PDA

Ver Versão Completa : Novo jipe brasileiro - TAC Stark

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 [12] 13 14 15

CAVESO
02/08/2009, 02:16
Poderiam aproveitar essa imensa criatividade e tempo livre para colocar aqui as dúvidas que gostariam de ver respondidas, já que vamos enviar um representante à TAC.

[]'s

Bom, eu já sei a resposta, mas, talvez com alguém da TAC respondendo, algumas cabecinhas teimosas daqui "acenderão as lamparinas de seus juízos":

Não seria possível a TAC produzir um jipe com desempenho offroad semelhante às gayolas fodásticas gringas, conforto de carrão de luxo, espaço interno de SUV, porta-malas de ômega e preço de Uno mille?????:pensativo:

alvaro.jrc
02/08/2009, 03:16
Pessoal, vamos fazer uma listagem séria das dúvidas a serem dirimidas pelo sortudo do Forum que vai testar o Stark.

Listagem de dúvidas sobre o Stark:
1 - O banco traseiro é bipartido??? :mrgreen:

JEFFCATUNDA
02/08/2009, 11:13
Pessoal, vamos fazer uma listagem séria das dúvidas a serem dirimidas pelo sortudo do Forum que vai testar o Stark.

Eu propús que o teste fosse feito no buraco do cammel...porque ai não restaria duvida se presta ou não....

leo cabral
02/08/2009, 12:23
Continua a mesma bagunça ...:parede::parede::parede:

Um fica questionando se o Tac tem capacidade para 4 ou 5 passageiros ( algo completamente sem importância para um jipe)

O outro Jipeiro de Internet fica falando de buraco do Camel ,se o mesmo jipeiro ja tivesse participado de alguma trilha na vida iria notar que são vários os critérios para se avalilar ( angulo de entrada , angulo de saida ,etc ) e não somente "jogar" o carro no Camel ver se ele concluiu trajeto.

É uma grande pena ver o fórum investado de jipeiros de shoppings e é uma pena maior ver que o novo tópico criado para o Stark esta sendo mais uma vez sendo posto a se perder.

abreu
02/08/2009, 13:02
Continua a mesma bagunça ...:parede::parede::parede:

Um fica questionando se o Tac tem capacidade para 4 ou 5 passageiros ( algo completamente sem importância para um jipe)

O outro Jipeiro de Internet fica falando de buraco do Camel ,se o mesmo jipeiro ja tivesse participado de alguma trilha na vida iria notar que são vários os critérios para se avalilar ( angulo de entrada , angulo de saida ,etc ) e não somente "jogar" o carro no Camel ver se ele concluiu trajeto.

É uma grande pena ver o fórum investado de jipeiros de shoppings e é uma pena maior ver que o novo tópico criado para o Stark esta sendo mais uma vez sendo posto a se perder.

My god, e para que serve o topico então Leo?

Estamos todos discutindo sobre o carro!

Ou seria este o carro perfeito "todo poderoso" que não tem defeito ou não se pode falar deles?

Na minha humilde opnição, ser feito para 4 passageiros é um grande defeito, se na sua não, tudo bem! São apenas opniões!

Abraços.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
02/08/2009, 13:59
2 -
3 -
4 -
5 -
6 -

Listagem de possíveis testes com o Stark:
1 - Teste no programa do Chakal
2 - Teste no Buraco do Cammel
3 -
4 -
5 -
6 -

[ ]'s

Giovani
02/08/2009, 15:37
Um carro de 95mil reais deve atender a uma série de propósitos para justificar seu preço!
O Stark é um Jipe urbano (assim como o Troller) e deve atender a um certo padrão de conforto, que inclui ar-condicionado, direção hidraulica, vidros elétricos, travas elétricas, para poder justificar seu preço.
Hummm...
O que vc diria de um carro pequeno, com só 2 lugares, bancos duros, suspensão dura, porta-malas ridículo, sem aparelho de som, na cor vermelha, que não consegue rodar em nem 5% de nossas estradas, que só atende 1 propósito e custa mais de 1 milhão?

[]'s

leo cabral
02/08/2009, 16:24
Hummm...
O que vc diria de um carro pequeno, com só 2 lugares, bancos duros, suspensão dura, porta-malas ridículo, sem aparelho de som, na cor vermelha, que não consegue rodar em nem 5% de nossas estradas, que só atende 1 propósito e custa mais de 1 milhão?

[]'s

Resposta a altura !!:palmas::palmas::palmas:

Ronaldo B.
02/08/2009, 16:30
Eu propús que o teste fosse feito no buraco do cammel...porque ai não restaria duvida se presta ou não....

Quantas vezes vc já fez o Camel para fazer essa proposta com tanta certeza ?????

[]´s

Marcelo-HPE
02/08/2009, 16:31
Meu pai do céu ,até o moderador está caducando :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen: em comparar ferrari com tic-tac. e outros carros .que realmente estejam próximos do orçamento da população .

Mas ao invés de um simples teste eu sugiro fazer uma expedição com ele . quem sabe uma transamazônica nas épocas dos grandes atoleiros , a médio prazo .
A TAC poderia entrar com carro oficial com um piloto dela mesmo ou de algum jeep club tradicional .

fica aí a sugestão .

leo cabral
02/08/2009, 16:40
Quantas vezes vc já fez o Camel para fazer essa proposta com tanta certeza ?????

[]´s

Quem anda de 4x4 em Fortaleza-CE sabe que o jipeiro de internet nunca participou de nenhuma trilha , comprou o jipe porque achou o visual legal e porque queria fazer parte de algum grupo de 4x4.:parede::parede:

As trilhas que o nosso jipeiro virtual pratica são dentro desse "indoor" aqui abaixo.

http://www.charpheventos.com.br/images/shopping-iguatemi.jpg

Então o que ele falar sobre 4x4 não corresponde a nenhuma experiência própria.

Ronaldo B.
02/08/2009, 16:48
Quem anda de 4x4 em Fortaleza-CE sabe que o jipeiro de internet nunca participou de nenhuma trilha , comprou o jipe porque achou o visual legal e porque queria fazer parte de algum grupo de 4x4.:parede::parede:

As trilhas que o nosso jipeiro virtual pratica são dentro desse "indoor" aqui abaixo.

http://www.charpheventos.com.br/images/shopping-iguatemi.jpg

Então o que ele falar sobre 4x4 não corresponde a nenhuma experiência própria.

Pois é.... o nobre colega Jeffcatunda postou em outro tópico que para consertar uma Cherokee se gasta o valor de um Niva, isso se encontrar as peças. Perguntei quais peças de Cherokee ele tentou comprar e não achou e não tive resposta, agora espero que ele me diga quantas vezes fez o Camel. Espero que ele me diga que fez o Camel pelo menso uma vez, senão vai parecer que o nobre colega Jeffcatunda gosta mesmo é de falar com propriedade sobre coisas que desconhece.... :rolleyes::rolleyes::rolleyes:

[]´s

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
02/08/2009, 16:56
2 -
3 -
4 -
5 -
6 -

3 - Fazer a Transamazônica
4 -
5 -
6 -

Que bom que as dúvidas em relação ao carro acabaram :mrgreen:

[ ]'s

JEFFCATUNDA
02/08/2009, 18:00
Quem acompanha regularmente os tópicos deste forum não pode negar que o maior prazer do meu colega Leo Cabral é o de cavar penalidades e para as pessoas que não concordam com ele... Isso certamente vem de desconfortos e traumas psicológicos que ele ainda ha de superar, talvez com terapia e, ou talvez, com as porradas da vida...

Ronaldo B.
Descupe se eu não te respondi, apesar de acompanhar, como ja falei, quase tudo..as vezes algumas coisas me escapam...Mas te respondo que conheço tanto estas trilhas a a mecânica dos cherocas e nivas, quanto todos nós conhecemos de STARK!

Vale lembrar, que apesar disso não faltou assunto por todos estes anos.

Qualquer coisa, qualquer dúvida, é so perguntar que te respondo colega.
Tem mais; se quiser me ensinar alguma coisa sou todo olhos e ouvidos.

Obrigado colega.

Marcelo-HPE
02/08/2009, 18:08
Dúvidas ,
- Quantos KG o ponto de ancoragem na traseira do stark , aguenta puxar . se é que tem ponto de ancoragem ???

- A medio prazo , o stark pode vir com um bloqueio 100% acionado por botão no painel ??
- qual o rack( bagageiro de teto ) no mercado que pode ser instalado nele??

Ronaldo B.
02/08/2009, 18:24
Qualquer coisa, qualquer dúvida, é so perguntar que te respondo colega.

Então, por favor me responda:

Qual peça de Cherokee vc precisou comprar e não encontrou ??

Quantas vezes vc fez a trilha do Camel ??

[]´s

leo cabral
02/08/2009, 19:07
o nobre colega Jeffcatunda gosta mesmo é de falar com propriedade sobre coisas que desconhece.... :rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Essa é a melhor resposta / definição para o nosso jipeiro virtual do fórum.:concordo:

Queria acrescentar o comentário dele sobre conseguir consertar tudo com DUREPOX em um niva, queria saber quais a proporções de durepox para realizar toda essa gama de consertos.

Para consertar o primeiro prego da cheroca, vc. vai gastar o preço de um Niva.....Já no niva quase tudo se resolve com DUREPOX.....

P.S:
Isso se vc encontrar as peças da CHEROCA rapidinho....

Mas acho que ele não aparece mais nesse tópico tão cedo...:mrgreen::mrgreen:

Marcelo-HPE
02/08/2009, 19:28
Cambada , não precisa massacrar o Jeff tb né .O mais importante ele tem que é uma super viatura, Quanto ele colocar ela pra trilhar . isso e problema dele .
Ele não apareceu aqui , porque ele está lá no intocável tópico dos acionistas .

Giovani
02/08/2009, 20:27
Meu pai do céu ,até o moderador está caducando :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen: em comparar ferrari com tic-tac. e outros carros .que realmente estejam próximos do orçamento da população .
Ué... Com tanta comparação besta aqui, que mal tem nisso?

Ok!
Pelo que podemos ver pelas fotos dos prototipos o habitáculo é muto reduzido. Apesar de alguns colegas acharem que tanto faz 3, 4 ou 5 lugares, eu particularmente não acho que seja a mesma coisa em se tratando de uma viatura de quase 100 mil reais...Nos vídeos destes prototipos vc pode observar que realmente nas dimensões internas, ele fique muito proximo ao jimmy...(que custa quase metade do preço do Stark)...
Mais um medindo R$ por cm²...

[]'s

alvaro.jrc
02/08/2009, 20:34
Marcelo não custa ser um pouco organizado;

2 - Quantos KG o ponto de ancoragem na traseira do stark , aguenta puxar . se é que tem ponto de ancoragem ???
3 - A medio prazo , o stark pode vir com um bloqueio 100% acionado por botão no painel ??
4 - Qual o rack( bagageiro de teto ) no mercado que pode ser instalado nele??
5 -
6 -

4 -
5 -
6 -

Marcelo-HPE
02/08/2009, 21:32
Valeu Alvaro , mais algumas sugestões !!

2 - Quantos KG o ponto de ancoragem na traseira do stark , aguenta puxar . se é que tem ponto de ancoragem ???
3 - A medio prazo , o stark pode vir com um bloqueio 100% acionado por botão no painel ??
4 - Qual o rack( bagageiro de teto ) no mercado que pode ser instalado nele??
5 - Qual o fabricante do guincho do stark, quanto a base , só pode ser encontrada na TAC ??
6 -

4 - Teste na trilha de Castelhanos em Ilha Bela SP na época de chuvas
5- Teste de desempenho do stark em subidas com facões . pode sugerir esse trajeto ao Chacal .
6 -
6 -

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
03/08/2009, 01:24
Notícia que confirma a vinda do carro para setembro e fala que o governo de Santa Catarina, que possuia 5% da empresa, agora é sócio com 11%.
Na matéria, o preço do veículo é "cerca de R$ 80.000".

http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,get Blog&uf=2&local=18&template=3948.dwt&section=Blogs&post=194647&blog=280&coldir=1&topo=4023.dwt (http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,get Blog&uf=2&local=18&template=3948.dwt&section=Blogs&post=194647&blog=280&coldir=1&topo=4023.dwt)

[ ]'s

cRiPpLe_rOoStEr
03/08/2009, 04:36
Pelo que podemos ver pelas fotos dos prototipos o habitáculo é muto reduzido. Apesar de alguns colegas acharem que tanto faz 3, 4 ou 5 lugares, eu particularmente não acho que seja a mesma coisa em se tratando de uma viatura de quase 100 mil reais...Nos vídeos destes prototipos vc pode observar que realmente nas dimensões internas, ele fique muito proximo ao jimmy...(que custa quase metade do preço do Stark)...

ja que quer comparar com o jimny.........

compara:

escala de produção;
tamanho do motor (ainda por cima movido a diesel);
câmbio, caixa de transferência e rodas-livres;
suspensões (independente nas 4 rodas no stark e eixos rígidos no jimny);

tem mais algumas coisas que podem ser destacadas, entre as quais a ganância do nosso (des)governo:parede::parede::parede: e a necessidade de se amortecer os gastos com desenvolvimento do novo modelo...

JEFFCATUNDA
03/08/2009, 08:47
ja que quer comparar com o jimny.........

compara:

escala de produção;
tamanho do motor (ainda por cima movido a diesel);
câmbio, caixa de transferência e rodas-livres;
suspensões (independente nas 4 rodas no stark e eixos rígidos no jimny);

tem mais algumas coisas que podem ser destacadas, entre as quais a ganância do nosso (des)governo:parede::parede::parede: e a necessidade de se amortecer os gastos com desenvolvimento do novo modelo...
PREÇO:

JUNTANDO UM POUQUINHO MAIS DE DINHEIRO COMPRA-SE DOIS JIMNY... E POR MENOS, COMPRA-SE UM TROLLER 2010!

ESCALA DE PRODUÇÃO:

"A produção dos veículos começa em agosto (prorrogada para setembro), com SEIS JIPES produzidos por mês, passando a 12 ao final do ano. Oitenta e três empresas vão fabricar seus componentes. A TAC vai criar 12 empregos e o investimento soma R$ 15 milhões."

Levando-se em consideração esta escala de produção, acredito que devam existir mais algumas fabricas regionais de viaturas no Brasil com o mesmo porte... Só que sem tantos incentivos públicos ou privados.

Seria realmente muito bom se todos os pequenos produtores recebessem incentivos, ai sim teríamos uma grande diversidade de viaturas nas mais variadas diversidades de aplicação...

TAMANHO DO MOTOR:

Acho que devemos acrescentar o peso e o preço também... Em relação a ser Diesel, não vejo que só isso traga grandes vantagens em uma viatura tão pequena, talvez um motor flex viesse mais a calhar que este Diesel, assim como no Jimny, pois este motor diesel encarece o produto, o que o torna duplamente dificil de vender porque o grande público brasileiro deconhece esta motorização em pequenos veiculos.

Não sei se pelo seu pequeno porte, possa a vir a ser usado em trabalhos rurais ou militares, ou mesmo como vaitura de tração, como um troller ou um marruá por exemplo...Um colega já questionou a sua capacidade de tração, mas não lembro de ter lido ima resposta.

CÂMBIO, CAIXA, RL:

Os dois tem!

SUSPENSÃO:

Aqui toca-se em um ponto que gera grandes polêmicas no mundo fora-de-estrada...cada qual com seus gostos pessoais... Mas acho que a TAC acertou nesse ponto, pois esta surp. que ela escolheu se adapta mais ao uso urbano.

Quanto as demais observações do colega, eu considero que não é por falta de investimento que o STARK não está sendo ainda produzido...Acho que isso se deve a estratégias do grupo.

cRiPpLe_rOoStEr
03/08/2009, 08:52
jeff, o que eu quis era exemplificar porquê o preço do stark está tão elevado... dá para ver que tem algumas características que encarecem mais que o troller e o marruá, ou mesmo o jimny... a propósito: se eu fosse comprar um desses iria de jimny ou marruá...

leo cabral
03/08/2009, 09:04

[]´s

esperamos respostas grande jeff...:concordo::concordo:

JEFFCATUNDA
03/08/2009, 09:25
Bem lembrado meu grande amigo leu cabrau.....

Faremos o seguinte:
Tem o filho de uma paciente que possuia 2 cherocas (trocou a mais nova diesel por uma sw4 zero e a outra está encalhada com ele), uma a gasolina e outra diesel... como foi ele quem me relatou todas as dificuldades com as mesmas, apesar de gostar muito delas (tanto que tinha duas), vou pedir para ele listar as coisas e repasso para os colegas.

Ainda em relação a cherocas, tem um colega no nosso grupo que possui uma, vou tambem pedir para ele me listar o que acha da manutenção da viatura...

Se vcs esperarem mais um pouco, eu também posso comprar uma e passar um tempo com ela para relatar aos colegas como ela se comporta em shops e hospitais...O problema é a falta de garagem aqui do prédio, pois só tenho seis vagas...

leo cabral
03/08/2009, 09:47
Vimos um bom uso do Manual de como falar muito sem dizer nada

abaixo o link do manual na integra.
http://dnalusitano.blogs.sapo.pt/738.html

alvaro.jrc
03/08/2009, 11:37
trocou a mais nova diesel por uma sw4 zero e a outra está encalhada com ele

Já que a dele está encalhada e não consegue peças diga a ele que eu pago R$ 5.000,00 nela e ainda vou buscar pra não dar trabalho.

Se for Cherokee Sport lógico, se for Laredo manda arrancar o motor e largar o resto no ferro-velho. :twisted:

leo cabral
03/08/2009, 12:37
Álvaro , você como ex - proprietário de Niva poderia me responder quais as partes do motor que você já consertou com Durepox?

O jeff ultimamente não esta respondendo a nenhuma pergunta :( :( :(

Talvez quando ele voltar do camel ele responda.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Para consertar o primeiro prego da cheroca, vc. vai gastar o preço de um Niva.....Já no niva quase tudo se resolve com DUREPOX.....

Dependendo da sua resposta, vou comprar um Niva e 5 tubos de Durepox e me livrar de vez do custo de mantenção mecâncica :dance::dance::dance:

Ronaldo B.
03/08/2009, 14:43
Bem lembrado meu grande amigo leu cabrau.....

Faremos o seguinte:
Tem o filho de uma paciente que possuia 2 cherocas (trocou a mais nova diesel por uma sw4 zero e a outra está encalhada com ele), uma a gasolina e outra diesel... como foi ele quem me relatou todas as dificuldades com as mesmas, apesar de gostar muito delas (tanto que tinha duas), vou pedir para ele listar as coisas e repasso para os colegas.

Ainda em relação a cherocas, tem um colega no nosso grupo que possui uma, vou tambem pedir para ele me listar o que acha da manutenção da viatura...

Se vcs esperarem mais um pouco, eu também posso comprar uma e passar um tempo com ela para relatar aos colegas como ela se comporta em shops e hospitais...O problema é a falta de garagem aqui do prédio, pois só tenho seis vagas...

Fala para o filho do tio da madrinha do cunhado do amigo do seu vizinho que tem loja nos USA onde ele pode pedir qualquer peça de Cherokee e recebe via FEDEX em 3 dias, isso se não tiver em estoque em nenhuma das lojas especializadas em peças para carros importados que existem em SP, RJ, MG e que vendem via internet e enviam via Sedex. Te garanto que é mais fácil comprar peça prá Cherokee que prá bugão cearense. Se quiser, fala pro cara procurar aqui no fórum que na área das Cherokees o que não falta é dica de onde e como encontrar peças.

Bom... já ví que de cherokee vc não tem experiencia nenhuma, só repete o que os outros falam, mas e quanto a trilha do Camel ??? Já fez alguma vez ou a sua experiência também é oriuna de relatos que vc ouviu de algum amigo do irmão do primo do vizinho do dono do bar da esquina ??? :rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Faz um favor ??? pergunta ai pro amigo do irmão do primo do vizinho do dono do bar da esquina que contou as histórias fantasticas sobre o camel se ele já viu ou ouviu falar de algum 4x4 original de fabrica que fez o camel e chegou até o final ????

Já sei..... vai falar que teve sim.... foi um bugão cearense !!!! :palmas::palmas:

[]´s

JEFFCATUNDA
03/08/2009, 16:54
Fala para o filho do tio da madrinha do cunhado do amigo do seu vizinho que tem loja nos USA onde ele pode pedir qualquer peça de Cherokee e recebe via FEDEX em 3 dias, isso se não tiver em estoque em nenhuma das lojas especializadas em peças para carros importados que existem em SP, RJ, MG e que vendem via internet e enviam via Sedex. Te garanto que é mais fácil comprar peça prá Cherokee que prá bugão cearense. Se quiser, fala pro cara procurar aqui no fórum que na área das Cherokees o que não falta é dica de onde e como encontrar peças.

Bom... já ví que de cherokee vc não tem experiencia nenhuma, só repete o que os outros falam, mas e quanto a trilha do Camel ??? Já fez alguma vez ou a sua experiência também é oriuna de relatos que vc ouviu de algum amigo do irmão do primo do vizinho do dono do bar da esquina ??? :rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Faz um favor ??? pergunta ai pro amigo do irmão do primo do vizinho do dono do bar da esquina que contou as histórias fantasticas sobre o camel se ele já viu ou ouviu falar de algum 4x4 original de fabrica que fez o camel e chegou até o final ????

Já sei..... vai falar que teve sim.... foi um bugão cearense !!!! :palmas::palmas:

[]´s
Ronaldão, você acertou em cheio!

Tem sim um amigo do grupo que ja fez o tal buraco, mas com um troller, e não estava nem ligado...foi rebocado do inicio ao fim...não precisou nem ligar a viatura (ela deu pane eletrica no inicio da trilha)...

O Alvaro teve niva, acho que você tem ou teve Cheroca...o leu não teve nenhum dos dois, nem eu...se não podemos falar de nivas e cherocas por conta disso, ai fica dificil né?

alvaro.jrc
03/08/2009, 17:18
O Alvaro teve niva, acho que você tem ou teve Cheroca...o leu não teve nenhum dos dois, nem eu...se não podemos falar de nivas e cherocas por conta disso, ai fica dificil né?

Uma Ranger, um niva, um Jimny, um Engesa, um Samurai, de 4x4 foram somente esses, mas o fato de ter sido proprietário não me torna expert em viatura nenhuma. Por ex: tem gente q teve Samurai, SW4, Troller e nunca nem girou uma roda livre. :twisted:

JEFFCATUNDA
03/08/2009, 17:48
Uma Ranger, um niva, um Jimny, um Engesa, um Samurai, de 4x4 foram somente esses, mas o fato de ter sido proprietário não me torna expert em viatura nenhuma. Por ex: tem gente q teve Samurai, SW4, Troller e nunca nem girou uma roda livre. :twisted:
Pois é Alvaro, e eu estou quase desta forma que você cita ai desse seu colega, para falar a verdade, não só tive como ainda tenho algunas destas viaturas...e a viatura que mais andei fora de estrada foi com um bugre fiber...e com uma bonanza (4X2)...Concordo com você, nenhum de nós sabe de nada mesmo...Mas alguns se acham entendidos demais da conta.

Um dia desses, falando em acionar roda-livre, descobri que não precisa olhar para saber que está ou não acionada...roda para a direita a aciona e para a esquerda destrava...fiquei besta em constatar que muita gente muito boa em off-road, mas muito boa mesmo, não sabia disso.

Esse tópico ficou bem legal, já que não existe mesmo o tal stark, a gente pode conversar numa boa por aqui. Legal!

E ai Alvaro, que vc tem feito da vida?

Leo, como está o ombro? Precisando a gente pode dar uma olhada!!!

JEFFCATUNDA
03/08/2009, 17:51
Pois é Alvaro, e eu estou quase desta forma que você cita ai desse seu colega, para falar a verdade, não só tive como ainda tenho algunas destas viaturas...e a viatura que mais andei fora de estrada foi com um bugre fiber...e com uma bonanza (4X2)...Concordo com você, nenhum de nós sabe de nada mesmo...Mas alguns se acham entendidos demais da conta.

Um dia desses, falando em acionar roda-livre, descobri que não precisa olhar para saber que está ou não acionada...roda para a direita a aciona e para a esquerda destrava...fiquei besta em constatar que muita gente muito boa em off-road, mas muito boa mesmo, não sabia disso.

Esse tópico ficou bem legal, já que não existe mesmo o tal stark, a gente pode conversar numa boa por aqui. Legal!

E ai Alvaro, que vc tem feito da vida?

Ronaldo, vc tem interesse mesmo em saber quais as peças ele não encontrou para a cheroca?

Alvaro vc acha que uma sport só vale estes cinco paus mesmo?

Na boa, é que eu vou perturbar o cara com estas besteiras e não tenho lá estas intimidades todas com ele, então se não for realmente do interesse de vocês me dispensem desta tarefa....

JEFFCATUNDA
03/08/2009, 17:54
Leu, quanto ao durepoxi...A única viatura que não pega durepoxi é a que não existe...As outras todas podem sim pegar um pouco ou muito mesmo...

tai uma coisa boa do STARK- ele não pega durepoxi!

Ronaldo B.
03/08/2009, 18:00
Ronaldão, você acertou em cheio!

Tem sim um amigo do grupo que ja fez o tal buraco, mas com um troller, e não estava nem ligado...foi rebocado do inicio ao fim...não precisou nem ligar a viatura (ela deu pane eletrica no inicio da trilha)...

Aí que tá.... Camel não é referência prá testar um 4x4 de fábrica. Aliás, eu acho que pouquissimas trilhas serviriam para testar um 4x4 de fábrica, prá isso tem que ter um misto de estrada de terra, erosões leves, atoleiros de pequeno prá médio porte, subidas, descidas, ou seja, um tipo de relevo que permita testar todas as características do 4x4. E mesmo que encontre uma trilha com essas características, como fica o teste para quem tem interesse em saber como o carro se comportaria em um raid, ou em um rally de velocidade ou até mesmo em dunas, que é o caso de vc´s ??? Se pegar o melhor 4x4 prá andar em dunas e jogar em uma trilha tipo o camel, não vai muito longe, e o oposto também é verdadeiro.

Por isso eu penso que teste em trilha, transamazonica, entre outras sugestões que foram dadas não vai ter um resultado que mostre a total e real capacidade e versatilidade do Stark. Porque avaliar a performance de um 4x4 é muito subjetivo, se não fosse haveria concenso no fórum sobre qual o melhor 4x4, e isso não existe.

Simples assim.....:concordo:

[]´s

JEFFCATUNDA
03/08/2009, 18:08
Aí que tá.... Camel não é referência prá testar um 4x4 de fábrica. Aliás, eu acho que pouquissimas trilhas serviriam para testar um 4x4 de fábrica, prá isso tem que ter um misto de estrada de terra, erosões leves, atoleiros de pequeno prá médio porte, subidas, descidas, ou seja, um tipo de relevo que permita testar todas as características do 4x4. E mesmo que encontre uma trilha com essas características, como fica o teste para quem tem interesse em saber como o carro se comportaria em um raid, ou em um rally de velocidade ou até mesmo em dunas, que é o caso de vc´s ??? Se pegar o melhor 4x4 prá andar em dunas e jogar em uma trilha tipo o camel, não vai muito longe, e o oposto também é verdadeiro.

Por isso eu penso que teste em trilha, transamazonica, entre outras sugestões que foram dadas não vai ter um resultado que mostre a total e real capacidade e versatilidade do Stark. Porque avaliar a performance de um 4x4 é muito subjetivo, se não fosse haveria concenso no fórum sobre qual o melhor 4x4, e isso não existe.

Simples assim.....:concordo:

[]´s
Concordo com você...Então poderia ser um pouco de CAMMEL, um pouco de JALAPÃO, um pouco de LENÇOIS...e mais alguns outros tipos de terreno.

Mas, sinceramente, estas pistas que usam nos testes ninguem merece, ate eu que não sujo minhas viaturas por nada desse mundo ando por elas e sequer aciono a tração dianteira...

Ronaldo B.
03/08/2009, 18:14
Ronaldo, vc tem interesse mesmo em saber quais as peças ele não encontrou para a cheroca?

Na boa, é que eu vou perturbar o cara com estas besteiras e não tenho lá estas intimidades todas com ele, então se não for realmente do interesse de vocês me dispensem desta tarefa....

Como esse tópico já virou off topico faz tempo, vamos lá... :mrgreen:

Nem esquenta a cabeça de perguntar quais peças o cara não achou porque isso é o problema mais comum entre donos de cherokee. O cara vai na loja onde comprava peças prá S-10 por exemplo, e claro que não vai encontrar praticamente nada prá XJ, aí cai na concessionária... já era... vai deixar as calças, dai que vem a fama de manutenção de cherokee ser cara. Sem falar que prá muitos é tudo Cherokee, quando na verdade existe uma diferença enorme entre uma Cherokee Sport e uma Grand Cherokee, inclusive no custo de manutenção. :concordo:

[]´s

alvaro.jrc
03/08/2009, 19:05

Eu com certeza acho que vale muito mais, mas como seu amigo não consegue nem uma peça de cherokee não merece receber mais que isso por uma não. :twisted:

leo cabral
03/08/2009, 19:29

Só doi quando respiro :(:(:(:(

Não quis imobilizar pois eu ficaria praticamente com uma camisa de gesso:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Mas tudo isso faz parte da brincadeira, assim que eu puder novamente passar marchas com normalidade volto para as trilhas.:concordo::concordo::concordo:

De 4x4 nem tanto , mas uma coisa que você realmente entende e muito bem é de fisioterapia .Para quem não conhece o Dr.Jeff é um fisioterapeuta e professor bastante renomado no Ceará , já pensei em lhe pedir para criar um tópico com dicas de como manter a postura,cuidados antes e após as trilhas , pequenas noções de imobilização entre outros , mas nunca apareceu uma oportunidade.

Que tal a idéia jeff? seria de grande valia para todos nós !:palmas::palmas::palmas:

alvaro.jrc
03/08/2009, 19:43
Léo, melhoras aí viu meu camarada. Reveja a opção de imobilizar cara, eu tive um problema no ombro há uns 5 anos não engessei e até hoje dói quando levando algum peso com esse braço.

Pelo menos esse incidente deve servir de lição pra vc só fazer trilha e passeio em dunas em jipe que preste. :twisted:

Abração!!:concordo:

JORGE DELMANTO
03/08/2009, 19:48

[]´s

Ronaldo,

O que imagino que o Jeff quis dizer é que estamos falando de mais um puro off road nacional, nada melhor q testa-lo para onde ele foi feito para rodar: na trilha (sem parafrasear a infeliz frase da lateral do troller)!

E aqui nao podemos negar que o camel é um belo teste!

Eu, particularmente, ja fiz o camel umas 20 vezes, acho desnecessario por ele em teste nesse tipo de trilha, mas se for para descobrir as falhas, certamente no camel algums surgirão.

Inclusive, pela exp de mais de 20 anos de off road, me candidato a testa-lo. Vou ate o Sul buscar, se precisar....rsrsrsrs

Abç

Ronaldo B.
03/08/2009, 21:07
Jorge,

Vc acha mesmo que o Jeff tava falando sério ?????

O lugar mais próximo do Camel que ele chegou, foi o aeroporto de Fortaleza.... :lol::lol::lol::lol:

[]´s

Suassuna
03/08/2009, 21:28
Pergunte no tópico do Troller.

[ ]'s

BAHHH TCHÊEE!!

Se depender da camaradagem, da hospitalidade e da educação do povo do SUL, acho que o troller vai reinar por muito tempo...
E viva o Ceará!!!

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
03/08/2009, 21:39
Seguindo tua sugestão eu pesquisei e não encontrei, por isso, peço a gentileza de postar alguma foto.

Pesquise na página anterior, nas fotos que estão anexas.

BAHHH TCHÊEE!!

Se depender da camaradagem, da hospitalidade e da educação do povo do SUL, acho que o troller vai reinar por muito tempo...
E viva o Ceará!!!

Este tópico é sobre o Stark e vossa senhoria fez uma pergunta aqui sobre o Troller. Aqui no sul, não respeitar regras é falta de educação.

educação do povo do SUL

O povo do sul abrange Rio grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Respeite esses povos para ser respeitado.

[ ]'s

Suassuna
03/08/2009, 21:46
Se não quer fazer a comparação companheiro, tudo bem! Só tinha uma dúvida e pedi um esclarecimento, se isso é falta de educação não sei!
Agora esse tipo de patata é que não é educação!!!

leo cabral
03/08/2009, 21:54
Jorge,

Vc acha mesmo que o Jeff tava falando sério ?????

O lugar mais próximo do Camel que ele chegou, foi o aeroporto de Fortaleza.... :lol::lol::lol::lol:

[]´s

Ronaldo

O que houve foi apenas um pequeno erro de digitação , nosso colega Jeff queria se referir as lojas Camelo Magazine , bem conhecidas nos shoppings populares do Centro de Fortaleza.

Como ele adora fazer trilhas em shoppings, enfrentar uma trilha nas ruas esburacadas e estreitas do centro de Fortaleza, com o seu trânsito caótico é algo que quase nenhum de nós conseguiria , independente de veículo.:mrgreen::mrgreen:

quem quiser conhecer de perto ,aqui vai o link da localização ( a loja não tem site)

[/URL][URL]http://camelo-magazine.br.telelistas.net/vct/magazines/fortaleza/94392496.htm (http://camelo-magazine.br.telelistas.net/vct/magazines/fortaleza/94392496.htm)

Ronaldo B.
03/08/2009, 22:16
Esse tópico tá me fazendo lembrar do finado "MODERADOS" .... :putz: :lol::lol:

[]´s

Marcelo-HPE
03/08/2009, 22:22
Um teste numa expedição transamazônica seria muito válido . pois alem de ser um tipo de enduro . veria-mos o desempenho do stark perante os outros 4x4 .
se ele conseguiria desatolar algum veículo . como ele se comportaria carregando peso extra como equipamentos em geral . em fim saberia-mos se ele faria a diferênça mesmo .
O pessoal da tac poderia inscrever o stark numa dessas expedições transamazônica que Sergio Holanda organiza todo ano .

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
03/08/2009, 22:28
Para ficar uma coisa mais imparcial, poderia a Troller, a Agrale e a Suzuki tbm ceder veículos para tal teste...assim ficaria mais fácil a comparação entre os veículos 100% originais de fábrica...justo né?

[ ]'s

Marcelo-HPE
03/08/2009, 22:34
Ae eu tenho que discordar , esse veículos que vc citou ja foram testados e retestados em tudo quanto é canto do Brasil . e o tic -tac é um produto novo .
este comparativo seria válido a médio prazo .

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
03/08/2009, 22:42
Marcelo

No clube tem Troller (99, 02, 04, 06,07 e 09) e Jimny (01) e todos já forma amis que testados e são bem bons...

Mas pensa só...de que adiantaria colocar o Stark em teste se não teremos nada para comparar...não saberemos se onde o Stark passou um Troller, Marruá ou Jimny passaria...a ideia é ter uma base de comparação...com outros jipes (tbm originais) andando junto, a comparação fica mais próxima da realidade.

[ ]'s

abreu
03/08/2009, 23:03
Se não quer fazer a comparação companheiro, tudo bem! Só tinha uma dúvida e pedi um esclarecimento, se isso é falta de educação não sei!
Agora esse tipo de patata é que não é educação!!!

Eu te ajudo Suassuna...
Mas não vou comprar com um Troller pois não há necessidade:

O Stark tem curso de suspensão de 160mm na frente.
Um EcoSport 4WD tem 210mm na frente, ou seja, 31% a mais que o Stark.

Abraços.

Ronaldo B.
03/08/2009, 23:07
Mas pensa só...de que adiantaria colocar o Stark em teste se não teremos nada para comparar...não saberemos se onde o Stark passou um Troller, Marruá ou Jimny passaria...a ideia é ter uma base de comparação...com outros jipes (tbm originais) andando junto, a comparação fica mais próxima da realidade.
[ ]'s

E o que efetivamente estaria sendo avaliado em um teste como esse ???

O fato do Stark passar por um obstáculo e um Jimny não passar, por exemplo, não quer dizer necessariamente que um seja melhor ou pior que o outro se considerar apenas o fato de ter passado ou não. Tem "N" variáveis que influenciam e nem todas podem ser reproduzidas fielmente para que todos so carros sejam avaliados em condições iguais, além das próprias diferenças existentes entre esses modelos quando originais.

[]´s

abreu
03/08/2009, 23:20
Hummm...

[]'s

Bela comparação Giovani!

Um esportivo NATO, no topo da categoria, com um Stark...

Ferrari tem um propósito amigo.

O Stark me parece perdido, sem saber se É ou se NÃO É.

Curso de suspensão de Celta 1.0... 160mm, parece piada.
Motor de 2.3 litros em quanto seu concorrente anda com 3 litros.
Carpete no piso, uma beleza para quem vai ralmente usa-lo no off-road.

Bem, eu não consigo entender...
Tudo bem.

Abraços.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
03/08/2009, 23:23
não quer dizer necessariamente que um seja melhor ou pior que o outro

A idéia seria mostrar quais as situações que cada carro tem melhor desenvoltura em relação ao outro.

Por exemplo, todos sabemos que o Vitara, Samurai e Jimny por serem bem leves tem mais facilidades em passar no barro do que um carro mais pesado, tipo Troller.

Como já é sabido por todos, não existe o melhor 4x4 em tudo e sim o melhor 4x4 pra barro, o melhor pra erosão, o melhor pra rally, etc.

Como ainda não sabemos qual será o foco do Stark, esse teste poderia nos dar uma idéia...características como 2 amortecedores e molas por roda já são sinais que o carro poderá ter uma vocação mais pra rally...mas só um teste com mais carros poderia dizer se isto é fato ou se o que o Stark faz os outros também fazem.

[ ]'s

abreu
03/08/2009, 23:25
E o que efetivamente estaria sendo avaliado em um teste como esse ???

O fato do Stark passar por um obstáculo e um Jimny não passar, por exemplo, não quer dizer necessariamente que um seja melhor ou pior que o outro se considerar apenas o fato de ter passado ou não. Tem "N" variáveis que influenciam e nem todas podem ser reproduzidas fielmente para que todos so carros sejam avaliados em condições iguais, além das próprias diferenças existentes entre esses modelos quando originais.

[]´s

Exato!

2 carros iguais, um pode passar pelo obstáculo, o outro não.

Isso depende de muita coisa...
Depende da velocidade, do local escolhido para passar, dos pneus, da calibragem e ainda do fator sorte!

Não tem como o Stark ser ruim! Isto todos nós aqui sabemos!
Tem um bom projeto, tem tudo para ser um bom carro.

O que irrita são as pessoas aqui que falam que um carro que nem foi lançado ainda, é o melhor off-road do mundo! Perfeito, só qualidades!

Abraços.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
03/08/2009, 23:42
O que irrita são as pessoas aqui que falam que um carro que nem foi lançado ainda, é o melhor off-road do mundo! Perfeito, só qualidades!

Abreu

Acho que está avendo um engano em na sua percepção. Se procurar em todas as páginas deste e do outro tópico do Stark, não encontrará ninguém afirmando que o Stark é "o melhor do mundo", pois como todos nós sabemos, só existem alguns protótipos em teste em ninguém aqui do fórum os testou.

Mas ao contrário...existiam, mas agora não se porque cargas d'água desapareceram, vário integrsntes que, de forma irônica, colocavam em dúvida a existência da empresa, a qualidade de seu produto, etc etc etc...e isso me deixava chateado, e não irritado, pq nenhum deles possui conhecimento de fato para falar com prioridade da empresa...nem que ela é ruim, nem que ela é boa...sou um apaixonado por 4x4 eu torço e luto por tudo que posso ser fabricado aqui no BR...e não estava achando justo o linchamento que o carro estava recebendo neste fórum...justo nesse fórum que é só sobre 4x4...e justo nesse fórum que é um dos maiores formadores de opinião da internet...se fosse em um outro fórum de carros tunados, de motos, lanchas, etc, tudo bem...mas é em um fórum formado 100% por amantes de veículos 4x4...por isso resolvi intervir, para que as pessoas que aqui buscam informações não pensem que a Tac é uma empresa fantasma ou algo do tipo, que a Tac só nasceu para pegar dinheiro do BNDS ou que o Stark não existe pois só o tempo poderá dizer se isto é verdade ou não...até o momento sabemos muito pouco para afirmarmos qualquer coisa.

[ ]'s

CAVESO
03/08/2009, 23:50
O Stark será o melhor jipe do mundo quando o Abreu comprar um....

Foi assim com a Ranger, depois com o Troller.....:mrgreen:

Ronaldo B.
04/08/2009, 00:21
Mas ao contrário...existiam, mas agora não se porque cargas d'água desapareceram, vário integrsntes que, de forma irônica, colocavam em dúvida a existência da empresa, a qualidade de seu produto, etc etc etc...e isso me deixava chateado, e não irritado, pq nenhum deles possui conhecimento de fato para falar com prioridade da empresa...

Chuck,

Acho que vc está sendo ingrato com aqueles que, com tanto zelo, prezam pelo bem estar dos demais usuários deste fórum. :stop:

Agindo como verdadeiros cavaleiros, estes defensores dos direitos alheios, saem em desabalada carreira no contra ataque ao menor sinal de qualquer conspiração para dominar o mundo que por ventura venha a surgir nas páginas ou tópicos deste fórum, sem nada exigirem em troca. :dance:

Esses verdadeiros heróis já nos livraram da tirania dos lubrificantes miraculosos , já no libertaram dos grilhões das capsulas energéticas. Graças a suas ações, hoje temos todos os usuários do 4x4Brasil a salvo de malfeitores e golpistas que vivem a espreita, na espera de uma oportunidade para atacarem.:shock:

E não pensem os malfeitores que só porque os nossos super heróis não estão postando de forma seguida e insistente como costumam fazer, isso quer dizer que nos abandonaram. :discordo:

Assim como qualquer super herói que se prese, a qualquer momento eles podem ressurgir de onde menos se espera. Pode ser de dentro de uma cabine telefonica, vestidos com capas e mascaras, as vezes com as cuecas por cima das calças... mas o mais importante é que eles não nos abandonaram e nem vão nos abandonar jamais, porque super herói brasileiro é igual mosquito da dengue, pode até tomar uns tapas e sumir por uns tempos, mas quando menos se espera ele tá de volta. :roll::roll:

[]´s :pipoca: :pipoca: :pipoca:

alvaro.jrc
04/08/2009, 00:31

CAVESO, não vale chute nos bagos nem dedo no olho! :twisted:

Giovani
04/08/2009, 00:34
Bela comparação Giovani!

Um esportivo NATO, no topo da categoria, com um Stark...

Ferrari tem um propósito amigo.
Então... Um (1) propósito e vale mais de 1 milhão.

Pq então um carro de 95 mil precisa atender vários propósitos para justificar seu preço?

Meu, quem vende o carro é que tem que saber quanto ele custa, não acha? Compra quem quer e quem pode.

Quer comparar? Analisa bem o Troller e veja se não deveria custar uns 50 mil...

É bem por aí...

por isso resolvi intervir, para que as pessoas que aqui buscam informações não pensem que a Tac é uma empresa fantasma ou algo do tipo, que a Tac só nasceu para pegar dinheiro do BNDS ou que o Stark não existe pois só o tempo poderá dizer se isto é verdade ou não...até o momento sabemos muito pouco para afirmarmos qualquer coisa.
Nunca gostei da maneira como a TAC vem trazendo a coisa ao público. Anunciando, fazendo 2 ou 3 "lançamentos" ao ano e sempre adiando... Isso é péssimo para a imagem da empresa. Podem ter seus motivos, mas para quem vê de fora, fica duro de confiar. Isso é uma coisa.
O carro é outro papo. Pouco se viu, pouco se sabe sobre seus reais atributos. Mas já podemos encontrar alguns aspectos positivos e negativos, como qualquer outro 4x4. Quem vai comprar é que tem que saber se é adequado ao seu uso ou não. O que não dá é para sair taxando de "melhor" ou "pior".
Pior ainda, querendo ditar o preço do jipe!:parede:

[]'s

folgado
04/08/2009, 00:44
Mas ninguém está ditando o preço do jipe.
Só foi dito que 95 mil é muito caro comparado com o que o carro tem.
O jipe surge para concorrer com o outro jipe nacional (Troller). Ora, então temos que comparar não só o que ambos oferecem, mas também o quanto estão pedindo por eles. É natural, e não há nada de errado em achar que um é caro.

Giovani
04/08/2009, 00:50
Mas ninguém está ditando o preço do jipe.
Só foi dito que 95 mil é muito caro comparado com o que o carro tem.
O jipe surge para concorrer com o outro jipe nacional (Troller). Ora, então temos que comparar não só o que ambos oferecem, mas também o quanto estão pedindo por eles. É natural, e não há nada de errado em achar que um é caro.
Fora o motor, o que o Troller tem de mais caro do que o que está vindo no Stark?

[]'s

Ronaldo B.
04/08/2009, 01:01
É extremamente complicado falar de preço, ainda mais de preço de veículo 4x4 que ainda não foi lançado.

Normalmente a primeira coisa que fazemos é buscar algo para comparar e avaliar se o preço pedido é justo. É comum imaginar que o preço seja basicamente composto por custos fixos + variávies e no final define-se quanto se quer de markup e tá pronto o preço, mas não é bem assim.

O preço, entre outros objetivos, também pode e normalmente é usado para posicionar um determinado produto no mercado. Alguém já parou para pensar que pode (e deve) não ser interesse da TAC fabricar um 4x4 que possa ser colocado no mercado por R$ 40.000,00, mesmo que isso seja possível ??

[]´s

JEFFCATUNDA
04/08/2009, 01:20
Que bom que eu existo né negada?...

Se eu fosse que nem o STARK e não existisse, vocês iriam frescar com quem???

P.S: Obrigado Deunomato!

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
04/08/2009, 01:34
O preço, entre outros objetivos, também pode e normalmente é usado para posicionar um determinado produto no mercado. Alguém já parou para pensar que pode (e deve) não ser interesse da TAC fabricar um 4x4 que possa ser colocado no mercado por R$ 40.000,00, mesmo que isso seja possível ??

Ronaldo

Notei que tu tem conhecimento de marketing...eu tô a um bom tempo tentando dizer pro pessoal daqui que calcular o preço do carro é um complexo "jogo" de fatores e interesses...claro que ninguém aqui tem a obrigação de saber de mkt, mas se realmente quer questionar, poderia buscar um pouco de conhecimento sobre o assunto e, apos isso, saberia que a maioria dos carros, em termos físicos reais, não vale o que se paga...mas sim vale o que representa.

O jipe surge para concorrer com o outro jipe nacional (Troller).

Outra afirmação duvidosa...só pq é 4x4 não quer dizer que é concorrente...o Ecosporte 2.0 4WD é concorrente do Troller?

Pelas características do Stark, continuo achando que ele não quer se posicionar como concorrente direto do Troller...visto que o Troller já tem o seu mercado bem enraizado e tentar entrar nesse mercado seria muito difícil para o Stark...o fato de o Stark ser tubular, ter 2 amortecedores e 2 molas por roda, ter como opcional cintos de 5 pontas, precisar somente de 2 barras extras na gaiola para poder correr rallye me diz que o Stark poderia buscar um mercado de pessoas que procuram um 4x4 para fazer rallye e tbm usam o carro no dia-a-dia...e no Brasil só quem é claramente posicionado assim é a Mit com a TR-4...e nesse comparativo ditreto, o Stark por ser nacional, por ser a diesel, por ser (visualmente) bem mais robusto que a TR4, teria grandes chances de se dar bem...

Depois de todo esse blá blá blá, o que quero dizer que comparar o preço do Stark com o Troller ou tentar colocar um parâmetro, neste momente é puro chute pois não sabemos qual nicho de mercado que o carro quer pegar.

Se eu fosse que nem o STARK e não existisse, vocês iriam frescar com quem???

Baseado em que pode-se afirmar que o Stark não existe?

[ ]'s

Ronaldo B.
04/08/2009, 02:07
Chuck,

Formação de preço é uma das funções de marketing que eu considero como uma das mais dificeis porém mais interessantes.

No caso do mercado automotivo a coisa fica mais complexa ainda, porque além de todos os fatores que compõe o preço que são determinados pelo fabricante, tem alguns que não cabe ao fabricante definir, e que são responsáveis por boa parte do preço final, que são os impostos, mas nem quero entrar na parte de impostos pq aí caimos para o lado tributário, que já não é a minha praia.

Quando uma empresa opta pro fabricar um veiculo como o Stark, pode ser que ela pretenda entrar em um segmento já existente e disputar parte do mercado com outros carros, mas pode ser que ela vise atingir ou criar um novo nicho de mercado, que nada mais é que um segmento porém com poucos consumidores. Nesse caso, o preço é utilizado até como um diferencial, independente do produto "valer" ou não o quanto está sendo cobrado por ele, um tipico exemplo são os produtos de grifes vendidos em lojas como a Daslu, o que justifica o preço que custa uma bolsa ou um sapato nessa loja ??? Simples.... a exclusividade.

Então, pelo designe arrojado, por algumas soluções tecnológicas adotadas no projeto, e por vários outros fatores, eu tenho certeza que o Stark nunca será um carro produzido em larga escala e isso justifica o preço na casa dos R$ 80.000,00 ou R$ 90.000,00.

[]´s

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
04/08/2009, 02:31
Então, pelo designe arrojado, por algumas soluções tecnológicas adotadas no projeto, e por vários outros fatores, eu tenho certeza que o Stark nunca será um carro produzido em larga escala e isso justifica o preço na casa dos R$ 80.000,00 ou R$ 90.000,00.

Ronaldo

Eu li uma entrevista do Adolfo Cesar dos Santos (presidente da Tac) que vem ao encontro com tudo que tu disse...me parece que a entrevista é bem antiga, mas acredito que a idéia do posicionamento não mudou...bingo :concordo:

[ ]'s

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
04/08/2009, 02:46
Achei a matéria...não é antiga não...é de maio de 2008.

O link é esse: http://www.sitecharles.com/artigos/entrevista-tac-stark (http://www.sitecharles.com/artigos/entrevista-tac-stark)

Segua abaixo a matéria:

Forte e luxuoso é o novo carro brasileiro

terça-feira, 27/mai/2008, 21:34
http://www.sitecharles.com/blog/wp-content/uploads/adolfotac.jpg Entrevista com Adolfo Cesar dos Santos, formado em Engenharia Mecânica, com especializações em finanças e gestão. Fez carreira na área de fertilizantes da Petrobrás até que constatou a oportunidade de empreender na construção civil em Florianópolis (SC). Foi presidente do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção) e vice-presidente da FIESC (Federação das Indústrias de SC). Das inspirações de sua paixão de criança por carros, e de uma idéia que teve após um acidente, liderou a criação em Joinville de uma inovadora indústria automobilística nacional, a TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense S/A) e de um veículo esportivo de luxo, o Stark, que mesmo antes do seu lançamento já tem mais de 700 potenciais compradores.
O Eng. Adolfo fala com exclusividade ao SiteCharles.com sobre empreendedorismo, governança corporativa, mercado e marca de luxo, marketing de nicho e claro, sobre carros.
Por Charles A. Müller (http://www.sitecharles.com/charles), editor do SiteCharles.com.
Charles: Sua idéia de fazer o carro veio num acidente, verdade ou mito?
Adolfo: Verdade. Sou apaixonado por carros desde criança e pratico fora-de-estrada desde 1997, junto com minha esposa e navegadora. Em 2001, ocorreu um acidente em que nosso jipe ficou com o chassi torcido. Era um Suzuki Vitara, que eu mesmo preparei, pois era raro alguém usá-lo em trilhas naquela época. Foi necessário comprar outro jipe, procurei muito, achei veículos com defeitos e virtudes e disse: “vou fazer meu próprio jipe”. Coincidentemente, naquele mesmo ano, o presidente da FIESC fez um desafio aos empresários em lançar um produto de nicho em pequena escala na indústria catarinense e me convidou para coordenar este projeto. Eu era um dos vice-presidentes da entidade. A primeira idéia foi criar uma pick-up para substituir a Toyota Bandeirante, que estava deixando nosso mercado. Mas, uma pesquisa revelou baixo potencial de demanda para este carro. Já a idéia de um jipe fora-de-estrada para lazer agradou.
Quando foi criada a empresa?
A TAC só foi fundada em 2004, quando um grupo de empresários percebeu a viabilidade do projeto e fez os investimentos necessários para iniciarmos. Foram 2 anos para desmistificar a idéia que era impossível termos uma indústria brasileira de pequena escala, já que os históricos eram ruins.
Quem foram os primeiros sócios? Quantos a TAC tem hoje?
No início cinco. Eu, meu cunhado Fábio Waltrick, José Fernandes Xavier Faraco (presidente da FIESC na época), Jamiro Wiest (fabricante de autopeças), o Alcântaro Correa (atual presidente da FIESC). Depois, também entrou a empresa Fast Parts, que trouxe toda a parte de prototipagem. Outros empreendedores foram entrando e atualmente somos 82 sócios.
As ações da TAC estão no Segmento Novo Mercado da Bovespa?
Não. Criamos uma empresa S/A de capital fechado. Mas, já iniciamos com um sistema de gestão de excelência, inspirado neste segmento. Se, no futuro, for oportuna uma abertura de capital, estaremos prontos para um IPO dentro do modelo do Novo Mercado, com suas regras de governança.
Quais os princípios adotados de governança corporativa e qual o impacto disto na atração de investidores?
Isso é fantástico. Instituímos um Conselho Fiscal, mesmo não sendo obrigatório por lei, para termos desde já este cunho de transparência. Temos uma comunicação muito direta e sincera com os acionistas. Não se tem aquela situação de um dono ou de um sócio majoritário impondo decisões. Temos uma Assembléia que é soberana e um Conselho de Administração. Mesmo sendo um dos principais acionistas, me abstenho de participar do C.A., ao qual sou subordinado, pois estou na condição de presidente executivo.
Existe certa pressão em relação a este projeto?
Todo o desenvolvimento da TAC é seguido pela mídia, pois é a primeira vez que se faz um projeto deste porte seguindo todo o protocolo de uma montadora multinacional. Não só no projeto do carro, mas na tecnologia de gestão. Isto demanda muito tempo, embora o mercado seja mais imediatista. Tanto que, quando uma montadora anuncia um veículo poucos meses antes do lançamento, apresenta um projeto que estava em andamento há três ou quatro anos. Como noticiamos desde a idéia inicial, somos sempre cobrados pela mídia, sobre quando o carro estará pronto. Mas, temos que seguir todos os passos e entregar um produto de excelência. O nosso tempo é até menor que as multinacionais, por temos uma burocracia interna menor.
Mesmo de nicho, indústria automobilística requer escala. Vale o princípio de se ter muitos sócios para um negócio de maior escala é melhor do que poucos sócios?
Sim. Nosso primeiro grande valor é ter um projeto empresarial automobilístico catarinense viável, com excelência de gestão. Ele nasceu de uma idéia institucional da nossa indústria. Uma das decisões dos sócios originais foi pulverizar o capital, justamente para termos uma resposta do mercado. Se nós temos mais de 80 sócios, temos mais de 80 compradores de um carro que ainda vai existir. É sinal que o negócio está bem encaminhado. Ninguém compra ações de um negócio em que não acredita. Quanto à escala, Charles, você mesmo frisou, o produto é de nicho. Há uma escala bem diferente das grandes montadoras.
Mas em algum momento, com alguma escala, a produção deixa de ser artesanal.
Este é um ponto importante. Não é produção artesanal. Adotamos um sistema totalmente industrializado, de montadora pura, com 100% de terceirização dos componentes por indústrias que já dominam a tecnologia de cada componente. Este foi nosso grande desafio, conquistar fornecedores que dominem a tecnologia, que já forneçam para montadoras, e que nos atendam com baixa escala e com preço competitivo. Daí a moeda institucional e a visibilidade pesaram muito, geramos neles o interesse em se aliar conosco. Assim, o risco da operação cai muito pelo baixo custo fixo e por já nascer com uma produção industrializada.
Qual a previsão de operação e faturamento?
Nosso plano conservador é operar com 100 unidades ao mês, mas com o ponto de equilíbrio em 20 unidades, cobrindo assim o custo fixo, que será bem otimizado. A posição de preço ao cliente final ficará em torno de R$ 80 mil por unidade. Isto dá R$ 96 milhões de faturamento bruto anual.
Não posso fugir desta questão, quando o carro será lançado e liberado para venda?
Durante o ano de 2009.
Houve ampliação do cronograma de lançamento? Como é o motor do carro?
Estamos tomando, agora em Maio/2008, a decisão sobre o motor do veículo. A princípio seria um Volkswagen 1.8 flex (gasolina e álcool). Mas o fabricante descontinuou este modelo de motor específico e tivemos que estudar alternativas, atrasando a previsão de lançamento, que era para o final de 2007. Felizmente, nosso plano estratégico tem uma preocupação com a gestão de fornecedores e a visibilidade da TAC é tão boa que já havia três outros fornecedores interessados, além de uma nova opção da própria Volks e outra, de motor diesel, da Fiat, que estamos estudando. Diesel é uma ótima motorização para este segmento de mercado, jipe esportivo. O que obviamente não inibe a TAC de, no futuro, oferecer também uma versão flex.
Brasileiro gosta de carro. É verdade que existe certo fascínio do brasileiro em relação à indústria automobilística? O senhor, por exemplo, veio da construção civil.
Fui feliz empreendendo na construção, mas no caso da TAC, entrei nesta idéia de coração, foi uma mudança total de vida, a paixão pesou mesmo. Sou mais feliz agora.

Existe sim, um fascínio por carros. E certo ressentimento do brasileiro por não termos uma indústria nacional.
É algo que observamos. O consumidor até abre mão de certos atributos por ser um carro nacional. Claro que não pretendemos nos valer disto, pois apostamos num produto de excelência.
Tem gente com saudades da Gurgel?
Sim, e não é pouca gente. Gurgel, Puma, etc.. A nossa história de indústria automotiva sempre foi muito rica, criativa e original. A Gurgel teve o grande mérito de criar no Brasil um mercado de nicho, dos jipes de lazer. Mas, perdeu o foco quando resolveu fabricar carros populares, tentando competir com as grandes multinacionais. Estudamos este passado. Não cometeremos conhecidos erros e não enfrentaremos estes problemas históricos.
Quais os problemas históricos da indústria nacional?
O país foi prejudicado por um mercado fechado por muito tempo, sem acesso aos componentes, sem uma plataforma independente. Por exemplo, vários carros usando a base da Brasília, em que qualquer mudança da Volks nesta base deixava todos a ver navios. Outro problema foi o desenvolvimento empírico, sem projeto e a conseqüente produção artesanal, de alto custo e de baixa produtividade. Eu entrei para estudar este projeto com a premissa do que não seria possível fazer. Mas as pesquisas e o plano de negócio mostraram a viabilidade. Para diminuir riscos nos blindamos para evitar estes problemas históricos.
Era o menos otimista dos cinco sócios fundadores?Digamos o mais apaixonado e por conta disto, pela minha formação de engenheiro e gestor, entendo que a idealização deve ser confrontada pela realidade de mercado.

Se você entra com a paixão muito grande, você cria um filtro e não enxerga o que o mercado diz.
Tive que ser conservador, minha decisão nesta mudança radical de vida me exigiu isto. Tive que vender o projeto primeiro para mim.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
04/08/2009, 02:46
continuação...

Como foi a escolha do nome?
Foi um grande desafio. Sofremos e queimamos neurônios. O nome Stark significa forte, em alemão, e foi definido em 2006. O carro conceito que deu origem ao projeto é chamado de Trilha e o nome do projeto interno era A4. Para escolher o nome definitivo, criamos e selecionamos vários. Eu, sinceramente, tinha preferência por um nome brasileiro assim como o carro, uma palavra da língua portuguesa, mas não foi possível. Descartamos várias idéias por já terem donos, pois as montadoras trabalham com muitos nomes registrados com muita antecedência.
O Stark é posicionado no segmento de luxo. O senhor acredita que o Brasil tem mercado para novas marcas premium?
Sim, e muito. O mercado de luxo cresce cerca de 18% ao ano, desde 2000. E não é mais o mercado de ostentação, é um mercado de luxo para pessoas que compram pela boa relação custo-benefício, que agrega funções e diferenciais.
Marcas de luxo carregam décadas de tradição no caso de veículos e até séculos no caso de vinhos e relógios. O fato da marca Stark ser estreante no mercado luxo aumenta o desafio?
Sobremaneira, aumenta sim. Tanto que nosso plano estratégico foi de apresentar um projeto que chamasse muito a atenção e trouxesse para nosso carro a grife dos fornecedores de componentes. A TAC conquistou um respeito muito grande do mercado automotivo, tanto das grandes montadoras como dos fornecedores. Por exemplo, recebemos a vista do presidente mundial da GM, Ray Young. Ele elogiou a velocidade e a competência de todo o desenvolvimento do projeto. Existe uma tradição internacional entre as grandes montadoras, em se aliar às menores para projetos especiais de pequenos desenvolvimentos, tanto na Europa quanto nos EUA. Ele disse que não havia ninguém com este perfil na América Latina, até conhecer a TAC.
Qual o perfil do usuário de um veículo Stark?
Público classe A, pois se trata de um produto de luxo. Quanto à idade, não há faixa cronológica, nós chamamos de jovem estendido, que pode ter 25 ou 65 anos. É a pessoa com espírito jovem, esportivo, aventureiro e de bem com a vida.
Muita gente tem jipes e pick-ups grandes e luxuosas, mas nem pensa em sujar os pneus de lama. Sinceramente, o senhor acredita que o carro será mais usado dentro ou fora-de-estrada?
Sim, é fato pesquisado, entrevistamos mais de 600 proprietários de carros 4×4. A pesquisa apontou que 96% dos usuários planejam uso urbano e apenas 4% fora-de-estrada.

Agora, estes 96% de urbanos querem se apoiar na imagem do que os 4% de aventureiros fazem.
Tanto que 77% destes usuários urbanos nunca usaram a tração nas 4 rodas. Daí, nós ofereceríamos uma versão sem tração nas 4 rodas, e este público nos diz claramente que não compraria. Mesmo que não use, ele compra o potencial do carro. É o mesmo caso do dono de pick-up que raramente usa a caçamba para colocar alguma carga. É o que ocorre ainda com quem compra Ferrari no Brasil, pois não há onde acelerar este carro aqui.
Trata-se da projeção do “homem Marlboro” ou do “cowboy de asfalto”?
Muitos têm este desejo aventureiro, mas pelos compromissos do dia-a-dia urbano nunca poderão realizar. Mas, só o fato de comprar já o satisfaz. E tem mais uma coisa, essa onda de aquecimento global, do planeta sendo “consumido” cria uma angústia nas pessoas que não conseguem desfrutar mais da natureza.O veículo 4X4 permite este contato mais íntimo com as belezas naturais do nosso planeta.
Quem mais usará o Stark?
Além do homem esportivo, há o público feminino, que ainda pretendemos pesquisar melhor. A mulher gosta do design com as linhas orgânicas e da sensação de segurança, de ter um carro resistente, imponente, alto e atraente.
Por fora o carro é resistente, projetado para suportar lama e trilha. Mas, como fica o interior? Afinal, é um carro de luxo.
A proposta inicial não era essa, era de um carro aberto, com design espartano, posicionado em preço baixo (R$ 45 mil), como substituto ao jipe Willys, de trilha. Só que na pesquisa as pessoas disseram que este carro por este preço era caro, que eles queriam vidro elétrico, direção hidráulica, banco de couro etc. como produto de luxo, acima de R$ 70 mil. Veja como mercado se posiciona, veículo de R$ 70 mil não é caro, enquanto veículo de R$ 45 mil é caro. Não é uma questão de preço e sim de valor percebido. A pesquisa nos indicou que o ideal é posicioná-lo como marca “top”. Externamente o carro está mais do que aprovado e estamos trabalhando justamente no design do interior, para corresponder aos anseios desta faixa de público, para produto de luxo. Ainda não concluímos este desenvolvimento, mas em relação ao conforto e aos mimos, o carro trará boas surpresas.
Algumas marcas premium provocam uma identificação e uma relação social e até emocional com seu público. É o caso da Apple, da Beneton, da Harley-Davidson, da Lilica etc. A marca Stark pretende chegar a este tipo de relação?
Este é nosso grande sonho a longo prazo, seria nosso “nirvana” e disto dependerá a longevidade da marca. Não é uma tarefa fácil, tanto que os exemplos são poucos, conta-se nos dedos.
Já foi planejada a comunicação?
Temos uma visão estratégica e um estudo de marketing, indicando os caminhos seguir. Sabemos que não é a propaganda de massa em horário nobre da TV que vai nos levar ao público-alvo e sim um forte relacionamento, que nos permita ganhar indicações de clientes. Queremos ter uma proximidade com o público de maneira muito franca e aprender com ele como devemos nos comunicar.
Proprietários do veículo Stark participarão de algum clube, como ocorre com as motos da Harley-Davidson?
Sim. Só não sabemos ainda se vamos chamar de clube, mas nós pretendemos criar este meio de identificação social com a marca e de integração entre os clientes.
Existirão produtos acessórios do Stark (como kits de navegação) e souvenirs como miniaturas, lanternas e chaveiros? Talvez uma grife Stark, com produtos terceirizados ou licenciados?
Note que 2/3 do faturamento da Harley não é com as motos, é com a marca. Realmente isto nos inspira e está na nossa visão. E claro, precisamos criar para isto o valor da marca. O Stark já foi desenhado com uma pré-disposição para uma família de acessórios inovadores.
Já pensaram no primeiro mimo para o cliente?
Ainda não foi definido este detalhe.

Uma coisa que eu aprendi na minha trajetória profissional, sobre o que pensa o mercado, é jamais tentar adivinhar e sim perguntar.
Para isto existe pesquisa e existe relacionamento com o cliente. Já vi pessoas descartarem muitas canetas, chaveiros, pastas e outras bugigangas óbvias que ganharam e que não seriam úteis. Outra coisa que aprendi é sempre buscar gente competente para fazer.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
04/08/2009, 02:49
"A pesquisa apontou que 96% dos usuários planejam uso urbano e apenas 4% fora-de-estrada. Agora, estes 96% de urbanos querem se apoiar na imagem do que os 4% de aventureiros fazem."

Acho que essa frase resume o mercado off-road nacional. Acho que nós do fórum somos apenas 4% :cry:

[ ]'s

folgado
04/08/2009, 09:11
"A pesquisa apontou que 96% dos usuários planejam uso urbano e apenas 4% fora-de-estrada. Agora, estes 96% de urbanos querem se apoiar na imagem do que os 4% de aventureiros fazem."

2 amortecedores e 2 molas por roda, sendo que 96% usará o carro na cidade.
Isso é o que eu chamo de jogar dinheiro fora.
Há várias entidades assistenciais por esse Brasil afora precisando de dinheiro... é bem melhor que dar para os empresários da TAC.
Chego a conclusão que 96% dos compradores em potencial do Stark são idiotas.
Gastarão uma fábula para irem ao shopping com a namorada (que deve ser uma loira oxigenada) com um carro e parecerem aventureiros. Na prática nunca passaram por uma estrada de terra. Isso é ridículo: comprar para parecer o que não é...
O presidente da empresa deveria ter vergonha de dizer isso. Quem realmente é jipeiro não compra Stark, compra outro jipe. É isso que a pesquisa revela. E isso é compravado pelo nosso fórum: não há ninguém aqui dentro que pretende comprar um. Apareça quem está guardando dinheiro para comprar um...

alvaro.jrc
04/08/2009, 09:18
Apareça quem está guardando dinheiro para comprar um...

Folgado, não compro pois infelizmente está bem além do que eu posso pagar, mas deixe aparecer um Stark usado com uns 3 ou 4 anos de uso que eu compro sim.

Com certeza existem muitos outros "idiotas" que tb pensam como eu. :mrgreen:

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
04/08/2009, 09:19
Folgado

Pense 2x antes de falar de um assunto que não domine.

Isto que o presidente da Tac falou é apenas um reflexo do mercado e acontece grande parte dos veículos, principalmente na categoria de luxo.

Pensa comigo. O Brasil tem estradas boas???...Então pq uma pessoa compra uma Ferrari??? O Enzo Ferrari teria que ter vergonha de seu produto? Os donos de Ferrari são idiotas???

Não pense que com o Troller é diferente....muita gente compra sem nem saber o que é 4x4....a grande diferença do Stark e do Troller para os "adeventures " da vida é que o Stark e o Troller são off-road de verdade, enquanto os outros passam uma imagem que não condiz com a realidade.

No Brasil a grande maioria das pessoas compra carro pensando em mostrar pro vizinho...acho que somente 4% compra carro pensando em adquirir um meio de transporte.

[ ]'s

abreu
04/08/2009, 09:19
Fora o motor, o que o Troller tem de mais caro do que o que está vindo no Stark?

[]'s

Motor 3.0 de 163cv, 5 passageiros, 38 concessionários espalhados pelo Brasil, um carro consolidado, testado dia após dia por seus usuários, uma MARCA reconhecida pelo mercado, a tranquilidade que só uma multi-nacional como a Ford pode te oferecer, uma mecanica simples e compartilhada com a Ranger e com alguns outros carros, o que te dá tranquilidade e facilidade na hora da manutenção, capota de fibra removível, são algumas das várias vantagens que consigo ver no Troller.

Quero ver quando dono de Stark precisar de peças para o motor.
Sendo o unico carro nacional com este motor e sem NENHUMA rede de concessionárias, vai ser ótimo encontrar peças para este carro (e barato, pois vão ter que acabar na mão da concessionária Fiat).

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
04/08/2009, 09:22
O presidente da empresa deveria ter vergonha de dizer isso. Quem realmente é jipeiro não compra Stark, compra outro jipe.

O Troller tbm está na mesma categoria de veículos de luxo...e luxo não é só requinte...nos jipes o luxo está no valor...no BR pagar mais de R$ 50.000 em um carro já é luxo...inda mais quando esse carro for jogado no barro.

[ ]'s

abreu
04/08/2009, 09:26

E como eu nunca comprarei um carro como motor Fiat, sem rede de concessionárias, sem nenhuma garantia de que vou ter suporte a reposição de peças, pode ficar tranquilo Caveso, pode ficar tranquilo.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
04/08/2009, 09:26
O presidente da empresa deveria ter vergonha de dizer isso. Quem realmente é jipeiro não compra Stark, compra outro jipe.

No Br a Ford comprou a Jeep e logo depois fechou.

Quero ver quando dono de Stark precisar de peças para o motor.

Inicialmente serão fabricados 20.000 motores por mes na fábrica, pois grande parte vai para um outro veículo Iveco.

sem NENHUMA rede de concessionárias
Inicialmente será usado a rede de concessionárias Fiat.

[ ]'s

abreu
04/08/2009, 09:31
O Troller tbm está na mesma categoria de veículos de luxo...e luxo não é só requinte...nos jipes o luxo está no valor...no BR pagar mais de R$ 50.000 em um carro já é luxo...inda mais quando esse carro for jogado no barro.

[ ]'s

Essa porcentagem que você falou de 96% usa na estrada e apenas 4% no off-road não se imprega no Troller amigo...

Aqui no RN pelo menos não conheço uma só pessoa que não use o Troller como ele deve ser usado. Claro que nem todo mundo compete com ele, mas até hoje, todos que conheci andam pelo menos em uma beirinha de praia.

Abraços.

folgado
04/08/2009, 09:36
Chuck, parece que você ficou incomodado com o que falei :mrgreen:

Mas é verdade: Gastar uma grana para parecer o que não é ... pra mim é ser idiota.

Concordo com você em um ponto: também tem idiota que compra Troller, só para parecer. Mas a maioria, pelo menos os que conheço, o usam na terra.

Não concordo com a comparação falaciosa com a Ferrari, já feita por outro forista posts atrás. Não tem nada a ver a proposta da Ferrari com a do Stark.

folgado
04/08/2009, 09:38
Folgado, não compro pois infelizmente está bem além do que eu posso pagar, mas deixe aparecer um Stark usado com uns 3 ou 4 anos de uso que eu compro sim.

Com certeza existem muitos outros "idiotas" que tb pensam como eu. :mrgreen:

Tá vendo: é caro demais.

Álvaro, pelo seu histórico, você está dentro dos 4%, fique tranquilo :-D

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
04/08/2009, 09:49
Essa porcentagem que você falou de 96% usa na estrada e apenas 4% no off-road não se imprega no Troller amigo...

Essa procentagem é resultado de um estudo sobre o mercado 4x4 no Br...esses 96% devem ser os donos de Hilux, Pajeto Full, Cherokee, etc etc etc que compra um 4x4 zero Km por ser um carro grande, que passa segurança, etc etc etc

Chuck, parece que você ficou incomodado com o que falei

Se eu ficasse incomodado com as pessoas que falam o que não sabem , não estaria neste tópico...:mrgreen:

Mas é verdade: Gastar uma grana para parecer o que não é ... pra mim é ser idiota.

As pessoas com dinheiro sobrando gastam para ter o melhor...se vai usar ou não dai é outros 500...e foi essa a comparação com a Ferrari...no Brasil o carro é comprado para as pessoas que querem aparecerem, mas se a Ferrari não fosse boa, não teria esse status.

O status de off-road de verdade que o Troller tem deve-se ao fato de ele ser bom...e assim por diante.

[ ]'s

folgado
04/08/2009, 09:55
As pessoas com dinheiro sobrando gastam para ter o melhor...

É o caso do Stark ???? Você está dizendo que o Stark é o melhor ???

Como você se julga "o entendido", deve estar se referindo ao Stark mesmo.

Me desculpe "Doutor" Chuck, mas com a minha tamanha ignorância mercadológica, continuo achando que quem compra algo só para parecer o que não é, é um grande idiota. Quem compra Ferrari a compra para parecer o que é. É bem diferente.

Parabéns aos 4% que vão comprar o Stark para trilha... terão um ótimo carro.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
04/08/2009, 09:58
É o caso do Stark ???? Você está dizendo que o Stark é o melhor ???

Heheheh...deixa pra lá...quem entendeu, entendeu...abraços.

folgado
04/08/2009, 10:03
Heheheh...deixa pra lá...quem entendeu, entendeu...abraços.

É isso aí, deixa prá lá.. :-D

Chuck, quero dizer em público que não tenho nada contra você, viu? Se morasse perto sairíamos para dar risadas disso aqui.

Mas, amigos amigos, discussões forísticas à parte. belê? :concordo:

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
04/08/2009, 10:09
Folgado

A recíproca tbm é verdadeira.
Na verdade eu acho que se neste tópico só tivessemos pessoas com a mesma idéia, seja pró ouncontra, o mesmo não seria tão bom...quem tem um 4x4 só pode ser gente boa...e se vieres aqui pro Sul, me avisa que te espero com o Chimarrão :concordo:

Grande abraço

alvaro.jrc
04/08/2009, 10:15
Tá vendo: é caro demais.

Álvaro, pelo seu histórico, você está dentro dos 4%, fique tranquilo :-D

Realmente é caro, isso é fato! Mas ele é caro da mesma forma que:
O MARRUÁ é caro: R$ 100.000,00
O Troller é caro: 86.000,00
O Ecosport é caro: 65.000,00
O Jimny é caro: 56.000,00

Na verdade no Brasil TODO CARRO É CARO, independente de ser 4x4 ou não. Fora isso o poder aquisitivo do brasileiro é um dos menores do mundo.

Nos EUA um Wrangler custa $36.000,00 TOP DE LINHA. Fora o fato dele ser bem mais barato que qualquer similar no brasil o poder aquisitivo do americano é muito maior. Um garçom nos EUA tem uma renda proporcional maior que muito médico no Brasil.

alvaro.jrc
04/08/2009, 10:23
Todo produto tem um custo de desenvolvimento e um valor agregado pelo fato de ser inovador ou diferente do que já existe no mercado.

FAZENDO UMA COMPARAÇÃO TOSCA:

TV DE PLASMA, é uma merda, mas quando lançaram custava R$ 20.000,00 e vendia feito água, chegou a ser sinônimo de status ter uma porcaria dessas em casa. Hoje vc encontra por R$ 1.600,00 que era o preço das TVs de 33" de tubo de imagem na época que vendiam plasma a R$ 20.000,00. Isso sem considerar que a vida útil estimada de uma TV de plasma é no máximo 5 anos.

MESMA COISA ACONTECEU COM TV DE LCD E A MESMA COISA ESTÁ ACONTECENDO COM A TV DE OLED.

alvaro.jrc
04/08/2009, 10:28
Aqui no RN pelo menos não conheço uma só pessoa que não use o Troller como ele deve ser usado. Claro que nem todo mundo compete com ele, mas até hoje, todos que conheci andam pelo menos em uma beirinha de praia.
Abraços.

Abreu não adianta comparar Ceará e RN com o resto do Brasil pois o que aconteceu aí foi uma coisa bem atípica. Aí quase todo mundo tinha um carro de passeio e um Buggy fiber ou Selvagem na garagem para passear na praia, hoje estão optando por ter apenas o Buggy. :twisted:

folgado
04/08/2009, 10:41
Folgado

A recíproca tbm é verdadeira.
Na verdade eu acho que se neste tópico só tivessemos pessoas com a mesma idéia, seja pró ouncontra, o mesmo não seria tão bom...quem tem um 4x4 só pode ser gente boa...e se vieres aqui pro Sul, me avisa que te espero com o Chimarrão :concordo:

Grande abraço

É isso aí, garoto!!

Eu gosto de apimentar um pouco a discussão... fica mais interessante. :mrgreen:
Aliás, muita gente aqui do fórum gosta. É por isso que sou viciado nele rsrsrs
Mas jamais tive o intuito de criar inimigos.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
04/08/2009, 11:45
Eu gosto de apimentar um pouco a discussão...

Tbm gosto de apimentar as discussão pois tenho interesse direto em conhecer a reação dos consumidores, principalmente os mais exigentes (leia-se os fo fórum).

Não levo muito a sério conversas através de computador pois somente ao vivo é possível conhecer realmente a índole de alguém...e apesar dos meus longos debates contigo, com Abreu, com o Jeff, etc não tenho nenhum recentimentoapara com os mesmos...pois resumindo tudo, somos tudo iguais, somos jipeiros :concordo:

Carros 4x4 novos a venda no Brasil:

Marrua
BMW X5
Blazer
Tracker
Ranger
Honda CR-V
Hummer
S-10
Ecosport
Tucson
Vera Cruz
Grand Cherokke Sport
Grand Cherokke Larede
Santa Fé
Wrangler
Mohave
Sportage
Sorento
Defender 90, 110 e 130
Free Lander
Range Rover
Mahindra
Mit Airtrek
L-200
Pajero Full
Pajero Sport
Murano
X-Trail
Pathifinder
Gimny
Grand Vitara
Hilux
Rav4
Land Cruiser Prado
Troller
Etc
Etc
Etc
Etc

Agora quantos desses carros já foi pra trilha???
Ops..vamos peggar mais leve...quantos desses carros foi necessário o uso da tração 4x4??

Com certeza o Troller é a excessão da regra:concordo:
E acredito que o Jimny tbm possa ser assim tbm

[ ]'s

abreu
04/08/2009, 12:28
Abreu não adianta comparar Ceará e RN com o resto do Brasil pois o que aconteceu aí foi uma coisa bem atípica. Aí quase todo mundo tinha um carro de passeio e um Buggy fiber ou Selvagem na garagem para passear na praia, hoje estão optando por ter apenas o Buggy. :twisted:

Buggy este que da dor de cotovelo em um numero impressionante de pessoas!

E tem agente que tem até 2 buggy destes, um para trilha, outro para o dia-a-dia.

Interessante este buggy.

alvaro.jrc
04/08/2009, 13:19
Buggy este que da dor de cotovelo em um numero impressionante de pessoas! E tem agente que tem até 2 buggy destes, um para trilha, outro para o dia-a-dia. Interessante este buggy.

Tem gente que compra até Ecosport 4x4 e acha que comprou um Hummer H1!!! :odedo:

:pipoca:

Giovani
04/08/2009, 13:34

Acho que essa frase resume o mercado off-road nacional. Acho que nós do fórum somos apenas 4% :cry:
Não... Ultimamente temos visto muitos desses 96% aqui no fórum...

Motor 3.0 de 163cv,
Eu disse: "fora o motor".

5 passageiros,
No documento.

38 concessionários espalhados pelo Brasil, um carro consolidado, testado dia após dia por seus usuários, uma MARCA reconhecida pelo mercado, a tranquilidade que só uma multi-nacional como a Ford pode te oferecer,
Calma fio... a Troller está a quantos anos no mercado? 12?
A Troller começou com os PA's (Posto de Assitência), que nada mais eram que algumas oficinas bem meia boca...
E tô falando do carro, não da empresa.

uma mecanica simples e compartilhada com a Ranger e com alguns outros carros, o que te dá tranquilidade e facilidade na hora da manutenção, capota de fibra removível, são algumas das várias vantagens que consigo ver no Troller.
Até hoje vc não encontra com facilidade para comprar coroa, pinhão e semi-eixos do eixo dianteiro dos 1°s Trollers. Peças do câmbio então... Quem tem um desses tem que sair adaptando...
Analisa bem e veja se o Troller não é caro:
Chassi feito de perfil cortado e soldado. (dá pra fazer no quintal com uma policorte e solda mig)
Eixo rígido (é mais barato que um articulado)
Suspensão com molas de carro e amortecedor de caminhão (mais barata que uma independente)
Carroceria integral em fibra (baixo custo de produção)
Os 1°s à gasolina nada mais eram do que a receita de modificações feitas em Willys. Cópia de tudo que existe: suspensão de Engesa, carroceria de fibra, cara do Wrangler, motor AP, etc... Isso sim é fazer um carro com baixo investimento em estudo e desenvolvimento. Não tinha capota rígida, nem vidro elétrico. O Troller levou uns 10 anos para chegar no que é hoje.
Pode ser simples e bom, o que eu acho que é. Com todos seus defeitos, eu adoro o Troller, nunca disse o contrário.
Mas "afirmar" que o Stark é inferior em relação ao Troller, pó pará! O Stark está "anos luz" à frente do que foi o 1° Troller. Se a empresa está começando assim, imagine depois que o carro rodar e vier a consequente evolução.
Não vem ao caso, mas se quiser posso enumerar os problemas crônicos do Troller. Inclusive nesse "espetacular" motor 3.0. e no câmbio de cristal...

[]'s

Ricardo Passoni
04/08/2009, 13:38
Se não fosse o preço salgado ia vender mais , mas como mira no Troller , creio que este seja mais carro , mas sem um teste ainda não da para falar , alem do que tem que ter nas ruas rs!
Valeu

alvaro.jrc
04/08/2009, 14:03
Mas "afirmar" que o Stark é inferior em relação ao Troller, pó pará! O Stark está "anos luz" à frente do que foi o 1° Troller. Se a empresa está começando assim, imagine depois que o carro rodar e vier a consequente evolução.
Não vem ao caso, mas se quiser posso enumerar os problemas crônicos do Troller. Inclusive nesse "espetacular" motor 3.0. e no câmbio de cristal...

[]'s

É exatamente isso que a maioria dessa galera do contra não entende. Pô o Troller começou como um aglomerado de coisas que tinha no mercado, juntou tudo e começou a vender. A única coisa que ele precisou desenvolver foram as fôrmas em negativo para a a fibra, a um custo incrível de que? Uns R$ 5.000,00??? Não desenvolveu absolutamente NADA!

Hoje é um jipe de respeito pela boa opção que fez nos eixos, motor, etc... Mas mesmo assim não tem absolutamente NADA de novo.

Comparem um Troller RF Sport com um Stark, até mesmo aquela versão pré lançamento que vinha ainda com motor AP 1.8 e diz que está anos luz adiante. :concordo:

abreu
04/08/2009, 14:38
Não... Ultimamente temos visto muitos desses 96% aqui no fórum...

Eu disse: "fora o motor".

No documento.

Calma fio... a Troller está a quantos anos no mercado? 12?
A Troller começou com os PA's (Posto de Assitência), que nada mais eram que algumas oficinas bem meia boca...
E tô falando do carro, não da empresa.

Até hoje vc não encontra com facilidade para comprar coroa, pinhão e semi-eixos do eixo dianteiro dos 1°s Trollers. Peças do câmbio então... Quem tem um desses tem que sair adaptando...
Analisa bem e veja se o Troller não é caro:
Chassi feito de perfil cortado e soldado. (dá pra fazer no quintal com uma policorte e solda mig)
Eixo rígido (é mais barato que um articulado)
Suspensão com molas de carro e amortecedor de caminhão (mais barata que uma independente)
Carroceria integral em fibra (baixo custo de produção)
Os 1°s à gasolina nada mais eram do que a receita de modificações feitas em Willys. Cópia de tudo que existe: suspensão de Engesa, carroceria de fibra, cara do Wrangler, motor AP, etc... Isso sim é fazer um carro com baixo investimento em estudo e desenvolvimento. Não tinha capota rígida, nem vidro elétrico. O Troller levou uns 10 anos para chegar no que é hoje.
Pode ser simples e bom, o que eu acho que é. Com todos seus defeitos, eu adoro o Troller, nunca disse o contrário.

[]'s

Epocas diferentes meu querido...
Não queira comprar um Monza 1996 com um Honda Civic 2010.

O Troller quando lançado em 1996 era um pobre coitado mesmo, estrutura tubular, motor AP a gasolina, mas para epoca, era aceito!

Estamos em meados de 2010, o mercado EVOLUIU, hoje aquele tipo de carro não é mais aceito.

Dizer que o primeiro Troller era uma modificação do Willis mostra o quanto você conhece do carro. Giovani, o primeiro Troller tinha estrutura tubular, o que isso tem haver com um Willis?
Quanto a suspensão copiada do Engesa, então quer dizer que foi a Engesa que descobriu o Eixo Rigido com barras Panhard? Kkkkkkk...

Quanto ao cambio de cristal, será que é mesmo culpa do cambio ou o uso que os donos dão aos carros? Nunca vi Troller com pneus originais quebrar o cambio.
E falando nele, se a culpa é mesmo do cambio, pq não vemos Ranger, Explorer, S-10, X-Terra, Blazer e Frontier com o cambio quebrado tambem? Todos esses carros usam uma variação do mesmo cambio do Troller caro Giovani. Só que nenhum deles tem sido usado como se usa um Troller, por conta das limitações que eles possuem.

E como sempre digo, cada dia mais me impressiona o poder que o Troller tem de causar dor de cotovelo nas pessoas! =)

Abraços.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
04/08/2009, 14:40
O que o Alvaro e o Giovani querem dizer é que, se comparadas as fases, o Stark ans luz a mais de chances de dar certo.

Ninguém aqui acha o Troller ruim. Todos sabemos que agora o carro é muito bom.

Ninguém aqui tá tentando blindar o Stark de críticas, mas o que ocorre é que se essas mesmas críticas fossem feitas no início do Troller, não sei se o mesmo ainda estaria existindo.

Imaginemos que a Tac vai lançar o Troller 1998 e vamos falar do carro. bahhhh...ia dar até pena.

Por isso é que eu, como um incentivador do off-road, só pesso um pouco de bom senso, mais nada...podem falar das coisas que não gostaram do carro, pois se a crítica realmente tiver nexo, a discussão aqui só vai servir para mostrar para a Tac o que pode ser melhorado.

[ ]'s

abreu
04/08/2009, 14:41

[]'s

Pois é amigo, opnião é opnião.

E na minha ele é sim inferior ao Troller, logo deveria custar menos, para brigar com TR4 e afins.

Motor Fiat, extrutura tubular (esta sim é de fundo de quintal, me lembra gaiolas, kart-cross e afins), espaço para apenas 4 passageiros...

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
04/08/2009, 14:47
extrutura tubular

Me lembra carros da Nascar, da Stock Car e de Rock Crawling :mrgreen:

[ ]'s

folgado
04/08/2009, 16:45
Se a empresa está começando assim, imagine depois que o carro rodar e vier a consequente evolução.

Atenção, Atenção !!!

Potenciais compradores do Stark:

Não comprem o jipe agora...

esperem a consequente evolução....

:pipoca: :pipoca: :pipoca:

P.S. Quando digo agora, quero dizer setembro... ou outubro... ou sei lá quando... rsrsrsrs

Elmer_Jeep
04/08/2009, 16:53

Giovani, pode dar continuidade na listinha aqui: "O Troller é conhecido aqui pelas centenas de defeitos que tem" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53626&page=2)

[]'s

cRiPpLe_rOoStEr
04/08/2009, 16:55
A homologação de uma direção custa mais de 1 milhão

desse milhão quanto vai de propina?:odedo: brincadeiras à parte, será que é um custo justo?

neilsonhenriques
04/08/2009, 17:03
Ainda bem que agora é off-topic ! :twisted:

Li na assinatura de alguém aqui no fórum que o melhor 4x4 não é comprado, ele é feito pessoalmente. Não era com essas palavras, mas, o sentido era esse e faz sentido.

Alguns carros podem ser O SEU "melhor 4x4" (Defender, Troller, Samurai, Vitara, etc e futuramente [?] o Stark), outros não e isso é totalmente pessoal.

Gostaria de contrapor o argumento do Folgado de quem compra um carro 4x4 e não usa essa capacidade é idiota.

Como faço parte (isso mudará !) dos 96%, justifico que comprei um Discovery 3 porque:

1 - Seguro, bom motor e sendo um 4x4, é mais resistente.
2 - 4x4 para quem não sabe dirigir um 4x4. É só virar o botão que o carro te ajuda. Não faz tudo, mas, a eletrônica é uma grande mão na roda ! Já atolei o TR4 (reduzido e com pneus AT) indo pra fazenda em pontos onde o Discovery 3 passa sem reduzida com pneus de asfalto. E não é demérito do TR4. Eu que não sei dirigí-lo. Preciso mesmo da assistência.
3 - Confortável, espaçoso e muito, muito, muito bonito.

Não comprei só porque ele é 4x4 e carrega essa áurea aventureira.
E ele é uma merda pra ir pro shopping. Muito alto. Tem lugares que se esquecer de abaixar a suspensão perde a antena do teto. Horrível de achar uma vaga e manobrar. :evil: Na cidade vou com o Honda Fit. :dance:

O Stark tem pontos negativos, mas gente, vamos pegar mais leve. É UM PROJETO. Não é um carro, ainda. Tenho certeza que se a TAC estiver lendo o fórum, já anotou uma dúzia de opiniões que valem a pena.

Só penso (é particular) que pelo preço especulado ele está muito caro porque competirá com outros carros (até pick-ups) de marcas e modelos já consolidados e desenvolvidos. É fato ! A TAC precisa mudar o discurso de "um carro de R$ 40 mil é caro e outro de R$ 90 é barato" ou talvez nunca haja economia de escala pra cair o custo.

Se o carro vai conseguir subir no pau-de-sebo com pneu de asfalto ... ... ... ... ... ... ... ... ... :pensativo: :pipoca:

Abraços,
Neilson

Prieto 4x4
04/08/2009, 17:11
O que encarece demais o carro é o motor diesel.
Já que dizem ter uma parceria com a Fiat, seria interessante uma versão com um "motorzinho" Flex 1.8...
Acho que chegaria num preço bem interessante.

cRiPpLe_rOoStEr
04/08/2009, 17:22
O que encarece demais o carro é o motor diesel.
Já que dizem ter uma parceria com a Fiat, seria interessante uma versão com um "motorzinho" Flex 1.8...
Acho que chegaria num preço bem interessante.

se iam fazer com o ap poderiam msm fazer com o 1.8, mas aí ja teria que comprar da gm... se fosse para ficar na linha 100% fiat poderiam usar o 1.9 do linea...

Ronaldo B.
04/08/2009, 18:19
Chuck,

Excelente a reportagem com o presidente da TAC, agora está bem claro qual o posicionamento de mercado do Stark. :concordo:

[]´s

leo cabral
04/08/2009, 18:52
Motor Fiat, extrutura tubular (esta sim é de fundo de quintal, me lembra gaiolas, kart-cross e afins), espaço para apenas 4 passageiros...

Estrutura tubular lembra o buggy RF ou melhor dizendo Troller RF...

Uma obra prima das industria de gambiarras de fundo de quintal...:palmas::palmas::palmas:

Concorda Abreu????

Giovani
04/08/2009, 20:39
Estamos em meados de 2010, o mercado EVOLUIU, hoje aquele tipo de carro não é mais aceito.
Ainda bem.

Dizer que o primeiro Troller era uma modificação do Willis mostra o quanto você conhece do carro. Giovani, o primeiro Troller tinha estrutura tubular, o que isso tem haver com um Willis?Quanto a suspensão copiada do Engesa, então quer dizer que foi a Engesa que descobriu o Eixo Rigido com barras Panhard? Kkkkkkk...
Fio... entenda o que vc quiser. Vc distorce tudo mesmo. Não vou mais cansar minha beleza explicando...

Quanto ao cambio de cristal, será que é mesmo culpa do cambio ou o uso que os donos dão aos carros? Nunca vi Troller com pneus originais quebrar o cambio.
E falando nele, se a culpa é mesmo do cambio, pq não vemos Ranger, Explorer, S-10, X-Terra, Blazer e Frontier com o cambio quebrado tambem? Todos esses carros usam uma variação do mesmo cambio do Troller caro Giovani. Só que nenhum deles tem sido usado como se usa um Troller, por conta das limitações que eles possuem.
Claro, isso explica tudo. :rolleyes: Vc sabe que "variação" é essa?
Só mais uma, mas não se acostuma:
A Ranger tem uma relação de 4,08:1 na 1ª marcha, contra 4,473:1 na 1ª marcha do Troller. Se olhar no catálogo da Eaton, verá que esses câmbios têm uma diferença de capacidade máxima de torque, sendo de 420Nm na Ranger e 380Nm no Troller. E qual é o torque despejado pelo 3.0? 380Nm! Soma-se um diferencial mais curto no Troller, 4,09:1 contra 3,53:1 na Ranger, que aumenta o "coice" da arrancada e vc estará usando um câmbio nas faixas de tolerância da sua resistência. Aí o cara mete uns 33" mud que gruda no chão e tá feito o estrago. A Eaton fez a sua parte e deixou o "fusível" do câmbio do lado de fora.
O que quebra é o eixo principal, onde faz a ligação com a t-case. Na S-10/Blaser esse eixo tem o diâmetro maior. Na Ranger (e Troller 3.0) é o mesmo desde o motor 2.5. Hoje usa um 3.0.
Compare:
Motor 2.5: 115 cv a 3800 rpm e 29.0 kgfm a 1600 rpm
Motor 3.0: 163 cv a 3800 rpm e 38,7 kgfm (380Nm) 1600 até 2200
São 48 cv e quase 10 Kgfm de torque à mais. O Troller sai de fábrica com o câmbio "no limite". Pq não quebra sempre? Pq raras vezes se usa o torque máximo na arrancada. E o eixo não quebra em 1 arrancada. Ele vai criando fissuras, às vezes se abre o câmbio por outro motivo e está lá o eixo, cheio de rachaduras. É um bom presentinho "surpresa" para quem compra um Troller de 2ª mão.

Numa Pajero Full por exemplo, o mesmo eixo chega ser 3x maior. Isso só garante uma boa imagem ao produto, que vai aguentar condições severas de uso.
Por todas as quebras de câmbio que já ocorreram, a Troller poderia fazer um up grade por algo mais forte. Independente das quebras serem por "culpa" dos donos.:rolleyes: Eles estão carecas de saber que se usa pneus 33" ou maiores. E o jipe é pra quê afinal?
O ponto fraco (fusível) de uma transmissão jamais deveria ser um componente interno, que causa ainda a "explosão" da t-case. Que quebre uma cruzeta ou mesmo o semi-eixo, já que é flutuante, mas não o câmbio.

[]'s

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
04/08/2009, 20:43
Chuck,

Excelente a reportagem com o presidente da TAC, agora está bem claro qual o posicionamento de mercado do Stark. :concordo:

[]´s

Ronaldo

O texto bate certinho com o que tu disse. Desde o início do projeto eu notei a existência de um estudo e planejamento sérios e bem fundamentados...por isso que sempre acreditei que o carro iria chegar, apesar da demora.

[ ]'s

Breno Costa
04/08/2009, 20:45
Breno,

Sem querer desmerecer nada, mas o do Troller 2009 as manoplas e o volante são do EcAsport!!! Se não me engano.

Muda alguma coisa pra voce???:concordo:

Mas pensa so O Troller é mais barato que esse, esse TAc stark vai sair a 90000 reais o troller aqui por manaus sai a 80 mil -+.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
04/08/2009, 23:19
Breno

Sem falar em posicionamneto de mercado, que ai já é uma outra novela...

...mas mercadologicamente falando, seria impossível fabricar um carro em menor quantidade e com preço mais baixo do que um carro fabricado em maior quantidade.

Se formos restaurar um Jeep Willys do 0, com todas as peças novas, e com todos os itens que tem um Troller, com certeza passariamos facilmente da casa dos R$ 100.000.

Pq comprar em um atacado é mais barato que comprar no varejo? Pq quem compra mais, consegue menor preço...com a industria automobilística tbm é assim...e é por ese motivo que cada vez mais carros "diferentes' dividem a mesma planta...para terem mais peças iguais...e quanto mais peças iguais, o número de peças fabricadas será maior...e fabricando mais peças, mais baixo será o custo da produção da mesma...

[ ]'s

abreu
04/08/2009, 23:51
Ainda bem.

Fio... entenda o que vc quiser. Vc distorce tudo mesmo. Não vou mais cansar minha beleza explicando...

Claro, isso explica tudo. :rolleyes: Vc sabe que "variação" é essa?
Só mais uma, mas não se acostuma:
A Ranger tem uma relação de 4,08:1 na 1ª marcha, contra 4,473:1 na 1ª marcha do Troller. Se olhar no catálogo da Eaton, verá que esses câmbios têm uma diferença de capacidade máxima de torque, sendo de 420Nm na Ranger e 380Nm no Troller. E qual é o torque despejado pelo 3.0? 380Nm! Soma-se um diferencial mais curto no Troller, 4,09:1 contra 3,53:1 na Ranger, que aumenta o "coice" da arrancada e vc estará usando um câmbio nas faixas de tolerância da sua resistência. Aí o cara mete uns 33" mud que gruda no chão e tá feito o estrago. A Eaton fez a sua parte e deixou o "fusível" do câmbio do lado de fora.
O que quebra é o eixo principal, onde faz a ligação com a t-case. Na S-10/Blaser esse eixo tem o diâmetro maior. Na Ranger (e Troller 3.0) é o mesmo desde o motor 2.5. Hoje usa um 3.0.
Compare:
Motor 2.5: 115 cv a 3800 rpm e 29.0 kgfm a 1600 rpm
Motor 3.0: 163 cv a 3800 rpm e 38,7 kgfm (380Nm) 1600 até 2200
São 48 cv e quase 10 Kgfm de torque à mais. O Troller sai de fábrica com o câmbio "no limite". Pq não quebra sempre? Pq raras vezes se usa o torque máximo na arrancada. E o eixo não quebra em 1 arrancada. Ele vai criando fissuras, às vezes se abre o câmbio por outro motivo e está lá o eixo, cheio de rachaduras. É um bom presentinho "surpresa" para quem compra um Troller de 2ª mão.

Numa Pajero Full por exemplo, o mesmo eixo chega ser 3x maior. Isso só garante uma boa imagem ao produto, que vai aguentar condições severas de uso.
Por todas as quebras de câmbio que já ocorreram, a Troller poderia fazer um up grade por algo mais forte. Independente das quebras serem por "culpa" dos donos.:rolleyes: Eles estão carecas de saber que se usa pneus 33" ou maiores. E o jipe é pra quê afinal?
O ponto fraco (fusível) de uma transmissão jamais deveria ser um componente interno, que causa ainda a "explosão" da t-case. Que quebre uma cruzeta ou mesmo o semi-eixo, já que é flutuante, mas não o câmbio.

[]'s

Giovani, eu já quebrei 2 caixas de marchas do Troller e uma de redução.
Conheço bem elas por dentro, cada componente, cada engrenagem...

Tenho 2 caixas inteiras hoje aqui comigo, que comprei para retirar peças e usar no Troller.
Uma é de Ranger, muito parecida com a do Troller.
Outra é da Explorer, exatamente igual a do Troller.

Na Ranger, existe 2 variações de caixa, dependendo do ano dela. Uma com margem nominal de 440Nm e outra com 460Nm.

Na Explorer e no Troller são sempre de 480Nm.

Quando quebrei a primeira vez minha caixas de marcha, fui atrás de soluções, entrei em contato com a Eaton, pesquisei bastante.

Segundo o engenheiro da EATON, Wilson Roberto, responsável pelo desenvolvimento dos câmbios da Ranger e Troller 3.0 na Divisão Truck Components, estes são valores de segurança, acima do qual a chance de problemas na 1ª e 2ª marchas desse componente começa a crescer, mas não quer dizer que o câmbio submetido a um torque acima de 480Nm vá quebrar.

Lembrando que nesses cambios, o valor refere-se ao eixo secundário, que é como um fusível da caixa de marchas. É o ponto mais fraco, que se sacrifica para preservar as engrenagens.

A maior prova disto são os Troller rodando por ai normalmente com os chip da Reiko, com até 64Kgfm de torque sendo jogados na caixa de marchas. É só saber usar.

Fico triste em ler um comentário tão infundado vindo de um moderador. =(

Mas, precisando de exclarecimentos sobre o Troller, fique a vontade.
Estou no 3º , no momento com 2, já passei por muita coisa com ele, conheço bem sua mecanica e manutenção.

Abraços.

abreu
04/08/2009, 23:57
Estrutura tubular lembra o buggy RF ou melhor dizendo Troller RF...

Uma obra prima das industria de gambiarras de fundo de quintal...:palmas::palmas::palmas:

Concorda Abreu????

Plenamente!

Um carro que foi produzido até 1997, 12 anos atrás, com valor de 20 e poucos mil reais.
Foi um começo, com muitos erros e defeitos, mas foi um começo!

Mas começar assim em meados de 2010 e custando 90mil reais?
Putzz...

Loras
05/08/2009, 00:16
Plenamente!

Um carro que foi produzido até 1997, 12 anos atrás, com valor de 20 e poucos mil reais.

Putzz...

Hum...:pensativo:

Proporção.

R$20.000,00 reais em 1997, equivalem a quantos reais hoje?:?:

Inflação, correção monetária, etc.

Sou médico. Por favor chamem um economista.

Uma Defender 90 em 1997 custava por volta de R$35.000,00. Hoje custa R$105.000,00

Um Troller em 1997 custava um pouco menos, por volta de R$30.000,00. Hoje custa R$80.000,00.

Qual o custo da tecnologia de 1997? Qual o custo da tecnologia hoje?:?:

Sinceramente, espero que o Stark seja um sucesso.:palmas:

"Um começo, com muitos erros e defeitos, mas será um começo."

Abraço,

Ronaldo B.
05/08/2009, 00:27
Plenamente!

Putzz...

Primeiro atualiza esses 20 e poucos mil reais pelo período de 12 anos, depois compara as diferenças tecnológicas entre os dois modelos e por último compara a proposta de cada um deles, vc vai ver que essa diferença de preço não é tão grnade assim.

Tô começando a achar que alguns meninos aqui andaram fazendo algum curso rápido via internet do tipo "Como falar com propriedade sobre coisas que se desconhece".... :rolleyes: Já disse e vou repetir, se querem discutir sobre preço, primeiro aprendam um pouco sobre marketing, senão a discussão vai ser eternamente na base da comparação com o bugão, ou seja, uma conversa vazia. :concordo:

[]´s

PS: Aprender um pouco sobre matemática financeira também ajudaria a entender a variação do valor do dinheiro com o decorrer do tempo ... :pipoca::pipoca:

Ronaldo B.
05/08/2009, 00:37
Hum...:pensativo:

Proporção.

R$20.000,00 reais em 1997, equivalem a quantos reais hoje?:?:

Inflação, correção monetária, etc.

Sou médico. Por favor chamem um economista.

Considerando R$ 20.000,00 aplicados por um período de 12 anos, com uma taxa de juros de 10% ao ano (pésssima aplicação), no final do período teríamos aproximadamente R$ 63.000,00 .... por um bugão de plástico, com motor AP... :putz::putz::putz:

[]´s

CAVESO
05/08/2009, 00:38
Seguindo o raciocínio dos troleiros....

Se o troller começou com chassis tubular e motor AP e chegou ao "Graal" dos jipes, então, sendo o primeiro Stark muito melhor que o primeiro troller, daqui a alguns anos o jipe catarinense será o melhor jipe do mundo???????? :pensativo:

Ronaldo B.
05/08/2009, 00:41
Seguindo o raciocínio dos troleiros....

Se o troller começou com chassis tubular e motor AP e chegou ao "Graal" dos jipes, então, sendo o primeiro Stark muito melhor que o primeiro troller, daqui a alguns anos o jipe catarinense será o melhor jipe do mundo???????? :pensativo:

Só faltam falar que o bugão foi projetado e construido pelo Chuck Norris !!!!:mrgreen:

[]´s

JEFFCATUNDA
05/08/2009, 01:11
Tenho uma nova proposta:

Já que so falam de troller por aqui... e do STARK que ainda não existe....

DESTA FORMA PROPONHO QUE O TÓPICO SEJA MOVIDO PARA A ÁREA DOS TROLLERS...

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
05/08/2009, 01:39
A uns 10 anos atrás nunca imaginaria que teriamos um tópico discutindo sobre 2 projetos de 4x4 nacionais...

..e viva a acelerada evolução do mercado 4x4 no brasilis :dance: :dance: :dance:

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
05/08/2009, 01:41
Sem contar no Marruá née...:mrgreen::dance::mrgreen::dance:

CAVESO
05/08/2009, 01:58
A uns 10 anos atrás nunca imaginaria que teriamos um tópico discutindo sobre 2 projetos de 4x4 nacionais....

..e viva a acelerada evolução do mercado 4x4 no brasilis :dance: :dance: ...

Sem contar no Marruá née...:mrgreen::dance::mrgreen::dance:

E ninguém imaginaria que um jipe de 10 anos atrás seria tão atual em pleno século XXI......

leo cabral
05/08/2009, 04:57
Tenho uma nova proposta:

DESTA FORMA PROPONHO QUE O TÓPICO SEJA MOVIDO PARA A ÁREA DOS TROLLERS...

Jeff , admiro um cara que leva tanta bordoada em um tópico e mesmo assim insiste em comentar ainda. :palmas::palmas::palmas:

Que venha mais durepox e camels para a nossa diversão!:concordo::concordo::concordo:

leo cabral
05/08/2009, 05:03
Incrível que para o AbreU ,o bugão Troller pode em mais de 12 anos ter vindo evoluindo sem nenhum planejamento , simplesmente jogando os defeitos para o cliente e solucionando com o passar do tempo.

Já o Stark tem que nascer perfeito, coisa que o bugão da Ford está bem longe de ser.:(:(

alvaro.jrc
05/08/2009, 05:24
Deixa o Abreu comprar o Stark que, como ví no outro tópico, ele vai conseguir subir pau de sebo usando pneu de asfalto.......

Mas o Abreu está certo "como sempre" afinal de contas o melhor jipe do mundo é aquele que nós temos na garagem. :mrgreen:

Estou começando a achar que a explicação de tudo isso foi a mesma explicação que eu dei no tópico sobre PKPS há alguns meses atrás, quando falei da Dodge Ram.... Com certeza o amigo CAVESO lembra dessa teoria. Lembra Veggi???? :mrgreen:

Abreu, só Freud explica esse complexo de pp. :odedo:

O Troller é um jipe MUITO BOM, MAS NÃO É PERFEITO, É MUITO BOM MAS JÁ FOI UMA VERDADEIRA MER........DA.........

folgado
05/08/2009, 08:42
se querem discutir sobre preço, primeiro aprendam um pouco sobre marketing

Ué, para discutir preço tem que fazer curso de marketing?

Quem melhor entende de preço é o consumidor que ganha seu dinheiro suadamente. Esse sim, analfabeto ou phd, sabe o que é caro ou barato, pois teve que batalhar cada centavo do seu salário. Ele, que não ganhou nada do papai, poderá dizer se o pãozinho ou o Stark estão caros ou baratos.

Mais uma vez peço desculpas pela minha gigantesca ignorância mercadológica, mas vejo o preço pelo ângulo do consumidor, o que pra mim é o que realmente importa.

folgado
05/08/2009, 09:09
Uma Defender 90 em 1997 custava por volta de R$35.000,00. Hoje custa R$105.000,00

Esqueceu de dizer que ela deixou de ser produzida no Brasil, e agora só importando, e que o motor é outro bem mais moderno.

Aliás, esse pessoalzinho da Land Rover é picareta mesmo. Ao invés de iniciar a produção da Série I, deveria ter esperado 60 anos para evoluir o projeto internamente, e só então, lançar um carro moderno como a Defender atual. Lançar a Série I foi um total desrespeito ao consumidor, tanto é que tiveram que evoluir com o projeto para chegar ao modelo atual, ou seja, os primeiros consumidores foram desrespeitados.

Não e isso que estão falando do Troller?

Só espero que o Stark não demore 60 anos para ser lançado.

Me desculpem os "entendidos" e "Doutores" em marketing, economia financeira e o escambau...

neilsonhenriques
05/08/2009, 12:30

Do jeito que anda ... :mrgreen:

Giovani
05/08/2009, 13:17
Giovani, eu já quebrei 2 caixas de marchas do Troller e uma de redução.
Tenho 2 caixas inteiras hoje aqui comigo, que comprei para retirar peças e usar no Troller.
Precisa dizer mais?

Seja feliz amigo!

[]'s

CAVESO
05/08/2009, 13:51
Esse é o Abreu que conheço: destruiu 2 caixas de troller mas o jipe continua sendo indestrutível..... :mrgreen:

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
05/08/2009, 13:55
Ué, para discutir preço tem que fazer curso de marketing?

Quem melhor entende de preço é o consumidor que ganha seu dinheiro suadamente. Esse sim, analfabeto ou phd, sabe o que é caro ou barato, pois teve que batalhar cada centavo do seu salário. Ele, que não ganhou nada do papai, poderá dizer se o pãozinho ou o Stark estão caros ou baratos.

Mais uma vez peço desculpas pela minha gigantesca ignorância mercadológica, mas vejo o preço pelo ângulo do consumidor, o que pra mim é o que realmente importa.

Folgado

Entendo perfeitamente a tua argumentação e concordo contigo que o consumidor é quem sabe se tal produto cabe oou não em SEU bolso...

...mas o que eu acho que o Ronaldo quis dizer é que para se estipular o preço de um produto, é necessário SIM um amplo estudo, baseado em conhecimento técnico, baseado em estudos, etc...e uma pessoa sem tal conhecimento não terá capacidade de saber qual o valor correto para tal produto....

Qualquer um aqui pode dizer se para o seu bolso o Stark é cara ou não, mas para se discutir se o preço estabelecido pelo fabricante é coerente ou não, é necessário sim ter um bom conhecimento de marketing ou, se realmente gostou do assunto, fazer um curso no Sebrae, pois a temática é tão complexa que existem cursos direcionados para tal assunto...

...por baixo, para se estabelecer o preço de um produto é necessário saber:

o ciclo de vida do produto
o público alvo que tal produto quer focar
os concorrentes
os custos de produção
as margens de lucro estipuladas
a economia do local onde será vendido
os tributos gastos na fabricação do produto
a quantidade de produtos fabricados
a estratégia de venda do produto
etc, etc etc
...e por ai vai.

[ ]'s

Fernando da Terra
05/08/2009, 13:59
Aliás, esse pessoalzinho da Land Rover é picareta mesmo. Ao invés de iniciar a produção da Série I, deveria ter esperado 60 anos para evoluir o projeto internamente, e só então, lançar um carro moderno como a Defender atual. Lançar a Série I foi um total desrespeito ao consumidor, tanto é que tiveram que evoluir com o projeto para chegar ao modelo atual, ou seja, os primeiros consumidores foram desrespeitados.

Grande Antonio com suas grandes filosofadas.....:palmas::concordo:

Abraço

Fernando

CAVESO
05/08/2009, 14:00
Se fosse o consumidor o definidor dos preços, uno mille custaria 5.000,00.

Preço não é nada, valor é tudo!

Ronaldo B.
05/08/2009, 14:15
Mais uma vez peço desculpas pela minha gigantesca ignorância mercadológica ...

Tá desculpado.... :rolleyes:

[]´s

Loras
05/08/2009, 14:21
Esqueceu de dizer que ela deixou de ser produzida no Brasil, e agora só importando, e que o motor é outro bem mais moderno.

Me desculpem os "entendidos" e "Doutores" em marketing, economia financeira e o escambau...

Folgado,

Algumas considerações.

Defender atual?

Continua com a mesma carroceria de quando foi lançado, exceto pela bolha no capô.

Os eixos / diferenciais são praticamente iguais desde o lançamento da linha Defender.

Sem falar na suspensão...

Evoluiu tanto assim?:?:

Lembro bem do preço de uma 110 quando ainda era produzida no Brasil. R$112.000,00 em 2005. Pelo visto a importação não aumentou tanto o preço... :pensativo:

Outra. Optando por um motor e câmbio da Transit, que tem um volume de vendas na América MUITO maior que o 2.5HSD, o preço deveria baixar não? Baixa o preço de custo de aquisição do motor e câmbio.

Ninguém cobra nada da Land Rover aqui. Senão estaremos em maus lençois. :mrgreen:

O tópico é sobre Stark.

Não é justo exigir que o Troller de 1997 fosse vendido por R$30.000,00, já com a mecânica atualizada e os defeitos que hoje foram resolvidos.

Do mesmo jeito que não é compatível esperar que o Stark apresente hoje um projeto 4x4 futurista (2021), custando apenas R$90.000,00.

Qual o preço dos protótipos da Mitsubishi, VW e outras montadoras?:?:

Cada qual, no seu quais. Temporalidade. Proporção.

Agora realmente, um projeto demorar tanto assim para ser finalmente comercializado é estranho. A prejudica muito o marketing da empresa.

Pessoalmente, acho R$80.000,00 num Troller zero muito caro. R$130.000,00 numa Defender 110 um absurdo.

Mas enfim, 10 anos atrás uma coca-cola custava 01 real. Hoje 02 reais.

O litro de gasolina nem se fala...:oops:

Abração,

CAVESO
05/08/2009, 14:32

Folga,

A questão é: se demos 60 anos à land e muitos à troller, não podemos dar alguns à TAC?

Não produzirão um jipe ideal de cara, mas errarão menos e conseguirão em menos tempos que as outras, assim espero....

alvaro.jrc
05/08/2009, 14:39
Falou tudo Loras!

alvaro.jrc
05/08/2009, 14:57
Esse tópico bem que poderia se chamar STARK CHAT. :mrgreen:

folgado
05/08/2009, 16:21
Ninguém cobra nada da Land Rover aqui. Senão estaremos em maus lençois. :mrgreen:

Era só o que faltava algém dizer que esse jipeco é melhor que uma Defender...

folgado
05/08/2009, 16:23
Tá desculpado.... :rolleyes:

[]´s

Obrigado.

Agora sim já posso dormir tranquilo.

folgado
05/08/2009, 16:27
Folga,

A questão é: se demos 60 anos à land e muitos à troller, não podemos dar alguns à TAC?

Pois é, mas o que falta à TAC é coragem de entrar logo no mercado. Coragem que a Land Rover e a Troller tiveram.

Dá até a impressão que esperam ser comprados por uma montadora (F_ _ T) antes de colocar o primeiro jipe na rua :pipoca:

folgado
05/08/2009, 16:29
Esse tópico bem que poderia se chamar STARK CHAT. :mrgreen:

Pode sim.

Este tópico foi transferido sabiamente para off-topic porque não continha nada de útil.

Os ignorantões como eu continuam por aqui porque não têm competência de postar no outro (o tópico "chapa branca").

O que não entendo é por que os entendidos também continuam por aqui????

alvaro.jrc
05/08/2009, 17:55
Pode sim.
Este tópico foi transferido sabiamente para off-topic porque não continha nada de útil.
Os ignorantões como eu continuam por aqui porque não têm competência de postar no outro (o tópico "chapa branca").
O que não entendo é por que os entendidos também continuam por aqui????

Folgado, pq tanta mágoa no seu coração??? :mrgreen:

Outra vc de ignorante não tem nada, se vc é ignorante eu sou o que??? Débil mental????

folgado
05/08/2009, 18:00
Folgado, pq tanta mágoa no seu coração??? :mrgreen:

Mágoa nenhuma :mrgreen:

É que da "turminha da Baderna" só restou eu aqui.

Tó cansado de badernar sozinho. rsrsrsrs
Os companheiros me abandonaram...

Baderneiros, cadê vocês ????

Ronaldo B.
05/08/2009, 18:29

Não fica triste assim não......:discordo: .... logo agora que vc vai poder voltar a dormir tranquilamente .... :rolleyes:

Prá ajudar a embalar suas noites de sono, enquanto vc pensa nos seus amigos e aguarda a volta deles ..... :mrgreen:

YouTube - Fico assim sem você ( Adriana Calcanhoto ) Subtitulo Español

[]´s :mrgreen:

folgado
05/08/2009, 18:33
Ronaldão, mas alguns dos meus amigos continuam no fórum...
você considero um deles.

só porque estamos duelando, não me considero seu inimigo...

Mas agora com essa indicação musical, vou dormir como uma criança... :mrgreen:

alvaro.jrc
05/08/2009, 18:34
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!

Ronaldo B.
05/08/2009, 18:45
Ronaldão, mas alguns dos meus amigos continuam no fórum...
você considero um deles.

só porque estamos duelando, não me considero seu inimigo...

Mas agora com essa indicação musical, vou dormir como uma criança... :mrgreen:

Folgado,

Fiquei até emocionado agora, pode ter certeza que é recíproco.

O que eu mais admiro nas pessoas é a inteligência e o bom humor. Você tem os dois e sabe usá-los muito bem ... :concordo: .... tá certo que as vezes exagera na dose, mas até aí eu não posso falar nada porque não sou perfeito. :concordo:

[ ]´s

folgado
05/08/2009, 18:50
Ronaldão, ainda bem que você não está aqui do meu lado... Se não te dava um beijo...

Ronaldo B.
05/08/2009, 19:17
Ronaldão, ainda bem que você não está aqui do meu lado... Se não te dava um beijo...

Não fala isso não porque tem gente aqui que vai ficar com ciumes.... :lol::lol::lol:

[]´s

Marcelo-HPE
05/08/2009, 19:18

Folgado !!

Não tema amigo!!!!!!!! estou chegando para te ajudar !!!!!!!!!!!!!!!! heheheheheh

Gente vamos falar a verdade . o Tic-tac . é menos potente, menos torcudo , e menos espaçoso que o troller, não é justo que ele custe mais , é justo que ele custe menos . afinal o que ele tem a mais que o troller ???
abs

Lucas Nassif
05/08/2009, 19:19
Alguma novidade sobre o lançamento do Stark???

[]'s e desculpem o OFF-TOPIC!! :mrgreen:

Ronaldo B.
05/08/2009, 19:28
Alguma novidade sobre o lançamento do Stark???

Tenta nesse tópico ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60182

[]´s

alvaro.jrc
05/08/2009, 19:30
Rapaz, vou cancelar minha inscrição no tópico... Esse negócio tá ficando meio f r e e s t y l e....

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=CS9OO0S5w2k]YouTube - YMCA[/URL]

Lucas Nassif
05/08/2009, 19:30
Tenta nesse tópico ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60182

[]´s

A é, esqueci que aqui é pra falar de tudo, menos do Stark!!

Ronaldo B.
05/08/2009, 19:42
Rapaz, vou cancelar minha inscrição no tópico... Esse negócio tá ficando meio f r e e s t y l e....

Quem gosta desse papo de Free Style é dono de Ecosport.... tô fora. :discordo:

[]´s :mrgreen:

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
05/08/2009, 20:49
Pois é, mas o que falta à TAC é coragem de entrar logo no mercado. Coragem que a Land Rover e a Troller tiveram.

Opsss...não foi bem assim não.
Não pode mentir se não cresce verruga no dedo heimmm:mrgreen:

SE a Volkswagem não tivesse idéia de parar a fabricação do motor AP, hj o Stark estaria rodando nas ruas e este tópico não seria assim...e eu não poder conversar com os meus amigos virtuais no Stark Chat :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eu apoio a abertura de um tópico questionando a parada na produção do motor AP...a empresa nos deve centenas de esplicações...olha só todo o transtorno que a mesma esta causando :shock: :D :D :mrgreen:

[ ]'s

neilsonhenriques
05/08/2009, 21:47
Gente vamos falar a verdade . o Tic-tac . é menos potente, menos torcudo , e menos espaçoso que o troller, não é justo que ele custe mais , é justo que ele custe menos . afinal o que ele tem a mais que o troller ???

Marcelo,

Bem observado.

Sei que são carros totalmente diferentes, mas, o valor dele tá próximo de Frontier, L200, Ranger, etc. :shock:

Um abraço,
Neilson

folgado
05/08/2009, 23:54
Recebi hoje a Planeta off road, e nela há a tabela de 4x4 novos.
Bom para a gente ter uma idéia:

Jeep Wrangler Sport 3.8 V6 - R$ 103.300,00
Land Rover 90 2.4 TD - R$ 135.000,00 :putz:
Troller T4 3.0 - R$ 86,250,00
Hilux CD STD Manual - R$ 84.800,00
Hilux CD SR Manual - R$ 99.300,00
S10 Colina 2.8 TDI CD - R$ 93.700,00
Ranger XLT 3.0 CD - R$ 96.800,00
F-250 XL 3.9 - R$ 102.700,00
Dodge Ram 2500 H. Duty 5.9 SLT TDI CS - R$ 106.100,00

EcoSport 4WD 2.0 - R$ 65.700,00 :discordo:
Tracker 2.0 - R$ 63.200,00 :concordo:

E agora:

Porsche Cayenne Turbo S - R$ 680.000,00 :odedo:

Se vocês quisessem comprar um 4x4, tivessem 110 contos nas mãos, e supondo que o Stark já estivesse à venda por 95 paus, o que fariam?

Eu acho que não teria coragem de comprar um carro desse valor. Já pensou no seguro? Mas, vamos lá: Acho que eu ia de Dodge Ram, e em segundo lugar F-250.

Lucas Nassif
06/08/2009, 00:08
Se vocês quisessem comprar um 4x4, tivessem 110 contos nas mãos, e supondo que o Stark já estivesse à venda por 95 paus, o que fariam?

Eu comprava um ECOSPORT 4WD 2.O!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

:odedo:

Marcelo-HPE
06/08/2009, 09:21
Se eu tivesse 110 contos na mão eu dava entrada num porsche Cayene Trubo S e financiava o resto em 200 anos pra pagar . hehehehe.
Agora o tic-tac pra vender tem que baixar o preço em 20.000 latinhas. por 90.000 nem em sonho .

edubelem
06/08/2009, 09:27
Eu comprava um ECOSPORT 4WD 2.O!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

:odedo:

Uma doblo adventure loker...:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Prieto 4x4
06/08/2009, 12:10
Recebi hoje a Planeta off road, e nela há a tabela de 4x4 novos.
Bom para a gente ter uma idéia:

Land Rover 90 2.4 TD - R$ 135.000,00 :putz:
Troller T4 3.0 - R$ 86,250,00
Hilux CD STD Manual - R$ 84.800,00
Hilux CD SR Manual - R$ 99.300,00
S10 Colina 2.8 TDI CD - R$ 93.700,00
Ranger XLT 3.0 CD - R$ 96.800,00
F-250 XL 3.9 - R$ 102.700,00
Dodge Ram 2500 H. Duty 5.9 SLT TDI CS - R$ 106.100,00

EcoSport 4WD 2.0 - R$ 65.700,00 :discordo:
Tracker 2.0 - R$ 63.200,00 :concordo:

E agora:

Porsche Cayenne Turbo S - R$ 680.000,00 :odedo:

Eu acho que não teria coragem de comprar um carro desse valor. Já pensou no seguro? Mas, vamos lá: Acho que eu ia de Dodge Ram, e em segundo lugar F-250.

Resposta: n.d.a.

Eu compraria um Agrale Marruá....

:concordo:

folgado
06/08/2009, 12:43
Resposta: n.d.a.

Eu compraria um Agrale Marruá....

Marruá AM 50 - Capota de Lona - R$ 102.535,00
Marruá AM 50 - Capota Rígida - R$ 118.301,00

[]s

alvaro.jrc
06/08/2009, 12:56
Sem sombra de dúvidas.

neilsonhenriques
06/08/2009, 15:58
Folgado,

C.Q.D. (Como Queriamos Demonstrar)

Muita gente pensará como você, eu e outros aqui.
Vai ser muito difícil alguém aceitar comprar o primeiro carro de uma montadora que acabou de abrir, podendo comprar uma Ranger XLT.

Eu ficaria entre duas opções:

Primeira escolha (:dance:) - Toyota Hilux SR
Plano B (:parede:) - 1 Tracker + 1 Honda Fit automático musado :odedo:

O Troller veio de outra época. Há 12 anos atrás o mercado era muito diferente do que é hoje.
Por isso, concordo com o Marcelo-HPE. Menos 20 mil latinhas e o "risco" STARK começa a valer a pena.

Um abraço,
Neilson

JEFFCATUNDA
06/08/2009, 17:19
A CADA 10 CITAÇÕES DE VIATURAS NESTE TOPICO, 8 SÃO CITAÇÕES AO TROLLER...

A VIATURA QUE DÁ NOME AO TÓPICO É FANTASMA...MELHOR DIZENDO E:

FANSTARK!

Tenho uma nova proposta:

PROPONHO QUE O TÓPICO SEJA MOVIDO PARA A ÁREA DOS TROLLERS...

Marcelo-HPE
06/08/2009, 17:54
È isso ae Neilson . o sujeito em sã conciência com 100 contos na mão . nunca compraria um carro recem-nascido de uma montadora recem -nascida por 90.000 latinhas , podendo optar por outros veículos da marcas renomadas pelo mesmo valor e até mais em conta , a não ser que este seja um esbanjador ,muito diferente de mim e de muitos outros foristas daqui .
A Prac-tac tá crescendo o olho antes da hora . tá trocando os pés pelas mãos . primeiro o bichinho tem que fazer o nome no mercado . quando este tiver renome . aí sim a Tac -Toc-Tuc. pode ir reajustando o preço de acordo com o mercardo .
abs

leo cabral
06/08/2009, 19:22
PROPONHO QUE O TÓPICO SEJA MOVIDO PARA A ÁREA DOS TROLLERS...

Proponho que o jeff faça uma trilha !!:palmas::palmas::palmas::palmas:

leo cabral
06/08/2009, 19:29
È isso ae Neilson . o sujeito em sã conciência com 100 contos na mão . nunca compraria um carro recem-nascido de uma montadora recem -nascida por 90.000 latinhas , podendo optar por outros veículos da marcas renomadas pelo mesmo valor e até mais em conta , a não ser que este seja um esbanjador ,muito diferente de mim e de muitos outros foristas daqui .
A Prac-tac tá crescendo o olho antes da hora . tá trocando os pés pelas mãos . primeiro o bichinho tem que fazer o nome no mercado . quando este tiver renome . aí sim a Tac -Toc-Tuc. pode ir reajustando o preço de acordo com o mercardo .
abs

Marcelo ,o que você escolheria?

Um 4x4 recém nascido , com um ótimo projeto

ou

um 4x4 que a 10 anos era ótimo mas foi recebendo "faces lifts" e o motor que tem ficou mais para chaleira e churrasqueira por culpa de uma péssima preparação que recebeu no Brasil pelos espertalhões da Sousa Ramos

Marcelo-HPE
06/08/2009, 20:53
Léo vc deveria ser engenheiro da Mit. ou da Troller ... vai lá cara!!! quem sabe eles te dão uma vaga não sei deque ,... mais tenta !!
Vc está contando com o ovo no brioco da galinha. esse carro ainda não chegou no mercado para saber se é ruim ou é bom como é que vc tá falando que é um ótimo projeto .
Eu não só escolheria como escolhi a segunda opção . e estou pra lá de feliz com ela.
o quanto a é esse negócio de chaleira !! a minha passa longe disso .
Se Deus quizer daqui a alguns anos vou comprar uma l200 automática ou um Troller T4 ..

leo cabral
06/08/2009, 22:42
Léo vc deveria ser engenheiro da Mit. ou da Troller ... vai lá cara!!! quem sabe eles te dão uma vaga não sei deque ,... mais tenta !!

Tem razão Marcelo!! :concordo::concordo::concordo:

ainda pretendo fazer engenharia mecânica,sou fascinado por mecânica !!!:dance::dance:

o resto do post é uma explicação tão longa que só quando eu for visitar o rabugento , der uma esticada para a sua casa e marcar um bom papo com o amigo da única L200 que não super aquece.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

leo cabral
06/08/2009, 22:50
Se Deus quizer daqui a alguns anos vou comprar uma l200 automática ou um Troller T4 ..

Pegou pesado Marcelo , comparar um veiculo projetado pela Mit japonesa com um buggy Projetado em horizonte-ce :(:(:(

Marcelo-HPE
06/08/2009, 22:57
Léo com certeza vc será muito bem vindo aqui na minha terra . quando chegar aqui vamos colocar mais uma vez a l200 no areião .se ela aquecer te pago 10 grades de geladas e coloco fogo nela . e voltamos pra casa de samurai (eu de seu zequinha):mrgreen::mrgreen::mrgreen:
.
No verão tô indo aí no nordeste passar as férias . vou procurar um rio bem fundo pra atravessar para testar o snorkel da OGZ que instalei nela .:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
abs

JEFFCATUNDA
10/08/2009, 23:23
acabou??/

uma frase:

nenhuma viatura pode ser pior que uma outra que não existe!

abreu
11/08/2009, 23:02
Marcelo ,o que você escolheria?

Um 4x4 recém nascido , com um ótimo projeto

ou

um 4x4 que a 10 anos era ótimo mas foi recebendo "faces lifts" e o motor que tem ficou mais para chaleira e churrasqueira por culpa de uma péssima preparação que recebeu no Brasil pelos espertalhões da Sousa Ramos

Ow Leo, eu to pensando em ir no outro fds ai para Fortal... (21/08)
Minha irma mora ai e vou visita-la...

Vamos combinar uma trilha ae!
Vamos ver se o Jeff vai para a lama tb!

Mp pra vc!

Abracos.

leo cabral
12/08/2009, 00:00
Ow Leo, eu to pensando em ir no outro fds ai para Fortal... (21/08)
Minha irma mora ai e vou visita-la...

Vamos combinar uma trilha ae!
Vamos ver se o Jeff vai para a lama tb!

Mp pra vc!

Abracos.

jeff catunda participando de uma trilha...

Acho mais fácil ver um enterro de um anão albino ....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Estávamos brincando em umas dunas sábado passado eu e o rogerio maish aqui do fórum .A brincadeira estava otima , pena que o acidente do troller realmente deixou algumas sequelas ainda no meu ombro e coluna.

La pelas tantas recebo uma ligação do jeff dizendo que estava chegando para dar uma volta com a gente.

quando essa grande figura chegou veio fazendo o percurso da trilha todo pelo asfalto:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

bolei de rir :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Mas foi otimo encontrar com ele , com o jeff não tem tempo ruim é sempre esse bom humor e assa falta de vontade de ligar o 4x4 peculiares dele.

Abreu,

Estarei aguardando essa visita ilutre, será um prazer dar umas voltas nas dunas!

JEFFCATUNDA
12/08/2009, 08:15
jeff catunda participando de uma trilha...

Acho mais fácil ver um enterro de um anão albino ....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Estávamos brincando em umas dunas sábado passado eu e o rogerio maish aqui do fórum .A brincadeira estava otima , pena que o acidente do troller realmente deixou algumas sequelas ainda no meu ombro e coluna.

La pelas tantas recebo uma ligação do jeff dizendo que estava chegando para dar uma volta com a gente.

quando essa grande figura chegou veio fazendo o percurso da trilha todo pelo asfalto:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

bolei de rir :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Mas foi otimo encontrar com ele , com o jeff não tem tempo ruim é sempre esse bom humor e assa falta de vontade de ligar o 4x4 peculiares dele.

Abreu,

Estarei aguardando essa visita ilutre, será um prazer dar umas voltas nas dunas!
Lama, tô fora!

Quanto a ida ao Pecen, eu fui pelo asfalto só para queimar a gasolina velha do Samurai...Alem do fato dele estar queimando só 3 velas..... Troquei ontem as velas do mesmo.

leo cabral
12/08/2009, 11:34
Lama, tô fora!

Quanto a ida ao Pecen, eu fui pelo asfalto só para queimar a gasolina velha do Samurai...Alem do fato dele estar queimando só 3 velas..... Troquei ontem as velas do mesmo.

Jeff da uma visitada na área dos Suzukis do fórum e posta lá os sintomas e a solução do caso das suas velas, coloca a marca que você comprou e se o resultado foi satisfatório.:concordo::concordo:

Morcego
28/08/2009, 12:29
Um amigo visitou a fabrica da TAC, falou que foi muito bem recebido, percorreram a linha de montagem com ele, conversaram sobre o projeto que começou com 3 sócios e já está em 10, e o que ele viu foi o seguinte: Linha de produção parada, não tem previsão de iniciar a produção, não tem previsão de entrega dos 25 vendidos, etc.

Alguma fotos que ele tirou em frente a fabrica.

Lucas Nassif
28/08/2009, 13:08
(...) e o que ele viu foi o seguinte: Linha de produção parada, não tem previsão de iniciar a produção, não tem previsão de entrega dos 25 vendidos, etc.

PUTZ!!!
:parede: :parede: :parede: :parede:

VOVÔ DO TROLLER
28/08/2009, 17:44
Um amigo visitou a fabrica da TAC, falou que foi muito bem recebido, percorreram a linha de montagem com ele, conversaram sobre o projeto que começou com 3 sócios e já está em 10, e o que ele viu foi o seguinte: Linha de produção parada, não tem previsão de iniciar a produção, não tem previsão de entrega dos 25 vendidos, etc.

E problema é que setembro já está aí.

Elmer_Jeep
28/08/2009, 23:01

Fernando, tem mais fotos ai ?

[]'s

Lucas Nassif
28/08/2009, 23:06
E problema é que setembro já está aí.

Tá quase aí já, mas pelo andar da carruagem, vai ser mais um setembro de muitos outros "futuros setembros" sem o STARK!! :mrgreen: :mrgreen:

VOVÔ DO TROLLER
28/08/2009, 23:13
Tá quase aí já, mas pelo andar da carruagem, vai ser mais um setembro de muitos outros "futuros setembros" sem o STARK!! :mrgreen: :mrgreen:
Espero, siceramente, que não seja mais um setembro negro.

p.s. quando o Rabugento falava a verdade, todo mundo "metia o pau" nele. Cadê vocês? Cade você Rabugento?

rubensx
29/08/2009, 03:29
na boa??

só volto a esse topico SE um dia o carro vir a luz do dia, é um papo muito "cabeça" sobre o que NÃO EXISTE aqui...

na boa... 25 socios blablablabla... e mais blablabla...

só vejo papo furado e nada do tal carro revolucionario, setembro é terça! :pipoca:

folgado
29/08/2009, 09:01
Deve ser MENTIRA do Morcegão...

Me recuso a acreditar..

folgado
29/08/2009, 09:06
p.s. quando o Rabugento falava a verdade, todo mundo "metia o pau" nele. Cadê vocês? Cade você Rabugento?

Faz tempo que não falo com ele... Foi para Portugal... e só volta no início de outubro...

Aguardem por ele, se não tiver nenhum Stark na rua, vai cair matando...

leo cabral
29/08/2009, 09:10
Espero, siceramente, que não seja mais um setembro negro.

Também to sentido falta do Rabuja ,:(:(:(

Alguem tem o msn dele??

Ta na "zoropa" , espero que se divirta bem e volte em breve

Elmer_Jeep
29/08/2009, 09:26
O Velho Rabugento me disse no msn que ia se afastar do Fórum, eu passei pra ele um topico que tem pedidos de exclusão não sei se ele foi adiante...

[]'s

Marcelo-HPE
29/08/2009, 11:27
Vcs ainda estão iludidos que esse bugre vai despontar em setembro ???? vcs são muito otimistas .
Esse negócio que já foram vendidos 25 jeeps tb , é outra falácia .
cadê os sites automotivos noticiando a breve chegada desse tanque de guerra .:putz::putz::putz::putz:

VOVÔ DO TROLLER
29/08/2009, 19:56
Também to sentido falta do Rabuja ,:(:(:(

Alguem tem o msn dele??

Ta na "zoropa" , espero que se divirta bem e volte em breve
Será que não tem Startreko nas Ôropa?

alvaro.jrc
29/08/2009, 20:31
O Velho Rabugento me disse no msn que ia se afastar do Fórum, eu passei pra ele um topico que tem pedidos de exclusão não sei se ele foi adiante...

[]'s

Se afastar??? Aconteceu algum problema Elmer???

Morcego
29/08/2009, 21:04
Fernando, tem mais fotos ai ?

[]'s

Elmer, infelizmente não tenho mais fotos, meu amigo só me passou estas, mas vou ver com ele se tirou mais e posto aqui.

Ele falou que a senhora que o acompanhou na visita pela fabrica, nâo o deixou fotografar na parte interna, e ele só tirou fotos na faixada externa.

Deve ser MENTIRA do Morcegão...

Me recuso a acreditar..

Hehe !!!

Folgado, deveria ser mentira mesmo, mas infelizmente é verdade, este carrinho tá mais prá ficção.

jameslawbr
30/08/2009, 09:07
Hehe !!!

Folgado, deveria ser mentira mesmo, mas infelizmente é verdade, este carrinho tá mais prá ficção.

Ficção ou Fricção?

JEFFCATUNDA
30/08/2009, 09:41
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=188361&stc=1&thumb=1&d=1251472729 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=188361&d=1251472729)

CADÊ A RODA LIVRE NA TRAZEIRA?????

Lucas Nassif
30/08/2009, 12:23
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=188361&stc=1&thumb=1&d=1251472729 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=188361&d=1251472729)

CADÊ A RODA LIVRE NA TRAZEIRA?????

Ô Jeff, já foi dito aí pra trás que não vai ter mais!! :lol:

JEFFCATUNDA
30/08/2009, 15:26
Ô Jeff, já foi dito aí pra trás que não vai ter mais!! :lol:

Lucas..que não tem, não tem o carro todo né?

Mas será possivel que nem o projeto para de ser reformulado???

A cada minuto que passa colocam e, ou, retiram algo dos desenhos dele....

Acho que o correto é chama-lo de viatura de FRICÇÃO CIÊNTIFICA!!!!

VOVÔ DO TROLLER
30/08/2009, 15:37

Prá mim , este "papo" de terem vendido alguns carros no salão do automóvel é pura "balela". Quem viver verá. Abs
p.s. se realmente os carros tivessem sido vendidos, com certeza, um dos incautos ( ou seria , um dos otários) já teria se manifestado no forum, ou extra forum.

leo cabral
30/08/2009, 17:27

Jeff,

Quando você procurar ler mais e escrever menos aqui no fórum,ira descobrir que o correto é pequisar , mudar , reformular e tentar corrigir todos os defeito antes de jogar um produto no mercado.

Diferentemente do "fabricante" de buggys de plástico 4x4 que você possui um exemplar e que apesar de quase 15 anos de ter sido lançado ,ainda apresenta erros de projeto graves e defeitos que vão tentando mascarar a cada ano , mas é tirando uns e aparecendo outros.

Ainda bem que você só anda EXCLUSIVAMENTE no asfalto , se praticasse off road com seu buggy 4x4 já teria tido um bocado de decepções.:concordo::concordo::concordo:

JEFFCATUNDA
30/08/2009, 18:53
Jeff,

Quando você procurar ler mais e escrever menos aqui no fórum,ira descobrir que o correto é pequisar , mudar , reformular e tentar corrigir todos os defeito antes de jogar um produto no mercado.

Diferentemente do "fabricante" de buggys de plástico 4x4 que você possui um exemplar e que apesar de quase 15 anos de ter sido lançado ,ainda apresenta erros de projeto graves e defeitos que vão tentando mascarar a cada ano , mas é tirando uns e aparecendo outros.

Ainda bem que você só anda EXCLUSIVAMENTE no asfalto , se praticasse off road com seu buggy 4x4 já teria tido um bocado de decepções.:concordo::concordo::concordo:
O SOMBRA DO CAPETA!!!!!!! LARGA DEU MEU CUMPADI!

Será o benedito... o Leo fica procurando os meus posts para escrever essas besteiras dele.

HAJA SACO!

leo cabral
30/08/2009, 19:54
O SOMBRA DO CAPETA!!!!!!! LARGA DEU MEU CUMPADI!

Será o benedito... o Leo fica procurando os meus posts para escrever essas besteiras dele.

HAJA SACO!

:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:: mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgre en::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::m rgreen::mrgreen::mrgreen:

leo cabral
31/08/2009, 07:19
AbreU ,

e esse aqui? mesma estrutura tubular do Tac , fazendo 25km/l e made in ceará!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=971247#post971247

http://www.opovo.com.br/opovo/economia/img/905657_not_fot.jpg (http://www.opovo.com.br/opovo/economia/img/905657_not_fot.jpg)

abreu
31/08/2009, 12:47
AbreU ,

e esse aqui? mesma estrutura tubular do Tac , fazendo 25km/l e made in ceará!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=971247#post971247

http://www.opovo.com.br/opovo/economia/img/905657_not_fot.jpg (http://www.opovo.com.br/opovo/economia/img/905657_not_fot.jpg)

Kkkkkkk, deu para notar que era made in ceara Leoo...
Olha a cabecinha chata dele aliiii =P

Abracos!!

Sérgio Ricardo Jacobsen
31/08/2009, 16:38
Kkkkkkk, deu para notar que era made in ceara Leoo...
Olha a cabecinha chata dele aliiii =P

Abracos!!
KKKKKKKKKKKKKK:twisted:

alvaro.jrc
31/08/2009, 17:00
All, o tópico de bate-papo não é esse. :discordo:

Favor usar o do offtopic como chat, não esse. :concordo:

VOVÔ DO TROLLER
31/08/2009, 19:31

Falou tio. Obrigado pela dica.

abreu
31/08/2009, 19:40

Foi só para dar uma movimentadazinha, já que o Stark só daqui a....

Abraços.

Marcelo-HPE
31/08/2009, 22:06

Ué , mais esse tópico aqui não é o nosso cai duro da segunda divisão ???
o tópico dos acionista é o outro do lado do tópico do ecosport .hehehe

alvaro.jrc
31/08/2009, 22:26
Ué , mais esse tópico aqui não é o nosso cai duro da segunda divisão ???
o tópico dos acionista é o outro do lado do tópico do ecosport .hehehe

Essa postagem estava no outro tópico, deve ter sido movida de lá pra cá, pra segunda divisão pela moderação. :mrgreen:

folgado
31/08/2009, 22:31
Pessoal da segundona, estava lendo uma letra de música do Caetano, e lembrei do Stark:

Um índio descerá de uma estrela colorida brilhante
de uma estrela que virá numa velocidade estonteante
e pousará no coração do hemisfério sul
na américa num claro instante
depois de exterminada a última nação indígena
e o espírito dos pássaros das fontes de água límpida
mais avançado que a mais avançada
das mais avançadas das tecnologias
virá impávido que nem Muhamed Ali
virá que eu vi
apaixonadamente como Peri
virá que eu vi
tranqüilo e infalível como Bruce Lee
virá que eu vi
o axé do afoxé, Filhos de Gandhi
virá

Marcelo-HPE
01/09/2009, 12:55
È mais facil Ganghi ,Bruce Lee e Muhamed Ali ressucitararem do que esse jeep vir ao mundo ( mercado) . acho que a tic tac tá esperando esses três levantarem da tumba para fazer parte da propaganda desse bugre .
Estou até vendo a propaganda . suspensão mais forte que Muhamed Ali , Motor mais agil que Bruce lee , e com inteiror que é mais confortável que as almofadas de Gandhi , vc vai poder até meditar enquanto faz a trilha . hehehehehehe
abs

Morcego
01/09/2009, 22:25
A TAC não tem capital para tocar a produção:discordo:, estão em busca de mais investidores :shock:, com os recursos atuais e os seus 10 sócios atuais o TAC não sai do lugar.:putz:

neilsonhenriques
03/09/2009, 01:13
Se tivessem mirado um mercado que não tivesse concorrentes consolidados ia ser mais fácil até de arrumar investidores pra arriscar.

Eu continuo pensando em um "Defender brasileiro".

Somos um país de proporções continentais que foi agraciado pela natureza com centenas de pontos turísticos de todos os tipos: praias, grutas, deserto, trilhas, cachoeiras, etc etc etc. :cool:

Para ligar tudo isso, estradas horríveis, combustíveis caros e de péssima qualidade.

Essa é a nossa realidade. :(

Faria sucesso um carro para expedições (do tamanho de uma 110) que tivesse capacidade off-road, mecânica simples, resistente e motor diesel econômico.

Se aceitamos pagar R$ 140 mil num Defender 110 importado por que não, digamos, R$ 110 mil num carro nacional em início de carreira ?

Mesmo que o carro não fosse isso tudo logo de início, mas, que vá se corrigindo ao longo do tempo para essa direção.

Ao invés disso, o pessoal da TAC projeta esse kinder ovo (é muito pequeno !!!) com design estranho e quer cobrar mais caro que os concorrentes. :shock:

É ... vai ser difícil, hein ? :pensativo:

Neilson

alvaro.jrc
03/09/2009, 01:18
Não pagariam simplesmente pq uma defender importada já não vale 140 mil, imagina uma nacional... O Brasil ainda está longe de produzir veículos que prestem em grande escala a preço justo.

Aqui se paga 65mil numa merda de um Ecosport 4x4, enquanto americano compra um Wrangler TOPO de linha por $36mil doletas.

rafaelcardoso
03/09/2009, 08:31
È mais facil Ganghi ,Bruce Lee e Muhamed Ali ressucitararem do que esse jeep vir ao mundo ( mercado) . acho que a tic tac tá esperando esses três levantarem da tumba para fazer parte da propaganda desse bugre .
Estou até vendo a propaganda . suspensão mais forte que Muhamed Ali , Motor mais agil que Bruce lee , e com inteiror que é mais confortável que as almofadas de Gandhi , vc vai poder até meditar enquanto faz a trilha . hehehehehehe
abs

Só não matem o Muhammad Ali por favor hein gente! Que apesar da síndrome Parkinsoniana, ainda é considerado o maior fugilista de todos os tempos e está vivo! rsss

alvaro.jrc
03/09/2009, 08:35
Só não matem o Muhammad Ali por favor hein gente! Que apesar da síndrome Parkinsoniana, ainda é considerado o maior fugilista de todos os tempos e está vivo! rsss

Esse tópico realmente não serve de muita coisa não, só tem assassino... Um matando Muhammad Ali e outro matando a língua portuguesa.... O que seria um "fugilista"??? Um expert em fugas???? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Rafael desculpa aí mas POAMNPAP. :concordo:

Abraços!!!

folgado
03/09/2009, 08:58
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Por falar em quem já morreu:

http://3.bp.blogspot.com/_uOCU_KEifk0/SpJzFEuOyeI/AAAAAAAAHu4/ltB7DrEYK78/s400/fluminense-michael-jackson2.jpg (http://3.bp.blogspot.com/_uOCU_KEifk0/SpJzFEuOyeI/AAAAAAAAHu4/ltB7DrEYK78/s1600-h/fluminense-michael-jackson2.jpg)

rafaelcardoso
03/09/2009, 12:11
Esse tópico realmente não serve de muita coisa não, só tem assassino... Um matando Muhammad Ali e outro matando a língua portuguesa.... O que seria um "fugilista"??? Um expert em fugas???? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Rafael desculpa aí mas POAMNPAP. :concordo:

Abraços!!!

Eu é que peço desculpas! hahahahaha
Pugilista.. Pu! Pu! rssss

Abraços Álvaro...

neilsonhenriques
04/09/2009, 11:11
Não pagariam simplesmente pq uma defender importada já não vale 140 mil, imagina uma nacional... O Brasil ainda está longe de produzir veículos que prestem em grande escala a preço justo.

Aqui se paga 65mil numa merda de um Ecosport 4x4, enquanto americano compra um Wrangler TOPO de linha por $36mil doletas.

Mas é exatamente esse o ponto, Álvaro.

Pelo menos aqui no Rio, as Defenders continuam vendendo muito bem mesmo não valendo R$ 140 mil (eu concordo).

Tal qual o Ecosport.
Tal qual o TR4, que é uma porcaria, custa os olhos da cara e tem fila de espera.
Tal qual um Celta, com desconto de IPI, por quase R$ 30 mil ! :shock:

Infelizmente se você quiser ter alguma coisa, vai ter que pagar o preço ou andar de buzão.

O que eu estou dizendo é que prefiro pagar por um carro nacional que esteja dentro das minhas expectativas do que por um importado e dizer que os carros nacionais são ruins é verdade, mas, não justifica.
Jesus Cristo já andava de Defender e se você comprar um zero-bala ele vai quebrar a bomba de vácuo e o alternador. :odedo:

Estranhamente o objetivo do Stark não é entrar num nicho "desocupado" de mercado (que é uma coisa inteligente para uma empresa iniciante) e sim brigar com concorrentes (empresas já consolidadas é que fazem isso). :pensativo:

Se eu fosse investidor, eu não botaria dinheiro. :discordo:

Um abraço,
Neilson

umberto xxxrrr
04/09/2009, 11:39
PQP... não dá para não rir de "Jesus Cristo já andava de Defender" ou "do MJ com a camisa do fluminense"... hahahahahaha

Foi mal.

JEFFCATUNDA
10/09/2009, 11:04
Acho que a T A C deve estar passando por algum problema de ordem técnica.

Certamente encontraram algum problema no projeto, e como esta viatura vai ser lançada com o máximo de perfeição possivel e inimaginavel...Acho que seu lançamento vai demorar um pouco mais...Mas esta demora se justifica pelo zelo que estes empresários tem, afinal trata-se da reputação deles que está em jogo e todo cuidado é pouco.

Fazer como a troller que lançou um produto e ficou aperfeiçoando com o passar do tempo é um absurdo...Grandes montadoras jamais fariam isso, tanto que os fuscar que foram lançados no inicio são exatamente iguais aos dos ultimos tempos do besourinho, redondos...

Que bom que temos em nosso Brasil pessoas sérias e que realmente se preocupam com o dinheiro do próximo, que se utilizam de verbas públicas de forma correta.

Todos pensam que no Brasil só tem ladrão, mas isso é uma grande mentira.

VIVA A INDÚSTRIA AUTOMOTIVA 100% NACIONAL!

Giovani
10/09/2009, 12:17
Achei um dos compradores! Ao menos está esperando sentado...

http://thewookiee.com/uploaded_images/monkey%20sitting%20in%20ubud%20bali-781420.JPG

:mrgreen:

[]'s

zenzen 4x4
10/09/2009, 13:48
achei um dos compradores! Ao menos está esperando sentado...

http://thewookiee.com/uploaded_images/monkey%20sitting%20in%20ubud%20bali-781420.jpg

:mrgreen:

[]'s
qua-qua_qua........

Marcelo-HPE
11/09/2009, 21:50
Quando lançarem o troller sedan de 4 portas e a L 2200 automática de tudo . esse bugre virá ao mercado.

VOVÔ DO TROLLER
11/09/2009, 23:23
ACHEI OUTRO COMPRADOR

http://2.bp.blogspot.com/_8GK8kNU_1rU/SP4ejQvIKaI/AAAAAAAAAkA/C8jFNVvoLDQ/s400/010914_ca_burros%5B1%5D.jpg

E ATENÇÃO: QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA.

VOVÔ DO TROLLER
11/09/2009, 23:28
neste caso o BURRO é o carroceiro.

http://www.grannygear.com/Assets/Images/Races/Moab/2003/los_burros_borrachos.jpg

p.s. Será que o carroceiro comprou um Star Treko?

VOVÔ DO TROLLER
12/09/2009, 21:00
Será que o startreko sai ainda este ano?

Giovani
12/09/2009, 21:31
Acho que a pergunta deveria ser:

Será que ainda sai?:pensativo:

[]'s sem acreditar em mais nada...

Leandro-df
14/09/2009, 14:41
Não sou de Joinville, mas moro em Joinville, assim posso falar com imparcialidade.

Já por diversas vezes ví o Stark andando e estacionado nas ruas da cidade.
Já ví o amarelo, verde, e, ontem, ví um preto, todos com placa verde com letras brancas (protótipo).

Por fora o jipe chama bastante atenção pela robustez, excelente altura do solo e enorme caixa de rodas. Por dentro é bem compacto, cabendo apenas 4 pessoas. Mas o mais interessante, é como pessoalmente ele é diferente da foto. Pessoalmente ele é muito mais bonito e mais robusto. Se vc tem dúvida em comprá-lo olhando nas fotos, pessoalmente vc terá certeza em comprá-lo. Outra coisa bem aparente são as 8 molas e amortecedores que ficam expostos.

O ponto negativo fica para o preço $$$, não que eu acho que não vale os R$ 90.000,00, o problema é que eu e milhares de brasileiros que desejam ter um Stark não têm essa grana. Mas fazer o que, um Jimny custa R$60.000,00, Troller (R$93.000,00), Marruá(R$114.000,00)........

Sérgio Ricardo Jacobsen
16/09/2009, 15:13
A Fiat acaba de lançar o Ducato 2010 com motor 2.3 FPT que será usado no Stark.

Boa notícia para quem gosta do Stark.

Abraços.
E esta no meio de setembro já, e nada do Stark...
Não era para agosto o lançamento?
Falaram, Falaram, esperem até agosto, depois o fim de agosto, e agora?
Inclusive mandaram o 1° tópico para o off, só porque pegaram muito no pé.
Afff, Cadê!!
Abraços.

VOVÔ DO TROLLER
25/09/2009, 14:23
E aí pessoal? Já estamos quase em outubro e nada. Quando eu e o Rabugento, dentre outros, metiam o pau no buguinho, neguinho reclamava e rebatia, dizendo que nós éramos catrastóficos. Onde estão os defensores do Jipinho? O Rabugento, de tanto levar cacetada, deixou o forum. O próximo , talvez seja eu. Abs. e um bom final de semana para todos. Válter

leo cabral
26/09/2009, 20:12
E aí pessoal? Já estamos quase em outubro e nada. Quando eu e o Rabugento, dentre outros, metiam o pau no buguinho, neguinho reclamava e rebatia, dizendo que nós éramos catrastóficos. Onde estão os defensores do Jipinho? O Rabugento, de tanto levar cacetada, deixou o forum. O próximo , talvez seja eu. Abs. e um bom final de semana para todos. Válter

Bom ter tido você por aqui no Fórum , vai com Deus vbeltram , cuidado com aquele motor merd@ da peugeot, tudo de bom para você:concordo::concordo::concordo:.:mrgreen::mrgre en::mrgreen::mrgreen:

VOVÔ DO TROLLER
26/09/2009, 20:38
Bom ter tido você por aqui no Fórum , vai com Deus vbeltram , cuidado com aquele motor merd@ da peugeot, tudo de bom para você:concordo::concordo::concordo:.:mrgreen::mrgre en::mrgreen::mrgreen:

Pô Leo, qual é mermão? Acho que você está mal informado. Além de mal informado ,está sendo mal educado com os nossos amigos foristas que possuem GV/Tracker com motor Peugeot. O meu carro sempre foi com o velho e bom motor Suzuki (fabricado pela Suzuki felizmente) à gasolina e os próximos também o serão. Eu mesmo, já opinei,por várias vezes , aqui neste forum, desfavoravelmente , com relação ao motor à diesel e não o aconselho a ninguém, respeitando aqueles que acham o contrário. De onde você tirou a informação de que o meu tem motor diesel? Não existe Tracker 2006/2007 com motor diesel (ainda bem). Abs, sem recentimentos, Válter

p.s. ainda não consegui reprogamar o GPS Mio.

leo cabral
26/09/2009, 20:52
Pô Leo. Acho que você está mal informado. Além de tudo é mal educado. O meu carro sempre foi com o velho e bom motor Suzuki à gasolina e os próximos também o serão. Eu mesmo já opinei,por várias vezes , aqui neste forum, desfavoravelmente , com relação ao motor à diesel e não o aconselho a ninguém. Abs.

p.s. LEO , apesar de respeitar e muito, todas as religiões, infelizmente não poderei ir com Deus, pois sou agnóstico. Até

Desculpe vbeltram! confundi o motor do seu carro com o do marco "manga", ainda bem que você fez uma sabia compra:concordo::concordo::concordo::palmas::palma s::palmas:

Quanto ao " ir com alguém " , não importa qual religião seguimos , importa nos encontramos nela .

Então , desculpe também por ter desejado a companhia do "cara" para você :concordo::concordo::concordo:

leo cabral
26/09/2009, 20:57
Pô Leo, qual é mermão? Acho que você está mal informado. Além de mal informado ,está sendo mal educado,ao chamar de motor de merda os peugeot de alguns dos nossos amigos foristas. .

Sim o motor peugeot que equipava os GV e Trackes é uma MERD@ , com toda a certeza. Sabe quem é o unico que esta feliz com a existência desse motor? O "querido" mecânico "Lixarles" .

VOVÔ DO TROLLER
26/09/2009, 21:02
Desculpe vbeltram! confundi o motor do seu carro com o do marco "manga", ainda bem que você fez uma sabia compra:concordo::concordo::concordo::palmas::palma s::palmas:

Quanto ao " ir com alguém " , não importa qual religião seguimos , importa nos encontramos nela .

Então , desculpe também por ter desejado a companhia do "cara" para você :concordo::concordo::concordo:
Ô LEO. Pisou na jaca novamente. O motor do carro do Marcão é um GV à gasolina. Abs.

leo cabral
26/09/2009, 21:03
p.s. ainda não consegui reprogamar o GPS Mio.

me manda uma MP com seu email e/ou msn vbeltram , que vemos a melhor maneira de seu gps funcionar 100% . O mio é um dos melhores GPS que ja conheci , basta destravar ele e instalar o IGO que ele fica show de bola.

Valdão
26/09/2009, 21:03
Vi de novo um protótipo, agora em Curitiba.

http://i78.photobucket.com/albums/j88/Vcesar/Stark2.jpg

http://i78.photobucket.com/albums/j88/Vcesar/Stark.jpg

leo cabral
26/09/2009, 21:05
Ô LEO. Pisou na jaca novamente. O motor do carro do Marcão é um GV à gasolina. Abs.

Será o benedito!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Desculpa pela 3x vbeltram! :parede::parede::parede:

A memória de mal a pior nesse fim de mês .:oops::oops::oops:

VOVÔ DO TROLLER
26/09/2009, 21:07
me manda uma MP com seu email e/ou msn vbeltram , que vemos a melhor maneira de seu gps funcionar 100% . O mio é um dos melhores GPS que ja conheci , basta destravar ele e instalar o IGO que ele fica show de bola.
Valeu Leo. Vou tentar novamente . Caso não consiga, vou pedir sua ajuda. Abs e um bom domingo.

VOVÔ DO TROLLER
26/09/2009, 21:08
Será o benedito!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Desculpa pela 3x vbeltram! :parede::parede::parede:

A memória de mal a pior nesse fim de mês .:oops::oops::oops:
Leo. Não tem que pedir desculpas não. Eu também estou com a memória ( e com o resto também) péssima. Abs e um bom domingo. Válter

leo cabral
26/09/2009, 21:08

Show de bola!!!!

VOVÔ DO TROLLER
26/09/2009, 21:10

E ái Valdão? Não seria uma miragem?

fpc3
28/09/2009, 00:14
YouTube - Stark VÃ*deo 02

Realmente não entendi qual é a desse teste.Todos os 4x4 conseguiriam puxar esse caminhao na reta proposta.Mas, o cabeça de bacalhau ta ae, aparecendo.

Mineiro do Cerrado
28/09/2009, 23:07
Poxa... a uns dia um amigo que não manja nada de jipes me mandou umas fotos do TAC Stark querendo me mostrar que havia encontrado um jipe nacional, bonitão, coisa e tal...
E me perguntou se eu já conhecia...
Falei pra ele que sim de outros carnavais... mas que igual aos demonios da Garoa já era história!:mrgreen:
Hoje resolvi procurar o tópico pra saber que fim havia levado o robim... alias o tal do TAC
E o meu susto ao ver fotos de um prototipo 2010!!!:shock::shock:
Mas ai fui reler alguns tópicos nas 299 páginas anteriores e pelo visto o tal TAC é mais dificil de encontrar que enterro de Anão!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Mas resumindo a História.... se esse trem ai tem mercado definido... já tá melhor que o trôlha F1... porque não vendem essa carniça!?
A troller começou sem a Ford e com pouco capital pelo que me lembro!
Os progetistas vão esperar o jipe fazer 18 anos pra deixar ele sair sozinho!?:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Quero deixar claro que apoio 100% a idéia de um jipe nacional!:concordo::concordo::concordo:
Sou saudosista da Gurgel e acho que o Brasil tem capacidade de fazer carros nacionais sim!
Quem dúvidar disso é só olhar pra Embraer!!!:concordo::concordo::concordo:

Mas convenhamos... os caras tão esperando o carro aprender a falar!?:shock:

Aguardando o desenrolar da novela...:pipoca::pipoca::pipoca:

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/09/2009, 12:19
Mineiro

Com certeza todos aqui apoiam um novo 4x4 nacional. O grande problema não é a demora do carro para entrar no mercado, pois eles devem ter seus motivos, mas sim o total silêncio da TAC em relação as pessoas interessadas no carro, que podem se tornar seus clientes em potencial.

[ ]'s