Conectar

Ver Versão Completa : Novo jipe brasileiro - TAC Stark

Páginas : 1 [2] 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

CAVESO
12/02/2008, 17:03
Pode soar bem em alemão, mas como produto nacional, achei o nome bem fraco.

Sinceramente e pessoalmente eu não gostei, mas dizem que a gente se acostma, né?

alvaro.jrc
12/02/2008, 21:12
Stark vai acabar acontecendo o mesmo que o Jimny, que é um nome conhecido no japão, mas no brasil é praticamente impronunciavel. Tem gente que fala "jimy" "jiminy" "Jim". Se tivesse continuado se chamando Samurai teria vendido 20x mais.

Nome interfere muito no mercado, ainda mais no mercado brasileiro que é cheio de preconceitos contra novas marcas e é um dos mercados mais burros do mundo, ecosport que o diga, que uma merda, mas de nome bastante comercial.

Como ja foi sugerido Trok ficou curto e facil de pegar gosto no mercado.

Ainda mais quando se fala junto com a marca TAC STARK, é quase um celular.

RHL
13/02/2008, 01:47
Stark vai acabar acontecendo o mesmo que o Jimny, que é um nome conhecido no japão, mas no brasil é praticamente impronunciavel. Tem gente que fala "jimy" "jiminy" "Jim". Se tivesse continuado se chamando Samurai teria vendido 20x mais.

Nome interfere muito no mercado, ainda mais no mercado brasileiro que é cheio de preconceitos contra novas marcas e é um dos mercados mais burros do mundo, ecosport que o diga, que uma merda, mas de nome bastante comercial.

Como ja foi sugerido Trok ficou curto e facil de pegar gosto no mercado.

Ainda mais quando se fala junto com a marca TAC STARK, é quase um celular.

onde eu assino?

concordo com tudo e digo mais, se esse jipe com motor a gasolina chegar no preço do Ford Troller Diesel 3.0 vai ser um fracasso...

zelucas
13/02/2008, 20:49
outro projeto mau feito!!!

não é possivel q no brasil niguém consiga fazer um bom projeto!!

olhe a largura do veículo e olhe o tamanho da cabine, vai ser mais um jipe tipo troller só que mais ainda, pequeno e apertado por dentro e um trambolho por fora, não sei porque agora a mania de paralamas tão largos, o ideal era ser +- da largura dos do samurai q são bonitos mas não exagerados, precisam voltar a fazer jipe como antigamente.

outra coisa é o design, parece de um compacto europeu, sem nenhuma agressividade.

Julinot
13/02/2008, 21:37

olhe a largura do veículo e olhe o tamanho da cabine, vai ser mais um jipe tipo troller só que mais ainda, pequeno e apertado por dentro e um trambolho por fora, não sei porque agora a mania de paralamas tão largos, o ideal era ser +- da largura dos do samurai q são bonitos mas não exagerados, precisam voltar a fazer jipe como antigamente.

outra coisa é o design, parece de um compacto europeu, sem nenhuma agressividade.

ZéLucas... se o que você quer é um "jipe" como antigamente... dê uma olhada na 4x4&Cia deste mês. Não é nada novo, mas tem uma cara fazendo o que eu chamaria de réplica do CJ, com chassi novo reforçado... muito interessante.

alvaro.jrc
13/02/2008, 23:20
ZéLucas... se o que você quer é um "jipe" como antigamente... dê uma olhada na 4x4&Cia deste mês. Não é nada novo, mas tem uma cara fazendo o que eu chamaria de réplica do CJ, com chassi novo reforçado... muito interessante.

Seria o CJ 6 do Elmer??

CAVESO
14/02/2008, 00:14
Quer um 4x4 de verdade e zero????

Compre um marruá pelos míseros 100.000,00..:mrgreen:

RHL
14/02/2008, 11:57
um Marruá é uma ÓTIMA pedida!!!

que pena custar tão caro...

zelucas
16/02/2008, 01:10
Quer um 4x4 de verdade e zero????

Compre um marruá pelos míseros 100.000,00..:mrgreen:

hahahahaha...prefiro o engesa velho...

Conseguiram fazer cagadas no marruá...

1- o jipe original (engesa) já era largo, colocaram eixos mais largos e para os pneus originais não ficarem para fora colocaram alargador de para-lamas. Obvio que ninguem que comprar o jipe vai ficar com os pneus originais fininhos e ao colocar um 33x12,5 vai ficar comendo barro que o pneu jogar :putz:.

2- continua sem reduzida :parede:

Isto é estranho para um jipe desenvolvido para o exército porque o brasil é um país de matas densas (aonde tem) onde um jipe muito largo encontra dificuldades para transpo-las (tente ir de hummer nas trilhas).Vai ver que desenvolveram pensando no futuro, onde não haverá mais mata...:mrgreen:

Nem presiso falar do preço...

Quando disse que precisavam fazer jipe como antigamente, me referi ao desenho simples e robusto.

Théo_Augusto
16/02/2008, 13:50

Zé,

o correto é "Outro projeto MAL feito". Tem aquele macete: troca-se por "bem" ou "bom", lembra-se?

o correto é "pára-lamas". Quando o elemento PÁRA for do verbo PARAR, devemos escrever com acento agudo e hífen: pára-lamas, pára-choques, pára-brisa.... ok? Tem outras correções na sua mensagem, mas tudo bem... Nós, engenheiros, sempre temos muito a aprender também....

Bem.... Vamos ao que interessa.... Com relação ao design é sempre assim: uns gostam muito, outros detestam..... Mas a imensa maioria nos diz exatamente o contrário. Tanto é verdade que recebemos recentemente o Prêmio Design do Museu Casa Brasileira, 21a. edição. Um dos mais importantes do gênero. Mas respeito seu posicionamento. Que, inclusive acho muito "agressivo", diferente do que vc acha do Stark.

Com relação ao espaço interno, espero que vc tenha a chance de testar um. Acredito que depois disto nós poderemos discutir, ok?

Abraços.
Théo.

TMorais
16/02/2008, 15:20
Theo,

É possível vc nos relatar mais informações do Stark ? Como anda o projeto, tem alguma data sobre o lançamento.. se está em testes/ajustes ainda... quanto a motorização/pneus.. e sobre o "preço".... deixo como sugestão cabine estendida para melhor espaço interno e porta-malas.. daria certo na visão da engenharia/custo ?
E com a suposta chegada do TRoller a gasolina o que a TAC pretende fazer? Falo isso devido ao custo do T4...
Abs

alvaro.jrc
16/02/2008, 18:51
Esse suspense no preço está me matando :mrgreen:!!

Mas fica uma sugestão um pouco tendenciosa....Se ficar mais barato que o Tracker a gasolina vai vender mais que VW Gol 1.0.:mrgreen:

[]s!!

Théo_Augusto
17/02/2008, 00:08
Theo,

É possível vc nos relatar mais informações do Stark ? Como anda o projeto, tem alguma data sobre o lançamento.. se está em testes/ajustes ainda... quanto a motorização/pneus.. e sobre o "preço".... deixo como sugestão cabine estendida para melhor espaço interno e porta-malas.. daria certo na visão da engenharia/custo ?
E com a suposta chegada do TRoller a gasolina o que a TAC pretende fazer? Falo isso devido ao custo do T4...
Abs

TMorais

Eu sei de notícias não muito recentes, como por exemplo, a vibração, pequena é verdade, da embreagem que consumiu horas de engenharia para ser solucionada - e foi - , posicionamento da alavanca de acionamento da tração, acabamento interno, painel de instrumentos, etc.... Pelos relatos, o Stark, nos últimos meses evoluiu significativamente em pequenos - mas importantes - quesitos. O relato do pessoal da fábrica, que encontrei em Foz do Iguaçu final de janeiro, diz que é um outro carro. O bacana que a evolução agora é sentida e diz respeito a "amigabilidade" do carro.

Vou obter mais informações atuais e posto aqui até terça, ok?

Com relação às vendas, a meta é que Março seria o mês de início, mas preciso confirmar isto.

Abraços
Théo.

alvaro.jrc
17/02/2008, 14:46
Theo e o preço???? Tem nem uma estimativa??? :pensativo:

[]s!!

Julinot
22/02/2008, 20:34
Alguns pegaram um pouco mais pesado, mas também receberam respostas não muito educadas. O fato é que algumas críticas foram mal colocadas mas eram pertinentes. Depois de tanto tempo, afinal quando vão colocar no mercado ? O preço, o motor, a mala... tudo ?

ps. parece um veículo espacial, não ?!

TMorais

Eu sei de notícias não muito recentes, como por exemplo, a vibração, pequena é verdade, da embreagem que consumiu horas de engenharia para ser solucionada - e foi - , posicionamento da alavanca de acionamento da tração, acabamento interno, painel de instrumentos, etc.... Pelos relatos, o Stark, nos últimos meses evoluiu significativamente em pequenos - mas importantes - quesitos. O relato do pessoal da fábrica, que encontrei em Foz do Iguaçu final de janeiro, diz que é um outro carro. O bacana que a evolução agora é sentida e diz respeito a "amigabilidade" do carro.

Vou obter mais informações atuais e posto aqui até terça, ok?

Com relação às vendas, a meta é que Março seria o mês de início, mas preciso confirmar isto.

Abraços
Théo.

Acamcach
23/02/2008, 16:49
comcordo com sua colocação, referente ao valor "brilhante"

zelucas
24/02/2008, 01:15
Zé,

o correto é "Outro projeto MAL feito". Tem aquele macete: troca-se por "bem" ou "bom", lembra-se?

o correto é "pára-lamas". Quando o elemento PÁRA for do verbo PARAR, devemos escrever com acento agudo e hífen: pára-lamas, pára-choques, pára-brisa.... ok? Tem outras correções na sua mensagem, mas tudo bem... Nós, engenheiros, sempre temos muito a aprender também....

Bem.... Vamos ao que interessa.... Com relação ao design é sempre assim: uns gostam muito, outros detestam..... Mas a imensa maioria nos diz exatamente o contrário. Tanto é verdade que recebemos recentemente o Prêmio Design do Museu Casa Brasileira, 21a. edição. Um dos mais importantes do gênero. Mas respeito seu posicionamento. Que, inclusive acho muito "agressivo", diferente do que vc acha do Stark.

Com relação ao espaço interno, espero que vc tenha a chance de testar um. Acredito que depois disto nós poderemos discutir, ok?

Abraços.
Théo.

Peço desculpas...não queria meter o pau no carro (sentido figurado),se tem uma coisa que deve ser ruim para um engenheiro é ouvir gente falando MAL do projeto, apesar de ajudar a melhora-lo, mas gosto realmente é gosto, só fui sincero e falei a minha opnião que tem sim suas razões, no salão do automóvel eu entrei no carro e o achei apertado, talvez ele acomode bem indivíduos de até 1,80m, mas eu com 1,98m ficaria bem apertado principalmente no banco de trás, fiquei durante um bom tempo observando o veículo, e notei o que descrevi anteriormente (tem mais uns defeitinhos que não mencionei), não sei se de lá pra cá o carro foi alterado. Quanto ao design, pode até ganhar prêmio, mas no quesito funcional... Ganhar prêmio é fácil, basta fazer um carro que tenha aparência de nave espacial, difícil é agradar ao público.

Só acho que você, como engenheiro, deveria se preoculpar mais com erros de projeto do que de gramática, especialmente na internet onde muitos escrevem de maneira prática e rápida, nem por isso são analfabetos. Depois dessa nem vou falar das ambigüidades do seu texto. :twisted:

Eu faço engenharia a um ano em uma das melhores faculdades do ramo, então pode acreditar, eu não sou só um desinformado ignorante falando MAL de tudo OK?

RHL
24/02/2008, 11:09
Eu estou muito ancioso para o lançamento, sempre apóio projetos nacionais.
também gostei do design.
só resta saber o preço....

MITROTO
24/02/2008, 13:20
Caros:

Acho complicado ficarmos especulando provaveis "erros de projeto" ou "pontos fracos" no projeto do carro sem poder fazer o teste empirico da viatura.
Admiro essa empreitada brasileira de construir um novo jipe. Ficar jogando pedras e dizendo que aqui no Brasil só se faz porcarias é péssimo no meu entender. Temos sim bons exemplos de tecnologia brasileira que é referencia mundial. Alem disso, é tecnologia brasileira, inevitavelmente vai gerar mercado de trabalho no Brasil, enfim, pq não apoiar?! Pq ficar dando credito apenas ao que vem de fora? É um costume nosso, que não acho legal. Até nossa Constuição é algo que foi importado, e nem por isso eu acho que funcina bem, ou alguem acha que funciona?
Outra coisa, nada é bonito ou feio em sí, tudo depende do referencial. Se fosse assim nossas dignissimas esposas não estariam casadas conosco pois estariam atrás do Brad Pitt ou outro figurão desses. Graças a Deus que elas acham a nossa feiura a coisa mais linda...
Pra terminar, a diferencia entre um sábio e um ignorante é, menos o conhecimento que carregam, e mais o que fazem com esse conhecimento. Achar que tem autoridade como engenheiro pra descascar o projeto do jipe não me parece produtivo. Pq não utilizar essa mesma autoridade pra ajudar a melhorar o projeto? Afinal são mais de 28.000 horas de trabalho pra irem ao chão em uma mensagem aqui do forum...
O forum aqui tem gente que sabe muito de jipe, e não pq possuem uma instituição renomada qualquer pra dar respaldo ao que dizem, o que faz diferença são os 10 anos de lama. Meu mecanico (retirante nordestino - normalmente tidos como ignorantes) consegue montar e desmontar uma Toyta como nenhum engenheiro conseguiria.
Pô gente, vamos incentivar o produto, a tecnologia nacional. Esse conhecimento que cada um de nós carrega pode ser essencial para o projeto em questão.

Sem mais
Guilherme

alvaro.jrc
24/02/2008, 13:50
Caros:

Acho complicado ficarmos especulando provaveis "erros de projeto" ou "pontos fracos" no projeto do carro sem poder fazer o teste empirico da viatura.
Admiro essa empreitada brasileira de construir um novo jipe. Ficar jogando pedras e dizendo que aqui no Brasil só se faz porcarias é péssimo no meu entender. Temos sim bons exemplos de tecnologia brasileira que é referencia mundial. Alem disso, é tecnologia brasileira, inevitavelmente vai gerar mercado de trabalho no Brasil, enfim, pq não apoiar?! Pq ficar dando credito apenas ao que vem de fora? É um costume nosso, que não acho legal. Até nossa Constuição é algo que foi importado, e nem por isso eu acho que funcina bem, ou alguem acha que funciona?
Outra coisa, nada é bonito ou feio em sí, tudo depende do referencial. Se fosse assim nossas dignissimas esposas não estariam casadas conosco pois estariam atrás do Brad Pitt ou outro figurão desses. Graças a Deus que elas acham a nossa feiura a coisa mais linda...
Pra terminar, a diferencia entre um sábio e um ignorante é, menos o conhecimento que carregam, e mais o que fazem com esse conhecimento. Achar que tem autoridade como engenheiro pra descascar o projeto do jipe não me parece produtivo. Pq não utilizar essa mesma autoridade pra ajudar a melhorar o projeto? Afinal são mais de 28.000 horas de trabalho pra irem ao chão em uma mensagem aqui do forum...
O forum aqui tem gente que sabe muito de jipe, e não pq possuem uma instituição renomada qualquer pra dar respaldo ao que dizem, o que faz diferença são os 10 anos de lama. Meu mecanico (retirante nordestino - normalmente tidos como ignorantes) consegue montar e desmontar uma Toyta como nenhum engenheiro conseguiria.
Pô gente, vamos incentivar o produto, a tecnologia nacional. Esse conhecimento que cada um de nós carrega pode ser essencial para o projeto em questão.

Sem mais
Guilherme

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas:

Concordo com quase tudo, exceto com o lance do Brad Pit, pq aí eu sou mais eu :concordo:, e com a história de retirante nordestino ser tido como ignorante, acho que isso é cultura mais do que ultrapassada.

[]s!!

MITROTO
24/02/2008, 14:42
Alvaro:

Não acho que ritirantes nordestinos são ignorantes. Não concordo com isso de jeito nenhum. Na minha mensagem anterior tento mostrar exatamente o contrario, e dei até um exemplo. Tenho casos assim na familia...
Espero realmente que seja cultura ultrapassada como vc diz, mas as vezes vejo e ouço coisas que me fazem duvidar disso, a começar pelas piadinhas despretenciosas. Mas no que depender de mim, é cultura ultrapassada...

Abraço
Guilherme

zelucas
24/02/2008, 18:11
Gostaria de deixar claro que não sou contra projetos brasileiros, muito pelo contrário, se algum dia for participar de um, vou fazer de tudo para que supere os importados e mostre ao mundo que aqui não se faz porcaria, mas para isso se tornar real é necessário observações de erros de projeto...os veículos importados não são oque são se não fosse o mercado exigente que teem, já ouvi muito as frases do tipo ''o brasileiro tem o que merece''. Outro ponto importante é o incentivo do governo às empresas automobilísticas nacionais...com o preço sugerido difícilmente se tornará um sucesso. Aproveitando o exemplo das esposas, talvez seja um jipe de boa parte mecânica e o design as pessoas se acostumem...:mrgreen:

Théo_Augusto
24/02/2008, 19:52
Gostaria de deixar claro que não sou contra projetos brasileiros, muito pelo contrário, se algum dia for participar de um, vou fazer de tudo para que supere os importados e mostre ao mundo que aqui não se faz porcaria, mas para isso se tornar real é necessário observações de erros de projeto...os veículos importados não são oque são se não fosse o mercado exigente que teem, já ouvi muito as frases do tipo ''o brasileiro tem o que merece''. Outro ponto importante é o incentivo do governo às empresas automobilísticas nacionais...com o preço sugerido difícilmente se tornará um sucesso. Aproveitando o exemplo das esposas, talvez seja um jipe de boa parte mecânica e o design as pessoas se acostumem...:mrgreen:

Olá, Zé.
Primeiramente, boa noite!

Antes de contar as novidades, talvez caiba um pequeno comentário sobre as últimas mensagens.... Quando resolvi corrigir - parte de - sua mensagem, não fiz isto porque me incomodo com erros de gramática (eu também cometo erros de português, e váaaarios). Mas o fiz apenas para mostrar que mesmo vc estando certo (ou achando que está certo) precisa tentar convencer seu interlocutor. E isto não se consegue, no meu ponto de vista, chutando o pau da barraca como vc fez, sob pena, de, ao invés de contribuir, destruir....

Mas repito que este é apenas um ponto de vista meu, e bem particular... Não quero criar celeuma e talvez tenha sido apenas um tipo de auto-defesa! :-)

Com relação ao carro, existem várias noticias, mas..... a maior deles:

É bem provável que o Stark não será lançado com o motor AP 1.8 flex!!!!!

(Serà que já sairá diesel?????? será????? será????? será???????) :-)

Algumas decisões bem importantes serão tomadas em breve e devemos ter novidades!!!!

Abraços.
Théo.

RHL
24/02/2008, 20:45
agora fiquei triste... um desses diesel vai custar uma fortuna...
estava contando com a versão a gasolina como meu futuro jipe....

Léo_Babiski
24/02/2008, 21:30
Nos primeiros posts eu disse que por esse preço e com esse motor o tac seria o mais novo grande fracasso da industria brasileira....

Agora, se trocarem o ap 1.8 flex pelo ap 1.9tdi comonrail 180cv do golf gti gringo e melhorarem o preço quem sabe nâo possa ser meu novo carro.

Abs.

TMorais
24/02/2008, 21:58
Nos primeiros posts eu disse que por esse preço e com esse motor o tac seria o mais novo grande fracasso da industria brasileira....

Agora, se trocarem o ap 1.8 flex pelo ap 1.9tdi comonrail 180cv do golf gti gringo e melhorarem o preço quem sabe nâo possa ser meu novo carro.

Abs.

Theo,

Boa opção esta acima... gostaria de fazer alguns pequenos relatos:

Sabemos que o Troller T4 tem acabamento bem simplorio e que este não justifica o custo final do carro.. acho que para se pagar uns 80.000 deve ter alguns itens de série/ajustes pois não se justifica ao observar todo o contexto (somente minha opnião). Segue itens para incremento no Stark:

1-Bom acabamento interno/ergonomia;
2-Bancos mais confortáveis e com melhores ajustes (inclusive lombar);
3-Sistema de som com mp3 player + antena (não entendo por que isso não tem no troller)
4-Snorkel de série (praticamente esse item já é oferecido no T4 no ato da compra - mas deveria vir de fábrica);
5-Pneus (facilitar para o cliente a escolha seja este BF MUD, BF All Terrain ou o convencional 50/50% sendo as medidas disponiveis dentro da garantia da TAC;
6-Estepe com trava (chave) tipo rosca solta (aquelas que vem nas Tracker);
7-Cintos de segurança de tres pontos na traseira;
8-Bagageiro no teto;
9- Por que não garantia do 2 anos??
10- Opção motorização diesel/gasolina com preço competitivo ou até inferior ao concorrente direto;
11- Sistema de direção mais preciso;
12- Alarme de fábrica;

Com certeza 2º semestre deve chegar o T4 mais caprichoso retirando todos aqueles itens (peças) de outras marcas e com novo sistema elétrico.. preço não deve ter alteração. Também chegará a versão a gasolina (talvez até antes) preço soube que ficaria por 55.000. Portanto espero que o Stark venha para abalar o mercado... mas isso depende também do fator custo.

É possivel o Stark com versão 4 portas? E cabine estendida? Tipo as da Ranger.. ficaria muito bom.

Vê se responde tudo aí...

Abs,

Eliseu
26/02/2008, 09:51
....... Também chegará a versão a gasolina (talvez até antes) preço soube que ficaria por 55.000. ....Abs,

Oba, olha aí minha opção!!!!

Eliseu
26/02/2008, 09:53
Caros:

Sem mais
Guilherme

......X2! Falou tudo!

Marcio
26/02/2008, 13:15
Oba, olha aí minha opção!!!!

x 2 !!!!!!!!!!!!!!

Marcelo A. Marchiodi
26/02/2008, 14:54

Abs.

Era exatamente isso que eu ia falar, com muita certeza vai acabar sendo um motor desses!!!
Quando o Theo disse diesel, pensei nesse motor na hora, e também no fato de que a estrutura do carro foi projetada primeiramente p/ o motor AP, e acredito que um diesel maior (tipo usado no Troller por ex.) não funcionaria bem.

CAVESO
26/02/2008, 16:48
Levaram esse tempo todo pra descobrir que o motor flex não seria uma boa opção?????

A ciência serve para tentar evitar possíveis erros e pular etapas, mas parece que a TAK não se ligou muito a esses detalhes.

Desde quando o mercado sinalizou que não queria troller com motor AP????

Se tivessem seguido o exemplo da Troller e da Agrale (Marruá), já teriam lançado o Stark a diesel logo de cara.

Mas ao invés de pegarem os pontos negativos dos concorrentes e tentarem melhorá-los, foram fazer diferente no que eles têm de melhor: o motor!

Parece-me, à distância, que o produto foi mal posicionado: criaram uma viatura da categoria do troller e queriam concorrer com Tracker e similares...

Muito investimento no produto e pouco em pesquisa de mercado, acaba dando nisso...

Mas a possível mudança será em boa hora: antes de ser "lançado oficialmente".

Murillus
26/02/2008, 17:27
Muito investimento no produto e pouco em pesquisa de mercado, acaba dando nisso...

talvez o publico alvo seje a questao...

CAVESO
26/02/2008, 17:56
talvez o publico alvo seje a questao...

Mas o público alvo sempre foi, é e será a questão. Afinal, é o cliente que decide qual produto fica ou não no mercado.

Pena que nem todo mundo saiba disso....

Théo_Augusto
26/02/2008, 22:19
Boa noite, Caveso.

Rapaiz, desculpe, mas, para mim, nenhuma afirmação destas esta correta!!!! :-)

Levaram esse tempo todo pra descobrir que o motor flex não seria uma boa opção?????

A pesquisa de mercado mostra que é a melhor opção. Preste atenção nos carros a sua volta!

A ciência serve para tentar evitar possíveis erros e pular etapas, mas parece que a TAK não se ligou muito a esses detalhes.

A TAC(CCCCCC) pulou pelo menos 3 anos de desenvolvimento com base na ciência!!!! Diferente de outros projetos.... Preste atenção na história recente de um excelente carro nacional...

Desde quando o mercado sinalizou que não queria troller com motor AP????

De novo... preste atenção no mercado a sua volta! E analise, atentamente, o público alvo de cada um! ;-) Ah.... analise também o combustível deles....

Se tivessem seguido o exemplo da Troller e da Agrale (Marruá), já teriam lançado o Stark a diesel logo de cara.

Vou te fazer umas perguntas.... Vc sabe quantos proprietários - proporcionalmente - de Troller (por exemplo....), de 2005 para cá, usam o botão de acionamento 4x4 ????? Pensa nisto.... Vc sabe quantos Marruás foram vendidos pro mercado civil????

Mas ao invés de pegarem os pontos negativos dos concorrentes e tentarem melhorá-los, foram fazer diferente no que eles têm de melhor: o motor!

Parece-me, à distância, que o produto foi mal posicionado: criaram uma viatura da categoria do troller e queriam concorrer com Tracker e similares...

Mas a possível mudança será em boa hora: antes de ser "lançado oficialmente".

Por fim...

A TAC(CCCCCC) está, como já disse, muito atenta a todos movimentos do mercado. E diferente de tudo o que vc imagina, a troca de motor, neste estágio de desenvolvimento do produto não se deu por nenhuma razão que vc mencionou.... "Simplesmente" foi porque a VW anunciou o fim da linha do motor 1.8 flex. E, "curiosamente" - grifo meu - NÃO disponibilizará o motor 1.9Tdi, alegando incapacidade de atendimento....

Infelizmente, por prudência, não posso adiantar mais detalhes!

Mas, até dia 15/03 sai a informação do novo motor. Se não me engano já chegaram 3 motores protótipos (diesel....) para "testes de compatibilidade"....

Mantenho vc's informados.....

Abraços
Théo.

alvaro.jrc
26/02/2008, 22:39
Theo concordo com sua afirmação relacionada ao mercado, realmente o consumo de veículos Flex alavancou muito carro que não vendia ex: S10 que agora vende feito água.

Inclusive eu seria um candidato a cliente caso viesse com motorização AP 1.8, pois julgava que seria um pouco mais barato que o Tracker.

É uma pena que a VW não está ajudando vcs, mas acho que ao invés de substituir a versão Flex, deveria disponibilizar as duas, diesel e flex.

Desconhecendo a viabilidade técnica e de financeira, mas existe o motor 2.2 da própria S-10 flex como opção, visto que é um motor consolidado no mercado.

[]s!!

CAVESO
26/02/2008, 22:44
Boa noite, Caveso.

Vamos lá (em negrito as minhas respostas):

Rapaiz, desculpe, mas, para mim, nenhuma afirmação destas esta correta!!!! :-)
Que bom! Adoro quando fico incorretamente incorreto.

A pesquisa de mercado mostra que é a melhor opção. Preste atenção nos carros a sua volta!
Estamos falando de carros ou de jipes? A proposta da TAC é concorrer no mercado de carros e não de jipes, correto? Não sabia que os concorrentes seriam ecosport e tracker, desculpe-me.

A TAC(CCCCCC) pulou pelo menos 3 anos de desenvolvimento com base na ciência!!!! Diferente de outros projetos.... Preste atenção na história recente de um excelente carro nacional...
Pela mudança repentina no projeto, parece que a pesquisa não foi tão bem feita assim...

De novo... preste atenção no mercado a sua volta! E analise, atentamente, o público alvo de cada um! ;-) Ah.... analise também o combustível deles....
Mais uma vez peço desculpas, pois só agora percebi que o Stark concorrerá com o ecosport

Vou te fazer umas perguntas.... Vc sabe quantos proprietários - proporcionalmente - de Troller (por exemplo....), de 2005 para cá, usam o botão de acionamento 4x4 ????? Pensa nisto.... Vc sabe quantos Marruás foram vendidos pro mercado civil????
se os proprietários de trollers não apertam o botão (o que não acredito pelo que vejo do que os donos de trollers fazem com eles), qual a vantagem de investir tanta grana e pesquisa num "jipe" (eu pensava que fosse, desculpe)?
Não há marruás no mercado civil por uma única razão: o EB comprou todos e encomendou mais.

Por fim...

A TAC(CCCCCC) está, como já disse, muito atenta a todos movimentos do mercado. E diferente de tudo o que vc imagina, a troca de motor, neste estágio de desenvolvimento do produto não se deu por nenhuma razão que vc mencionou.... "Simplesmente" foi porque a VW anunciou o fim da linha do motor 1.8 flex. E, "curiosamente" - grifo meu - NÃO disponibilizará o motor 1.9Tdi, alegando incapacidade de atendimento....
Talvez o "erro" esteja aí: "A TAC(CCCCCC) está, como já disse, muito atenta a todos movimentos do mercado".
Se ela estivesse atenta a um único movimento de mercado, quem sabe já não teria delimitado o nicho onde atuar?

..............................

Théo_Augusto
26/02/2008, 23:58
EM MAIÚSCULAS MINHAS RESPOSTAS..... Não estou gritando, ok?

Postado originalmente por Théo_Augusto
Boa noite, Caveso.

Rapaiz, desculpe, mas, para mim, nenhuma afirmação destas esta correta!!!!
BEM, EU PREFIRO QUE ACHEM QUE ESTOU, INCORRETAMENTE, INCORRETO! ;-)

Estamos falando de carros ou de jipes? A proposta da TAC é concorrer no mercado de carros e não de jipes, correto? Não sabia que os concorrentes seriam ecosport e tracker, desculpe-me.
ERRADO, DE NOVO! A TAC, ACREDITO, SERÁ A ÚNICA MONTADORA QUE DEVERÁ OFERECER UMA VERSÃO DO CARRO PREPARADA PARA TRILHA.. (EU DISSE "CARRO" DE NOVO????? PUTZ... FIZ UMA SIMPLIFICAÇÃO E VC NÃO ENTENDEU....). AGORA... É CLARO QUE PRECISA TER MERCADO PRA ISTO.

Pela mudança repentina no projeto, parece que a pesquisa não foi tão bem feita assim...
INFELIZMENTE A INDÚSTRIA NÃO É TÃO LINEAR COMO AS PESQUISAS.... MUITAS DECISÕES ACONTECEM CONTRARIANDO TODAS AS PREVISÕES - OU PESQUISAS.... INDEPENDENTEMENTE SE FORAM BEM FEITAS OU NÃO!

De novo... preste atenção no mercado a sua volta! E analise, atentamente, o público alvo de cada um! Ah.... analise também o combustível deles....
Mais uma vez peço desculpas, pois só agora percebi que o Stark concorrerá com o ecosport
VIDE RESPOSTA NO PARÁGRAFO ACIMA.

se os proprietários de trollers não apertam o botão (o que não acredito pelo que vejo do que os donos de trollers fazem com eles), qual a vantagem de investir tanta grana e pesquisa num "jipe" (eu pensava que fosse, desculpe)?
Não há marruás no mercado civil por uma única razão: o EB comprou todos e encomendou mais.
QUANDO VC FALA EM "TODOS" PODE DAR UMA IMPRESSÃO EQUIVOCADA DO UNIVERSO EM QUESTÃO (55). VC, EM PARTICULAR, ACHA QUE AS PESSOAS COMPRAM TROLLER PORQUE É DIESEL OU PORQUE É JIPE? VC ACHA QUE A TROLLER VAI LANÇAR O TROLLER A GASOLINA
POR QUE? OU SEJA, VOLTANDO PARA A MENSAGEM ORIGINAL, ONDE VC AFIRMA QUE O QUE O TROLLER TEM DE MELHOR É O MOTOR, POR QUE, NA SUA OPINIÃO, A TROLLER VAI LANÇA-LO A GASOLINA?

Por fim...

Talvez o "erro" esteja aí: "A TAC(CCCCCC) está, como já disse, muito atenta a todos movimentos do mercado".
Se ela estivesse atenta a um único movimento de mercado, quem sabe já não teria delimitado o nicho onde atuar?
VC ACREDITA, SINCERAMENTE, QUE ELA NÃO DELIMITOU?

PESSOAL... VOLTO EM MEADOS DE MARÇO COM NOVIDADES, OK?

aBRAÇOS
THÉO

CAVESO
27/02/2008, 00:14
Você acredita que a Ford irá lançar uma versão do TRoller a gasolina????

Eu só acredito vendo...

Se vocês que fabricam acham que estão no caminho certo, let it be!
Quem sou eu pra duvidar.

O mercado dirá quem está certo....ou errado.

Espero que eu esteja errado pois o país merece sempre bons 4x4!

folgado
27/02/2008, 00:24
Ué... a Troller, agora da Ford, vai voltar a ter motor a gasolina?
Não tava sabendo...

pra mim, a melhor coisa do Troller era o motor MWM, sem dúvida nenhuma...

freitasjr
27/02/2008, 01:43
Era exatamente isso que eu ia falar, com muita certeza vai acabar sendo um motor desses!!!
Quando o Theo disse diesel, pensei nesse motor na hora, e também no fato de que a estrutura do carro foi projetada primeiramente p/ o motor AP, e acredito que um diesel maior (tipo usado no Troller por ex.) não funcionaria bem.

Caro Marcelo, segundo informações que lí sobre o Stark, ditas se não me engano, pela própria TAC(me corrija se eu estiver errado Théo_Augusto), o Stark desde o início já foi projetado em sua estrutura p/ quando fosse necessário, receber um motor a diesel.

Segundo ainda pelo que conversei com o SAC da TAC, a pessoa que me atendeu(uma mulher, não me recordo o nome agora), me relatou que a GM e a Peugeot tinham visitado a fábrica da TAC e oferecido um motor a diesel(não sei se essa informação procede).

Logo, acredito que o Stark Não terá dificuldades em "receber/acomodar" um motor a diesel em seu chassi.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

locomeubr
27/02/2008, 07:03
Caro Marcelo, segundo informações que lí sobre o Stark, ditas se não me engano, pela própria TAC(me corrija se eu estiver errado Théo_Augusto), o Stark desde o início já foi projetado em sua estrutura p/ quando fosse necessário, receber um motor a diesel.

Segundo ainda pelo que conversei com o SAC da TAC, a pessoa que me atendeu(uma mulher, não me recordo o nome agora), me relatou que a GM e a Peugeot tinham visitado a fábrica da TAC e oferecido um motor a diesel(não sei se essa informação procede).

Logo, acredito que o Stark Não terá dificuldades em "receber/acomodar" um motor a diesel em seu chassi.

acho q ele ta no caminho certo tb...se reparar..muitos 4x4 as primeiras versões sempre sai a gasolina..dai depois a diesel...eu prefiro diesel..sem duvida, mesmo sendo mais caro...vale a pena..e fora q tudo aponta no diesel como um dos combustiveis do futuro...

pena a vw nao liberar os 1.9tdi...

qual seria o motor peugeot atual? um novo xud? cairia bem no jipinho...

melhor seria o mwm 3.0 eletronico...ficar de igual para os troller...

acredito no jipinho..vamos ver os preços e reclamações depois de começar a vender....

:palmas::palmas::palmas:
vlww

Eliseu
27/02/2008, 09:28
....pena a vw nao liberar os 1.9tdi...

qual seria o motor peugeot atual? um novo xud? cairia bem no jipinho...

melhor seria o mwm 3.0 eletronico...ficar de igual para os troller...

acredito no jipinho..vamos ver os preços e reclamações depois de começar a vender....

...X2!!!!!!!!

Murillus
27/02/2008, 14:59
x 3 ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! :concordo:

thomasdall
02/03/2008, 17:29
Olá pessoal

Não pude deixar de acompanhar as ultimas mensagens

Esse ultimo final de semana, tivemos um raid na cidade de joinville - SC

Recomendo que todos competidores e jipeiros participem do campeonato catarinense, muito bem organizadom apuraçao muito boa, para mais informações- www.liciasc.com.br (http://www.liciasc.com.br) - mas naum eh disso que vim falar e sim do Stark produzido pela TAC

Eu, sou um cara em desvantagem do meio off-road, pois tenho 1,98m de altura, naum entro em nenhum carro off-road, mas isso naum vindo ao caso.

Acabei vendo o Stark, pois o projeto jah vih faz muito tempo, acabei adorando ele, quando vc veh ele, você pensa assim - meu que carro esquisito e feio - mas isso eh soh a primeira impressão, pois quando você chega mais perto aí se percebe o que ele possui de bom.

Suspensão: A suspensão é monstruosa, são dois amortecedores e duas molas de competição por roda, suspensão independente nas quatro rodas.

Chassis: Todo ele sendo tubular, tendo gaiola de proteção imbutida por todo o veículo, alem de ser muito resistente.

Carroceria: A carroceria é muito diferente do que já foi visto e é muito bonita, pois junta o util ao agradavel, ou vcs não acham que num off-road as lanternas traseiras devem ser bem visiveis???
O visual dele é muito diferente mas se acostuma com facilidade.

Espaço interno: Não posso falar nada do porta-malas pois não vi ele, mas do resto posso dizer que ele é espetacular, o espaço interno traseiro se compromete um pouco por causa da suspensão que realmente é monstruosa, mas de espaço interno dianteiro não tem coisa melhor, como disse tenho 1,98m de altura, pedi licença pro dono do Stark (alem dele ser um dos criadores da maquina) ele autorizou que eu entrasse e disse que eu caberia - não cabi, hehe - mas ele veio de imediato e me disse: isso não é problema, como esse carro é fabricado sob medida, vc vem e ajeitamos ele para o seu tamanho, provavelmente redimensionando o banco. E então me senti muito confortável, pois nenhuma montadora faz isso.

Motor: A primeira vista o motor parece se fraco, mas fazendo um relação peso/potência e comparando com o troller vemos que ele naum perde por muito não: Stark 1.300Kg/106cv = 12,26kg/cv - Troller 1800Kg/163cv = 11,04kg/cv. Me informando com o dono do carrinho ele me disse que estão em negociação para que no proximo ano seja implantado um novo motor, um motor europeu de 1.9 litros turbo diesel, daí sim teremos um bom jipinho.

Em geral, esse carro é muito bom, sim teremos um aumento no preço dele com a colocação do motor a diesel, mas mesmo assim ele continuara sendo uma boa opção de compra, pois me digam se algum carro off-road vendido no Brasil, ou melhor, fabricado no Brasil vem com gaiola interna, suspensão independente e o melhor de tudo pese somente 1300kg.

Esse projeto deve ser aceitado pelo publico sim, pois é uma criação brasileira e deve ser respeitado como qualquer outro produto interno.

Qualquer coisa que poderei ajudar na explicação, estou a ouvidos

Abraços

Thomas Dallmann
Pomerode - SC

RHL
03/03/2008, 00:53
Que venha o novo!!!!
e que venha barato, pelamordeDeus....

alvaro.jrc
03/03/2008, 01:10
Que venha o novo!!!!
e que venha barato, pelamordeDeus....

X1202102030143049234092304924092304923041923019283 0128301!!!! :mrgreen:

locomeubr
09/03/2008, 18:45
se vier mesmo com esse 1.9..deve ficar show agora resta saber se é uma variação do XUD9 ou um vw? se for o xud..deve ficar legalzinho..deve beirar algo em torno de 100cv...agora se for os vw 1.9tdi dai sim..160cv pra 1300kg...fica bão dai!

sera q é agora q vendo a frota e compro um zero?!?! rsrs quem sabe...esperando pra ver um de perto!

gostei desse lance da suspenção...falta opção no mercado de suspenções assim originais e com garantia!

boa sorte a firma, agora falta o 4 portas o pick-up e o pick-up cd...

e logico, q venha barato!!

zelucas
09/03/2008, 20:28
Boa noite, Caveso.

Théo.

Já entendi... Vocês estão fazendo o carro não para o mercado off-road e sim para o mercado como um todo, tal como o ecasport é feito. Na verdade é um carro feito mais para aqueles que que gostam apenas do estilo off-road e se atraem quando é dito que um carro possui 4x4, apesar de muitos nem usarem.

Perceberam a quantidade de carros adventure's que são vendidos só pela aparência??

Independentemente se vai vender ou não, brasileiro não sabe comprar carro!!:discordo:

Marilaine Mendes Viana
11/03/2008, 12:08
Olá pessoal

Não pude deixar de acompanhar as ultimas mensagens

Esse ultimo final de semana, tivemos um raid na cidade de joinville - SC

Recomendo que todos competidores e jipeiros participem do campeonato catarinense, muito bem organizadom apuraçao muito boa, para mais informações- www.liciasc.com.br (http://www.liciasc.com.br) - mas naum eh disso que vim falar e sim do Stark produzido pela TAC

Eu, sou um cara em desvantagem do meio off-road, pois tenho 1,98m de altura, naum entro em nenhum carro off-road, mas isso naum vindo ao caso.

Acabei vendo o Stark, pois o projeto jah vih faz muito tempo, acabei adorando ele, quando vc veh ele, você pensa assim - meu que carro esquisito e feio - mas isso eh soh a primeira impressão, pois quando você chega mais perto aí se percebe o que ele possui de bom.

Suspensão: A suspensão é monstruosa, são dois amortecedores e duas molas de competição por roda, suspensão independente nas quatro rodas.

Chassis: Todo ele sendo tubular, tendo gaiola de proteção imbutida por todo o veículo, alem de ser muito resistente.

Carroceria: A carroceria é muito diferente do que já foi visto e é muito bonita, pois junta o util ao agradavel, ou vcs não acham que num off-road as lanternas traseiras devem ser bem visiveis???
O visual dele é muito diferente mas se acostuma com facilidade.

Espaço interno: Não posso falar nada do porta-malas pois não vi ele, mas do resto posso dizer que ele é espetacular, o espaço interno traseiro se compromete um pouco por causa da suspensão que realmente é monstruosa, mas de espaço interno dianteiro não tem coisa melhor, como disse tenho 1,98m de altura, pedi licença pro dono do Stark (alem dele ser um dos criadores da maquina) ele autorizou que eu entrasse e disse que eu caberia - não cabi, hehe - mas ele veio de imediato e me disse: isso não é problema, como esse carro é fabricado sob medida, vc vem e ajeitamos ele para o seu tamanho, provavelmente redimensionando o banco. E então me senti muito confortável, pois nenhuma montadora faz isso.

Motor: A primeira vista o motor parece se fraco, mas fazendo um relação peso/potência e comparando com o troller vemos que ele naum perde por muito não: Stark 1.300Kg/106cv = 12,26kg/cv - Troller 1800Kg/163cv = 11,04kg/cv. Me informando com o dono do carrinho ele me disse que estão em negociação para que no proximo ano seja implantado um novo motor, um motor europeu de 1.9 litros turbo diesel, daí sim teremos um bom jipinho.

Em geral, esse carro é muito bom, sim teremos um aumento no preço dele com a colocação do motor a diesel, mas mesmo assim ele continuara sendo uma boa opção de compra, pois me digam se algum carro off-road vendido no Brasil, ou melhor, fabricado no Brasil vem com gaiola interna, suspensão independente e o melhor de tudo pese somente 1300kg.

Esse projeto deve ser aceitado pelo publico sim, pois é uma criação brasileira e deve ser respeitado como qualquer outro produto interno.

Qualquer coisa que poderei ajudar na explicação, estou a ouvidos

Abraços

Thomas Dallmann
Pomerode - SC
Li os comentários do Thomasda e não resisti, parece que ele tem participação no projeto. Não é possível que alguém que já tenha feito uma trilha possa considerar o espaço interno do Stark bom. Tente entrar no banco de tras deste carro e você já sentirá na pele e nas costas a dificuldade. Nem zequinha pode usar pois não tem como sair e entrar pela porta de trás. Quanto a suspensão gostaria de uma explicação sobre qual a vantagem de duas molas/ amortecedores por roda, para mim parece só maior custo na reposição e manutenção. Quanto ao chassis me parece algo interessante mas só de olhar dá para sentir o peso daquela estrutura, duvido que este carro 4x4 pese só 1300kgs. O peso de uma VW Quantum ?..... E se bater? vamos consertar na lanternagem ou na serralheria da esquina? O vão livre central também é muito critico devido a estrutura em conceito treliça. Quanto ao motor então não é possível que alguém compare relação peso/potência para trilhas. Porque não peso / torque? Imaginem só quanto aquele motor vai beber para empurrar toda aquela estrutura tubular com aqueles pneuzinhos 255.... O desempenho não poderá ser melhor do que qualquer jipe CJ repotenciado, afinal um CJ pesa 1100 kgs. Acho que estes pequenos empresarios precisam começar a olhar o que acontece no mundo e se preocupar em oferecer ao fiél publico 4x4 veículos modernos que possam trazer vantagens sobre o que é ofertado hoje. Por exemplo qual vantagem o Stark oferece sobre um Pajero TR4 Flex ou um GM Traker, veículos que já estão no mercado há mais de 10 anos? Quanto ao Troller acho que não vale nem comentar. Um abraço

Marilaine Mendes Viana
11/03/2008, 12:17
Quando teremos um comparativo do Stark com outros veículos 4x4? Se eles estão pensando em lançar este mês acredito que as revistas especializadas já estejam testando os carros.

Marcio
11/03/2008, 13:04
Srta Marilaine, dois amortecedores por roda pode se bom se for para participar de rallys. Os Troller de competicao usavam dois amortecedores por roda. E "gaiola" tubular com certeza eh mais leve que um chassi com longarinas. Pergunte ao pessoal do rock crawling. E se no final, for igual a um CJ repotencializado, com vc diz, otimo! Pois o CJ jah eh otimo mesmo!
Pelo descredito e pessimismo que vc fala do projeto, parece que vc trabalha na Troller...

A[]s

Li os comentários do Thomasda e não resisti, parece que ele tem participação no projeto. Não é possível que alguém que já tenha feito uma trilha possa considerar o espaço interno do Stark bom. Tente entrar no banco de tras deste carro e você já sentirá na pele e nas costas a dificuldade. Nem zequinha pode usar pois não tem como sair e entrar pela porta de trás. Quanto a suspensão gostaria de uma explicação sobre qual a vantagem de duas molas/ amortecedores por roda, para mim parece só maior custo na reposição e manutenção. Quanto ao chassis me parece algo interessante mas só de olhar dá para sentir o peso daquela estrutura, duvido que este carro 4x4 pese só 1300kgs. O peso de uma VW Quantum ?..... E se bater? vamos consertar na lanternagem ou na serralheria da esquina? O vão livre central também é muito critico devido a estrutura em conceito treliça. Quanto ao motor então não é possível que alguém compare relação peso/potência para trilhas. Porque não peso / torque? Imaginem só quanto aquele motor vai beber para empurrar toda aquela estrutura tubular com aqueles pneuzinhos 255.... O desempenho não poderá ser melhor do que qualquer jipe CJ repotenciado, afinal um CJ pesa 1100 kgs. Acho que estes pequenos empresarios precisam começar a olhar o que acontece no mundo e se preocupar em oferecer ao fiél publico 4x4 veículos modernos que possam trazer vantagens sobre o que é ofertado hoje. Por exemplo qual vantagem o Stark oferece sobre um Pajero TR4 Flex ou um GM Traker, veículos que já estão no mercado há mais de 10 anos? Quanto ao Troller acho que não vale nem comentar. Um abraço

Eliseu
11/03/2008, 13:16
Srta Marilaine, dois amortecedores por roda pode se bom se for para participar de rallys. Os Troller de competicao usavam dois amortecedores por roda. E "gaiola" tubular com certeza eh mais leve que um chassi com longarinas. Pergunte ao pessoal do rock crawling. E se no final, for igual a um CJ repotencializado, com vc diz, otimo! Pois o CJ jah eh otimo mesmo!
Pelo descredito e pessimismo que vc fala do projeto, parece que vc trabalha na Troller...

A[]s

....... X 2!!!! Concordo plenamente.

alvaro.jrc
11/03/2008, 13:48

A[]s

X3!:concordo:

zelucas
12/03/2008, 19:13
Concordo com vcs, mas falar que eles ajustam o carro pro tamanho do cara doeu!! Onde eles vão conseguir espaço para isso?? Só se arrancarem o banco traseiro!!

Quanto ao espaço, pra quem tem 1,98m dá para dirigir um 4x4 sim, não vou dizer que fica confortável mas a maioria dá...

Thomas eu falo porque tenho a sua altura e consigo dirigir Troller tranquilo, o samurai fica melhor ainda, pelo menos o 97 fica ideal para mim, aliás quem tem menos de 1,75m nem enxerga por cima do painel!! :parede: Uma p*t@ contradição para um carro mais curto e estreito que um gol e de fabricação japonesa...:shock:

thomasdall
13/03/2008, 09:42
Bom Dia

Não conheço nenhum de vocês aki.

Apoio alguns, quase a maioria, mas querer comparar um Stark com um Jeep, isso já é coisa de troxa, porque todo mundo sabe da invencibilidade, da segurança, e da boa maecanica de um bom willys.

Não precisa se ter um CJ remapeado, pois um original, como o meu, dá conta de muita pajerinho, troller e land, porque, jeep que é jeep, deve ser original, ou não fugir da motorização original, falo isso pois conheço o basico de mecanica, e sei muito bem o que deve ser um jeep.

Respondendo a pergunta de não sei quem: Sim, não se consegue sair pela porta traseira do stark, mas me diga se você consegue sair pela do troller????

Então, tenho vontade de mandar alguns aki pra akele lugar, quando escuto essas bobagens, pois vocês não deveriam ser considerados brasileiros, porque todo brasileiro é troxa (pois compra tudo que é importado, ou bonitinho, cheio de fru-frus, hehe). Desconsiderando aqueles que tem nossão de alguma coisa e apostam como eu numa revolução nessa area, com a criação e a popularização de produtos genuinamente brasileiros.

Porque algumas pessoas não possuem o pensamento em valorizar o produto interno, pois esses produtos são os melhores, e com isso podemos dizer, "ele foi criado em nosso país e eu tenho um com orgulho"....

[["Quanto ao espaço, pra quem tem 1,98m dá para dirigir um 4x4 sim, não vou dizer que fica confortável mas a maioria dá...

Thomas eu falo porque tenho a sua altura e consigo dirigir Troller tranquilo, o samurai fica melhor ainda, pelo menos o 97 fica ideal para mim, aliás quem tem menos de 1,75m nem enxerga por cima do painel!! :parede: Uma p*t@ contradição para um carro mais curto e estreito que um gol e de fabricação japonesa...:shock: "]]

Nesse caso eu já consegui entrar em alguns carros, mas digo que nesse caso desse carro eu consegui e foi o unico que me disse que isso era possivel, por isso que eu disse isso, sei que no samurai eu tambem consigo entrar, mas eu me referia por exemplo a uma land e um jeep, essa foi a comparação que eu fiz, entendeu...

Abraços
Thomas

"Um simples jeepeiro, de pomerode - SC"

Marcio
13/03/2008, 13:11
(...)
Respondendo a pergunta de não sei quem: Sim, não se consegue sair pela porta traseira do stark, mas me diga se você consegue sair pela do troller????
(...)

Realmente, eh muito dificil sair pela porta TRASEIRA do Troller....

offroad
13/03/2008, 13:29
......... vocês não deveriam ser considerados brasileiros, porque todo brasileiro é troxa (pois compra tudo que é importado, ou bonitinho, cheio de fru-frus, hehe). Desconsiderando aqueles que tem nossão de alguma coisa e apostam como eu numa revolução nessa area, com a criação e a popularização de produtos genuinamente brasileiros.

Porque algumas pessoas não possuem o pensamento em valorizar o produto interno, pois esses produtos são os melhores, e com isso podemos dizer, "ele foi criado em nosso país e eu tenho um com orgulho"............

concordo em partes...... paga um monte de imposto por um celta, twingo, towner .... claro eh trouxa......nao eh pq eh importado que eh bom....merd@ o mundo inteiro faz.... mas tem povo que gosta mais.....
agora genuinamente brasileiro......... nao vai ter nada da bosch, vw, gm... no carro ?

thomasdall
13/03/2008, 15:31
citação:
concordo em partes...... paga um monte de imposto por um celta, twingo, towner .... claro eh trouxa......nao eh pq eh importado que eh bom....merd@ o mundo inteiro faz.... mas tem povo que gosta mais.....
agora genuinamente brasileiro......... nao vai ter nada da bosch, vw, gm... no carro ?

Sim eu sei, me esprecei mal, só que deveriamos acreditar num produto construido aki no brasil, com um projeto daqui, e acreditarmos em novidades, pois o pessoal que deve estar me xingando e tambem esta xingando o carro, não sabe como ele, não o viu, e olha, espero que não veja, pois senão ira acontecer um novo milagre, "uma idéia catarinense ira modificar o pensamento de um convencido" eu axo na minha opinião, que quem está reclamando assim são aqueles que não tem o que fazer, ou aqueles que deixa o carrinho cheio de coisinhas para dizer assim "eu passei, vc não", soh pq possui mais equipamentos que o outro, isto não eh espirito de jeepeiro "jeepeiro tem espirito de companheirismo, fraternidade, compreensivel"

Abraços
Thomas

jeisonk
14/03/2008, 01:45
Não precisa se ter um CJ remapeado, pois um original, como o meu, dá conta de muita pajerinho, troller e land, porque, jeep que é jeep, deve ser original, ou não fugir da motorização original, falo isso pois conheço o basico de mecanica, e sei muito bem o que deve ser um jeep.

Caramba, foi só eu que li isso? Ninguém fala nada? Thomas, motorização original dar conta de Troller e Land? Você só pode estar de brincadeira né.
Jeep deve ser original só pro cara que gosta de viatura original mesmo, tem tanta coisa lá que pode ser melhorada. Na boa cara, tu vai mudar de idéia quando ver como pode ficar muuuuuuuuito melhor teu Jeep.
Mas gosto é igual ao negocinho lá né, cada um com o seu. O meu pelo pelo menos (jeep, não negocinho) estou transformando pra tirar os "originaizinhos" do sufoco. :mrgreen:

[]'s

alvaro.jrc
14/03/2008, 02:09
Caramba, foi só eu que li isso? Ninguém fala nada? Thomas, motorização original dar conta de Troller e Land? Você só pode estar de brincadeira né.
Jeep deve ser original só pro cara que gosta de viatura original mesmo, tem tanta coisa lá que pode ser melhorada. Na boa cara, tu vai mudar de idéia quando ver como pode ficar muuuuuuuuito melhor teu Jeep.
Mas gosto é igual ao negocinho lá né, cada um com o seu. O meu pelo pelo menos (jeep, não negocinho) estou transformando pra tirar os "originaizinhos" do sufoco. :mrgreen:

[]'s

Eu tinha lido, mas tem coisas que é melhor nem comentar. :roll:

[]s!! :mrgreen:

zelucas
14/03/2008, 10:15
Não vivemos mais numa época para dar início a segmentos do mercado que competirão com outros já existentes e muito evoluídos, ou seja, se alguem acha que temos que apoiar o mercado brasileiro automobilísco (TAC, por exemplo) comprando seus produtos ou simplesmente falando bem e estimulando os outros a comprarem por patrotismo, pode esquecer.

1-Como já falaram acima, de brasileiro não vai ser tudo
2-Se a tal marca nacional se tornar um sucesso, vai ser comprada por outras não nacionais inevitavelmente
3-Ai você diz que o importante é o fato do carro ser feito para brasileiros, eu concordo, acho que a Troller mesmo tendo sido comprada pela Ford deixou o t-4 no mercado, e isso é oque interessa, mas caímos na questão do gosto, tem gente que acha que o troller tinha que ter parado de ser produzido ou então modificado pela ford...

Conclusão, patriotismo não leva a nada!!

offroad
14/03/2008, 10:26
...

Conclusão, patriotismo não leva a nada!!
.....

no brasil... ha ha ha.....muitos nem sabem o q eh isso.

thomasdall
14/03/2008, 11:19
Bom dia

Prefiro não comentar nada, mas olha um jeep original (motorização original), bate muito troller e land.

Cada um tem a sua opinião

Como foi criado esse topico para a divulgação de um produto, mas pelo que foi falado, seria melhor ter deixado quieto, e feito uma venda, aki na região só, que seria melor, para depois muita gente, babar e morrer de inveja.

Não intendo como existe gente tão burra e idiota, que acredita tanto no produto importado e esnoba um produto nacional.

Essas pessoas deveriam ser punidas, devemos ter honra a patria e a nosso pais, defendê-lo, e crescer junto com ele.

Mas isto não vem ao caso...

Me desculpe se eu ofendi alguem, só que isso, essas mensagens, humilhando e xingando algo que alguem nem conhece ainda, não viu nem experimentou, isso me deixa tão nervoso, uixxx....

Mas digo que um jeep (6 caneco, dois carburador, caixa Clark 4 marchas, mexido um poco) faz muita coisa.

Abraços
Thomas

offroad
14/03/2008, 11:25
Não intendo como existe gente tão burra e idiota, que acredita tanto no produto importado e esnoba um produto nacional.

Essas pessoas deveriam ser punidas, devemos ter honra a patria e a nosso pais, defendê-lo, e crescer junto com ele.

eh dificil e caro produzir no brasil, .......
a china, coreia, india, russia... todo mundo tem fabrica de carro e exporta pro brasil.
como vc vai fazer isso se o povo, prefere comprar dvd pirata, q eh copiado na china e vendido sem imposto nenhum.
nao eh gente tao burra eh tanta gente burra.

alvaro.jrc
14/03/2008, 11:27
Mas digo que um jeep (6 caneco, dois carburador, caixa Clark 4 marchas, mexido um poco) faz muita coisa.

Não era original?? :pensativo:

thomasdall
14/03/2008, 11:36
Sim isso é verdade

mas isso começa desde que fomos achados pelos portugueses

desde lá estão roubando a nós, mas pior ainda ficou quando Dom Pedro criou a divida externa, dai piorou de vez

mas o problema está na nossa cultura que eh muito burra

Nós deveriamos ser patriotas que nem os norte-americanos, pois eles sim, cresceram com os produtos nacionais deles, não importando mais, somente exportando,

a se o BRASIL fosse assim

Abraços
thomas

thomasdall
14/03/2008, 11:40
Alvaro

Eh orignal

mas estava falando do motor

pois ele é original jeep sim

Motor 2600 willys, com cabeçote de itamarati, o mexido que eu digo eh, rebaixado o cabeçote (por causa das retificas), ignição eletronica e um filtro de ar diferente somente.

isso

continua sendo motor orignal

quando digo modificado, quero dizer, por exemplo, opala, AP, Diesel, entre outros

entendes
ou tenho que desenhar????

Abraços
Thomas

alvaro.jrc
14/03/2008, 12:26
Alvaro
entendes
ou tenho que desenhar????

Thomas, desculpe se não fui claro, mas estava sendo irônico contigo, pois o maior dos puristas jamais diria que um CJ original é melhor que CJ mexido.

Sei que vc é novo aqui no Forum, mas conhece o CJ Devasso do Ramiro Eli?? Ou o Cj Azul do Folgado?? Com motor MWM 2.8 TD e suspensão de toyota??

Dizer que tem um desempenho melhor que um Troller ou Land.

O que vc entende como desempenho melhor na trilha eu chamo de maior coragem do dono de arregaçar o carro, pois um cara que pagou 80.000,00 num Troller pensaria 2x em meter ele em qq canto, mas quem tem coragem mostra que é um puta jipe.

Eu adoro o Willys, adoraria ter um CJ5 só pra trilha, mas devemos ser no mínimo realistas, o Troller tem motor 3.0 diesel, eixo dana 44, é muita coisa.

Vc ja viu esse video que existe há um bom tempo no Youtube
http://www.youtube.com/watch?v=0Jio5fJMNiE

E esse aqui então:
http://www.youtube.com/watch?v=fhXhG0fOBKw

Não quero dizer que esse ou aquele jipe é melhor, até pq melhor é o meu pq é o que tá na minha garagem, mas existem especificidades mecânicas que diferenciam alguns. :concordo:

E vou lhe dizer uma coisa que eu sei que dá muita confusão aqui no Forum, é chegar causando polêmica dizendo que esse é melhor. Garanto a vc que isso no tópico dos Engesa seria uma verdadeira celeuma.

[]s!!

Marilaine Mendes Viana
14/03/2008, 16:01
Acho que vocês estão desviando do objetivo deste tópico, que é o Stark.

Quanto à pergunta sobre minha simpatia pelo Troller, informo que não trabalho nem nunca trabalhei na empresa, (sou médica) e também não tenho um, mas considero uma boa viatura, muito valente e que se fez sozinho pela imagem, começando bem humilde por aqui nas praias do Nordeste e ganhando fama pelos seus feitos em todo o Brasil.

O que me desagrada no Stark é a forma como a empresa vem divulgando o lançamento deste carro, sempre postergando e dando respostas de forma individualizada como, por exemplo: Se um possível cliente tem 1,98m de altura eles adaptam o banco para esta pessoa, mas esquecem que ele pode ter uma esposa e filha com 1,62m de altura que não poderão dirigir o carro ou terão que levar umas almofadas nas costas. Será que eles fornecerão as almofadas?

Quanto à suspensão, todo mundo sabe que o custo de manutenção de um carro é fator de decisão de compra no mundo inteiro, mas eles afirmam que 2 amortecedores/molas por roda é bom para rallies e competições. Quantas pessoas irão comprar um carrinho que deve custar por volta de R$ 80 mil e colocar em rallies e competições??? Se o carro for usado para esta finalidade os 8 amortecedores e 8 molas terão que ser trocados por outros mais duros de qualquer forma. E ai é o nosso dinheiro que vai. Seria mais barato até para eles lançar com o conceito convencional seguido pelo mundo inteiro há décadas e dar este desconto no preço do carro.

Quanto a valorizar o produto brasileiro, no caso um veículo, fica difícil, pois as multinacionais investem milhões de dollares para lançar um veículo com suporte técnico de centenas de engenheiros e fornecedores internacionais, além disso tem experiência de mais de 50 anos no ramo. Quantas montadoras nacionais existem? Qual o motivo? Não somos nacionalistas, ou buscamos um produto confiável, seguro, com garantia?

Agora, quantos de vocês tem bala na agulha pra comprar um carrinho de R$ 80 mil e tocar na trilha, talvez eu seja minoria, mas sei o quanto é duro juntar minha graninha e eu prefiro garantir meu investimento em um produto bem elaborado, testado e homologado segundo requisitos internacionais, motivos que me levam a ter um Land 90, 1986.

Gostaria, mais uma vez de colocar em discussão o que o Stark trará de novidades e terá de melhor que qualquer jipe que está ou esteve no mercado brasileiro nos últimos 20 anos, talvez 30, ai entram também os Ford/Willys.

Vamos lá, o motor, a suspensão, o consumo, o espaço interno, o design (foi premiado), a estabilidade, os ângulos de ataque, os freios, estrutura tubular? Por favor, opinem, acho que vai ser importante para todos nós do fórum Brasil 4x4.

Marilaine Mendes Viana
15/03/2008, 13:44
Caros:

Sem mais
Guilherme
28000 horas de projeto??? Quem passou está informação? São 10 pessoas trabalhando das 8:00 às 18;00 por dois anos inteiros. Este tipo de informação que me trás mais desconfiaças, você é da TAC ou acionista? Sabes me dizer quantas pessoas estão envolvidas no projeto? Um amigo me disse que já esteve em Joinville e não passam de 4. (2 engenheiros recem-formados, 1 consultos da Volks, e um mecânico)

Tropeiro
16/03/2008, 00:57
28000 horas de projeto??? Quem passou está informação? São 10 pessoas trabalhando das 8:00 às 18;00 por dois anos inteiros. Este tipo de informação que me trás mais desconfiaças, você é da TAC ou acionista? Sabes me dizer quantas pessoas estão envolvidas no projeto? Um amigo me disse que já esteve em Joinville e não passam de 4. (2 engenheiros recem-formados, 1 consultos da Volks, e um mecânico)

Com certeza o número deve chegar a isto ou próximo a este valor. 4 pessoas engajadas no projeto deste jipe? Não creio. A estrutura técnica que está sendo prepara é espetacular, detona muito Troller e Lobini com anos de vida. São várias pessoas terceirizadas, profissionais de várias empresas líderes em vários setores de atuação. A carroceria, por exemplo? Se nota o amassado da Troller?

jeisonk
16/03/2008, 10:11
A carroceria, por exemplo? Se nota o amassado da Troller?

Não entendi essa, dá pra explicar?

McArtur
16/03/2008, 19:20
Segue um link do jornal de Santa Catarina, sobre os investimentos para o STARK: http://www.an.com.br/2008/mar/14/Default.jsp

alvaro.jrc
17/03/2008, 01:34
Não entendi essa, dá pra explicar?

Acho que quis dizer foi que aparecem imperfeições na fibra do Troller, já que é um processo semi-artesanal, quando vc olha quase paralelo a carroceria vc percebe algumas ondulações bem discretas.

Mas pelo que eu soube é o mesmo tipo de fibra que usavam naqueles bugres "Selvagem" que tem uma espessura maior que lhe dá uma resistência absurda à quebra.

[]s!!

Marcio
17/03/2008, 08:19

Qual o problema de ter 10 pessoas envolvidas, se quase todo o trabalho de engenharia de produto eh terceirizado??? Por exemplo, todo o trabalho de calculo estrutural do Stark foi feita pela empresa MSC, uma das maiores do mundo no ramo!

Marilaine Mendes Viana
17/03/2008, 08:22
Segue um link do jornal de Santa Catarina, sobre os investimentos para o STARK: http://www.an.com.br/2008/mar/14/Default.jsp
BNDES avalia financiamento

Fabricantes do Stark pedem R$ 6 milhões para viabilizar o projeto
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai avaliar a possibilidade de conceder um financiamento de R$ 6 milhões à TAC, que está desenvolvendo o primeiro carro catarinense.
O presidente do banco, Luciano Coutinho, ficou impressionado ao conhecer o projeto da montadora catarinense que fabrica o Stark no Perini Business Park, em Joinville. Mas não deu garantias à empresa sobre a liberação. “Precisamos ver a rentabilidade do projeto. Num primeiro momento, fiquei muito animado com tudo que vi e a tecnologia da empresa”, observou.
Coutinho já tinha conhecido o projeto da TAC de montar o 4 x 4 Stark em Joinville. No ano passado, diretores da empresa levaram o projeto até a sede do BNDES no Rio de Janeiro. Uma equipe do banco já esteve em Joinville para fazer uma avaliação técnica da montadora. A empresa espera contar com os R$ 6 milhões para a finalização e aprimoramento do Stark. As primeiras unidades do lote-piloto serão entregues em abril, segundo promessa da TAC. Ele deve custar R$ 70 mil.
Uma versão do veículo 4 x 4 foi testado por Coutinho numa pista da teste da montadora, com alguns obstáculos que simulam um off-road. Com design inovador, o veículo foi projetado para rodar em áreas urbanas e rurais. O Stark foi apresentado em 2006.
A visita à TAC faz parte de uma série de encontros que ele está tendo no Estado com empresários e políticos. Ontem, em Joinville, também visitou a Joinpaper, fabricante de máquinas e equipamentos para conversão de papel; a Tupy, e falou com empresários na Associação Empresarial de Joinville (Acij). Hoje, ele se encontra com empresários, em Florianópolis.

_______________________________ E SE NÃO TIVER OS R$ 6 MI, DÁ PRA VIABILIZAR O PROJETO QUE TERÁ AS PRIMEIRAS UNIDADES ENTREGUES EM ABRIL? JURO QUE NÃO ENTENDI.....

Marilaine Mendes Viana
17/03/2008, 08:32
Qual o problema de ter 10 pessoas envolvidas, se quase todo o trabalho de engenharia de produto eh terceirizado??? Por exemplo, todo o trabalho de calculo estrutural do Stark foi feita pela empresa MSC, uma das maiores do mundo no ramo!
PROBLEMA NENHUM, ACHO ÓTIMO, TOMARÁ QUE TENHAM MUITO MAIS PESSOAS ENVOLVIDAS PARA GARANTIR UM VEÍCULO EXCELENTE SUPERIOR AOS PROJETADOS PELA FORD, GM, HONDA, MITSUBISHI, MERCEDES. VOCÊ TRABALHA NA EMPRESA? PODERIA PASSAR MAIS INFORMAÇÕES DO PROJETO COMO QUAL O MOTOR, VW, GM , PEGEOUT OU FIAT? SE O CARRO FARÁ ALGUM TESTE DE BATIDA FRONTAL? ETC, ETC, ETC.

brandtoffroad
17/03/2008, 09:34
Gostei do desenho! Segue as novas tendências mundiais. Mas sinceramente ainda tá meio "carro conceito" como todo bom protótipo acho que ainda necessita de alguns ajustes estéticos ( como a lanterna traseira, que não me agradou muito ).O conjunto caixa X diferencial agrada bastante, ( Principalmente o Dana 44 ) agora quanto a motorização, como alguns já disseram deixa a desejar. Vocês acham que o propósito desse novo Jipe, seria vender para potenciais consumidores de SUV's, Ecoesporte, Tucson, etc? ou para Offroaders como nós? Porque se for para o primeiro caso, sabemos que estes consumidores procuram conforto, aliado a segurança e dirigibilidade de um 4x4, conforto e ítens de segurança como airbags e freios ABS, que eu acho que custariam mais algumas milhares de latinhas para serem desenvolvidos para o Stark. Agora se o pontencial consumidor formos nós, estamos ( pelo menos eu ) mais voltados para motorização Diesel, robustez mecânica e reparabilidade, desempenho no asfalto e nas trilhas. Portanto, acho que o Stark com a configuração mecânica divulgada até agora não atende nem um, nem outro.

Marcio
17/03/2008, 13:18
PROBLEMA NENHUM, ACHO ÓTIMO, TOMARÁ QUE TENHAM MUITO MAIS PESSOAS ENVOLVIDAS PARA GARANTIR UM VEÍCULO EXCELENTE SUPERIOR AOS PROJETADOS PELA FORD, GM, HONDA, MITSUBISHI, MERCEDES. VOCÊ TRABALHA NA EMPRESA? PODERIA PASSAR MAIS INFORMAÇÕES DO PROJETO COMO QUAL O MOTOR, VW, GM , PEGEOUT OU FIAT? SE O CARRO FARÁ ALGUM TESTE DE BATIDA FRONTAL? ETC, ETC, ETC.

Marilaine, nao trabalho na TAC. Nem poderia, morando tao longe. As informacoes a respeito da TAC estao disponiveis na midia, basta acompanha-las.

Teste de impacto, duvido muito, pois atualmente nao ha uma lei (ou orgao) que avalie crash test no Brasil, como ha a EuroNCAP na europa. Tanto que ha Trollers, Fiat Uno sendo vendido no Brasil sem nenhum problema, automoveis que provavelmente nao alcancariam 1 estrela nos crash test europeus. Porem, depois de 2010, as coisas devem mudar...

Nao entendo a sua irritacao. A Troller surgiu de uma fabrica de Bugues, sem engenharia nenhuma no comeco, e conseguiu ocupar o seu nicho no mercado. Para a Pantanal (q hj esta fora de linha), foi contratada a empresa T-System para fazer a maior parte do trabalho de engenharia. O TAC jah comecou desde o inicio, projetando um jipe amparada (diga-se, terceirizando) em fortes empresas de engenharia (informacoes divulgadas na internet!!). Acho que tem muito mais chances de dar certo do que o jeito que a Troller comecou.

Acho que o que vai definir o sucesso do projeto, sera o preco... Um projeto a gasolina mais caro que um Tracker... ou um a diesel mais caro que o Troller, dificilmente permanecera no mercado.

Inte +

Marcio

alvaro.jrc
17/03/2008, 13:26
Marilaine, nao trabalho na TAC. Nem poderia, morando tao longe. As informacoes a respeito da TAC estao disponiveis na midia, basta acompanha-las.

Teste de impacto, duvido muito, pois atualmente nao ha uma lei (ou orgao) que avalie crash test no Brasil, como ha a EuroNCAP na europa. Tanto que ha Trollers, Fiat Uno sendo vendido no Brasil sem nenhum problema, automoveis que provavelmente nao alcancariam 1 estrela nos crash test europeus. Porem, depois de 2010, as coisas devem mudar...

Nao entendo a sua irritacao. A Troller surgiu de uma fabrica de Bugues, sem engenharia nenhuma no comeco, e conseguiu ocupar o seu nicho no mercado. Para a Pantanal (q hj esta fora de linha), foi contratada a empresa T-System para fazer a maior parte do trabalho de engenharia. O TAC jah comecou desde o inicio, projetando um jipe amparada (diga-se, terceirizando) em fortes empresas de engenharia (informacoes divulgadas na internet!!). Acho que tem muito mais chances de dar certo do que o jeito que a Troller comecou.

Acho que o que vai definir o sucesso do projeto, sera o preco... Um projeto a gasolina mais caro que um Tracker... ou um a diesel mais caro que o Troller, dificilmente permanecera no mercado.

Inte +

Marcio

X1000!!

Perfeito márcio, nada a acrescentar!! :palmas::palmas:

[]s!!

jeisonk
17/03/2008, 17:33
É bem por aí mesmo, o que vai definir é preço, se for compatível vai emplacar, senão vai encalhar.

[]'s

McArtur
19/03/2008, 10:34
Segue uma fotos tiradas pelo "Pato Roco" do TC no último Raid de Joinville, pós Transparaná ...

[]´s

114140 114141 114142 114143 114144

alvaro.jrc
19/03/2008, 11:05
Segue uma fotos tiradas pelo "Pato Roco" do TC no último Raid de Joinville, pós Transparaná ...

[]´s

114140 114141 114142 114143 114144

O Acabamento está muito bom.

[]s!

TMorais
19/03/2008, 12:04
O Acabamento está muito bom.

[]s!

A parte de baixo do vidro traseiro internamente (na foto dos bancos traseiros) poderia ter um apoio de braço com porta treco (o Jimny mesmo possui) do que ficar mostrando a fibra...

Não tem rack?

Cara.. o porta-malas é pequeno mesmo... e sem rack!

Sugestão: Um console na parte do teto (com porta bagulhos - já que não tem forração).

TMorais
19/03/2008, 12:26
http://www.noticiasautomotivas.com.br/tac-stark-ajuda-do-bndes-para-o-lancamento/

http://revistaautoesporte.globo.com/Autoesporte/0,6993,EAD1675796-1690,00.html

McArtur
19/03/2008, 12:35
A parte de baixo do vidro traseiro internamente (na foto dos bancos traseiros) poderia ter um apoio de braço com porta treco (o Jimny mesmo possui) do que ficar mostrando a fibra...

Não tem rack?

Sugestão: Um console na parte do teto (com porta bagulhos - já que não tem forração).

Acho que os bancos trazeiros podiam ser bi-partidos, para ajudar a ampliar o espaço para umas possiveis bagagens.

Eliseu
19/03/2008, 12:40
[QUOTE=McArtur;569109]Segue uma fotos tiradas pelo "Pato Roco" do TC no último Raid de Joinville, pós Transparaná ...

Ele participou? Como foi o seu desdempenho? Achei legal. Nesta foto onde aparece um Jeep ao lado, dá para ter uma idéia aproximada do seu tamanho. Achei que era bem menor. Parabéns! Bola para frente... []'s

Eliezer
19/03/2008, 12:41
Empresa quer ajuda do BNDES para lançar novo jipe brasileiro

TAC, de Santa Catarina, quer capitalizar R$ 6 milhões para lançar o Stark.
Veículo 4x4 poderia ter a produção de 100 unidades por mês

Do G1, em São Paulo http://g1.globo.com/Portal/G1V2/img/ico_email2.gifentre em contato (http://g1.globo.com/Noticias/0,,FLC0-5597-3176565,00.html)

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA A- (javascript:mudaFonte('menos'))
A+ (javascript:mudaFonte('mais'))

http://g1.globo.com/Noticias/Carros/foto/0,,14115252,00.jpghttp://g1.globo.com/Portal/globonoticias/home1024/img/ico_ampliar.gif (http://g1.globo.com/Noticias/Carros/foto/0,,14115252-EX,00.jpg) Divulgação
Stark está em fase final de projeto (Foto: Divulgação)

A fabricante brasileira de veículos Tecnologia Automotiva Catarinense (TAC) espera contar com um investimento de R$ 6 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para aprimorar e finalizar o projeto do carro 4x4 Stark e poder lançar o produto no mercado em 2009.

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, visitou a fábrica em Joiville (SC) na semana passada e conheceu de perto o projeto do Stark.

O protótipo do veículo foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2006. Desde então, a empresa já gastou R$ 9 milhões no projeto e vem realizando testes de engenharia para a produção do carro feito em estrutura tubular, dimensões de 4,08 metros de comprimento por 1,83 de largura e 1,91 de altura, motor 1.8 de 106 cavalos da Volkswagen e um preço estimado para o mercado nacional entre R$ 70 mil e 80 mil.

As seis primeiras unidades do Stark serão entregues a partir de abril para acionistas da empresa. A TAC espera a ajuda do BNDES para finalizar o projeto e alcançar a produção de 100 unidades por mês. “Nosso público-alvo são pessoas de espírito jovem esportivo (de 25 a 65 anos), que praticam esportes radicais ou curtem a natureza, diz o presidente da TAC, Adolfo Cesar dos Santos. A empresa ainda não tem planos de exportar o Stark a curto prazo.

http://g1.globo.com/Noticias/Carros/foto/0,,14115220,00.jpg Stark tem tração nas quatro rodas e pode andar em terrenos acidentados (Foto: Divulgação)

alvaro.jrc
19/03/2008, 12:58

Não tem rack?

Verdade, eu disse que estava muito bom, mas ainda não está perfeito como no jimny.:mrgreen:

O Rack de teto eu sugeri há uns 100 posts atrás e a ideia do console é legal, poderia fazer tb um daqueles usados em viaturas da polícia pro PX.

[]!!

alvaro.jrc
19/03/2008, 13:01
http://www.noticiasautomotivas.com.br/tac-stark-ajuda-do-bndes-para-o-lancamento/

http://revistaautoesporte.globo.com/Autoesporte/0,6993,EAD1675796-1690,00.html

Fala em motor 1.8 da VW na matéria de cima.

Pow, o carro é bonito e bem acabado, mas se ficar nessa de lança não lança, vai acabar ficando defasado e nascer sem mercado.:-(

TMorais
19/03/2008, 19:10
Acho que os bancos trazeiros podiam ser bi-partidos, para ajudar a ampliar o espaço para umas possiveis bagagens.

Esses bancos traseiros são somente dois lugares?????? que merd@ não ser bipartido!!! TAC vamos resolver isso + acabamento na parte interna traseira/teto!!! vacilada...

brandtoffroad
20/03/2008, 08:23
Fala em motor 1.8 da VW na matéria de cima.

Pow, o carro é bonito e bem acabado, mas se ficar nessa de lança não lança, vai acabar ficando defasado e nascer sem mercado.:-(

È Alvaro... mas parece que o problema do lança não lança é mesmo falta de $$$$....
Ê Brásiu....

alvaro.jrc
20/03/2008, 08:39
È Alvaro... mas parece que o problema do lança não lança é mesmo falta de $$$$....
Ê Brásiu....

Eu dou a maior força pra que dê certo, mas eu acho muito despreparo o pessoal projetar um carro contando com investimento externo, é contar com o ovo no * da galinha....:parede:

Tomara que consigam financiamento e o jipe seja um sucesso como o Troller.

[]s!!

Marilaine Mendes Viana
20/03/2008, 16:04
AGORA ENTENDI, A PROPOSTA DO STARK É DE UM CARRO ON/OFF ROAD PARA ATENDER NICHOS DE MERCADO, SEM PREOCUPAÇÕES COM CUSTO, SEM NECESSIDADE DE SER COMPARADO COM CARROS EXISTENTES DE GRANDES MONTADORAS. :concordo:

AGORA ACREDITO QUE POSSA DAR CERTO!!!!:palmas:

SENDO ASSIM MINHA SUGESTÃO SERIA REALMENTE INCREMENTÁ-LO, COLOCANDO,POR EXEMPLO, UM MOTOR MAIS FORTINHO, TALVÉZ O DA GM S10 FLEX OU DA RANGER GASOLINA.

P.S.

SE NÃO ESTOU ENGANADA O ÚNICO MOTOR FLEX DA VW É O 1.6 E MAIS FRACO (TORQUE) QUE O DO TROLLER 1999/2000 QUE ERA O 2.0 DO SANTANA E SAIU DE LINHA.... :putz:MAS TUDO BEM O STARK PESA SÓ 1300 QUILOS.

SERÁ QUE A VOLKS VAI RESSUCITAR O MOTOR 1.8 E FLEX PARA ATENDER NICHO DE MERCADO? TOMARA QUE SIM, QUERO VER ESTE CARRINHO NA MÃO DE MUITO ENDINHERADO ATOLADO NA LAMA ATÉ O PESCOÇO.

McArtur
21/03/2008, 10:07
Eu dou a maior força pra que dê certo, mas eu acho muito despreparo o pessoal projetar um carro contando com investimento externo, é contar com o ovo no * da galinha....:parede:

Tomara que consigam financiamento e o jipe seja um sucesso como o Troller.

[]s!!

Temos que dar FORÇA sim!!!!:dance:

é um projeto Brasileiro:concordo:

Kimbras74
21/03/2008, 15:43
Ta lindaum, vamu ve se o bichinho aguenta o tranco......

Murillus
24/03/2008, 15:37
se ele é feito pra trilha, cade o snorkel ??? ele nao vai ter ???

Murillus
24/03/2008, 15:51
Temos que dar FORÇA sim!!!!:dance:

é um projeto Brasileiro:concordo:

olha so...

alvaro.jrc
24/03/2008, 17:49
olha so...

Na última foto aparece uma versão digamos "canvas", sem capota, achei bem legal. :pensativo:

[]s!!

CAVESO
24/03/2008, 18:01
Será que vai rolar uma expedição-teste assim como a Agrale fez com o Marruá?

TMorais
26/03/2008, 12:35
http://painel.softmail.com.br/mostrar.php?M=120479&C=ff48daef5672695f7025eb297ab2cf66&L=74&N=244

Ainda nada sobre o lançamento...

Garfield
26/03/2008, 19:54
Realmente, ainda não teve nada de concreto ainda...

eduardo_s
27/03/2008, 01:45
Fala galera..

Moro em joinville-sc
cidade natal da TAC

ontem a caminho do meu trabalho, um Stark vermelho passou por mim, e realmente impressiona o carro.
bonitão mesmo..
sinal que estão entregando as primeiras unidades

parabens a TAC!

Marcio
27/03/2008, 09:41
Fala galera..

Moro em joinville-sc
cidade natal da TAC

ontem a caminho do meu trabalho, um Stark vermelho passou por mim, e realmente impressiona o carro.
bonitão mesmo..

parabens a TAC!

Nao seria unidade de teste??

Alguem postou uma reportagem aqui no forum, que previa o lancamento para inicio de 2009. Acho muito dificil o lancamento este ano... ainda estao pleiteando financiamento junto ao BNDES!

A[]s
Marcio

Marilaine Mendes Viana
28/03/2008, 15:34
Fala galera..

Moro em joinville-sc
cidade natal da TAC

bonitão mesmo..

parabens a TAC!
Pessoal, este carro vermelho é o mesmo que estava no Salão do Automóvel de 2006, isto mesmo.
A TAC só tem os três carros que foram mostrados no salão, o amarelo que é o que aparece mais, o vermelho em alguns eventos sociais mas nunca rodando e o azul escuro que está desaparecido e não aparece desde o salão.
Duvido que exista uma foto mostrando mais de 3 Starks juntos que não seja montagem.
Bjs
Mari

Marilaine Mendes Viana
28/03/2008, 15:39
Fala galera..

Moro em joinville-sc
cidade natal da TAC

bonitão mesmo..

parabens a TAC!
CARA ESQUECE, ESTE É O MESMO CARRO DO SALÃO 2006......
SE TODO MUNDO JÁ VIU O CARRO POR QUE A EMPRESA NÃO DIVULGA UMA FOTO COM TODOS OS CARROS EXISTENTES JUNTOS?
SIMPLISMENTE PORQUE SÓ EXISTEM OS MESMOS TRÊS CARROS DO SALÃO 2006.

alvaro.jrc
28/03/2008, 15:46
Pessoal, este carro vermelho é o mesmo que estava no Salão do Automóvel de 2006, isto mesmo.
A TAC só tem os três carros que foram mostrados no salão, o amarelo que é o que aparece mais, o vermelho em alguns eventos sociais mas nunca rodando e o azul escuro que está desaparecido e não aparece desde o salão.
Duvido que exista uma foto mostrando mais de 3 Starks juntos que não seja montagem.
Bjs
Mari

Será que não vendem pelo menos um desses 3 não???? :mrgreen:

Se fizerem um preço bom e aceitarem um jimny na troca tô dentro, prefiro investir no desenvolvimento tecnológico nacional do que ficar jogando dinheiro no bolso dos gringos e metendo o pau nas iniciativas de produtos brasileiros. Concorda??

[]s!!!

Marilaine Mendes Viana
29/03/2008, 15:12
Será que não vendem pelo menos um desses 3 não???? :mrgreen:

Se fizerem um preço bom e aceitarem um jimny na troca tô dentro, prefiro investir no desenvolvimento tecnológico nacional do que ficar jogando dinheiro no bolso dos gringos e metendo o pau nas iniciativas de produtos brasileiros. Concorda??

[]s!!!

QUAL DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NACIONAL VOCÊ SE REFERE? MOTOR VW (ALEMÃO) TRANSMISSÃO EATON (EUA) EIXOS DANA (EUA) CX. TRANSFERÊNCIA BORG (EUA) CX. DIREÇÃO TRW (EUA) INJEÇÃO MAGNETTI MARELLI (ITÁLIA) PNEUS PIRELLI/YOKOHAMA (ITALIA/JAPÃO) AMORTECEDORES E MOLAS MONROE (ALEMANHA) FREIOS TRW/BOSCH (ALEMANHA) VIDROS PILKETON (ALEMANHA) TALVÉZ A GAIOLA, OS BANCOS E A FIBRA SEJAM MADE IN BRAZIL!!!! VOCÊ AINDA ACHA QUE A GRANA VAI FICAR POR AQUI??? BRASIL É PAIS DAS COMMODITIES COMO SOJA E MINÉRIO DE FERRO. PROJETO DE CARRO É PARA PAÍS DESENVOLVIDO QUE INVESTE EM DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA. NÃO SEJAMOS IPÓCRITAS!!!!

CAVESO
29/03/2008, 16:27
QUAL DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NACIONAL VOCÊ SE REFERE? MOTOR VW (ALEMÃO) TRANSMISSÃO EATON (EUA) EIXOS DANA (EUA) CX. TRANSFERÊNCIA BORG (EUA) CX. DIREÇÃO TRW (EUA) INJEÇÃO MAGNETTI MARELLI (ITÁLIA) PNEUS PIRELLI/YOKOHAMA (ITALIA/JAPÃO) AMORTECEDORES E MOLAS MONROE (ALEMANHA) FREIOS TRW/BOSCH (ALEMANHA) VIDROS PILKETON (ALEMANHA) TALVÉZ A GAIOLA, OS BANCOS E A FIBRA SEJAM MADE IN BRAZIL!!!! VOCÊ AINDA ACHA QUE A GRANA VAI FICAR POR AQUI??? BRASIL É PAIS DAS COMMODITIES COMO SOJA E MINÉRIO DE FERRO. PROJETO DE CARRO É PARA PAÍS DESENVOLVIDO QUE INVESTE EM DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA. NÃO SEJAMOS IPÓCRITAS!!!!

E qual projeto de qualquer produto hoje é completamente "nacional"?

Onde e por quem são fabricados os carros das grande montadoras? Os designers e projetistas são naturais desses países? Essas "tecnologias" foram inventadas por eles (cito como exemplo o câmbio automático, invenção de um brasileiro "commodista" como você disse acima")?

Não precisaremos reinventar a roda para vangloriarmos ter um produto nacional.
O que vale nesse caso é a ousadia determinação e coragem para fantasiar e concretizar um produto feito por nós e para nós.

Lembro que a engesa só fabricava chassis e lataria, e, usando peças da americana GM, consegui fazer, aqui na terra das "commodities", o melhor jipe do mundo na época, pretendido por exércitos do mundo todo.

A "linha de montagem" de qualquer produto hoje começa num continente e termina no resto de mundo...

Somos um país com vários projetos científicos avançadissimos sim e copiados por outros tantos. O que nos falta é mais investimento público (e privado) e mais fé em nossa capacidade criativa.

Abraços nacionalistas e anarquistas....

alvaro.jrc
29/03/2008, 21:39
E qual projeto de qualquer produto hoje é completamente "nacional"?

Onde e por quem são fabricados os carros das grande montadoras? Os designers e projetistas são naturais desses países? Essas "tecnologias" foram inventadas por eles (cito como exemplo o câmbio automático, invenção de um brasileiro "commodista" como você disse acima")?

O que vale nesse caso é a ousadia determinação e coragem para fantasiar e concretizar um produto feito por nós e para nós.

Lembro que a engesa só fabricava chassis e lataria, e, usando peças da americana GM, consegui fazer, aqui na terra das "commodities", o melhor jipe do mundo na época, pretendido por exércitos do mundo todo.

A "linha de montagem" de qualquer produto hoje começa num continente e termina no resto de mundo...

Somos um país com vários projetos científicos avançadissimos sim e copiados por outros tantos. O que nos falta é mais investimento público (e privado) e mais fé em nossa capacidade criativa.

Caveso, só tenho 1 coisa a complementar: Isso :palmas:!

Marilaine, SE MUDA! VAI MORAR EUROPA!!!

É graças a esses pseudos-brasileiros que esse País não cresce e é motivo de chacota, para mudar um país é primeiro necessário mudar essa mentalidade tacanha, pessimista e atrasada. O Brasil é uma merda, mas é aqui que eu e vc vivemos, o que eu puder fazer pra mudar essa porcaria pode ter certeza que faço.

[]s!

locomeubr
30/03/2008, 06:17

:concordo::concordo::concordo:

concordo, hoje em dia tudo é globalizado...onde tiver mais barato a materia prima, as empresas vao la buscar..onde for mais barato a mao de obra, vai ter uma fabrica la....normal ja...

mais isso nao faz com q o projeto nao seja "nacional"...a ideia é boa..e admiro eles por tentarem, investirem num mercado loco como o nosso...e concordo mais uma vez em o q se falta aki é investimento do governo na criação de produtos nacionais....pois hoje me dia, fazer um jipe com peças 100% nacionais....impossivel...só de impostos o carro ja teria custo de 200mil.....mais projetos como esses é q vao mudando a historia aos poucos...e quem sabe em breve nao teremos tudo aki? nosso??!!!

boa sorte brasil! ainda acreditando nessa meleca...rs..ainda.....

brandtoffroad
30/03/2008, 21:54

A

Bela frase! Não preciso dizer mais nada! :palmas:

Eliseu
31/03/2008, 08:51
E qual projeto de qualquer produto hoje é completamente "nacional"?.....Não precisaremos reinventar a roda para vangloriarmos ter um produto nacional.

Lembro que a engesa só fabricava chassis e lataria, e, usando peças da americana GM, consegui fazer, aqui na terra das "commodities", o melhor jipe do mundo na época, pretendido por exércitos do mundo todo. .....

Falou tudo......

Marilaine Mendes Viana
31/03/2008, 22:05
Caveso, só tenho 1 coisa a complementar: Isso :palmas:!

Marilaine, SE MUDA! VAI MORAR EUROPA!!!

É graças a esses pseudos-brasileiros que esse País não cresce e é motivo de chacota, para mudar um país é primeiro necessário mudar essa mentalidade tacanha, pessimista e atrasada. O Brasil é uma merda, mas é aqui que eu e vc vivemos, o que eu puder fazer pra mudar essa porcaria pode ter certeza que faço.

[]s!

PESSOAL, TRÊS COMENTÁRIOS

1 - O JEEP ENGESA ERA MUITO BOM, REALMENTE TINHA UM ÓTIMO CURSO DE SUSPENSÃO E UM CHASSIS TODO CALCULADO POR ELEMENTOS FINITOS QUE NÃO TRINCAVA, PORÉM FALTAVA UMA REDUZIDA, UM MOTOR DIESEL E UM POUCO DE TECNOLOGIA. SÓ ERA DESEJADO PELOS EXÉRCITOS DO MUNDO TODO PELO SEU PREÇO CAMARADA. ME DESCULPEM MAS ERA CONSIDERADO DESCARTÁVEL. TANTO É QUE ACABOU A GUERRA E A FABRICA FECHOU. SERÁ QUE UM ENGESA NOVO 2008, (MARRUÁ) É MELHOR QUE O HUMMER 2008 MADE IN USA????....

2 - NÃO PRETENDO ME MUDAR DO BRASIL, PRINCIPALMENTE DESTA TERRA MARAVILHOSA QUE É NATAL, VOU CONTINUAR APROVEITANDO TUDO QUE ESTE PAIS TEM DE BOM, SEU CLIMA, SUAS PRAIAS, SEU POVO, PORÉM CONTINUAREI USANDO VEÍCULOS CONFIÁVEIS PRODUZIDOS POR GRANDES EMPRESAS MULTINACIONAIS, POR ENQUANTO FICO COM MEU LAND, JÁ QUE NENHUMA OUTRA TROUXE UM VEÍCULOS OFF ROAD COM CARACTERISTICAS SUPERIORES.

3 - ESTE TÓPICO É DEDICADO AO "NOVO JEEP BRASILEIRO - STARK" QUE JÁ NÃO É MAIS TÃO NOVO ASSIM, SUGIRO MANTERMOS O FOCO NESTE ASSUNTO, ME DESCULPEM SE EU ACABEI DESVIANDO O PROPÓSITO. :concordo:

MARI

CAVESO
31/03/2008, 23:37

1 - O JEEP ENGESA ERA MUITO BOM, REALMENTE TINHA UM ÓTIMO CURSO DE SUSPENSÃO E UM CHASSIS TODO CALCULADO POR ELEMENTOS FINITOS QUE NÃO TRINCAVA, PORÉM FALTAVA UMA REDUZIDA, UM MOTOR DIESEL E UM POUCO DE TECNOLOGIA.

E quem disse que não saiu engesa com motor diesel? Saiu sim (perkins q20b) além de gasolina e alcool.
Que "tecnologia" faltava aos engesas da época? É capaz de citar 3 itens ou é muito?

SÓ ERA DESEJADO PELOS EXÉRCITOS DO MUNDO TODO PELO SEU PREÇO CAMARADA. ME DESCULPEM MAS ERA CONSIDERADO DESCARTÁVEL.

Era considerado descartável por quem?????? Qual exército no mundo relatou isso????
Pergunte ao Exército Brasileiro (que ainda tem vários engesas na ativa) se são descartáveis. São tão descartáveis que estão comprando os Marruás, por não ter um jipe que atenda às exigências do EB.

TANTO É QUE ACABOU A GUERRA E A FABRICA FECHOU.

É melhor se informar melhor!!!!!
A engesa fechou as portas graças a um enorme pedido feito pelo mundo árabe de tanques de guerra (na época os melhores do mundo) e jipes que não foi honrado, por influência americana que queria vender seus armamentos ao mundo todo.

SERÁ QUE UM ENGESA NOVO 2008, (MARRUÁ) É MELHOR QUE O HUMMER 2008 MADE IN USA????....

Para o tipo de relevo, clima e solo aqui do Brasil e de outros muitos países no mundo, o Marruá é mil vezes melhor do que qualquer Hummer. Ou você acha que o hummer é capaz de encarar a mais leve de nossas trilhas? Hummer é pra areia e olhe lá!
Tecnologia é usar o recurso certo, na hora certa e no lugar certo! Puro e simples!

2 - NÃO PRETENDO ME MUDAR DO BRASIL, PRINCIPALMENTE DESTA TERRA MARAVILHOSA QUE É NATAL, VOU CONTINUAR APROVEITANDO TUDO QUE ESTE PAIS TEM DE BOM, SEU CLIMA, SUAS PRAIAS, SEU POVO

Concordo plenamente com você: Natal é mesmo uma terra maravilhosa!

PORÉM CONTINUAREI USANDO VEÍCULOS CONFIÁVEIS PRODUZIDOS POR GRANDES EMPRESAS MULTINACIONAIS, POR ENQUANTO FICO COM MEU LAND, JÁ QUE NENHUMA OUTRA TROUXE UM VEÍCULOS OFF ROAD COM CARACTERISTICAS SUPERIORES.

Engraçado: você gosta de "novidades" e tem uma Land. Uma viatura que virou Mito justamente por ser um clássico, que praticamente não mudou nada desde quando foi inventada até hoje (a não ser pelo quebradiço e frágil motor maxion HSD) e por isso tão confiável em excursões longas e no offroad.

samukanvas
31/03/2008, 23:48
É só pra areia mesmo... tipo uns 2mm de areia em cima de um belo asfalto...

Se não tiver asfalto so vai andar guinchado :mrgreen:

CAVESO
31/03/2008, 23:53
É só pra areia mesmo... tipo uns 2mm de areia em cima de um belo asfalto...

Se não tiver asfalto so vai andar guinchado :mrgreen:

Em campos minados eles andam bem também (para o alto e avante!)

Os iraquianos que o digam....

alvaro.jrc
01/04/2008, 05:24
Engraçado: você gosta de "novidades" e tem uma Land. Uma viatura que virou Mito justamente por ser um clássico, que praticamente não mudou nada desde quando foi inventada até hoje (a não ser pelo quebradiço e frágil motor maxion HSD) e por isso tão confiável em excursões longas e no offroad.

Gostaria de ter uma Land Defender apenas pelo fato de ser um clássico e pelo espaço interno, somente, mas os bancos são medonhos, o painel um troço e o motor não é lá essas coisas.

Em matéria de conforto, painel e durabilidade do motor, o Troller fabricado no Brasil dá de 10 a 0 na land, banco sentável (confortável aí tb já é de mais), painel do gol bolinha :mrgreen: e motor MWM 2.8.

Marilaine, divergências à parte, vc já andou num engesa??? Aquele carro velho, quadrado, ultrapassado e extremamente mais confiável e confortável que uma land. :mrgreen:

[]s!!!

locomeubr
01/04/2008, 06:44

1 - O JEEP ENGESA ERA MUITO BOM, REALMENTE TINHA UM ÓTIMO CURSO DE SUSPENSÃO E UM CHASSIS TODO CALCULADO POR ELEMENTOS FINITOS QUE NÃO TRINCAVA, PORÉM FALTAVA UMA REDUZIDA, UM MOTOR DIESEL E UM POUCO DE TECNOLOGIA. SÓ ERA DESEJADO PELOS EXÉRCITOS DO MUNDO TODO PELO SEU PREÇO CAMARADA. ME DESCULPEM MAS ERA CONSIDERADO DESCARTÁVEL. TANTO É QUE ACABOU A GUERRA E A FABRICA FECHOU. SERÁ QUE UM ENGESA NOVO 2008, (MARRUÁ) É MELHOR QUE O HUMMER 2008 MADE IN USA????....

po..nao leva a mal...mais vc ta bem errada....

engesa fechou por calote....venderam varios ao oriente medio...e eles la q se ferraram na guerra e nao pagaram..até hoje!....na minha opinião é uma dos melhores jipes do mundo em produção....se nao for o melhor....

hummerda? ...nao presta...só os h1 da am general mesmo...depois q passou pras maos da GM....virou estetica só....chasi e mecanica toda de silverado......

o unico problema do marrua é o preço..elevado d+....mais to loco num pickup cd marrua.....

e saiu engesa diesel sim, como cavesco citou...todo veiculo militar é diesel por questoe de logistica de abastecimento durante guerra...por quase tudo ser diesel...no exercito gringo até motos a diesel eles tem....

como disse antes...nao é pra levar a mal....só é pra informar melhor a galera....

e realmete as land sao d+..sem duvida...mais nao tem nada a ver com modernidade...pelomenos as defender....o mais clasicos dos jipes ainda fabricados.....

por modernidade eu iria de jeep...cherokee nova...liberty....entre outros....

Eliseu
01/04/2008, 09:32
E quem disse que não saiu engesa com motor diesel? Saiu sim (perkins q20b) além de gasolina e alcool.
Que "tecnologia" faltava aos engesas da época? É capaz de citar 3 itens ou é muito?

Era considerado descartável por quem?????? Qual exército no mundo relatou isso????
Pergunte ao Exército Brasileiro (que ainda tem vários engesas na ativa) se são descartáveis. São tão descartáveis que estão comprando os Marruás, por não ter um jipe que atenda às exigências do EB.

É melhor se informar melhor!!!!!
A engesa fechou as portas graças a um enorme pedido feito pelo mundo árabe de tanques de guerra (na época os melhores do mundo) e jipes que não foi honrado, por influência americana que queria vender seus armamentos ao mundo todo.

Para o tipo de relevo, clima e solo aqui do Brasil e de outros muitos países no mundo, o Marruá é mil vezes melhor do que qualquer Hummer. Ou você acha que o hummer é capaz de encarar a mais leve de nossas trilhas? Hummer é pra areia e olhe lá!
Tecnologia é usar o recurso certo, na hora certa e no lugar certo! Puro e simples!

Concordo plenamente com você: Natal é mesmo uma terra maravilhosa!

Falou tudo..................

Qual Land tem tecnologia?? A Defender.......Será o diferencial central? Ou o bloqueio do tal diferencial?
Defender só é macia de suspensão. Quebradeira é ela: motor fraco, direção subdimensionada, tampa traseira que não aguenta o estepe, pouco espaço interno, chassi fraco, elétrica subdimensionada, instável..... Por que falo isto? Experiência própria, no HAITI, onde elas são usadas exaustivamente, em todos os tipos de condições e usos. Tive ENGESA, andei muito de TROLLER (navegador) e conheço o MARRUÁ o suficiente para saber das suas qualidades. O que tinha de errado no ENGESA basicamente foi mudado no MARRUÁ. Continua com um único defeito (ou 2....): a falta de uma reduzida (e o preço). Mas no preço não tem jeito, pois ele não tem os incentivos do TROLLER. []'s

Eliseu
01/04/2008, 09:38
...... SERÁ QUE UM ENGESA NOVO 2008, (MARRUÁ) É MELHOR QUE O HUMMER 2008 MADE IN USA????....MARI

Comparar MARRUÁ (ENGESA) com HUMMER???
Seria como comparar um SAMURAI com uma F250 4x4.... nada a ver. Onde um vai o outro nem passa perto, o que um faz nem pensar para o outro. O ENGESA é uma Viatura leve, 1/2 ton e o HUMMER uma Viatura 2 ton, que recebe blindagem, armamento pesado (coisa impossível num ENGESA/MARRUÁ) para uso no Iraque/Afeganistão. Além disso, eles tem destino/uso diferenciados. Por falar nisso, você já viu um HUMMER, as dimensões dele, as capacidades? [ ]'s

TMorais
01/04/2008, 19:26
Comparar MARRUÁ (ENGESA) com HUMMER???
Seria como comparar um SAMURAI com uma F250 4x4.... nada a ver. Onde um vai o outro nem passa perto, o que um faz nem pensar para o outro. O ENGESA é uma Viatura leve, 1/2 ton e o HUMMER uma Viatura 2 ton, que recebe blindagem, armamento pesado (coisa impossível num ENGESA/MARRUÁ) para uso no Iraque/Afeganistão. Além disso, eles tem destino/uso diferenciados. Por falar nisso, você já viu um HUMMER, as dimensões dele, as capacidades? [ ]'s

Tava passando na rua e olha o que encontrei...

VOVÔ DO TROLLER
01/04/2008, 20:40
E aí Tarciso? Que viatura é esta? Abçs. Válter

alvaro.jrc
01/04/2008, 21:09
E aí Tarciso? Que viatura é esta? Abçs. Válter

Jipe Hummer H3.

[]s!!

CAVESO
01/04/2008, 21:36

No asfalto ele é bom.....

alvaro.jrc
01/04/2008, 21:57
No asfalto ele é bom.....

O H3 realmente é uma bomba, mas o H1, para determinados tipos de terrenos, ex. Safanas da Africa, Desertos, etc, é uma ótima viatura. Só não se aplica ao Brasil pois suas dimensões são avantajadas para uma trilha no meio da mata.

[]s!!

emilio astori
01/04/2008, 23:06
Falou tudo..................

Qual Land tem tecnologia?? A Defender.......Será o diferencial central? Ou o bloqueio do tal diferencial?
Defender só é macia de suspensão. Quebradeira é ela: motor fraco, direção subdimensionada, tampa traseira que não aguenta o estepe, pouco espaço interno, chassi fraco, elétrica subdimensionada, instável..... Por que falo isto? Experiência própria, no HAITI, onde elas são usadas exaustivamente, em todos os tipos de condições e usos. Tive ENGESA, andei muito de TROLLER (navegador) e conheço o MARRUÁ o suficiente para saber das suas qualidades. O que tinha de errado no ENGESA basicamente foi mudado no MARRUÁ. Continua com um único defeito (ou 2....): a falta de uma reduzida (e o preço). Mas no preço não tem jeito, pois ele não tem os incentivos do TROLLER. []'s
amigo me desculpe mas,a falta da reduzida nos marruá praticamente inviabilizou a viatura para o tipo de uso que fazemos delas.O preço(alto)no caso é o de menos.Na minha modesta opinião os marruá contam com apenas 50% de um jeep completo com redução.Imagine-se numa morreba inclinada onde primeira é pouco e segunda é muito,fica complicado.Não é apenas um pequeno segundo defeito,simplesmente inviabiliza um ótimo projeto para o que gostamos e fazemos "trilhas"abraços.

CAVESO
01/04/2008, 23:20
Eu concordo que falta uma redução ao Marruá. Mas quem já andou num diz que nem faz tanta falta assim....

Mas se viesse com redução seria um jipe perfeito, daí perderia a graça...:mrgreen:

locomeubr
02/04/2008, 07:21
amigo me desculpe mas,a falta da reduzida nos marruá praticamente inviabilizou a viatura para o tipo de uso que fazemos delas.O preço(alto)no caso é o de menos.Na minha modesta opinião os marruá contam com apenas 50% de um jeep completo com redução.Imagine-se numa morreba inclinada onde primeira é pouco e segunda é muito,fica complicado.Não é apenas um pequeno segundo defeito,simplesmente inviabiliza um ótimo projeto para o que gostamos e fazemos "trilhas"abraços.

fala Emilio! po ainda nao marcamos as trilhas aki na area...o jota ta em modificações e depois vai la pra cabeção trocar embreagem e turbina.....

concordo com vc, só falta uma reduzida mesmo...e ja que fizeram jipe, pickup, cabine dupla...agora falta tb um SUV..é mole pra eles...ja tem a cabine dupla....podiam fazer um esquema parecido com os novos wangler 4 portas gringo....ia ficar legal....

agora falarem q hummer 2008 é melhor q marrua ainda....rs complica hummer só o h1 mesmo..e mesmo assim...pra trilha pesada nao da...se bem q ja vi um h1 em sampa em trilha! é o bixo...só é grande...lugares estreitos...fica complicado....agora ja hummer h2...h3...nao vale nada...estetica pura....virou um ecasport gringo....rs

vlwww

Eliseu
02/04/2008, 09:19
Eu concordo que falta uma redução ao Marruá. Mas quem já andou num diz que nem faz tanta falta assim....

Mas se viesse com redução seria um jipe perfeito, daí perderia a graça...:mrgreen:

Só andando nele para tirar esta dúvida......

CAVESO
02/04/2008, 13:31
Eliseu,

Já andou em algum do EB?

TMorais
02/04/2008, 19:17
Pô.... quando lançar o Stark o painel do gol GIII já vai ficar pré-histórico como o do Gol g2 no troller... se bem que o GIII é melhor que o G4!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Torcendo para tudo dar certo!!

E as novidades?

alvaro.jrc
02/04/2008, 19:26
Pô.... quando lançar o Stark o painel do gol GIII já vai ficar pré-histórico como o do Gol g2 no troller... se bem que o GIII é melhor que o G4!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Torcendo para tudo dar certo!!

E as novidades?

Tudo bem q não é o melhor painel do mundo, mas é um dos que eu mais me agrado, esse do Gol GIII, tive um GIV e não gostei.

[]s!!

Eliseu
03/04/2008, 09:18
Eliseu,

Já andou em algum do EB?

Ainda não, mas estamos esperando para breve o recebimento da primeira viatura aqui para testes. [ ]'s

CAVESO
03/04/2008, 11:39
Ainda não, mas estamos esperando para breve o recebimento da primeira viatura aqui para testes. [ ]'s

Assim que der a primeira volta, postar no tópico específico: impressões, relatos, fotos, mas muuuitas fotos!!!!

E isso é uma ordem!!!!!! :mrgreen:

Abração

Murillus
03/04/2008, 17:19
Tudo bem q não é o melhor painel do mundo, mas é um dos que eu mais me agrado, esse do Gol GIII, tive um GIV e não gostei.

putz!!! e o painel do fox...
pense num negocio esquisito...
parece mais um mini armario cheio de porta treco...

mas pra um 4x4... pode ser simples mesmo...

quero so ver agora que a ford comprou a troller pra ver se realmente melhoram a qualidade do acabamento interno...

[]s

TMorais
03/04/2008, 20:37
putz!!! e o painel do fox...
pense num negocio esquisito...
parece mais um mini armario cheio de porta treco...

mas pra um 4x4... pode ser simples mesmo...

quero so ver agora que a ford comprou a troller pra ver se realmente melhoram a qualidade do acabamento interno...

[]s

Poderia ser o painel do Fiesta Sedan ou do EcoSport mesmo.. que tal TrollerSport !! Agora que tirem aqueles bancos sentáveis por outros modernos, ergonômicos e com regulagens... a Ford tem tantos à escolha... A coluna agradece!!

alvaro.jrc
03/04/2008, 20:46
Poderia ser o painel do Fiesta Sedan ou do EcoSport mesmo.. que tal TrollerSport !! Agora que tirem aqueles bancos sentáveis por outros modernos, ergonômicos e com regulagens... a Ford tem tantos à escolha... A coluna agradece!!

Painel e bancos do Focus ficariam show de bola. :mrgreen:

Mais 2 coisas que eu mudaria, o banco traseiro, que até o capoteiro daqui da esquina faz um melhor e o revertimento de piso / mala, que parece o do fiat 147 ano 1978 depois de 30 anos de uso.....:-|

[]s!!

TMorais
03/04/2008, 22:52
Painel e bancos do Focus ficariam show de bola. :mrgreen:

Mais 2 coisas que eu mudaria, o banco traseiro, que até o capoteiro daqui da esquina faz um melhor e o revertimento de piso / mala, que parece o do fiat 147 ano 1978 depois de 30 anos de uso.....:-|

[]s!!

Cara... do Focus ficaria perfeito!! Tanto painel como bancos.. perfeito a colocação do banco traseiro... parece um pula-pula.
A saída do a/c para a parte traseira também deveriam colocá-la para funcionar... não entendo por que tem e não funciona..

Sobre o piso poderia ser uma material melhor mas acho que, por ser de borracha, tem um ponto a favor que facilita na limpeza! Um aumento naquele compartimento embaixo do banco traseiro também seria interessante.. Incluam a trava no estepe!!!!

[]´s sem informações do Stark tentando orientar a Ford com informações para o Troller!! Sendo que o pessoal do Stark pode aproveitar e retirar possíveis erros no modelo..

CAVESO
03/04/2008, 23:39
Por um momento pensei estar no tópico do Troller........:mrgreen:

alvaro.jrc
04/04/2008, 00:13

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!! Quando eu li desatento tb jurava que estava!! :mrgreen:

[]s!

Eliseu
04/04/2008, 11:02
A.....E isso é uma ordem!!!!!! :mrgreen:

Abração

Yes, Sir !!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

TMorais
04/04/2008, 12:32

eheheheh.. falha nossa!:mrgreen::mrgreen:

Pessoal da TAC, e as novidades?????????:pensativo:

Alfredo Stavale
04/04/2008, 16:07
se o pessaol da TAC preferir, eu faço o sacrificio e testo esse jipe ai...manda por sedex pra mim!

CAVESO
04/04/2008, 16:52
se o pessaol da TAC preferir, eu faço o sacrificio e testo esse jipe ai...manda por sedex pra mim!

Qual o endereço?

Vou mandar um tic tac...:mrgreen:

Alfredo Stavale
04/04/2008, 17:38
Qual o endereço?

já to no lucro... estava esperando um palavrão!:mrgreen::mrgreen:

TMorais
04/04/2008, 21:24
Qual o endereço?

ehehehhehehehe:palmas::palmas::palmas::-D:-D

thiago-nit
04/04/2008, 21:59
( Esse novo jeep TACaro D+ !!!!!!!! ):D

CAVESO
04/04/2008, 22:07
já to no lucro... estava esperando um palavrão!:mrgreen::mrgreen:

Não seja por isso: @#$%¨&*..........:mrgreen:

Eliseu
15/04/2008, 08:55
E aí pessoal, alguma novidade sobre o nosso mais novo off-road brasileiro? [ ]'s

alvaro.jrc
15/04/2008, 23:49
E aí pessoal, alguma novidade sobre o nosso mais novo off-road brasileiro? [ ]'s

x2:concordo:

TMorais
22/04/2008, 22:30

Não teríamos mais novidades final de março??? E aí pessoal como anda o projeto/mudanças/ajustes/programação/alterações/previsão/lançamento??:?::rolleyes::idea:8):) :parede:
Torcendo pelo Stark (ainda acho que "Tork" ficaria muito bacana:idea::!:):pensativo:

Eliseu
23/04/2008, 12:52
Não teríamos mais novidades final de março??? E aí pessoal como anda o projeto/mudanças/ajustes/programação/alterações/previsão/lançamento??:?.....:!:):pensativo:

........X2!!!!

Eliseu
30/04/2008, 09:00
E aí pessoal,
cadê as novidades? Abs

Marilaine Mendes Viana
30/04/2008, 09:23
Stark No Rallie Internacional Dos Sertões 2008!!!!!

A Diretoria Da Tac, Em Reunião Demorada Com Alguns Patrocinadors, Decidiu Participar Do Rallie Internacional Dos Sertões 2008. O Carro Escolhido é O Conhecido "amarelinho" Que Será Pilotado Pelo Seu Presidente Sr. Adolfo Dos Santos E Terá Como Navegador Seu Principal Acionista, Sr. Faraco. Eles Irão Participar Na Prova Sertões Experience, Destinada A Pilotos Estreantes, Que Correrão Apenas O Prólogo As Três Primeiras Etapas Do Rallie. Desejamos Muita Sorte Ao Stark E Seus Pilotos!!!

Eliseu
30/04/2008, 11:14
Stark No Rallie Internacional Dos Sertões 2008!!!!!

A Diretoria Da Tac, Em Reunião Demorada Com Alguns Patrocinadors, Decidiu Participar Do Rallie Internacional Dos Sertões 2008. O Carro Escolhido é O Conhecido "amarelinho" Que Será Pilotado Pelo Seu Presidente Sr. Adolfo Dos Santos E Terá Como Navegador Seu Principal Acionista, Sr. Faraco. Eles Irão Participar Na Prova Sertões Experience, Destinada A Pilotos Estreantes, Que Correrão Apenas O Prólogo As Três Primeiras Etapas Do Rallie. Desejamos Muita Sorte Ao Stark E Seus Pilotos!!!

.....X2! Muita boa sorte..... Abs

alvaro.jrc
06/05/2008, 19:01
Mais informes
http://www.tacmotors.com.br/upload/clipping/clipping_114.gif

TMorais
11/05/2008, 20:45
Não teríamos mais novidades final de março??? E aí pessoal como anda o projeto/mudanças/ajustes/programação/alterações/previsão/lançamento??:?::rolleyes::idea:8):) :parede:
Torcendo pelo Stark (ainda acho que "Tork" ficaria muito bacana:idea::!:):pensativo:

Aqui já se comenta para 2009:shock::rolleyes::pensativo:

http://novidadesautomotivas.blogspot.com/2008/03/tac-stark-chegar-em-2009.html

Eliseu
14/05/2008, 16:53
Tomara que venha logo....

RHL
14/05/2008, 17:33
Vai ter o motor do meu Feroza! :)

TMorais
30/05/2008, 20:04
E aí pessoal,
cadê as novidades? Abs

Teo,
Quais as novidades?? Nos informe aí..

Encontrei esta matéria:

http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI4958-10142,00.html

Eliseu
02/06/2008, 09:00
Então já está sendo premiado...... Imaginem quando estiver rodando!!! Abs

TMorais
05/06/2008, 17:44
º 14 • Junho | 2008

STARK VENCE EDIÇÃO BRASILEIRA DO
MAIOR PRÊMIO DE DESIGN AMERICANO

http://www.edmlogos.com.br/14_junho/14_stark.gif
O Stark recebeu o troféu IDEA Brasil - edição brasileira do mais conceituado prêmio norte-americano de design - na categoria transporte-terrestre Ouro, no dia 29 de maio, em São Paulo e agora está oficialmente entre os melhores do mundo em design automotivo. O carro sempre é atração por onde passa e impressiona com características técnicas e criatividade 100% nacional. "Este prêmio consagra o design do Stark, posicionando o produto da TAC no nicho de mercado diferenciado.”, destaca o presidente da TAC, Adolfo Cesar dos Santos.
Inovação, design e qualidade técnica fazem do jipe um dos principais empreendimentos automobilísticos em ascensão no Brasil, despontando no cenário nacional de veículos 4x4. O desenho do automóvel foi idealizado pela Questto Design, estúdio responsável por todo o desenvolvimento de estilo, integração de componentes mecânicos e gerenciamento de fornecedores e serviços.
Com 30 anos de existência, o IDEA é promovido pela IDSA (Industrial Designers Society of America), sendo considerado uma referência de excelência em inovação e qualidade. A edição norte-americana do prêmio é aguardada com expectativa a cada ano, já tendo premiado produtos de empresas como Apple, IBM, HP, BMW, Toyota, Nike, Phillips e Samsung. Desde 1990, a participação internacional não parou de crescer, e em 2007 foram 1.691 inscrições de 30 países diferentes. Contudo, é a primeira vez que o prêmio é levado para fora dos EUA.

http://www.edmlogos.com.br/14_junho/spacer.gif Destaque
DESIGN DO STARK GANHA CAPAS DE REVISTA E JORNAL

http://www.edmlogos.com.br/14_junho/14_estadao.gifO Stark roubou a cena nacional de design ao estrelar a capa do encarte especial produzido pela revista Época NEGÓCIOS distribuído às centenas de pessoas que lotaram o Teatro Shopping Frei Caneca, em São Paulo, e o caderno especial publicado pelo jornal o Estado de São Paulo, no dia 2 de junho. A Época preparou uma edição especial ilustrada com todos os trabalhos vencedores. http://www.edmlogos.com.br/14_junho/14_epoca.gif (http://painel.softmail.com.br/abrelink.php?M=120479&N=608&L=377)O jornal o Estado de São Paulo também publicou o jipe na capa, destacando o avanço do design nacional.

O jipe causou agitação no teatro, já que além das capas, também ficou estacionado no sexto andar do prédio no qual foi realizada a premiação, para apreciação de fãs, admiradores e curiosos.
Os projetos podem ser conhecidos em uma exposição aberta ao público no mesmo local da premiação em São Paulo, do dia 30 de maio até 12 de julho. Depois da exposição na capital paulista, alguns dos trabalhos vencedores, entre eles o Stark, serão expostos em outras três cidades brasileiras e – Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília.
Clique aqui para o dowload da revista Época (http://painel.softmail.com.br/abrelink.php?M=120479&N=608&L=377)

http://www.edmlogos.com.br/14_junho/14_Frank.gif“Primeiro, o carro é muito bonito, mas existem muitos veículos que, apesar da boa aparência, não fazem o que se propõem. Então, quando vi pela primeira vez o Stark, eu pensei que talvez fosse mais um daqueles veículos bonitos, só para encher os olhos... Como pratico off-road, estava muito cético com relação ao desempenho. Isso até andar no Stark. Nossa, é um carro de verdade. Depois de conhecer a empresa, posso afirmar que é uma iniciativa genuína. Eu acho que é uma excelente combinação de alta performance e beleza. Acredito que a presença do carro em um evento de prestígio como esse é ótima. O Stark parece ótimo para trilhas. Não vai "te deixar na mão", tendo que chamar um amigo para te ajudar. O veículo irá fazer o trabalho. Ele é impressionante. Fiquei impressionado com a companhia e com as pessoas a que fazem. Eu adoraria ter um e também adoraria ver o carro sendo levado para os EUA.”
Frank Tyneski, diretor-executivo da IDSA (Industrial Designers Society of America) e designer da Kyocera, que detém inúmeros prêmios de design e mais de 50 patentes de desenho em seu nome. Dentre os produtos de sucesso no currículo, é o criador da série BlackBerry 7100 – o primeiro BlackBerry com a aparência de um telefone celular convencional, que tornou tão popular seus predecessores entre os líderes empresariais, políticos e celebridades.

http://www.edmlogos.com.br/14_junho/spacer.gif O IDEA Brasil, trazido ao país pela Objeto Brasil conta com o apoio da Época NEGÓCIOS, IDSA (Industrial Designers Society of America) e entidades de classe como o Sebrae. O evento premiou 53 projetos escolhidos em 18 diferentes categorias. A escolha dos vencedores não foi tarefa fácil, já que além da qualidade havia um grande número de inscritos, 343 no total. No evento, o Stark dividiu o palco com empresas renomadas mundialmente como Embraer, Motorola, Electrolux, além de outras nacionais como Caloi e Sundown. A versão americana do prêmio é realizada pela IDSA e divulgada pela revista americana de negócios BusinessWeek. Visita
TAC RECEBE VISITA DE JORNALISTAS E

FORMADORES DE OPINIÃO COM ALCANCE MUNDIAL
http://www.edmlogos.com.br/14_junho/14_comitiva.gifA estrutura da montadora TAC e o veículo Stark foram expostos para um grupo especial de visitantes na última semana, uma comitiva com jornalistas, designers e organização do IDEA Brasil que estiveram em Joinville (SC), para conhecer todo o processo de desenvolvimento do veículo, desde a concepção do projeto ao produto rodando em terrenos irregulares.
A comitiva foi composta por Frank Tyneski, CEO da Industrial Designers Society of America (IDSA); Helen Walters, editora de Inovação e Design da BusinessWeek; Silvia Airoldi, editora italiana da Revista Ottagono; Glen Taylor, editor e repórter especial do portal de design americano Core 77, Patrizia Piccioli, correspondente de veículos como Casa Internacional, China, DDN, Roma e Abitare, além de Levi Girardi, diretor da Questto Design, Daniel Joppert, marketing da Objeto Brasil e da jornalista Teresa Mattos, CDN Comunicação Corporativa.
Os visitantes adoraram a experiência, na qual andaram no carro em uma pista montada no pátio externo da montadora, simulando trecho com muitas dificuldades. Além da TAC, a empresa parceira Fastparts protótipos recebeu a equipe, assim como foi feita uma breve passagem na Whirpool eletrodomésticos.
O Stark em pouco tempo de existência já acumula prêmios de grande importância nacional. O design do veículo, ainda em 2007, também foi laureado com o 21º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, considerado o Oscar do design brasileiro. No ano anterior, o jipe ganhou o prêmio excelência em composites, categoria melhor desenvolvimento tecnológico organizado pela Feiplar - Feira Internacional do Plástico Reforçado.

alvaro.jrc
05/06/2008, 17:51
É bom, é bonito, só falta existir e ser barato. :mrgreen:

Estou ansioso por mais um concorrente para o Troller, só assim baixam o preço e um dia comprom um dos dois. :-P

[]s!!!

maxdelta
05/06/2008, 21:10
Dúvido que seja barato!

Deve custar no minímo uns 50 mil!

Acredito que deva sair por 70 mil pra ficar com preço menor um pouco menor que o troller. Afinal ele será motor de ciclo otto, o que barateia o motor um pouco!

alvaro.jrc
05/06/2008, 22:17
Dúvido que seja barato!

Deve custar no minímo uns 50 mil!

Acredito que deva sair por 70 mil pra ficar com preço menor um pouco menor que o troller. Afinal ele será motor de ciclo otto, o que barateia o motor um pouco!

Se custasse R$ 50.000,00 venderia mais que fiat uno branco básico. :mrgreen:

RHL
05/06/2008, 23:16
Carro barato no Brasil é lenda...

Eliseu
06/06/2008, 08:41
Congratulations!!!!!!! Agora, só falta ver ele nas ruas....e nas trilhas!!!!!

Eliseu
06/06/2008, 08:46
É bom, é bonito, só falta existir e ser barato. :mrgreen:

Estou ansioso por mais um concorrente para o Troller, só assim baixam o preço e um dia comprom um dos dois. :-P

[]s!!!

Acho que não são concorrentes, até pela proposta diferente(além de motor.....). Dificilmente alguém vai fazer uso dele como faria com um Troller. Digo isso por que possuía um EE 4 e agora tenho uma IO. Apesar de toda a capacidade da IO, jamais vou usar ela como usava o EE. Assim creio que vai ser com o STARK. Abs!

Alfredo Stavale
06/06/2008, 09:04
ahhh achei o carro mt bem desenhado, mas achei feio.

Cláudio Brasília
06/06/2008, 21:05
Puts, estou surpreso, pelo meu desconhecimento do que anda acontecendo na cena nacional industrial/fora-de-estrada e, para aqueles que, como eu, também não sabiam, ainda, mas o fato é que temos carne nova no pedaço e parece que coisa boa. Segundo notícia contida no site http://www.dana.com.br/canaldana/edicao.asp?src=n&sNomeArq=06062008#8669; a qual tomo a liberdade de tanscrever para o conhecimento geral, logo abaixo, como segue:

[Aqui tem Dana: Jipe Stark vence edição brasileira do maior prêmio de design norte-americano O Stark, jipe fabricado em pequena escala pela montadora TAC, de Santa Catarina, acaba de receber o troféu IDEA/Brasil, edição brasileira do mais conceituado prêmio norte-americano de design, realizada com o apoio da revista Época Negócios. O carro, que impressiona por suas características técnicas e criatividade 100% nacional, foi premiado com Ouro na categoria transporte terrestre. "Este prêmio consagra o design do Stark, posicionando o produto da TAC no nicho de mercado diferenciado”, destaca o presidente da TAC, Adolfo Cesar dos Santos. Inovação, design e qualidade técnica fazem do jipe um dos principais empreendimentos automobilísticos em ascensão no Brasil, despontando no cenário de veículos 4x4. O desenho do automóvel foi idealizado pela Questto Design, estúdio responsável por todo o desenvolvimento de estilo, integração de componentes mecânicos e gerenciamento de fornecedores e serviços. Concebido para ser dirigido tanto em trilhas quanto no asfalto, o Stark possui estrutura tubular reforçada que dá mais segurança aos quatro passageiros. O jipe conta com a solução de tração 4x4 e torque Spicer(R), além de diversos componentes produzidos pela Dana. É o primeiro modelo nacional equipado com os eixos diferenciais Dana 44-3 em versão para suspensão independente. O diferencial de deslizamento limitado Trac-Lok é item de série e o veículo também possui articulações das suspensões, eixos cardan (dianteiro e traseiro) e junta de cabeçote MLS Dana. O IDEA Brasil, trazido ao país pela Objeto Brasil, conta com o apoio da Época Negócios, IDSA (Industrial Designers Society of America) e entidades de classe como o Sebrae. O evento premiou 53 projetos escolhidos em 18 diferentes categorias. No evento, o Stark dividiu o palco com empresas renomadas mundialmente como Embraer, Motorola, Electrolux, além de outras nacionais, como Caloi e Sundown. A versão americana do prêmio é realizada pela IDSA e divulgada pela revista americana de negócios BusinessWeek.]

Meus parabéns, aos esforços conjuntos da equipe nacional, merecedores de ganhar este prêmio. Penso que esta nova configuração das articulações das suspensões independentes, para os eixos Dana 44.3, acima dita pioneira, mas que também são eixos utilizados com esta mesma nomenclatura nos do novo Jeep Marruá, mas lá em versão eixo rígido, pelo menos na traseira - http://www.agralemarrua.com.br/sitePortugues/perfilAgrale/index.html; isto tudo deve ser coisa muito linda e interessante de se ver e de operar. Um grande abaço a todos e saudações, tracionadas.

JAIME
08/06/2008, 15:44
Isto não é Jipe amigo. É um Fusquinha metido a besta. Jipe é Toyota BAnd, Land, Troller, Marruá, Engesa e até o falecido Javali. Mas isto aí???????????RSRSRSRSRS

Rogério Tortato
22/06/2008, 15:40
Isto não é Jipe amigo. É um Fusquinha metido a besta. Jipe é Toyota BAnd, Land, Troller, Marruá, Engesa e até o falecido Javali. Mas isto aí???????????RSRSRSRSRS

amigo,

é sempre bom respeitar a opinião dos outros e eu respeito a sua.

só gostaria de saber se a sua opinião é mera conclusão do que ouviu falar, ou se voce realmente andou no "jeep" e sentiu na pele que ele é um "fusquinha metido a besta".

respeito os jeeps e respeito os fusquinhas e acho que nenhum deles deve ser depreciado.

voce o fez de uma só vez.

posso até estar errado em ter esperanças, mas vou esperar pra ver, andar em um, falar com quem andou, para tirar a minha conclusão.

de qualquer forma, um abraço.

alvaro.jrc
22/06/2008, 15:46
Rogério, belo comentário. :palmas:

Morcego
22/06/2008, 15:54

Amigo,

Qual é o seu jipe ?:rolleyes:

RHL
22/06/2008, 19:59
Basta ter um projeto nacional interessante que aparece gente mal informada pra meter o pau...

VIVA A INDÚSTRIA NACIONAL!!!!!
Espero que o Stark seja um sucesso!

CAVESO
22/06/2008, 23:05
Não gostei do design do Stark (embora seja diferente, no mínimo), mas só dos proprietários terem a coragem de investir num projeto desses é digno de nossa reverência! :palmas: :palmas:

Morcego
22/06/2008, 23:44
Não gostei do design do Stark (embora seja diferente, no mínimo), mas só dos proprietários terem a coragem de investir num projeto desses é digno de nossa reverência! :palmas: :palmas:

Também acho,

Meter o pau sem conhecer o carro é no minimo prematuro.

A uns anos atras ouvia horrores dos Vitaras, jipinho da Barbie, etc. Eles não são os melhores jipes mas estão ai encarando trilhas pesadas que ninguem imaginava.
É claro que todos os jipes dependem de alguma preparação e todos tem suas limitações, uns mais outros menos.
Este negocio de falar que só este ou aquele jipe que presta é pura paixão e não avaliação.

Na minha opinião vale a frase que sempre leio por aqui, "O melhor jipe é o que está na minha garagem", mas nem por isto acho que o da garagem do vizinho é pior que o meu.

CAVESO
22/06/2008, 23:58
O melhor jipe que existe é aquele que funciona em 4x4!!!!!!!!

Eliseu
23/06/2008, 08:44
amigo,

é sempre bom respeitar a opinião dos outros e eu respeito a sua.

só gostaria de saber se a sua opinião é mera conclusão do que ouviu falar, ou se voce realmente andou no "jeep" e sentiu na pele que ele é um "fusquinha metido a besta".

respeito os jeeps e respeito os fusquinhas e acho que nenhum deles deve ser depreciado.

voce o fez de uma só vez.

posso até estar errado em ter esperanças, mas vou esperar pra ver, andar em um, falar com quem andou, para tirar a minha conclusão.

de qualquer forma, um abraço.

Rogério, falou tudo. Temos que respeitar o STARK, apesar de ainda não ter visto um, acredito nele....

LGVM
23/06/2008, 10:49
Amigo, olha que tá cheio de tiozinho por aí que passa c/ o fusquinha "véio" onde muito jipeiro metido a besta não vai.

Temos que fazer votos que o Stark seja bom e resistente. Qto mais boas opções no mercado melhor p/ todos!!!

Sds,

Skraba
09/07/2008, 00:42

Adoro dirigir um fusca no banhado é tão divertido.. e vai muito bem...

Quanto ao novo jipe, desejo sucesso e que com o tempo o aperfeiçoamento chegue.

RHL
09/07/2008, 09:32
Será que está pra chegar???

TMorais
23/07/2008, 17:25
Será que está pra chegar???

Noticias?
Cadê o jipe?:roll:
Ficou para lançar em que ano? :putz:

jeisonk
23/07/2008, 17:58
Senhores, somente para o salão de 2079 veremos uma versão definitiva, já equipado com motor TotalFlex (plutônio/hidrogênio/casca de banana)

O negócio é ter paciência :mrgreen:

Eliseu
24/07/2008, 10:06
Noticias?
Cadê o jipe?:roll:
Ficou para lançar em que ano? :putz:

Sim,
cadê?????

sachetjr
31/07/2008, 23:01
Pessoal,

Li em um jornal aqui de Santa Catarina, que a TAC está planejando colocar um motor a diesel no Stark, e que suas vendas começam a partir do salão do altomóvel do ano que vem.
É aguardar para ver.

RHL
01/08/2008, 09:49
Pronto, começou a putaria...
Motor diesel e preço lá na estratosfera....
Acho que tem que ter a opção de diesel e gasolina...

jeisonk
01/08/2008, 10:40
No começo a gente quer dar crédito ao produto nacional, mas sei não, acho que isso aí não sai mais do papel não, vão ser só aquelas duas unidades e nada mais, o povo já está de saco cheio antes de lançar.

alvaro.jrc
01/08/2008, 15:43
No começo a gente quer dar crédito ao produto nacional, mas sei não, acho que isso aí não sai mais do papel não, vão ser só aquelas duas unidades e nada mais, o povo já está de saco cheio antes de lançar.

Verdade, já está virando piada. Pessoal da TIC-TAC, agiliza aí a produção, nem que seja de 10 unidades por mês pelo menos para agitar o mercado.

Daqui a pouco começa a chegar Jipe Chinês a preço de fiat Uno, aí quero ver vcs terem mais nicho no mercado.

freitasjr
02/08/2008, 11:33
Pronto, começou a putaria...
Motor diesel e preço lá na estratosfera....
Acho que tem que ter a opção de diesel e gasolina...

Márcio, se sair a versão a diesel, deve ficar os 2(gasolina e diesel), pois a TAC já tem um acordo com VW p/ fornecer o motor AP 1.8.

Os atrasos segundo informações já postadas aqui no fórum por um dos sócios da TAC são a mudança do acionamento da tração de elétrico(botão) p/ alavanca, a inclusão do motor a diesel, se não me engano algum problema na direção, ajustes, etc.

Esta informação, tem aqui mesmo no fórum, neste tópico, algumas páginas atrás... não tive paciência de procurar, mas quem tiver é só ir lá vê.

Porém também acho que está demorando; na minha opinião, eles deveriam lançar logo a versão a gasolina(já c/ esses pequenos ajustes feitos) e mais tarde(ano que vem) lançariam a versão a diesel, e Não demorar todo esse tempo p/ tentar lançar as 2 versões de uma vez. Acho que deva ser isso que estar acontecendo.

Marcelo A. Marchiodi
02/08/2008, 12:06
Pessoal,

Li em um jornal aqui de Santa Catarina, que a TAC está planejando colocar um motor a diesel no Stark, e que suas vendas começam a partir do salão do altomóvel do ano que vem.
É aguardar para ver.

Ué...:pensativo: mas o Salão do Automóvel é de 2 em 2 anos... e ano que vem não tem, e sim neste, 2008.

Morcego
02/08/2008, 12:28
Ué...:pensativo: mas o Salão do Automóvel é de 2 em 2 anos... e ano que vem não tem, e sim neste, 2008.

Uê Marcelo, salão do automovel não é anual não ?
Achei que só a Bienal do automovel fosse de dois em dois !:pensativo:

Marcelo A. Marchiodi
03/08/2008, 12:08
Uê Marcelo, salão do automovel não é anual não ?
Achei que só a Bienal do automovel fosse de dois em dois !:pensativo:

Isso mesmo, o Salão é de 2 em 2 anos, pode ver no site que você vai ver fotos da edição de 2006, 2007 não teve, já essa Bienal que você falou seria aquele em BH né?

Morcego
03/08/2008, 19:42
Isso mesmo, o Salão é de 2 em 2 anos, pode ver no site que você vai ver fotos da edição de 2006, 2007 não teve, já essa Bienal que você falou seria aquele em BH né?

Marcelo,

Um de nós dois tá viajando total....:mrgreen:
Este ano 2008 é o 25º, neste site o 24º foi em 2007.

http://madeinjapan.uol.com.br/2006/10/17/toyota-apresenta-a-colecao-2007-no-24%C2%BA-salao-do-automovel/

A Bienal foi aqui em BH. :concordo:

jeisonk
04/08/2008, 07:54
Fernando, tu não leu a página que tu mandou não é?

24º Salão do Automóvel
Quando: 19 a 29 de outubro de 2006 (de 19 a 28 de outubro, das 13h às 22h e dia 29 de outubro das 11h às 19h, com entrada até as 17h)
Onde: Parque Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo - SP)
Quanto: Adultos e maiores de 12 anos: R$ 25,00
Crianças de 5 a 12 anos incompletos: R$ 15,00
Menores de 5 anos e maiores de 65 anos: entrada Livre
Não são aceitos cartões de crédito
* Transporte gratuito: metrô Tietê (ônibus circular com ida e volta ao Parque Anhembi, funcionando uma hora antes da abertura até uma hora após o fechamento)
* Táxi: portões nº 1e nº 8 (marginal Tiête)
* Estacionamento: VIP: R$35,00
Normal: R$ 20,00
Motos: R$ 15,00

Morcego
04/08/2008, 11:04
Sorry,
Tem absoluta razão, o viajante sou eu !! :oops:

jeisonk
04/08/2008, 12:28
Sorry,
Tem absoluta razão, o viajante sou eu

Faz parte :mrgreen::mrgreen:

[]'s de quem também já viajou legal em alguns posts.

srgrande
16/08/2008, 21:59
Prestem atenção:
Como eu disse muitas paginas atras no inicio deste topico, a VW comprou a TAC e não vai fabricar O JIPE! Não vai ser produzido.

RHL
17/08/2008, 13:28
Prestem atenção:
Como eu disse muitas paginas atras no inicio deste topico, a VW comprou a TAC e não vai fabricar O JIPE! Não vai ser produzido.

COMO ISSO??? A TROCO DE QUE???? O PROJETO É BOM!!

PQP que sacanagem.... só falta fazerem isso com o Trolha também.. Ô país...quanto desrespeito

CAVESO
17/08/2008, 17:57
É verdade isso???????????????

Parece que virou moda entre as montadoras comprar fábricas e acabar com jipes promissores...

PQP!!!!!!!!

Marcelo A. Marchiodi
17/08/2008, 19:12
Prestem atenção:

Explique melhor, mostre fontes, enfim comprove... falando assim não dá pra acreditar.
Pesquisei e não achei nada a respeito, um negócio assim teria repercutido muito na imprensa.

alvaro.jrc
19/08/2008, 00:04
Prestem atenção:

Amigo não solte informações desse tipo e se mande, favor explicar melhor inclusive com fontes.

Espero que esteja errado pois o projeto é bom só falta incentivos.

[]s!!

Elias RS
19/08/2008, 14:29
X2...
Elias

Elias RS
19/08/2008, 14:29
Desculpe de novo pessoal...Problemas na conexão...Não posto mais hoje...
Elias

alvaro.jrc
19/08/2008, 16:09
Como não tem novidades, pelo menos concretas vou postar algumas fotos que achei na net, inclusive da versão mais cidade com os para-choques pintados.

http://www.4rodaspt.com/wp-content/uploads/2008/03/stark_04.jpg
http://www.4rodaspt.com/wp-content/uploads/2008/03/stark_05.jpg

http://www.alpini.com.br/sa2006/img/TAC/tac_001.jpg
http://www.alpini.com.br/sa2006/img/TAC/tac_002.jpg
http://www.alpini.com.br/sa2006/img/TAC/tac_003.jpg
http://www.alpini.com.br/sa2006/img/TAC/tac_004.jpg

RHL
19/08/2008, 16:34
Cadê o Sr. Representante da TAC que aparecia aqui de vez em quando? Dá pra explicar essa história da VW?????

Murillus
19/08/2008, 20:54
é florida...

primeiro foi as engesas... depois a camper... depois os troller... agora o stark...

sera que nao podemos ter nada bom que a "negrada" acaba...

[]s

Marcelo A. Marchiodi
19/08/2008, 22:05
EM MAIÚSCULAS MINHAS RESPOSTAS..... Não estou gritando, ok?

Postado originalmente por Théo_Augusto
Boa noite, Caveso.

Rapaiz, desculpe, mas, para mim, nenhuma afirmação destas esta correta!!!!
BEM, EU PREFIRO QUE ACHEM QUE ESTOU, INCORRETAMENTE, INCORRETO! ;-)

ERRADO, DE NOVO! A TAC, ACREDITO, SERÁ A ÚNICA MONTADORA QUE DEVERÁ OFERECER UMA VERSÃO DO CARRO PREPARADA PARA TRILHA.. (EU DISSE "CARRO" DE NOVO????? PUTZ... FIZ UMA SIMPLIFICAÇÃO E VC NÃO ENTENDEU....). AGORA... É CLARO QUE PRECISA TER MERCADO PRA ISTO.

INFELIZMENTE A INDÚSTRIA NÃO É TÃO LINEAR COMO AS PESQUISAS.... MUITAS DECISÕES ACONTECEM CONTRARIANDO TODAS AS PREVISÕES - OU PESQUISAS.... INDEPENDENTEMENTE SE FORAM BEM FEITAS OU NÃO!

De novo... preste atenção no mercado a sua volta! E analise, atentamente, o público alvo de cada um! Ah.... analise também o combustível deles....
VIDE RESPOSTA NO PARÁGRAFO ACIMA.

QUANDO VC FALA EM "TODOS" PODE DAR UMA IMPRESSÃO EQUIVOCADA DO UNIVERSO EM QUESTÃO (55). VC, EM PARTICULAR, ACHA QUE AS PESSOAS COMPRAM TROLLER PORQUE É DIESEL OU PORQUE É JIPE? VC ACHA QUE A TROLLER VAI LANÇAR O TROLLER A GASOLINA
POR QUE? OU SEJA, VOLTANDO PARA A MENSAGEM ORIGINAL, ONDE VC AFIRMA QUE O QUE O TROLLER TEM DE MELHOR É O MOTOR, POR QUE, NA SUA OPINIÃO, A TROLLER VAI LANÇA-LO A GASOLINA?

Por fim...

VC ACREDITA, SINCERAMENTE, QUE ELA NÃO DELIMITOU?

PESSOAL... VOLTO EM MEADOS DE MARÇO COM NOVIDADES, OK?

aBRAÇOS
THÉO

Essa foi a ultima resposta do Theo, ele que é o nosso espião dentro da Tac! hehe
Espero que ele apareça logo, vejam que ele disse que voltaria em março com novidades!
Eu sinceramente não acredito nesa história de compra da VW... comentário sem necessidade, no mínimo de mal gosto...

caj
20/08/2008, 14:42
olá amigos
mandei email para eles e me disseram que o jipe vai usar motor diesel da fiat. e parece que vai estar no salão.
abraços

RHL
20/08/2008, 15:07
Diesel da Fiat? Será que é o do furgão ducatto? (diesel eletronico)

Pode por dinheiro aí pra comprar então, que o jipe vai ser caro pra caramba...

Morcego
20/08/2008, 15:12
é florida...

primeiro foi as engesas... depois a camper... depois os troller... agora o stark...

sera que nao podemos ter nada bom que a "negrada" acaba...

[]s

Murillus,

Que eu saiba o Troller não acabou e o Stark não li nada de concreto que acabou também...:stop:

Eliseu
20/08/2008, 16:45
Eu acho que os catarina (STARK) estão fazendo a coisa certa. Sondando o mercado, testando beeeeeem os componentes/jipe, para só lançar com certeza de sucesso.

abreu
20/08/2008, 17:29
Eu acho que os catarina (STARK) estão fazendo a coisa certa. Sondando o mercado, testando beeeeeem os componentes/jipe, para só lançar com certeza de sucesso.

Que eu saiba o projeto desse jipe ja nasceu morto...
Desde 2002 que ouco falar nesse Stark, e ate hoje, nem sinal de producao...

Sondar o mercado eh uma coisa, 6 anos com o projeto parado, eh perda de tempo e dinheiro!

alvaro.jrc
20/08/2008, 21:22
olá amigos
mandei email para eles e me disseram que o jipe vai usar motor diesel da fiat. e parece que vai estar no salão.
abraços

Motor da fiat ducato???

cbridi
21/08/2008, 16:34
Pior se for o 1.7 que equipa os Uno e Duna (Prêmio) dos hermanos...

Théo_Augusto
22/08/2008, 01:30
Pior se for o 1.7 que equipa os Uno e Duna (Prêmio) dos hermanos...

Olá Pessoal.

Desculpem se "desapareci", mas o momento era "comercialmente estratégico".

Há tempos não converso diretamente com o pessoal da fábrica e minhas informações são apenas de conversas com outros acionistas.

Todos estão se esforçando ao máximo para que o carro seja lançado a venda no Salão do Automóvel, em outubro.

A estória de que a VW comprou a TAC é "estória-da-carochinha".

Entretanto o carro esteve sobre cuidadosos estudos de outra montadora, interessada na compra do projeto e de poder ostentar o símbolo no capô, que diga-se de passagem, elogiou muito o carro, o desenvolvimento e o atual estágio do projeto. Para que vc´s tenham idéia, o prazo habitual de um lançamento é de 6 anos. Este projeto, efetivamente, tem menos de 3 anos e partiu do zero.

O carro virá sim com motor diesel. Um excelente propulsor italiano de 2.3litros!

Pronto. Já falei demais! Se não daqui há pouco o pessoal da fábrica me puxa as orelhas!!! :-)

Abraços
Théo.

Eliseu
22/08/2008, 09:02
.....A estória de que a VW comprou a TAC é "estória-da-carochinha"....
....O carro virá sim com motor diesel. Um excelente propulsor italiano de 2.3litros!
Pronto. Já falei demais! Se não daqui há pouco o pessoal da fábrica me puxa as orelhas!!! :-)

Abraços
Théo.

Boooommm.... ninguém comprou, belezaaaa!!!!
Oba!!!! 2.3 diesel...hummmm....
Mas vc está convidado a "falar demais" sempre que quiser....

alvaro.jrc
22/08/2008, 09:51
Olá Pessoal.

Há tempos não converso diretamente com o pessoal da fábrica e minhas informações são apenas de conversas com outros acionistas.

Todos estão se esforçando ao máximo para que o carro seja lançado a venda no Salão do Automóvel, em outubro.

Entretanto o carro esteve sobre cuidadosos estudos de outra montadora, interessada na compra do projeto e de poder ostentar o símbolo no capô, que diga-se de passagem, elogiou muito o carro, o desenvolvimento e o atual estágio do projeto. Para que vc´s tenham idéia, o prazo habitual de um lançamento é de 6 anos. Este projeto, efetivamente, tem menos de 3 anos e partiu do zero.

O carro virá sim com motor diesel. Um excelente propulsor italiano de 2.3litros!

Abraços
Théo.

Valeu pelas notícias Théo!!!! :palmas::palmas::palmas::palmas:

Sinto que 2009 marca bons tempos no mundo Offroad, nova versão do Troller, Niva e Suzuki de volta ao Brasólis e finalmente o lançamento do Tork, ops Stark!! :twisted:

[ ]s ansiosos pelo lançamento!!
(Por mais que não possa comprar zero km, compro usado daqui a uns 2 anos !!!) :mrgreen:

Hilario Alencar
22/08/2008, 16:31
Quando o Stark foi apresentado no ultimo salão do automóvel, eu fiz questão de enfrentar uma fila para poder vê-lo por dentro, sentar no lugar do motorista e responder a um questionário do fabricante sobre sugestões e opiniões em geral sobre o jipinho, digo, jipão, sim porque ele é grande como o Troller, altão, robusto, muito impressionante ao vivo. Então falei/escrevi que achava que por aquele preço, já na época falavam em 80 mil reais, preço do Troller também naquela época, falei que a motorização deveria ser a diesel, que a gasolina seria difícil vender por aquele preço, ressaltei também a falta de espaço para bagagem, mesmo sabendo que pra isso teriam que rever o projeto, afinal como aumentar o espaço pra bagagem de forma simples? A verdade é que assim como o Troller, o Stark será uma opção para casal jovens sem filhos, e viajando sozinhos, ou 4 pessoas sem bagagem. Bagagem só na carretinha... Enfim, como todos vocês também acho que 2009 será um bom ano pro off road nacional, cheio de novidades, novo Troller, Stark, a volta da Suzuki com o novo Vitara, ainda que tenha acabado de saber que a volta do Niva melou...(A LADA fechou acordo como a Renault que comprou 25% de seu controle acionário e com isso o acordo com o grupo CAOA para trazer os Nivinhas zero bala foram pro brejo...). Espero ansiosamente pelo STARK nas ruas e nas trilhas/passeios. Seja benvindo e SUCESSO!

Murillus
22/08/2008, 17:02
Seja benvindo e SUCESSO!

x 2 !!!!!

[]s torcendo pra 2009 ser 100% offroad...

BADIA
22/08/2008, 20:10
:discordo: Desculpe você Theo, mas até agora de concreto o que temos é:
- Foi feito o aporte necessário de 15 milhões para a instalação da fábrica a execução do projeto que já existia e inicio da fabricação, sei lá quando, 6 anos atrás?
- Foi feito pela "fábrica" divulgação de lançamento e vendas nos últimos 2 Salões, sempre no próximo, isso dá quanto, 4 anos?
- fazem 2 anos que escuta-se um silêncio profundo da fábrica, a não ser que a tua voz seja "oficial", se for é muito bem vinda.
De resto é diz-que-me-diz-que.
Prá mim, pelo desrespeito da empresa para com o mercado e seus potenciais consumidores, ela morreu, não lança mais nada, não tá nem preocupada.
Pelo teu esforço em defender o produto, fui muito ameno nas minhas indignadas considerações. Era isto. Badia

Olá Pessoal.

Abraços
Théo.

Théo_Augusto
22/08/2008, 22:08
Pelo teu esforço em defender o produto, fui muito ameno nas minhas indignadas considerações. Era isto. Badia

Badia, boa noite.

Posso lhe garantir que sempre também fui muito ameno ao relatar minhas impressões sobre o carro e sobre minha empolgação com o projeto! Entretanto, prudência talvez fosse a palavra certa para relatar sempre a relação da TAC com os consumidores!

Inicialmente quero reforçar que minhas palavras não são, ou não podem ser, consideradas oficiais, mas podem tê-las como palavras de um acionista (minoritário) e não de alguém que inventa estórias ou notícias absolutamente fantasiosas (um pouco comum, por aqui, pelo jeito... :-( ). Podem também tê-las como palavras de alguém que acredita no projeto, nas pessoas envolvidas e que conheçe o respeito desta empresa pelos futuros consumidores.

Repito, que disse no início deste tópico, que teve uma empresa que lançou apressadamente seu produto no mercado e foi corrigindo os erros durante as vendas. Sinceramente não é este meu perfil e se fosse da TAC eu não seria acionista! Vc preferia desta forma?????????

Entendo a ansiedade de alguns, mas precisamos não confundir com impaciência ou com pré-julgamentos.

Respondendo objetivamente suas perguntas:
1)Até as últimas informações que possuo, dos 15 milhões iniciais para o desenvolvimento do projeto, mais de 14.000.000 já foram captados!
2)Não lembro de nenhuma divulgação OFICIAL de lançamento anunciado pela TAC. Não podemos confundir reportagens e jornalistas querendo dar "furo" com lançamentos oficiais.
3)O que vc chama de "silêncio profundo" da fábrica é na verdade prudência de uma empresa que não quer ou não pode dar passos falsos ou arriscados!

Posso dizer que por conta da TAC aprendi um pouco mais sobre estratégia, um pouco sobre "espionagem" industrial hehehehe (e isto não acontece só na Ferrari!!!! :-) ), presenciei movimentos comerciais de grandes montadoras, enfim, posso lhe garantir que o STARK gerou uma turbulência muito grande no mercado automobilístico (inter)nacional.

O que talvez não se saiba é que o atraso no lançamento do Stark se deve a uma jogada de uma grande empresa que forneceria motores, que, repentinamente, enviou um ofício informando que não produziria mais os motores que equipariam os "nossos" carros..... De uma certa forma isto fez com que o Stark já fosse lançado com motor diesel.

Então, posso talvez já fazer uma pergunta: será que o "desrespeito" que vc cita será que da TAC ??????????????? Ou seja..... existe um mar de informações, existe uma necessidade de análise muito maior do que vc pensa e que não está restrita as quatro paredes da fábrica.

Escrevo isto tudo apenas porque quero que acredite que todo mundo lá dentro está trabalhando como louco para poder lançar este carro com todos os benefícios que a engenharia moderna pode nos trazer, da maneira mais qualificada possível, aliando um desenvolvimento tecnólogico nunca visto numa empresa deste porte que promete movimentar um imenso volume de negócios.

Não gostaria que vc pensasse que é desreipeito ou que nós não nos preocupamos com o que pensam os prováveis consumidores, e aqueles que verdadeiramente testarão e comprovarão a qualidade deste produto.

Desculpe o email longo!

Abraços
Théo.

BADIA
23/08/2008, 18:33
Prezado Theo, apesar do teu esforço desinteressado e herculeo em defender a incompetencia gerencial e comercial da empresa, continuo com a minha opinião. Não existe o lançamento de um carro pronto na história automobilistica mundial. Cite unzinho só! No mercado automobilistico o hoje já é ontem, por isso ano que vem todos os modelos serão atualizados e melhorados, claro das marcas preocupadas com o consumidor, quem não o fizer tá fora em um curto espaço de tempo.
Desculpa, mas justificar o descaso desta empresa para com o mercado como prudência é muita inocência tua, para mim tem outro nome: incompetência.
Não precisa dar continuidade na tua defesa, já tens minha admiração e minha opinião em relação a TAC que esta morta, o que é uma pena, não irá mudar. Saudações.Badia

TMorais
23/08/2008, 20:57
Tempos atrás esse tópico era extremamente movimentado com informações sobre o carro, andamento do projeto, foristas dando suas contribuições... enfim todos participando e sabendo o andar da TAC com o Stark. Logo após uma informação (colocada neste mesmo tópico) que a TAC não lançaria mais o Stark este ano tudo mudou. O pessoal da TAC simplesmente sumiu e nem respondia as mensagens aqui postadas..

Acho que por mais prudência que a TAC venha a ter poderia ter, pelo menos, um pouco mais de respeito conosco (foristas) e pelo menos, informar o mínimo que fosse.(já que participaram desse forúm)

Relato que torço para que o projeto realmente apareça no mercado. Afinal é um bom produto mas vendo algumas fotos internas deixo meu relato que merecia um acabamento mais a altura.

E o salão do automóvel deste ano a TAC participará?

Murillus
24/08/2008, 09:47
Acho que por mais prudência que a TAC venha a ter poderia ter, pelo menos, um pouco mais de respeito conosco (foristas) e pelo menos, informar o mínimo que fosse.(já que participaram desse forúm)

ta muito dificil... parece que o negocio enrolou...

[]s... Tarcisio, parece que vai sair um troller a gasolina e com capota de "aço"... para ser o substituto do HUMMER nos EUA...

[]s

TMorais
24/08/2008, 09:53
ta muito dificil... parece que o negocio enrolou...

[]s... parece que vai sair um troller a gasolina e com capota de "aço"... para ser o substituto do HUMMER nos EUA...

[]s

Murillus,

Vou te enviar uma MP.

abreu
24/08/2008, 18:50
Repito, que disse no início deste tópico, que teve uma empresa que lançou apressadamente seu produto no mercado e foi corrigindo os erros durante as vendas. Sinceramente não é este meu perfil e se fosse da TAC eu não seria acionista! Vc preferia desta forma?????????

Abraços
Théo.
EPA!
Buliu com meu filho, buliu com EU! Auhauhauhaa...
Agora vai ter que me aguentar!

A tal empresa que fez isso, pelo menos vem melhorando seu carro ano apos ano e fornecendo-os para os seus consumidores. Eu mesmo ja estou no segundo, este, bem melhor que o primeiro =)

Melhos que a TAC que vai lancar no mercado seu carro apos quase 6 anos de projeto!
Vamos ter em meados de 2009 um carro 2003!!!
Eh isso ai TAC!
Nao segue os passos daquela que lancou apressadamente o seu produto, e agora tem milhares de consumidores APAIXONADOS pelo tal produto!

Lanca o TAC pronto, O CARRO PERFEITO, que eu quero bolar de rir quando comecarem a chover os topicos dos defeitos que um novo carro quando lancado no mercado da!

E haja recalls!

BADIA
24/08/2008, 20:10
Como eu disse, a Toyota, uma das mais conceituadas empresas automobilisticas do planeta, corrigiu o problema de liga do cabeçote das suas SW 3.0 em 2000, e dai? A Mitsubichi só resolveu o problema de fervura dos motores 2.8, trocando pelo 3.3 e dai? A Troller lançou e corrigiu seu modelo ao longo dos anos e nas pistas, sendo campeã mundial de endurance, Dackar e multicampeã do Rally dos Sertões etc.etc.
Cara, tudo isso sem ter 15milhões em caixa, longe disso. Só depois de todo este esforço e competência foi comprada pela Ford, não antes de lançar seu produto e testa-lo no mercado, papo furado esse que antes de lançar há um assédio por parte das grandes, etc. kakakaka, e blá, blá e blá. Como se diz aqui no Sul: "Não adianta chutar cachorro morto" e esse já morreu faz tempo. Badia

EPA!
Buliu com meu filho, buliu com EU! Auhauhauhaa...
Agora vai ter que me aguentar!

A tal empresa que fez isso, pelo menos vem melhorando seu carro ano apos ano e fornecendo-os para os seus consumidores. Eu mesmo ja estou no segundo, este, bem melhor que o primeiro =)

Melhos que a TAC que vai lancar no mercado seu carro apos quase 6 anos de projeto!
Vamos ter em meados de 2009 um carro 2003!!!
Eh isso ai TAC!
Nao segue os passos daquela que lancou apressadamente o seu produto, e agora tem milhares de consumidores APAIXONADOS pelo tal produto!

Lanca o TAC pronto, O CARRO PERFEITO, que eu quero bolar de rir quando comecarem a chover os topicos dos defeitos que um novo carro quando lancado no mercado da!

E haja recalls!

RHL
24/08/2008, 22:27
Também estou achando que a TAC morreu faz tempo...

srgrande
25/08/2008, 18:12
Também estou achando que a TAC morreu faz tempo...

A TAC ou é natimorta ou é um desvaneio coletivo.
Pelo menos não é "A Volta dos Mortos-Vivos", apelido dos Engesas/Marruás que nem sei se existem de verdade.
Vi CROSSLANDER, JALAPÃO, ENVESA, SHELBY COBRA,PORSCHE CHAMONIX, LOBINI,entre outros.
Até a Pantanal, da Troller, eu vi, mais ou menos 30 CAMIONETES, mas vi.
Pessoalmente, eu gostaria que a TAC estivesse vendendo seus carros a muito tempo.
Quiçá sabe um dia veremos ao menos alguns protótipos ou pré-series STARKS rodando

CAVESO
25/08/2008, 19:56
Pelo menos não é "A Volta dos Mortos-Vivos", apelido dos Engesas/Marruás que nem sei se existem de verdade.

Se não estou com alucinações e/ou devaneios provocados por alguma patologia neurológica ou uso de drogas psicodélicas, acho que tenho um engesa - Jipe que já foi considerado pelos milicos como um dos melhores do mundo- na garagem.

E não troco meu "morto-vivo" por nenhuma dessas "novidades" que de novo não têm nada...

Acho que os marruás "mortos-vivos" estão aí ocupando o lugar no exército onde os "vivos" não tiveram os atributos necessários para ocupar. Mas não tenho certeza, pode ser "segredo de guerra", sei lá....

Abraços................ meu gnomo também manda saudações.....

Morcego
25/08/2008, 20:20
Se não estou com alucinações e/ou devaneios provocados por alguma patologia neurológica ou uso de drogas psicodélicas, acho que tenho um engesa - Jipe que já foi considerado pelos milicos como um dos melhores do mundo- na garagem.

E não troco meu "morto-vivo" por nenhuma dessas "novidades" que de novo não têm nada...

Acho que os marruás "mortos-vivos" estão aí ocupando o lugar no exército onde os "vivos" não tiveram os atributos necessários para ocupar. Mas não tenho certeza, pode ser "segredo de guerra", sei lá....

X2 !

CAVESO, é só falar o nome de alguma Viatura neste topico que ela morre ! :mrgreen:
Já mataram, Troller, Marruá, Stark, Tracker e por ai vai ..:parede:

alvaro.jrc
25/08/2008, 20:49
X2 !

CAVESO, é só falar o nome de alguma Viatura neste topico que ela morre ! :mrgreen:
Já mataram, Troller, Marruá, Stark, Tracker e por ai vai ..:parede:

Boa!! :mrgreen:

Por favor não falem do Jimny nesse tópico, existe a possibilidade dele voltar com a Suzuki até 2009 portanto não quero dar com os burros nágua. :mrgreen:

[]s!!

Flávio Cadore
25/08/2008, 21:44
Pô pessoal, deixem o bixo nascer pelo menos, vcs sabem quando vai aparecer outro com suspensão independente nas 4? se não for o TAC vai demorar muito ainda...e quando vier, sabem a que preço?

Eu dou o meu voto de confiança, e digo mais, "pena que eu não estou bem na foto para investir na TAC".

ArthurPaladini
25/08/2008, 22:25
Pô pessoal, deixem o bixo nascer pelo menos, vcs sabem quando vai aparecer outro com suspensão independente nas 4? se não for o TAC vai demorar muito ainda...e quando vier, sabem a que preço?

Eu dou o meu voto de confiança, e digo mais, "pena que eu não estou bem na foto para investir na TAC".
x2!!!!!!!!

BADIA
26/08/2008, 00:10
Amigo Caveso, sou viúva do Engesa e da Camper por isso peço que esclareças essa "aprovação" pelos militares, pois pelo q se soube na época o investimento no tal tanque para ser vendido aos Iraquianos q depois compraram o modelo americano inferior ao desenvolvido elaa Engesa e a "não" aprovação do Engesa EE 12 (era o nome militar do jipe, não?) para a substituição dos milhares de Willys pelo EB selou com pá de cal a vida desta grande empresa. O motivo desta não aprovação foi a suspensão dianteira, considerada instavel em um "bump", pois como é sabido bate sempre uma das rodas primeiro no chão, não lembro mais de que lado. No teste feito pelo EB aconteceram vários acidentes inclusive com mortes. Lembro que o jipe quando foi divulgado pela Engesa era apenas para uso militar, depois da não aprovação pelo EB é que foi lançado no mercado civil, não? Achei muito interesante esta tua versão e gostaria de receber do amigo maiores informações. Grato. Badia. Engesa FOUR ever.:palmas:

CAVESO
26/08/2008, 01:00
Badia,

Que eu saiba a engesa descontinuou o jipe devido à falência provocada pelo calote do mundo árabe.

O pessoal do EB diz que o EE-12 continua sendo ainda o melhor jipe dos quarteis..

O Elizeu daqui do fórum é do EB e pode expressar melhor as opiniões.

Veja algo mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engesa

Sukys
26/08/2008, 02:04
Lembro que o jipe quando foi divulgado pela Engesa era apenas para uso militar, depois da não aprovação pelo EB é que foi lançado no mercado civil, não?

Badia, este parto acompanhei de perto, e até lembro que antes de se chamar EE12 levou o nome de ENGIP e EE14, e já na época do seu lançamento, lá pelos idos de 84, foram divulgadas três versões, uma militar e duas civis, onde a diferença entre estas duas últimas ficava por conta de "itens de conforto", ou como se dizia na época e lá no JCB, pé de boi e rua augusta. :-)

.:

Eliseu
26/08/2008, 08:14
Badia,

Que eu saiba a engesa descontinuou o jipe devido à falência provocada pelo calote do mundo árabe.

O pessoal do EB diz que o EE-12 continua sendo ainda o melhor jipe dos quarteis..

O Elizeu daqui do fórum é do EB e pode expressar melhor as opiniões.

Veja algo mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engesa
CAVESO,
você está coberto de razão. O EB simplesmente não comprou EE12 na época porque não foi comprado nada. Entre 90 e 96 só compraram MBB 1418, e consequentemente a Engesa foi a falência. Mas hoje estão corrigindo isso estamos recebendo Marruá.......de monte hehe! Dos EE12 adquiridos, poucos foram a leilão, e ainda assim, por ineficiência/falta de vontade de fazer a manutenção corretamente.

jeisonk
27/08/2008, 09:47
planos e datas de início de produção/comercialização do produto, o que nos remeterá ao inicio do segundo semestre de 2009

:shock::shock:

CAVESO
27/08/2008, 10:53
Poxa, é dificil entender a cabeça de alguns "empresários"...

Fazem planos de marketing, planejamentos estratégicos, SWOT e outras porcarias mais e descobrem que o consumidor "quer" um jipe com motor a gasolina (enquanto que Troller e Marruá mostravam sucesso com motorização a diesel).

Montam o carro todo em função do motor a gasosa e na hora de lançar o carro............................descobrem que o povo quer motor a diesel!

Daí, modificam o carro pronto para lançar a diesel.....

Dá-lhe gerenciamento de projetos!

BADIA
27/08/2008, 12:03
É o que eu disse, blá, blá, blá, quem quer e sabe fazer, faz, quem não quer enrola. Õ Theo, no mínimo esses caras te acham muito ingênuo para querer te fazer acreditar que todo um projeto com quase 10 anos de "desenvolvimento", vai depender de um motor importado, ou seja, depender do humor do mercado, leia-se valor do dolar, quando hoje existem motores nacionais muito melhores e com melhor desempenho? Acorda se és acionista muda tudo, já comeram a tua grana e não vão lançar nada, estão esperando ser comprados.Badia

Morcego
27/08/2008, 12:09
Explicado está...:pensativo:
Demorado está mais ainda ....:parede:

Um projeto destes passado todos estes anos e ainda está nesta fase embrionária ? É coisa pra esquecer !:putz:

FábioBananal
27/08/2008, 12:10
"... isso aí hoho!! é um pouquinho do Brasil iaia!!!... já ouviu essa musica!! torço muito para o sucesso desse carro, mais acho q estão no caminho errado, abrir concessionarias independentes, demanda um custo muito grande! enquanto no resto do mundo as marcas se fundem para diminuir custos eles querem lançar sozinhos! isso me cheira a financiamento do bandes, calote e venda da marca para alguem( alguem já ouviu a historia da Troller?)
vlw

Eliseu
27/08/2008, 12:31
Bom, pelo menos se manifestaram.....
Agora, parar todo o projeto para passar a usar motor diesel.... sem fundamento!

RHL
27/08/2008, 17:31
Acabei de receber um E-mail divulgação da TAC, falando que estará presente no salão em outubro... vamos esperar pra ver...

McArtur
27/08/2008, 17:47
Acabei de receber um E-mail divulgação da TAC, falando que estará presente no salão em outubro... vamos esperar pra ver...

Parece que agora vai!!!:-P

http://painel2.softmail.com.br/display.php?M=10097&C=489616a0019d0337719bc43227174002&S=206&L=10&N=161

abreu
27/08/2008, 20:44
Parece que agora vai!!!:-P

http://painel2.softmail.com.br/display.php?M=10097&C=489616a0019d0337719bc43227174002&S=206&L=10&N=161

Repare que esse anuncio nao tem ano...
Eu acho que esse anuncio eh o de 2 anos atraz, quando a TAC dizia que ia lancar o seu carro...

Se bem que no anuncio diz 2 de setembro (terca-feira), isso condiz com o ano de 2008...

Abravos...

RHL
27/08/2008, 23:53
Acho que o ano é de 2008 mesmo...