246)/durablend_gl-4_75w-90)
Ipiranga Ipigerol, GL4, 75/90
Tutela, Fiat GL 4, 80/90
abs
Wolf Gauer
Prezados,
Também já pesquisei sobre esse assunto na hora de substituir o óleo da transmissão do meu Jimny. Apesar da maioria dos mecânicos incentivarem o uso do GL-5, as opiniões dos mais entendidos condenam e advertem que este não é retro compatível com o GL-4. Essa concessionária está por fora! Aqui na minha cidade, colocam o GL-4 importado (100 reais o litro) da Mobil. Logo que a Suzuki voltou, costumava-se usar os Shell Helix. Meu Jimny que é da safra 2009 ainda tem esse adesivo na parte de dentro do capô.
Se colocaram GL-5 manda tirar ou liga no Sac da Suzuki Brasil denunciando.
abssss
As observações da matéria que você indicou coincidem com todos os relatos e comentários que eu já tive a oportunidade de ler em sítios eletrônicos dos EUA, da Espanha, de Portugal Etc. Infelizmente, não se dá a devida atenção a aspectos essenciais da manutenção de veículos por parte de quem deveria oferecer informações técnicas com segurança, e que respondem, quando questionados, com explicações que não convencem. Paciência!
Abs.
Morel
Boa noite, thi4,
Verifique na concessionária da sua cidade a especificação do óleo. Em Belo Horizonte e São Paulo (concessionárias com as quais eu conversei sobre o assunto) a rede Suzuki utiliza o Mobilube 1 75W90 GL-5/GL-4, importado, e com o preço que você menciona. Porém, esse óleo, segundo os relatos que conhecemos, não deve ser utilizado nos câmbios suzuki. Vale a pena verificar.363635Veja a resposta da propria Mobil anexa.
Abs.
Morel
Prezados,
Também já pesquisei sobre esse assunto na hora de substituir o óleo da transmissão do meu Jimny. Apesar da maioria dos mecânicos incentivarem o uso do GL-5, as opiniões dos mais entendidos condenam e advertem que este não é retro compatível com o GL-4. Essa concessionária está por fora! Aqui na minha cidade, colocam o GL-4 importado (100 reais o litro) da Mobil. Logo que a Suzuki voltou, costumava-se usar os Shell Helix. Meu Jimny que é da safra 2009 ainda tem esse adesivo na parte de dentro do capô.
Se colocaram GL-5 manda tirar ou liga no Sac da Suzuki Brasil denunciando.
abssss
Wolf Gauer
11/08/2012, 01:05
Morel,
achei mais uma explicação nas dicas da Petrobras, http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/lubrax/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3gjf09TAxcjT1__YEdXA0 _XEDP_MD9zd2MLY_2CbEdFAEMzpiw!/PC_7_2OI50D2IMOSAE0IET6OVN7G3A2000000_WCM_CONTEXT=/wps/wcm/connect/portal+de+conteudo/hot+site/lubrax/automotivos/mitos+sobre+lubrificacao/mitos+sobre+lubrificacao
sendo o § 22 :
22. Em relação a óleos para caixas de câmbio de automóveis, qual a diferença entre as especificações API GL-4 e GL-5? Existe algum problema em se usar o GL-5 em vez de GL-4?
A especificação API GL-4 designa um serviço de engrenagens hipóides de carros de passageiros e outros equipamentos automotivos, operando sob condições de alta velocidade e baixo torque ou vice-versa. O produto da BR para esta aplicação é o Lubrax TRM-4. Já a especificação API GL-5 é designada também para engrenagens hipóides, operando sob condições de alta velocidade e cargas instantâneas (choque), situação encontrada em caixas de mudanças de caminhões e em eixos traseiros (diferenciais). Os produtos BR para esta aplicação são o Lubrax GL-5 e o Lubrax TRM-5, entre outros.
A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão em vez do GL-4 irá gerar problemas de engate e “arranhamento” durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudanças. Este problema é decorrente do maior teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento do mecanismo de sincronização das marchas.
abs
Wolf Gauer
Abs.
Morel
Wolf, obrigado pelas explicações! Agora sei que o GL-5 só é retro compatível no caso de engranagens, mas não de transmissões! Incrível como usa-se o GL-5 indiscriminadamente! Como pretendo manter o Zuki por uns bons anos, vou verificar qual a especificação do óleo aqui na concessionária seguindo o alerta do Morel! E já estou na caça de um GL-4! Mandarei tirar se colocaram GL-5! Mas tá difícil de achar! Alguém mais sentiu isso? Conseguiram algo pela net ou em loja? Aqui na cidade só se acha GL-5 a + ou - $30 o litro!
absss
Thiago
Comprei em junho um SX4 automático. Até agora rodei somente cerca de 800km e estou achando o banco do motorista muito desconfortável. Logo que começo a dirigir a coluna dói, então pouco apreveitei do carro. Alguém teve problema semelhante com o carro ou tem alguma sugestão do que posso fazer?
luishzanini
13/09/2012, 11:18
Em relação ao óleo, vou ficar esperto, meu carro ta com 20mil já. Temos que ficar espertos com as CCS, qualquer um que tenha capital, mas não entendimento pode adquirir uma CCS. No meu caso, a CCS de Tubarão SC, Kyodo, eles confundiram o ano do meu carro, fazendo com que eu trocasse óleo de caixa e motor com 5mil Kms, um absurdo, os suzukis desde 2010 necessitam de trocas apenas nos 10mil. As vezes eles fazem isso pra ganhar o troco da revisão, então, OLHO ABERTO pessoal!!
Alguém poderia me confirmar se as lampadas de milha são h11 e as do farol h4?
Desde já agradeço!
Comprei em junho um SX4 automático. Até agora rodei somente cerca de 800km e estou achando o banco do motorista muito desconfortável. Logo que começo a dirigir a coluna dói, então pouco apreveite do carro. Alguém teve problema semelhante com o carro ou tem alguma sugestão do que posso fazer?
Caramba, achou desconfortável? Minha esposa comprou um tb a uns 3 meses eeu acho confortável pra caramba o carro, até mais que o meu Sentra. Gostei da posição dele de dirigir.
Anderson Kenji
08/11/2012, 20:30
Boa noite caros usuários de 4x4.
Eu sou proprietário de um SX4 a quase 5 meses e venho utilizando ele alternadamente em ruas pavimentadas e em estradas de terra para ir ao sítio. Geralmente eu percorro cerca de 60 km de estradas de terra por semana, e nesse tempo o carro não está se comportando como um automóvel que é considerado como "sportcross". Embora seu desempenho "on-road" seja excelente (potencia do motor, estabilidade nas curvas, agilidade na cidade e ótimo em viagens) a sua performance "off-road" deixa a desejar.
Ele simplesmente não está aguentando a severidade das estradas de terra, o que inclui passar por depressões, buracos, relevos, pedras, cascalhos e lama.
O primeiro sinal dessa fragilidade ocorre quando, ao rodar pela estrada, o carro joga muita pedra contra o assoalho e com o uso frequente levou a danificar consideravelmente as molduras das rodas e da soleira das portas. Mas o que realmente está me deixando preocupado e me perguntado se devo continuar a usar o SX4 em estradas de terra é o fato de que com as trepidações parece que toda a suspensão do carro está se soltando e temo que o mesmo possa acontecer com o sistem de direção.
Tomara que esteja enganado sobre estas impressões que eu estou tendo com o uso do carro.
Amanhã eu o levarei a até a concessionaria para verificar estas reclamações, mas ainda eu elas sejam resolvidas eu ainda ficarei com uma má impressão do carro.
Portanto cabe a minha pergunta: devo persistir com o SX4 ou mudar para o Jimny?
Dseifert
09/11/2012, 10:35
Boa noite caros usuários de 4x4.
Eu sou proprietário de um SX4 a quase 5 meses e venho utilizando ele alternadamente em ruas pavimentadas e em estradas de terra para ir ao sítio. Geralmente eu percorro cerca de 60 km de estradas de terra por semana, e nesse tempo o carro não está se comportando como um automóvel que é considerado como "sportcross". Embora seu desempenho "on-road" seja excelente (potencia do motor, estabilidade nas curvas, agilidade na cidade e ótimo em viagens) a sua performance "off-road" deixa a desejar.
Ele simplesmente não está aguentando a severidade das estradas de terra, o que inclui passar por depressões, buracos, relevos, pedras, cascalhos e lama.
O primeiro sinal dessa fragilidade ocorre quando, ao rodar pela estrada, o carro joga muita pedra contra o assoalho e com o uso frequente levou a danificar consideravelmente as molduras das rodas e da soleira das portas. Mas o que realmente está me deixando preocupado e me perguntado se devo continuar a usar o SX4 em estradas de terra é o fato de que com as trepidações parece que toda a suspensão do carro está se soltando e temo que o mesmo possa acontecer com o sistem de direção.
Tomara que esteja enganado sobre estas impressões que eu estou tendo com o uso do carro.
Amanhã eu o levarei a até a concessionaria para verificar estas reclamações, mas ainda eu elas sejam resolvidas eu ainda ficarei com uma má impressão do carro.
Portanto cabe a minha pergunta: devo persistir com o SX4 ou mudar para o Jimny?
Anderson, pelo jeito essa estrada que tu anda é bem ruim, pedras, cascalhos etc. Nessas condiçoes de uso mais severo e contínuo acho que nenhum carro de passeio aguenta o tranco, seja um crossover ou até mesmo um SUV. O Jimny deve aguentar mais, mas não sei quanto. Acho que seria melhor no teu caso uma pickup.
EvandroES
09/11/2012, 20:15
Realmente, o sx4, não foi feito para estradas de chão muito ruins, basta olharmos a altura dele, o carro é lindo mas não tem configuração para encarar grandes desafios. Não sei se o Jimny vai guentar, mas com certeza terá desempenho bem melhor que o sx4, ou como falou nosso amigo Dseifert talves tenha que pensar em uma pickup.
Abraços.
Anderson Kenji
10/11/2012, 10:51
Obrigado pelas dicas, mas acho que a estrada que eu uso não é tão severa assim, pois lá passa ônibus e vários outros carros inclusive de passeio.
Eu estive na concessionaria da Suzuki e expliquei o caso, eles diminuíram a pressão dos pneus para 30 psi (o normal é 33) e disseram que com isso o carro ficaria bem mais macio e aconselhado para usar em off-road e que os barulhos que eu havia relatado poderiam desaparecer ou diminuir.
Gosto muito do meu SX4, por isso vou tentar solucionar estes problemas antes de pensar em trocá-lo.
Mas achei muito interessante a dica da pressão dos pneus.
Renatopami
10/11/2012, 12:52
Realmente, o sx4, não foi feito para estradas de chão muito ruins, basta olharmos a altura dele, o carro é lindo mas não tem configuração para encarar grandes desafios. Não sei se o Jimny vai guentar, mas com certeza terá desempenho bem melhor que o sx4, ou como falou nosso amigo Dseifert talves tenha que pensar em uma pickup.
Abraços.
Claro que o Jimny aguenta....é um jipe legítimo,com eixos rígidos na frente e atrás...
As pessoas desconhecem do que o Jimny é capaz.....
ABS!!
TONHO SUZUKI
10/11/2012, 15:41
Claro que o Jimny aguenta....é um jipe legítimo,com eixos rígidos na frente e atrás...
ABS!!
Concordo Renato, poucos sabem do que o Jimmy é verdadeiramente capaz, esse é um legitímo jipe. Nao tenho um, mas andei duas vezes em trilha e é surpreendente, o carrinho aguenta muito.
Eduardo Alemão
10/11/2012, 16:31
ABS!!
Jimny ainda é um carro que está pra ser descoberto no Brasil. Vai longo, muito longe. Baita jipe.
Daniel Engelbrecht
10/11/2012, 18:12
A questão talvez não seja tanto a severidade da estrada, mas a quantitade de vezes que você a percorre e as distâncias. 60km toda semana é bastante coisa. Qualquer veículo nessas condições vai demandar mais manutenção do que outros que só rodam no asfalto. Passar com um carro baixo em estrada de chão duas vezes por ano é uma coisa, agora 54 vezes é outra bem diferente.
De qualquer forma, um jimny com certeza seria mais apropriado, pela sua configuração de jipe. Por outro lado, você perderia desempenho nas estradas pavimentadas em comparação com o SX4.
Obrigado pelas dicas, mas acho que a estrada que eu uso não é tão severa assim, pois lá passa ônibus e vários outros carros inclusive de passeio.
Eu estive na concessionaria da Suzuki e expliquei o caso, eles diminuíram a pressão dos pneus para 30 psi (o normal é 33) e disseram que com isso o carro ficaria bem mais macio e aconselhado para usar em off-road e que os barulhos que eu havia relatado poderiam desaparecer ou diminuir.
Gosto muito do meu SX4, por isso vou tentar solucionar estes problemas antes de pensar em trocá-lo.
EvandroES
11/11/2012, 21:27
Com certeza via melhorar, mas fique ligado quando andar em estradas pavimentadas, pois acredito que o desgate dos pneus será bem maior também.
Abraços.
brunoavila
24/12/2012, 02:35
Para quem tem dúvidas sobre a capacidade desse carrinho em Off-Road, aqui meu relato sobre uma viagem pelas areias de Jericoacoara, com fotos e tracklog pra você repetir o passeio no seu SX4: http://www.4x4brasil.com.br/forum/trilhas/64512-jericoacoara-e-jijoca-quem-foi-6.html#post1837828
cesarpiau
25/12/2012, 15:32
Olá pessoal,
Comprei um SX4 a 1 mês e estou adorando o carro.
Estou encarando o carro como um carro de passeio mais robusto e não penso em aumentar suspensão ou trocar pneus.
Meus upgrade se limitaram a instalar alarme, módulo de vidros, speed lock, sensor de estacionamento, multimídia e câmera de ré, ou seja, só frescuras de conforto.
Meu único porém é em relação ao tamanho do tanque de combustível, já que um carro com um consumo em torno dos 10 km/l precisa de um tanque um pouco maior para viajar.
Alguém sabe quantos litros +/- restam no tanque quando a luz da reserva acende? E quantos litros +/- dá para colocar a mais depois que a bomba de gasolina destrava?
Abraço a todos.
http://www.youtube.com/watch?v=2Y3sBDzCa4A
Heribertotags
27/01/2013, 11:37
Amigos, tenho SX4 2.0 AUTOMAT 2010/2011. Consumo altíssimo (cidade máx. 7/km rodado). Carro está com 17 mil km rodados. Ainda não testei na estrada. Como posso melhorar esse consumo?? estou assustado. Meu carro anterior era um Honda Fit aut. 2010, que fazia 12, 13 na cidade.
Aguardo.
O meu é 2011/2012 Manual. 21.000 km rodados. Depende muito do transito. Na cidade faz de 7,5 (Muito transito) a 10 km/l (Pouco Transito). Na estrada, o máximo foi 14km/l. O Automático consome mais. Acho impossível chegar ao consumo do Fit na cidade - 13km/l.
O meu é igual ao seu....faço 8,5km/l no trânsito e 10,5km/l na estrada...é mais ou menos por aí.....se arrancar muito forte nos sinais e for pé pesado, é por aí mesmo....
Amigos, tenho SX4 2.0 AUTOMAT 2010/2011. Consumo altíssimo (cidade máx. 7/km rodado). Carro está com 17 mil km rodados. Ainda não testei na estrada. Como posso melhorar esse consumo?? estou assustado. Meu carro anterior era um Honda Fit aut. 2010, que fazia 12, 13 na cidade.
Aguardo.
Comprei um SX4 semana passada. O carro é um espetáculo. Dirigibilidade de Honda Fit com um conjunto de motor e câmbio muito acertado deixando o carro bem esportivo. O consumo acredito que vai ficar na média que pesquisei: entre 8 - 9 km/l na cidade pisando leve. O carro atualmente está com 450 km rodados apenas e está fazendo 7 km/l na cidade. E olha que BH tem muito morro pesado então estarei satisfeito com essa média.
O câmbio é muito bem acertado com o motor apesar de ter apenas 04 marchas assim como o Corolla atual.
O lance é saber usar o câmbio do carro. Como é 16 válvulas o carro fica mais econômico quando você usa na cidade a opção "3" do câmbio que eleva o giro deixando o carro mais esperto mas também mais econômico para cidade. Na estrada o "3D" é o mais recomendado porque aí ele passa a quarta. Se você usar o "3D" (drive) na cidade vai consumir bem mais. Faça o teste.
Basicamente fico alternando "3" e "D". Quando pego um trecho de maior velocidade coloco em "D" e é notável como o consumo fica menor. Basta olhar no medidor do carro.
Outra coisa: Carro automático consome muito mais pastilha de freio. Então se você curte uma tocada mais tranquila experimente fazer reduções com as opções "2" e "L" antes de sair pisando. Mas isso só serve para quem dirigi tranquilo e em um trânsito tranquilo em dia domingo... rs... Mas se for preocupar demais com isso você não vai curtir nada.
No mais é ter em mente que se você ligar o 4 x 4 vai exigir mais do motor e aí tem um preço do consumo inclusive dos pneus. Só vou usar o 4 x 4 em estradas. Especialmente as de Minas que possuem muitas curvas. Como não comprei o carro para offroad provavelmente nunca vou usar a opção "lock" de bloqueio de diferencial. Essa opção é para uma situação extrema e deve ser acionada com o carro parado e rodas alinhadas.
Outrigger
18/02/2013, 20:47
Tb saimos de um Honda New Fit 1.3 automático. Bom carro porém consome muito para um 1.3 (propagam 1.4, kkk).
Fomos para comprar um Grand Vitara e acabamos comprando o SX4 A/T. Os motivos foram o tamanho para a cidade, esportividade (anda muito) e a tração devido a um acidente pt com o New Fit (nos salvou com sua boa absorção de impacto e air bags). Para estradas de terra com lama para ir ao sítio e viajarmos (adoramos acampar) o carro é perfeito. Já coloquei na areia fofa e atolei pois não descalibrei os pneus e esqueci de engatar o Low no cambioautomático. Depois disso ele brincou e deu um show em relação a um 4x4 de um amigo (peso). Na areia e neve sem dúvida é superior aos SUVS e outros 4X4 pela relação peso potência.
O consumo está em 9,5 na cidade e estrada andando normal (sapatinho e as vezes dando uma pisadinha pois o carro pede, kkk).
Consumo menor que o fit pois o sx4 possui um sistema que deixa o carro com um excelente torque em baixa rotação (coletor de admissão variável). O fit precisava andar sempre com a rotação alta do motor em qq ladeira e aja ouvido.
Quanto ao carro possuir bloqueio de diferencial. Não possui. Achei que possuia tb mas nesse carnaval em uma estrda de cascalho e na subida vi que não possuia pois uma roda ficou girando no alto. Fui pesquisar e na realidade não tem. Na realidade o Lock joga mais força nas rodas traseiras (a tração no eixo traseiro parte de 25% e pode chegar até 50% no botão lock) e deixa a tração ligada direto até 60Km.
Não é automática como na AWD (botão do "meio"), fica ligado o 4x4 direto. Fiquei um pouco desapontado mas acho que já está de bom tamanho para um carro que nem é "jeep".
Único defeito do carro até agora foi o porta luvas ficar barulhento depois de 100Km de estrada de chão, não consigo solucionar (ainda não levei na concessionária, qq coisa posto aqui). Poderia vir com 6 air-bags (não entendo essa economia da Suzuki do Brasil - buraco no porta luvas do Jimny - air bag...).
Para quem roda na cidade e quer um carro para uma viagem por qq lugar do Brasil, confortável, fácil de estacionar, 0-100 em 9,5segundos e 180 de final (145 cv), econômico, revisões baratas, japonês (fabricado no Japão- bem diferente dos fabricados aqui), melhor carro de curva que tive (convergência roda traseira e 4x4), duplo air bag, só qualidades. Compare com os rivais da mesma categoria...
Se estiver errado quanto a não possuir o bloqueio de diferencial os amigos me corrijam pois a cada dia aprendo algo novo aqui no site.
Abs.
Tb saimos de um Honda New Fit 1.3 automático. Bom carro porém consome muito para um 1.3 (propagam 1.4, kkk).
Fomos para comprar um Grand Vitara e acabamos comprando o SX4 A/T. Os motivos foram o tamanho para a cidade, esportividade (anda muito) e a tração devido a um acidente pt com o New Fit (nos salvou com sua boa absorção de impacto e air bags). Para estradas de terra com lama para ir ao sítio e viajarmos (adoramos acampar) o carro é perfeito. Já coloquei na areia fofa e atolei pois não descalibrei os pneus e esqueci de engatar o Low no cambioautomático. Depois disso ele brincou e deu um show em relação a um 4x4 de um amigo (peso). Na areia e neve sem dúvida é superior aos SUVS e outros 4X4 pela relação peso potência.
O consumo está em 9,5 na cidade e estrada andando normal (sapatinho e as vezes dando uma pisadinha pois o carro pede, kkk).
Consumo menor que o fit pois o sx4 possui um sistema que deixa o carro com um excelente torque em baixa rotação (coletor de admissão variável). O fit precisava andar sempre com a rotação alta do motor em qq ladeira e aja ouvido.
Quanto ao carro possuir bloqueio de diferencial. Não possui. Achei que possuia tb mas nesse carnaval em uma estrda de cascalho e na subida vi que não possuia pois uma roda ficou girando no alto. Fui pesquisar e na realidade não tem. Na realidade o Lock joga mais força nas rodas traseiras (a tração no eixo traseiro parte de 25% e pode chegar até 50% no botão lock) e deixa a tração ligada direto até 60Km.
Não é automática como na AWD (botão do "meio"), fica ligado o 4x4 direto. Fiquei um pouco desapontado mas acho que já está de bom tamanho para um carro que nem é "jeep".
Único defeito do carro até agora foi o porta luvas ficar barulhento depois de 100Km de estrada de chão, não consigo solucionar (ainda não levei na concessionária, qq coisa posto aqui). Poderia vir com 6 air-bags (não entendo essa economia da Suzuki do Brasil - buraco no porta luvas do Jimny - air bag...).
Para quem roda na cidade e quer um carro para uma viagem por qq lugar do Brasil, confortável, fácil de estacionar, 0-100 em 9,5segundos e 180 de final (145 cv), econômico, revisões baratas, japonês (fabricado no Japão- bem diferente dos fabricados aqui), melhor carro de curva que tive (convergência roda traseira e 4x4), duplo air bag, só qualidades. Compare com os rivais da mesma categoria...
Se estiver errado quanto a não possuir o bloqueio de diferencial os amigos me corrijam pois a cada dia aprendo algo novo aqui no site.
Abs.
Sim, o SX4 possui bloqueio de diferencial, mas é do diferencial central e não nos diferenciais de eixo. O bloqueio central divide a tração em 50% para cada eixo, diferentemente do bloqueio de eixo que mantém a tração(sempre) nas rodas do mesmo eixo.
Outrigger
19/02/2013, 07:59
Coberto de razão. Na minha ignorância somente se dava esse nome ao do eixo. O Annibal acabou com minhas dúvidas a respeito. Fiquei puto na estradinha quando vi a roda patinar no ar e o carro ficar parado, kkk. Liguei o LOCK e nada, kkk. Valeu Annibal por esclarecer o quesito do bloqueio de diferencial central e do eixo.
Outrigger
19/02/2013, 08:24
O Annibal está coberto de razão. Me expressei mal. Na minha cabeça o bloqueio de diferencial era somente o do eixo. Pensava que a distribuição inteligente de força do eixo central tivesse outra nomenclatura. Santa ignorância a minha, kkk, já que o próprio nome diz "LOCK".
Na estradinha em Minas (adoro minas e seus paraísos) sofri somente em um trecho onde a roda ficou patinando no ar.Fui "tirar onda" apertando o LOCK e hahaha nada... Pensei "caramba o carro não tem bloqueio???" Isso aí Annibal, o carro não tem o bloqueio de diferencial do eixo, como pude comprovar, kkk...
É possível instalar no SX4?
Alguém sabe quais carros possuem de fábrica bloqueio de diferencial do eixo? Já existe algum tópico a respeito?
Desculpem pessoal. Valeu Annibal pelas explicações.
Desculpe a repetição da mesma idéia sou novo aqui no post e me enrolei no editor enviando 2 mensagens.
Abs.
Coberto de razão. Na minha ignorância somente se dava esse nome somente ao do eixo. O Annibal acabou com minhas dúvidas a respeito. Fiquei puto na estradinha quando vi a roda patinar no ar e o carro ficar parado, kkk. Liguei o LOCK e nada, kkk. Valeu Annibal por esclarecer o quesito do bloqueio de diferencial central e do eixo.
rafaellip
20/02/2013, 08:54
Olá Pessoal!
Tudo bem? Sou de Três Cachoeiras-RS e este é meu primeiro poste!
Cheguei aqui através de pesquisas no Google sobre a compra ou não de um SX4, e acho dificil achar alguem melhor que vocês para me dar uma força, então lá vai:
- Tenho um Cerato 2011 - 1.6 16v 126cv - automático 6 marchas, na FIPE ele está por R$ 49.000,00.
- Recebi a seguinte proposta de uma ex-concessionária Suzuki onde o cara possui alguns modelos 2012 ainda da antiga parceria:
--- Um SX4 Sportpack(couro+teto pintado) 2012 Vermelho com barras e teto preto, Mecanico, com 25.000km, pelo meu carro + R$ 9.000,00. Ou:
--- Ou um SX4 2012 modelo de entrada, Prata Zero Km(isto mesmo, apesar de 2012, é zero), mecanico - por também pelo menu carro + R$ 9.000,00.
Ainda tem o Jimny, mas este acho que não se aplica pra mim que realizo muitas viagens rodoviárias bem longas.
E agora, o que acham? os valores estão valendo a pena? Mais vale este SportPack(muito bonito mesmo) do que um zerado ano 2012?
Obrigado desde já,
Abração!
Olá Pessoal! Tudo bem? Sou de Três Cachoeiras-RS e este é meu primeiro poste!Cheguei aqui através de pesquisas no Google sobre a compra ou não de um SX4, e acho dificil achar alguem melhor que vocês para me dar uma força, então lá vai: - Tenho um Cerato 2011 - 1.6 16v 126cv - automático 6 marchas, na FIPE ele está por R$ 49.000,00. - Recebi a seguinte proposta de uma ex-concessionária Suzuki onde o cara possui alguns modelos 2012 ainda da antiga parceria:--- Um SX4 Sportpack(couro+teto pintado) 2012 Vermelho com barras e teto preto, Mecanico, com 25.000km, pelo meu carro + R$ 9.000,00. Ou:--- Ou um SX4 2012 modelo de entrada, Prata Zero Km(isto mesmo, apesar de 2012, é zero), mecanico - por também pelo menu carro + R$ 9.000,00.Ainda tem o Jimny, mas este acho que não se aplica pra mim que realizo muitas viagens rodoviárias bem longas. E agora, o que acham? os valores estão valendo a pena? Mais vale este SportPack(muito bonito mesmo) do que um zerado ano 2012?Obrigado desde já,Abração!A diferença é somente a aparência do carro. Sugiro pegar o Zero Km. Se o cara ta pedindo mais 9.000,00, oferece 5.000,00.
rafaellip
20/02/2013, 16:49
A diferença é somente a aparência do carro. Sugiro pegar o Zero Km. Se o cara ta pedindo mais 9.000,00, oferece 5.000,00.
Tens razão, a FIPE inclusive não consideraria isso. Mas o cara já estava pedindo R$ 11.000,00, e baixou até R$ 9.000,00 e não baixa mais.
No caso do Zero Km: ele é prata(o usado é vermelho) também não tem banco de couro, ponteira, aerofólio traseiro e teto pintado.. Tem noção de quanto custaria este kit?
Câmbio automático ou mecânico é questão de preferência pessoal, contudo, este tipo de carro com câmbio mecânico é muito depreciado na revenda e de comecialização mais demorada.
rafaellip
20/02/2013, 21:47
Câmbio automático ou mecânico é questão de preferência pessoal, contudo, este tipo de carro com câmbio mecânico é muito depreciado na revenda e de comecialização mais demorada.
Bah, eu imaginava até o contrário, principalmente por ser 4x4 e querer dar e vender a sensação de estar mais na mão...
Meu carro atual é um Cerato automatico, e isto tem ajudado nas cotações dele, mas o propósito dele já é um pouco diferente também.
Bah, eu imaginava até o contrário, principalmente por ser 4x4 e querer dar e vender a sensação de estar mais na mão...
Meu carro atual é um Cerato automatico, e isto tem ajudado nas cotações dele, mas o propósito dele já é um pouco diferente também.
A ideia no projeto do SX4 é ter um carro de excelente uso nas rodovias (com a estabilidade da tração integral) e, também, excelente uso no circuito urbano e que possa enfrentar uma estrada de terra (não trilha, mesmo que seja leve) com total segurança e conforto. Na minha ótica é um carro fantástico e estou cogitando adquirir um para uso da minha esposa (e meu também:fight:).
Na minha opinião esse carro precisa ser automático, o público desse perfil não vai querer ficar passando marcha.
A pessoa busca conforto, segurança e tranquilidade. Caso seja necessário uma tocada mais rápida, por uma questão de ultrapassagem, uma subida de serra ou até mesmo uma situação de perigo, basta pisar no acelerador fundo e pronto. E no pacote você adquire com bônus tração AWD, simplesmente perfeito. Não precisa jogar 4a, nem 3a e muito menos precisar na embreagem duas vezes...:)
Acho que no mercado brasileiro nenhum outro carro atende tanta diversidade de aplicação quanto o SX4.
alvaroalvares
22/02/2013, 22:35
Automatico com certeza.
Na minha opinião esse carro precisa ser automático, o público desse perfil não vai querer ficar passando marcha.
A pessoa busca conforto, segurança e tranquilidade. Caso seja necessário uma tocada mais rápida, por uma questão de ultrapassagem, uma subida de serra ou até mesmo uma situação de perigo, basta pisar no acelerador fundo e pronto. E no pacote você adquire com bônus tração AWD, simplesmente perfeito. Não precisa jogar 4a, nem 3a e muito menos precisar na embreagem duas vezes...:)
Acho que no mercado brasileiro nenhum outro carro atende tanta diversidade de aplicação quanto o SX4.
Olá, Pessoal !
Pensando num SX 4, me vêm a tona algumas dúvidas, e muito agradeceria a gentileza de vocês, conhecedores do SX 4, em dirimí-las, se possível :
# as revisões são a cada 10 k km e/ou a cada 6(seis) meses(ou 12 meses) ?
# as trocas de óleo lubrificante são a qual período ?
# o carro agüenta bem a buraqueira das ruas de nossas cidades, bem como algumas incursões em estradas não asfaltadas do interior, sem precisar, na volta, refazer a geometria de direção / alinhamento de pneus, como os nossos carros do dia-a-dia(eu tive um Uno-dos antigos- em que acontecia exatamente isso ) ?
# há necessidade de reapertos frequentes no conjunto do carro (rodas / suspensão / carroceria / etc), para retirar ruídos, tanto internos quanto externos ?
# qual o tipo de gasolina deve ser utilizado nesse carro , a comum, a aditivada ou outra, mais especial ?
# diante da existência de um micro estepe amarelo, que não deixa segurança alguma ao motorista, pergunto da freqüencia da necessidade de substituição de pneus (pelo tal estepe) devido a furos / danos / etc nos que estão em rodagem no veículo, isto é, eles resistem bem ao uso corriqueiro?
# o vendedor informou-me que o seguro, para bônus 10, seria da ordem de 2.500 $ ! É dessa ordem de valores mesmo ?
# como é o pós-venda das ccs da marca, inclusive a de Caxias (se alguém conhece) ?
No fim de tarde da 6ª.última, estive na ccs daqui, sem muito tempo, e não consegui todas as respostas de que necessitava, a não ser que eles possuíam carros semi-novos e novos (câmbio manual por ~57,9 $ e auto por ~71,9 $), mas fiquei de marcar um TD antes do fim deste mês, a fim de avaliar da possibilidade de comprar este carro em sua versão auto. Mas fiquei preocupado com fato de que eles me informaram de que as revisões seriam baratas e a cada 10k km, mas ele desconversou ao eu perguntar se essas revisões obedeciam, alternativamente, a prazos decorridos ( 6 meses, um ano)...Minha “navegadora”, com seu Palio 2008, ainda não atingiu os 39 k km desde 2008 (5 anos, quase), e se o Grupo Souza Ramos(dono da Suzuki do Brasil...) modificou , aqui para o Brasil, os prazos de revisão para cada 6 meses ou 10 k km( obrigando a se rodar até 20 k km / ano), é muito ruim(para o consumidor e dono de um Suzuki), pois aí minha mulher , que faz perto de 8 k km / ano, vai ter, a toda hora, de levar o carro para a oficina da ccs, para apor o carimbo da garantia, fazendo ou não a quilometragem toda exigida...
Gratos pela atenção.
Abçs.
brunoavila
04/03/2013, 04:09
Em resposta ao rafaellip, eu também tinha um Cerato. Vendi o Cerato para comprar o SX4. O Cerato era um carro excelente, muito bonito e confortável. Porém é um carro baixo e o asfalto de Fortaleza é muito ruim. Além disso comecei a frequentar sítios e praias por conta de alguns esportes de natureza que pratico. Portanto o SX4 foi a escolha ideal, já que trafego muito em meio urbano, na maioria das vezes em asfalto ruim e nos fins de semana enfrento umas pistas de terra ou trilhas de areia.
Comprei o mecânico pq sou acostumado com o mecânico e acho que, pelo menos pra mim, não valeria pagar 6 mil reais a mais pelo automático. Talvez se eu fosse acostumado com carros automáticos, quem sabe. Porém quanto a revenda, acredito que quem compra um carro como esse, que não é popular, importado, 4x4 (aqui em Fortaleza, por ser 4x4 o cara já acha que vc tacou o carro na areia), com design de 2006 defasado em relação ao design dos carros atuais, não deve levar muito em conta o valor dele de revenda e sim as suas qualidades. Acho que ao comprar um SX4, deve-se pensar que estamos comprando segurança, conforto, possibilidade de enfrentar terrenos off-road e se divertir com o carrinho, pois é certo que o valor da revenda será muito defasado, sendo mecânico ou não. Devemos pensar em revenda quando compramos carros populares como Palio, Gol, Uno, carros que vendem rápido e com pouca defasagem. Agora carros como o SX4, devemos comprar pensando principalmente em nos divertir. ;)
E quem disse que o SX4 foi feito apenas pra estrada de terra e não pra trilhas, olha que o bichinho enfrenta bem trilhas de areia fofa. Sobe até duna. Aqui um vídeo que fiz:
Suzuki SX4 - Aprendendo a dirigir nas dunas - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=-3-dCuu0qyk)
E aqui um relato com fotos de uma viagem que fiz com ele pela praia e por trilhas até Jericoacoara:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/trilhas/64512-jericoacoara-e-jijoca-quem-foi-6.html#post1837828
Valeu!
muito legal esse vídeo....mas não tenho coragem de colocar o meu na areia....
TONHO SUZUKI
06/03/2013, 06:56
Esta ai o novo SX4.
Salão de Genebra: Suzuki SX4 - O crossover japonês ficou maior (http://carplace.virgula.uol.com.br/salao-de-genebra-suzuki-sx4-s-cross/)
Ficou maior, do comprimento de uma Tucson. Ficou bonito, mas com traseira igual a do ASX.
bah...perdeu a sua identidade ....
Guilherme Maccari
06/03/2013, 18:27
Olá pessoal... Acabei de comprar meu primeiro carro 4x4! É um Suzuki Sx4 Manual, Branco com o Sport Pack 2012.
Além de achar bonito, fui surpreendido com um carro extremamente estável, seguro, confortavel e economico (10 na cidade e 14 na estrada). Peguei ele com 13 mil Km e paguei 52 Pilas.. Achei um bom negocio. já que está 2 pilas abaixo da tabela fipe.
Venho lendo aqui no forum, que a mecanica suzuki é boa e confiavel, porem muitas pessoas tem medo de ficar na mão novamente. Sinceramente, nao sei o que pensar a respeito, mas sei que vou aproveitar muito esse carrinho até que aconteça alguma coisa.. pq divertido ele é e muito!
No final de semana passado, estive passeando pelas praias aos redores do Farol de Santa Marta em Laguna, ao Sul de Santa Catarina e o que eu vi foi um carro agil com o 4x4 na função Lock, com um torque agradavel em baixa rotação e proporcionou varios momentos divertidos.
Nao é um off road na mais pura expressão da palavra, mais para quem nao vai fazer trilhas pesadas, ele atende muito bem.
Recomendo pra quem estiver em duvida!
Abraço
Olá, Pessoal !
Será que esse novo SX4 do Salão de Genebra demora muito para chegar por aqui, digamos, lá por setembro de 2013 ? Ou será que vale a pena nem esperar e pensar na versão atualmente existente nas lojas ?
Eu até estava pensando num automático, mas o consumo, com aquele pequeno tanque de 45 l me deixa preocupado (400 km por tanque (?)) Talvez o manual, sendo mais econômico, seja mais viável, somente para não ser muito amigo de um frentista...Com o manual, com cada tanque se consegue percorrer uns 500 km ?
Abçs.
Guilherme Maccari
07/03/2013, 09:27
Olá, Pessoal !
Será que esse novo SX4 do Salão de Genebra demora muito para chegar por aqui, digamos, lá por setembro de 2013 ? Ou será que vale a pena nem esperar e pensar na versão atualmente existente nas lojas ?
Eu até estava pensando num automático, mas o consumo, com aquele pequeno tanque de 45 l me deixa preocupado (400 km por tanque (?)) Talvez o manual, sendo mais econômico, seja mais viável, somente para não ser muito amigo de um frentista...Com o manual, com cada tanque se consegue percorrer uns 500 km ?
Abçs.
Já rodei 585km na estrada, a 100km/h, no limite! a luz da reserva já tava até piscando hehe cambio manual, marcando 13,5km/l e sinceramente, eu não gostei mtu das imagens que eu vi desse novo Sx4...
A reportagem fala que o modelo é destinado para Europa. Até chegar aqui....sei não...uns 2 anos....
TONHO SUZUKI
07/03/2013, 20:23
A reportagem fala que o modelo é destinado para Europa. Até chegar aqui....sei não...uns 2 anos....
Como o SX4 é importado do Japão, vai depender de quando a fábrica de lá vai começar a fabricar o carro. O Grand Vitara alterou lá e já mudou aqui (facelift).
Mas parece que o GV novo, lá no Japão, não teria mais o estepe preso na parte externa da porta..
TONHO SUZUKI
08/03/2013, 06:42
Mas parece que o GV novo, lá no Japão, não teria mais o estepe preso na parte externa da porta..
O GV a um bom tempo sai da fábrica de dois modos, com estepe ou sem estepe. Em alguns países da Europa é vendido sem o estepe. Nos EUA até agora a pouco, até o encerramento das atividades da Suzuki lá era vendido com estepe. Na Itália é vendido sem estepe e uma versão que eles chama de off road com estepe. O GV daqui é alinhado com os outros do resto do mundo, claro, sempre com as tradicionais depenações dos carros ocorridas aqui no Brasil, como tirar o controle de tração e airbags laterais, por exemplo.
rafaellip
12/03/2013, 19:15
Olá pessoal... Acabei de comprar meu primeiro carro 4x4! É um Suzuki Sx4 Manual, Branco com o Sport Pack 2012.
Além de achar bonito, fui surpreendido com um carro extremamente estável, seguro, confortavel e economico (10 na cidade e 14 na estrada). Peguei ele com 13 mil Km e paguei 52 Pilas.. Achei um bom negocio. já que está 2 pilas abaixo da tabela fipe.
Venho lendo aqui no forum, que a mecanica suzuki é boa e confiavel, porem muitas pessoas tem medo de ficar na mão novamente. Sinceramente, nao sei o que pensar a respeito, mas sei que vou aproveitar muito esse carrinho até que aconteça alguma coisa.. pq divertido ele é e muito!
No final de semana passado, estive passeando pelas praias aos redores do Farol de Santa Marta em Laguna, ao Sul de Santa Catarina e o que eu vi foi um carro agil com o 4x4 na função Lock, com um torque agradavel em baixa rotação e proporcionou varios momentos divertidos.
Nao é um off road na mais pura expressão da palavra, mais para quem nao vai fazer trilhas pesadas, ele atende muito bem.
Recomendo pra quem estiver em duvida!
Abraço
Guilherme Maccari, tu comprou lá do Bertu, não foi? eu tava olhando esse pra comprar também, mas eles estavam querendo o meu Cerato Aut. 2011 e + R$ 10.000.. e achei que ficou salgado pra um carro que tenho meu medo na hora da revenda. No momento tem 2 lá na DSCar (1 zero-km 2012, e um sportpack vermelho 30k), ambos pelo meu cerato + R$ 9.000.
Estou muito na dúvida mesmo.. pois até comentei com a minha namorada que o Cerato se tornava inviavel por causa das revisões muito caras(entre R$ 800 até R$ 1.500) e do seguro de R$ 2.900,00 (Lembrando que tenho 26 anos).
Como ficou o teu seguro? que carro que tinha antes? Está bastante satisfeito com o SX4?
Abração!
Guilherme Maccari
12/03/2013, 23:26
Eae Rafael..tudo blz? comprei o carro do bertu sim... ele tava pedindo 58mil na internet.. dai fui lá conversar com ele, ja conhecia ele a até ja tinha comprado um outro carro dele anteriormente, e resumindo, ele me fez por 52mil a vista sem troca.. achei um preço bom visto que está 54mil na fipe.. e eles tinham acabado de fazer a revisão dos 10mil, o bertu mesmo que fez... carrinho ta em dia.. foram 633 reais na primeira revisão. A tabela completa ta no site da suzuki! sempre por volta dos 400 a 600 reais..
Eu troquei o carro da minha esposa, que era um palio 1.0 2010 que acabei vendendo por fora do negocio, nem tem como comparar.. e o carro está no nome dela assim o seguro saiu por 1700 reais e o emplacamento sai por volta de 1150 reais
O carro é um espetáculo cara, vale mtu a pena.. o cambio manual é curto de engates precisos e mtu esperto, arranca e retoma a velocidade mtu rapido.. fora a estabilidade que nao tem comparação.. você sente a qualidade de construção do carro, Eu tenho atualmente uma grand tour 2011 1.6, mas ja tive golf 2.0 e o sx4 da um show! o carro do final de semana agora é o Sx4, alem de tudo que ele é no asfalto, na areia da praia ele é fera..
Acredito que os brasileiros não descobriram as virtudes do SX4 ainda, por isso a revenda franca ou talvez a desconfiança da marca, não sei, pelo menos me parece mais barato de manter do que muitos carros da KIA e Hyundai.
Recomendo fortemente! Abraços!!
Guilherme Maccari
13/03/2013, 08:48
Olá Pessoal!
Analisando a tabela de revisões do Sx4, percebi que o óleo do diferencial só é substituído aos 10k e depois nas revisões até 100k não sugere mais a troca do mesmo. Me pergunto, porque? Será que existe um risco de contaminação maior do oleo até os 10k? E depois, não é mais necessario mesmo fazer a substituição do oleo? Outra duvida, na tabela de revisão, não informa se devemos substituir o oleo do dif. dianteiro tambem ou só o traseiro?
Na nota fiscal está descrito como Mobil 80W90.
Olá Pessoal!
Analisando a tabela de revisões do Sx4, percebi que o óleo do diferencial só é substituído aos 10k e depois nas revisões até 100k não sugere mais a troca do mesmo. Me pergunto, porque? Será que existe um risco de contaminação maior do oleo até os 10k? E depois, não é mais necessario mesmo fazer a substituição do oleo? Outra duvida, na tabela de revisão, não informa se devemos substituir o oleo do dif. dianteiro tambem ou só o traseiro?
Na nota fiscal está descrito como Mobil 80W90.
A primeira troca dos óleos de diferenciais e caixa de transferência (como também o óleo de motor) acontecem com pouca quilometragem devido ao desgaste inicial das engrenagens produzirem limalhas que ficam circulando no óleo e produzindo desgastes excessivos nestas mesmas engrenagens. Após esta troca inicial não mais serão criadas as limalhas e daí para frente vida normal. A Suzuki fazia, ao menos no GV, não sei se o mesmo ocorreu com o SX4, a primeira revisão aos 3.000 km. De tanto os proprietários reclamarem, achando isto um absurdo, esta revisão foi eliminada. Eu fiz, mesmo tendo ela sido suspensa, a revisão dos 3.000 para expulsão das limalhas, o que é altamente recomendável, pois, prolonga consideravelmente a vida de todos os componentes.
Guilherme Maccari
13/03/2013, 09:43
A primeira troca dos óleos de diferenciais e caixa de transferência (como também o óleo de motor) acontecem com pouca quilometragem devido ao desgaste inicial das engrenagens produzirem limalhas que ficam circulando no óleo e produzindo desgastes excessivos nestas mesmas engrenagens. Após esta troca inicial não mais serão criadas as limalhas e daí para frente vida normal. A Suzuki fazia, ao menos no GV, não sei se o mesmo ocorreu com o SX4, a primeira revisão aos 3.000 km. De tanto os proprietários reclamarem, achando isto um absurdo, esta revisão foi eliminada. Eu fiz, mesmo tendo ela sido suspensa, a revisão dos 3.000 para expulsão das limalhas, o que é altamente recomendável, pois, prolonga consideravelmente a vida de todos os componentes.
Eu comprei o carro com 13k rodados e acredito que só tenham feito a revisão dos 10k e mais nada. Isso foi executado no dif. traseiro, certo? e no dianteiro, é necessario a troca do oleo tbm? Pelo que vi no manual, o oleo da caixa de transferencia só ocorre com 50k. Seria prudente eu executar essa substituição antes do recomendado?
Eu comprei o carro com 13k rodados e acredito que só tenham feito a revisão dos 10k e mais nada. Isso foi executado no dif. traseiro, certo? e no dianteiro, é necessario a troca do oleo tbm? Pelo que vi no manual, o oleo da caixa de transferencia só ocorre com 50k. Seria prudente eu executar essa substituição antes do recomendado?
Não sei dizer sobre os requisitos do SX4 para estas substituições. O SX4 não é tração permanente e o diferencial, em princípio, mais utilizado é o traseiro (se não me engano sua tração 4x2 se dá no eixo traseiro). No caso do GVIII a tração é permanente e os dois diferenciais estão em constante atuação, daí a necessidade de substituição do óleo ser igual para ambos os diferenciais,pois os desgastes nas engrenagens são idênticos. Como foi feita a substituição aos 10.000 km, de agora em diante siga as instruções do manual. O SX4 não tem caixa de transferência, esta viatura não possui reduzida.
Guilherme Maccari
13/03/2013, 10:39
Não sei dizer sobre os requisitos do SX4 para estas substituições. O SX4 não é tração permanente e o diferencial, em princípio, mais utilizado é o traseiro (se não me engano sua tração 4x2 se dá no eixo traseiro). No caso do GVIII a tração é permanente e os dois diferenciais estão em constante atuação, daí a necessidade de substituição do óleo ser igual para ambos os diferenciais,pois os desgastes nas engrenagens são idênticos. Como foi feita a substituição aos 10.000 km, de agora em diante siga as instruções do manual. O SX4 não tem caixa de transferência, esta viatura não possui reduzida.
A tração do SX4 é predominante na dianteira, somente na situação AUTO ou LOCK é que a força é transferida para o eixo traseiro. Assim o dif. mais utilizado é o Dianteiro. E essa é a minha maior duvida, se é necessario substituir o oleo desse dif. dianteiro também ou não. Pois na nota fiscal da revisão dos 10k está marcando somente 1 Litro desse óleo, então acredito que só foi substituido o oleo do dif traseiro.
Em relação a caixa de transferência, acredito que me expressei errado, não seria caixa de transferência e sim de transmissão. A minha caixa é Manual e a Suzuki recomenda-se a troca a cada 50k.
A tração do SX4 é predominante na dianteira, somente na situação AUTO ou LOCK é que a força é transferida para o eixo traseiro. Assim o dif. mais utilizado é o Dianteiro. E essa é a minha maior duvida, se é necessario substituir o oleo desse dif. dianteiro também ou não. Pois na nota fiscal da revisão dos 10k está marcando somente 1 Litro desse óleo, então acredito que só foi substituido o oleo do dif traseiro.
Em relação a caixa de transferência, acredito que me expressei errado, não seria caixa de transferência e sim de transmissão. A minha caixa é Manual e a Suzuki recomenda-se a troca a cada 50k.
Isto posto, eu adotaria a seguinte prática: já que não é uma despesa que possa quebrar a conta bancária, acho que vale a pena fazer a substituição de todos os óleos (imagino que você não vai se desfazer do SX4 em pouco tempo) e prosseguir com vida nova e cabeça tranquila. Daí em diante, siga as recomendações do manual.
Guilherme Maccari
13/03/2013, 11:10
Isto posto, eu adotaria a seguinte prática: já que não é uma despesa que possa quebrar a conta bancária, acho que vale a pena fazer a substituição de todos os óleos (imagino que você não vai se desfazer do SX4 em pouco tempo) e prosseguir com vida nova e cabeça tranquila. Daí em diante, siga as recomendações do manual.
Acabei de ligar na CCS e o consultor me informou que na revisão dos 10k realmente é substituido o oleo dos dois diferenciais, e que a nota fiscal está lançada errado a quantidade de óleo utilizado na troca. A troca só é realizada na revisão dos 10k, pelo motivo das limalhas no período inicial da peça. Na proxima revisão dos 20k, acompanharei de perto os serviços e tirarei minhas duvidas!
Valeu Annibal pelas dicas e recomendações.
Abraços!
Acabei de ligar na CCS e o consultor me informou que na revisão dos 10k realmente é substituido o oleo dos dois diferenciais, e que a nota fiscal está lançada errado a quantidade de óleo utilizado na troca. A troca só é realizada na revisão dos 10k, pelo motivo das limalhas no período inicial da peça. Na proxima revisão dos 20k, acompanharei de perto os serviços e tirarei minhas duvidas!
Valeu Annibal pelas dicas e recomendações.
Abraços!
OK! Disponha.:concordo:
Guilherme Maccari
13/03/2013, 13:49
Naquela empolgação do carro novo, fico fuçando na internet sobre manutenção e melhorias que podem ser aplicadas..
Achei esse video no youtube, que seria da instalação de uma barra de estabilização no eixo traseiro do Sx4.
Road Race Motorsports rear sway bar install suzuki sx4 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=uPJw1B4Ye-8)
Qual será o ganho real com essa barra? estabilidade? redução do rolamento da carroceria? Já li em algum lugar que as rodas traseiras do SX4 convergem em curvas acentuadas.. isso não poderia dar um "conflito de interesse" nos dispositivos?