Conectar

Ver Versão Completa : Novo jipe brasileiro - TAC Stark

Páginas : 1 2 [3] 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

alvaro.jrc
28/08/2008, 00:30
Parece que agora vai!!!:-P

http://painel2.softmail.com.br/display.php?M=10097&C=489616a0019d0337719bc43227174002&S=206&L=10&N=161

Finalmente!!!! :palmas:

CAVESO
28/08/2008, 01:05
ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA! :palmas: :palmas:

Tropeiro
25/09/2008, 16:01
A demora no projeto, dá-se por conta do desenvolvimento de todo veículo, em média 6 anos. O Stark levou 4. Oquê acontece, essa demora toda para lançar o veículo, é que este foi apresentado prematuramente a comunidade bem como a imprensa, a cada passo que o projeto evoluia. O Celta por exemplo, levou 6 anos para ser projeto, mas de uma hora pra outra foi apresentado. O veículo será lançado na metade de 2009, com novidades e melhorias. Sò lembrando, o jipe estará novamente em exposição no Salão do Automóvel, com possibilidade de compra no local.

alvaro.jrc
25/09/2008, 18:19
Sò lembrando, o jipe estará novamente em exposição no Salão do Automóvel, com possibilidade de compra no local.

PELO AMOR DE SÃO JIPEIRO!! Finalmente uma notícia boa. Mas fica uma dúvida tropeiro, possibilidade de compra no local mas para receber na metade de 2009 ou pagou levou??? Outra coisa, já definiram a motorização se será mesmo o motor do Fiat Ducato??? Terá opção a Gasolina para o menos afortunados ou enfortunados??

e o principal........ VAI CUSTAR QUANTO????

Peço desculpas pelas infinitas perguntas, mas a vontade de ver esse Jipão parado aqui na minha garagem é grande!!!

Fica uma dica aí para promover o Jipe, pq não fazem alguma promoção vinculada com alguma rede de postos nacional tipo ipiranga, br, etc, sorteando o primeiro veículo da linha de montagem???? Seria uma boa estratégia de Marketing e uma ótima oportunidade para os jipeiros lisos como eu adquirirem um Stark (vulgo Tork, como foi rebatizado aqui no Forum).:mrgreen:

[ ]s!!!

Morceli
02/10/2008, 18:56
Será que desencanta!!!!
http://www.webmotors.com.br/wmPublicador/OffRoad_Conteudo.vxlpub?hnid=40589
Abraços.
Marcelo.

BADIA
02/10/2008, 20:10
Tô na torcida para q desencante e possamos contar com mais uma opção nacional.

Piolho-BA
02/10/2008, 23:03
Tô na torcida para q desencante e possamos contar com mais uma opção nacional.

Tb estou torcendo!
E particularmente curioso acerca do preço do TAC Stark

abç,

Piolho-BA
02/10/2008, 23:06
E tb se vai ter uma boa rede de concessionários...

Morcego
03/10/2008, 07:54
A demora no projeto, dá-se por conta do desenvolvimento de todo veículo, em média 6 anos. O Stark levou 4. Oquê acontece, essa demora toda para lançar o veículo, é que este foi apresentado prematuramente a comunidade bem como a imprensa, a cada passo que o projeto evoluia. O Celta por exemplo, levou 6 anos para ser projeto, mas de uma hora pra outra foi apresentado. O veículo será lançado na metade de 2009, com novidades e melhorias. Sò lembrando, o jipe estará novamente em exposição no Salão do Automóvel, com possibilidade de compra no local.

Tropeiro,

Explique melhor esta possibilidade de compra local.
Esta informação veio da propria Stark ? Poste mais detalhes.

Milton Quindim
03/10/2008, 08:36
Que interessante, a ação do tempo sobre um projeto. Até parece que os projetistas estavam adivinhando que o preço do petróleo iria disparar e optaram pelo motor flex que hoje se mostra uma das melhores opções em termos de custo benefício.
Quem pagava até 20 mil num motor diesel há pouco mais de dois anos se vê hoje ameaçado de ter de jogar fora seu motor para não correr o risco de fcar sem combustível na cidade.
Foi adiado mais uma vez a decisão da petrobrás de vender somente o diesel 10 nas cidades, qe significa aniquilar com a possibilidade de uso dos atuais motores diesel, mas a mudança é inevitável, e como ocorreu com o alcool em meados dos anos 80 e com o gnv recentemente aqueles que fizeram a opção pelo diesel acabarão se arrependendo amargamente como aueles que investiram muitos milhares de real no inicio do gnv.

Agora o motor 1.8 poderá ser trocado por outro mais potente sem problemas e os diesel ficarão encalhados nas oficinas e desmanches.

Só para esclarecer, o diesel 10 é um menos poluente, nada há ver com biodiesel, simplesmente possui 10 particulas sólidas por milhão diferente do diesel vendido hoje que chega a ter 5000 particulas sólidas por milhão e é tão poluente mesmo com os sistemas de filtragem dos tubos de descargas.
Seria mais parecido com a gasolina o que elevará seu preço em até 40% passando em muito o valor gasto nos motores a gasolina além é claro com menos particulas sólidas a relação litro/quilômetros diminuirá sensivelmente na faixa de 20%.
Então quem vai ter coragem de pagar mais por um motor que gasta mais e rende menos do que a gasolina????????/
Esperaremos para ver.

Kilder de Meneses
03/10/2008, 09:47
...pois é, eu era um que estava a fim de adquirir o Stark para a minha esposa....protelei..... protelei.... até que ela perdeu a paciência.

Resultado: segunda estaremos na concessionária da Ford pegando um Ecosport. :(

Pena.

Mas o ano que vem está ai.....quem sabe né.

VOVÔ DO TROLLER
03/10/2008, 09:59
...pois é, eu era um que estava a fim de adquirir o Stark para a minha esposa....protelei..... protelei.... até que ela perdeu a paciência.

Pena.

Desculpe-me a intromissão, caro colega forista de Meneses. Vai de Tracker que é incomparavelmente melhor. Se você tiver um pouco de paciência e quiser inúmeras informações sobre o Tracker, vá até o tópico "Suzuki" e sub-tópicos que falam sobre o Tracker (= Suzuki Grand Vitara). O colega me perdoe , novamente a intromisão, mas estou falando por experiência própria. Eu quase cai na besteira de comprar um Eco. Abs. Válter

alvaro.jrc
03/10/2008, 10:01

Pena.

Pelo amor de deus, não faz uma merda dessas!!!!!

Se comprar vai se arrepender e muito, acesse o tópico do ecosport que vc vai ver o quanto esse carro é uma porcaria.

Vai de tracker que vai ser muito mais feliz.

Morcego
03/10/2008, 10:06
Pelo amor de deus, não faz uma merda dessas!!!!!

Se comprar vai se arrepender e muito, acesse o tópico do ecosport que vc vai ver o quanto esse carro é uma porcaria.

Vai de tracker que vai ser muito mais feliz.

Aqui vão os links pra agilizar e salvar o amigo Forista antes que seja tarde. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5273
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41497

umberto xxxrrr
03/10/2008, 10:29
Que interessante, a ação do tempo sobre um projeto. Até parece que os projetistas estavam adivinhando que o preço do petróleo iria disparar e optaram pelo motor flex que hoje se mostra uma das melhores opções em termos de custo benefício.
Quem pagava até 20 mil num motor diesel há pouco mais de dois anos se vê hoje ameaçado de ter de jogar fora seu motor para não correr o risco de fcar sem combustível na cidade.
Foi adiado mais uma vez a decisão da petrobrás de vender somente o diesel 10 nas cidades, qe significa aniquilar com a possibilidade de uso dos atuais motores diesel, mas a mudança é inevitável, e como ocorreu com o alcool em meados dos anos 80 e com o gnv recentemente aqueles que fizeram a opção pelo diesel acabarão se arrependendo amargamente como aueles que investiram muitos milhares de real no inicio do gnv.

Agora o motor 1.8 poderá ser trocado por outro mais potente sem problemas e os diesel ficarão encalhados nas oficinas e desmanches.

Só para esclarecer, o diesel 10 é um menos poluente, nada há ver com biodiesel, simplesmente possui 10 particulas sólidas por milhão diferente do diesel vendido hoje que chega a ter 5000 particulas sólidas por milhão e é tão poluente mesmo com os sistemas de filtragem dos tubos de descargas.
Seria mais parecido com a gasolina o que elevará seu preço em até 40% passando em muito o valor gasto nos motores a gasolina além é claro com menos particulas sólidas a relação litro/quilômetros diminuirá sensivelmente na faixa de 20%.
Então quem vai ter coragem de pagar mais por um motor que gasta mais e rende menos do que a gasolina????????/
Esperaremos para ver.

:shock::shock:

Kilder de Meneses
03/10/2008, 11:07
O fato já está consumado....

......li sobre nos tópicos abertos..... não fiquei tão preocupado com a nova aquisição dela devido ao fim para que o Ecosport será destinado....só cidade....e, penso eu, que qualquer carro novo é bom nos dias de hj....seja da marca ou modelo que for...

Fui ver o Tracker com ela, estava com condições boas, mas deram muito pouco pelo carro dela, fiquei animado com isso, pois protelaria a compra pensando no pós outubro, devido os lançamentos tão esperados.

Mas é isso galera, diante do fato consumado só me resta agora informar a vcs o desempenho do tão odiado.....NA CIDADE.

Abraços ecosportianos. :(

alvaro.jrc
03/10/2008, 11:12
Aqui vão os links pra agilizar e salvar o amigo Forista antes que seja tarde. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5273
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41497

Acho que não salvamos uma alma do purgatório.:mrgreen:

Kilder, mesmo em cidade o cacareco é ruim, digo isso pois minha sogra acabou de vender o dela, após 2 embreagens em menos de 40.000km de uso quase que 100% urbano. O offroad mais brabo que ele já viu foi estrada de terra batida indo pro sítio, coisa que eu já fiz indo de gol rebaixado sem problemas.

Se o carro é pra cidade e na ford pagaram bem vai de focus que é muito mais carro pelo mesmo preço e agora será lançado modelo novo que tá bem legal.

Morcego
03/10/2008, 11:20
:shock::shock:

Eu fingi que não li !:mrgreen:

alvaro.jrc
03/10/2008, 11:45

Eu tb, não para ignorar, mas para não ser ignorante, pois não entendi nadinha. :oops:

Falando em motor, pelo link o motor do Stark será do novo sedã da fiat, que custará uma pequena fortuna, considerando isso a manutenção do Jipe será infinitamente mais cara do que se tivessem utilizado um bom e velho AP.

emidiodesigner@yahoo.com
03/10/2008, 12:55
http://img165.imageshack.us/img165/3926/imadnoticia99571ek6.jpg
http://img262.imageshack.us/img262/6991/imadnoticia99581wj7.jpg
http://img242.imageshack.us/img242/172/tac1mv4.jpg
http://img262.imageshack.us/img262/5910/tac2es6.jpg
http://img183.imageshack.us/img183/9518/2369672yl8.jpg
http://img183.imageshack.us/img183/6214/2369226sx7.jpg
http://img180.imageshack.us/img180/2036/tabelatacon7.jpg
Oi sou novo no forum, e assim que esse carrro fiquei curioso. como faço pra ter mais informações sobre ele? Obrigado

emidio cavalcante

CAVESO
03/10/2008, 13:11
Émidio,

Tá no lugar certo mas na hora errada...

O carro nunca sai....

VOVÔ DO TROLLER
03/10/2008, 13:18
Nem eu...........................

Leandro-df
03/10/2008, 13:20
Ler a mensagem abaixo.

Leandro-df
03/10/2008, 13:21
O Stark será lançado comercialmente no salão do automóvel deste mês de outubro, podendo inclusive comprá-lo no local, mas eles só serão entregues no 2º semestre de 2009, e provavelmente será com o novo motor. No site da TAC Motors (a fabricante), eles disponibilizaram novas fotos do Stark, com algumas melhorias, e a retirada dos adesivos "FLEX", que antes tinha....

Vasculhem o site que lá tem muito informação sobre o veículo:

http://www.tacmotors.com.br

Milton Quindim
03/10/2008, 13:36

Pois seria melhor pesquizar a respeito antes de optar pelo motor a diesel.

http://web.infomoney.com.br/templates/news/view.asp?codigo=1353349&path=/suasfinancas/

http://br.news.yahoo.com/s/30092008/25/manchetes-s-10-diesel-poluente-adotado-2012.html

http://brasilatual.com.br/sistema/?p=791

http://www.ambienteemfoco.com.br/?p=8809

Melhor explicação e reportagem mais completa no site ambiente em foco.

Alem de pesquizar tbm sobre as mudanças de bomba e bicos e camisas para poder utilizar o novo diesel.
Abraços octanados.:mrgreen:

alvaro.jrc
03/10/2008, 13:50
http://www.tacmotors.com.br/upload/clipping/clipping_126.gif

RABUGENTO
03/10/2008, 14:59
Eu desconheço Diesel 10. Pelo menos aqui no Brasil.
O Diesel atual vendido nos centros urbanos é o 500. Nas estradas vendem até o 2000.
O Diesel Podium que já existe em alguns postos é o 200.
Existe a promessa da Petrobrás de comercializar o 50 a partir de janeiro de 2009.

Todos carros Flex que conheci bebem muito mais gasolina ou alcool que os que se utilizam de um só combustível.

Continuarei usando Diesel nas picapes que for proprietário e se a Suzuki lançar o Tracker Diesel por preço compatível será trocado o a gasolina.

Se esse Tac Starc, que já deveria estar rodando for lançado pelo preço que colocaram, prefiro um Troller Diesel.

Esse jipinho está me parecendo mais um engôdo como foi o Gurgel :(

Estão estudando o Diesel/Gas. Quando estiver no mercado estudarei a opção.

PS: Se sobrar motor Diesel nos desmanches por preço "bão" podem me avisar.

Morcego
03/10/2008, 15:21

Esperaremos para ver.

Milton,

Tudo bem, realmente não estava nada informado sobre o diesel 10.

Só não entendi esta sua colocação sobre motores diesel encalhados nos desmanches.
Você acha que isto vai acontecer por causa do Diesel 10 ?
Para rodar com diesel 10 os motores atuais não servem ?

Desculpe, mas não entendi seu ponto de vista.

CAVESO
03/10/2008, 15:31
Dois comentários sobre a foto do Alvaro:

1-Suzuki fica 5 anos longe do país e me volta como o mesmo Jimmy de 6 anos atrás??????? Nem pra mudar um farolzinho aqui, uma grandinha ali, uma lanterninha acolá???

Somos ou não somos um país de otários????

2- Poderemos comprar o Stark agora mas só receberemos no segundo semestre de 2009 (provalvemente entregarão de fato em 2010)????????

RABUGENTO
03/10/2008, 15:41
Otários seremos se comprarmos pelo preço que pedem ou se encomendamos para receceber Deus sabe quando.

Esse jipinho me lembra o Gurgel, acho que já coloquei isso...

Quanto ao Diesel S-10, os motores todos aceitam. Não serão prejudicados.

Alfredo Stavale
03/10/2008, 15:48

1-Suzuki fica 5 anos longe do país e me volta como o mesmo Jimmy de 6 anos atrás??????? Nem pra mudar um farolzinho aqui, uma grandinha ali, uma lanterninha acolá???

2- Poderemos comprar o Stark agora mas só receberemos no segundo semestre de 2009 (provalvemente entregarão de fato em 2010)????????

o stark vai ser lançado na abertura da copa do mundo FIFA de 2014.

Morcego
03/10/2008, 15:55
Ai vem o vendedor esperto e diz: "Pode pagar pelo jipinho agora faremos um preço especial, o recebimento é garantido por contrato, tem até multa por atraso". :pensativo:

Me engana que eu gosto... KKKKKK:parede:

RABUGENTO
03/10/2008, 16:26
o stark vai ser lançado na abertura da copa do mundo FIFA de 2014.

Não aguentei! :)

Será que até 2014 teremos um foguete brasileiro para lançá-lo ao espaço???

o Tac será catarinense da terra do Eraldo Nazario (Capivari de Baixo-SC)? Aquele da pirâmide das capsulas milagrosas economizadoras de combustível AZUIS (FFI) ?

alvaro.jrc
03/10/2008, 16:42

Caveso o Jimny não mudou praticamente nada nesses 6 anos, até na europa é essa a versão vendida, a única diferença é o um detalhe do para-choque. Quanto ao preço realmente está salgado, na minha opinião se chegasse por R$ 50.000,00 venderia bem, por R$ 45.000,00 desbancaria até o travecosport.

http://www.3dexport.com/models/squir/suzuki_jimny/jimny%202.jpg

Milton Quindim
03/10/2008, 21:24
Milton,

Tudo bem, realmente não estava nada informado sobre o diesel 10.

Só não entendi esta sua colocação sobre motores diesel encalhados nos desmanches.
Você acha que isto vai acontecer por causa do Diesel 10 ?
Para rodar com diesel 10 os motores atuais não servem ?

Desculpe, mas não entendi seu ponto de vista.

Isso mesmo o que acontece é que a partir de 2009 a petrobras iniciará a venda do diesel S 50 nos centros urbanos e os motores atuais não rodam com este diesel. Precisaria ser um motor com tecnologia EURO IV e o diesel atual para de ser vendido completamente em 2012, nos centros urbanos em 2010, em 2012 todo o diesel comercializado sera o S10 que é bem menos poluente.
Então quem gastar uns 20 continhos hoje num motor diesel terá de aproveitar até 2010 para usar, dois anos apenas, e como a petrobrás mesmo deixou bem claro, ela está pouco se lixando pros que comprarem hoje pois a empresa segue metas e as metas são claras.

RABUGENTO
04/10/2008, 07:25
Milton Quindim,

Perdoe-me, mas acredito que voce está interpretando mal as informações sobre o "novo Diesel".

O que foi dito é que os motores e sistemas antigos não aproveitarão totalmente o novo combustível, só melhorariam entre 15 e 30% na diminuição de poluentes.
Não foi dito que não funcionariam.

Isto posto quer dizer que os motores continuarão com sua vida útil até terminar.

Não se esqueça que há milhões de "motores antigos" que não poderão ser descartados de uma hora para outra.

Morcego
04/10/2008, 09:13
Milton Quindim,

Perdoe-me, mas acredito que voce está interpretando mal as informações sobre o "novo Diesel".

O que foi dito é que os motores e sistemas antigos não aproveitarão totalmente o novo combustível, só melhorariam entre 15 e 30% na diminuição de poluentes.
Não foi dito que não funcionariam.

Isto posto quer dizer que os motores continuarão com sua vida útil até terminar.

Não se esqueça que há milhões de "motores antigos" que não poderão ser descartados de uma hora para outra.

É isto ai Rabugento,

Imagine ter que renovar a frota de veiculos diesel nacional neste curto espaço de tempo. Existe motores diesel rodando a mais de 10 anos. Fora os geradores a diesel, maquinas industriais, etc.
Ia ser um caos.

Milton Quindim
04/10/2008, 18:50
Mas não é de uma hora para outra, estas metas estão traçadas desde o ano de 1996 há mais de dez anos, e terão de ser cumpridas em sua totalidade até dois mil e dezessseis. São 20 anos isso não é considerado pouco tanto é que nos outros paises já existem motores assim, o problema é que as fabricantes nacionais não se preocuparam com isso. Na europa e America do norte já estão em produç~eo os motores e são vendidos há mais de cinco anos, por isso o grande problema de trazer uma suv ou van a diesel dos EUA, não funfa por muito tempo aqui por causa do diesel.
Lembrem-se que estas metas foram definidas ao mesmo tempo que decidiram acabar com o motores dois tempos. As fabricantes de motocas se ferraram para mudar tudo para se adaptar prova disso as yamaha que eram famosas pelos motores de dois tempos agora nem existem mais.
Os motores europeus mwm que aporatarm na america latina nos gm e ford aos montes porque não podiam mais ser vendidos em carros de linha nos outros paises.
Então o que a petrobrás disse sobre as metas deve ser ilusão.

Milton Quindim
04/10/2008, 18:59
Diesel menos poluente esbarra na baixa demanda

10 December, 2007 - 10:10h Délcio Rocha
A quase um ano do início das novas metas do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), o Brasil parece distante de cumprir as normas mais rígidas de emissões de gases poluentes e particulados. As fabricantes de veículos no País ainda não se preparam para lançar motores a diesel que permitam o cumprimento dos limites estabelecidos na nova etapa do programa. Por outro lado, a Petrobras só garante para as distribuidoras o diesel melhorado, com baixa emissão de enxofre, caso haja demanda. Assim, no entendimento da estatal, isso requer que a frota de veículos brasileira rode com motores de última geração. Está criado o impasse.
As novas metas do Proconve, que existe desde 1986, foram estabelecidas pela resolução nº 315/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), ligado ao Ministério do Meio Ambiente. A norma estabelece novos limites máximos de emissão de particulados e gases de veículos a partir do primeiro dia de janeiro de 2009, mas pouco foi feito efetivamente por fabricantes, distribuidoras, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Petrobras para o cumprimento da exigência.
O primeiro indício foi a demora da especificação do combustível que contribuirá para o cumprimento da meta, o diesel 50 ppm (partes por milhão). A ANP levou praticamente cinco anos para especificar o produto, tendo divulgado no último dia 16 de outubro a norma com as características técnicas do novo diesel. A demora na regulamentação, inclusive, foi alvo de ação judicial da organização social Movimento Nossa São Paulo contra a agência no Ministério Público Estadual de São Paulo.
Segundo a estatal, a produção nacional de diesel 50 ppm só deve ocorrer entre 2010 e 2011. No último dia 27 de novembro, o diretor de abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, ponderou que não basta apenas o combustível de melhor qualidade. É necessário também que a frota de veículos brasileira esteja equipada com motor da categoria Euro IV, cuja tecnologia ainda não é produzida no Brasil.
Estatal diz que cumpre metas - O executivo, porém, negou que a companhia tenha ficado de braços cruzados durante os últimos cinco anos. De acordo com Costa, a Petrobras trabalha há três anos no tema e até 2012 investirá R$ 9 bilhões na melhoria da qualidade do diesel. Ele ainda lembrou que a companhia vem cumprindo todas as metas do Proconve, alegando que no início da década de 1990 o diesel comercializado no País era de 13 mil ppm e hoje é de 500 ppm.
É verdade que o diesel 500 ppm está disponível, porém apenas nas regiões metropolitanas, enquanto o resto do País ainda consome o produto de 2 mil ppm de teor de enxofre. A expectativa da Petrobras é de que não comercialize mais o diesel 2 mil ppm até o ano de 2013. Nesse sentido, há pouco a comemorar quando se observa que nos Estados Unidos e no Japão o padrão é o diesel 10 ppm.
Os fabricantes de veículos, por sua vez, alegam que antes de desenvolverem o motor Euro IV no Brasil era necessário conhecer as especificações técnicas do diesel 50 ppm. Isso já deveria ser de conhecimento do mercado com três anos de antecedência do início das novas metas de emissões, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), com base na lei federal nº 8.723/1993, que dispõe sobre a redução de emissões dos veículos. Se essas empresas cumprirem à risca esse prazo, o País só passará a produzir internamente a nova categoria de motores a partir do início da próxima década.
Custo para consumidor - Do ponto de vista econômico, o cumprimento das novas metas de emissão não deverá sair barato para os consumidores. Além dos motores mais sofisticados, o diesel 50 ppm exige adaptações dos postos de distribuição para o recebimento do produto, como um tanque de armazenamento próprio e uma bomba específica. Além disso, demanda também um tanque exclusivo para uréia, componente químico adicionado no motor que é responsável pela redução dos gases e particulados. Cada litro de diesel demanda 50 mililitros de uréia. Por último, a Petrobras já sinalizou que o diesel em si será mais caro que o vendido atualmente.
Esses são alguns dos motivos que explicam o pouco interesse dos agentes envolvidos no processo. Diante do tamanho do Brasil, é pouco provável que toda infra-estrutura necessária para distribuir o diesel esteja concluída até 2009. Contribui negativamente também o preço mais caro do combustível e o valor mais elevado do veículo Euro IV, o que deve dificultar a adesão dos consumidores ao modelo no momento da renovação da frota. A uréia, fundamental para reduzir as emissões, também precisará ser importada porque a oferta nacional é insuficiente para atender a atual demanda, puxada pelos setores de fertilizantes e pecuária.
Após a publicação da resolução da ANP, a Petrobras passou a adotar o discurso de que o Brasil contará com o diesel 50 ppm em 2009 se houver demanda do mercado. A estatal diz que, no primeiro momento, até importaria o produto para o atendimento do consumo local, mas isso exige que os veículos equipados com motor Euro IV já estejam rodando, porque a utilização do novo combustível em modelos atuais resultaria em benefícios limitados. Segundo estudo do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), a redução das emissões seria de apenas 15%, enquanto no Euro IV o porcentual alcançado é de quase 100%.
Fonte: Yahoo!

TMorais
04/10/2008, 20:21
Mas não é de uma hora para outra, estas metas estão traçadas desde o ano de 1996 há mais de dez anos, e terão de ser cumpridas em sua totalidade até dois mil e dezessseis. São 20 anos isso não é considerado pouco tanto é que nos outros paises já existem motores assim, o problema é que as fabricantes nacionais não se preocuparam com isso. Na europa e America do norte já estão em produç~eo os motores e são vendidos há mais de cinco anos, por isso o grande problema de trazer uma suv ou van a diesel dos EUA, não funfa por muito tempo aqui por causa do diesel.
Lembrem-se que estas metas foram definidas ao mesmo tempo que decidiram acabar com o motores dois tempos. As fabricantes de motocas se ferraram para mudar tudo para se adaptar prova disso as yamaha que eram famosas pelos motores de dois tempos agora nem existem mais.
Os motores europeus mwm que aporatarm na america latina nos gm e ford aos montes porque não podiam mais ser vendidos em carros de linha nos outros paises.
Então o que a petrobrás disse sobre as metas deve ser ilusão.

Isso nos faz lembrar o fato dos GV/Tracker à diesel importados.. sempre com problemas no motor devido ao diesel brasileiro.

jeisonk
04/10/2008, 21:10

Não foi dito que não funcionariam

Exato
Nunca, mas nunca mesmo eles colocariam um combustível que descartasse motores antigos, nós só não aproveitaremos todo o potencial do novo diesel.

[]'s

RABUGENTO
05/10/2008, 06:51
As metas da Petrobrás continuam valendo.
Diesel S-50 para 2009 e S-10 para a data prevista.
Não terão influencia sobre os motores atuais que continuarão funcionando perfeitamente e só não terão a diminuição de poluentes melhor.
Como já foi dito: Ficarão entre 15 e 30% na melhoria da eficiência só com os novos Diesel. Motores mais modernos que aparecerão, poderão chegar aos 100%.

RABUGENTO
05/10/2008, 06:53
Alguém acredita que o TAC STARK vai pegar?

alvaro.jrc
05/10/2008, 07:08

Se começar a vender vai sim, o projeto é muito bom. Pode ter certeza que se escolherem o motor certo vai ser febre de vendas.

O troller mesmo só começou a acertar depois que mudou os eixos de cheroka e o motor AP pelo MWM 2.8 que na minha opiniao deveria estar nele até hoje. Aquela traquinaria eletrônica do 3.0 não é voltada pro offroad quanto mais eletrônica mais coisa tem pra dar curto depois de alagado.

RABUGENTO
05/10/2008, 07:16
alvaro.jrc,

Dependerá também do preço. Se quiserem meter a mão, ficará encalhado.

leo cabral
05/10/2008, 08:10

Rabugento ,essa pergunta que queria fazer a você :mrgreen:

no meu caso não acredito. O projeto esta empancado a muito tempo se fosse para dar certo já teria dado.

O troller veio da experiência da galera da fyber que fabricou o melhor buggy brasileiro ( talvez do mundo) ,começaram sabendo o que estavam fazendo.

Sem falar que o Troller é uma copia de uma projeto consagrado da jeep, o wangler.

RABUGENTO
05/10/2008, 08:21
leo cabral,

Todos os veículos brasileiros estão com preços acima do que valem mas pagar exagero não é comigo.

Se colocarem no mercado com preço condizente, talvez "pegue" :)

alvaro.jrc
05/10/2008, 08:43
Bom:
1 - Em matéria de acabamento, interior, perfumarias;
2 -Design;
3 - Itens de mecânica muito bem escolhidos;

Considerando tudo isso com certeza pega, porém como já disse vai depender mesmo de duas coisas qual motor e qual o preço, acho que esse é o maior binômio que o pessoal da TAC está enfrentando.

Só acho que a pareceria com montadoras para escolha do motor pode ser um tiro no pé, poderiam tentar parceria com fabricantes de motores, para divulgar novos modelos etc.

Torço muito para que dê certo e que venda muito! Fico triste com alguns comentários desencorajadores ao jipe, pois como brasileiros devemos apoiar toda e qualquer iniciativa empresarial genuinamente brasileira, por mais que ela nunca venha a nos beneficiar, por mais que eu nunca tenha R$ 80.000,00 pra dar num jipe, mas pelo menos vamos ter tecnologia sendo desenvolvida aqui.

Somos um povo bastante inventivo, pode até faltar incentivo do governo, mas faltar incentivo dos próprios brasileiros é que eu acho uma puta sacanagem.

[ ]s!!!

RABUGENTO
05/10/2008, 08:46
Há muitos anos exportamos tanto motores a gasolina como a Diesel.

CAVESO
05/10/2008, 09:14

Se não pegar a gente empurra.......

jeisonk
05/10/2008, 09:39
Sem falar que o Troller é uma copia de uma projeto consagrado da jeep, o wangler.

O que tem do Wrangler no Troller além da inspiração no design? :pensativo:

leo cabral
05/10/2008, 09:49
O que tem do Wrangler no Troller além da inspiração no design? :pensativo:

como diz um professor meu : " você ja se auto-respondeu""

leo cabral
05/10/2008, 09:52
Bom:
1 - Em matéria de acabamento, interior, perfumarias;
2 -Design;
3 - Itens de mecânica muito bem escolhidos;

Considerando tudo isso com certeza pega, porém como já disse vai depender mesmo de duas coisas qual motor e qual o preço, acho que esse é o maior binômio que o pessoal da TAC está enfrentando.

Só acho que a pareceria com montadoras para escolha do motor pode ser um tiro no pé, poderiam tentar parceria com fabricantes de motores, para divulgar novos modelos etc.

Torço muito para que dê certo e que venda muito! Fico triste com alguns comentários desencorajadores ao jipe, pois como brasileiros devemos apoiar toda e qualquer iniciativa empresarial genuinamente brasileira, por mais que ela nunca venha a nos beneficiar, por mais que eu nunca tenha R$ 80.000,00 pra dar num jipe, mas pelo menos vamos ter tecnologia sendo desenvolvida aqui.

Somos um povo bastante inventivo, pode até faltar incentivo do governo, mas faltar incentivo dos próprios brasileiros é que eu acho uma puta sacanagem.

[ ]s!!!

vamos ser mais realistas, estamos no brasil lembra??

leia a historia da gurgel e vai entender o que é tentar produzir um carro " brasileiro"

marcionei1976
05/10/2008, 10:45
http://www.youtube.com/watch?v=05btjbN_PXo

Vamo vê se colocam um video do TAC fazendo uma trilhazinha agora néh!!!

Queremos ver o bixo na Lama e nos buracos hehe.

téh

Tbm torcendo pelo SUCESSO do Jipe TAC

RHL
05/10/2008, 10:46
o fato é o seguinte: se vier custando em torno de 80 lascas, vai amargar baixíssimas vendas. Quem vai deixar de comprar um trolha (que agora é ford) pra comprar um lançamento com motor importado???

60 lascas estava muito bem pago

marcionei1976
05/10/2008, 10:56
http://www.amanha.com.br/NoticiaDetalhe.aspx?NoticiaID=4be3d131-7a94-4500-8ce0-0cfdc506c0f6

O bixinho ta bufando pra ir pras ruas, hehe!

marcionei1976
05/10/2008, 11:07
http://allthecars.wordpress.com/2008/09/12/catarinense-tac-passa-a-usar-componentes-da-fiat/

só espero que os caras não coloquem aqueles painés costumeiros da FIAT cheios de frufru coloridinhos, que não nada a ver com offroad.

alvaro.jrc
05/10/2008, 11:26
vamos ser mais realistas, estamos no brasil lembra??

leia a historia da gurgel e vai entender o que é tentar produzir um carro " brasileiro"

Entendo, mas são períodos, contextos e situações diferentes, o foco da gurgel era um pouco diferente do Stark.

Na Gurgel faltou sustentabilidade.

Eram veículos diferenciados, mas precisavam de uma escala de produção bem menor aliado a estratégias de mercado mais definidas.

Fazer carro no Brasil é mais difícil que na maioria do mundo, existe tecnologia para isso, considero o maior entrave é o mercado daqui que é bastante atípico, reclamam pq a montadora troca um modelo com 1 ano de lançado, mas trocam de carro toda vez que mudam um friso. Aí não tem montadora de pequeno porte que acompanhe.

leo cabral
05/10/2008, 11:47
Alvaro essa reportagem frisa bem o que disse

http://www.youtube.com/watch?v=U7_VBK7cz70&feature=related

Se a Gurgel faliu por depender de multi nacionais imagine a TAC que nem um motor definito tem ( levou um chute da VW, para a FIAT dar um dela não demora muito.)

Milton Quindim
05/10/2008, 11:51
Entendo, mas são períodos, contextos e situações diferentes, o foco da gurgel era um pouco diferente do Stark.

Na Gurgel faltou sustentabilidade.

Eram veículos diferenciados, mas precisavam de uma escala de produção bem menor aliado a estratégias de mercado mais definidas.

Fazer carro no Brasil é mais difícil que na maioria do mundo, existe tecnologia para isso, considero o maior entrave é o mercado daqui que é bastante atípico, reclamam pq a montadora troca um modelo com 1 ano de lançado, mas trocam de carro toda vez que mudam um friso. Aí não tem montadora de pequeno porte que acompanhe.

Sem deixar de lembrar que quando a GUrgel tentou, ainda não havia concorrencia entre as fabricas.
Cada uma montava um carro num estilo diferente da outra e mais um carro no mercado foi considerado por elas um intruso, e como elas detinham o poder sobre as fabricas de componentes acabaram forçando a gurgel a fechar as portas simplesmente porque não conseguiria manter a produção de um carro dependente de peças de seus concorrentes e ainda sair mais barato para poder cumprir suas promessas.

Eram a chevrolet com seus carros enormes e gastões, a ford com sweu conforto e robustez e tamanho um pouco menor, a fiat com seus carros minusculos, espaçosos e economicos, e a volkswagen com seus carros acima de tudo baratos e de fácil manutenção. O gurgel entrou com alguns modelos como o carajás que era grande e usava mecanica chevrolet, o br 800 que era pequenino e usava componentes fiat e motor volkswagen, além daquela camioneta horrorosa que parecia uma mistureba de kombi com cruz credo que ainda se ve até hoje e que usava chassi e mecanica da kombi, ficava dificil compar tudo e ainda montar uma carroceria encima e anda veder mais em conta para concorrer.

alvaro.jrc
05/10/2008, 11:52
http://allthecars.wordpress.com/2008/09/12/catarinense-tac-passa-a-usar-componentes-da-fiat/

só espero que os caras não coloquem aqueles painés costumeiros da FIAT cheios de frufru coloridinhos, que não nada a ver com offroad.

Depende, o inclinômetro e bússola da linha adventure seriam muito bem vindos, apesar de serem semi-decorativos.
A merda é que eu adoro o painel de instrumentos do Gol Rallye, já tive um, é muito bonito.
Quanto ao motor, pela matéria será do Ducato como já haviam confirmado e do Linea. Não gostei desse último, pois implica em manutenção cara.
Se o Stark for pelo menos 15% mais leve que o Troller esse motor da ducato vai empurrar bonito. :concordo:

http://www.youtube.com/watch?v=U7_VBK7cz70&feature=related (http://www.youtube.com/watch?v=U7_VBK7cz70&feature=related)
Se a Gurgel faliu por depender de multi nacionais imagine a TAC que nem um motor definito tem ( levou um chute da VW, para a FIAT dar um dela não demora muito.)

Léo, foi por isso que eu disse que deveria fechar parcerias com fabricante de motor e não com montadora, as montadoras, principalmente fiat e Ford não respeitam consumidor nos carros com a marca deles, imagina com a marca dos outros.

Milton Quindim
05/10/2008, 11:53

http://www.youtube.com/watch?v=U7_VBK7cz70&feature=related

Mas parece que eles não foram abandonados pela wolks e sim eles abandonaram a volks pois os motores flex que foram colocados para testes não cumpriram com o esperado.

leo cabral
05/10/2008, 11:55
Léo, foi por isso que eu disse que deveria fechar parcerias com fabricante de motor e não com montadora, as montadoras, principalmente fiat e Ford não respeitam consumidor nos carros com a marca deles, imagina com a marca dos outros.

Exatamente!!! um mwm 2.8 seria muito bem vindo nele.

leo cabral
05/10/2008, 11:56
Mas parece que eles não foram abandonados pela wolks e sim eles abandonaram a volks pois os motores flex que foram colocados para testes não cumpriram com o esperado.

Dificil de acreditar , o projeto foi todo idealizado em cima do AP. o que aconteceu foi uma rasteira da VW mesmo.

jeisonk
05/10/2008, 12:33
como diz um professor meu : " você ja se auto-respondeu""

Bom, mas aí você me confundiu, porque de "inspiração no design" para "cópia do projeto" tem uma graaaaaaaaaaaande diferença.

Milton Quindim
05/10/2008, 13:49
Bom, mas aí você me confundiu, porque de "inspiração no design" para "cópia do projeto" tem uma graaaaaaaaaaaande diferença.

Não é copia do projeto, é somente inspirador do design mesmo.
Os projetos são bem diferentes é somente fazer uma comparação dos dois, um é chassi e carroceria sobre coxins, o wrangler) o outro é uma carroceria de fibra com estrutura tubular tipo monobloco.

marcionei1976
05/10/2008, 15:04
http://www.youtube.com/watch?v=zklTPB9DBH4

Esse jipinho tem visual agradável e parece ser valente.

bem que podia ficar na faixa dos 60 paus néh. :palmas:

marcionei1976
05/10/2008, 15:06
http://www.youtube.com/watch?v=T0by9B_FAD4&feature=related

:concordo:

jeisonk
06/10/2008, 08:37
Os projetos são bem diferentes é somente fazer uma comparação dos dois, um é chassi e carroceria sobre coxins, o wrangler) o outro é uma carroceria de fibra com estrutura tubular tipo monobloco.

Milton, você já olhou debaixo de um Troller pra afirmar isso?

Milton Quindim
06/10/2008, 09:53
Sim, desmontamos um 2001 porque a carroceria de fibra rachou e deveria ser refibrada, qual nossa surpresa em saber que o "chassi" de tubos estava empenado e por este motivo não havia como refibrar pois o troller iria continuar torto. Solução, como o troller 2001 era feito com duas bases tubulares uma para servir de "chassi" e a outra estrutura para a fibra, inclusive fica dentro da fibra e soldada no suposto chassi como se fosse uma estrutura de contrução com vários pedacinhos de barras de metal, tivemos de recortar tudo, mandar para desempenar os tubos e depois relocar e refibrar. Deu muuuit trabalho mas tbm descobrimos os motivos pelo qual o troller quando entra na lama e atola não é facil tirar.
Ele é um bloco inteiriço, sem partes como nos jipes, paralamas e grade fazem um conjunto, mas como foi tudo desenvolvido para não enatar areia isso servi'a para o Ceará, mas na lama não, precisa entrar ar para a lama desocupar o espaço embaixo, criando um vacuo fica impossivel. Foi por este motivo que empenou os tubos, forçando para tirar da lama encalhado eles guincharam e o vacuo forçou tudo rachando e permitindo o ar entrar aswsim ele saiu.
Quem tem troller e atolou na lama sabe do que eu estou falando.

jeisonk
06/10/2008, 10:27
Blz, mas daí pra frente mudou, tem longarinas, um chassi normal.

Milton Quindim
06/10/2008, 13:31
Blz, mas daí pra frente mudou, tem longarinas, um chassi normal.

Mas não é uma cópia do projeto do wrangler nem de longe.

alvaro.jrc
06/10/2008, 13:39
http://www.youtube.com/watch?v=zklTPB9DBH4

Esse jipinho tem visual agradável e parece ser valente.

bem que podia ficar na faixa dos 60 paus néh. :palmas:

Muito legal o video. Tb acho que 60 estava show de bola, venderia uns 4 parentes, 2 rins e compraria um zerado, mas por R$ 80.000,00 é chover no molhado, o Stark precisa cutucar a ford nem que seja com preço senão não vende.

jeisonk
06/10/2008, 19:23
Mas não é uma cópia do projeto do wrangler nem de longe.

Exato, esse é o ponto, questionei o Leo lá atrás justamente por isso.

Um bom projeto, boa viatura, com alguns pecados na suspensão, mas não uma cópia do Wrangler.

[]'s

TMorais
06/10/2008, 19:46
Dificil de acreditar , o projeto foi todo idealizado em cima do AP. o que aconteceu foi uma rasteira da VW mesmo.

Bom.. Vi um comentário nesse topico (não sei se foi de um dos acionistas da TAC) que o motor AP da WV não vingou pois essa montadora vai deixa-lo de fabricar daqui a um tempo.
Isso só o tempo dirá.

novus
08/10/2008, 13:09
vai ser motor diesel da FIAT, vejam:

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Economia&newsID=a2229882.xml

Kilder de Meneses
08/10/2008, 16:00
..."deve começar no início do segundo semestre de 2009,"... essa frase não me é estranha....

Marcio
09/10/2008, 08:02
vai ser motor diesel da FIAT, vejam:

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Economia&newsID=a2229882.xml

Outra fonte da mesma notícia: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI14367-10142,00-STARK+TERA+MOTOR+A+DIESEL+DA+FIAT.html

Stark terá motor 2.3 a diesel da Fiat

Jipe será lançado no Salão do Automóvel e deve chegar em 2009

Alberto Cataldi

Desde 2006, quando a Tecnologia Automotiva Catarinense (TAC) apresentou o jipe de quatro lugares Stark no Salão do Automóvel, a pergunta mais freqüente ouvida pelos diretores da empresa é “quando ele vai para as ruas?”. Segundo Adolfo Cesar dos Santos, presidente da marca, a resposta finalmente chegará no próximo Salão, que abre suas portas no fim deste mês. A intenção é que o utilitário esteja disponível para compra no segundo semestre de 2009.

Um importante passo para a chegada do modelo ao mercado foi dado ontem, quando a TAC assinou uma parceria com a FPT (Fiat Powertrain Technologies) para o fornecimento do motor que irá equipar o Stark. Trata-se de um propulsor inédito no mercado, da mesma família do F1C, utilizado no Daily, da Iveco.

O S23 é um 2.3 a diesel com potência de 127 cv a 3.600 rpm e 30,598 kgfm de torque a 1.800 rpm. O propulsor conta com taxa de compressão 19,0:1 e atende às normas de emissão Euro III, estando predisposto também às tecnologias Euro IV e V. A transmissão será manual de cinco velocidades.

Com o acordo oficializado, a TAC já pode dar início a produção do novo carro nacional em sua matriz, localizada em Joinville (SC). Não foi anunciada uma data para as primeiras unidades serem fabricadas, mas a produção terá início com 12 carros por mês, com perspectiva de atingir 100 carros por mês em 2010. Em 2012, a montadora catarinense espera atingir 1.393 mil unidades por ano.

Adolfo aposta na inovação representada pelo Stark, que busca atender diretamente o público que realmente gosta de 4x4 e convive com lama e estradas acidentadas. O utilitário conta com direção hidráulica, freios hidráulicos, suspensões independentes, chassis tubular (que garante maior rigidez torcional), carroceria em fibra de vidro e bancos forrados em couro. “É um mercado de nicho que queremos atingir atendendo suas principais exigências”, afirma o presidente.

Com 1,900 m de altura, 1,880 m de largura, 4,083 m de comprimento e 1.600 kg (o mais leve da categoria a diesel), o Stark tem chamado atenção pelo seu visual, mesmo antes de chegar às lojas. O projeto foi pensado para atingir 0,4% de market share do mercado de utilitários esportivos, uma perspectiva conservadora, segundo o próprio Adolfo.

A TAC ainda não diz por quanto o Stark estará disponível, mas adianta que será um jipe genuíno, posicionado com Troller T4 e Marruá, portanto com preço em torno dos R$ 82 mil. O foco principal é o Brasil, mas a marca não descarta partir para outros mercados, que já mostraram interesse em receber o novo modelo brasileiro.

alvaro.jrc
09/10/2008, 12:05
O S23 é um 2.3 a diesel com potência de 127 cv a 3.600 rpm e 30,598 kgfm de torque a 1.800 rpm.

Tem bastante torque numa rotação bem baixa, deve se portar muito bem em trilhas, vamos ver se ele dura tanto quanto o mwm 2.8. :pensativo:

RHL
09/10/2008, 12:05
Que coisa... mais um jipe pra custar quase 100 mil valérios!!!

Qual o problema desse povo???? não podem fazer uma versão a gasolina custando em torno de 50 - 60 mil????

ê pais ingrato que moramos...

alvaro.jrc
09/10/2008, 12:09
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/foto/0,,15657350,00.jpg

Newton de LP Moraes
10/10/2008, 00:05
Sem dúvida que eh bonito. MAs no salao do automóvel passado, entrei num e depois no Troller. O Troller pareceu tao espaçoso! Achei muito apertado dentro, acho que menor do que o Gol. Pena, pois seria bom ter opçao. Abraço.

offroad
10/10/2008, 16:06
Que coisa... mais um jipe pra custar quase 100 mil valérios!!!

Qual o problema desse povo???? não podem fazer uma versão a gasolina custando em torno de 50 - 60 mil????

ê pais ingrato que moramos...

mas eh....custa isso 50/60. a diferenca de 100 eh imposto....

Morcego
14/10/2008, 12:40
Lendo isto da até para pensar que os caras acham que brasileiro gosta de pagar caro por qualquer produto ou é trouxa mesmo.

......um jipe forte, durável e barato, que custaria hoje na faixa de R$ 45 mil. Depois de muito pesquisar o mercado, descobrimos que o brasileiro não quer só um 'pau para toda obra', mas um veículo off-road sofisticado, bonito, com suspensão macia, direção hidráulica, ar-condicionado e outros mimos, que rode bem na cidade durante a semana, mas que seja valente na trilha radical do fim de semana. E que tenha um bom mercado, mesmo custando na faixa de R$ 70mil a 80 mil".

http://noticias.vrum.com.br/veiculos_nacional/template_interna_noticias,id_noticias=27889&id_sessoes=4/template_interna_noticias.shtml

McArtur
15/10/2008, 09:50
SEgue uma reportagem da TAC sobre o motor diesel:

Barretos
15/10/2008, 10:01
Engraçado algumas pessoas ainda se perguntam pq o carro não tem preço final de 50 ou 60 k como se isso fosse decidido assim facilmente. É impressionante como tem gente esperta aqui e que sabe tudo e a TAC não percebeu o que essas pessoas já sabiam desde que nasceram. Ora pessoal, lógico que a TAC sabe que venderia mais se o carro tivesse esse preço mas para isso teria que abrir mão de muita coisa no carro e provavelmente sem estes itens. como motor díesel. ar condicionado, direção hidráulica, suspensão independente etc ele passaria a ser um carro normal aí essas pessoas iriam dizer que o carro não tem nada e custa tudo isso. Por isso só pagaria uns "30 paus". Existe muita coisa por trás da formação do custo e consequentemente do valor final para o consumidor. Uma das coisas que mais encarece o veículo é a parcela de quase 50% que a TAC tem que deixar com o sócio barbudo de Brasília. Então vamos lá; 50% de impostos mais x% de peças, Mais y% de custos fixo de fábrica, mais Z% de amortização do projeto, mais s% de encargos diversos e por último deve sobrar assim uns 5% de lucro para os investidores. Serpá que o carro tá caro ou o Pais que encarece o produto. Ou vocês se esquecem que um Fox tem preço final de quase 40 mil é fabricado as pencas portanto tem escala de produção e é um carro considerado "popular" ou seja básico talvez até sem ar-condicionado e direção hidráulica.

Vamos incentivar e se não temos 80 mil para pagar no carrinho é porque somos nós que ganhamos pouco e não ele que é caro.

Abraços

alvaro.jrc
15/10/2008, 10:36
SEgue uma reportagem da TAC sobre o motor diesel:

Artur não teria o texto um pouquinho maior não? estou ficando velho e enxergando mal....:mrgreen:

RHL
15/10/2008, 10:51
Barretos, eu tendo ou não 80 mil pra pagar num jipe, É MUITO CARO mesmo assim. Basta ver o preço de Defender na inglaterra, Wrangler nos Estados Unidos, Captiva no México, ETC...

Não sou "esperto" não, apenas comentei que esse jipe poderia ser mais barato, com uma mecânica mais simples. Lembre-se que esse motor é importado.
Vamos ver quem vai vender mais Troller ou TAC...

alvaro.jrc
15/10/2008, 11:06
Lembre-se que esse motor é importado.

Realmente, para um jipe com design nacional e mecânica importada é um fator complicador para o consumidor, como no caso do Troller / Ford, acho que existe algo por trás dessa parceria como a possibilidade de importar esse motores com algum incentivo fiscal ou algo do gênero, não para abastecer a linha de montagem da TAC, mas alguma outra linha.

O motor parece ser bom e considerando a relação peso / potência é bem possível que ele ande tanto quanto o 3.0 do Troller, mas o que me preocupa é manutenção, imagina quanto não deve ser uma retífica nesse motor???

Sinceramente gostaria de saber se a TAC não gostaria de me vender esse Stark 0km mas sem motor, creio que muitos outros que gostaram o desenho do jipe pensam da mesma forma.

offroad
15/10/2008, 11:08
Barretos, eu tendo ou não 80 mil pra pagar num jipe, É MUITO CARO mesmo assim. Basta ver o preço de Defender na inglaterra, Wrangler nos Estados Unidos, Captiva no México, ETC...

Não sou "esperto" não, apenas comentei que esse jipe poderia ser mais barato, com uma mecânica mais simples. Lembre-se que esse motor é importado.

Nao eh questao de ter ou nao a grana eh questao de ser trouxa.
por isso q soh vende merd@ no brazunga.
se tem gente comprando..... a merd@ continua.
alem de ser roubado com tanto impostos...... vc corre o risco de morrer nas BR's ou ser roubado/sequestrado pq dirige um carro de "80 mil".

"Se a carga tributária for realmente levada em conta, o valor aumenta ainda mais. Segundo Amaral, se o veículo custa 100 e a carga tributária 40, o custo do veículo é 60. A carga sobre o custo é de 67%."
http://www.mundodastribos.com/impostos-no-brasil-chegam-a-40-do-valor-do-carro.html

e pagar equivalente a uns 12 mil doletas em um Uno tem q ser muito otario

Morcego
15/10/2008, 14:25
E o pior é que alguns ainda acham que as montadoras aqui no Brasil são umas pobres coitadas que pagam turbilhões de impostos e tem um lucro baixinho.
Manter carros da decada de 70 e 80 (Kombi, Uno, etc) até hoje na linha de produção, empurrando para os consumidores trouxas a preços exorbitantes, são realmente uns pobrezinhos.
Quando não fazem uma maquiagem ridicula nos carros e vendem como novas versões, (Pegeot 207, Vectra e outros).

umberto xxxrrr
15/10/2008, 15:00
"207" e "vectra" realmente são de cair o c# da bunda.

Barretos
15/10/2008, 15:15
Eu tbem acho que cinema deveria ser mais barato. Que a cerveja deveria ser mais barato. Que uma TV de LCD deveria ser mais barato. Fui para os EUA e constatei que ganhamos pouco e pagamos mais. O culpado? Sei lá!! Talvez os impostos, talvez a falta de exigência do mercado nacional. Só sei de uma coisa as montadoras assim como outras empresas que vivem num pais capitalista tem como objetivo o lucro portanto pagando ou não impostos elas precisa justificar sua existência dando lucro caso contrário é Estatal com cabide de emprego sem necessidade de lucrara ou contrário só dando gastos para o erário. Agora se elas tem ou não pouco o grande lucro elas geram empregos graças a Deus. Com relação ao Stark só quero dizer que ao contrário de alguns eu torço por ele e se não posso pagar 80 paus é pq ganho mal e não o carro que é caro. Tambem acho o Civic lindo mas não tenho dinheiro para comprá-lo e nem por isso acho que ele deveria custar menos. Alías se custasse menos com menos impostos o preço final seria menor. Então a solução talvez seria mandar vários e-mails parfa o sapo barbudo em Brasília relatando nossa insatisfação com os impostos pois não quermos pagar 80 paus no Stark. Quem sabe ele se sensibilza!!

Barretos
15/10/2008, 15:23
Será que a Ford venderia pra mim o Troller sem motor e manteria a garantia? Podemos perguntar!! Se ela fizer devemos exigir que a TAC faça o mesmo!! O que acham? Boa idéia heim! Já pensaram se a moda pega! Quero um Fiesta mais gosto do motor do Pálio então compro um sem motor e levo no seu Zé da mecânica da esquina compro um motor
Fiat e peço para ele colocar!! Seria Show de bola e lógico que o motor caberia direitinho e funcionaria como que saido da fabrica. Quanta ingenuidade meu amigo!! Se vc fosse empresário vc correria o risco de ter vários processo no Procon por não dar garantia pois todas aquelas pecinhas que dependem do motor "x" precisam conversar direitinho com o motor y,z,w, etc portanto fica impossível manter sua garantia?

Realmente, para um jipe com design nacional e mecânica importada é um fator complicador para o consumidor, como no caso do Troller / Ford, acho que existe algo por trás dessa parceria como a possibilidade de importar esse motores com algum incentivo fiscal ou algo do gênero, não para abastecer a linha de montagem da TAC, mas alguma outra linha.

O motor parece ser bom e considerando a relação peso / potência é bem possível que ele ande tanto quanto o 3.0 do Troller, mas o que me preocupa é manutenção, imagina quanto não deve ser uma retífica nesse motor???

Sinceramente gostaria de saber se a TAC não gostaria de me vender esse Stark 0km mas sem motor, creio que muitos outros que gostaram o desenho do jipe pensam da mesma forma.

alvaro.jrc
15/10/2008, 15:57
Barretos,

Logo se vê que vc nunca nem andou num 4x4, onde já se viu garantia para jipe para quem usa como jipe???

1 - Quem aqui falou em garantia??
2 - Colocar pneu 33, bloqueio, etc, é motivo para acabar com qualquer garantia.
3 - Não estamos botando água no chopp da TAC, muito pelo contrário, estamos tendando fazer com que ela não dê com os "burritos nágua" pois motor de manutenção cara num 4x4 já basta o 3.0 do troller.

offroad
15/10/2008, 18:57
vc acha q esse monte de imposto a montadora tira do acionista mane ou do consumidor experto ......
a garantia no brazunga eh uma merd@.... se vc poe filtros K&N oleo mobil 1 sintetico.... bla bla bla..... vc perde a garantia....
tem q colocar porcaria a preco de ouro na concessionaria ....

Alfredo Stavale
15/10/2008, 20:35
por isso eu sou a favor de todo mundo pode andar de fuzil 7.62(aqui no rio devia ser obrigatório) compra tudo sem nota fiscal e colocar 200 filhos na declaração de imposto de renda!
hahaha
brincadeira.. tirando andar de 7.62mm por aqui!

eu sei que manutenção de um jipe é algo importante, mas eu não vejo o motor como um problema. um motor dura no minimo 200mil km. no maximo você faz 2 retifica(se forem bem feitas) na vida util inteira do carro.. isso sendo otimista.

acho que tem outros detalhes que deveriam ser nacionalizados como exeplos..eixos , rolamentos e engrangens em geral.. isso que tem um custo alto pois é certo de dar defeito(fadiga)no uso off road.

podem reclamar, só deixem minha mãe em paz!

Lucas Nassif
15/10/2008, 21:01
"Outra guinada no projeto foi o motor: os primeiros protótipos tinham motor VW AP 2000, a gasolina. Mas as pesquisas apontaram que mais da metade dos clientes em potencial preferem o diesel."

Fonte:Vrum (http://noticias.vrum.com.br/veiculos_nacional/template_interna_noticias,id_noticias=27889&id_sessoes=4/template_interna_noticias.shtml)

O "antigo" motor do TAC era um AP 1.8 Flex, e não um AP2000 a gasolina!!!!

Em tempo: O stark tem roda livre nas 4 rodas ou é impressão minha???? :mrgreen:
:pensativo:

umberto xxxrrr
15/10/2008, 21:08
E os amigos tem que lembrar que existe sim a venda de "kits" pra montar carros conforme o gosto do cliente.(Estou falando de OUTRAS empresas).

Mas evidentemente não foi o caminho (quem sou eu pra julgar) escolhido neste caso.

De toda forma, torço pra dar 100% certo.

Barretos
16/10/2008, 09:08
Então pq será que ninguem pensou nisso? Vender um carro sem motor!! Pq com certeza é um negócio que não se sustenta, não nos moldes que a TAC e a Troller resolveram trabalhar. Não sei se vc sabe mas apenas 15% dos compradores de Troller o utilizam para fazer uma trilha. A grande maioria o utiliza na cidade e eventualmente pega uma estradinha de terra. E destes poucos acionam o 4X4 em veículos que permitem o uso misto. Muitos nem sabe onde fica. Sei disso pois trabalho com Marketing e já tive acesso a uma pesquisa sobre compradores de carros off-road e nesta pesquisa o Troller foi um dos veiculos estudados. Portanto meu amigo, tanto Troller quanto TAC ou qualquer outro fabricante não fazem veículos off-road para nós que gostamos de trilhas (sim eu conheço off-road e gosto), eles fazem um veículo para os 85% que o utilizaram na cidade. Nesta pesquisa constatou-se que qualquer fabricante que se aventurasse num modelo de negócio apenas para satisfazer os 15% que utilizam o carro como veículo off-road não conseguiria mantê-lo por muito tempo. Pois é impossível ter um veículo com todas as características exigidas para o off-road por menos de 90 mil. Portanto é importante agradar a todos. Um detalhe. Todo produto precisa de garantia. Se o usuário fizer alterações é um direito dele e ele sabe que perderá a garantia, porem fazer um veículo sem motor e ser obrigado a dar garantia é algo diferente que vender um carro com rodas e o sujeito trocá-las depois. O veículo sair pronto de fabrica sem motor isso seria impossível. Quem conhece sabe que é verdade.

Barretos,

Logo se vê que vc nunca nem andou num 4x4, onde já se viu garantia para jipe para quem usa como jipe???

1 - Quem aqui falou em garantia??
2 - Colocar pneu 33, bloqueio, etc, é motivo para acabar com qualquer garantia.
3 - Não estamos botando água no chopp da TAC, muito pelo contrário, estamos tendando fazer com que ela não dê com os "burritos nágua" pois motor de manutenção cara num 4x4 já basta o 3.0 do troller.

leo cabral
16/10/2008, 15:48
Não sei se vc sabe mas apenas 15% dos compradores de Troller o utilizam para fazer uma trilha. A grande maioria o utiliza na cidade e eventualmente pega uma estradinha de terra. E destes poucos acionam o 4X4 em veículos que permitem o uso misto. Muitos nem sabe onde fica. Sei disso pois trabalho com Marketing e já tive acesso a uma pesquisa sobre compradores de carros off-road e nesta pesquisa o Troller foi um dos veiculos estudados.

Barretos , me mostra onde você leu essa pesquisa sobre o Troller.:stop:

abreu
16/10/2008, 17:41

Ve-se mesmo que voce nao tem um Troller...
De manutencao cara o 3.0 nao tem nada...

leo cabral
16/10/2008, 19:24
AbreU talvez o alvaro estivesse se referindo a comparação de manutenção de um 2.8 mecânico com o 3.0 eletronico.

Mas mesmo assim Troller é só alegria , os que podem dar uma dor de cabeça são os RF primeiros a serem lançados ,devido as peças de cherokkee

alvaro.jrc
16/10/2008, 19:27
AbreU talvez o alvaro estivesse se referindo a comparação de manutenção de um 2.8 mecânico com o 3.0 eletronico.

Exatamente Léo. :palmas:

Marcio
19/10/2008, 13:57
Reportagem de hoje:

http://carros.uol.com.br/ultnot/2008/10/18/ult634u3237.jhtm

RHL
20/10/2008, 10:16
parece que está perto de ser lançado mesmo!

heartland
21/10/2008, 01:28
80 mil nisso aí? É pra rir mesmo! hahahahaha

Barretos
21/10/2008, 16:44
Vamos ver como se comporta na trilha. Na teoria não fará feio frente ao Troller. Agora se ele der conta do recado, sendo mais leve e com certeza com design mais atraente e original uma vez que o troller ainda é uma cópia atrasada do Wrangler, acredito que a briga vai ser das boas. E gosto não se discute, uns tem mulher feia outros não. E a vida continua... Hehehe!! Infelizmente conto o milagre mas não entrego o Santo. A Pesquisa existe e foi encomendada por uma grande montadora. E tem mais, se tem louco para pagar 80 mil numa cópia porque não pagar 80 num carro original se os dois tiverem o mesmo desempenho. Talvez pq o cara que compra a cópia gostaria de ter um original e não tem cacife!!

jeisonk
21/10/2008, 17:31
Talvez pq o cara que compra a cópia gostaria de ter um original e não tem cacife!!

Ou talvez porque a cópia é mais interessante do que o original, não acha?

Você acha realmente que alguém que compra um jipe de 85000 não tem cacife? Será que esses 15k a mais importariam para esse alguém?

Eu acho que não, acho que é questão de escolha mesmo.

[]'s

VOVÔ DO TROLLER
21/10/2008, 17:40
80 mil nisso aí? É pra rir mesmo! hahahahaha
Também acho. Eu sou mais o Troller, p..t@ motorzão, além do que este motor da Fiat não sei não....

Barretos
21/10/2008, 18:33
É como eu disse!! Uns gostam de mulher feia mas que cozinha bem!! Outros de mulher bonita e nova e que trepa bem!! O troller com certeza não é a mulher bonita e nova. hehehe!!

Morcego
21/10/2008, 19:28
Putz, viajei total agora...não entendi nada !:putz:

Quem tem Trolha tem mulher feia que cozinha bem ?:pensativo:

Vou reparar !:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

VOVÔ DO TROLLER
21/10/2008, 21:28
É como eu disse!! Uns gostam de mulher feia mas que cozinha bem!! Outros de mulher bonita e nova e que trepa bem!! O troller com certeza não é a mulher bonita e nova. hehehe!!
E qual é o problema de ter uma mulher nova, gostosa, que trepa legal e que cozinha bem?

heartland
21/10/2008, 21:58

Rsss relaxa, só quero dizer o seguinte: pagar 80 a 90 mil num buggie com motor 2.0? Eita cozinheira cara hein??

Cópia atrasada do Wrangler? Entao a cópia ficou MUITO mais bonita.

Esse buggie aí não vale 80 mil, começando pelo motor.

Essa é minha opinião, ela nao é soberana, assim como a sua também não é. Até agora só falei que acho esse bugão caro, você só tem falado mal do Troller, já teve um pra falar tão mal assim?

Como você pode defender tanto assim um carro que nem foi lançado? Ou por acaso´você tem ações da empresa? hehe relaxa hein, não vá estressar :P

FábioBananal
22/10/2008, 18:10
Vamo ver ele de perto no salão do automovel, o unico defeito que achei até agora foi o valor alto, 90 paus é muita grana!!! vlw

alvaro.jrc
22/10/2008, 18:19
É impressão minha ou o Stark tem roda livre atrás tb??? Que maluquice seria essa???? :pensativo:

http://f.i.bol.com.br/entretenimento/fotos/jipe_tacstark_f_004.jpg?time=1224696283855

jeisonk
22/10/2008, 19:47
Parece mesmo

http://f.i.bol.com.br/entretenimento/fotos/jipe_tacstark_f_004.jpg?time=1224696283855

FábioBananal
23/10/2008, 12:12
Acho q nao!!! deve ser só um aplique de plastico!!!

JORIS
23/10/2008, 12:32
Vamo ver ele de perto no salão do automovel, o unico defeito que achei até agora foi o valor alto, 90 paus é muita grana!!! vlw

Vamos esperar que a TAC perca menos tempo "apresentando" esse veículo e crie coragem para montá-lo e vender! acho que após isso teremos uma real impressão do que seja o carro! não somente a estética como se tem! se demorá mais o design ficará ultrapassado e teremos o primeiro veículo que antes de ser fabricado terá já dois modelos AC (antes da comercialização) e DC (depois da comercialização)!

[]´s.

heartland
23/10/2008, 14:52
COm essas fotos ele parece ser maior do que passa a impressao nas fotos, ponto positivo!! Porém ainda muito baixo pro meu gosto. Por isso acho caro, nao vai ter muito efeito em trechos dificeis de trilhas

http://farm4.static.flickr.com/3188/2967437946_8f7bd04d50_o_d.jpg

http://farm4.static.flickr.com/3036/2966591799_ec0c71f7f7_o_d.jpg

http://www.edmlogos.com.br/14_junho/14_stark.gif

Nessa ultima foto entao....

CAVESO
23/10/2008, 15:21
Os caras não perdoam....

O moleque nem saiu da barriga da mãe direito e já estão metendo o pau....

leo cabral
23/10/2008, 15:31
Os caras não perdoam....

com uma gestação com mais de 5 anos.... você quer o que?

Morcego
23/10/2008, 15:40
Quem ja viu disse que ele é maior e mais alto que o Trolha.

JORIS
23/10/2008, 15:47
A impressão que tenho da TAC, é que tem um bando de pessoas, alguns meros investidores, outros uns doidinhos, aqueles que falam muito e fazem pouco, que parece esperar que alguém arrume o motor, outro de um jeito vender... e por ai vai.... sem querer entrar no mérito de quem gosta ou não do Troller... más pra começar a vender o pessoal ralou muito e teve muito mais coragem que esse pessoal da TAC... acho que o Brasil é assim msm, ou vc tem coragem de começar algo novo, tendo de partir com cara e coragem e de preferência com $$$$$$$, ou então fica quieto e num inventa novidade!

bom é somente a impressão que tenho tido desse carro que parece ser bonzinho!

[]´s.

CAVESO
23/10/2008, 15:56
com uma gestação com mais de 5 anos.... você quer o que?

Filho de burro demora 12 meses pra nascer, mas nasce..... :mrgreen:

heartland
23/10/2008, 17:13
Quem ja viu disse que ele é maior e mais alto que o Trolha.

TAC Stark: 23 cm

Troller: 21,5 cm

Como foto engana hein, as fotos não fazem jus ao tamanho dele, sendo assim me enganei no outro comentario que achei que ele parecia baixo :oops::parede:

Mas olhando a ultima foto ele parece bem mais baixo nao acha?

Uma coisa provavelmente irá acontecer:

Troller 2009 a R$92.000

TAC Stark: R$80.000

Se isso acontecer mesmo a TAC ta feita, pois vai vender bem mais!

leo cabral
23/10/2008, 17:57
Troller 2009 a R$92.000

se isso acontecer , e olha que pode acontecer pior... a TaC Stark vai é para o brejo :parede:

Pedro Bachir
23/10/2008, 18:07
Os caras não perdoam....

hahahahaha esse caveso é um comedista... :lol:

TAC Stark: 23 cm

Troller: 21,5 cm

Como foto engana hein, as fotos não fazem jus ao tamanho dele, sendo assim me enganei no outro comentario que achei que ele parecia baixo :oops::parede:

Mas olhando a ultima foto ele parece bem mais baixo nao acha?

Uma coisa provavelmente irá acontecer:

Troller 2009 a R$92.000

o vão livre maior se deve ao fato de o TAC ter suspensão intependente, enquanto no troller com o eixo rígido a bolota do diferencial deixa o vão livre menor...

achei o stark bunito, mas só afirmo algo quando ver em ação...

um projeto nacional é sempre bem vindo!:concordo:

daqui uns anos a fiat compra a tac... :mrgreen: hahahahaha

abraços

Murillus
23/10/2008, 18:31
KKK

o briga feia

o troller é o troller... nao tem comparaco... basta ter um...
ou vc se apaixona belo bruto ou vc o odeia...

nao da pra comparar o troller com o "fusca"... na verdade nao da pa comparar nenhum 4x4 entre si... cada um tem seus pros e contras...

depende do bolso e do gosto...

[]s

VOVÔ DO TROLLER
23/10/2008, 19:08
Na minha modesta opinião , respeitando as demais, este Tac stark (êta nominho) é mais um carrinho bonitinho para patricinha e boiolinha passear em shopping. Abs

Barretos
24/10/2008, 12:30
Vai ter muita gente quebrando a cara quando ver o Stark dando pau no Troller. Aí quero ver neguinho aparecer aqui para chorar. Uma coisa eu concordo. Vi o novo Troller e confesso que a Ford fez um bom trabalho no acabamento interno. Está padrão mundial de acabamento. Agora o desenho externo continua a cópia velha e piorada do Wrangler. Mas em breve ele será reetilizado com design original e atual.

Barretos
24/10/2008, 12:38
Meu amigo, percebo que você não conhece a história do Troller. Ele nasceu sem a intensão de ser o que é enquanto o Stark é um programa com o objetivo desde o início de ser um negócio e como tal pode ter certeza que os caras não estão botando dinheiro para perder. A TAC é uma empresa com sócios e acionistas. Procure se informar antes de comentar meu amigo. Defendo toda iniciativa que tem o objetivo de alavancar a industria nacional ao contrário de alguns que metem o pau mas provavelmente fazem pouco para melhorar nosso pais. Como dizia um amigo meu, tá cheio de gente para falar mau mas para botar a cara para bater só alguns corajosos fazem.

A impressão que tenho da TAC, é que tem um bando de pessoas, alguns meros investidores, outros uns doidinhos, aqueles que falam muito e fazem pouco, que parece esperar que alguém arrume o motor, outro de um jeito vender... e por ai vai.... sem querer entrar no mérito de quem gosta ou não do Troller... más pra começar a vender o pessoal ralou muito e teve muito mais coragem que esse pessoal da TAC... acho que o Brasil é assim msm, ou vc tem coragem de começar algo novo, tendo de partir com cara e coragem e de preferência com $$$$$$$, ou então fica quieto e num inventa novidade!

bom é somente a impressão que tenho tido desse carro que parece ser bonzinho!

[]´s.

jeisonk
24/10/2008, 12:43
Mas em breve ele será reetilizado com design original e atual.

Leu isso em algum lugar ou é mais um tiro?

VOVÔ DO TROLLER
24/10/2008, 13:16
Vai ter muita gente quebrando a cara quando ver o Stark dando pau no Troller. Aí quero ver neguinho aparecer aqui para chorar. Uma coisa eu concordo. Vi o novo Troller e confesso que a Ford fez um bom trabalho no acabamento interno. Está padrão mundial de acabamento. Agora o desenho externo continua a cópia velha e piorada do Wrangler. Mas em breve ele será reetilizado com design original e atual.
É bem capaz de deixarem ele com a cara do Ecobosta. Abs.

paulobarbosa
24/10/2008, 13:45
O ecobosta com performance de troller, se fosse possivel, não seria ruim.

No topico do fiestasport com elefantiase, eu desço o sarrafo no carrinho. Mas porque ele não é jipe, apesar de ter gente achando que é.
O design dele não é ruim, ruim é apenas o desempenho.

PB

JORIS
24/10/2008, 16:55
Meu amigo, percebo que você não conhece a história do Troller. Ele nasceu sem a intensão de ser o que é enquanto o Stark é um programa com o objetivo desde o início de ser um negócio e como tal pode ter certeza que os caras não estão botando dinheiro para perder. A TAC é uma empresa com sócios e acionistas. Procure se informar antes de comentar meu amigo. Defendo toda iniciativa que tem o objetivo de alavancar a industria nacional ao contrário de alguns que metem o pau mas provavelmente fazem pouco para melhorar nosso pais. Como dizia um amigo meu, tá cheio de gente para falar mau mas para botar a cara para bater só alguns corajosos fazem.

Amigo, conheço e acompanho a história do Troller desde o início e até antes de fabricarem o Troller, porém não sou especialista em História do Troller, (nem pretendo), não sei se vc é! quanto a Tac, venho acompanhando desde o início, nem acessava esse forum com constância, porém estou longe de ser especialista em TAC! sugiro que leia novamente meu post, o seu já li várias vezes e comparando com o que tinha postado anteriormente não consigo compreender o que vc quis dizer!

[]´s.

Loiro
25/10/2008, 21:27
Agora ele saira com uma versao diesel. Motor de 4 cilindros, 16 valvulas, 2.3 que desenvolve 127 cavalos.
De acordo com o Caderno de Veiculos da Zero Hora, jornal local, apesar do atraso de mais de 1 ano de seu cronogama inicial o Stark chega as lojas em 2009 e com uma mecanica que supera em potencia e economia a prevista no projeto anterior, bicombustivel.
O motor atende as normas Euro III, predisposto para as tecnologias Euro IV e Euro V.
So que o preço do Stark, ja adiantaram, que acompanhara o valor dos concorrentes, ou eja, apartir de R$80 mil.
[]´s

RHL
25/10/2008, 22:10
a partir de 80 mil....
boa sorte pra ele...

leo cabral
25/10/2008, 23:01
a partir de 80 mil....
boa sorte pra ele...

2x!!

:palmas:

VOVÔ DO TROLLER
25/10/2008, 23:49
2x!!

:palmas:
X4.........................................

abreu
26/10/2008, 00:29

Hahaha, para iniciarmos uma conversa, voce primeiro vc bota esse tal de Stark para andar. Depois que ele estiver andando e disponivel para a venda, voce tenta comparar ele com o Troller.

Em quanto voces estao apenas sonhando em um dia ser uma Troller da vida, nos donos de Troller estamos nos divertindo todos os dias com os nossos a quase 10 anos.

O Troller nao eh uma copia do Wrangler, mas sim uma copia do projeto original da American Batman Car Inc., no qual a Jeep tambem se inspira.
Parecidos? Sim claro. Os 2 sao baseados no mesmo projeto.
Um Wrangler piorado? So na sua pobre cabeca.
Para mim o Troller SEMPRE foi muito mais bonito que o Wrangler.

No mais, seu Stark ja eh "carinhosamente" apelidade de Starkinado (estagnado)...

Carrinho feio e concebidos por pessoas sem humildade, que acham que vao entrar no mercado abafando!
Cuidado com a crise! Hora ruim para lancar um carro sem nome, sem concessionarias....

CAVESO
26/10/2008, 01:53
O Troller nao eh uma copia do Wrangler, mas sim uma copia do projeto original da American Batman Car Inc., no qual a Jeep tambem se inspira.

Menos Abreu, menos, bem menos....

Todos sabemos que o troller foi uma tentativa de tropicalização do Wrangler (ao meu ver isso não é problema, já que copiar algo bom é melhor que inventar uma coisa ruim).

Mais bonito que o Wrangler???????????????????? É pra rir???

Pare de tomar vodka ruim aí no canadeu...

RABUGENTO
26/10/2008, 07:17
Se quiserem me emprestar um Stark pra brincar, eu até aceito. :)

leo cabral
26/10/2008, 10:23
Hahaha, para iniciarmos uma conversa, voce primeiro vc bota esse tal de Stark para andar. Depois que ele estiver andando e disponivel para a venda, voce tenta comparar ele com o Troller.

Em quanto voces estao apenas sonhando em um dia ser uma Troller da vida, nos donos de Troller estamos nos divertindo todos os dias com os nossos a quase 10 anos.

No mais, seu Stark ja eh "carinhosamente" apelidade de Starkinado (estagnado)...

Carrinho feio e concebidos por pessoas sem humildade, que acham que vao entrar no mercado abafando!
Cuidado com a crise! Hora ruim para lancar um carro sem nome, sem concessionarias....

Concordei em 99% com você abreu , agora a parte do troller mais bontino... ta dificil.

http://www.ajeepthing.com/images/2007-jeep-wrangler-4drs.jpg

heartland
26/10/2008, 18:29
Troller mais bonito que Wrangler????

MUITO MAIS!!! Sempre achei!

CAVESO
26/10/2008, 19:19
Gosto não se discute, mas mau gosto sim......

heartland
26/10/2008, 21:34
Caveso

É uma questao de gosto mesmo. O Wrangler é lindo, mas acho o Troller mais bonito. O fato de eu achar isso nao significa que ele de fato seja.

É apenas minha opinião ;)

CAVESO
26/10/2008, 22:08
Entendo perfeitamente Heartland...

É coisa de paixão mesmo...

Eu amo meu engesa mas acho o wrangler bem mais bonito.... :mrgreen:

leo cabral
26/10/2008, 22:19
queria saber de qual dos dois veiculos a stark copiou a frente , dos antigos pumas ou da l200.

http://wj2d.100megsdns.com/gts1600.jpg

http://br.geocities.com/capri7004/l200spor.jpg

CAVESO
26/10/2008, 22:28
Os alargadores de páralamas foram copiados do Wrangler...

VOVÔ DO TROLLER
26/10/2008, 22:31
queria saber de qual dos dois veiculos a stark copiou a frente , dos antigos pumas ou da l200.

http://wj2d.100megsdns.com/gts1600.jpg

http://br.geocities.com/capri7004/l200spor.jpg

Aí Leo , acertou na mosca. Acho que realmente é mais um carro frankstein e ainda por cima, fantasma (pelo menos por enquanto).Abs.

leo cabral
26/10/2008, 22:32
então Caveso chegamos a origem desse "projeto" que ganhou ate premio

Frente do Puma
detalhes da l200
paralamas wangler

facim , facim..

CAVESO
26/10/2008, 22:46
Nada se cria, tudo se copia...

Como dizia o falecido Rolim Amaro: "quem não tem criatividade para criar tem que ter coragem para copiar".

heartland
26/10/2008, 22:56
Entendo perfeitamente Heartland...

É coisa de paixão mesmo...

Eu amo meu engesa mas acho o wrangler bem mais bonito.... :mrgreen:

Pois é e eu acho o Engesa bem mais legal que o Wrangler, pois nunca gostei do Wrangler. Tudo é gosto mesmo :dance:

abreu
26/10/2008, 23:47
Menos Abreu, menos, bem menos....

Mais bonito que o Wrangler???????????????????? É pra rir???

Pare de tomar vodka ruim aí no canadeu...

Menos nada Caveso...

O Wrangler melhorou muito na sua ultima geracao, mas ate a geracao anterior, ele era HORRILVEL!
Carro baixinho com pneuszinhos de perfil muito baixo, farois grandes de mais, esquisito...

Mas bonito mesmo eh o Engesa nao eh?
Auhauhauhaaa...

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
27/10/2008, 00:00
Descobri descobri...:mrgreen:

O Stark foi cobiado do Buggy Way, que por sua vez foi copiado do protótipo da Peugeot...:mrgreen:

Pessoal

Falando sério agora...no momento só estamos no acha acha...vamos esperar a viatura ser testada por nós, pra depois aplaudir ou vaiar...:twisted:

[]'s colocando + lenha na fogueira

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
27/10/2008, 00:04
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=141473&d=1225072670
http://planetabuggy.com.br/atuais/way/marco_antonio/foto_01.jpg

CAVESO
27/10/2008, 00:29
Mas bonito mesmo eh o Engesa nao eh?
Auhauhauhaaa...

Tem gente (como eu) que gosta do jeito quadradão de ser..... :mrgreen:

Mas o Engesa é outro papo, pois não copiou ninguém e sim foi copiado (pela Agrale).....

CAVESO
27/10/2008, 00:31
CARAMBA!!!!!!!!!!

É a cara desse bugre mesmo!

abreu
27/10/2008, 01:42
Tem gente (como eu) que gosta do jeito quadradão de ser..... :mrgreen:

Mas o Engesa é outro papo, pois não copiou ninguém e sim foi copiado (pela Agrale).....

Eu acredito cegamente!
Feio daquele jeito, so podia msm ser um projeto unico!

Pronto! Zuei! =D

Mas nao eh tao unico assim nao Caveso...
O Engesa tem la sua parte Willys tambem...

heartland
27/10/2008, 06:02
Realmente o Stark é um buggie. Grande, mas buggie.

E ainda acredito que ele vai vender porque o Troller vai ficar mais caro que ele, ja que a FORDe resolveu FORDer todo mundo hehe

abreu
27/10/2008, 06:23
ja que a FORDe resolveu FORDer todo mundo hehe

Fale por voce...

Para mim ela nao fodeu nada, apenas melhorou o que ja era bom.

Barretos
27/10/2008, 08:42
O que se pode esperar de alguem que valoriza a cópia? Felizmente essa mentalidade tupiniquim de que é melhor copiar está mudando. Que bom que as pessoas evoluem. Quanto a aparência do Stark... Realmente para pessoas com visão pequena ele se parece com qualquer carro que tenha conjunto ótico dianteiro circular com peças de mercado. Se quiser posso anexar fotos de uma infinidade de carros com farois redondos. Aliás eu poderia dizer que não parece o Puma e sim uma Ferrari ou uma Alfa pois todos tem faróis circulares. Ora bolas meus amigos sejam mais originais!! Pensem grande. Será ótimo ter mais um veículo off-road no mercado se ele é ou não um "Bugre" fazendo bonito o que importa? Agora quem acha que ele é um "Bugre" não sabe distiguir um bugre de um off-road como o Troller ou o Stark. Quanto a cópia do conjunto ótico? Tenho a dizer que se o Stark se inspirou na frente dos veículos com farois circulares o Troller copiou na cara dura o Wrangler pois é cópia sim desde o início e não tem nada de tropicalização. Suas primeiras unidades foram cópias quase que fieis do Wrangler assim como esse bug nacional é cópia do conceito Peugeot.

Hehehehe!!

umberto xxxrrr
27/10/2008, 09:05
Alguém reparou o "parabrisa" (Vidro dianteiro) do tal Bugre? É o vidro traseiro do Ford Ka. (opa, pode/podia vidro temperado na frente?)

RABUGENTO
27/10/2008, 09:13
Barretos,

Está me parecendo que você é sócio da fábrica do TAC Stark.

Pretende fazer alguma oferta especial para os foristas?

abreu
27/10/2008, 09:59
O que se pode esperar de alguem que valoriza a cópia? Felizmente essa mentalidade tupiniquim de que é melhor copiar está mudando. Que bom que as pessoas evoluem. Quanto a aparência do Stark... Realmente para pessoas com visão pequena ele se parece com qualquer carro que tenha conjunto ótico dianteiro circular com peças de mercado. Se quiser posso anexar fotos de uma infinidade de carros com farois redondos. Aliás eu poderia dizer que não parece o Puma e sim uma Ferrari ou uma Alfa pois todos tem faróis circulares. Ora bolas meus amigos sejam mais originais!! Pensem grande. Será ótimo ter mais um veículo off-road no mercado se ele é ou não um "Bugre" fazendo bonito o que importa? Agora quem acha que ele é um "Bugre" não sabe distiguir um bugre de um off-road como o Troller ou o Stark. Quanto a cópia do conjunto ótico? Tenho a dizer que se o Stark se inspirou na frente dos veículos com farois circulares o Troller copiou na cara dura o Wrangler pois é cópia sim desde o início e não tem nada de tropicalização. Suas primeiras unidades foram cópias quase que fieis do Wrangler assim como esse bug nacional é cópia do conceito Peugeot.

Hehehehe!!

Quando esse jipinho com cara de carrinho de brinquedo de crianca comecar a andar, eu comento...

Ate la, boa sorte! *(vc vai precisar!)

* - A crise esta chegannnnnnnnndo, hora errada para lancar um carro...

alvaro.jrc
27/10/2008, 10:10
Fale por voce...

Para mim ela nao fodeu nada, apenas melhorou o que ja era bom.

Discordo, a ford apenas piorou o que era ruim, o preço do Troller, e conseguiu esse feito acabando com as peças que eram de outras marcas, ou seja ao invés de baixar aumentaram o preço.

Sinceramente não sei o que esse pessoal que gosta de ser enganado tem na cabeça.... :parede:

André-4WD
27/10/2008, 10:34
Pessoal:
Ontem saiu uma breve reportagem sobre o Stark no caderno de Veículos do jornal Zero Hora.
Não tinha muita coisa na reportagem, falavam da demora do lançamento por conta da opção do motor a ser instalado no stark, um 2.3 diesel da Fiat, que a Fábrica vai aceitar encomenda de no máximo 25 unidades agora no Salão e mais importante.. o preço.. A PARTIR DE 80 mil.
Se a diferença for pequena para com o Troller.. quero ver as vendas do Stark.. pois se eu tivesse essa grana eu optaria pelo Troller mesmo..
abraços
andre

Hilario Alencar
27/10/2008, 11:34
Quanta bobagem a gente tem que aturar por aqueles que não sabem o que estão dizendo. Seria tão bom se mantivéssemos o nível informativo apenas, guardando as opiniões pessoais e julgamentos para si, pelo menos àqueles que não tem conhecimento de causa. No último salão há dois anos atrás, eu entrei no Stark, e pude constatar quão bem acabado ele é, quão sério, original e criativo é o seu projeto. Um jipinho original, inovador, robusto, design único e com personalidade, portanto aguardem pelo menos até semana que vem e compareçam ao salão do automóvel para comprovem o que digo, para saberem do que estão falando. O que que vocês estão chamando pejorativamente de bugre. O resto é baboseira, perda de tempo e ignorância.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
27/10/2008, 11:35
Pessoal

A foto do bugre Way em comparação ao Stark foi apenas uma brincadeira, mas o que temos que levar em consideração é o mercado 4x4...e o mesmo só irá crescer mais se realmente existir uma procura maior....e uma procura maior só vira se novos 4x4 chegarem ao mercado.

..pq dai quem gosta de 4x4 e não gosta do Troller, compra um Stark...quem gosta de 4x4 e não gosta do Stark compra um Jeep...quem gosta do 4x4 e não gosta do Jeep, compra um Marruá...quem gosta de um 4x4 e não gosta de um Marruá, compra um Niva...quem gosta de um 4x4 e não gosta de um Niva, compra uma Tracker, quem gosta de 4x4 e não gosta de Tracker, compra um quadricíclo... e assim por diante

Resumidamente, o que quero dizer é que temos que apoiar a categoria 4x4 e não um 4x4 em específico. O pessoal do marketing e da publicidade deve estar entendendo o que quero dizer...como exemplo, o mundo todo assiste a eterna briga entre a Pepsi e a Coca...e quem a final ganha com isso? (além, da Pepsi e da Coca, é claro)...a categoria de refrigerantes de cola que é a mais consumida no mundo todo.

Uma briga em uma categoria, só tráz ao conhecimento do público em geral tal categoria...todos acabam sabendo, mesmo que, a princípio, não tenham interesse no mesmo..isso já aconteceu no mercado dos off-roads de adesivo (leia-se carros populares com kits de plástico e porta -estepe atrás)...agora quero ver essa briga na categoria de 4x4 de verdade...ei vai ser bonito de se ver...:mrgreen:...e quem sabe daqui a uns 10 anos 4x4 seja a categoria de veículos mais procurada no Brasil...

E que venha o Stark, o Startac, o Motorola ou qqr outra viatura...desde que seja 4x4 ...:mrgreen: :twisted:

Pedro Bachir
27/10/2008, 11:53
Pessoal

A foto do bugre Way em comparação ao Stark foi apenas uma brincadeira, mas o que temos que levar em consideração é o mercado 4x4...e o mesmo só irá crescer mais se realmente existir uma procura maior....e uma procura maior só vira se novos 4x4 chegarem ao mercado.

..pq dai quem gosta de 4x4 e não gosta do Troller, compra um Stark...quem gosta de 4x4 e não gosta do Stark compra um Jeep...quem gosta do 4x4 e não gosta do Jeep, compra um Marruá...quem gosta de um 4x4 e não gosta de um Marruá, compra um Niva...quem gosta de um 4x4 e não gosta de um Niva, compra uma Tracker, quem gosta de 4x4 e não gosta de Tracker, compra um quadricíclo... e assim por diante

Resumidamente, o que quero dizer é que temos que apoiar a categoria 4x4 e não um 4x4 em específico. O pessoal do marketing e da publicidade deve estar entendendo o que quero dizer...como exemplo, o mundo todo assiste a eterna briga entre a Pepsi e a Coca...e quem a final ganha com isso? (além, da Pepsi e da Coca, é claro)...a categoria de refrigerantes de cola que é a mais consumida no mundo todo.

Uma briga em uma categoria, só tráz ao conhecimento do público em geral tal categoria...todos acabam sabendo, mesmo que, a princípio, não tenham interesse no mesmo..isso já aconteceu no mercado dos off-roads de adesivo (leia-se carros populares com kits de plástico e porta -estepe atrás)...agora quero ver essa briga na categoria de 4x4 de verdade...ei vai ser bonito de se ver...:mrgreen:...e quem sabe daqui a uns 10 anos 4x4 seja a categoria de veículos mais procurada no Brasil...

E que venha o Stark, o Startac, o Motorola ou qqr outra viatura...desde que seja 4x4 ...:mrgreen: :twisted:

x2.......... :palmas:

Tropeiro
27/10/2008, 12:17
http://img244.imagevenue.com/loc244/th_88491_0312_110_122_244lo.jpg (http://img244.imagevenue.com/img.php?image=88491_0312_110_122_244lo.jpg) http://img16.imagevenue.com/loc848/th_88493_0312_111_122_848lo.jpg (http://img16.imagevenue.com/img.php?image=88493_0312_111_122_848lo.jpg) http://img121.imagevenue.com/loc873/th_88500_0312_112_122_873lo.jpg (http://img121.imagevenue.com/img.php?image=88500_0312_112_122_873lo.jpg) http://img179.imagevenue.com/loc22/th_88506_0312_113_122_22lo.jpg (http://img179.imagevenue.com/img.php?image=88506_0312_113_122_22lo.jpg) http://img155.imagevenue.com/loc1086/th_82938_S6302471_122_1086lo.JPG (http://img155.imagevenue.com/img.php?image=82938_S6302471_122_1086lo.JPG) http://img223.imagevenue.com/loc466/th_18886_DSC06315_122_466lo.JPG (http://img223.imagevenue.com/img.php?image=18886_DSC06315_122_466lo.JPG) http://img150.imagevenue.com/loc904/th_18888_DSC06316_122_904lo.JPG (http://img150.imagevenue.com/img.php?image=18888_DSC06316_122_904lo.JPG) http://img191.imagevenue.com/loc571/th_18895_DSC06317_122_571lo.JPG (http://img191.imagevenue.com/img.php?image=18895_DSC06317_122_571lo.JPG) http://img196.imagevenue.com/loc111/th_18903_DSC06318_122_111lo.JPG (http://img196.imagevenue.com/img.php?image=18903_DSC06318_122_111lo.JPG) http://img189.imagevenue.com/loc57/th_18910_DSC06319_122_57lo.JPG (http://img189.imagevenue.com/img.php?image=18910_DSC06319_122_57lo.JPG) http://img19.imagevenue.com/loc840/th_18917_DSC06320_122_840lo.JPG (http://img19.imagevenue.com/img.php?image=18917_DSC06320_122_840lo.JPG) http://img125.imagevenue.com/loc976/th_18925_DSC06321_122_976lo.JPG (http://img125.imagevenue.com/img.php?image=18925_DSC06321_122_976lo.JPG) http://img171.imagevenue.com/loc857/th_18932_DSC06322_122_857lo.JPG (http://img171.imagevenue.com/img.php?image=18932_DSC06322_122_857lo.JPG) http://img102.imagevenue.com/loc525/th_93394_DSC07814_122_525lo.JPG (http://img102.imagevenue.com/img.php?image=93394_DSC07814_122_525lo.JPG) http://img19.imagevenue.com/loc635/th_93398_DSC07815_122_635lo.JPG (http://img19.imagevenue.com/img.php?image=93398_DSC07815_122_635lo.JPG) http://img176.imagevenue.com/loc499/th_93413_DSC07816_122_499lo.JPG (http://img176.imagevenue.com/img.php?image=93413_DSC07816_122_499lo.JPG) http://img227.imagevenue.com/loc219/th_93419_DSC07817_122_219lo.JPG (http://img227.imagevenue.com/img.php?image=93419_DSC07817_122_219lo.JPG) http://img193.imagevenue.com/loc524/th_33893_Imagem_192_122_524lo.jpg (http://img193.imagevenue.com/img.php?image=33893_Imagem_192_122_524lo.jpg) http://img43.imagevenue.com/loc694/th_33900_Imagem_193_122_694lo.jpg (http://img43.imagevenue.com/img.php?image=33900_Imagem_193_122_694lo.jpg) http://img235.imagevenue.com/loc480/th_33907_Imagem_194_122_480lo.jpg (http://img235.imagevenue.com/img.php?image=33907_Imagem_194_122_480lo.jpg) http://img158.imagevenue.com/loc1112/th_33909_Imagem_195_122_1112lo.jpg (http://img158.imagevenue.com/img.php?image=33909_Imagem_195_122_1112lo.jpg) http://img213.imagevenue.com/loc32/th_33938_Imagem_196_122_32lo.jpg (http://img213.imagevenue.com/img.php?image=33938_Imagem_196_122_32lo.jpg) http://img180.imagevenue.com/loc565/th_33958_Imagem_197_122_565lo.jpg (http://img180.imagevenue.com/img.php?image=33958_Imagem_197_122_565lo.jpg) http://img204.imagevenue.com/loc584/th_33962_Imagem_198_122_584lo.jpg (http://img204.imagevenue.com/img.php?image=33962_Imagem_198_122_584lo.jpg) http://img143.imagevenue.com/loc892/th_33967_Imagem_199_122_892lo.jpg (http://img143.imagevenue.com/img.php?image=33967_Imagem_199_122_892lo.jpg) http://img156.imagevenue.com/loc941/th_33979_Imagem_200_122_941lo.jpg (http://img156.imagevenue.com/img.php?image=33979_Imagem_200_122_941lo.jpg) http://img137.imagevenue.com/loc770/th_33986_Imagem_201_122_770lo.jpg (http://img137.imagevenue.com/img.php?image=33986_Imagem_201_122_770lo.jpg) http://img188.imagevenue.com/loc470/th_33845_Imagem_204_122_470lo.jpg (http://img188.imagevenue.com/img.php?image=33845_Imagem_204_122_470lo.jpg) http://img160.imagevenue.com/loc1175/th_33853_Imagem_205_122_1175lo.jpg (http://img160.imagevenue.com/img.php?image=33853_Imagem_205_122_1175lo.jpg) http://img241.imagevenue.com/loc101/th_83334_Imagem_248_122_101lo.jpg (http://img241.imagevenue.com/img.php?image=83334_Imagem_248_122_101lo.jpg) http://img154.imagevenue.com/loc714/th_83342_Imagem_249_122_714lo.jpg (http://img154.imagevenue.com/img.php?image=83342_Imagem_249_122_714lo.jpg) http://img178.imagevenue.com/loc128/th_83350_Imagem_250_122_128lo.jpg (http://img178.imagevenue.com/img.php?image=83350_Imagem_250_122_128lo.jpg)

RABUGENTO
27/10/2008, 12:19
Hilário,

Você também é sócio dos fabricantes do Star Treck?
Cansei de ver nos Salões do Automóvel, projetos que nunca foram adiante.
Tomara que esse vá para frente. Gurgel também foi por alguns anos...
O ideal seria tem um veículo desses 100% nacionalizado mas isso ainda vai demorar :(

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
27/10/2008, 13:02
Bahhh....é mais alto do que eu imaginava...e pelo tamanho das caixas de roda, dever caber facinho facinho uns 35"...:twisted:

[]'s já pensando besteira.

CAVESO
27/10/2008, 13:16
Mas nao eh tao unico assim nao Caveso...
O Engesa tem la sua parte Willys tambem...

Qual parte?????????? :pensativo:

leo cabral
27/10/2008, 13:17
Quanta bobagem a gente tem que aturar por aqueles que não sabem o que estão dizendo. Seria tão bom se mantivéssemos o nível informativo apenas, guardando as opiniões pessoais e julgamentos para si, pelo menos àqueles que não tem conhecimento de causa. No último salão há dois anos atrás, eu entrei no Stark, e pude constatar quão bem acabado ele é, quão sério, original e criativo é o seu projeto. Um jipinho original, inovador, robusto, design único e com personalidade, portanto aguardem pelo menos até semana que vem e compareçam ao salão do automóvel para comprovem o que digo, para saberem do que estão falando. O que que vocês estão chamando pejorativamente de bugre. O resto é baboseira, perda de tempo e ignorância.

calma amigo , a gente só estava querendo ser hilário , alencar.

CAVESO
27/10/2008, 13:23
Qual o problema falar que o Troller copiou o design do Wrangler e que o Stark copiou o do tal bugrinho????????????

Por acaso vivemos num país referência mundial em design de automóveis??????

Ou aqui é a itália e não estou sabendo? :pensativo:

Paulo_CW
27/10/2008, 13:27
Bom... aparência e gosto não se discute... tem pra todos... e se coisa feia num vendesse, ia ter um monte de carro encalhado nos pátios das montadoras....
Agora eu estou loko de vontade de ver q o stark pode fazer numa trilha de verdade e não num test-drive.... e pelo jeito não com esses peuneuzim das fotos...pq ali deve dar de por pneu maior de boa....

leo cabral
27/10/2008, 13:34
Qual o problema falar que o Troller copiou o design do Wrangler e que o Stark copiou o do tal bugrinho????????????

Você esta certo CAVESO , mas lembre-se que o tic-stark , ganhou um "prêmio" por seu design "inovador".

Então eles poderiam dividir esse "prêmio" com o pessoal da puma , wangler e L200.

VOVÔ DO TROLLER
27/10/2008, 14:33
Hilário,

Você também é sócio dos fabricantes do Star Treck?
Cansei de ver nos Salões do Automóvel, projetos que nunca foram adiante.
Tomara que esse vá para frente. Gurgel também foi por alguns anos...
O ideal seria tem um veículo desses 100% nacionalizado mas isso ainda vai demorar :(
Boa tarde ao Rabugento e à todos os amigos foristas. Esta estória do Stark está me parecendo a´ da "fábrica" dos automóveis Presidente. Abs.

RABUGENTO
27/10/2008, 16:06
Tomara que não seja.
Faço votos, de todo o coração, para que o empreendimento dê certo.

Murillus
27/10/2008, 17:28
Você esta certo CAVESO , mas lembre-se que o tic-stark , ganhou um "prêmio" por seu design "inovador".

tic-stark é ótimo...

kkk... kkk... kkk...

[]s

abreu
27/10/2008, 21:28
Discordo, a ford apenas piorou o que era ruim, o preço do Troller, e conseguiu esse feito acabando com as peças que eram de outras marcas, ou seja ao invés de baixar aumentaram o preço.

Sinceramente não sei o que esse pessoal que gosta de ser enganado tem na cabeça.... :parede:

E voce ja sabe o preco do novo Troller caro amigo genio?
Eh, porque NINGUEM sabe ainda eh tudo especulacao...

Entao aguarde primeiro ele chegar nas lojas para saber seu preco.

heartland
27/10/2008, 22:33

Opa se copiou. E o modelo 2009 entao, a frente é super copiada.

Nossa sra, como é feio esse Stark. PQP!!!

Barretos
28/10/2008, 13:51
Deixe-me explicar algo! O Brasil é sim uma referência no design mundial. A GM tem cinco centro de estilos, um deles fica aqui e faz projeto para o mundo todo. A Fiat tem dois centros de estilo e um é aqui. Ford, VW, Renault e outros tem etilo no Brasil e muitos carros que rodam lá fora foram projetados aqui, agora se nós não temos acesso a esses veículos é porque não somo exigentes, nós aceitamos veículos copiados e ainda achamos graça. O Stark é um projeto original e se ele se parece com algum outro carro é pq o conjunto ótico dianteiro por uma necessidade de fabricação é similar a outros modelos e se alguem acha que é tudo igual eu só tenho que lamentar pois esta pessoa não consegue distiguir uma tomada de um focinho de porco.

hehehe

RABUGENTO
28/10/2008, 13:59
Barretos,

Você não respondeu às minhas perguntas: É sócio da empresa? Você vai estar todos os dias no Salão do Automóvel?

Pretendo passar por lá no próximo sábado.

Barretos
28/10/2008, 14:02
Pois é! Tão feio que além de ter sido avaliado e considerado um ótimo veículo off-road por especilistas pelo seu conjunto mecânico ele tambem ganhou dois prêmios de design pela originalidade. Mas gosto não se discute. Como dizia um amigo meu, uns gostam dos olhos outros da remela.

Opa se copiou. E o modelo 2009 entao, a frente é super copiada.

Nossa sra, como é feio esse Stark. PQP!!!

Barretos
28/10/2008, 14:05
Não, não sou sócio apenas um entusista de produtos com qualidade funcional e formal. Torço muito para que o Stark seja um sucesso e possa exportar e mostrar para o mundo que podemos fazer um veículo off-road com qualidade técnica e estética sem precisar copiar algo que já existe. Que outros nos copiem isso sim!!

Barretos,

Você não respondeu às minhas perguntas: É sócio da empresa? Você vai estar todos os dias no Salão do Automóvel?

Pretendo passar por lá no próximo sábado.

CAVESO
28/10/2008, 14:06
Deixe-me explicar algo! O Brasil é sim uma referência no design mundial. A GM tem cinco centro de estilos, um deles fica aqui e faz projeto para o mundo todo. A Fiat tem dois centros de estilo e um é aqui. Ford, VW, Renault e outros tem etilo no Brasil e muitos carros que rodam lá fora foram projetados aqui, agora se nós não temos acesso a esses veículos é porque não somo exigentes, nós aceitamos veículos copiados e ainda achamos graça. O Stark é um projeto original e se ele se parece com algum outro carro é pq o conjunto ótico dianteiro por uma necessidade de fabricação é similar a outros modelos e se alguem acha que é tudo igual eu só tenho que lamentar pois esta pessoa não consegue distiguir uma tomada de um focinho de porco.

hehehe

Referência mundial em design???????

Aponte-me um (apenas um) projeto que seja referência mundial em design feito aqui.

Temos bons designers? Temos!

Mas perto dos gringos somos fiotes, infelizmente!

Sou apaixonado pelo país e pelas pessoas daqui, mas reconhecer nossas deficiências é o primeiro passo para mudar....

Barretos
28/10/2008, 14:33
Toldos os carros da Bentley foram desenhados pelo Raul Pires um designer brasileiro. O designer chefe da VW alemanhã é brasileiro. O designer da Volvo é brasileiro a GM Brasil foi que desenvolveu os conceitos iniciais do novo Camaro. Tá bom ou quer mais? Fica difiícil acreditar que você é apaixonado pelo Brasil com comentários tipo somos "fiote" perto dos gringos. Seria complexo de inferioridade? E o primeiro passo para mudar é acreditar que podemos e não achar que somos pequenos. Só um detalhe. O Presidente da Fiat ficou dois dias com o Stark em Betim e ficou apaixonado pelo design do "Buguinho"!

Aponte-me um (apenas um) projeto que seja referência mundial em design feito aqui.

Sou apaixonado pelo país e pelas pessoas daqui, mas reconhecer nossas deficiências é o primeiro passo para mudar....

Morcego
28/10/2008, 15:41
Claro que longe das nossas vistas, existe uma serie de acontecimentos e negociações que são guardadas a sete chaves.
Eu acho muito estranho esta troca de motor pelo da FIAT, não engoli nenhuma explicação, se é que teve alguma razoável.
No meu entender, digo..no meu entender, não li isto em lugar nenhum, acho que existe ai uma negociação bem adiantada da Fiat comprando este projeto, a demora do lançamento, as mudanças no projeto, a imprensa a um tempo atrás publicou algo dizendo que a FIAT estava querendo entrar no mercado 4x4 aqui no Brasil e por ai vai. Juntando isto penso em algo por este caminho.

leo cabral
28/10/2008, 16:06

Projetos "lindos" feitos no brasil ( sem intervensão de fora)

- VW Brasilia
- Ford Corcel II

e só.

o resto o brasil não tem moral nem para colocar uma lanterna diferente sem antes passar pela aprovação de quem "manda".

CAVESO
28/10/2008, 16:15
Toldos os carros da Bentley foram desenhados pelo Raul Pires um designer brasileiro. O designer chefe da VW alemanhã é brasileiro. O designer da Volvo é brasileiro a GM Brasil foi que desenvolveu os conceitos iniciais do novo Camaro. Tá bom ou quer mais? Fica difiícil acreditar que você é apaixonado pelo Brasil com comentários tipo somos "fiote" perto dos gringos. Seria complexo de inferioridade? E o primeiro passo para mudar é acreditar que podemos e não achar que somos pequenos. Só um detalhe. O Presidente da Fiat ficou dois dias com o Stark em Betim e ficou apaixonado pelo design do "Buguinho"!

Bentley, VW, Volvo, GM........

Grandes cases de design mundial....

Quantas ferraris foram desenhadas por brasileiros? Quantos Smarts? Quantos Mclarens? Quantos............

Cara, em momento algum estou dizendo que não somos capazes, apenas relatando a realidade: somos fracos em design!

A itália pertence ao G8 e tem quantas fábricas? Tem petróleo? Tem soja?
Não....eles tem estilistas, designers, cineastas, artistas.....

Captou a diferença?

Chegaremos lá, mas para tal é preciso reconhecer nossas limitações, e investir em educação, ciência e tecnologia, para como bem disse o colega aqui: "não ficarmos juntando lanternas e farois de outros veículos e desenharmos o carro em volta"...

Abraços anarqui-nacionalistas!

Barretos
28/10/2008, 17:43
Lamentável. O que me deixa tranquilo é saber que existe no Brasil pessoas que pensam diferente de você meu amigo. Misturou alhos com bugalhos. Nosso design é bom sim principalmente se considerarmos nossas limitações. Mas infelizmente não adianta argumentar com você caro colega, pois alguem que despresa o design nacional comprovadamente reconhecido no mundo inteiro e vem com esse papinho de quantas ferraris, smarts, bla,bla,bla... provavelmente não entenderá uma só palavra minha.

Abraços e meus pesames

Bentley, VW, Volvo, GM........

Grandes cases de design mundial....

Quantas ferraris foram desenhadas por brasileiros? Quantos Smarts? Quantos Mclarens? Quantos............

Cara, em momento algum estou dizendo que não somos capazes, apenas relatando a realidade: somos fracos em design!

A itália pertence ao G8 e tem quantas fábricas? Tem petróleo? Tem soja?
Não....eles tem estilistas, designers, cineastas, artistas.....

Captou a diferença?

Chegaremos lá, mas para tal é preciso reconhecer nossas limitações, e investir em educação, ciência e tecnologia, para como bem disse o colega aqui: "não ficarmos juntando lanternas e farois de outros veículos e desenharmos o carro em volta"...

Abraços anarqui-nacionalistas!

Barretos
28/10/2008, 17:47
É simples. A VW simplesmente avisou que não vai mais fabricar o motor que seria usado no Stark. Na procura por um outro, surgiu a possibilidade de utilizar um novo motor diesel fabricado pela FPT. Simples assim, poderia até ser um GM, um Ford um Peugeot.

Claro que longe das nossas vistas, existe uma serie de acontecimentos e negociações que são guardadas a sete chaves.
Eu acho muito estranho esta troca de motor pelo da FIAT, não engoli nenhuma explicação, se é que teve alguma razoável.
No meu entender, digo..no meu entender, não li isto em lugar nenhum, acho que existe ai uma negociação bem adiantada da Fiat comprando este projeto, a demora do lançamento, as mudanças no projeto, a imprensa a um tempo atrás publicou algo dizendo que a FIAT estava querendo entrar no mercado 4x4 aqui no Brasil e por ai vai. Juntando isto penso em algo por este caminho.

RHL
28/10/2008, 18:08
e porque não um motor diesel nacional? pra que colocar um importado? com esse vai-e-vem da economia mundial esse projeto pode ficar inviabilizado.
dava pra colocar o motor duratec 4 cilindros gasolina que equipa a ranger, aliás, acho que já demorou pra Ford lançar um Troller Duratec.

VOVÔ DO TROLLER
28/10/2008, 18:29
Projetos "lindos" feitos no brasil ( sem intervensão de fora)

- VW Brasilia
- Ford Corcel II

e só.

o resto o brasil não tem moral nem para colocar uma lanterna diferente sem antes passar pela aprovação de quem "manda".

SÓ FALTOU O MAIS LINDO, O SP2 DA VW

http://www.vwsp2.com.br/seusp2/south3b.jpg (http://www.vwsp2.com.br/seusp2/south3.jpg)
http://www.vwsp2.com.br/seusp2/south1b.jpg (http://www.vwsp2.com.br/seusp2/south1.jpg)

http://www.vwsp2.com.br/seusp2/south2b.jpg (http://www.vwsp2.com.br/seusp2/south2.jpg)

http://www.vwsp2.com.br/seusp2/south4b.jpg (http://www.vwsp2.com.br/seusp2/south4.jpg)
http://www.vwsp2.com.br/seusp2/south5b.jpg (http://www.vwsp2.com.br/seusp2/south5.jpg)

http://www.vwsp2.com.br/seusp2/south7b.jpg (http://www.vwsp2.com.br/seusp2/south7.jpg)
http://www.vwsp2.com.br/seusp2/south11b.jpg (http://www.vwsp2.com.br/seusp2/south11.jpg)

http://www.vwsp2.com.br/seusp2/south12b.jpg (http://www.vwsp2.com.br/seusp2/south12.jpg)
http://www.vwsp2.com.br/seusp2/south9b.jpg (http://www.vwsp2.com.br/seusp2/south9.jpg)

Murillus
28/10/2008, 18:39
acho que já demorou pra Ford lançar um Troller Duratec.

é so esperar...

[]s

Ralado/SP
28/10/2008, 19:15
All,

Acho esse carro muito legal, até agora só vi em revistas, folhetos e no computador, mas tem me agradado muito. O carro é alto, largo e relativamente curto - issso é ótimo para off-road -, tração 4x4 - item que me agrada e muito -, carroceria de fibra - adoro a versatilidade desse produto e a resistência - e peças de vários carros de linha - preço de reposição baixo -. QUAL É O PROBLEMA DISSO???? Tenho uma camper, que segue a mesma linha de produção desse carro. Hoje a grande maioria reconhece as qualidades desse carro e na época achavam que era uma loucura além de caro. Com o detalhe, no caso do meu carro o chassi é basicamente um engesa e a carroceria é uma Cheroka cuspida e escarrada...

Meu pai e eu sempre curtimos gurgel e o povo só faltava jogar pedra na gente. Falaram muitas vezes se não viamos que era uma "Bucha" que era uma Mix de peças ruins... hoje vc vende um carrinho desses por 13K sem grandes dificuldades ( original ) se colocar KIT de suspenção esse valor quase dobra.

Vamos dar um voto para o carro e ver se ele prova suas qualidades...

PS: como seria o desenho de um carro, que não lembra em nada nenhum outro carro e que fosse de ótima concepção para determinado fim - o off-road??? PQ produzir peças novas se pra tornar a produção mais barato pode usar peças que estão em linha??? Re-inventar uma forma de deslocar-se sem ser por rodas circulares, pode ser genial... mais, e a viabilidade de custo??? A exemplo disso, PQ a galera não pega pinças de freio traseiro de CIVIC que tem freio de mão e aplica nos jipes ou manda fundir uma peça específica pra esse carro - questão de custo benefício - então utilizam Kadett que é mais acessível, embora não atenda 100% suas expectativas, chega bem perto.

Abraçones

Ralado

leo cabral
28/10/2008, 19:19
SÓ FALTOU O MAIS LINDO, O SP2 DA VW
(http://www.vwsp2.com.br/seusp2/south9.jpg)

muito bem lembrado. o SP2 é um exemplo de como os carros aqui projetados são lindos.kkkkkkkkkkkkkk!!

VOVÔ DO TROLLER
28/10/2008, 19:25
muito bem lembrado. o SP2 é um exemplo de como os carros aqui projetados são lindos.kkkkkkkkkkkkkk!!
Eu tive a felicidade de ter um modelo 1975 branco , isto em 1977. Bons tempos. Eu era feliz e não sabia. Juventude é como cata-pora: dá uma vez só e passa rápido. Abs. Válter

Barretos
28/10/2008, 22:05
Não entendi sua colocação. Não sei se essa risada é sinal de simpatia ou ironia mas idependente disso alguns vão concordar comigo que o Sp1 e Sp2 são grandes "cases" de design inclusíve premiado e que inspirou posteriormente a Porsche ao desenvolver um novo modelo nos idos de 70. O 928.

Barretos
28/10/2008, 22:08
Só um detalhe!! Esse motor passará a ser fabricado aqui. Portanto ele deixará de ser importado passando a ser um produto nacional.

e porque não um motor diesel nacional? pra que colocar um importado? com esse vai-e-vem da economia mundial esse projeto pode ficar inviabilizado.
dava pra colocar o motor duratec 4 cilindros gasolina que equipa a ranger, aliás, acho que já demorou pra Ford lançar um Troller Duratec.

CAVESO
28/10/2008, 23:29
Lamentável. O que me deixa tranquilo é saber que existe no Brasil pessoas que pensam diferente de você meu amigo. Misturou alhos com bugalhos. Nosso design é bom sim principalmente se considerarmos nossas limitações. Mas infelizmente não adianta argumentar com você caro colega, pois alguem que despresa o design nacional comprovadamente reconhecido no mundo inteiro e vem com esse papinho de quantas ferraris, smarts, bla,bla,bla... provavelmente não entenderá uma só palavra minha.

Abraços e meus pesames

É dificil mesmo entender quem prefere Bentley à Ferrari, Volvo à Smart...mas prometo fazer um esforço....

Mas o mau gosto precisa ser alimentado também, né?

Você é muito bom no mimimi, mas até agora não me apresentou o "GRANDE" projeto nacional.

Onde está????? :pensativo:

Mas como está tudo ao contrário mesmo, nem o capim comendo o boi me assusta mais....

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/10/2008, 00:52
Pessoal

Acredito que o grande problema da discussão aqui é o erro comum de se traduzir a palavra design como sendo desenho.

Desenho é uma coisa e design é outra bem diferente e bem complexa.

O design, como está sendo usado aqui significa plano, projeto, planejamento, planificação, criação, desenho e esboço.

O objetivo da atividade de design não é obter a solução ótima, mas sim a solução que mais satisfaz uma série de limitações e interesses. Assim, o que pode ser uma ótima solução para um indivíduo, para um outro a mesma solução não satisfaz. É por essa razão que nem todos compram o mesmo jipe.

Traduzindo para uma linguagem mais off-road, os designers do Stark, aqui como os da Troller, Wrangler, etc recebem um projeto e, a partir das especificações do fabricante, se inicia a criação. O desenho do veículo na verdade é somente uma conseqüência.

Chuck. Então tu quer me dizer que os designer não se preocupam com o formato final do carro?

Sim. É mais ou menos isto. Claro que eles se preocupam com o formato. Ele vão fazer um carro bonito, desde que esse bonito esteja dentro das especificações do fabricante.

Um exemplo disto é o Renalt Logan. Claro que a Renalt poderia fazer um carro mais bonito. Mas como as especificações do fabricante eram pra se fazer um carro grande e barato, não se poderia fazer um carro bonitão. Porque um carro grande e bonito não pode ser barato. Então eles obrigatoriamente tinham que apresentar um projeto de carro com um visual a baixo do esperado.

O Willys só teve aquele desenho porque seguia as especificações do exército americano. Ninguém fez um desenho do jeep para ser bonito, e depois de pronto, adaptar a mecanica ao mesmo. Cumpriu-se antes as exigências e o formato do carro foi conseqüência.

O que quero dizer é que o Stark não tem esse formato porque alguém da TAC achou bonito. Ele tem esse formato porque o mesmo atende as especificações. E é assim com qualquer outro carro fabricado. O formato é apenas a conseqüência de uma série de especificações de tamanho, peso, quantidade de ocupantes, facilidade na construção e montagem, logística, etc etc etc.

Se ele vai cair no gosto, por incrível que pareça, não é o formato que vai ser o grande responsável, e sim a funcionalidade do mesmo.

Como assim? Não entendi nada. Pode explicar melhor?

É que o ser humano costuma achar bonito o que é funcional. Por exemplo, nos jipeiros achamos lindo os 4x4.

Adoramos o visual deles, da suspensão, do motor, etc....enquanto nossos amigos, familiares, vizinhos não entendem o porque de babarmos tanto em cima desses veículos “quadradões, grandes, que mais parecem uma bota”...eles não acham bonitos porque para eles um 4x4 não tem funcionalidade alguma. Em compensação, eles acham lindo um carro popular com apliques escrito adventure e um porta estepe atrás....porque para eles, os enfeites cumprem uma função (que é a de passar uma idéia de são aventureiros, mesmo que eles nunca saiam com o carro do asfalto).

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/10/2008, 01:01
Os exemplos do Caveso podem servir pra eu explicar melhor o que eu disse.

A Ferrari, o Volvo e o Smart cumprem a sua funcionalidade? Eles cumprem o que prometem?

Sim. A Ferrari é veloz. O volvo é seguro e o Smart é pequeno e ágil. Se a Ferrari fosse um carro somente com apelo estético, mas que não passasse de 200 Km/l, te garanto que, mesmo com esse formato, não seria o sonho de consumo de ningué.

Se a Volvo fosse um carro inseguro, não seria o que é.
Se o Smart não fosse ágil, com certeza todos iriam acha-lo esquisito.

Entender o poruqe que gostamos de um carro ou de outro é muito mais complexo que se possa imaginar. O gosto humano é a soma de inúmeros fatores, tanto pessoais, culturais, financeiros, etc.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/10/2008, 01:04
Voltando ao assunto...:mrgreen:...se o Troller, o Stark, etc forem funcionais, as chances de futuramente estarmos considerando eles exemplos de beleza automotiva são imensas.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/10/2008, 01:24
Outro exemplo é o Marruá, que não foi cópia do Engesa, mas sim a compra dos direitos de fabricação. A Agrale através de um planejamento, viu que seria melhor comprar os direitos de fabricação da Engesa do que projetar um veículo do zero. Acredito que o formato do Engesa ajudou em muito na escolha, pois o veículo deve ser bem fácil de ser construido, já que o mesmo é praticamente composto por chapas de aço dobradas.

De uma maneira prática, podemos dizer que design é forma + função...e os exemplos me mostram que a função é que é o grande diferencial em todas essa história.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/10/2008, 01:29
Em tempo...não tenho autorização nem procuração para falar em nome de nenhuma fabricante de veículos. Tudo que escrevi e escrevo são apenas constatações minhas.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/10/2008, 01:56
A maioria das pessoas pensa que design é uma tradução simples e direta do inglês para o português e que significa desenho. É AI QUE ESTÁ O ERRO.

Design é uma palavra inglesa, que vem do latim e significa designar, indicar representar, marcar, ordenar.

O sentido de design lembra o mesmo que, em português, tem desígnio: projeto, plano, propósito.

Há assim uma CLARA DIFERENÇA entre design e o termo inglês drawing, este sim siginifica desenho.

A troca de sentidos ocorreu porque a palavra portuguesa desenho não vem diretamente do latim. Ela é uma derivação de desenhar, que se origina do italiano disegnàre, verbo que se refere ao também italiano disêgno. Este sim guarda em si os dois significados da palavra: tanto a de desenho, quanto a de projeto. Ao ser adotado pelo português, a palavra design perdeu o seu segundo sentido (o de projeto).

Resumindo: seguindo a morfologia da palavra design, o siginificado é duplo. Desenho e projeto, mas no português, somente o significado de desenho é conhecido.

Design pode significar desenho, mas para o design automotivo, design é projeto e não desenho, já que desenho é a representação figurativa de formas sobre uma superfície, com uso de linhas, pontos e manchas, e não é isso que , por exemplo o Estúdio de Design Pininfaria faz né. Ele cria um projeto de um veículo com as características solicitadas pelo cliente...:mrgreen:...simples né?

Paulo_CW
29/10/2008, 07:39
Mais bah tche.....q aula chuck...:mrgreen:
Bom, pra mim pouco importa o design, desenho, farois redondos ou quadrados, cópia de num sei o q, etc.... pq se o Starck mandar ver nas trilhas todos vão achar ele bem bonitinho... querem apostar... mas como este é um fato q ainda não pode ser comentado vamos alimentando o tópico com as brigas...:parede:
Mesmo pq nós temos a tendência de repudiar novos conceitos etc... e se a indústria vende-se só q é bonito, q seria do Logan, Uno, Ka, etc... vai do gosto de cada um...q nem bunda... e se nós q fazemos trilhas fossemos adéptos da estética de nossas viaturas... nunca compraria-mos jipe, rural, engesa, samurai.......bla...bla...bla....
Importante vai ser ver os comentários dos primeiros aqui no forum a ter vontade$$$ de por ele na trilha e ver q vai dar...

Edintruder
29/10/2008, 09:06
É isso mesmo Paulo. Eu não compro carro por beleza, mas pelo que tem de bom e o que não tem de ruim. Deixamos as mulheres comprarem carros pela beleza ou design!
Eu não acho a minha Ranger bonita, acho apenas legal. Se fosse comprar por beleza, em andava de Ômega Suprema ou Marea Weekend...

Eliseu
29/10/2008, 10:51
Falou tudo, Edi.....!!!!!!

Barretos
29/10/2008, 14:46
Muito bom meu amigo. Porem só uma correção. O Logan tem o desenho que tem porque ele é um projeto do Leste Europeu mais precisamente da Romenia da década de 80. O que foi feito é um face lifting ou seja uma maquiagem para paracer mais moderno, porem alguns detalhes entregam a sua idade. Desenho bem quadrado conjunto ótico dianteiro pequeno, etc.

Pessoal

Acredito que o grande problema da discussão aqui é o erro comum de se traduzir a palavra design como sendo desenho.

Desenho é uma coisa e design é outra bem diferente e bem complexa.

O design, como está sendo usado aqui significa plano, projeto, planejamento, planificação, criação, desenho e esboço.

O objetivo da atividade de design não é obter a solução ótima, mas sim a solução que mais satisfaz uma série de limitações e interesses. Assim, o que pode ser uma ótima solução para um indivíduo, para um outro a mesma solução não satisfaz. É por essa razão que nem todos compram o mesmo jipe.

Traduzindo para uma linguagem mais off-road, os designers do Stark, aqui como os da Troller, Wrangler, etc recebem um projeto e, a partir das especificações do fabricante, se inicia a criação. O desenho do veículo na verdade é somente uma conseqüência.

Chuck. Então tu quer me dizer que os designer não se preocupam com o formato final do carro?

Sim. É mais ou menos isto. Claro que eles se preocupam com o formato. Ele vão fazer um carro bonito, desde que esse bonito esteja dentro das especificações do fabricante.

Um exemplo disto é o Renalt Logan. Claro que a Renalt poderia fazer um carro mais bonito. Mas como as especificações do fabricante eram pra se fazer um carro grande e barato, não se poderia fazer um carro bonitão. Porque um carro grande e bonito não pode ser barato. Então eles obrigatoriamente tinham que apresentar um projeto de carro com um visual a baixo do esperado.

O Willys só teve aquele desenho porque seguia as especificações do exército americano. Ninguém fez um desenho do jeep para ser bonito, e depois de pronto, adaptar a mecanica ao mesmo. Cumpriu-se antes as exigências e o formato do carro foi conseqüência.

O que quero dizer é que o Stark não tem esse formato porque alguém da TAC achou bonito. Ele tem esse formato porque o mesmo atende as especificações. E é assim com qualquer outro carro fabricado. O formato é apenas a conseqüência de uma série de especificações de tamanho, peso, quantidade de ocupantes, facilidade na construção e montagem, logística, etc etc etc.

Se ele vai cair no gosto, por incrível que pareça, não é o formato que vai ser o grande responsável, e sim a funcionalidade do mesmo.

Como assim? Não entendi nada. Pode explicar melhor?

É que o ser humano costuma achar bonito o que é funcional. Por exemplo, nos jipeiros achamos lindo os 4x4.

Adoramos o visual deles, da suspensão, do motor, etc....enquanto nossos amigos, familiares, vizinhos não entendem o porque de babarmos tanto em cima desses veículos “quadradões, grandes, que mais parecem uma bota”...eles não acham bonitos porque para eles um 4x4 não tem funcionalidade alguma. Em compensação, eles acham lindo um carro popular com apliques escrito adventure e um porta estepe atrás....porque para eles, os enfeites cumprem uma função (que é a de passar uma idéia de são aventureiros, mesmo que eles nunca saiam com o carro do asfalto).

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/10/2008, 15:10
Correto Barretos.

Eles devem ter pensado que nem o pessoal da Agrale. O design (projeto) teria suas especificações atendidas somente fazendo um face lifting no veículo, não sendo necessário a criação do mesmo desde o zero.

O Logam é uma compra racional. O desenho do carro não conta muito na hora do consumidor fechar negócio. Bingo. O projeto foi bem sucedido, cumprindo com as especificações solicitadas .

O Marruá foi produzido para ser vendido para o exército. O exército não liga pro visual e sim pro funcional de uma viatura. Bingo. O projeto foi bem sucedido, cumprindo com as especificações solicitadas .

A Ecosport é um projeto que tem como objetivo a construção de um veículo urbano, mas com apelo off-road. Por isso que foi feita um modelo 4x4. Apenas para reforçar este apelo.
Os projetistas sabem que o carro não é off-road. Nos sabemos que o Ecosporte tbm não é um off-road, mas o público que compra, acredita que o veículo é um off-road. Foi necessário a cosntrução de um modelo 4x4 para reforçar este apelo. A Ecosporte 4x4 só existe para isto. Para reforçar este apelo, pois a Ford sabia que o público da Ecosport não iria botar o veículo no barro. Tá ai um belo case a ser estudado, visto que a Ecosport é suceso de vendas.

CAVESO
29/10/2008, 15:31
Outro exemplo é o Marruá, que não foi cópia do Engesa, mas sim a compra dos direitos de fabricação.

Mesmo chassis, mesma lataria, mesma caixa de marchas, mesma t-case, mesmo eixo traseiro...

Só não usaram o dana 30 na dianteira e os motores GM e/ou Perkins devido ao fato de não serem fabricados mais...

Sei que aqui não é o local indicado para essa discussão, mas se isso não é cópia, não sei amis o que é.... :pensativo:

Comprou os direitos de fabricação para copiar algo consagrado!

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/10/2008, 15:36
Ahhh...só pra constar...a maioria das Ecosporte vendidas são 4x2....tá ai a prova maior que os compradores da Eco querem somente um apelo off-road.

Sem ironia alguma...a equipe de marketing da Ford está de parabéns...para mim este é uma das maiores jogadas de marketing que eu vi nos últimos tempos.:palmas: :palmas: :palmas:

Ahhh...e por favor...não briguem com os donos de Ecosports...pois a culpa não é deles em acreditarem que possuem um 4x4 de verdade.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/10/2008, 15:41
Caveso. Concordo contigo, mas acredito que a palavra cópia não seja a mais ideal.

A Agrale não copiou. Ela não seria tão ingênua a este ponto (pois se fosse feito isso, teria que pagar uma fortuna por direitos autorais).

Ela comprou os direitos de fabricação dos veículos e apenas o adequou ao projeto que queria, que era de vender um 4x4 para o exército. Como o Engesa tem grandes qualidades, só trocou o que foi necessário.

A tracker não é uma cópia do Grand Vitara. É o mesmo carro com algumas modificações.

O Marrua não é a cópia do Engesa. É o mesmo carro com algumas modificações.

Para os empresários, a fábrica que assina o carro é o que menos importa.

A um tempo atrás isso também aconteceu com o Verona e o Apolo, que eram praticamente os mesmos carros.

alvaro.jrc
29/10/2008, 15:42
Ahhh...e por favor...não briguem com os donos de Ecosports...pois a culpa não é deles em acreditarem que possuem um 4x4 de verdade.

Chuck, já dizia o confúcio: "CHAPÉU DE OTÁRIO É MARRETA", se comprou um Ecosport tem mais é que ser zoado mesmo. :mrgreen:

CAVESO
29/10/2008, 15:44
Algumas considerações:

1-Design tem seu lado ético, funcional, ergonômico, financeiro, ecológico, etc, etc e mais etc......mas também tem um lado que está sendo deixado de lado pelos "designers" que é a estética!

Sendo a estética o estudo do Belo, pergunte a 1.000 pessoas o que elas acham de uma Ferrari, de um Wrangler, de um davi de Michelangelo, de uma obra do nosso Oscar Niemeier, de um grafite dos gêmeos grafiteiros e 999 delas acharão belíssimas obras...

Agora pergunte a 1.000 pessoas o que elas acham de um Bentley, de um volvo...

2-Logan é vendido aqui porque aqui é o país dos otários, onde até uno Mille vende e muito... Qual a participação de mercado do Logna na itália e França?????

3-Concordo que jipe não precisa ser "case" de design, é só ler em minha assinatura qual jipe eu tenho...

4-Também concordo que o Stark deveria ganhar prêmios pelo conteúdo e não pela forma...

5-Não lembro de mais nada..... :mrgreen:

CAVESO
29/10/2008, 15:48
Caveso

A Agrale não copiou. Ela não seria tão ingênua a este ponto (pois se fosse feito isso, teria que pagar uma fortuna por direitos autorais).

Ela comprou os direitos de fabricação dos veículos e apenas o adequou ao projeto que queria, que era de vender um 4x4 para o exército. Como o Engesa tem grandes qualidades, só trocou o que foi necessário.

Pra mim ela pagou para ter o direito de copiar....só isso!

Até porque fazer o Marruá sem pagar à engesa seria crime!

Mas que copiou, copiou e isso não é ruim.

Prefiro copiar algo bom que inventar algo ruim...

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/10/2008, 15:53
Prefiro copiar algo bom que inventar algo ruim...

X2...

A parte boa é que mais um 4x4 nacional renasceu...que sabe um dia a Agrale canse de vender pro exército e baixe o preço do Marrua para competir no mercado civil né...seria ótimo ...:dance: :dance: :dance:

Um país com a fabricação de 3 veículos 4x4 nacionais seria um sonho de consumo...:lol:

alvaro.jrc
29/10/2008, 15:55
Caveso vc falou com tanta propriedade sobre design, vc dá aula em algum curso de design, filosofia ou arquitetura???? :pensativo:

Ps: Não estou sendo irônico. ;)

Pedro Bachir
29/10/2008, 16:01
Caveso vc falou com tanta propriedade sobre design, vc dá aula em algum curso de design, filosofia ou arquitetura???? :pensativo:

o caveso da aula de design de moda... :mrgreen:

Paulo_CW
29/10/2008, 16:09
X2...

A parte boa é que mais um 4x4 nacional renasceu...que sabe um dia a Agrale canse de vender pro exército e baixe o preço do Marrua para competir no mercado civil né...seria ótimo ...:dance: :dance: :dance:

Um país com a fabricação de 3 veículos 4x4 nacionais seria um sonho de consumo...:lol:

X2....

Mas veja q temos os.... cross, adventure, stepway, rallie...etc....kkkkkk:parede:

CAVESO
29/10/2008, 16:42

Cara,

Também não sendo irônico: sou filósofo de formação, MBA em Marketing, Mestrado em gestão sustentável das organizações...

Dou aulas de Empreendedorismo, Gestão de projetos, Sociologia do trabalho e do consumo, Criatividade e ambientes criativos, RH e otras cositas mas...
Agora sendo irônico: nas horas vagas dou aulas de balé, design de moda (como bem lembrou o Bachir, meu aluno mais gostoso) e otras coisas gays...

Como pode perceber, falar mentira é comigo mesmo...... :mrgreen:

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/10/2008, 17:19
Tava dando uma olhada na ficha do Stark, no site da Tac

http://www.tacmotors.com.br/jipe_stark_desbrava_o_mercado_de_4x4_com_versao_fi nal_brn60.html

Esse diferencial Dana 44.3 é o mesmo do Troller?

2 amortecedores por roda???Hmmm esse dá pra voar...hehehe...:twisted:

alvaro.jrc
29/10/2008, 17:30
Cara,
Também não sendo irônico: sou filósofo de formação, MBA em Marketing, Mestrado em gestão sustentável das organizações...
Dou aulas de Empreendedorismo, Gestão de projetos, Sociologia do trabalho e do consumo, Criatividade e ambientes criativos, RH e otras cositas mas...
Agora sendo irônico: nas horas vagas dou aulas de balé, design de moda (como bem lembrou o Bachir, meu aluno mais gostoso) e otras coisas gays...
Como pode perceber, falar mentira é comigo mesmo...... :mrgreen:

Pow Caveso, legal cara, eu percebí logo que vc estudou estética pela linha filosófica mesmo. Quem me ensinou estética na faculdade tb foi uma filósofa.

Falando nisso quanto tá a hora da aula de ballet??? Não é pra mim é pra minha namorada. :mrgreen:

CAVESO
29/10/2008, 17:46
Falando nisso quanto tá a hora da aula de ballet??? Não é pra mim é pra minha namorada. :mrgreen:

Rapaz.......

Nem sei o que respondo...... :mrgreen:

RABUGENTO
29/10/2008, 17:51
Mandar o Star Treck para eu experimentar, ninguém quer, né? :(

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/10/2008, 17:58
Test drive??...hehehe...tô nessa também...:dance:

gu1lherme
29/10/2008, 19:14
Jipe Stark chega em 2009 por R$ 85 mil

Apresentado como conceito no Salão de 2006, agora o jipe nacional Tac Stark aparece na versão final. Com motor 2.3 16V turbodiesel da FTP (Fiat Technologies Powertrain), o modelo tem 127 cv de potência e 30,6 kgfm de torque a 1.800 rpm. As primeiras 25 unidades serão entregues no segundo semestre de 2009, com preço entre R$ 85 mil a R$ 95 mil, dependendo dos itens de personalização escolhidos pelo cliente. Além do motor, muitos outros itens vêm da Fiat, como coluna de direção e comandos dos vidros elétricos do Palio e maçanetas do Uno. Possui suspensão independente nas quatro rodas (com dois amortecedores por roda), câmbio Eaton de 5 marchas, tração 4x4 com reduzida da BorgWarner e diferenciais Dana 44.3 com bloqueio na traseira. Ele pesa 1,6 tonelada e oferece 26 cm de altura livre do solo, com 49º de ângulo de entrada e 44º de saída. As rodas são aro 16", com pneus 255/70 de uso misto.

TMorais
29/10/2008, 19:17
Noticia:

Stark chega em 2009 por R$ 85 mil
Novo jipe nacional tem motor e muitas peças fornecidas pela Fiat
Daniel Messeder
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/foto/0,,15793921,00.jpg
Apresentado como conceito no Salão de 2006, agora o jipe Stark, fabricado pela empresa catarinense TAC, aparece na versão final. Com motor 2.3 16V turbodiesel da FTP (Fiat Technologies Powertrain), o modelo conta com 127 cv de potência e 30,6 kgfm de torque a 1.800 rpm. As primeiras 25 unidades serão entregues no segundo semestre de 2009, com preço que varia de R$ 85 mil a R$ 95 mil, dependendo dos itens de personalização escolhidos pelo cliente.
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/foto/0,,15794406,00.jpg
Além do motor, muitos outros itens vêm da Fiat: coluna de direção, comandos dos vidros e retrovisores elétricos, porta-óculos e luz interna vieram do Palio. As maçanetas das portas são do Mille quatro portas e a maçaneta da tampa do porta-malas é do Mille duas portas.
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/foto/0,,15793922,00.jpg
Pelo menos na ficha técnica, o jipe parece ter muitos argumentos para brigar com o Troller T4. Possui suspensão independente nas quatro rodas (com dois amortecedores por roda), câmbio Eaton de 5 marchas, tração 4x4 com reduzida da BorgWarner e diferenciais Dana 44.3 com bloqueio na traseira. O Stark pesa 1,6 tonelada e oferece 26 cm de altura livre do solo, com 49º de ângulo de entrada e 44º de saída. As rodas são aro 16", com pneus 255/70 de uso misto.

Fonte:http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI15920-10142,00.html

Cara, que painel esquisito!!:rolleyes:

VOVÔ DO TROLLER
29/10/2008, 19:21
Noticia:

Stark chega em 2009 por R$ 85 mil
Novo jipe nacional tem motor e muitas peças fornecidas pela Fiat
Daniel Messeder
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/foto/0,,15793921,00.jpg
Apresentado como conceito no Salão de 2006, agora o jipe Stark, fabricado pela empresa catarinense TAC, aparece na versão final. Com motor 2.3 16V turbodiesel da FTP (Fiat Technologies Powertrain), o modelo conta com 127 cv de potência e 30,6 kgfm de torque a 1.800 rpm. As primeiras 25 unidades serão entregues no segundo semestre de 2009, com preço que varia de R$ 85 mil a R$ 95 mil, dependendo dos itens de personalização escolhidos pelo cliente.
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/foto/0,,15794406,00.jpg
Além do motor, muitos outros itens vêm da Fiat: coluna de direção, comandos dos vidros e retrovisores elétricos, porta-óculos e luz interna vieram do Palio. As maçanetas das portas são do Mille quatro portas e a maçaneta da tampa do porta-malas é do Mille duas portas.
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/foto/0,,15793922,00.jpg
Pelo menos na ficha técnica, o jipe parece ter muitos argumentos para brigar com o Troller T4. Possui suspensão independente nas quatro rodas (com dois amortecedores por roda), câmbio Eaton de 5 marchas, tração 4x4 com reduzida da BorgWarner e diferenciais Dana 44.3 com bloqueio na traseira. O Stark pesa 1,6 tonelada e oferece 26 cm de altura livre do solo, com 49º de ângulo de entrada e 44º de saída. As rodas são aro 16", com pneus 255/70 de uso misto.

Fonte:http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI15920-10142,00.html

Cara, que painel esquisito!!:rolleyes:
vALEU TMORAIS, o carro até que é bonito,mas estes pneusinhos A/T(?) sCORPION da Pirelli não estão com nada. O motor do Tac também não dá para encarar o do Troller que é de 163 HP. Eu ainda, sem conhecer ambos, sou mais o Troller. Abs

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/10/2008, 19:25
Nota-se que o tamanho das caixas de roda foram feitos pensando em já receber um 33" ou 35"...:twisted:

ArthurPaladini
29/10/2008, 19:31
Agora vamos ser sinceros, o painel do Troller nunca foi uma maravilha de lindo, mas eu esperava mais do Stark. Sempre vi somente as fotos dele externas, agora a parte interna me deixou meio descepcionado. Aquelas saídas de ar iguais as dos ônibus, o volante e uma combinação de cores que não ficou legal e por último o rádio, como vai apertar os botões do lado direito do rádio se estiver com a terceira ou quinta engatada? Pelo menos na foto, parece que não ficou muito bom.

Outra coisa, o porta luva, imagina tu subindo um morro, e o manuel toda hora caindo?! heheheh Mas deve ter outro lugar pra guardar ele.

Essa minhas observações são coisas poucas, não quer dizer que por causa disso ele não anda bem e não tem bom desempenho no off-road, que é o que realmente interessa.

Abraços.

jeisonk
29/10/2008, 19:50
Cara, que painel esquisito!!

X2
O do Troller de repente ficou tão chique :mrgreen:

A questão do porta-luvas realmente é intrigante, mas deve ter outro lugar, não iriam dar uma mancada básica assim.

[]'s

TMorais
29/10/2008, 20:02
X2
O do Troller de repente ficou tão chique :mrgreen:

A questão do porta-luvas realmente é intrigante, mas deve ter outro lugar, não iriam dar uma mancada básica assim.

[]'s

A parte de cima do painel (lado carona) tem um porta treco ( onde colocaram balas...eheheh). A parte do porta-luvas ficou esquisito... só um espaço sem a tampa... deve ser para guardar a mente do "sem juizo" que fez aquela gambis!!:evil::twisted: Serve para nada!:parede:

Vendo o painel do Troller esse aí ficou pré-histórico! Merecia "coisa" melhor!

leo cabral
29/10/2008, 20:24
o painel da de 10x0 no do troller, mas ja que estão usando peças FIAT , o perfeito seria usar o painel do palio weekend adventure loker ,que é simplesmente lindo.:concordo:

http://garagem83.com/wp-content/uploads/2008/05/palio-weekend-adventure-locker-3.jpg

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/10/2008, 20:32
Diferente dos modelos que contam apenas com tração nas quatro rodas, o Stark terá reduzida BorgWagner, de engate manual, e diferenciais Dana 44.3, com bloqueio na traseira, a chamada tração positiva.

:concordo:

Lucas Nassif
29/10/2008, 20:44
Volante do Palio, saídas de ar do Doblo, botoes do ar condicionado também do Palio, painel de instrumentos e botões de painel do Ducato!! Eita mistureba!!! heheheheh...

Sem contar no detalhe do volante e manopla de câmbio na cor ROSA!! (Pelo menos aqui está aparecendo essa cor)!

Ridículo!!!

:mrgreen:

maxdelta
29/10/2008, 20:55
Agora vamos ser sinceros, o painel do Troller nunca foi uma maravilha de lindo, mas eu esperava mais do Stark.

Mas o painel do troller é bonito, é o mesmo do gol!! Quer melhor, o carro mais vendido, daqui há alguns anos procurar peça pra o painel vai ser moleza.

Quanto ao Stark, estou mais convencido que é um jipe 'colorido'.

Paulo_CW
29/10/2008, 20:57
Caraca... num encontrei onde fica o porta latinhas.....:cry:
Os caras fazem carro pra jipeiros e esquecem o acessório fundamental.....

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/10/2008, 21:46
Esse painel era do Stark quando ele ainda tinha motor a gasolina. Nesse painel tinha porta-latinha (junto ao câmbio) e o porta-luvas tinha uma meia tampa.

Outro detalhe era a sinalização no volante, para indicar ao motorista a posição da roda.

Parecia mais funcional este painel antigo, mas achei o novo muito bonito...:mrgreen:

TMorais
29/10/2008, 22:03
Esse painel era do Stark quando ele ainda tinha motor a gasolina. Nesse painel tinha porta-latinha (junto ao câmbio) e o porta-luvas tinha uma meia tampa.

Outro detalhe era a sinalização no volante, para indicar ao motorista a posição da roda.

Parecia mais funcional este painel antigo, mas achei o novo muito bonito...:mrgreen:

Esse painel ficou muito melhor que esse da fiat!

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/10/2008, 22:21
Esse painel ficou muito melhor que esse da fiat!

X2...:concordo:

abreu
29/10/2008, 23:29
Painel HORRIVEL!
Volante HORRIVEL!

Carro feio!

CAVESO
30/10/2008, 00:31
Painel HORRIVEL!
Volante HORRIVEL!

Carro feio!

Ih é ciumesssss...........ciúmes de você...........ciúmes de você......ciúmes de você......

jeisonk
30/10/2008, 07:48
o Stark terá reduzida BorgWagner, de engate manual,

Olha aí um bom diferencial, se tem uma coisa que vira e mexe está incomodando no Troller é o acionamento da tração, no meu já fiquei na mão várias vezes com isso.

RHL
30/10/2008, 10:35
tração ter que ter engate manual. essa história de botãozinho pra tudo já encheu o saco...