PDA

Ver Versão Completa : Suzuki Jimny NACIONAL.

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 [9] 10 11

Biaaa
18/04/2014, 18:33
Não faço muita trilha, mas já entrei com ele na água.... até cheguei a desconfiar que poderia ter a ver mesmo... notei essa diferença justamente depois de um fim de semana que voltei de uma lagoa e me empolguei horrores com o carro lá rs...

Amanhã mesmo vou ver se resolvo isso.

Obrigada!! =]

APARECIDO DARIO
20/04/2014, 14:31
Amigos, boa tarde. Algum tempo atrás, postei uma reclamação sobre meu jimny cujo cinto de segurança trava direto. Pois bem, levei à concessionaria e já tinha lá um outro jimny com o mesmo problema. Segundo o responsável da concessionaria, eles desmontaram o cinto e esta normal, fato esse confirmado por um mecânico da fábrica que lá se encontrava. O que acontece é o seguinte: se estaciono o carro em um local plano, sem problemas, quando vou sair o cinto funciona normalmente. Agora, se parar em um aclive ou declive, por mais leve que seja, quando vou colocar o cinto ele não solta, tenho que sair sem coloca-lo que quando chegar em algum local plano, tenho que parar o carro para conseguir colocar. Até aí, já cometi uma infração de transito e expus minha vida em perigo, e para a concessionária, isso é normal, dizendo que ele trava para minha segurança, fora quando estou dirigindo ele vai prendendo e soltando dependendo das condições da rua ou estrada. É impressionante como as concessionárias suzuki são despreparadas. Isso acontece com mais alguém ou eu fui premiado? Na primeira oportunidade, vou expor o problema ao SAC da suzuki e resultado aqui postarei. Um abraço a todos.

Dario

Marcus C.
20/04/2014, 17:06
Amigos, boa tarde. Algum tempo atrás, postei uma reclamação sobre meu jimny cujo cinto de segurança trava direto. Pois bem, levei à concessionaria e já tinha lá um outro jimny com o mesmo problema. Segundo o responsável da concessionaria, eles desmontaram o cinto e esta normal, fato esse confirmado por um mecânico da fábrica que lá se encontrava. O que acontece é o seguinte: se estaciono o carro em um local plano, sem problemas, quando vou sair o cinto funciona normalmente. Agora, se parar em um aclive ou declive, por mais leve que seja, quando vou colocar o cinto ele não solta, tenho que sair sem coloca-lo que quando chegar em algum local plano, tenho que parar o carro para conseguir colocar. Até aí, já cometi uma infração de transito e expus minha vida em perigo, e para a concessionária, isso é normal, dizendo que ele trava para minha segurança, fora quando estou dirigindo ele vai prendendo e soltando dependendo das condições da rua ou estrada. É impressionante como as concessionárias suzuki são despreparadas. Isso acontece com mais alguém ou eu fui premiado? Na primeira oportunidade, vou expor o problema ao SAC da suzuki e resultado aqui postarei. Um abraço a todos.

Dario

O meu cinto de segurança também já deu umas travadas. Mas não acontece com muita frequência. Hoje pela manhã, por exemplo, tive que brigar com ele hehehe...

Abs,
Marcus

Maeda
20/04/2014, 20:12
Aparecido,

O meu travou apenas uma vez em que tinha estacionado em um declive muito forte. Declive, inclusive, no qual não me arrisquei descer. Fora isso, não trava. Às vezes, se já estiver em movimento em estrada esburacada, a colocação do cinto fica um pouco complicada.
Será que não há nenhum mecanismo de ajuste de inclinação?

APARECIDO DARIO
21/04/2014, 08:56
Aparecido,

O meu travou apenas uma vez em que tinha estacionado em um declive muito forte. Declive, inclusive, no qual não me arrisquei descer. Fora isso, não trava. Às vezes, se já estiver em movimento em estrada esburacada, a colocação do cinto fica um pouco complicada.
Será que não há nenhum mecanismo de ajuste de inclinação?

Maeda, não sei dizer se é algum ajuste de inclinação (a concessionária deveria saber). O meu trava mesmo em aclive ou declive suave, a ponto de eu ter que dirigir o jipe até um local plano para o cinto destravar . Isso é direto. O que mais me deixa indignado é que tanto a concessionária como o técnico da fabrica que lá se encontrava, dizer que o funcionamento é assim mesmo para dar mais segurança. Ora, que segurança tenho se sou obrigado a desceu uma ladeira até um local plano sem o cinto de segurança.
Um abraço.
Dario

Biaaa
21/04/2014, 12:10
Quando ninguém sabe resolver o problema, é um defeito de projeto do carro, o técnico não sabe o que fazer ou o que seja, o pessoal em css tem mania de responder exatamente isso: "é assim mesmo", "é característica do carro", justificativas tão vagas quanto o "porque sim" que a gente aprende desde criança que não é resposta porque é coisa de quem tem preguiça de pensar... já recebi esse tipo de resposta em outro carro que tive, dá vontade de esganar um técnico que fala isso...

HAROLDOS
21/04/2014, 19:07
Quanto ao 4sports, dois itens estao dando problema, pelo menos no meu, as laterais das portas estão abrindo, descolando, e os parafusos que prendem os alargadores de pararalama estao enferrujando.

Andre Martins
28/04/2014, 14:55
Alguém sabe dizer o que fazer com os retrovisores em dias de chuva? principalmente à noite? parece que a água acumula no espelho e a visão fica embaralhada. À noite então... o bicho pega...

Thiago Pereira
28/04/2014, 15:24
Alguns fins de semana atras fui até um concessionaria Suzuki com uma amiga que está interessada em um Jimny 4All e fiquei surpreso com os valores de revisão que o vendedor falou, apesar de que na visão dele os valores são muito bons! Deve estar ganhando bastante comissão!!

De acordo com ele as revisões ficam sempre por volta de R$500,00, algumas mais caras e outras mais baratas, mas coisa de poucas dezenas de reais, exceto uma delas que passa de R$1.400.
As revisões devem ser feitas a cada 10 mil km ou então 6 meses...

É isso mesmo? Fiquei impressionado com os valores e esse prazo ridículo de 6 meses... Quem que usa o carro exclusivamente de casa para o trabalho na mesma cidade e uma viagem ocasional consegue rodar 10 mil km em seis meses??

Comparando com o Punto 1.4 dela o custo é mais que o dobro, alem do prazo de 15 mil km ou 1 ano da Fiat, comentei isso com o vendedor e ele justificou por ser um 4X4, mas isso não é desculpa, sendo técnico o que um Jimny tem a mais que um Punto 1.4 (exceto dois diferenciais e uma caixa de transferência que não devem utilizar mais do que 10 litros de óleo) para justificar tais valores? Litros de óleo do motor, filtros, tempo de mão de obra, deve ser algo muito próximo.

Para manter a garantia de 3 anos serão pelo menos três mil reais, sem contar outros extras que com certeza vão aparecer aumentando ainda mais esse valor.

Outra comparação é com minha Hilux que tem os valores de revisão praticamente idênticos do Jimny, mas tem mais itens como dois filtros de diesel, e quase 7 litros de óleo no motor.

Sinceramente fiquei indignado com tais valores e recomendei fortemente para minha amiga que esqueça o Jimny.

jorgeffn
28/04/2014, 15:36
Alguns fins de semana atras fui até um concessionaria Suzuki com uma amiga que está interessada em um Jimny 4All e fiquei surpreso com os valores de revisão que o vendedor falou, apesar de que na visão dele os valores são muito bons! Deve estar ganhando bastante comissão!!

De acordo com ele as revisões ficam sempre por volta de R$500,00, algumas mais caras e outras mais baratas, mas coisa de poucas dezenas de reais, exceto uma delas que passa de R$1.400.

É isso mesmo? Fiquei impressionado com os valores e esse prazo ridículo de 6 meses... Quem que usa o carro exclusivamente de casa para o trabalho na mesma cidade e uma viagem ocasional consegue rodar 10 mil km em seis meses??

Comparando com o Punto 1.4 dela o custo é mais que o dobro, alem do prazo de 15 mil km ou 1 ano da Fiat, comentei isso com o vendedor e ele justificou por ser um 4X4, mas isso não é desculpa, sendo técnico o que um Jimny tem a mais que um Punto 1.4 (exceto dois diferenciais e uma caixa de transferência que não devem utilizar mais do que 10 litros de óleo) para justificar tais valores? Litros de óleo do motor, filtros, tempo de mão de obra, deve ser algo muito próximo.

Para manter a garantia de 3 anos serão pelo menos três mil reais, sem contar outros extras que com certeza vão aparecer aumentando ainda mais esse valor.

Outra comparação é com minha Hilux que tem os valores de revisão praticamente idênticos do Jimny, mas tem mais itens como dois filtros de diesel, e quase 7 litros de óleo no motor.

Sinceramente fiquei indignado com tais valores e recomendei fortemente para minha amiga que esqueça o Jimny.

Thiago... as revisões são por ae mesmo... no site da Suzuki tem uma tabela com valores e o que é feito.. Suzuki com Você || O Conjunto de serviços e benefícios da Suzuki (http://suzukiveiculos.com.br/suzuki_revisao)

mas algumas Css como a daqui de BH eleva bastante esse preço tabelado... a primeira revisão com todos os itens que eles "empurram" chegam perto dos 1.200... realmente um absurdo...

mas não acho sua comparação com o Punto válida... por vários fatores.... o ideal seria comparar com a manutenção programada de outros 4x4...

eu particularmente acho as revisões puxadas.... inclusive eles não trocarem o filtro de ar na primeira revisão acho uma total falta de critério para um carro com proposta offroad.... basta rodar algumas vezes por estradas de terra e depois conferir o filtro.

a opção é fazer a primeira com eles por causa da garantia... e depois não levar mais... creio que com 1 ano de uso alguns milhares de km, os problemas cobertos pela garantia devem aparecer... se passar disso.. acho, novamente ACHO que não deve dar mais nada que a garantia cubra... enfim... opinião pessoal de quem nem entende muito de mecânica...

agora... não acho que esse motivo é suficiente para desistir do Jimny... olhando os 4x4 novos disponíveis no mercado.. acho ele uma escolha sensata... mas isso vai do uso, das pretensões, do bolso..... enfim.. vários fatores... e um que é bem marcante.. manter 4x4 é sempre mais caro que um carro normal... temos que ter isso sempre em mente.

abs!!

Andre Martins
28/04/2014, 15:41
Thiago, os valores das revisões da garantia você pode confirmar no site. Lá tem todos os valores, mas te informo que a tabela sofre reajuste a cada 6 meses. Sugiro, antes de ir levar o carro para as revisões, imprimir a tabela e levar contigo. Provavelmente eles vão querer "incluir" mais algumas coisinhas na revisão. Como o carro é basicamente usado na cidade e não roda muito, é só mandar excluir os itens a mais na lista da referida revisão. Sempre que eu levo eu faço isso, pois também tomei um susto na primeira revisão, pois o preço que haviam me informado quando comprei o carro quase que dobrou em seis meses, muito por conta dos "itens" a mais na relação.

André

Andre Martins
28/04/2014, 16:04
Para os que colocaram:
para-choque de aço;
Guincho (5.000lbrs);
protetores de carter, tanque de combustível e cambio e também estribo ou os rockfeler (acho que é este o nome).

Me respondam: Como ficou o jimny? com relação ao peso, à direção, ao consumo e outros itens?

Thiago Pereira
28/04/2014, 16:07
Thiago... as revisões são por ae mesmo... no site da Suzuki tem uma tabela com valores e o que é feito.. Suzuki com Você || O Conjunto de serviços e benefícios da Suzuki (http://suzukiveiculos.com.br/suzuki_revisao)

mas algumas Css como a daqui de BH eleva bastante esse preço tabelado... a primeira revisão com todos os itens que eles "empurram" chegam perto dos 1.200... realmente um absurdo...

mas não acho sua comparação com o Punto válida... por vários fatores.... o ideal seria comparar com a manutenção programada de outros 4x4...

eu particularmente acho as revisões puxadas.... inclusive eles não trocarem o filtro de ar na primeira revisão acho uma total falta de critério para um carro com proposta offroad.... basta rodar algumas vezes por estradas de terra e depois conferir o filtro.

a opção é fazer a primeira com eles por causa da garantia... e depois não levar mais... creio que com 1 ano de uso alguns milhares de km, os problemas cobertos pela garantia devem aparecer... se passar disso.. acho, novamente ACHO que não deve dar mais nada que a garantia cubra... enfim... opinião pessoal de quem nem entende muito de mecânica...

agora... não acho que esse motivo é suficiente para desistir do Jimny... olhando os 4x4 novos disponíveis no mercado.. acho ele uma escolha sensata... mas isso vai do uso, das pretensões, do bolso..... enfim.. vários fatores... e um que é bem marcante.. manter 4x4 é sempre mais caro que um carro normal... temos que ter isso sempre em mente.

abs!!

Jorge,

Muito obrigado pelo link, perguntei para o vendedor se tinha alguma tabela no site e ele disse que não. :parede:

Comparei com o Punto, por ter a referencia dos valores e por ter um motor com deslocamento similar, mas depois também comparei com a Hilux que é 4X4 e diesel e mesmo assim o Jimny perde em valores.

O vendedor comentou do fato de ser 4X4, mas desculpe, tenho 4X4 desde meus 18 anos e isso não justifica.
Pela tabela do site na primeira revisão é trocado óleo e filtro do motor e anel do cárter, alem do óleo do diferencial (o Jimny tem dois diferenciais, por estar no singular só trocam de um?). Não sei as quantidades, mas estimando 4 litros de um excelente óleo sintético no motor, seria uns R$160, filtro de óleo e um anel, chute alto uns R$40,00. Se trocar o óleo dos dois diferenciais não deve passar de três litros, não são diferenciais de deslizamento limitado então o óleo deve ser um 80W90 comum, coisa de R$20 o litro... Nisso são R$260, onde a Suzuki justifica cobrar R$461 nessa revisão? Mão de obra? Normalmente na primeira revisão a mão de obra não é grátis? E isso só de itens obrigatórios, como você disse corre-se o risco de empurrarem muito mais coisas.

O Jimny é um excelente 4X4 robusto e muito confiável, talvez a opção de abandonar a garantia depois de uma quarentena realmente seja a melhor.

Mas a Suzuki tinha que rever esses valores com urgência, para minha amiga que não precisa de um 4X4 (ela apenas acha o Jimny bonito), não tem um conhecimento de mecânica, não tem um mecânico de confiança e o dinheiro para manutenção é limitado realmente fica complicado. No caso exclusivo dela é muito melhor (ou seria menos pior, rs) um Fit.

Thiago Pereira
28/04/2014, 16:13
Thiago, os valores das revisões da garantia você pode confirmar no site. Lá tem todos os valores, mas te informo que a tabela sofre reajuste a cada 6 meses. Sugiro, antes de ir levar o carro para as revisões, imprimir a tabela e levar contigo. Provavelmente eles vão querer "incluir" mais algumas coisinhas na revisão. Como o carro é basicamente usado na cidade e não roda muito, é só mandar excluir os itens a mais na lista da referida revisão. Sempre que eu levo eu faço isso, pois também tomei um susto na primeira revisão, pois o preço que haviam me informado quando comprei o carro quase que dobrou em seis meses, muito por conta dos "itens" a mais na relação.

André

Obrigado.

Mas é revoltante ter que ir para a concessionaria se preparando para uma guerra, é a mesma preparação que eu tinha antes de ir fazer a revisão da L200.

Revisão de 6 em 6 meses é outro absurdo.

A Suzuki tá cada vez mais parecida com a Mit com carros excelentes, mas um pós-venda terrível. Isso não é mera coincidência.

jorgeffn
28/04/2014, 17:36
Jorge,

Muito obrigado pelo link, perguntei para o vendedor se tinha alguma tabela no site e ele disse que não. :parede:

Comparei com o Punto, por ter a referencia dos valores e por ter um motor com deslocamento similar, mas depois também comparei com a Hilux que é 4X4 e diesel e mesmo assim o Jimny perde em valores.

O vendedor comentou do fato de ser 4X4, mas desculpe, tenho 4X4 desde meus 18 anos e isso não justifica.
Pela tabela do site na primeira revisão é trocado óleo e filtro do motor e anel do cárter, alem do óleo do diferencial (o Jimny tem dois diferenciais, por estar no singular só trocam de um?). Não sei as quantidades, mas estimando 4 litros de um excelente óleo sintético no motor, seria uns R$160, filtro de óleo e um anel, chute alto uns R$40,00. Se trocar o óleo dos dois diferenciais não deve passar de três litros, não são diferenciais de deslizamento limitado então o óleo deve ser um 80W90 comum, coisa de R$20 o litro... Nisso são R$260, onde a Suzuki justifica cobrar R$461 nessa revisão? Mão de obra? Normalmente na primeira revisão a mão de obra não é grátis? E isso só de itens obrigatórios, como você disse corre-se o risco de empurrarem muito mais coisas.

O Jimny é um excelente 4X4 robusto e muito confiável, talvez a opção de abandonar a garantia depois de uma quarentena realmente seja a melhor.

Mas a Suzuki tinha que rever esses valores com urgência, para minha amiga que não precisa de um 4X4 (ela apenas acha o Jimny bonito), não tem um conhecimento de mecânica, não tem um mecânico de confiança e o dinheiro para manutenção é limitado realmente fica complicado. No caso exclusivo dela é muito melhor (ou seria menos pior, rs) um Fit.

Pois é Thiago.. os valores são altos mesmo... e isso pq como eu disse.. aqui na Css de BH eles empurram mais não sei quantos itens... só de alinhamento e balanceamento são quase 200 reais...

enfim... no caso da sua amiga... é mais sensato um outro veículo mesmo... hehehehe isso pq ela não deve ter olhado o seguro do Jimny ainda... hahahaha que não é dos mais baratos.. ou seja... só para ter um carro pelo visual.. acho que não vale a pena...

abs!!!

Andre Martins
28/04/2014, 18:07
Não deve ser coincidência então o porque que é a mesma empresa que é a responsável pelas duas marcas no Brasil, tanto que no começo da nacionalização do Jimny, ele estava sendo montado na fábrica da Mitsubishi

Obrigado.

Mas é revoltante ter que ir para a concessionaria se preparando para uma guerra, é a mesma preparação que eu tinha antes de ir fazer a revisão da L200.

Revisão de 6 em 6 meses é outro absurdo.

A Suzuki tá cada vez mais parecida com a Mit com carros excelentes, mas um pós-venda terrível. Isso não é mera coincidência.

Biaaa
28/04/2014, 18:53
O meu carro anterior, um uno sporting, tinha o valor das revisões altíssimas na css também. por volta de 400 reais, sendo que a maioria era troca de óleo e filtro de ar e verificar estado das peças, ou seja, pagar pra "olhar" o carro, nem era substituição, como está no rol de revisão do Jimny. Não fiz nenhuma na css. Então comparando os preços não achei as revisões do Jimny tão caras em relação ao meu uno... eu achei as do uno bem caras, na verdade, e ele nem é 4x4 rs...

Mas vou seguir essa dica também e levar a tabela de preços do site quando for nas revisões, além de ficar de olho se quiserem empurrar serviços extras... a gente deve mesmo ficar com os olhos bem abertos com as css no pós venda, infelizmente, como se fosse uma "guerra" mesmo...

Cláudio MCZ
28/04/2014, 21:38

Dario

Olá Dario,
O meu Jimny também trava o cinto com frequência, o que é muito chato. Estou aguardando a revisão, que está próxima, para tentar uma solução. Por enquanto, achei uma solução provisória que faz destravá-lo: Puxando a trava que regula a altura do cinto e mudando sua posição, o cinto destrava. Assim estou contornando o problema até uma solução definitiva.

rogerjunior
29/04/2014, 10:04

Os preços de CSS variam em função da atuação do mercado de cada montadora...

A CSS Fiat, tem preço médio de hora mecânico/elétrico de R$130,00... aqui na SuzukiBH é de R$200,00... isso onera os serviços... Não que um mecânico da Suzuki seja melhor que um da Fiat, ou até mesmo que ganhe mais, mas é essa a política da montadora... afinal, o carro de entrada da Fiat custa R$23000,00 já o da Suzuki custa R$57000,00... certo?

Imagina qual seria o valor hora cobrado do mecânico/elétrico nas CSS da BMW ou Mercedes? Ou mesmo na CSS Ferrari? Já li que a primeira revisão de uma Ferrari pode chegar aos R$15000,00... pra troca de óleo/filtros... são filtros e óleos tão especiais assim?

Outra coisa, não se cobra o tempo gasto, mas sim o tempo mínimo vendido pela CSS... o que é isso? Simples, a CSS cobra 1h pra troca de pastilhas, porém, o mecânico gastou somente 20 minutos, então o tempo mínimo é de 1h... é por isso que fica tão caro, não se cobra 1/3 do valor de mão de obra ao custo de R$130,00 que é o caso da Fiat... algumas CSS já trabalham com tempo mínimo de 0,5h... porém não todas...

Sobre serviços adicionais nas revisões, realmente há de se ficar esperto com isso. SEMPRE façam o que se pede no manual, principalmente nos primeiros 30milkm, onde dificilmente haverá algo a mais para se mexer, tipo uma embreagem, pastilhas, amortecedores ou correias diversas... Aqui em BH, o valor da primeira revisão é de R$474,50 contra os R$461,00 estipulados (para Jimnys 4Sport e 4All) há diferença para o 4Sun devido ao teto. Porém, a CSS me ofertou um adicional que elevaria o custo da revisão para R$1170,00... o que me foi ofertado?

1- Lubrificação de dobradiças e outros componentes.... (você se optar por isso tem que levar o kit para casa já que não se gasta tudo)
2- Alinhamento e balanceamento (ora, se não há shimmy, porque se fazer balanceamento? Outra coisa, o Jimny não desalinha fácil, a não ser que faz uso em trilha mais severa. Além do mais, porque pagar alguém para intermediar o serviço?)
3- Aditivo para óleo do motor (Isso não se usa, ao meu ver, é até prejudicial à vida útil do óleo, já que o bloco é de alumínio, pra quer aditivo ou algo anti-oxidante?)
4- Limpeza do motor ( vai pagar caro também pra intermediar um serviço feito por qualquer lava jato decente, faça isso 1 vez por ano ou 2 vezes por ano e já basta)
5- Descarbonização do cabeçote (Isso não se faz em carro com pouca quilometragem, pra quem usa só podium não se faz, aditivada só lá pros 120milkm rodados e comum também isso)
6- Limpeza dos pólos da bateria (é para evitar a borra conhecida como zinabre, isso é importante verificar, mas é simples de fazer e a CSS cobra muito caro para um serviço que se possa fazer em casa ou qualquer lugar?

Turma, cuidado com os serviços desnecessários...rs

Abraços,

Roger

guimajc
29/04/2014, 11:09
Alguém sabe dizer o que fazer com os retrovisores em dias de chuva? principalmente à noite? parece que a água acumula no espelho e a visão fica embaralhada. À noite então... o bicho pega...

André, tenho usado no retrovisor este produto japonês repelente de água. Não fica uma gota. Realmente é muito bom. Tem também outros que são específicos para parabrisas. Também são bons, mas você tem que estar em rodovia para a água escorrer com o vento.

Cada aplicação deste do retrovisor tem efeito por uns dois meses.

Olhe também no mercado livre. Na época comprei por lá.

http://www.86jp.com.br/glaco-zero-repelente-retrovisor.html

Andre Martins
29/04/2014, 13:07
Valeu guimajc, isso vai ser muito bom mesmo... no trânsito nesta época de chuva estava F....

sgrul1
01/05/2014, 11:12
Pessoal, o Jimny tem um tal de farol de milha traseiro. Só funciona o lado do motorista. A Css dis q é assim mesmo. Confere? Alguem tem essa informação?

mfjunior
01/05/2014, 14:08
Neblina??? Meu GV é assim

jorgeffn
01/05/2014, 16:09
Pessoal, o Jimny tem um tal de farol de milha traseiro. Só funciona o lado do motorista. A Css dis q é assim mesmo. Confere? Alguem tem essa informação?

sgrul1, é a luz de neblina!!!

é só do lado do motorista mesmo!!!

abs!!

sgrul1
01/05/2014, 23:51
Vlw Jorge. Outra coisa, a trava do estepe (antifurto) custa 320 reais na css. Conhecem algum generico por menos? Qualidade é boa?

Thiago Pereira
02/05/2014, 07:37

Como pessoal disse: Luz de neblina, e deve ser usada somente em neblina. Em outras situações atrapalha demais quem vem atrás.

Thiago Pereira
02/05/2014, 07:42
Os preços de CSS variam em função da atuação do mercado de cada montadora...

A CSS Fiat, tem preço médio de hora mecânico/elétrico de R$130,00... aqui na SuzukiBH é de R$200,00... isso onera os serviços... Não que um mecânico da Suzuki seja melhor que um da Fiat, ou até mesmo que ganhe mais, mas é essa a política da montadora... afinal, o carro de entrada da Fiat custa R$23000,00 já o da Suzuki custa R$57000,00... certo?

Imagina qual seria o valor hora cobrado do mecânico/elétrico nas CSS da BMW ou Mercedes? Ou mesmo na CSS Ferrari? Já li que a primeira revisão de uma Ferrari pode chegar aos R$15000,00... pra troca de óleo/filtros... são filtros e óleos tão especiais assim?

Outra coisa, não se cobra o tempo gasto, mas sim o tempo mínimo vendido pela CSS... o que é isso? Simples, a CSS cobra 1h pra troca de pastilhas, porém, o mecânico gastou somente 20 minutos, então o tempo mínimo é de 1h... é por isso que fica tão caro, não se cobra 1/3 do valor de mão de obra ao custo de R$130,00 que é o caso da Fiat... algumas CSS já trabalham com tempo mínimo de 0,5h... porém não todas...

Sobre serviços adicionais nas revisões, realmente há de se ficar esperto com isso. SEMPRE façam o que se pede no manual, principalmente nos primeiros 30milkm, onde dificilmente haverá algo a mais para se mexer, tipo uma embreagem, pastilhas, amortecedores ou correias diversas... Aqui em BH, o valor da primeira revisão é de R$474,50 contra os R$461,00 estipulados (para Jimnys 4Sport e 4All) há diferença para o 4Sun devido ao teto. Porém, a CSS me ofertou um adicional que elevaria o custo da revisão para R$1170,00... o que me foi ofertado?

1- Lubrificação de dobradiças e outros componentes.... (você se optar por isso tem que levar o kit para casa já que não se gasta tudo)
2- Alinhamento e balanceamento (ora, se não há shimmy, porque se fazer balanceamento? Outra coisa, o Jimny não desalinha fácil, a não ser que faz uso em trilha mais severa. Além do mais, porque pagar alguém para intermediar o serviço?)
3- Aditivo para óleo do motor (Isso não se usa, ao meu ver, é até prejudicial à vida útil do óleo, já que o bloco é de alumínio, pra quer aditivo ou algo anti-oxidante?)
4- Limpeza do motor ( vai pagar caro também pra intermediar um serviço feito por qualquer lava jato decente, faça isso 1 vez por ano ou 2 vezes por ano e já basta)
5- Descarbonização do cabeçote (Isso não se faz em carro com pouca quilometragem, pra quem usa só podium não se faz, aditivada só lá pros 120milkm rodados e comum também isso)
6- Limpeza dos pólos da bateria (é para evitar a borra conhecida como zinabre, isso é importante verificar, mas é simples de fazer e a CSS cobra muito caro para um serviço que se possa fazer em casa ou qualquer lugar?

Turma, cuidado com os serviços desnecessários...rs

Abraços,

Roger

Concordo com quase tudo, exceto a parte que ser um Suzuki justifica i preço maior, tanto que Honda e Toyota estão aí e não usam esse artifício.
Peças mais caras, dependendo da origem Ok, mas mão de obra tem um limite, já que os mecânicos de concessionária são estremaremos explorados com péssimos salários.

Se tiver tempo, na próxima semana vou passar na oficina da CCS e descobrir se os preços altos são peças caras, ou não de obra, ou ambos.

Thiago Pereira
02/05/2014, 07:43
O meu carro anterior, um uno sporting, tinha o valor das revisões altíssimas na css também. por volta de 400 reais, sendo que a maioria era troca de óleo e filtro de ar e verificar estado das peças, ou seja, pagar pra "olhar" o carro, nem era substituição, como está no rol de revisão do Jimny. Não fiz nenhuma na css. Então comparando os preços não achei as revisões do Jimny tão caras em relação ao meu uno... eu achei as do uno bem caras, na verdade, e ele nem é 4x4 rs...

Mas vou seguir essa dica também e levar a tabela de preços do site quando for nas revisões, além de ficar de olho se quiserem empurrar serviços extras... a gente deve mesmo ficar com os olhos bem abertos com as css no pós venda, infelizmente, como se fosse uma "guerra" mesmo...

Como disseram, muitas vezes o problema aí é a empurroterapia.

APARECIDO DARIO
02/05/2014, 08:27
Vlw Jorge. Outra coisa, a trava do estepe (antifurto) custa 320 reais na css. Conhecem algum generico por menos? Qualidade é boa?

Sgrul, dá uma pesquisada no mercado livre, é mais barato, só tome cuidado de quem comprar.

Dario

dtartari
02/05/2014, 09:07
Sgrul, dá uma pesquisada no mercado livre, é mais barato, só tome cuidado de quem comprar.

Dario

Moçada,

Eu comprei da Smartfix ( Trava para Estepe e Parafuso Antifurto Rodas McGard (http://smartfix.com.br/) ) por 129 pilas (com se diz aqui no sul). Bom produto e entregue conforme combinado. Estou satisfeito. Nada de cair na arapuca das CS, pelo menos para esse caso. :safari-rig::dance:

Marcus C.
02/05/2014, 13:40
Moçada,

Eu comprei da Smartfix ( Trava para Estepe e Parafuso Antifurto Rodas McGard (http://smartfix.com.br/) ) por 129 pilas (com se diz aqui no sul). Bom produto e entregue conforme combinado. Estou satisfeito. Nada de cair na arapuca das CS, pelo menos para esse caso. :safari-rig::dance:

Também comprei a trava de estepe na Smartfix. Recomendo, não tive problema na compra e o preço foi bem abaixo do oferecido pela concessionaria.

Abs,
Marcus

dtartari
03/05/2014, 08:57
Sobre o Jimny nacional tenho à dizer que é um baita carro na sua proposta off Road.

Tenho uma sugestão para melhorar—lo:
Inverter o lado das dobradiças da porta traseira em favor da segurança e conforto para carga e descarga quando estacionado junto ao meio fio. Como está a porta fica aberta contra a calçada. No Japão está perfeito (os caras não são burros) porque a mão é invertida e a posição do motorista é contrária à nossa mas no Brasil não funciona. Isso me incomoda nesse carrinho.
Quando vier a trocar de viatura num futuro espero que nossos engenheiros tenham corrigindo essa falha do projeto nacional.

rmalato
05/05/2014, 15:29
André, tenho usado no retrovisor este produto japonês repelente de água. Não fica uma gota. Realmente é muito bom. Tem também outros que são específicos para parabrisas. Também são bons, mas você tem que estar em rodovia para a água escorrer com o vento.

Cada aplicação deste do retrovisor tem efeito por uns dois meses.

Olhe também no mercado livre. Na época comprei por lá.

http://www.86jp.com.br/glaco-zero-repelente-retrovisor.html

Eu uso o WATER OFF da Wurth faz uns 5 anos. Eu passo em todos os vidros, inclusive retrovisores. Funciona muito bem, eu recomendo.
https://www.wurth.com.br/lojavirtual/pag_pro_det.asp?BUS=1&PRO_COD=3PJX349521&cat=Automotivo&subcat=Limpeza

OMEGAred
05/05/2014, 15:32
Uso uma cera sem abrasivo no vidro, pode ser aquela líquida ou a cera da latinha preta, Grand Prix

Cocatriz
07/05/2014, 13:56
Fala pessoal, depois de férias, 4k km e trampo alucinado voltei a frequentar o forum... :) e ví que nada escabroso aconteceu na minha ausência.

12k km rodados, caixa de rodas descascadas e só.

tem uma versão nova do 4Sport, com a parte de plástico nova... eu achei horrível... mal acabado.
O snorkel não parecia bem vagabundo, e não tinha mais o 4x4 em relevo do lado.
tiraram a faixa de plástico das portas e reduziram eles, e fizeram um acabamento nas coxas. (vou ver se tiro fotos quando buscar o Rubik na revisão ).

Pra não dizer que fizeram 100% cagadas, colocaram um apoio para os pés para ajudar o acesso ao teto entre a caixa de roda e a as portas... mas fizeram em plástico preto :roll: enquanto todo o resto é Grafite.

O parachoque novo é extremamente aberto, pode até ser legal na primeira olhada, mas deixa o radiador completamente exposto... acho que só fica legal se meter um guincho nele.

rogerjunior
08/05/2014, 08:54
Fala pessoal, depois de férias, 4k km e trampo alucinado voltei a frequentar o forum... :) e ví que nada escabroso aconteceu na minha ausência.

tem uma versão nova do 4Sport, com a parte de plástico nova... eu achei horrível... mal acabado.
tiraram a faixa de plástico das portas e reduziram eles, e fizeram um acabamento nas coxas. (vou ver se tiro fotos quando buscar o Rubik na revisão ).

Pra não dizer que fizeram 100% cagadas, colocaram um apoio para os pés para ajudar o acesso ao teto entre a caixa de roda e a as portas... mas fizeram em plástico preto :roll: enquanto todo o resto é Grafite.

O parachoque novo é extremamente aberto, pode até ser legal na primeira olhada, mas deixa o radiador completamente exposto... acho que só fica legal se meter um guincho nele.

Falae Coca! Blz?

Achei que iria lhe ver no SZK Adventure aqui em BH!! Sumiu cara...

Como é estes descascados que surgiram na sua caixa de roda? Somente descascados na pintura ou algum sinal de trinca? O meu Suzuki chegou aos 16kkm ontem... ainda estou esperando as minhas caixas de rodas novas chegarem a concessionária. Dizem que chegam ainda este mês... vamos ver...

Abraços...

Roger

Annibal
08/05/2014, 09:46

É a Souza Ramos mostrando sua cara! Começou com as "cacas" no teto solar.Daqui pra frente a coisa "pioreia".Já tive TR4 e fiz comparações com a IO, as diferença em acabamento e qualidade de produção (ajustes em geral)e de materiais eram absurdas. A minha tinha até tinta escorrida.

Leko-4sport
08/05/2014, 14:23
Bati o meu 4 Sport (Horácio) na marginal Tietê nesse sábado. Nada de grave. Fui na Rakki e vi esse novo 4Sport. Não gostei. O pára-choques ficou com plástico até a parte dos engates do guincho, o snorkel ficou mais reto, mais liso. O carro ficou com um visual mais esportivo urbano e menos bruto.
Tem ABS e Airbag. Os pára-lamas também aumentaram um pouco, mas me parecem ser feitos de material mais resistente.
Dentro tá tudo igual.
Pra dizer que não gostei de nada gostei do Suzuki escrito no pára-choque dianteiro, só.
Fiquei feliz de ter comprar o meu 2 meses atrás.

moraesgyn
09/05/2014, 09:58
Gostaria de ver fotos desse novo 4sport.

Obrigado.

Cocatriz
09/05/2014, 13:39
Só descascado a parte preta por conta de pedriscos, não achei nenhum trincado.
eu tirei fotos, vou ver se coloco aqui no final de semana.

Rein@ldo
11/05/2014, 17:15
Será o 2015?
462377
Sou mais o meu 2013/2014, tendo por base o DDS, com visual mais bruto.

Saudações.
Reinaldo

Rein@ldo
11/05/2014, 17:49
O primeiro Jimny DDS que vi, foi o laranja do salão do automóvel de 2010, fiquei louco pelo jipinho. No início de 2011, retornando de Maceió, fiz conexão em Salvador, e no aeroporto tinha um DDS em exposição (fotos). Na época pediam pelo DDS 75.000.
462380 462381462382

neitor
11/05/2014, 23:39
Impressionante de feio! ali no local "preto" atrás da porta é um apoio para o pé, tipo aquele da Montana?

Já o DDS é outra história, bonito e funcional, aliás, será que não existe mais maneira de se conseguir um DDS novo?

Será o 2015?
462377
Sou mais o meu 2013/2014, tendo por base o DDS, com visual mais bruto.

Saudações.
Reinaldo

egmachado
12/05/2014, 12:12
Eremita... parabéns pela aquisição... também tenho um 4all branco!!
sobre os grilos... tenho essa mesma sensação... não consigo localiza-los bem.. mas alguns já estão se mostrando mais constantes....
o meu acabou de completar 8mil Km em mais uma viagenzinha pelos interiores de MG....
sobre o lift.. caso você não queira esperar o da fábrica (se é que vai sair um dia) pode colocar fora sem problemas... de acordo com o povo da css não perde a garantia... aqui em BH sei de pelo menos um lugar que vende e instala o lift.

as vezes juntamos uma turma aqui de BH e rodamos aí pela sua região... da última vez saímos de BH passando por Rio Acima, Glaura, São Bartolomeu e saímos em OP.... em SB encontramos uma turma de jipeiros de Mariana que nos deu algumas dicas de caminhos na região...
qualquer dia vamos marcar um passeio... juntamos um turma aqui e você nos "guia" ae na região!!!

abs!!!!
Bom dia Jorge,

Acabo de adquirir um Jimny 4All 13/14 seminovo (7mil rodados) e estou doido para colocá-lo na lama!!! Quando vocês forem sair em grupo podem me avisar?
Abraço

HAROLDOS
12/05/2014, 12:49
impressionante de feio! Ali no local "preto" atrás da porta é um apoio para o pé, tipo aquele da montana?

Já o dds é outra história, bonito e funcional, aliás, será que não existe mais maneira de se conseguir um dds novo?

parece que querem transformar o bruto em carro de madame...kkkkkkkkkk

Biaaa
12/05/2014, 14:41
é... também sou mais o meu rs...

OMEGAred
12/05/2014, 15:04
Será que o corte na lataria ficou menor?

Gostei desse apoio pro pé

jorgeffn
12/05/2014, 15:18
Bom dia Jorge,

Acabo de adquirir um Jimny 4All 13/14 seminovo (7mil rodados) e estou doido para colocá-lo na lama!!! Quando vocês forem sair em grupo podem me avisar?
Abraço

Opa... primeiro.. Parabéns pela aquisição!!! com certeza o Jimny vai te dar muitas alegrias....

então.. anota meu email ae... as vezes o povo combina alguns passeios... como eu não tenho facibuk... eles me comunicam pelo email mesmo.. hehehe madruga4x4 arroba gmail.com

no sábado mesmo 2 colegas foram dar umas voltas pros lados de Ipoema / Serra dos Alves / Cabeça de Boi... região fantástica... estamos querendo marcar outra em breve... nessa não tive como ir!!

abs!!!

egmachado
12/05/2014, 16:31
Opa... primeiro.. Parabéns pela aquisição!!! com certeza o Jimny vai te dar muitas alegrias....

então.. anota meu email ae... as vezes o povo combina alguns passeios... como eu não tenho facibuk... eles me comunicam pelo email mesmo.. hehehe madruga4x4 arroba gmail.com

no sábado mesmo 2 colegas foram dar umas voltas pros lados de Ipoema / Serra dos Alves / Cabeça de Boi... região fantástica... estamos querendo marcar outra em breve... nessa não tive como ir!!

abs!!!
E-mail anotado!!! Vou entrar em contato!! O meu é egmachado arroba yahoo.com.br
Já estive no Cabeça de Boi ensaiando a compra do meu 4x4! Fomos eu e a patroa de Uno Mille mesmo!!! Como choveu muito fiquei com medo de agarrar na volta, mas foi tranquilo! Mas se já estivesse com o Jimny nem iria me preocupar! A região é muito bonita mesmo e vale a pena conhecer!!!
Agora a parte de Ipoema e Serra dos Alves não conheço...

Abraço

moraesgyn
12/05/2014, 16:41
Gostei do apoio de pé do novo 4Sport, parece que o parachoque trazeiro está com uma linha mais legal e agora a placa vai no parachoques tb. Pena que cada peça de plástico está com uma cor diferente né?

Por favor quem tiver mais fotos do novo jimny 4 sport, gostaria de ver o restante, frente e lado direito com snorkel..

Thanks!

jorgeffn
12/05/2014, 18:22
E-mail anotado!!! Vou entrar em contato!! O meu é egmachado arroba yahoo.com.br
Já estive no Cabeça de Boi ensaiando a compra do meu 4x4! Fomos eu e a patroa de Uno Mille mesmo!!! Como choveu muito fiquei com medo de agarrar na volta, mas foi tranquilo! Mas se já estivesse com o Jimny nem iria me preocupar! A região é muito bonita mesmo e vale a pena conhecer!!!
Agora a parte de Ipoema e Serra dos Alves não conheço...

Abraço

Pois é... vamos marcar um passeio lá qualquer dia.... Cabeça de Boi foi o lugar que decidi que precisava de um 4x4! tive lá a uns 7 anos atrás em um Uno Fire... passei muito aperto... as estradas eram bem mais precárias.... aí decidi que não dava mais para viver de 4x2.... hehehe tenho um carinho especial pela aquela região... e o vilarejo em especial.. hehehe

abs!!!

jorgeffn
12/05/2014, 18:26
Gostei do apoio de pé do novo 4Sport, parece que o parachoque trazeiro está com uma linha mais legal e agora a placa vai no parachoques tb. Pena que cada peça de plástico está com uma cor diferente né?

Por favor quem tiver mais fotos do novo jimny 4 sport, gostaria de ver o restante, frente e lado direito com snorkel..

Thanks!

Recebi algumas fotos de uns colegas por e-mail...

462579462580462581462582462583
462584462585

abs!!!

OMEGAred
12/05/2014, 18:32
Parece mais fácil de reparar, trocando pedaços do parachoque.

Segunda revisão amanhã, vejo a novidade de perto.

guimajc
12/05/2014, 18:39
Pessoal,

O Thiago fez estas fotos em SJC do novo 4sport, e enviou por email. Os parachoques são um misto de peças em plástico e outras em fibra de vidro. Tirem suas conclusões:

462586462587462588462589462590462591462592

Madruga, eu e o Roger demos um bom giro pelas serras. A região é muito bonita. O único porém é que estão passando patrol nas estradas, e a maior parte está lisinha até demais. Aliás, o operador da patrol (ou as ordens superiores) está fazendo um estrago: alargou demais uns trechos, e derrubou muitas árvores nativas nos trechos que as estradas cortam fragmentos... Fora que a questão de conservação de estradas rurais no Brasil não usa nenhum conceito de Conservação de Água e Solo. A manutenção seria muito menor com alguns cuidados, fora que se manteria transitável por períodos maiores... mas isso é outro assunto...

Att.

rogerjunior
12/05/2014, 18:58
Pessoal,

O Thiago fez estas fotos em SJC do novo 4sport, e enviou por email. Os parachoques são um misto de peças em plástico e outras em fibra de vidro. Tirem suas conclusões:

462586462587462588462589462590462591462592

Madruga, eu e o Roger demos um bom giro pelas serras. A região é muito bonita. O único porém é que estão passando patrol nas estradas, e a maior parte está lisinha até demais. Aliás, o operador da patrol (ou as ordens superiores) está fazendo um estrago: alargou demais uns trechos, e derrubou muitas árvores nativas nos trechos que as estradas cortam fragmentos... Fora que a questão de conservação de estradas rurais no Brasil não usa nenhum conceito de Conservação de Água e Solo. A manutenção seria muito menor com alguns cuidados, fora que se manteria transitável por períodos maiores... mas isso é outro assunto...

Att.

Bacana as fotos enviadas pelo Thiago!! Não gostei da proteção de plástico no Skid Plate, pelo que já fiz no meu, esta proteção estaria quebrada já há bastante tempo....rsrs

Guimajc, aquela região é realmente linda!! Jorge conhece muito ali, tanto que ele me fez lembrar daquele vilarejo que fica acima da cachoeira do Bongue, que se chama Borges... segundo ele é outra estradinha boa para os JImnys que se eu bem entendi, chega-se também ao distrito de Cabeça de Boi...

Vamos depois combinar com o Jorge outro passeio por aqueles lados para explorar mais a região e tentar descobrir aquela trilha citado por aquele morador que segundo ele, é um trilha mais chata ao ponto da necessidade de uso do guincho...

Abraços e boa semana!!!

Roger

carlos henrique almeida
12/05/2014, 19:29
Estou namorando um 4Sport desde o ano passado, queria ver se ele vinha com ABS e Airbag para o meio do ano.
Eu vi, ano passado, um 4Sport branco com um rack no teto em um semáforo daqui de Vitória/ES e fui direto para a concessionária, achei o carro muito elegante e com um design diferente, intrigante. Não acredito que isto que esta na foto vá substituir o 4Sport, o carro parece que está faltando algo na lateral, tirou a ar mais parrudo do 4Sport e a traseira está sem o reforço da roda, tem um 4x4 perdido na lataria e o snorkel ficou sem graça. Espero que não tenha esperado em vão. Se este bagulho for o novo vou ficar com o antigo sem abs mesmo. Ou pego o 4all e dou uma mexida boa nele (não gosto dos plásticos dele). Por este ai da foto, eu continuaria namorando a TR4.

jorgeffn
12/05/2014, 19:43

Att.

Bacana demais João!!!... então... a região é bacana demais né.... temos que marcar outra ida lá... com mais tempo... Eu tenho um carinho especial por Cabeça de Boi.... foi lá que decidi que precisava de um 4x4! fui uma vez um Uno Fire q eu tinha.. e passei uns apertos!! Já fui lá com todos os 4x4 que tive... aqui tem umas fotos... https://picasaweb.google.com/109371205791092714478/CabecaDeBoi

agora tenho que ir de Jimny!!! heheheh Urgente!!!!

abs!!!

jorgeffn
12/05/2014, 19:46
Estou namorando um 4Sport desde o ano passado, queria ver se ele vinha com ABS e Airbag para o meio do ano.
Eu vi, ano passado, um 4Sport branco com um rack no teto em um semáforo daqui de Vitória/ES e fui direto para a concessionária, achei o carro muito elegante e com um design diferente, intrigante. Não acredito que isto que esta na foto vá substituir o 4Sport, o carro parece que está faltando algo na lateral, tirou a ar mais parrudo do 4Sport e a traseira está sem o reforço da roda, tem um 4x4 perdido na lataria e o snorkel ficou sem graça. Espero que não tenha esperado em vão. Se este bagulho for o novo vou ficar com o antigo sem abs mesmo. Ou pego o 4all e dou uma mexida boa nele (não gosto dos plásticos dele). Por este ai da foto, eu continuaria namorando a TR4.

Carlos... com certeza esse é o novo 4sport.... caso prefira o outro modelo.. as Css ainda devem ter em estoque... dá uma olhada...

abs!!!

Biaaa
12/05/2014, 19:58
É.... prefiro o meu MESMO! rsrs...
Mas não achei ele feio não, pra mim o visual continua de um carro robusto, só que agora mais "urbanizado"... tirando o apoio de pé, as laterais dele estão bem legais, só não gostei dos plásticos na traseira e na frente...

OMEGAred
12/05/2014, 19:58
Bem lembrado, retiraram o reforço do estepe... vai dar trabalho

HAROLDOS
12/05/2014, 20:17
Como falei acima, estão tentando transformar o Bruto em carro de madame.

luishenrique.slima
12/05/2014, 20:28
Pessoal, sou novo no fórum e agora também proprietário de um Jimny, que por acaso é exatamente este das fotos. Hehehehe
Comprei ele um dia antes do evento aqui em SJC.

Particularmente também achava o antigo 4Sport mais bonito, mas acabei decidindo ficar com o novo mesmo.

Pego o carro na sexta e vou informando a galera das mudanças. Espero que não tenha grandes surpresas.

Abraços

HAROLDOS
12/05/2014, 21:16
Com certeza udaram somente a maquiagem externa, a maquina e suspençao é a mesma.

Rein@ldo
13/05/2014, 08:47
Também não achei feio não, mas desviou da proposta do modelo.
O suporte do estepe do anterior, além de funcional, dando mais rigidez ao conjunto, ficava muito mais bonito com o pneu descentralizado. Se foi por economia de escala, preferiria rodas de ferro.
Também os protetores de plástico não são nada legais para quem gosta de uma trilha mais radical. Enfeita, mas não são funcionais para proposta.
Alguém tem notícias de como ficou o Work?
O meu 4sport já está com 7.600 km e até o momento nenhum rangido, a pior média de consumo foi 8,5 e a melhor 10,7, reais, e já descontado a diferença de hodômetro. Todo final de semana dá vontade aquela vontade de fazer uma trilha com o Tiriça.

Sudações,

Reinaldo

Biaaa
13/05/2014, 08:52
Parabéns luishenrique.slima, mesmo com as mudanças dá pra notar que ele continua um ótimo carro viu...

Aprendi com meu namorado que o importante mesmo é a máquina, a aparência do carro sem um bom conjunto mecânico não vale nada... não entendo muito disso mas tô aprendendo rsrs!

Queria vê-lo por dentro, se puder compartilha depois as fotos!!

:D

mgnecco
13/05/2014, 09:02
Olá a todos.
No meu 4all uso os MUD do sport e não notei problema algum na tampa traseira por conta do peso do pneu.
O consumo do carro mudou um pouco por conta do perfil e largura maior, mas em compensação o hodômetro do carro agora bate 99% com o GPS antes com os Dueler roubava cerca de 6% do real... no final das contas não mudou muito o consumo!!!..rsrs
:euforico:

Consumo atual cidade e trilha 8,5km/l antes com os Dueler e "roubo" do hodômetro 9,5km/l... estrada mesmo faz tempo que não pego.

O meu é um 4all 13/14 com abs e airbag.

462646

dtartari
13/05/2014, 10:05
Olá a todos.
No meu 4all uso os MUD do sport e não notei problema algum na tampa traseira por conta do peso do pneu.
O consumo do carro mudou um pouco por conta do perfil e largura maior, mas em compensação o hodômetro do carro agora bate 99% com o GPS antes com os Dueler roubava cerca de 6% do real... no final das contas não mudou muito o consumo!!!..rsrs
:euforico:

Consumo atual cidade e trilha 8,5km/l antes com os Dueler e "roubo" do hodômetro 9,5km/l... estrada mesmo faz tempo que não pego.

O meu é um 4all 13/14 com abs e airbag.

462646

Cara, teu jipinho ficou fantástico com esse pneu Mud. Eu também estou usando um pneu parecido. Estou usando o pneu BF All Terrain 215/75 R15 (Já estou me arrependendo de não ter pego um MUD, mas tudo bem). Também não percebi qualquer interferência na carroceria no meu Jimny 4All 2013/2014, "A Laranja Mecânica" que ainda está com a suspensão original.

Já testei esse pneu bastante em estradas de chão e asfalto, observei um bom comportamento tanto na estabilidade do carro como no consumo. Peguei o carro em outubro e já estou com quase 10 mil km rodados. Ainda não me meti no barro pesado prá saber se fiz a escolha certa entre o MUD e All Terrain..... Pouco alterou em relação ao consumo de gasolina comparado com os Dueler original (aliás, ainda tenho o estepe Dueler zero bala para venda).

Realmente, a gente tem que ficar atento ao velocímetro quando passa no radar porque não tem tolerância. Ficou certinho com o indicado no GPS.

Um problema observado e corrigido com uma dica deste Fórum: observe que o estepe está quase encostando a parte inferior do pneu no para-choques. Quando passar em um terreno irregular o pneu vai roçar no para-choques e marca-lo.

Solução adotada: É só tirar o estepe e colocar uma ou duas arruelas nos parafusos de maneira a afastar alguns milímetros o estepe da tampa traseira. Feito isso é só sair para o abraço. :safari-rig::dance:

rogerjunior
13/05/2014, 10:08
Pessoal, sou novo no fórum e agora também proprietário de um Jimny, que por acaso é exatamente este das fotos. Hehehehe

Particularmente também achava o antigo 4Sport mais bonito, mas acabei decidindo ficar com o novo mesmo.

Pego o carro na sexta e vou informando a galera das mudanças. Espero que não tenha grandes surpresas.

Abraços

Parabéns Luishenrique!!! Mecanicamente o carro é o mesmo, bruto!!! Quanto a isso não precisa se preocupar... Algumas coisas pra mim são desnecessárias, tipo aquela proteção em plástico no fechamento da longarina do skid plate, ali quando se pega um desnível bem forte na trilha, sempre a longarina encosta no chão ou "patrola" o barranco ao subir, o meu vive com terra e mato ali...rs. Tem que ter mais cuidado agora, pois pode danificar essa proteção em plástico, a não ser que você a retire antes de fazer alguma estripulia....rsrs. Retirar deve ser algo bem simples...

O seu já vem com airbags e abs?

Tire fotos do interno depois para nós para sabermos das diferenças em acabamento!!!

Sucesso e muita curtição pois o jipinho é show!!!

Abraços,

Roger

mgnecco
13/05/2014, 10:14
Obrigado, também achei show o visual... paro no farol e todo mundo fica olhando...rsrsrs

Ficou outro carro na terra molhada e seca... não me arrependo em momento algum a troca e agora ronca como um verdadeiro jipe andando... :-P

Já fiz trilha media parruda com ele ou mesmo na buraqueira da cidade não percebi pegar no para-choque, mas vou fazer sua dica...rsrssrs

Showwww seu laranja com os pneus... :concordo:

Cara, teu jipinho ficou fantástico com esse pneu Mud. Eu também estou usando um pneu parecido. Estou usando o pneu BF All Terrain 215/75 R15 (Já estou me arrependendo de não ter pego um MUD, mas tudo bem). Também não percebi qualquer interferência na carroceria no meu Jimny 4All 2013/2014, "A Laranja Mecânica" que ainda está com a suspensão original.

Já testei esse pneu bastante em estradas de chão e asfalto, observei um bom comportamento tanto na estabilidade do carro como no consumo. Peguei o carro em outubro e já estou com quase 10 mil km rodados. Ainda não me meti no barro pesado prá saber se fiz a escolha certa entre o MUD e All Terrain..... Pouco alterou em relação ao consumo de gasolina comparado com os Dueler original (aliás, ainda tenho o estepe Dueler zero bala para venda).

Realmente, a gente tem que ficar atento ao velocímetro quando passa no radar porque não tem tolerância. Ficou certinho com o indicado no GPS.

Um problema observado e corrigido com uma dica deste Fórum: observe que o estepe está quase encostando a parte inferior do pneu no para-choques. Quando passar em um terreno irregular o pneu vai roçar no para-choques e marca-lo.

Solução adotada: É só tirar o estepe e colocar uma ou duas arruelas nos parafusos de maneira a afastar alguns milímetros o estepe da tampa traseira. Feito isso é só sair para o abraço. :safari-rig::dance:

OMEGAred
13/05/2014, 10:21
mgnecco (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/82219.html), como ficou a relação do pneu com o parachoque dianteiro, raspa no esterço? Chega a pegar se subir uma roda na calçada, por exemplo?

Levei meu jimny pra segunda revisão e conheci o 4sport atualizado. Gostei do parachoque dianteiro, agora em 4 partes e com um certo distanciamento nas pontas, podendo absorver alguma raspada. O traseiro tem 3 partes. Espero que tenha partes avulsas pra reparo. Snorkel um pouco mais modelado e sem relevo. Parece ter uma entrada de ar mais fechada.

A lateral ficou aparentemente bem acabada, com menos plástico e mais fácil de trocar peças, instalar um rock slider e tal. O apoio pro pé ficou muito prático pra alcançar o teto, principalmente se for usar aquela cesta da Thule.

Por dentro só mudou o tapete, agora é de borracha, meio genérico.

Desvantagens: Perdeu o reforço no estepe, que está com o MUD, o que pode dar dor de cabeça a longo prazo na lataria e dobradiças. Os paralamas ficaram menos agressivos, um pouco mais recuados e cerca de meio centímetro mais baixo.

mgnecco
13/05/2014, 10:30
Olá OMEGAred.

Até agora não pegou nada, na foto abaixo não pegou acho que nunca vai pegar...kkkkkk
462666
Quanto à tampa do porta-malas não acho que vai dar problemas pois fechada ela fica apoiada em um coxim se você reparar, no seu 4sport se você reparar esse tal reforço acho que é somente para o estepe ficar em outra posição, repare que ele se liga na dobradiça original :)

Eu particularmente não gostei do apoio de pé preto, tinha que ser da mesma cor do restante dos plásticos e uma coisa é fato o modelo do seu tem muito mais cara de invocado....rsrsrsrs

mgnecco (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/82219.html), como ficou a relação do pneu com o parachoque dianteiro, raspa no esterço? Chega a pegar se subir uma roda na calçada, por exemplo?

Levei meu jimny pra segunda revisão e conheci o 4sport atualizado. Gostei do parachoque dianteiro, agora em 4 partes e com um certo distanciamento nas pontas, podendo absorver alguma raspada. O traseiro tem 3 partes. Espero que tenha partes avulsas pra reparo. Snorkel um pouco mais modelado e sem relevo. Parece ter uma entrada de ar mais fechada.

A lateral ficou aparentemente bem acabada, com menos plástico e mais fácil de trocar peças, instalar um rock slider e tal. O apoio pro pé ficou muito prático pra alcançar o teto, principalmente se for usar aquela cesta da Thule.

Por dentro só mudou o tapete, agora é de borracha, meio genérico.

Desvantagens: Perdeu o reforço no estepe, que está com o MUD, o que pode dar dor de cabeça a longo prazo na lataria e dobradiças. Os paralamas ficaram menos agressivos, um pouco mais recuados e cerca de meio centímetro mais baixo.

OMEGAred
13/05/2014, 12:40
As fotos do branco.

462692462693462694462695

Biaaa
13/05/2014, 12:50
462646

caraaaca que lindo que ficou!

Os pneus do meu estão com essa escrita branca pra dentro... será que se eu virar o pneu dá algum problema? rs..

mgnecco
13/05/2014, 13:20
Só fazer a troca em X que não pega nada... :concordo:

Os pneus do meu estão com essa escrita branca pra dentro... será que se eu virar o pneu dá algum problema? rs..

Thiago Pereira
13/05/2014, 13:51

Nenhum problema, apenas será preciso desmontar as rodas para inverter os pneus e a seguir fazer o balanceamento novamente.

Só fazer a troca em X que não pega nada... :concordo:

Não, isso fará apenas com que os pneus invertam o sentido de rotação.
As letras brancas continuarão viradas para dentro.

mgnecco
13/05/2014, 13:55
Thiago me expressei errado.... quando disse em X foi exatamente desmontando o pneu e mantendo sua rotação pois assim a biaaa vai ter o resultado que ela quer, escrita branca para fora sem danificar os pneus.
Os meus fiz exatamente isso pois peguei eles de um 4sport de um camarada e nos dele estavam com a escrita para dentro.

TD - DE
DE - TD
TE - DD
DD - TE

Desmontando e montando o pneu claro.

Nenhum problema, apenas será preciso desmontar as rodas para inverter os pneus e a seguir fazer o balanceamento novamente.

Não, isso fará apenas com que os pneus invertam o sentido de rotação.
As letras brancas continuarão viradas para dentro.

Mauro B
13/05/2014, 15:51
Thiago me expressei errado.... quando disse em X foi exatamente desmontando o pneu e mantendo sua rotação pois assim a biaaa vai ter o resultado que ela quer, escrita branca para fora sem danificar os pneus.
Os meus fiz exatamente isso pois peguei eles de um 4sport de um camarada e nos dele estavam com a escrita para dentro.

TD - DE
DE - TD
TE - DD
DD - TE

Desmontando e montando o pneu claro.

Esse é o modo correto.

Biaaa
13/05/2014, 17:38
Hum, vou fazer isso então... pedir pra desmontar, inverter os lados dos pneus na remontagem, fazer o rodízio em X e balancear... acertei?!

Elton GR
13/05/2014, 17:40

Abraços
Parabéns Luis,
E seja bem vindo.

luishenrique.slima
13/05/2014, 18:25
Parabéns Luishenrique!!! Mecanicamente o carro é o mesmo, bruto!!! Quanto a isso não precisa se preocupar... Algumas coisas pra mim são desnecessárias, tipo aquela proteção em plástico no fechamento da longarina do skid plate, ali quando se pega um desnível bem forte na trilha, sempre a longarina encosta no chão ou "patrola" o barranco ao subir, o meu vive com terra e mato ali...rs. Tem que ter mais cuidado agora, pois pode danificar essa proteção em plástico, a não ser que você a retire antes de fazer alguma estripulia....rsrs. Retirar deve ser algo bem simples...

O seu já vem com airbags e abs?

Tire fotos do interno depois para nós para sabermos das diferenças em acabamento!!!

Sucesso e muita curtição pois o jipinho é show!!!

Abraços,

Roger

Ele vem com ABS e AirBag sim!

Sexta pego o carro e mando fotos para vocês!

Abraços

mgnecco
13/05/2014, 18:41
Certinho!!!!

Mas se você pesquisar na Internet sobre balanceamento de carro 4x4 não tem problema mudar o lado de rodagem em X no rodízio sem desmontar os pneus.
Quem fala isso é justamente os fabricante.

Hum, vou fazer isso então... pedir pra desmontar, inverter os lados dos pneus na remontagem, fazer o rodízio em X e balancear... acertei?!

Biaaa
13/05/2014, 19:38
Opa vou providenciar logo essa mudança de lado então... fica muito mais bacana...

Obrigada pela ajuda!!!

=)

Stevan Franzol
13/05/2014, 20:19
Boa noite, eu estou pensando em pegar um jeep, e gostei do jimny, o ano 2013, vai bem em trilhas ? A trilha seria com barro, agua, pouca erosao, penso em usar pneu bf ou meio agressivo, qual dos 2 pneu é melhor ? E penso em viagens tambem.
A mecanica dele aguenta tambem e é barata ?
Pra por pneu maior que original precisa mexer em suspençao ou alguma outra coisa ?
Qual o pneu maior que ele aguenta original ?
Obrigado galera, desculpa de tanta pergunta, que aqui ninguem tem esse jeep, todos tem troller, da turma que vou.

HAROLDOS
13/05/2014, 22:20
Boa noite, eu estou pensando em pegar um jeep, e gostei do jimny, o ano 2013, vai bem em trilhas ? A trilha seria com barro, agua, pouca erosao, penso em usar pneu bf ou meio agressivo, qual dos 2 pneu é melhor ? E penso em viagens tambem.
Pra por pneu maior que original precisa mexer em suspençao ou alguma outra coisa ?
Obrigado galera, desculpa de tanta pergunta, que aqui ninguem tem esse jeep, todos tem troller, da turma que vou.

Amigo pelos seus mais de 100 posts no fórum, da pra ver que vc tem ou teve um jeep. D^e uma pesquisada no vasto material sobre o jimny, antes de comprar o meu passei um mês lendo o material deste fórum. Abraços!

Stevan Franzol
13/05/2014, 22:26
Entao, eu postei mais mesmo no forum das gaiolas, que eu tenho uma gaiola xique, preparada, guincho, px, motor 2.0, assim vai, e comprei um cj5 a um tempo atras com intençao de reformar, porem nao deu mais certo, ai to vendendo ele e estou com intençao de pega um jeep mais novo.É, andei lendo os post, mas nao axei algumas coisas que citei ali em cima.
Abraços

rogerjunior
14/05/2014, 09:04

Stevan, bom dia!

Aqui em BH fazemos bastante trilhas com Trollers e Suzukis... trilhas pesadas vou de Zeca!! hahaha

Mas, lhe garanto que em trilha os Suzukis vão muito bem, cada qual com sua particularidade! Tem obstáculos que o Troller vence com mais facilidade pelo seu peso e maior estabilidade/torque do motor... já em outros o Jimny vence com mais facilidade por sua leveza, já que pesa 1tonelada a menos que o Troller...

A mecânica é bem resistente dos Suzukis e lhe garanto que não quebra fácil, pois há uma boa flexibilidade/curso ali nos eixos cardãs e caixa de redução...

Em muitos lugares com erosão mais acentuada o Troller passa com maior estabilidade pelo peso já os Suzukis tem maior facilidade de levantar a dianteira, isso assusta algumas pessoas, mas é a característica do carro e eu particularmente gosto. Só tem que tomar cuidado para o carro não tombar...

Os cursos das suspensões dianteiras e traseiras são curtas e dão X com facilidade, se por bloqueio na traseira, pelo menos, você irá vencer com facilidade bastante trecho de erosão...

Um pneu bom de usar é o 235/75/R15, é o que eu uso... pode-se usar também um tamanho 30, porém vai aumentar mais a relação e o carro ficará com menos torque...

Uso os Muds, estão me agradando muito, tanto na terra, lama e asfalto...mas se quiser maior durabilidade, pode-se usar os BF All Terrain que tem ótima composição 50% e maior durabilidade... estou prevendo rodar 50k com os muds...

O Jeep já é consagrado... afinal, não difere muito do Samurai, a mecânica é a mesma e com algumas melhorias nos reposiconamentos dos armotecedores e um curso até um pouco maior no caso dos equipados com molas helicoidais...

Este é um resumão... espero ter ajudado!

Abraços,

Roger

fernand8
14/05/2014, 13:49

Sou novo no fórum mas tenho lido bastante a respeito do tema.

Apenas completando a última resposta, vc não vai conseguir colocar os pneus na medida 235/75 R15 no Jimny original, ao menos que seja o 4Sport.

Para os demais modelos de 2013, você vai conseguir colocar a medida 215/75 R15, pode ser o BF MUD ou AT.

Espero ter ajudado.

Stevan Franzol
14/05/2014, 18:45
Muito obrigado galera, me ajudou muito.

HAROLDOS
17/05/2014, 17:30
Jimny ganha mudanças na linha 2015 - carros - Jornal do Carro (http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/carros,jimny-ganha-mudancas-na-linha-2015-,19010,0.htm)

vejam a materia
http://img.estadao.com.br/jornal-do-carro/imagens/noticia/abre-suzuki.jpg
http://img.estadao.com.br/jornal-do-carro/imagens/136x86/01-suzuki.jpg
http://img.estadao.com.br/jornal-do-carro/imagens/136x86/01-suzuki.jpg
http://img.estadao.com.br/jornal-do-carro/imagens/noticia/abre-suzuki.jpg

ji2014
17/05/2014, 18:57
Na minha opinião, ficou ainda melhor o visual, principalmente do parachoque dianteiro. Queria saber se é de metal.
Porém, acho que os Alargadores de paralamas do modelo anterior são mais off road, portanto, ficariam perfeitos no 2015. Também senti a falta dos protetores das portas que davam continuidade aos alargadores de paralamas. No site da suzuki ainda nao aparece esse modelo.

egmachado
18/05/2014, 09:57
Bom dia Roger,

Finalmente coloquei o meu Jimny 2013/14 com 7mil rodados para rodar um pouco na BR-040! Entretanto, percebi que ele está tremendo um pouco o volante, como se estivesse batendo alguma coisa, na velocidade entre 70 e 80km/h. Creio que seja o tal Shimmy.
Você conhece algum lugar bom aqui em BH ou Contagem para fazer o balanceamento no local, ou seria melhor levar na CSS???

Abraço

Dan-Ce
18/05/2014, 15:41
Pessoal, ficou nota 10 o modelo 2015.

Pra mim só faltam duas coisas: opção de bloqueio do diferencial traseiro e de guincho elétrico.

Afinal estamos falando de um verdadeiro jeep.

Junior84
18/05/2014, 22:51
Parece que finalmente ganhou os ABS e airbag.....ou será que lí errado,,,,
Suzuki lança Jimny 4SPORT 2015 | Autos Segredos (http://autossegredos.com.br/2014/05/18/suzuki-lanca-jimny-4sport-2015/)
Tenho vontade de ter um Jimmy, mas por enquanto é sonho distante....

rogerjunior
19/05/2014, 10:11
Bom dia Roger,

Finalmente coloquei o meu Jimny 2013/14 com 7mil rodados para rodar um pouco na BR-040! Entretanto, percebi que ele está tremendo um pouco o volante, como se estivesse batendo alguma coisa, na velocidade entre 70 e 80km/h. Creio que seja o tal Shimmy.
Você conhece algum lugar bom aqui em BH ou Contagem para fazer o balanceamento no local, ou seria melhor levar na CSS???

Abraço

Bom dia egmachado! Blz?
Te respondi tbm pelo e-mail, porém, o IG anda dando uns probleminhas e não sei se você o receberá...Cara, peguei o meu 0km com o shimmy na CSS, eles não tem um bom critério para resolver o problema... conheço um amigo aqui de BH que não tinha e após a revisão dos 10milkm retornou com o shimmy e olha que carro dele não tinha este problema... Bom, andei com Shimmy até os 8milkm e só resolvi o problema quando coloquei os Muds 235, ou seja, tirei um pneu que na teoria não deveria ter este problema e pus um outro que é mais propenso a apresentar e os caras lá fizeram um balanceamento primoroso...
A loja que resolveu bem este problema fica na Av. Bias Fortes, 955 e se chama CIA dos pneus... um fornecedor autorizado da Michelin e BF Goodrich. fone 33350612.
Espero que lá eles consigam resolver o seu problema!!!
Abraços,
Roger

egmachado
19/05/2014, 11:05
Bom dia egmachado! Blz?
Te respondi tbm pelo e-mail, porém, o IG anda dando uns probleminhas e não sei se você o receberá...Cara, peguei o meu 0km com o shimmy na CSS, eles não tem um bom critério para resolver o problema... conheço um amigo aqui de BH que não tinha e após a revisão dos 10milkm retornou com o shimmy e olha que carro dele não tinha este problema... Bom, andei com Shimmy até os 8milkm e só resolvi o problema quando coloquei os Muds 235, ou seja, tirei um pneu que na teoria não deveria ter este problema e pus um outro que é mais propenso a apresentar e os caras lá fizeram um balanceamento primoroso...
A loja que resolveu bem este problema fica na Av. Bias Fortes, 955 e se chama CIA dos pneus... um fornecedor autorizado da Michelin e BF Goodrich. fone 33350612.
Espero que lá eles consigam resolver o seu problema!!!
Abraços,
Roger
Valeu Roger,

Vou ligar lá!!! Fica perto da Pça Raul Soares né?

Abraço

rogerjunior
19/05/2014, 13:08
Valeu Roger,

Vou ligar lá!!! Fica perto da Pça Raul Soares né?

Abraço

Sim, isso mesmo, quase que no cruzamento com a rua Sta Catarina...

Thiago Pereira
19/05/2014, 13:33
Nesse final de semana no Suzuki Track Day em Mogi Guaçu (Velo Città) o Jimny 4Sport 2015 estava em exposição e como postado anteriormente está equipado com ABS e Airbag, inclusive devido ao Airbag foi preciso alterar o para-choque.

Portanto aos que acreditaram em vendedores que juravam que o 4Sport não teria tais equipamentos por ser um veiculo "fora-de-estrada" e que afirmaram por aqui tal fato com veemência fica a lição.

Não existe 4Sport 14/14, todas unidades a venda sem tais equipamentos foram fabricados antes de 31 de dezembro de 2013 e já estão com quase seis meses de patio, portanto atenção, no minimo vale um bom desconto.

Off-topic: Esse papo continua nas concessionárias Troller para desovar as unidades em estoque do T4, enquanto o novo TR-X não chega.

Thiago Pereira
19/05/2014, 13:56
Se tiver tempo, na próxima semana vou passar na oficina da CCS e descobrir se os preços altos são peças caras, ou não de obra, ou ambos.

Demorou, mas consegui dar uma passada na oficina de uma ccs Suzuki.

Os valores absurdos de revisão são em sua maioria justificados pelas peças extremamente caras, como os filtros, onde todos beiram os R$80,00, enquanto um filtro de óleo de boa marca no mercado paralelo (p.ex FRAM) não passa de R$25,00.

Quando precisar de correias, rolamentos e esticadores é melhor sentar.

As demais peças mecânicas também não devem fugir dos absurdos, sorte que o Jimny raramente precisa.

Também achei os prazos curtos, trocar o óleo dos diferenciais com 10.000 km não vejo o menor sentido.

thejpedros
19/05/2014, 16:04
Oi galera, eu tenho um problema sério!

Tenho um Vitara 93, meu primeiro carro... ele é muito bom e gostaria de ficar por um longo tempo com ele
O problema é que estou participando de rally de regularidade e de velocidade e um carro com 20 anos não tem mais aquela mecânica para aguentar bem esse tipo de evento. Infelizmente, sei que logo terei algum problema sério com ele e não sei se irá compensar arrumar.

Ficar 20 anos com um carro 0 é uma coisa, ficar 20 anos com um carro de 20 anos é outra bem diferente...
Fico pensando se compensaria vender o vitara e pegar um jimny 4S. 0km... seria difícil pra pagar, ficaria um bom tempo nas parcelas, mas seria um carro pra durar comigo.
Ele mandaria bem nos rallys de velocidade? Como é a estabilidade, arrancada e aceleração? (se puderem comparar com o Vitara 2p é melhor)

Será que vale a pena arriscar?

Yuki
19/05/2014, 22:14
Nunca dirigi um Vitara, mas acho que o Jimny, por ter eixos rígidos na frente e atrás não é adequado para rally de velocidade. Pelo menos não sem grandes modificações.

Jimny é pra andar de boa por aí.

Abraço

pedropedreiro
19/05/2014, 22:55
Bom dia Roger,

Abraço

Também estou com o mesmo problema. Quando chega em 75, começa a chacoalheira. Troquei os Dueler HT por Scorpions AT logo que saí da CSS, e o shimmy apareceu. Alguem de Brasília teria uma boa indicação de local para balanceamento?

OMEGAred
20/05/2014, 12:49
Em Brasília você pode balancear na Curinga Pneus, em frente à Soma. Balanceamento local das rodas dianteiras + alinhamento sai R$90

Thiago Pereira
20/05/2014, 16:25
Ele mandaria bem nos rallys de velocidade? Como é a estabilidade, arrancada e aceleração? (se puderem comparar com o Vitara 2p é melhor)

Quanto a estabilidade não posso afirmar, pois nunca andei com o Jimny na terra em velocidade que fosse necessário estabilidade, mas sobre arrancada e aceleração posso dizer que é muito semelhante a um popular 1.0, com um 0 à 100 km/h por volta dos 15 segundos, as retomadas são um pouco melhores pela relação mais curta de transmissão e mesmo assim tem que se manter o giro alto, pois os picos de potencia e torque só aparecem em altas rotações.

thejpedros
20/05/2014, 19:44
Quanto a estabilidade não posso afirmar, pois nunca andei com o Jimny na terra em velocidade que fosse necessário estabilidade, mas sobre arrancada e aceleração posso dizer que é muito semelhante a um popular 1.0, com um 0 à 100 km/h por volta dos 15 segundos, as retomadas são um pouco melhores pela relação mais curta de transmissão e mesmo assim tem que se manter o giro alto, pois os picos de potencia e torque só aparecem em altas rotações.

A estabilidade eu penso em colocar uns espaçadores, acho que já ajuda.
Mas mesmo com o giro alto? o meu vitara tem 5cv a menos que o Jimny e quando eu jogo o giro pro alto (6mil) ele arranca bem
na largada mantenho ele em 4mil e quando vou largar jogo pra 6 ou mais...

Outra pergunta, o Jimny tem tração dianteira? Li isso em uma matéria hoje falando sobre o novo modelo... é sério?

jorgeffn
20/05/2014, 19:52
A estabilidade eu penso em colocar uns espaçadores, acho que já ajuda.
Mas mesmo com o giro alto? o meu vitara tem 5cv a menos que o Jimny e quando eu jogo o giro pro alto (6mil) ele arranca bem
na largada mantenho ele em 4mil e quando vou largar jogo pra 6 ou mais...

Outra pergunta, o Jimny tem tração dianteira? Li isso em uma matéria hoje falando sobre o novo modelo... é sério?

Onde você leu isso???

não acho que o Jimny leva tanta vantagem na questão do motor.... apesar de mais moderno que o do Vitara, não é aquela coisa que entrega potência a toda hora.. heheheh! Você já pensou nas Pajertinhos V6?? apesar de antigas são excelentes para esse tipo de rally....

abs!!!

thejpedros
20/05/2014, 20:05
Onde você leu isso???

não acho que o Jimny leva tanta vantagem na questão do motor.... apesar de mais moderno que o do Vitara, não é aquela coisa que entrega potência a toda hora.. heheheh! Você já pensou nas Pajertinhos V6?? apesar de antigas são excelentes para esse tipo de rally....

abs!!!

Pensei sim, pro nosso esporte carro muito novo é problema, muitos eletrônicos... mas como eu disse, quero um carro pra durar, 10 anos no mínimo com ele kkk.

no Auto Esporte
Auto Esporte - Suzuki lança linha 2015 do utilitário esportivo compacto Jimny (http://g1.globo.com/carros/noticia/2014/05/suzuki-lanca-linha-2015-do-utilitario-esportivo-compacto-jimny.html)

aqui

"Entretanto, a maior vocação do Jimny (http://g1.globo.com/carros/modelos/suzuki-jimny.html) é encarar o uso off-road. O motorista do jipinho pode escolher entre três tipos de tração, nas rodas dianteiras, 4x4 ou 4x4 com reduzida. O Jimny também conta com reboque dianteiro. Para incrementar a capacidade fora de estrada, são oferecidos, como opcionais, pneus Mud."

jorgeffn
20/05/2014, 20:13
Pensei sim, pro nosso esporte carro muito novo é problema, muitos eletrônicos... mas como eu disse, quero um carro pra durar, 10 anos no mínimo com ele kkk.

no Auto Esporte
Auto Esporte - Suzuki lança linha 2015 do utilitário esportivo compacto Jimny (http://g1.globo.com/carros/noticia/2014/05/suzuki-lanca-linha-2015-do-utilitario-esportivo-compacto-jimny.html)

aqui

"Entretanto, a maior vocação do Jimny (http://g1.globo.com/carros/modelos/suzuki-jimny.html) é encarar o uso off-road. O motorista do jipinho pode escolher entre três tipos de tração, nas rodas dianteiras, 4x4 ou 4x4 com reduzida. O Jimny também conta com reboque dianteiro. Para incrementar a capacidade fora de estrada, são oferecidos, como opcionais, pneus Mud."

Me parece um erro na redação do texto mesmo... o Jimny é tração traseira com opção de 4x4 e 4x4 reduzida... igual ao Vitara... a diferença é o sistema... que no Jimny não é por alavanca.. e sim botões no painel....
outro erro na reportagem é a grafia "4sporte".... são incapazes até de revisar um texto....

Para ser sincero.. se você achar uma Pajerinho V6 bem cuidada, ela vai te atender demais no Rally... é um carro robusto, resistente, com um motor potente.... o único porém é o consumo, já que não existe almoço grátis né... hehehe

abs!

thejpedros
20/05/2014, 20:49
pois é... percebe-se que o cara saca tudo de carro...

Pois é... penso na Troller tbm... mas gosto muito da ZuZuki

dtartari
21/05/2014, 09:07
Oi galera, eu tenho um problema sério!

Tenho um Vitara 93, meu primeiro carro... ele é muito bom e gostaria de ficar por um longo tempo com ele
O problema é que estou participando de rally de regularidade e de velocidade e um carro com 20 anos não tem mais aquela mecânica para aguentar bem esse tipo de evento. Infelizmente, sei que logo terei algum problema sério com ele e não sei se irá compensar arrumar.

Ficar 20 anos com um carro 0 é uma coisa, ficar 20 anos com um carro de 20 anos é outra bem diferente...
Fico pensando se compensaria vender o vitara e pegar um jimny 4S. 0km... seria difícil pra pagar, ficaria um bom tempo nas parcelas, mas seria um carro pra durar comigo.

Tchê, não acho que o Jimny seja uma boa opção para rallys. É um excelente carrinho para off-road mas nada de pressa. Na estrada se comporta muito bem desde que respeite seus limites de velocidade. Estabeleci minha velocidade de cruzeiro em viagens longas no asfalto em 100 a 110 km/hora embora eventualmente, numa ultrapassagem (em condições ótimas de segurança), vá à 130 km/h (sem depressões na pista, reta, ladeira à baixo, etc.). Se pegar um subida acentuada tem que elevar o giro do motor antes de encarrar a rampa senão fica difícil a retomada.

Em estrada de chão com trechos íngremes mete direto 4x4 REDUZIDA e sobe até em 4 ou 5 marcha, é incrível o que faz essa reduzida nesses casos. É a melhor maneira de poupar os discos da embreagem e trabalhar menos com o câmbio. Vai na boa. Depois que descobre essas manhas fica tudo fácil e a gente até esquece que o motorzinho é pequeno.
:safari-rig:
A "Laranja Mecânica" (4All 2013/2014) está praticamente original, só troquei os Dueler por BF All Terrian 215/75 R15. O carrinho é valete e confortável. Pequei o jipinho novo na CS em Crisciuma-SC em outubro/2013 e já está com quase 10mil km. Rodei bastante em asfalto e estrada de chão porém pouca vezes na lama (ainda). Apenas estradas de chão com chuva mas nada que chegou a assuntar ou servir de teste para o bichinho.

Embora não seja expert em rally, me parece que o melhor dos mundos seria poder contar com um Suzuki SX4 mas aih já estamos falando de outro patamar de carro e preço.

Bueno, era isso. Nesse momento estou tratando de instalar um rádio VHF (Yaesu FT1900) com antena na porta traseira. Assim que tiver feito isso posto algumas fotos por aqui para quem sabe animar outros a faze-lo também.

Abs

thejpedros
21/05/2014, 12:59
Tchê, não acho que o Jimny seja uma boa opção para rallys. É um excelente carrinho para off-road mas nada de pressa. Na estrada se comporta muito bem desde que respeite seus limites de velocidade. Estabeleci minha velocidade de cruzeiro em viagens longas no asfalto em 100 a 110 km/hora embora eventualmente, numa ultrapassagem (em condições ótimas de segurança), vá à 130 km/h (sem depressões na pista, reta, ladeira à baixo, etc.). Se pegar um subida acentuada tem que elevar o giro do motor antes de encarrar a rampa senão fica difícil a retomada.

Em estrada de chão com trechos íngremes mete direto 4x4 REDUZIDA e sobe até em 4 ou 5 marcha, é incrível o que faz essa reduzida nesses casos. É a melhor maneira de poupar os discos da embreagem e trabalhar menos com o câmbio. Vai na boa. Depois que descobre essas manhas fica tudo fácil e a gente até esquece que o motorzinho é pequeno.
A "Laranja Mecânica" (4All 2013/2014) está praticamente original, só troquei os Dueler por BF All Terrian 215/75 R15. O carrinho é valete e confortável. Pequei o jipinho novo na CS em Crisciuma-SC em outubro/2013 e já está com quase 10mil km. Rodei bastante em asfalto e estrada de chão porém pouca vezes na lama (ainda). Apenas estradas de chão com chuva mas nada que chegou a assuntar ou servir de teste para o bichinho.

Embora não seja expert em rally, me parece que o melhor dos mundos seria poder contar com um Suzuki SX4 mas aih já estamos falando de outro patamar de carro e preço.

Bueno, era isso. Nesse momento estou tratando de instalar um rádio VHF (Yaesu FT1900) com antena na porta traseira. Assim que tiver feito isso posto algumas fotos por aqui para quem sabe animar outros a faze-lo também.

Abs

Foi um erro meu, acho que não comentei que é Velocidade indoor, então ele não passaria de 80km, o importante é a resposta rápida.
Na estrada eu ando leve, não corro, no máximo 120 para ultrapassagens também.

Realmente o SX4 é o carro de Rally da Suzuki, ele participa da WRC. mas é outro estilo.

pedropedreiro
21/05/2014, 16:04
Em Brasília você pode balancear na Curinga Pneus, em frente à Soma. Balanceamento local das rodas dianteiras + alinhamento sai R$90

Valeu Omega!

Acho que já ví o seu 4sport amarelo rodando aqui por BSB. Tenho um 4all amarelo tb.

jorgeffn
22/05/2014, 20:02
Não é apenas o Jimny nacional.. aliás.. nem só Jimny... mas dá para ver um pouco da capacidade do jipe... claro que alguns bem preparados para a trilha né... isso sempre deve ser levado em consideração!! Mas o vídeo ficou bacana... foi da prova Extreme aqui em BH!

https://www.youtube.com/watch?v=XI3es37ZwGQ

abs!!

egmachado
23/05/2014, 14:52
Bacana demais João!!!... então... a região é bacana demais né.... temos que marcar outra ida lá... com mais tempo... Eu tenho um carinho especial por Cabeça de Boi.... foi lá que decidi que precisava de um 4x4! fui uma vez um Uno Fire q eu tinha.. e passei uns apertos!! Já fui lá com todos os 4x4 que tive... aqui tem umas fotos... https://picasaweb.google.com/109371205791092714478/CabecaDeBoi

agora tenho que ir de Jimny!!! heheheh Urgente!!!!

abs!!!
Jorge, estou subindo pro Cabeça de Boi amanhã... Alguma dica em especial?

Abraço

jorgeffn
23/05/2014, 22:15
Jorge, estou subindo pro Cabeça de Boi amanhã... Alguma dica em especial?

Abraço

Opa... putz... só fui ver sua mensagem agora...

então... não tem uma dica especial não.. o lugar tem várias cachoeiras... a maioria bem sinalizada... mas tem um lugar que fica mais escondido é que é uma reserva particular de proteção.. que tem uma belíssima cachoeira... normalmente deixam entrar de boa... chama "Borges"... só perguntar no vilarejo que te indicam certinho!!!

uma coisa que eu sempre fazia quando ia para lá era passar pela Serra do Cipó, Morro do Pilar e Itambém do Mato Dentro.. assim evitava a 381.... e curtia uma belíssimo visual entre Morro do Pilar e Itambé... muito bacana o caminho... antes era terra desde o trevo na MG10 até Morro do Pilar.. agora este trecho já está asfaltado.... mas é uma estradinha bem tranquila!!! e na volta eu costumava subir sentido Serra dos Alves e saía em Senhora do Carmo... uma subida de serra com belo visual também...

ah.. e o mais importante.. não deixe de tomar umas lá no Sô Agostinho e prosear um pouco com ele!!! heheheheh

abs e boa viagem!!!!

Ezio7
24/05/2014, 13:53
Boa tarde pessoal

Sou novo aqui e venho acompanhando o fórum a algum tempo, com o intuito de pesquisar a melhor opção para começar no 4x4! Depois se muita pesquisa acabei tendendo ao jimny. Fui a ccs pra começar a negociação e lá consegui um 4sun 13/14 com emplacamento e ipva por R$ 59.700. Pelas minhas pesquisas, considerei o preço razoável. Minha pergunta aos amigos é em relação ao seguro. Quanto vcs pagam e se vale a pena?

Em breve espero votar aqui para comentar minha impressões do carro e sobre os lugares onde ele me levará!!

Obrigado

Miguel Angelo F
24/05/2014, 14:06
Adquiri a 15 dias atrás um Jimny Sport 13/13 amarelo com pneus Mud zero km por 57.000. O seguro ficou em 1.900.

guimajc
24/05/2014, 15:33
Boa tarde pessoal

Sou novo aqui e venho acompanhando o fórum a algum tempo, com o intuito de pesquisar a melhor opção para começar no 4x4! Depois se muita pesquisa acabei tendendo ao jimny. Fui a ccs pra começar a negociação e lá consegui um 4sun 13/14 com emplacamento e ipva por R$ 59.700. Pelas minhas pesquisas, considerei o preço razoável. Minha pergunta aos amigos é em relação ao seguro. Quanto vcs pagam e se vale a pena?

Em breve espero votar aqui para comentar minha impressões do carro e sobre os lugares onde ele me levará!!

Obrigado

Ezio, tem post específico sobre seguro do jimny. Dá uma pesquisada aí. Att.

Biaaa
24/05/2014, 18:13
Pessoal, alguém sabe de algum porta-óculos que é compatível com o jimny? no 4sport não vem e faz uma falta danada viu...

homerohermida
24/05/2014, 22:35
Boa tarde pessoal

Obrigado
Ezio,
recomendo ler isto aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/127619-suzuki-jimny-4sun-teto-solar-com-problema.html

Cláudio MCZ
25/05/2014, 12:57
Ezio,
Recomendo o Jimny 4sun. Tenho um 13/14 há 06 meses, sem problemas.
O Jimny com teto é show, diversão pura!!!
Claudio.

dtartari
25/05/2014, 19:35
Pessoal, alguém sabe de algum porta-óculos que é compatível com o jimny? no 4sport não vem e faz uma falta danada viu...
Eu utilizo um porta óculos que ganhei de brinde numa feira de logística. É uma espécie de clipes gigante que vai peso no quebra sol. O óculos vai preso nesse clipes. Fácil de pegar e guardar o óculos. Creio que pode encontrar parecido no aliexpress. Muito prático.:safari-rig:

Biaaa
25/05/2014, 20:19
Pois é Dtartari, também utilizo esse, mas ele acaba marcando o quebra sol, e como tem já a furação pro porta óculos queria colocar um no teto mesmo... acho q vou na concessionária mesmo ver se tem um original, porque pela distância dos furos não achei um compatível ainda...
;)

carlos henrique almeida
26/05/2014, 13:37
Ola Luis, parabéns pelo carro. Fiquei com uma dúvida vendo as novas especificações do carro, ele veio com 4 ou 2 alto falantes? Valeu.

egmachado
26/05/2014, 15:54
Opa... putz... só fui ver sua mensagem agora...

então... não tem uma dica especial não.. o lugar tem várias cachoeiras... a maioria bem sinalizada... mas tem um lugar que fica mais escondido é que é uma reserva particular de proteção.. que tem uma belíssima cachoeira... normalmente deixam entrar de boa... chama "Borges"... só perguntar no vilarejo que te indicam certinho!!!

uma coisa que eu sempre fazia quando ia para lá era passar pela Serra do Cipó, Morro do Pilar e Itambém do Mato Dentro.. assim evitava a 381.... e curtia uma belíssimo visual entre Morro do Pilar e Itambé... muito bacana o caminho... antes era terra desde o trevo na MG10 até Morro do Pilar.. agora este trecho já está asfaltado.... mas é uma estradinha bem tranquila!!! e na volta eu costumava subir sentido Serra dos Alves e saía em Senhora do Carmo... uma subida de serra com belo visual também...

ah.. e o mais importante.. não deixe de tomar umas lá no Sô Agostinho e prosear um pouco com ele!!! heheheheh

abs e boa viagem!!!!
Fala Jorge,

Pois então, foi tudo bem, tomamos várias no Sô Agostinho e proseamos bastante, apesar de um pequeno acidente na ida... Uma mula desembestada partiu pra cima do carro a 1km da vila e o balaio que estava carregando conseguiu arranhar a lateral!! Alegria de pobre dura pouco mesmo! KKKK!!!
Tirando isso, tentamos ir numa cachoeira que tentei ir da primeira vez que estive lá na Cabeça de Boi, mas os mata-burros estavam danificados e não dava pra passar!!! Uma pena, mas conseguimos ver as pinturas rupestres que tem lá na vila.
Complementando, levei o Jimny na CSS (Via Natsu da Raja) antes da viagem e eles conseguiram eliminar 98% o Shimmy, ficou praticamente perfeito só com o balanceamento!

Abraço

jorgeffn
26/05/2014, 20:02
Fala Jorge,

Pois então, foi tudo bem, tomamos várias no Sô Agostinho e proseamos bastante, apesar de um pequeno acidente na ida... Uma mula desembestada partiu pra cima do carro a 1km da vila e o balaio que estava carregando conseguiu arranhar a lateral!! Alegria de pobre dura pouco mesmo! KKKK!!!
Tirando isso, tentamos ir numa cachoeira que tentei ir da primeira vez que estive lá na Cabeça de Boi, mas os mata-burros estavam danificados e não dava pra passar!!! Uma pena, mas conseguimos ver as pinturas rupestres que tem lá na vila.
Complementando, levei o Jimny na CSS (Via Natsu da Raja) antes da viagem e eles conseguiram eliminar 98% o Shimmy, ficou praticamente perfeito só com o balanceamento!

Abraço

Sô Agostinho é uma grande figura.... gosto muito dele...... estou precisando ir lá tomar umas...

qual foi a cachoeira que você tentou ir???

abs!!!

guimajc
27/05/2014, 11:02
Fala Jorge,

Abraço

Egmachado, por coincidência, no ano passado fui dar uns giros entre Serra dos Alves e a cachoeira do Bongue, e me deparei com dois garotos a cavalo. O maior orientou o menor (de uns 5 anos de idade) para passar bem devagar ao lado do carro. Não é que o moloque deu com o calcanhar com força no cavalo, e ele passou que nem um foguete. O retrovisor fechou com o impacto e deu uma leve raspada na lateral. Os dois sumiram no galope. Por sorte o retrovisor não quebrou. E olha que tinha uns 3 metros entre o carro e a cerca na lateral da estrada... O negócio é ficar esperto na zona rural!

egmachado
28/05/2014, 10:42
Sô Agostinho é uma grande figura.... gosto muito dele...... estou precisando ir lá tomar umas...

qual foi a cachoeira que você tentou ir???

abs!!!
Não me lembro o nome da cachoeira, acho que é das Maçãs se não me engano... É aquela que atravessa o rio depois da vila e passa dentro de um curral, virando a direita!

egmachado
28/05/2014, 10:43
Egmachado, por coincidência, no ano passado fui dar uns giros entre Serra dos Alves e a cachoeira do Bongue, e me deparei com dois garotos a cavalo. O maior orientou o menor (de uns 5 anos de idade) para passar bem devagar ao lado do carro. Não é que o moloque deu com o calcanhar com força no cavalo, e ele passou que nem um foguete. O retrovisor fechou com o impacto e deu uma leve raspada na lateral. Os dois sumiram no galope. Por sorte o retrovisor não quebrou. E olha que tinha uns 3 metros entre o carro e a cerca na lateral da estrada... O negócio é ficar esperto na zona rural!
Pois é guimajc,
Primeira vez que aconteceu isso comigo, nem imaginava!! Mas o carro já está no conserto e creio que deve ficar pronto até sexta. Dá próxima vez fico mais esperto!!!

Abraço

jorgeffn
28/05/2014, 11:05
Não me lembro o nome da cachoeira, acho que é das Maçãs se não me engano... É aquela que atravessa o rio depois da vila e passa dentro de um curral, virando a direita!

Se for a direita depois do curral é Maça e Intancado.. mas a estrada para lá era de boa... tinha um povo que cuidava... mas de qualquer forma.. dá para ir a pé... é uma caminhada agradável...
para o outro lado que tem um caminho pior um pouco.. vai para cachoeira do Chiquinho (acho q é esse mesmo o nome) e seguindo mais, atravessando outro riacho se chega aos Borges que comentei

abs!!!

Ezio7
29/05/2014, 07:22
Galera, obrigado pelos comentários. Mais uma dúvida..... o jimny 4street tem alguma restrição ao uso off road?

Nivaldo Jr.
31/05/2014, 15:09
Boa tarde pessoal.

Hoje foi dia da primeira revisão do meu Jimny, e de papo com o meu "vendedor-peixe", consegui duas atualizações sobre o Jimny: a primeira, como a maioria já viu pelos posts de alguns dias atrás, é a versão 2015 do 4Sport já nas css´s; e que na minha humilde opinião deixou o 4sport com um visual melhor. O que é uma ótima notícia.
A segunda informação, pelo menos para mim é decepcionante: no final do ano devem chegar os Jimnys de câmbio automático. Jipe com câmbio automático?! Para mim isso é sinistro e totalmente sem graça. Talvez o destino do "velho-guerreiro" japonês, seja o mesmo da TR4 da Mit: virar carro de madame!

Sds a todos.

Thiago Pereira
31/05/2014, 16:06
A segunda informação, pelo menos para mim é decepcionante: no final do ano devem chegar os Jimnys de câmbio automático. Jipe com câmbio automático?! Para mim isso é sinistro e totalmente sem graça. Talvez o destino do "velho-guerreiro" japonês, seja o mesmo da TR4 da Mit: virar carro de madame!

Pq decepcionante? O cambio mecânico irá continuar, certo?
Um bom cambio A/T alem da comodidade, se bem manejado faz a mesma coisa ou até melhor que um M/T, sem contar a confiabilidade, por não ter problemas com barro e água na embreagem.

Mauro B
31/05/2014, 16:33
Pq decepcionante? O cambio mecânico irá continuar, certo?
Um bom cambio A/T alem da comodidade, se bem manejado faz a mesma coisa ou até melhor que um M/T, sem contar a confiabilidade, por não ter problemas com barro e água na embreagem.

E nunca mais "queima" a embreagem. Eu já troquei 3 vezes. Na última adaptei um disco do motor Fire 1.4, que parece ser bem mais resistente.

mfjunior
15/06/2014, 16:19
Pessoal, está chegando a hora de comprar o meu e estou pesquisando seguro. Levei um tremendo susto ao simular o valor no Webmotors: R$ 3.800 (Franquia R$ 4 mil e uns quebrados). Tenho 40 anos e moro no interior da Bahia. O valor é este mesmo??

jorgeffn
15/06/2014, 18:07
Pessoal, está chegando a hora de comprar o meu e estou pesquisando seguro. Levei um tremendo susto ao simular o valor no Webmotors: R$ 3.800 (Franquia R$ 4 mil e uns quebrados). Tenho 40 anos e moro no interior da Bahia. O valor é este mesmo??

Tem que pesquisar.... não é um seguro dos mais baratos não... mas você acha por menos... E não é toda seguradora que faz... o que acho um absurdo, além do preço né.

abs!!!!

pedropedreiro
15/06/2014, 23:57

O meu ficou 3.300, com franquia de 4.000
Tenho 28 anos e moro em Brasília.

dtartari
16/06/2014, 08:04
O meu ficou 3.300, com franquia de 4.000
Tenho 28 anos e moro em Brasília.
Eu paguei, não lembro exatamente, algo em torno de 2,5 mil com a Liberty Seguros, em outubro, para um 4All, zero km 2013/2014. Provavelmente o 4Sport paga mais pela proposta de uso implícita daquele modelo.
:safari-rig:Abs

rogerjunior
16/06/2014, 13:05

Eu tenho 36 anos, solteiro e o meu CEP não é o dos melhores, pois moro na grande BH, geralmente cidades do interior são bem mais enconta. O meu seguro ano passado ficou em R$2200,00 com franquia de R$2000,00. Seguro total e bem completo. Estou no bônus 6 e daqui uns 15 dias terei que renovar o seguro... estou indo para o bônus 7.

arturcsrj
16/06/2014, 15:07
Srs
Sou novo aqui
Meu primeiro 4x4 e já quebrei a cara
Esperava curtir umas trilhas de carro, mas pelo que estou passando com a SZK e o novo JIMNY estou preferindo ficar com a minha moto de trilha mesmo.Reclame Aqui - Suzuki Veículos do Brasil - JIMNY 2015 BRASIL? FALSA QUALIDADE (http://www.reclameaqui.com.br/9142501/suzuki-veiculos-do-brasil/jimny-2015-brasil-falsa-qualidade/)
Abs

jorgeffn
16/06/2014, 15:56
Srs
Sou novo aqui
Esperava curtir umas trilhas de carro, mas pelo que estou passando com a SZK e o novo JIMNY estou preferindo ficar com a minha moto de trilha mesmo.Reclame Aqui - Suzuki Veículos do Brasil - JIMNY 2015 BRASIL? FALSA QUALIDADE (http://www.reclameaqui.com.br/9142501/suzuki-veiculos-do-brasil/jimny-2015-brasil-falsa-qualidade/)
Abs

é realmente você teve bastante azar.... até o item 5 foi um problema direto com a CSS... as vezes desde os primeiros problemas era o caso de procurar outra revendedora Suzuki aí na sua cidade. Não sei se tem alguma Km específica, mas os carros sempre vem já com alguns KM no hodômetro devido a testes... mas não sei se 33 está no acima demais.
Eu tentaria a solução em outra CSS depois de tudo que você já passou na Milenium... aqui no Brasil infelizmente estamos na mão do Grupo Souza Ramos... que não é um exemplo de respeito ao consumidor por tudo que já lemos por ae....
mas espero que você consiga resolver seus problemas e possa curtir o jipinho... que quando está 100% é show de bola!!!

e obrigado por relatar o problema aqui.. as vezes o fórum parece só ter os proprietários satisfeitos!!! é de certa forma saudável os relatos negativos também..

abs!!!

pedropedreiro
16/06/2014, 17:28
Srs
Sou novo aqui
Abs

Roger,

Também tive alguns problemas com a revendedora IBIZA de Uberaba-MG:

a) Atraso de quase 1 mês para a chegada do veículo (vendedor deu a desculpa que a Suzuki estava esperando os modelos 2014 acabarem para mandar os 2015);
b) Problema no registro da BIN, o que causou transtorno no financiamento e no emplacamento (tive que ir umas 3 vezes no Banco e 2 no DETRAN);
c) Vendedora não sabia o que estava vendendo. Falou que a tração 2x4 era dianteira e que eu podia usar o 4x4 ligado direto (independente da aderência do terreno), pois dava mais segurança ao dirigir;
d) 3 horas para liberar o veículo na css!! Isso porque eu já tinha agendado a ida e tudo.
d) Veículo tb foi entregue com uns 20 e poucos rodados;
e) Interior traseiro e tampa da parte inferior do volante vieram com encaixe desnivelado.
f) Shimmy muito forte aos 75-80km/h. Mas talvez não seja problema só do veículo, pois troquei os HT Dueller por AT Scorpion logo que comprei, e a troca e balanceamento foram feitos em outro estabelecimento.

Entretanto, acho que tudo isso é até desprezível. Estou muito satisfeito com o veículo. Para a proposta que eu queria (carro robusto, econômico e pequeno) ele está me atendendo bem.

jorgeffn
16/06/2014, 17:38
Roger,

a) Atraso de quase 1 mês para a chegada do veículo (vendedor deu a desculpa que a Suzuki estava esperando os modelos 2014 acabarem para mandar os 2015);
b) Problema no registro da BIN, o que causou transtorno no financiamento e no emplacamento (tive que ir umas 3 vezes no Banco e 2 no DETRAN);
c) Vendedora não sabia o que estava vendendo. Falou que a tração 2x4 era dianteira e que eu podia usar o 4x4 ligado direto (independente da aderência do terreno), pois dava mais segurança ao dirigir;
d) 3 horas para liberar o veículo na css!! Isso porque eu já tinha agendado a ida e tudo.
e) Interior traseiro e tampa da parte inferior do volante vieram com encaixe desnivelado.
f) Shimmy muito forte aos 75-80km/h. Mas talvez não seja problema só do veículo, pois troquei os HT Dueller por AT Scorpion logo que comprei, e a troca e balanceamento foram feitos em outro estabelecimento.

Entretanto, acho que tudo isso é até desprezível. Estou muito satisfeito com o veículo. Para a proposta que eu queria (carro robusto, econômico e pequeno) ele está me atendendo bem.

O grande problema foi a Css... me parece pelos vários relatos que há um total despreparo dos vendedores... acho isso um absurdo.... como não dar um treinamento apropriado para quem vai vender um carro que tem suas particularidades e um mercado mais restrito... vai entender né. Eu não cheguei a perceber o nível de conhecimento do povo da Css aqui de BH... já tive outros 4x4 inclusive Suzuki, então já sabia tudo sobre o carro, até lembro de entrar na Css e o vendedor me perguntar se eu conhecia o carro, minha irmã que estava ao meu lado deu um sorriso e falou.. esse aí é apaixonado por jipe.... fica lendo uns fóruns por ae.. .hahahahahaha Mas nas minhas idas até a Css no processo de compra, percebi que eles não sacam tanto do carro, principalmente no que se refere as modificações para trilha, nisso eles são bem leigos. Mas é o que falei no outro post.. a Souza Ramos já tem um histórico de atendimento ruim por ae.... são várias as reclamações.

abs!

Annibal
16/06/2014, 18:00
Srs
Sou novo aqui
Abs

Muito estranho os defeitos apresentados:pensativo:. Algo de anormal pode ter acontecido com este Jimny. Vale à pena dar um investigada sobre o transporte deste carro da fábrica até a concessionária, ou quanto tempo ficou na loja até ser vendido. Estes 33 km rodados antes da entrega é um pouco demais, alguns kms é aceitável ,10 até 15, mas 33 é muito; duas horas aguardando para a entrega do carro (esquisito). Pode ter caroço neste angu! Agora, o problema da Suzuki é o mesmo da Mitsubishi, que é o mesmo da Subaru, que é o mesmo da Kia, da Hyundai, etc, estas marcas são representadas e montadas por Grupos Brasileiros (Souza e Ramos e CAOA):rolleyes:, diferentemente da Toyota, ou da Honda, ou de todas as outras que são suas próprias montadoras que aqui estão. O que engorda a boiada é o olho do DONO! Quando a coisa fica na mão do capataz...:shock:

rogerjunior
17/06/2014, 09:39
Srs
Sou novo aqui
Abs

Bom dia Artur...

Qualquer consumidor tem o direito de substituir o veículo quando o retirado 0km apresenta problemas. Quanto mais rápido exigir isso, melhor será... tem um relato aqui neste fórum de outro forista que conseguiu amigavelmente a substituição do seu Jimny 0km por ter visto algumas "oxidações" visíveis no chassi...

Quanto a quilometragem de 33km, lhe digo que é normal... retirei o meu com 63km e sem nenhum estresse... trabalho em montadora, é normal retirar veículo entre 10km à 80km... porque isso? Porque o carro tem que ir para a pista de teste que geralmente são 7km, se constatar algum tipo de problema, o carro volta ao setor da qualidade para revisão completa dos itens e refeito novamente todo o trajeto de teste novamente... claro que existe um "limite aceitável" a ser trabalhado. Temos que pensar também que quilometragem rodada não diz tudo de um motopropulsor, temos sempre que considerar também a hora de trabalho, tipo, quando o motor é montado, vai pra cabine de teste e lá funciona por algum tempo... enquanto tiver funcionando, não há registro de quilometragem, né verdade? E todos os motores passam por isso para os primeiros ajuste de peças e para verificação de toda a eletrônica do motor.

Como lhe disse, peguei o meu com 63km e estou super satisfeito com o carro....

Meu vizinho pegou um 4All em setembro passado dois meses depois do meu, nos primeiros 15 dias a concessionária deu uma canseira nele por causa de problemas iniciais... ele até chegou a comentar comigo na época que pensou em ter feito mal negócio... ele retirou o carro 0km com problemas na roda livre pneumática que do nada avançava sem completar o seu curso... ficava um barulho estranho nas rodas dianteiras... ele levou 3x na concessionária até descobrirem o problema e ele exigiu que substituissem as rodas livres (a concessionária não queria, mas acabou fazendo isso após um carnaval dele...) depois disso, foi só alegria... de setembro pra cá, ele já rodou 45milkm e está completamente apaixonado com o carro... lá na roça dele, o Jimny é a alegria dos sobrinhos quando chega... é um tal de ir pro alto do pasto lá na serra que segundo ele, deixam todos maravilhados com a capacidade do jipinho de vencer os obstáculos do caminho...

O carro é bom, infelizmente o tratamento recebido pelas concessionárias que não são bons... isso porque estamos aqui no Brasil, onde tudo é permitido ser falho... num pais de leis sérias e pessoas que também tem o interesse de fazer com que isso seja respeitado, isso não acontece.

Desejo sorte aí e que o Jimny ainda lhe traga as devidas alegrias....

Abraços,

Roger

rogerjunior
17/06/2014, 10:01
Roger,

Pois é Pedro,

Os caras da concessionária são tão mal preparados que explicam no ato da entrega, a vantagem de usar o 4x4 no asfalto quando estiver chovendo... Há aí resalvas, do tipo, até qual intensidade da chuva aliado a qual velocidade? Tipo de asfalto? Na incapacidade técnica de avaliar isso, melhor é mesmo não usar... senão, corre o risco de danificar o diferencial... sei que o entre-eixos do Jimny é curto, aliado ainda o sistema flexivel do seu conjunto de transmissão de redução que é o diferencial do Suzuki, tipo, a caixa de redução não está acoplada direta no câmbio do motor, entre eles existe um cardã, isso da maior flexibilidade no sistema diminuindo a incidência de quebra, o que deixa o jipinho bem mais resistente aos obstáculos do que os outros que possui a caixa de redução acoplada direta na caixa câmbio...

Meu carro teve no início do mês substituído as proteções da caixa de rodas traseiras que estavam apresentando desgaste prematuro, me pediram 4 horas para substiuirem, o carro ficou lá 3 dias e pásmem, conseguiram danificar um parafuso no momento de torqueamento do mesmo, agora, terei que deixar o carro lá na próxima revisão, daqui 15 dias, para que eles possam desmontar as caixas e retirar o parafuso danificado de dentro pra fora sem danificar a rosca existente na carroceria.

Depois vi que esqueceram de colocar duas presilhas no acabamento de uma peça que da acesso as caixas de rodas... a peça está só encaixada e se solta com a existência de vibração...

Tudo isso vai me deixando descontente com o despreparo da concessionária, seja por falta de investimento em treinamento do seu recurso humano e local inapropriado com falta de equipamentos adequados à pratica da manutenção.

Isso tudo poderia me deixar desgostoso com o carro e pelo contrário, não fico... porque uso muito o carro nos fins de semana para o seu propósito e é aí que vejo que foi a melhor aquisição até então... no penúltimo fim de semana fiz um trecho de 100km de terra entre Ipoema, distrito de Itabira à Santa Luzia grande BH... e parte dele com trechos bem ruins e não aliviei o pé do acelerador... o Jimny passava como queria, deixando uma turminha que estava de Saveiro Cross logo atrás de boca aberta....hahaha

Abraços...

Marcus C.
17/06/2014, 10:29
Srs
Sou novo aqui
Abs

Pessoal, a Suzuki anunciou hoje o primeiro Recall para o Jimny.

arturcsrj, esse Recall pode ser a solução para esses problemas no seu Jimny. Ou, pelo menos, o reconhecimento oficial de que algo está errado.

"É necessária a substituição do parafuso de fixação do tirante auxiliar da suspensão dos modelos produzidos entre 26/12/2012 e 27/05/2014.

A campanha envolve as unidades com numeração de chassis de 100005 a 102838.

Segundo a marca, o afrouxamento do parafuso pode gerar ruído na suspensão e, com a utilização prolongada do veículo nesta condição, ocorrer vibração do volante de direção, e, em casos de uso contínuo e extremo o parafuso pode soltar ocasionando a diminuição da capacidade de manobra do veículo".

Recall: 2.833 unidades do Suzuki Jimny têm falha na suspensão - AUTO ESPORTE | Notícias (http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2014/06/recall-2833-unidades-do-suzuki-jimny-tem-falha-na-suspensao.html)

Pega esses dados e leva na concessionária.

Boa sorte!
Marcus

marconileal
17/06/2014, 10:55
Bom dia amigos, fiz um teste drive no JIMNY, adorei, sempre quis ter um jipe e estou querendo comprar a versão 4sun.
Queria saber dos amigos se a suspensão dele é macia nos buracos,
pois a minha s10 balança muito em terrenos acidentados, ela é muito boa de asfalto, porém tem essa desvantagem
nos buracos.

Forte abraço!

jorgeffn
17/06/2014, 12:11
Pois é Pedro,

Os caras da concessionária são tão mal preparados que explicam no ato da entrega, a vantagem de usar o 4x4 no asfalto quando estiver chovendo... Há aí resalvas, do tipo, até qual intensidade da chuva aliado a qual velocidade? Tipo de asfalto? Na incapacidade técnica de avaliar isso, melhor é mesmo não usar... senão, corre o risco de danificar o diferencial... sei que o entre-eixos do Jimny é curto, aliado ainda o sistema flexivel do seu conjunto de transmissão de redução que é o diferencial do Suzuki, tipo, a caixa de redução não está acoplada direta no câmbio do motor, entre eles existe um cardã, isso da maior flexibilidade no sistema diminuindo a incidência de quebra, o que deixa o jipinho bem mais resistente aos obstáculos do que os outros que possui a caixa de redução acoplada direta na caixa câmbio...

Abraços...

Rôiagério... essa de usar o 4x4 na chuva é uma grande polêmica... mas acho que eles deviam informar melhor. No caso do Jimny que não tem diferencial central acho muito perigoso danificar o sistema usando 4x4 assim em qualquer situação.. não entendo das partes técnicas do processo... mas sempre nas conversas com mecânico e com quem entende do assunto o povo fala que não tem necessidade de acionar o 4x4 no asfalto com chuva e mais que isso pode danificar o sistema. Na oficina que frequento é bem comum chegar camionetes lá com diferencial entre outras coisas do sistema todo moído por causa do uso indevido do 4x4.

abs!!

jorgeffn
17/06/2014, 12:14
Bom dia amigos, fiz um teste drive no JIMNY, adorei, sempre quis ter um jipe e estou querendo comprar a versão 4sun.
Queria saber dos amigos se a suspensão dele é macia nos buracos,
pois a minha s10 balança muito em terrenos acidentados, ela é muito boa de asfalto, porém tem essa desvantagem
nos buracos.

Forte abraço!

Não deu para você sentir a suspensão no test drive não??? Ela cumpre bem seu papel para um jipe... mas não é um exemplo de macia não.... Mas acho totalmente aceitável e confortável para a proposta do carro.

abs!!

edusao
17/06/2014, 12:25
Marconi, é boa proporcionalmente a um jipe 4x4 que pesa somente uma tonelada e de tamanho reduzido. Perto de uma camionete é um cabrito...

marconileal
17/06/2014, 18:43
Não deu para você sentir a suspensão no test drive não??? Ela cumpre bem seu papel para um jipe... mas não é um exemplo de macia não.... Mas acho totalmente aceitável e confortável para a proposta do carro.

abs!!

Grande Jorge, o teste drive só durou uns 30min, foi bem emocionante e divertido,
mas não deu pra sentir 100% do carro, principalmente no off road, contudo, foi uma experiência incrível!
Valeu aí pelas informações Jorge,
forte abraço

dtartari
18/06/2014, 09:32
Pessoal leiam essa matéria!!!!!

Me deixou preocupado..... A Laranja Mecânica está na lista. Que chamem duma vez para fazer o reparo!!!Recall: 2.833 unidades do Suzuki Jimny têm falha na suspensão - AUTO ESPORTE | Notícias (http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2014/06/recall-2833-unidades-do-suzuki-jimny-tem-falha-na-suspensao.html)

Abs

OMEGAred
18/06/2014, 11:17
Será que acaba com o "shimmy característico"?

jorgeffn
18/06/2014, 11:47
Será que acaba com o "shimmy característico"?

Acho que não tem ligação direta......

e já tem um tópico sobre o Recall.... http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/140271-recall-suzuki-jimny-nacional.html

abs!!

OMEGAred
18/06/2014, 13:06
Acho que não tem ligação direta......

e já tem um tópico sobre o Recall.... http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/140271-recall-suzuki-jimny-nacional.html

abs!!

"De acordo com a marca, o afrouxamento do parafuso pode ocasionar ruído na suspensão e vibração do volante de direção, e, em casos de uso contínuo e extremo, o parafuso pode soltar ocasionando a diminuição da capacidade de manobra do veículo"

Isso aparentemente explica porque perde balanceamento tão rápido.

jorgeffn
18/06/2014, 13:16
"De acordo com a marca, o afrouxamento do parafuso pode ocasionar ruído na suspensão e vibração do volante de direção, e, em casos de uso contínuo e extremo, o parafuso pode soltar ocasionando a diminuição da capacidade de manobra do veículo"

Isso aparentemente explica porque perde balanceamento tão rápido.

hum.... faz sentido! :pensativo::pensativo:
e como o shimmy também não ocorre em todos os veículos, pode sim ter ligação com o afrouxamento do parafuso....

agora é trocar e ver como fica....

no meu caso nunca percebi um shimmy muito forte não... então é o caso de quem sentia com maior frequência ver como fica após a troca do parafuso, claro que balanceando depois né.....

abs!!

arturcsrj
23/06/2014, 10:03
Muito bom ter compartilhado minha experiência aqui no fórum!
Agradeço imensamente os comentários dicas e informações.
Pude mudar o sentimento de ter tido um azar para um sentimento de normalidade, pois outros colegas vivenciaram experiências semelhantes.
Sobre devolver o carro, já fiz isto com um FOX que no dia seguinte ao da retirada da css enguiçou e desfiz o negócio.
Não cheguei à esse ponto pois esse carro é sonho da minha esposa e creio que também curtirei o carro.
Como através do SAC da SZK não obtive resultado, recorri ao RECLAME AQUI e foi a minha sorte.
É a dica que eu dou aos insatisfeitos antes do litígio, todas as vezes que recorri ao site obtive êxito na solução dos meus problemas com fornecedores.
Após a divulgação aqui e no site, a css e a fábrica me ligaram e passaram a me tratar de forma diferenciada. Fizeram a substituição do reservatório de expansão do radiador e lavaram o motor e o carro, também refizeram a instalação do multimídia que não estava memorizando as configurações.
Agradeço pela info do recall que não comentaram na css. Vou procurar pelo atendimento.
Obrigado mais uma vez à tds e já estou me programando para o 1o passeio com a minha esposa no Jimny Day em Campos dos Jordão-SP e curtir a 1a trilha.
Vlw galera!

Rein@ldo
23/06/2014, 11:31
Artur bom dia!

Retirei o Tiriça (4SPORT - amarelo) da concessionária (SARANG) em 06/01/2014, são seis meses de pura alegria e satisfação com o JIMNY.
Temos em casa um SUV 4wd, com qual já fomos ao deserto do Atacama, mas em termos de resistência o SZK tem demonstrado sua superioridade, isso eu já imaginava pela construção (carroceria sobre chassi). Mesmo sendo menos confortável quero fazer um giro pelos nossos vizinhos com ele, preparando-o para uma longa viagem (pneus adequados, tanque extra e mais algumas coisinhas); tem, também, a vantagem de não ser tanto visado pelos amigos do alheio.
É para quem gosta de jipe, pois é um jipe com conforto, e adoro jipinho, não me vejo mais em outro carro; mesmo que com o valor pago, existam automóveis com mais conforto, segurança etc e etc... Porém nem um outro dá as possibilidades que ele proporciona.
Moro em Resende, mas estou optando em fazer as revisões em outro estado, questão de atendimento.
Também iremos a Campos do Jordão, e em agosto tem aqui no RJ o SZK ADVENTURE, talvez seja em Penedo ou Visconde de Mauá, como os anteriores.

Abç.

Reinaldo

rogerjunior
23/06/2014, 11:38
Muito bom ter compartilhado minha experiência aqui no fórum!
Agradeço imensamente os comentários dicas e informações.
Pude mudar o sentimento de ter tido um azar para um sentimento de normalidade, pois outros colegas vivenciaram experiências semelhantes.
Sobre devolver o carro, já fiz isto com um FOX que no dia seguinte ao da retirada da css enguiçou e desfiz o negócio.
Não cheguei à esse ponto pois esse carro é sonho da minha esposa e creio que também curtirei o carro.
Como através do SAC da SZK não obtive resultado, recorri ao RECLAME AQUI e foi a minha sorte.
É a dica que eu dou aos insatisfeitos antes do litígio, todas as vezes que recorri ao site obtive êxito na solução dos meus problemas com fornecedores.
Após a divulgação aqui e no site, a css e a fábrica me ligaram e passaram a me tratar de forma diferenciada. Fizeram a substituição do reservatório de expansão do radiador e lavaram o motor e o carro, também refizeram a instalação do multimídia que não estava memorizando as configurações.
Agradeço pela info do recall que não comentaram na css. Vou procurar pelo atendimento.
Obrigado mais uma vez à tds e já estou me programando para o 1o passeio com a minha esposa no Jimny Day em Campos dos Jordão-SP e curtir a 1a trilha.
Vlw galera!

Artur, bom dia!

Fico muito feliz por ter resolvido seus problemas... vai dar tudo certo daqui em diante!

Como disse o Reinaldo aí no seu post, o Jimny é só alegria... eu também não me vejo com outro carro, curto sempre o JImny nos fins de semana, e olha que por aqui em BH temos muitas boas opções de trilhas leves/médias e passeios de todos os tipos...

Temos que "insistir" com as concessionárias para irem mudando a tratativa que realmente não é satisfatória ainda... porém, tudo tem seu tempo. Por mais que percebo uma melhora de uns tempos pra cá da concessionária, sinto que estão aquém do que é realmente a qualidade do produto que eles vendem...

Bom, no mais é isso, lhe desejo toda a sorte com o seu jipinho e muito sucesso nos passeios...

Abraços,

Roger

arturcsrj
24/06/2014, 15:00
Vlw, Srs!
Agora o vidro da porta do motorista parece ter soltado.
Não pode ficar aberto senão fica chacoalhando.
Vou deixar pra ver junto com a chamada do recall previsto para semana q vem na css MILLENIUM
E vamos em frente!
Abs

Yuki
24/06/2014, 21:42
Vidro entreaberto que chacoalha é normal, principalmente no vidro do passageiro.

dtartari
25/06/2014, 08:38
A Laranja Mecânica também faz isso com os vidros das portas. Acho que é parte do projeto, Hehehe. Não me incomoda.
Abs

Miguel Angelo F
28/06/2014, 20:33
Não dá para querer adquirir algum acessório nas CCs. Me pediram R$1.380,00 por um engate dianteiro com gancho.... vou mandar fazer (ou adaptar)

arturcsrj
02/07/2014, 09:49
Pessoal,
Além do vidro chacoalhando o parte do painel onde fica o multimídia também começou a soltar e ficar desencaixado. peguei a primeira chuva e verifiquei que o desembaçador do vidro traseiro também não estava funcionando. O multimídia continua não memorizando algumas funções. Como o meu caso vem incomodando a SZK e a CCS, estou recebendo tratamento diferenciado na CCS MILLENIUM aqui no RJ, através do Sr.Valmir, na oficina, que tem se esforçado para solucionar os problemas que tem aparecido nessa versão do JIMNY que compramos. Ele me ligou para fazer o 1° RECALL da CCS (postei foto abaixo) e aproveitou para verificar e corrigir todos os problemas que tem surgido no carro. Então, estou mais tranquilo em adquirir confiança novamente no carro. Também falei que preciso do carro para viajar e curtir e que participarei com a esposa do JIMNY DAY em Campos dos Jordão. Então ele me surpreendeu e conseguiu uma cortesia na CCS, a proteção original do T-Case, que também posto foto abaixo. Enfim, estão conseguindo resgatar uma boa relação comigo e com minha esposa, devido ao comprometimento em solucionar os problemas.
468808468809
468807468811468812468813
Abs

arturcsrj
10/07/2014, 14:44
É minha gente!
Tá ficando complicado....
Mais um problema da saga JIMNY BRASIL
Agora o ar condicionado deixa de funcionar de vez em quando.
Já estive na ccs, verificaram o sistema e estava tudo normal.
Hoje no trânsito, parou novamente.
É muita coincidência ruim.
Vou esperar o problema se agravar para que a ccs identifique.
Abç

Edsongir
13/07/2014, 08:11
Meu Jimny chegou aos 7 mil kilômetros em 6 meses, eu não imaginava que rodaria tanto nesse perído (foi a empolgação de um veículo diferente :cool:, nunca tive um 4x4).

Problemas nesses 6 meses:

Chassis com pontos sem pintura - a versão Sport vem com o chassis cortado para adaptação dos para-choques e ganchos, e nesse corte não foi feita a pintura, ficou no aço crú, eu mesmo pintei, a css fez de conta que não era nada relevante;
Ruído no volante (raspava com o túnel plástico que faz o acabamento entre o painel e o volante), prontamente resolvido na css;
Na volta de um passeio a Guaraqueçaba (100 km distante de Curitiba), devido ao excesso de buracos na estrada de chão o veículo começou a apresentar um barulho na direção, era apenas o reservatório de água do radiador que se soltou, sorte que não quebrou, recolocado no lugar voltou ao normal.

Edsongir
13/07/2014, 08:23
Aqui vão limitações do carro, não são defeitos ou problemas e apenas limitações mesmo do tipo de veículo

Consumo de combustível na cidade 9 km/l (excelente), na estrada se prepare para 9 km/l ou menos, fiz médias que quase chegaram a 10 porém fiz 7,5 também;
Viagens com 4 passageiros e mala no teto se prepare para utilizar a terceira marcha, o giro vai a 5.000 rpm, a velocidade vai a mais de 100 km/h, o nível de ruído vai as alturas e isso explica o consumo acima: tudo isso em subidas tipo subida de serra com uma mala no teto que freava bem o carro, no plano ou sem carregar o carro totalmente é bem tranquilo e bom de dirigir;
Em trilhas o Jimny é fantástico, entra e sai de qualquer buraco, erosão, depressão, etc... só novamente enrosca na pouca força do motor, teve um atolamento que todos saíram pela força mesmo, arrastando barro, o Jimny afundou ali e não teve jeito, só saiu com ajuda de guincho, nisso os veículos a diesel levam muita vantagem graças ao elevado torque;

A foto explica como estava carregado o carro, são 2 adultos, 2 crianças e todas tralhas possíveis que possa caber no carro.470457

Edsongir
13/07/2014, 08:29
Nessa última parte as partes boas do jipinho:

Entrega o que promete, diversão garantida, principalmente no fora de estrada;
Entra e sai de buracos, erosões, pedras que uma beleza, não tem tempo ruim nesse quesito;
Se consegue usar no dia a dia na cidade, já teve semanas que só usei o Jimny como meio de transporte;
Fiz uma viagem de Curitiba - Bonito (1250Km de Curitiba) com toda família;
Pretendo ficar muitos anos com o carrinho.

hitner
13/07/2014, 08:45
Oi, tenho um 4all da mesma cor, como pode ver pela foto do perfil. Por enquanto só andei em areia e dunas, ai, com os pneus originais, ele é campeão. Eu faço 10 km/l na cidade, com ar e 13 na estrada. Um casal com pouca bagagem e sem usar o bagageiro externo. Realmente o motor é fraquinho, por isso tem que ir na maciota no asfalto, não acelerar bruscamente e tentar manter o embalo e a quinta sempre que possível. Se for andar com o motor "cheio", o tanque vai esvaziar rápido.

Edsongir
13/07/2014, 08:49
O 4all de fato é bem mais urbano, e melhor para a areia também, o Sport (minha versão) é mail alto (pior aerodinâmica) e o pneu para lama piora a economia.

HAROLDOS
13/07/2014, 13:18
Como já relatei em outro tópico, tenho um 4 sport, na cidade andando de boa, troca ate 2.500 rpm. 6 km/l. Na estrada para fazer 10 km/l tem q andar a 80 km/h. Na lama jeep nao presta, encalha.

jorgeffn
13/07/2014, 14:37
O 4all de fato é bem mais urbano, e melhor para a areia também, o Sport (minha versão) é mail alto (pior aerodinâmica) e o pneu para lama piora a economia.

A diferença de altura de 1" não chega a alterar na aerodinâmica a ponto de influenciar no desempenho do carro, isso porque andei com o carro original e com calços de carroceria... Já os pneus (Mud), mesmo não sendo exclusivamente para lama, esses sim altera um pouco no desempenho e no consumo.

abs!

jorgeffn
13/07/2014, 14:40
Na lama jeep nao presta, encalha.

Haroldos, o seu Jimny está te decepcionando na lama??? qual tipo de terreno tem enfrentado?? já levou em consideração que os pneus MUD apesar de melhorar o desempenho na lama, não são pneus agressivos para o uso severo nesse tipo de terreno... e pneu nessa situação conta demais.... o Jimny é um carro leve e com uma relação na reduzida aceitável para encarar lama... mas tudo tem limite né..... as vezes para encarar terrenos com muita lama você tem que partir para outras opções com mais torque de motor e possibilidade de pneus maiores e mais agressivos... O jipe não faz milagres.

abs!

Thiago Pereira
13/07/2014, 15:45
A diferença de altura de 1" não chega a alterar na aerodinâmica a ponto de influenciar no desempenho do carro, isso porque andei com o carro original e com calços de carroceria... Já os pneus (Mud), mesmo não sendo exclusivamente para lama, esses sim altera um pouco no desempenho e no consumo.

abs!

Há controvérsias! Li uma matéria sobre o VW Up!, a versão brasileira foi elevada em relação a europeia devido a nosso piso, isso alterou o coeficiente aerodinâmico e por consequência o consumo, e foram poucos milímetros.

Se não me engano foi no site AUTOentusiastas (http://www.autoentusiastas.com.br)

Edsongir
13/07/2014, 19:37
Sem contar que o Snorkel no asfalto deve atrapalhar tanto a aerodinâmica com a tomada de ar, nisso talvez esteja falando besteira, mesmo assim o Jimny é fantástico, não trocaria por outro Jeep/Troller - sem desmerecer são produtos tops, digo que estou super satisfeito com o jipinho e como vocês me ajudaram muito em minha escolha (foi quase 1 ano de namoro e leitura sobre o Jimny para eu aí tomar coragem e assinar o cheque) estou apenas retribuindo a ajuda e passando minhas impressões com as virtudes, limitações e defeitos do meu Jimny.

jorgeffn
13/07/2014, 21:40
Thiago... dirigi o Jimny com e sem os calços de 1"....(lembrando que me refiro ao calço da carroceria... não de suspensão) não sou engenheiro nem técnico em teste de veículos.. mas na minha humilde opinião... esse calço não altera absolutamente nada na prática em termos de aerodinâmica..... as vezes o Up pode ter tido uma recalibragem em toda sua suspensão (no link não achei nada sobre)....

Edson... o fórum é para isso mesmo... trocarmos informações e opiniões e acima de tudo as impressões que cada um faz do jipinho... é isso que enriquece esse espaço e nos permite ter inúmeras contribuições dos diversos usuários do carro... é isso mesmo..... cada contribuição é valiosa demais para quem lê o fórum!

abs!

Treco
14/07/2014, 03:26
...Na lama jeep nao presta, encalha.

Oi Haroldos, o jipinho te deixou na mão? Conta pra gente como foi a situação ou as situações...
Eu, particularmente gosto muito do jimny na lama. Conheço suas limitações mas reconheço também suas qualidades. E encalhar faz parte do processo. Afinal, quem nunca encalhou? Exercita nosso espírito jipeiro...

Abs,

Edsongir
14/07/2014, 07:46
Oi Haroldos, o jipinho te deixou na mão? Conta pra gente como foi a situação ou as situações...
Eu, particularmente gosto muito do jimny na lama. Conheço suas limitações mas reconheço também suas qualidades. E encalhar faz parte do processo. Afinal, quem nunca encalhou? Exercita nosso espírito jipeiro...

Abs,

Tudo encalha na lama, depende do tipo da lama e do tipo de viatura, e no tipo viatura o Jimny se sai muito bem na lama com os pneus corretos.

503!
14/07/2014, 09:35
Haroldos, o seu Jimny está te decepcionando na lama??? qual tipo de terreno tem enfrentado?? já levou em consideração que os pneus MUD apesar de melhorar o desempenho na lama, não são pneus agressivos para o uso severo nesse tipo de terreno... e pneu nessa situação conta demais.... o Jimny é um carro leve e com uma relação na reduzida aceitável para encarar lama... mas tudo tem limite né..... as vezes para encarar terrenos com muita lama você tem que partir para outras opções com mais torque de motor e possibilidade de pneus maiores e mais agressivos... O jipe não faz milagres.

abs!

Os pneus originais Dueler H/T são muito bons pra asfalto, areia, e só (inclusive é o único motivo de eu não ter trocado os meus ainda). Em grama/mato patina feito sabão, no barro cisca bastante em aclives, e em lama densa vira uma bola de argila lisa, quase sem tração.

Os pneus Mud são excelentes pra trilhas com erosões, mato e lama em geral. Ampliam MUITO o leque de possibilidades com o Jimny. Deixa o carro mais agressivo no off-road e principalmente tira o medo do condutor de encalhar ou patinar no percurso.

Mas convenhamos, não há como fazer milagre. Se enfiar o carro em trilhas com quase um metro (literalmente) de lama, com facões de meio metro além do vão livre do Jimny cavados por outros jipes "monstrificados"... Não tem escapatória: vai encalhar. Daí só rebocando com outra viatura ou usando guincho.

Tudo encalha na lama, depende do tipo da lama e do tipo de viatura, e no tipo viatura o Jimny se sai muito bem na lama com os pneus corretos.

Exatamente. Relação peso x potência é excelente. Carro leve e arisco, com motor cheio e os pneus certos (diâmetro compatível com a relação do câmbio e desenho adequado ao solo) é um monstrinho.

Quanto ao consumo do amigo Haroldo, realmente muito estranho. O meu (ainda japonês, 4all, todo original), na cidade, está fazendo de 10,5 a 11,0 Km/L. Trocas de marcha por volta dos 2.200 a 2.600 RPM, salvas raríssimas exceções.

Thiago Pereira
14/07/2014, 11:11
Thiago... dirigi o Jimny com e sem os calços de 1"....(lembrando que me refiro ao calço da carroceria... não de suspensão) não sou engenheiro nem técnico em teste de veículos.. mas na minha humilde opinião... esse calço não altera absolutamente nada na prática em termos de aerodinâmica..... as vezes o Up pode ter tido uma recalibragem em toda sua suspensão (no link não achei nada sobre)...

Realmente na pratica pode ser imperceptível, mas não há duvidas que há diferença, podem ser infinitesimais, mas existem.

Qualquer tipo de alteração gera diferenças, boas e ruins, que podem não ser percebidas, mas não podem ser ignoradas. Um bodylift permite pneus maiores, assim aumenta ângulos de entrada, saída, altura livre, melhor desempenho offroad entre outras vantagens, mas também eleva o CG, diminui estabilidade, aumenta consumo, etc, não há ganha-ganha.

Sobre o Up! a suspensão foi recalibrada com ganho de altura isso que alterou o coeficiente aerodinâmico, tanto que esse teste é feito em túnel de vento, com o veiculo estático. Se realmente tiver interesse, nesse site busque pelos teste, se não me engano há dois ou três do Up! e em um deles isso é citado.

jorgeffn
14/07/2014, 11:19
Os pneus originais Dueler H/T são muito bons pra asfalto, areia, e só (inclusive é o único motivo de eu não ter trocado os meus ainda). Em grama/mato patina feito sabão, no barro cisca bastante em aclives, e em lama densa vira uma bola de argila lisa, quase sem tração.

Os pneus Mud são excelentes pra trilhas com erosões, mato e lama em geral. Ampliam MUITO o leque de possibilidades com o Jimny. Deixa o carro mais agressivo no off-road e principalmente tira o medo do condutor de encalhar ou patinar no percurso.

Mas convenhamos, não há como fazer milagre. Se enfiar o carro em trilhas com quase um metro (literalmente) de lama, com facões de meio metro além do vão livre do Jimny cavados por outros jipes "monstrificados"... Não tem escapatória: vai encalhar. Daí só rebocando com outra viatura ou usando guincho.

Filipe.... falou tudo!!! é isso mesmo!!!

Thiago... sim... alguma coisa altera, sem sombra de dúvidas, o que eu quis deixar claro é que não altera a ponto de se sentir alguma diferença grande na condução e no consumo. Tendo em vista que o 4sport vem com esses calços de fábrica, eles devem interferir muito pouco, não chegando a ter risco essa modificação. Mas concordo com vc.. qualquer tipo de alteração gera algum resultado. Ontem eu não tinha chegado a olhar bem o site que você mandou, mas achei as reportagens... valeu!!

abs!!!

Andre Martins
14/07/2014, 13:07
Boa tarde galera,

estou querendo instalar no nosso querido Jimny as proteções de Carter, cambio e tanque de gasolina. Além de colocar um guincho e os estribos. Agora eu pergunto, alguém já instalou tudo isso no Jimny? como ele ficou com relação a peso/potência, consumo, gasto de pneus, estabilidade e outros aspectos? ainda não coloquei só por não saber qual o preço que eu vou pagar por isso, e quando falo em preço não é o § e sim o desgaste do carro.

dtartari
15/07/2014, 11:24
Filipe.... falou tudo!!! é isso mesmo!!!

Thiago... sim... alguma coisa altera, sem sombra de dúvidas, o que eu quis deixar claro é que não altera a ponto de se sentir alguma diferença grande na condução e no consumo. Tendo em vista que o 4sport vem com esses calços de fábrica, eles devem interferir muito pouco, não chegando a ter risco essa modificação. Mas concordo com vc.. qualquer tipo de alteração gera algum resultado. Ontem eu não tinha chegado a olhar bem o site que você mandou, mas achei as reportagens... valeu!!

abs!!!

Prezado Jorgeffn,

pelo que entendi vc colocou um calço de 1" na carroceria do teu 4All, certo? Pois eu também estou interessado em fazer esta adaptação no meu 4all 2013/2014.
Poderia dar algumas informações sobre esse assunto?
Onde comprou os calços? Marca, tipo, etc.
Quem instalou para vc as peças? Quanto custou o serviço e/ou as peças?
E outras informações que achar relevantes.
Obrigado

Abs

jorgeffn
15/07/2014, 11:33
Prezado Jorgeffn,

pelo que entendi vc colocou um calço de 1" na carroceria do teu 4All, certo? Pois eu também estou interessado em fazer esta adaptação no meu 4all 2013/2014.
Poderia dar algumas informações sobre esse assunto?
Onde comprou os calços? Marca, tipo, etc.
Quem instalou para vc as peças? Quanto custou o serviço e/ou as peças?
E outras informações que achar relevantes.
Obrigado

Abs

Dtartari.... comprei do Thiago aqui do fórum... ele havia importado o lift.... até me passou a loja, mas não me lembro agora... vou procurar nos e-mails e te falo. Paguei 500 dilmas se não me engano. Quem instalou para mim foi um mecânico que conheço a algum tempo e sempre mexeu nos meus jipes, só trabalha com 4x4 (é importante alguém que entenda para instalar, apesar de não ser um bicho de 7 cabeças, é necessário uma certa prática). Para o o lift de 1" não precisa de nenhuma alteração... o Thiago havia me passado todo o esquema de instalação, a única coisa que teve que alterar foram 4 parafusos que vão perto dos parachoques que precisaram ser um pouco maiores. Me passa seu email que te passo algumas coisas (esquemas, fotos)que tenho aqui.... e também o contato do Thiago.

qualquer coisa é só falar!

abs!!!

abs!!

OMEGAred
15/07/2014, 12:27
Jimny fazendo 6Km/L? Nem TR4 bebe tanto... procure uma oficina.

Meu 4sport com MUD faz 12 na cidade. Compensando a quilometragem em 4% pelo diâmetro maior do MUD

HAROLDOS
15/07/2014, 22:24
Jimny fazendo 6Km/L? Nem TR4 bebe tanto... procure uma oficina.

Meu 4sport com MUD faz 12 na cidade. Compensando a quilometragem em 4% pelo diâmetro maior do MUD

Reclamei junto a Suzuki, carro ficou uma semana na CC, voltou igual, de 6 a 7 km/l andando de boa, pé leve.

Edsongir
16/07/2014, 07:04
Esta errado, o meu faz de 9 a 10 por litro sem corrigir nada.
Cidade plana.
Tente mudar seu posto de combustível, muito álcool na gasolina complica
4x4 ligado direto faz isso que você citou acima, são hipóteses.

dtartari
16/07/2014, 09:15
Dtartari.... comprei do Thiago aqui do fórum... ele havia importado o lift.... até me passou a loja, mas não me lembro agora... vou procurar nos e-mails e te falo. Paguei 500 dilmas se não me engano. Quem instalou para mim foi um mecânico que conheço a algum tempo e sempre mexeu nos meus jipes, só trabalha com 4x4 (é importante alguém que entenda para instalar, apesar de não ser um bicho de 7 cabeças, é necessário uma certa prática). Para o o lift de 1" não precisa de nenhuma alteração... o Thiago havia me passado todo o esquema de instalação, a única coisa que teve que alterar foram 4 parafusos que vão perto dos parachoques que precisaram ser um pouco maiores. Me passa seu email que te passo algumas coisas (esquemas, fotos)que tenho aqui.... e também o contato do Thiago.

qualquer coisa é só falar!

abs!!!

abs!!

Beleza!!

Meu nome e email : Darci A Tartari, datartari@gmail.com

Abs

HAROLDOS
16/07/2014, 09:20
Esta errado, o meu faz de 9 a 10 por litro sem corrigir nada.
Cidade plana.
Tente mudar seu posto de combustível, muito álcool na gasolina complica
4x4 ligado direto faz isso que você citou acima, são hipóteses.

A cidade é plana.
Uso mesmo posto em que abasteço o outro carro, mas já fiz teste em outro.
Nao uso 4x4 na cidade, já que só deve ser usado em chao sem aderencia.

guimajc
16/07/2014, 16:00
Beleza!!

Meu nome e email : Darci A Tartari, datartari@gmail.com

Abs

Darci, passei um email para você. Já comprei umas coisas pro jimny com o Thiago. Coisa fina!

503!
16/07/2014, 17:06
A cidade é plana.

Amigo, tente testar outra sonda lambda no seu carro... Lembro que um amigo teve essa mesma dor de cabeça em um New Civic (concessionária dizendo estar tudo perfeito, mecânicos concordando) e resolveu de imediato quando trocou as sondas do carro. O consumo caiu pela metade.

neitor
16/07/2014, 23:12
Reclamei junto a Suzuki, carro ficou uma semana na CC, voltou igual, de 6 a 7 km/l andando de boa, pé leve.

O meu fazia 5 a 6 km/l quando o sensor de fase queimou, e o motor funcionava numa boa.

Edsongir
17/07/2014, 07:50
A cidade é plana.

Seu Jimny deve estar na garantia, faça valer sua garantia, você está inclusive documentado, que o jipinho faz de 9 até 12 km/l, não aceite 6, é muito pouco, inclusive isso deve afetar até o desempenho do carro.
CSS se nega, liga direto na Suzuki, mesmo assim nada reclame aqui, Procon e finalmente pequenas causas.

frankhpc
17/07/2014, 11:12
Tenho uma pergunta boba, mas que não encontrei a resposta por aí. Fui na loja olhar um jimny usado e mesmo sem ter pego o carro para dirigir eu estranhei algumas coisas:

1 - O carro treme ao ligar e desligar, parece a diesel... até a alavanca de marcha fica tremendo um pouco, parece que toda vibração do motor é transferida pra carroceria. É assim mesmo? Ou esse seria um carro de "27mil km" com os coxins do motor ferrados?

2 - O carro balança quando me movimento dentro da cabine. Sentei no banco do motorista e joguei o corpo pro lado e o carro balançou junto. Meu referencial para comparar é meu ka, que balança um pouco mas não tanto quanto o jimny. Deu a impressão de que em uma rua mais esburacada o carro deve balançar demais

3 - Ele é apertado pra todo mundo? Tenho 1,80 e achei a distância banco-volante boa, mas meus braços encostam na porta quando fecho o carro. Tem mais alguém aí que também esse problema e já encarou viagens longas com o jipe? Minha ideia é ter um carro para andar na cidade, fazer expedições e aproveitar cachoeiras no fim de semana. Sei dos problemas dele de autonomia, mas um galão no teto resolve o problema. Agora o conforto não tem muita solução, por isso fico dividido entre ele e uma tr4. SUV a diesel é um sonho que pode custar bem caro (tanto no valor do carro quanto nos problemas que podem acontecer)

Andre Martins
17/07/2014, 13:15
Então, alguém tem alguma informação a respeito das diferenças existentes após a instalação dos diversos protetores, guincho e estribos no Jimny? alguém já tem essa experiência?

Boa tarde galera,

estou querendo instalar no nosso querido Jimny as proteções de Carter, cambio e tanque de gasolina. Além de colocar um guincho e os estribos. Agora eu pergunto, alguém já instalou tudo isso no Jimny? como ele ficou com relação a peso/potência, consumo, gasto de pneus, estabilidade e outros aspectos? ainda não coloquei só por não saber qual o preço que eu vou pagar por isso, e quando falo em preço não é o § e sim o desgaste do carro.

503!
17/07/2014, 15:37
Tenho uma pergunta boba, mas que não encontrei a resposta por aí. Fui na loja olhar um jimny usado e mesmo sem ter pego o carro para dirigir eu estranhei algumas coisas:

1 - O carro treme ao ligar e desligar, parece a diesel... até a alavanca de marcha fica tremendo um pouco, parece que toda vibração do motor é transferida pra carroceria. É assim mesmo? Ou esse seria um carro de "27mil km" com os coxins do motor ferrados?

2 - O carro balança quando me movimento dentro da cabine. Sentei no banco do motorista e joguei o corpo pro lado e o carro balançou junto. Meu referencial para comparar é meu ka, que balança um pouco mas não tanto quanto o jimny. Deu a impressão de que em uma rua mais esburacada o carro deve balançar demais

3 - Ele é apertado pra todo mundo? Tenho 1,80 e achei a distância banco-volante boa, mas meus braços encostam na porta quando fecho o carro. Tem mais alguém aí que também esse problema e já encarou viagens longas com o jipe? Minha ideia é ter um carro para andar na cidade, fazer expedições e aproveitar cachoeiras no fim de semana. Sei dos problemas dele de autonomia, mas um galão no teto resolve o problema. Agora o conforto não tem muita solução, por isso fico dividido entre ele e uma tr4. SUV a diesel é um sonho que pode custar bem caro (tanto no valor do carro quanto nos problemas que podem acontecer)

Amigo, o meu coincidentemente também tem 27.000km rodados e faz tudo isso.

Nós que saímos de carro popular (vim de um Peugeot 207) notamos bastante as diferenças.

O motor trepida mesmo na hora de ligar, mas deve pegar na primeira "tocada" de chave e se manter silencioso e com funcionamento liso em seguida. O câmbio trepida mesmo, principalmente com o jipe em movimento, passando por irregularidades.

A carroceria balança, notei exatamente isso quando fiz o test drive. Se jogar o peso pro lado a cabine inclina bem mais do que um carro comum. O balanço deve parar rapidamente, entretanto, indicando que os amortecedores estão bons.

Ele é apertado mesmo. Tenho 1,71m e mesmo no último estágio do banco alcanço satisfatoriamente os pedais. Lateralmente ele é um pouco apertado, nada que esprema, mas quem estiver acima do peso ou for mais alto sente mais.

O joelho esquerdo fica encostando no comando dos vidros elétricos, normal (acostuma), e pra mim a melhor posição pro braço, na realidade, é pra fora da janela, apoiado feito camioneiro (não que falte espaço com vidros fechados), dirigir assim fora da estrada é um show. Na cidade, com ar-condicionado, tudo certo com janela fechada.

Uso no dia-a-dia e o conforto peca um pouco em asfaltos mais irregulares, ele pula e chachoalha mais que um carro comum. Na verdade, é preciso entrar no espírito do Jimny pra usá-lo diariamente. É preciso se acostumar o com comportamento arisco no trânsito e a velocidade nas estradas (não confio acima dos 110km/h). Tendo boa vontade, tudo vira diversão. O carro apaixona.

TR4 bebe o dobro, pesa o dobro e custa mais (inclusive na manutenção). O espaço é maior, ganha do Jimny se considerarmos a velocidade final pra estradas e as 4 portas.

Pra mim (solteiro, 23 anos e doido por viagens e passeios de final de semana), o Jimny atende muito melhor.

edusao
18/07/2014, 08:35

R: O meu 2011 tem 40 mkm e comprei há pouco tempo. Não treme ao ligar.

R: Balança mesmo, é uma carroceria assentada em cima de um chassi e com dois eixos rígidos, isso é normal. Até dodge ram balança lateralmente assim na estrada em razão dos eixos rígidos.

3 - Ele é apertado pra todo mundo? Tenho 1,80 e achei a distância banco-volante boa, mas meus braços encostam na porta quando fecho o carro. Tem mais alguém aí que também esse problema e já encarou viagens longas com o jipe? Minha ideia é ter um carro para andar na cidade, fazer expedições e aproveitar cachoeiras no fim de semana. Sei dos problemas dele de autonomia, mas um galão no teto resolve o problema. Agora o conforto não tem muita solução, por isso fico dividido entre ele e uma tr4. SUV a diesel é um sonho que pode custar bem caro (tanto no valor do carro quanto nos problemas que podem acontecer)[/QUOTE]

R: Tenho 1,86 de altura e realmente é apertado, mas acaba acostumando. Já fiz umas viagens e acostumei. Acho que isso tem como resolver alterando o trilho do banco para que este corra mais p trás. Claro que vai penalizar o já curto espaço traseiro, mas é uma questão de priorizar. Se o amigo respeitar as características do carro, como tamanho geral, altura, motor, balanço, espaço, etc, vai gostar muito do carro. No meu ponto de vista a TR4 é um belo carro, mas são carros diferentes em quase todos os sentidos, até no preço. E a TR4 com o banco bem para trás também deixa o espaço traseiro bem sufocado. São características de veículos diferentes, é hora de escolher o que lhe cabe melhor! Eu gosto do Jimny, uso como primeiro carro, diariamente, mas o comprei como segundo carro...kkkkk

RodrigoMarcio
18/07/2014, 08:36
Então, alguém tem alguma informação a respeito das diferenças existentes após a instalação dos diversos protetores, guincho e estribos no Jimny? alguém já tem essa experiência?

André, tenho os protetores de T-case e de diferencial dianteiro, ambos bem pesados. Mas quanto a eles não notei diferença no desempenho.

Já quanto ao bagageiro de tubos de aço que coloquei, somado aos 5 enormes milhas e ao estepe que foi pro teto, a aerodinâmica de 'tijolo' ficou ainda pior.

Mas pra mim, particularmente, não há problemas.
Dá até pra abrir a janela e botar o braço pra fora, como disse o colega 503!, ouvindo o Almir Sater cantar "ando devagar porque já tive pressa...":dance:

Abç.

jorgeffn
20/07/2014, 22:20
Mas pra mim, particularmente, não há problemas.
Dá até pra abrir a janela e botar o braço pra fora, como disse o colega 503!, ouvindo o Almir Sater cantar "ando devagar porque já tive pressa...":dance:

Abç.

Esse é o espirito da coisa!!! hehehe

471355

abs!!!

pedropedreiro
20/07/2014, 22:57
Esse é o espirito da coisa!!! hehehe

471355

abs!!!

Boa foto, Jorge!
Vou pegar 20 dias de férias em outubro e estou planejando percorrer a estrada real. De Diamantina até Paraty. Vc fez o trajeto todo?
Abs!

jorgeffn
20/07/2014, 23:19
Boa foto, Jorge!
Vou pegar 20 dias de férias em outubro e estou planejando percorrer a estrada real. De Diamantina até Paraty. Vc fez o trajeto todo?
Abs!

Valeu!!!

então... não conheço todo o trajeto da ER não... esse trecho é próximo a Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, fizemos uma passeio por lá no fim do ano passado. Conheço alguns outros trechos já que tem muita coisa perto de Ouro Preto, Sabará, Rio Acima lugares próximos a BH. No começo do ano fiz uma parte do Caminho dos Diamantes... passando por Conceição do Mato Dentro, Córregos, Tapera, Itapanhoacanga, Alvorada de Minas, Serro e Milho Verde. Conheço também o trecho entre Catas Altas, Cocais, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Ipoema, Senhora do Carmo, Itambé do Mato Dentro (vou muito a um vilarejo lá, Cabeça de Boi), Morro do Pilar e Conceição do Mato Dentro. E a alguns anos também fiz o trecho entre Carrancas e Capela do Saco.

me passa seu e-mail, tenho um livre em PDF sobre a ER... as vezes te interessa alguma coisa...

abs!!!

pedropedreiro
21/07/2014, 11:56
Valeu!!!

então... não conheço todo o trajeto da ER não... esse trecho é próximo a Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, fizemos uma passeio por lá no fim do ano passado. Conheço alguns outros trechos já que tem muita coisa perto de Ouro Preto, Sabará, Rio Acima lugares próximos a BH. No começo do ano fiz uma parte do Caminho dos Diamantes... passando por Conceição do Mato Dentro, Córregos, Tapera, Itapanhoacanga, Alvorada de Minas, Serro e Milho Verde. Conheço também o trecho entre Catas Altas, Cocais, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Ipoema, Senhora do Carmo, Itambé do Mato Dentro (vou muito a um vilarejo lá, Cabeça de Boi), Morro do Pilar e Conceição do Mato Dentro. E a alguns anos também fiz o trecho entre Carrancas e Capela do Saco.

me passa seu e-mail, tenho um livre em PDF sobre a ER... as vezes te interessa alguma coisa...

abs!!!

Conhece muito! Falta só o trecho final que desce por SP e RJ.

Planejo fazer o percurso entre 27/10 e 15/11, e como nessa época a chuva já voltou, tô com medo dos meus Scorpion ATR não darem conta do lameiro que eu posso encontrar.

Pode mandar o PDF pro pedrohernandes1985@gmail.com .

Brigadão!

Abraço!

Biaaa
22/07/2014, 08:30
Pessoal, já aconteceu umas quatro vezes pelo menos de eu dar partida no carro e não ligar, uma pela manhã no frio e as outras vezes de tarde. Tenho q insistir muitas vezes pra ligar. Sempre q ligo, rodo a chave para o primeiro estágio, até parar o barulho da injeção e depois q tento dar partida. Não deixo o som ligado, quase não uso o ar, aliás das vezes q deixei o som ligado um tempão nunca deu problema pra dar partida no carro... Mês q vem vou levá-lo para a primeira revisão e o recall, mas o q pode ser isso?

Mauro B
22/07/2014, 08:56
Pessoal, já aconteceu umas quatro vezes pelo menos de eu dar partida no carro e não ligar, uma pela manhã no frio e as outras vezes de tarde. Tenho q insistir muitas vezes pra ligar. Sempre q ligo, rodo a chave para o primeiro estágio, até parar o barulho da injeção e depois q tento dar partida. Não deixo o som ligado, quase não uso o ar, aliás das vezes q deixei o som ligado um tempão nunca deu problema pra dar partida no carro... Mês q vem vou levá-lo para a primeira revisão e o recall, mas o q pode ser isso?

Depois que pega o motor fica normal ou falha?

Biaaa
22/07/2014, 09:40
Fica normal, não engasga nem nada, sai de boa....

Marcus C.
22/07/2014, 11:02

Oi Bia,

comigo já aconteceu isso também. O carro fica "rateando" até pegar mas depois que o motor pega parece que nada aconteceu, sai normalmente. Era um problema raro. Acho que aconteceu umas 4 vezes somente e de maneira aleatória em 6 meses com o carro, mas percebi uma coisa: toda vez que isso acontecia o alarme fazia um barulho estranho, como se não tivesse carga pra soar os "bips" ao abrir a porta. Pensei de cara que era alguma pane elétrica.

Comentei isso na primeira revisão e depois me responderam que a instalação do alarme estava "Ok" mas que resolveram resetá-lo. Quanto aos problemas de partida, puseram a culpa na qualidade do combustível, uma desculpa esfarrapada, na minha opinião.

Como já tava com vontade de trocar de posto (inclusive de bandeira) já que vinha percebendo que o consumo tava subindo pra perto de 9Km/l (chegando a 8,5km/l uma vez), resolvi arriscar. Abastecia sempre no mesmo posto com gasolina aditivada BR e Passei a usar Ipiranga e o consumo melhorou pra 9,5Km/l depois de uns 2 meses e chegou até a marcar 10km/l na única medição.

Não sei se isso é um caso isolado, mas não tive mais o tal problema. De qualquer forma, faz o comentário na revisão e vê o que eles acham.

Marcus

Biaaa
22/07/2014, 11:47
Obrigada Marcus, vou falar mesmo disso na revisão. Como você disse, acontece de maneira aleatória, e raramente... O meu carro não tem alarme, então se quiserem jogar essa desculpa pra mim não vale rs...

Quanto ao combustível, abasteço apenas no Ipiranga, raramente no BR. Mesmo assim o carro é muito novo pra culpar gasolina ruim. é desculpa esfarrapada mesmo... Lá em casa tem um golzinho uns 20 anos mais velho, abastece em tudo que é lugar e não sofre isso! E também não é flex hein rs....

Como o carro é cheio de coisas elétricas imagino que pode ser interferência de um ou outro componente...

OMEGAred
22/07/2014, 13:40
Pra galera do DF, tem encontro de Jimnys nesse sábado, lá na Soma, 9h

https://lh4.googleusercontent.com/-1cYwQ7G7Rks/U86Hs6oqkmI/AAAAAAAAUks/QPRhR5e3bJw/w477-h715-no/IMG-20140722-WA0007.jpg

pedropedreiro
27/07/2014, 00:19
Peço ajuda aqui aos mais experientes:

Fui hoje na CSS fazer o recall do Jimny. Quando levantaram o carro, perceberam que a coifa do cardan estava vazando.
O mecânico me falou que o estouro foi gerado por algum impacto no diferencial dianteiro, e esse impacto foi transmitido pelo eixo e veio a estourar a coifa. Ele disse que isso se configura mal uso, e a garantia não cobriria o serviço (troca da coifa, que sairia até barato...).

Mas aí fiquei encasquetado. Isso é provável? Um impacto no diferencial conseguiria estourar a coifa sem deformar o próprio diferencial ou o eixo cardan? Se me falassem que foi alguma pedra arremessada ou algum galho fino que entrou e furou a coifa, eu aceitaria, mas impacto no diferencial, ainda mais considerando o uso que faço do veículo, me parece meio forçado.

Aguardo a opinião de vocês.

Pedro

jorgeffn
27/07/2014, 01:09
Peço ajuda aqui aos mais experientes:

Fui hoje na CSS fazer o recall do Jimny. Quando levantaram o carro, perceberam que a coifa do cardan estava vazando.
O mecânico me falou que o estouro foi gerado por algum impacto no diferencial dianteiro, e esse impacto foi transmitido pelo eixo e veio a estourar a coifa. Ele disse que isso se configura mal uso, e a garantia não cobriria o serviço (troca da coifa, que sairia até barato...).

Mas aí fiquei encasquetado. Isso é provável? Um impacto no diferencial conseguiria estourar a coifa sem deformar o próprio diferencial ou o eixo cardan? Se me falassem que foi alguma pedra arremessada ou algum galho fino que entrou e furou a coifa, eu aceitaria, mas impacto no diferencial, ainda mais considerando o uso que faço do veículo, me parece meio forçado.

Aguardo a opinião de vocês.

Pedro

Acho que é mais uma enrolação da CSS.... tudo desses putos na hora de cobrir a garantia a acusar o mal uso... afinal é um jipe né.. fica difícil alegar o contrário com eles. Mas pelo uso que você disse que faz do carro creio que não foi impacto. Já rodei bastante em estradas de terra com bastante cascalho solto (pedrinhas que inclusive danificaram aquelas proteções plásticas do meu carro que são de péssimo material, acho que o pneu Mud contribuí para causar um maior impacto) e já fiz algumas trilhas mais leves com erosões e pedras maiores e até onde sei a coifa está inteira.. até porque mesmo em carros de trilha não ouvi relato de algo parecido.
De qualquer forma eu apostaria mais em galhos mesmo....

abs!!

thix4
27/07/2014, 09:05
Pessoal, essa coifa solta sozinha mesmo (se for a que estou pensando). Eu achei que a minha tava ruim e até comprei outra. Quando fui ver melhor, só tava desencaixada. Coloquei uma abraçadeira plástica ali e pronto.

472055

pedropedreiro
28/07/2014, 13:50
Pessoal, essa coifa solta sozinha mesmo (se for a que estou pensando). Eu achei que a minha tava ruim e até comprei outra. Quando fui ver melhor, só tava desencaixada. Coloquei uma abraçadeira plástica ali e pronto.

472055

Valeu Thix4!

É essa coifa aí mesmo.
Vou limpar a graxa que tá escorrida e colocar uma braçadeira dessa também.
Agora, se ela sai sozinha, é mais sacanagem ainda a CCS vir dizer que foi mal uso.

Abraço!

Edsongir
29/07/2014, 05:38
O reservatório do radiador do meu Jimny se soltou, devido a burraqueira de um passeio que eu fiz. Poderia ter resolvido em casa, porém como era revisão reclamei do barulho na direção (não sabia que o reservatório estava solto), o mecânico da CSS me falou com toda a autoridade "VOCÊ FEZ TRILHA COM ESSE CARRO" quase chorei de alegria, na hora lembrei do pessoal aqui sempre reclamando a mesma ladainha aqui no fórum, eu rebati na hora, nunca fiz isso, estou até pensando e rebaixar ele para ficar tipo um Golf. O mecânico ficou me olhando, aí eu completei, com o valor de um Jimny se pega um Golf ou Focus.

RodrigoMarcio
29/07/2014, 08:43
O mecânico ficou me olhando, aí eu completei, com o valor de um Jimny se pega um Golf ou Focus.

Ótima, rsrs.

É por essa e outras que eu me recusei a fazer a revisão.
Optei por guardar o R$ pra alguma eventualidade.
Se der algum pau, mesmo sem a garantia contratual, sei que estou coberto pelo Código Civil (vício redibitório, teoria da vida útil etc). Tenho até impressa a propaganda do 'Desafio Jimny, o carro inquebrável'.

Briga por briga, prefiro a que fique mais barata. Afinal, essa revisão a cada 6 meses é um roubo.

pedropedreiro
29/07/2014, 11:02
Valeu Thix4!

É essa coifa aí mesmo.
Agora, se ela sai sozinha, é mais sacanagem ainda a CCS vir dizer que foi mal uso.

Abraço!

O reservatório do radiador do meu Jimny se soltou, devido a burraqueira de um passeio que eu fiz. Poderia ter resolvido em casa, porém como era revisão reclamei do barulho na direção (não sabia que o reservatório estava solto), o mecânico da CSS me falou com toda a autoridade "VOCÊ FEZ TRILHA COM ESSE CARRO" quase chorei de alegria, na hora lembrei do pessoal aqui sempre reclamando a mesma ladainha aqui no fórum, eu rebati na hora, nunca fiz isso, estou até pensando e rebaixar ele para ficar tipo um Golf. O mecânico ficou me olhando, aí eu completei, com o valor de um Jimny se pega um Golf ou Focus.

UHuhauha. Muito bom!

Ótima, rsrs.

Se der algum pau, mesmo sem a garantia contratual, sei que estou coberto pelo Código Civil (vício redibitório, teoria da vida útil etc). Tenho até impressa a propaganda do 'Desafio Jimny, o carro inquebrável'.

Briga por briga, prefiro a que fique mais barata. Afinal, essa revisão a cada 6 meses é um roubo.

Pois é, Rodrigo. É o que estou pensando em fazer.
Na hora de vender (e basta assistir qualquer vídeo oficial do desafio jimny), o carro é aguenta tudo.
Na hora da manutenção, qualquer coisinha é mal uso.

Se a garantia não vai cobrir nada (de bom grado), pra que ela serve?

Assim eu também quero vender carro...

jorgeffn
29/07/2014, 13:45
Ótima, rsrs.

Acho que você está certo!!! eu fiz a primeira revisão na CSS e me arrependi... além do preço absurdo não foram capaz de resolver um problema do peito de aço que comprei com eles e que pega na barra e faz um barulho chato. Sem contar que aqui em BH eles tentam empurrar um tanto de serviço que no final saí por 1200 dilmas.... Em todos os meus 4x4 sempre mexi com um mecânico de confiança e que trabalha a vida toda com esse tipo de carro.. e não fica só pegando 4x4 novo e trocando óleo com a CSS faz não...
Tenho percebido um barulho na minha caixa de marchas quando passa por uma irregularidade maior ou ando em pisos irregulares... é como se algum coxim ou algo parecido estivesse estourado. Vou no meu mecânico primeiro para um diagnóstico preciso.. depois vou na CSS e vou ver o que eles falam... e de maneira alguma aceitarei a alegação de mau uso... nem que para isso eu tenha que infernizar a vida deles... pagamos muito caro para não ter a assistência devida no pós compra... até porque é inadmissível algum problema nesses coxins / suportes em um carro com 12 mil... mesmo se fizesse trilhas! se não tá errado aí o carro não foi projetado para isso.

abs!!!

egmachado
29/07/2014, 15:19
Acho que você está certo!!! eu fiz a primeira revisão na CSS e me arrependi... além do preço absurdo não foram capaz de resolver um problema do peito de aço que comprei com eles e que pega na barra e faz um barulho chato. Sem contar que aqui em BH eles tentam empurrar um tanto de serviço que no final saí por 1200 dilmas.... Em todos os meus 4x4 sempre mexi com um mecânico de confiança e que trabalha a vida toda com esse tipo de carro.. e não fica só pegando 4x4 novo e trocando óleo com a CSS faz não...
Tenho percebido um barulho na minha caixa de marchas quando passa por uma irregularidade maior ou ando em pisos irregulares... é como se algum coxim ou algo parecido estivesse estourado. Vou no meu mecânico primeiro para um diagnóstico preciso.. depois vou na CSS e vou ver o que eles falam... e de maneira alguma aceitarei a alegação de mau uso... nem que para isso eu tenha que infernizar a vida deles... pagamos muito caro para não ter a assistência devida no pós compra... até porque é inadmissível algum problema nesses coxins / suportes em um carro com 12 mil... mesmo se fizesse trilhas! se não tá errado aí o carro não foi projetado para isso.

abs!!!
Jorgeffn,

Isso aí, não deixa barato não cara! E se começarem a alegar isso reclame na fábrica no 0800 da Suzuki, comigo deu certo e o atendimento até mudou depois disso. Com relação ao seu mecânico de confiança, depois me passa o contato pois assim que a garantia estiver terminando vou fazer as manutenções com ele...

Abraço

guimajc
29/07/2014, 17:13
Valeu Thix4!

É essa coifa aí mesmo.

Abraço!

Pedro, tem também um bico para engraxar o cardã. Depois de prender a coifa leve em algum mecânico e peça para engraxar. O meu também deu este vazamento, pelo desencaixe da coifa...

Vimeney
30/07/2014, 01:18
Percebi na css que o novo modelo do 4Sport agora está vindo com pneus Scorpion além dos BF.

pedropedreiro
30/07/2014, 09:53
Pedro, tem também um bico para engraxar o cardã. Depois de prender a coifa leve em algum mecânico e peça para engraxar. O meu também deu este vazamento, pelo desencaixe da coifa...

Valeu guimajc!
Vou tentar resolver mais uma vez na CCS, pela garantia. Ele ficaram de me ligar pra marcar a manutenção. Se se recusarem a cobrir pela garantia, faço por fora mesmo e depois vou no Procon.

Andre Martins
30/07/2014, 13:28
Entre em contato também com a ouvidoria.... isso ajuda muito na resolução do problema....

Valeu guimajc!
Vou tentar resolver mais uma vez na CCS, pela garantia. Ele ficaram de me ligar pra marcar a manutenção. Se se recusarem a cobrir pela garantia, faço por fora mesmo e depois vou no Procon.

Vimeney
30/07/2014, 23:18
Olá pessoal, alguém saberia me dizer se o novo modelo do 4Sport já vem de fábrica com a capa de estepe? Falo isto porque todo o modelo novo que vejo tanto presencialmente quanto na mídia aparece utilizando a capa com o mesmo design. Perguntei isto na css em que estou negociando a compra deste veículo, porém ele disse que esta capa é vendida separadamente.

OMEGAred
31/07/2014, 14:58
Nunca vi nenhum modelo com essa capa como original, só se for brinde de alguma loja. Ainda mais que o 4sport tem um pneu maior

Vimeney
31/07/2014, 21:08
Nunca vi nenhum modelo com essa capa como original, só se for brinde de alguma loja. Ainda mais que o 4sport tem um pneu maior

Então OMEGAred, estou trocando o meu 4Sport 2013 pelo modelo 2015 e o veículo que vou comprar estava com esta capa num pneu 215x70x15, porém o vendedor alegou que tinha sido encomenda de outra pessoa que desistiu daquele carro por outra cor, por isto é que estava ainda ali, fiquei desconfiado porque não só aquele veículo mas como todos os outros tinham este modelo de capa. Se vc observar nos anúncios da webmotors por exemplo, constatará a mesma situação.

Biaaa
01/08/2014, 08:30
Quando fui à css num encontro que aconteceu lá o vendedor me falou que uma das mudanças do 4sport novo é que vinha com a capa pro estepe, o que estava exposto inclusive já estava com essa capa, mas agora não posso te afirmar 100% se é opcional ou se é item de série, não perguntei a ele... no site da suzuki também não tem essa informação né....

Vimeney
01/08/2014, 22:56
Quando fui à css num encontro que aconteceu lá o vendedor me falou que uma das mudanças do 4sport novo é que vinha com a capa pro estepe, o que estava exposto inclusive já estava com essa capa, mas agora não posso te afirmar 100% se é opcional ou se é item de série, não perguntei a ele... no site da suzuki também não tem essa informação né....

Acabei de retirar o 4Sport modelo novo da css, ele veio com a tal capa que havia relatado!!! Outra novidade são os tapetes que não são mais acarpetados e sim de borracha mesmo. Uma coisa que gostei nos tapetes é que no lado do motorista tem uma presilha que trava no carpete do veículo, impedindo que fique se movimentando entre os pés e o pedal.

arturcsrj
02/08/2014, 08:46
Galera!
Já relatei vários problemas do meu 4 SPORT 2015 aqui, págs 180..., inclusive imagens do recall.
E tb postei os links do reclameaqui.
Não sei os outros, pq nunca tive jimny, mas esse montado no Brasil ... me decepcionou.
abs

R-Mendes
02/08/2014, 11:40
Galera!
Já relatei vários problemas do meu 4 SPORT 2015 aqui, págs 180..., inclusive imagens do recall.
E tb postei os links do reclameaqui.
Não sei os outros, pq nunca tive jimny, mas esse montado no Brasil ... me decepcionou.
abs

É a ilusão das pessoas que compram achando que 'aaahhhh, agora que fabrica no Brasil, muito melhor, terá peças'. Bem o contrário... Fabricados em outros países são para consumidores e mercados exigentes, precisam entregar produtos de qualidade. Vem a fábrica pro Brasil, começam a fazer merda e queimam o nome da marca.

Infelizmente no Brasil, AINDA, as coisas são assim...

pedropedreiro
03/08/2014, 23:48
Entre em contato também com a ouvidoria.... isso ajuda muito na resolução do problema....

Então pessoal,
Na sexta levei o carro no Menezes, que é uma mecânica tradicional em 4x4s aqui de Brasília.
O mecânico que me atendeu olhou a coifa do cardanzinho e disse que alí não tinha nada. Falou que era normal a graxa extravasar na hora da aplicação, e que não tinha defeito nenhum na coifa.
Aí agora eu fiquei mais perdido. Deixo como tá? Brigo na CSS pra eles fazerem o serviço (que segundo eles é necessário) na garantia? Se eu me recusar a fazer, ele podem alegar que a recusa faz perder a garantia da transmissão? Tá complicado...

Biaaa
04/08/2014, 08:47
é Pedro, tá complicado mesmo, ainda mais que a Soma é a única css em Brasília... mas em todos os lugares q vc levar, não esquece de pedir e juntar os laudos por escrito e toda a documentação, inclusive sobre os gastos com o carro, vai que ajuda numa eventualidade futura né...

pedropedreiro
04/08/2014, 14:57
Pessoal, dando um retorno (espero que final) sobre o meu caso.

Fui hoje no Makoto, outra oficina tradicional de 4x4s aqui em Brasília, para pegar uma terceira opinião.
O mecânico que me atendeu falou a mesma coisa que o Menezes: a coifa está perfeita e a graxa do lado de fora foi apenas um extravaso do graxa do interior. O mecânico disse que, durante a montagem, a graxa é colocada na coifa com o carro suspenso, e que, quando o carro é colocado no chão, o cardanzinho vai de encontro à caixa de transmissão, o que pode gerar uma pressão interna e extravazamento do excesso de graxa.
Ainda, pra garantir, ele colocou duas abraçadeiras nas extremidades da coifa.

Fica aqui o aviso aos colegas.

E obrigado a todos pelas dicas.

Eduardo.nat
04/08/2014, 15:16
O meu é 2013...até nunca deu pró em nada...
E não tenho muita pena dele não.

https://www.youtube.com/watch?v=G1pUDtYxMvc

Eduardo.nat
04/08/2014, 15:18
Outro exemplo do uso do gargajimny...depois mando lavar e vou trabalhar na segunda feira.

https://www.youtube.com/watch?v=R6PAkL5KWKg

jorgeffn
04/08/2014, 19:14
Outro exemplo do uso do gargajimny...depois mando lavar e vou trabalhar na segunda feira.

Eduardo, você alterou alguma coisa no escapamento do seu Jimny???

abs!!!

503!
04/08/2014, 20:04

https://www.youtube.com/watch?v=R6PAkL5KWKg

Eduardo, isso foi na trilha do suzuki clube ontem? Também estava lá! Jimny prata todo original... Dei uma atolada magnífica no desafio da lama! kkkkkk

Eduardo.nat
05/08/2014, 17:58
Jorge: Coloquei um escapamento mais direto em Kaká scapp aqui em Natal de 2".

Filipe: Exatamente éramos nós no charco do jean...O jimny é outro com esses Mud's e um lift de carroceria...passa rindo, fiz trilha muito mais pesada na Paraíba com lama que o jimny fez bonito!

Barros
09/08/2014, 16:22
Pessoal, gostaria da ajuda de vocês. Moro em SP e estou pensando em comprar um Jimny 0km. Não pretendo fazer trilhas pesadas; apenas trilhas leves ou médias, como aquela da praia de Castelhanos em Ilhabela. Mas estou em dúvida entre o 4Sport (com pneus MUD) e o 4All (trocando os pneus originais por outros de uso misto de mesma medida). Nesta última hipótese, quais seriam os melhores pneus mistos 205/70 R15 para a versão 4All: Pirelli Scorpion ATR, Bridgestone Dueler A/T, Goodyear Wrangler Adventure, Yokohama Geolandar AT-S, Dunlop Grandtrek AT3 ou Michelin Latitude Cross? Apenas essa troca de pneus já seria suficiente para melhorar seu desempenho no barro? Sei que o 4Sport é melhor no barro e o 4All é melhor no asfalto, mas, para uso misto, qual seria a versão mais indicada? Já fiz test-drive com as duas versões e continuo em dúvida sobre qual delas comprar. Por favor, me ajudem a decidir!

jorgeffn
09/08/2014, 18:44
Pessoal, gostaria da ajuda de vocês. Moro em SP e estou pensando em comprar um Jimny 0km. Não pretendo fazer trilhas pesadas; apenas trilhas leves ou médias, como aquela da praia de Castelhanos em Ilhabela. Mas estou em dúvida entre o 4Sport (com pneus MUD) e o 4All (trocando os pneus originais por outros de uso misto de mesma medida). Nesta última hipótese, quais seriam os melhores pneus mistos 205/70 R15 para a versão 4All: Pirelli Scorpion ATR, Bridgestone Dueler A/T, Goodyear Wrangler Adventure, Yokohama Geolandar AT-S, Dunlop Grandtrek AT3 ou Michelin Latitude Cross? Apenas essa troca de pneus já seria suficiente para melhorar seu desempenho no barro? Sei que o 4Sport é melhor no barro e o 4All é melhor no asfalto, mas, para uso misto, qual seria a versão mais indicada? Já fiz test-drive com as duas versões e continuo em dúvida sobre qual delas comprar. Por favor, me ajudem a decidir!

Barros, na verdade para o barro o que manda é o pneu... tanto o 4sport quanto o 4all terão o mesmo desempenho se estiverem com o mesmo pneu. Você pode pegar o 4all e colocar pneus MUD que tem um desempenho bom no barro. Os pneus AT terão um desempenho sempre fraco no barro, independente da marca, varia mas nada demais, quanto a marca dos AT, tem um tópico sobre pneus para Jimny aqui no fórum que deve ter algo, eu não sei opinar sobre as fabricantes, já usei BF/AT em um Vitara e gostava do desempenho dele.
Da mesma forma o desempenho deles no asfalto, caso estejam com o mesmo pneu é idêntico, o 4sport tem calço de carroceria de 1" o que não altera seu desempenho no asfalto, repito, se estiverem com os mesmos pneus, MUD por exemplo, seu desempenho e conforto será o mesmo. A diferença é que o 4sport já tem uma preparação para trilhas, como os parachoques diferentes (isso sim muda muito, no 4all os parachoques pegam atoa nos obstáculos) e o Snorkel que te dá mais tranquilidade em travessias de água....

você tem que avaliar bem e ver a diferença de valores... o 4sport tem um visual mais agressivo, mas isso apenas não te tira de um atoleiro, mas caso você pretende partir para uma preparação maior para trilhas, ele é o mais indicado. Mas da mesma forma a preparação pode ser feita no 4all, existem várias opções de parachoque, lift de suspensão e carroceria, snorkel entre outros no mercado.

abs!

Barros
10/08/2014, 10:02
Obrigado pelas dicas, jorgeffn! Vc vê alguma vantagem dos pneus AT sobre os pneus HT originais do Jimny 4All?

jorgeffn
10/08/2014, 12:16
Obrigado pelas dicas, jorgeffn! Vc vê alguma vantagem dos pneus AT sobre os pneus HT originais do Jimny 4All?

Barros, sim.. os pneus AT tem melhor desempenho no offroad que os HT, não é um ganho tão significativo, mas já pode te salvar em algumas situações fora de estrada, sem contar que ao trocar os pneus originais 205 a maioria coloca os 215 que melhoram um pouco o vão livre do carro em relação ao solo o que traz um ganho no offroad.

abs!!!

Eduardo.nat
11/08/2014, 16:28
Concordo com o Jorgeffn, o tipo de Pneu diz tudo, mas ajuda também um lift se vc for encarar umas trilhas mais hard...

RafaBeagá
11/08/2014, 17:20
Pessoal boa tarde! Entrei no Fórum recentemente, mas já o acompanho a uns 8 meses e foi através das opiniões e da boa vontade de todos os participantes que acabei resolvendo trocar de veículo! Sai de dois Ford Focus para ao invés de pegar novamente mais um Focus, mudar de ares literalmente com novos programas para os finais de semana. A decisão não foi fácil, pois o Jimny teria que ser meu único carro para tudo, apesar da moto estradeira dar uma mãozinha, pois a de trilha passei pra frente para ajudar no cacau... Porém, como uma das suas melhores qualidades é a versatilidade, economia e espero, baixo custo de manutenção...

Depois de 3 meses e pouco após ter pego o "Renegado" numa sexta-feira ainda sem placa para dar tempo de no sábado participar do Suzuki Adventure de BH, hoje, já com seus 6500 km rodados principalmente em rodovias, depois cidades, estradas de terra e trilhas, posso dizer com certeza que a decisão foi muito feliz!

E a melhor forma de agradecer a todos os colegas do Fórum e espero, futuros companheiros de trilha é ajudando nas dúvidas sobre o nosso jipinho...

Portanto meu caro Barros, vou tentar postar um vídeo do último Suzuki Adventure na Categoria Extreme sobre a capacidade off-road dos pneus AT Grandtrek 225/70R15 da Dunlop que acabei optando por colocar no lugar dos MT 215/75R15 da BFGoodrich originais em razão do meu perfil de usuário [ando muito em rodovias pavimentadas], do preço melhor, da marca Dunlop e até do visual... A capacidade on-road melhou muito [o Renegado passou a fazer muito mais curva e ter um rodar mais leve, o jipe anda mais e ficou mais econômico, ótimo para quem gosta de deitar o cabelo apesar da minha tintura cor de pele... rsrs] e para minha surpresa, no off-road até agora não me deixou passar vergonha [rodei quase 400 km na alta em estradas de terra com alguma lama e limo e trilhas durante o Jimny Day em um final de semana chuvoso em Campos do Jordão e região, Sul de Minas e Estrada Real entre Itabirito e São Lourenço, contando com a última etapa do Suzuki Adventure em Teresópolis, a trilha da Cascatinha 62 km, difícil e linda em Nova Friburgo].

Um detalhe importante é que eu só usei o 4x4 com ou sem Reduzida em talvez 5% de todo trajeto! Porém, costumo sempre em estradas e trilhas, baixar bem a pressão dos pneus de 13 a 15 psi em dependendo da carga, permitindo maior aderência e conforto ao rodar principalmente andando de 40 até 80 por hora de forma irresponsável como fiz desta vez, não conseguia me conter, tava bão demais! Não tive nenhum tipo de problema com esse pneu, mesmo fazendo aquelas curvas tipo cotovelo no freio de mão! Às vezes o Jimny andava tão macio que parecia um Landau... Rsrsrs.

Eu diria que os AT geralmente quebram bem o galho na lama, mas no barro como já foi dito, o tipo de pneu faz toda a diferença independente da marca. Gosto de fazer essa distinção da lama, mais aguada, para o barro, mais seco, como uma pasta, uma massa que gruda em toda a banda do pneu deixando-o liso e aí meu caro, só os MT [Mud Terrain] com seus sulcos largos e profundos, e olhe lá...

Em relação ao modelo do Jimny, como já foi dito aqui no Fórum, depende do seu uso e preferência de estilo. Para mim o 4Sport sem modificações tem um ótimo equilíbrio entre o on e o off-road. E como quase todo mudo, cedo ou tarde, acaba é virando jipeiro, fica até mais barato, melhor e bem mais fácil partir logo pro 4Sport. Mesmo não aprovando algumas mudanças que ocorreram nos modelos 2015...

Espero ter ajudado com a experiência que eu tive. Abraço a todos!

https://www.youtube.com/watch?v=9pAV4m8lf58

ESTEBAN
11/08/2014, 17:20

Amigo ,uso 4All original com pneus HT, frequento estrada real,Tiradentes , Itamonte Joanópolis e região, por estrada de terra com barro e secas nunca passei aperto. Mas se você pensa em para trilha coloca K2

edusao
11/08/2014, 17:41
Amigos, também coloquei o pneu 225/70 AT3 da DUNLOP no meu HR 2011. To muito satisfeito. Não dá nem para comparar com os pirelli originais que eram originais.

Barros
12/08/2014, 02:47
Obrigado, pessoal, pela colaboração. Acho que vou acabar optando pelo 4Sport c/pneus MUD. Assim, eu fico mais equipado pra andar no barro. E, pra andar no asfalto, eu pego o carro da patroa!

waldircg
17/08/2014, 12:14
Essa tampa de plástico no estepe, de fato fica muito bonita no Jimny. Alguém sabe onde posso encontrá-la? Já procurei na internet e nada feito.
Agradeço desde já, se alguém tiver alguma dica.
Waldir

Pessoal,

Comprei meu mini mostro (4All Verde Escuro) no início dessa semana na concessionário Millenium na Barra da Tijuca - RJ, fui muito bem atendido! O bicho deve estar pronto para pegar na quarta ou quinta que vem... estou ancioso! Engraçado que eu não vejo nenhum Jimny pela rua aqui no RJ... não sei se isso é bom ou ruim! rs

Enfim, alguém sabe onde eu posso encontrar essa tampa de plástico do estepe igual da foto abaixo? Não encontrei em nenhum lugar na internet...

Obrigado pessoal, e assim que eu pegar o mini monstro eu passo qual foram as primeiras impressões!

Abraço,
Vitor

400668

Barros
26/08/2014, 13:03
Essa tampa de plástico no estepe, de fato fica muito bonita no Jimny. Alguém sabe onde posso encontrá-la? Já procurei na internet e nada feito.
Agradeço desde já, se alguém tiver alguma dica.
Waldir
Acho que essa tampa de plástico para o estepe do Jimny você só encontra nas concessionárias da Suzuki. Aliás, alguém sabe se existe algum tipo de tampa para o porta-malas do Jimny? Ou alguma outra forma, sem ser película automotiva nos vidros, de não deixar visível a bagagem no porta-malas? Valeu!

hitner
26/08/2014, 13:12
Eu lembro de alguns carros que tem uma cortina sobre este vão, não sei porque a suzuki não fez uma.
talvez um bom estofador possa fazer algo do tipo.
Um abraço.

pauloneto
11/09/2014, 20:58
Nesse final de semana no Suzuki Track Day em Mogi Guaçu (Velo Città) o Jimny 4Sport 2015 estava em exposição e como postado anteriormente está equipado com ABS e Airbag, inclusive devido ao Airbag foi preciso alterar o para-choque.

Puts... eu comprei o meu 4Sport modelo 2015 mas achei HORRÍVEL estéticamente falando. Sou muito mais o visual do modelo 2014 e optei pelo 2015 por ja vir com airbag e abs, pensando tanto na segurança quanto na revenda (mais novo e com esses itens). Porém, minha ideira era trocar o parachoque e colocar o do modelo 2014 que acho mil vezes mais bonito. Na minha opnião estragaram o carro, perdeu aquele visual agressivo.

Vocês acham que da pra fazer algum esquema de instalação?

RodrigoMarcio
12/09/2014, 08:48
Puts... eu comprei o meu 4Sport modelo 2015 mas achei HORRÍVEL estéticamente falando. Sou muito mais o visual do modelo 2014 e optei pelo 2015 por ja vir com airbag e abs, pensando tanto na segurança quanto na revenda (mais novo e com esses itens). Porém, minha ideira era trocar o parachoque e colocar o do modelo 2014 que acho mil vezes mais bonito. Na minha opnião estragaram o carro, perdeu aquele visual agressivo.

Vocês acham que da pra fazer algum esquema de instalação?

Paulo, tire isso da cabeça. Certamente os sensores do airbag estão ali. Alterar o parachoque, além de arriscado, fará vc perder a garantia. Aliás, com a Suzuki, se vc espirrar dentro do carro, vc perde a garantia kkk. Eles fabricam um tanque de guerra e querem que vc o use somente para levar a sua avó pra passear aos domingos.

Tente se acostumar ao novo visual. Dica: será que não dá pra colocar um guincho naquele 'buraco' frontal do parachoque? Acho que ficaria legal.

Agora, se vc for igual eu, que não tem dó do carro, não dá a mínima pra airbag (tratando-se de jipe) e quer mandar a garantia pra PQP, arranca esses parachoques e mete logo dois de aço ! Fica show rsrs

A propósito, eu tb sou de Ribeirão. Vamos combinar uma 'trilhinha' quando a chuva voltar ! Gde abraço.