Conectar

Ver Versão Completa : Suzuki Jimny NACIONAL.

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 [10] 11

hitner
12/09/2014, 09:47
Sensor de air bag não é no pára-choque. Pode mudar sem medo.
guarde os originais para quando for revender, já que você
comprou pensando em se desfazer no futuro.
Abraço.

pauloneto
12/09/2014, 13:08
A propósito, eu tb sou de Ribeirão. Vamos combinar uma 'trilhinha' quando a chuva voltar ! Gde abraço.

Bora combinar! Não sei enviar msg particular aqui no forum rsrs, se puder passa seu email ou contato aí.. abs!

GUSTA_BTS
12/09/2014, 14:14
Boa tarde, estou em Barretos, mas em alguns finais de semana estou em Batatais ei perto, temos um sitio da família entre Batatais\ Altinópolis\ Serrana, combinando alguma trilha se tiver por estas bandas podemos fazer juntos, Zé Goleiro não sei se existe ainda, Chanflora(Feitoza), ou qualquer outra, não tenho Jimny, mas provavelmente daqui um tempo, mas qq coisa tem um TR4, e uma L200 quadrada pra brincar um pouco, não dá pra fazer oque estes brinquedinhos de vc's fazem, mas dá pra ir de carro de apoio.

Abraço, qq coisa entra em contato pra combinar.

pauloneto
13/09/2014, 13:02
Boa tarde, estou em Barretos, mas em alguns finais de semana estou em Batatais ei perto, temos um sitio da família entre Batatais\ Altinópolis\ Serrana, combinando alguma trilha se tiver por estas bandas podemos fazer juntos, Zé Goleiro não sei se existe ainda, Chanflora(Feitoza), ou qualquer outra, não tenho Jimny, mas provavelmente daqui um tempo, mas qq coisa tem um TR4, e uma L200 quadrada pra brincar um pouco, não dá pra fazer oque estes brinquedinhos de vc's fazem, mas dá pra ir de carro de apoio.

O Zé goleiro tá firme e forte ainda! Sempre dou um role por aqueles lados, acabo indo pelas estradas de terra até chegar no meio do nada, quase fim do mundo rsrsrs... tem bastente lugar legal e bonito por ali, só faltava mesmo algum riacho ou coisa do tipo pra ficar mais legal.
Vamos combinar, tanto a TR4 quanto a L200 dão muita conta do recado sim, principalmente se tratando dessas trilhas que são leves/médias, é bem tranquilo.

PS.: Ainda não sei como enviar msg privada por aqui... alguém poderia dar uma luz?

guimajc
13/09/2014, 16:24
O Zé goleiro tá firme e forte ainda! Sempre dou um role por aqueles lados, acabo indo pelas estradas de terra até chegar no meio do nada, quase fim do mundo rsrsrs... tem bastente lugar legal e bonito por ali, só faltava mesmo algum riacho ou coisa do tipo pra ficar mais legal.
Vamos combinar, tanto a TR4 quanto a L200 dão muita conta do recado sim, principalmente se tratando dessas trilhas que são leves/médias, é bem tranquilo.

PS.: Ainda não sei como enviar msg privada por aqui... alguém poderia dar uma luz?

Paulo, você só passará a ter direito a MP quando completar 50 postagens. Aí é só clicar no nome do camarada e terá um link para "mensagem privada".

Rein@ldo
13/09/2014, 16:32
Jimneiros,

Ando meio sumido por causa dos compromissos, mas sempre dou uma olhada no tópico. Estou sentindo falta também das postagens do Rogério, dentre outros...

Vou dar o meu relato sobre o Tiriça com seu quase 12.000 km em 8 meses:
Estou muito feliz com a viatura e com minha escolha pelo 4 sport 13/14 sem abs e ab., pois não pretendo vende-lo e futuramente talvez compre um 4all para o uso no dia a dia; e deixarei 4 sport só para brincar, isso é para saberem o quanto estou gostando da viatura, pois nunca mais terá sem abs e ab para trilhas.
Pelo valor de um troller novo vc pode ter dois carros com praticamente o mesmo custo.
Também prefiro o visual do 4sport 2014, além das modificações conhecidas, não gostei principalmente da retirada dos calços da carroceria entre o chassis e do suporte do estepe, ficou mais urbanizado, perdendo assim a proposta do modelo.

O consumo sem se preocupar com economia e usando o a/c está na média de 9,47 km/l com os Muds Km2.
O único problema que teve foi, a quebra do suporte do extintor que é muito frágil, mas foi prontamente trocado na garantia. PESSO QUE OBSERVEM NA VIATURA DE VCS, SEI QUE ATÉ QUEM SÓ UTILIZA NA CIDADE TEVE O SUPORTE QUEBRADO.
No mais é só alegria nos passeios e nos SZK ADVENTURE.

A patroa comprou uma FULL 3D 3.8, é uma nave para viagens, mas no chão o jimny é imbatível pela simplicidade e leveza.

Bons passeios a todos!

pauloneto
14/09/2014, 13:13
Também prefiro o visual do 4sport 2014, além das modificações conhecidas, não gostei principalmente da retirada dos calços da carroceria entre o chassis e do suporte do estepe, ficou mais urbanizado, perdendo assim a proposta do modelo.

Apesar das minhas reclamações quanto a estética desse modelo, discordo totalmente que perdeu a proposta. E desconheço dessa alteração quanto ao calço.
Os ângulos de entrada e saída, além da altura são exatamente os mesmos da versão 4Sport anterior, a suspensão também e exatamente a mesma. Então essa afirmação não confere.

Rein@ldo
14/09/2014, 15:52
Apesar das minhas reclamações quanto a estética desse modelo, discordo totalmente que perdeu a proposta. E desconheço dessa alteração quanto ao calço.
Os ângulos de entrada e saída, além da altura são exatamente os mesmos da versão 4Sport anterior, a suspensão também e exatamente a mesma. Então essa afirmação não confere.

Paulo boa tarde!

Com referência aos calços, a informação foi me passada por um concessionário da marca. Não verifiquei in loco, por isso não posso afirmar categoricamente, mas me pareceu que a carroceria em relação ao chassi ficou mais baixa sim, posso estar enganado.
O ângulo de ataque vc verá quando quebrar o peito de plástico embaixo do para-choque. No anterior é ferro coberto por uma capa plástica e sei o quanto aguenta...

Vai umas fotos do DDS inspiração do modelo anterior:
477352477353477354Tirem suas conclusões.

pauloneto
14/09/2014, 20:39
Paulo boa tarde!

Com referência aos calços, a informação foi me passada por um concessionário da marca. Não verifiquei in loco, por isso não posso afirmar categoricamente, mas me pareceu que a carroceria em relação ao chassi ficou mais baixa sim, posso estar enganado.
O ângulo de ataque vc verá quando quebrar o peito de plástico embaixo do para-choque. No anterior é ferro coberto por uma capa plástica e sei o quanto aguenta...

Vai umas fotos do DDS inspiração do modelo anterior:
477352477353477354Tirem suas conclusões.

Os ângulos de entrada são os mesmos, a parte que vc se refere é exatamente igual tbm, do jimny novo em baixo do plaástico é a mesma longarina de ferro, na mesma altura, mudou apenas o formato da "peça plástica" que cobre esse ferro, a atual cobre totalmente, a anterior cobria apenas uma parte deixando a mostra a estrutura.

Esse jimny DDS não serve como referencia pois é bem modificado, tem a suspensão e alturaa modificada, além de usar pneus bem maiores tbm.

O que mudou na verdade, foi que eles deixaram o parachoque dianteiro maior, cobrindo mais a parte debaixo onde no anterior ficava exposta (radiador), e agora tem uma tela. A peça de ferro, longarina com entrada para engate, é na mesma altura e tamanho, e é ela que limita o angulo de entrada.

Vimeney
14/09/2014, 21:36
pauloneto, eu tive o modelo 4Sport/2013 e troquei pelo modelo atual, posso dizer com certeza que é exatamente isto que vc descreveu, acrescentando tb que não houve nenhuma alteração em relação ao calço de 1" nos dois modelos.

Vimeney
15/09/2014, 00:08
Já que o assunto é o novo visual do 4Sport, também vou dar os meus pitacos, pois já tive o modelo anterior e agora recentemente troquei pelo atual, então vou começar pela frente: pra mim a anterior tinha mais cara de jipe, de toda forma achei que a nova frente ficou mais simpática com o para-choque mais envolvente, por outro lado perdeu um pouco daquela agressividade. Isto é, ainda parece um jipe, apenas ficou digamos; com visual mais discreto. Não sei se é uma influência da cor que antes era o verde Amazônia e que combinava melhor com o modelo do 4Sport e que agora é branco, mas uma coisa é certa, por onde passava todos viravam o pescoço para conferir os seus detalhes, já no atual, sinto que chamo menos a atenção nas ruas, o que pra mim é uma vantagem, se pudesse pintava ele de tinta invisível para passar incólume aos olhares alheios!
A parte traseira é para mim a que ficou menos atraente, este efeito provavelmente é causado pelo novo conceito da SZK de particionar os para-choques, (em três peças independentes), com o objetivo de possibilitar a troca de uma peça danificada, sem que precise substituir todo o conjunto, também houve o reposicionamento do estepe no centro da tampa traseira que influenciou o desenho final dos para-choques. Digamos que o modelo atual ficou mais prático, porém menos bonito.
Nas laterais tenho uma crítica a fazer sobre a proteção plástica do modelo anterior, apesar de ficar com um visual muito bonito e estiloso, achei muito mal feita a pintura sobre o plástico para uso em off road, quando o certo seria produzir um tipo de plástico próprio para a cor desejada, evitando danos causados por pedras que são muito comuns, principalmente quando tem muito cascalho na trilha. O Uno Way da minha esposa tem as partes plásticas construídas desta maneira. Outra coisa também é que a camada de plástico é uma casquinha, qualquer pancada de porta abre um furo nela. Já a lateral do modelo novo não é tão chamativa quanto a anterior, mas é funcional, tendo em vista a adição do apoio aos pés para acesso ao bagageiro.
Resumindo: gosto de ambos modelos, cada um na sua proposta, o anterior tem um apelo visual mais agressivo e o atual é de uma beleza mais discreta, porém é mais funcional. Então para finalizar quero dizer que todos podem dar sua opinião à vontade neste fórum, só não ousem dizer que o Jimny virou jipe para madame ir ao shopping, como alguns volta e meia se referem ao TR4, o que também não concordo, por que na essência o pequeno inseto continua o mesmo e isto é o que importa!

Rein@ldo
15/09/2014, 07:12
Jimneiros,

Ando meio sumido por causa dos compromissos, mas sempre dou uma olhada no tópico. Estou sentindo falta também das postagens do Rogério, dentre outros...

Vou dar o meu relato sobre o Tiriça com seu quase 12.000 km em 8 meses:
Estou muito feliz com a viatura e com minha escolha pelo 4 sport 13/14 sem abs e ab., pois não pretendo vende-lo e futuramente talvez compre um 4all para o uso no dia a dia; e deixarei 4 sport só para brincar, isso é para saberem o quanto estou gostando da viatura, pois nunca mais terá sem abs e ab para trilhas.
Pelo valor de um troller novo vc pode ter dois carros com praticamente o mesmo custo.

O consumo sem se preocupar com economia e usando o a/c está na média de 9,47 km/l com os Muds Km2.
O único problema que teve foi, a quebra do suporte do extintor que é muito frágil, mas foi prontamente trocado na garantia. PESSO QUE OBSERVEM NA VIATURA DE VCS, SEI QUE ATÉ QUEM SÓ UTILIZA NA CIDADE TEVE O SUPORTE QUEBRADO.
No mais é só alegria nos passeios e nos SZK ADVENTURE.

A patroa comprou uma FULL 3D 3.8, é uma nave para viagens, mas no chão o jimny é imbatível pela simplicidade e leveza.

Bons passeios a todos!

Prefiro o modelo anterior inspirado no DDS, essa é minha opinião. Se quiser colocar pneus maiores sei que terei suporte do estepe para ajudar aguentar o peso e principalmente por não ter abs e ab, em trilhas, quanto menos eletrônica embarcada, melhor!
Gosto tanto do JIPE, pois é um verdadeiro JIPE, que pretendo futuramente comprar um 4 ALL só para uso diário.
PEÇO AOS FORISTAS QUE DÊEM UMA OLHADA NO SUPORTE DO EXTINTOR DAS SUAS VIATURAS, PORQUE NO MEU QUEBROU UMA DAS ASTES DE SUSTENTAÇÃO. QUE FOI TROCADA NA GARANTIA.
Abç.

RodrigoMarcio
15/09/2014, 13:12

Gustavo, vindo pra cá dê um toque.
Próximo a Altinópolis tem mesmo uns lugares legais pra andar, mas eu só conheço a chanflora.
Meu email: rodrigomarciosouza@gmail.com.

RodrigoMarcio
15/09/2014, 13:13
Bora combinar! Não sei enviar msg particular aqui no forum rsrs, se puder passa seu email ou contato aí.. abs!

Meu email: rodrigomarciosouza@gmail.com.

guimajc
15/09/2014, 14:36
Já que o assunto é o novo visual do 4Sport, também vou dar os meus pitacos, pois já tive o modelo anterior e agora recentemente troquei pelo atual, então vou começar pela frente: pra mim a anterior tinha mais cara de jipe, de toda forma achei que a nova frente ficou mais simpática com o para-choque mais envolvente, por outro lado perdeu um pouco daquela agressividade. Isto é, ainda parece um jipe, apenas ficou digamos; com visual mais discreto. Não sei se é uma influência da cor que antes era o verde Amazônia e que combinava melhor com o modelo do 4Sport e que agora é branco, mas uma coisa é certa, por onde passava todos viravam o pescoço para conferir os seus detalhes, já no atual, sinto que chamo menos a atenção nas ruas, o que pra mim é uma vantagem, se pudesse pintava ele de tinta invisível para passar incólume aos olhares alheios!
A parte traseira é para mim a que ficou menos atraente, este efeito provavelmente é causado pelo novo conceito da SZK de particionar os para-choques, (em três peças independentes), com o objetivo de possibilitar a troca de uma peça danificada, sem que precise substituir todo o conjunto, também houve o reposicionamento do estepe no centro da tampa traseira que influenciou o desenho final dos para-choques. Digamos que o modelo atual ficou mais prático, porém menos bonito.
Nas laterais tenho uma crítica a fazer sobre a proteção plástica do modelo anterior, apesar de ficar com um visual muito bonito e estiloso, achei muito mal feita a pintura sobre o plástico para uso em off road, quando o certo seria produzir um tipo de plástico próprio para a cor desejada, evitando danos causados por pedras que são muito comuns, principalmente quando tem muito cascalho na trilha. O Uno Way da minha esposa tem as partes plásticas construídas desta maneira. Outra coisa também é que a camada de plástico é uma casquinha, qualquer pancada de porta abre um furo nela. Já a lateral do modelo novo não é tão chamativa quanto a anterior, mas é funcional, tendo em vista a adição do apoio aos pés para acesso ao bagageiro.
Resumindo: gosto de ambos modelos, cada um na sua proposta, o anterior tem um apelo visual mais agressivo e o atual é de uma beleza mais discreta, porém é mais funcional. Então para finalizar quero dizer que todos podem dar sua opinião à vontade neste fórum, só não ousem dizer que o Jimny virou jipe para madame ir ao shopping, como alguns volta e meia se referem ao TR4, o que também não concordo, por que na essência o pequeno inseto continua o mesmo e isto é o que importa!

Vimeney, eu acho que os parachoques montado por peças independentes foi uma boa sacada, considerando que no caso do camarada dar o azar de danificar uma das peças, não precisa trocar todo o conjunto. Mas ainda assim, continuo preferindo os parachoques de aço.

pauloneto
15/09/2014, 15:16
Prefiro o modelo anterior inspirado no DDS, essa é minha opinião. Se quiser colocar pneus maiores sei que terei suporte do estepe para ajudar aguentar o peso e principalmente por não ter abs e ab, em trilhas, quanto menos eletrônica embarcada, melhor!
Gosto tanto do JIPE, pois é um verdadeiro JIPE, que pretendo futuramente comprar um 4 ALL só para uso diário.
PEÇO AOS FORISTAS QUE DÊEM UMA OLHADA NO SUPORTE DO EXTINTOR DAS SUAS VIATURAS, PORQUE NO MEU QUEBROU UMA DAS ASTES DE SUSTENTAÇÃO. QUE FOI TROCADA NA GARANTIA.
Abç.

Reinaldo,

O Jimny que você se refere não é inspirado no DDS, muito pelo contrário. A empresa DDS que pegou o Jimny 4sport e "Tunou" ele. Ou seja, fez várias modificações e assinou com a marca.

Quanto ao Airbag e ABS, não entendo e não consigo ver qualquer lado negativo. O Airbag, diferente do que muitos falam, não corre o risco de ser acionado em impactos nas trilhas, ele só é acionado quando realmente é necessário, e nesse caso ele pode te salvar. O Abs também pode te salvar, principalmente em chão de terra onde as rodas travam facilmente. Esses dois equipamentos não são tão sensíveis quanto você pensa a ponto de poder estragar, a não ser que você atravesse um rio com altura de água suficiente para inundar o interior do seu veículo. Mas nesse caso, basta você isolar os sensores do airbag antes.

E o estepe, creio também que se fizeram essa alteração, devem ter estudado a viabilidade antes. Mas de qualquer forma é só mandar colocar o suporte se realmente for tão necessário.

guimajc
15/09/2014, 18:25
Reinaldo,

O Jimny que você se refere não é inspirado no DDS, muito pelo contrário. A empresa DDS que pegou o Jimny 4sport e "Tunou" ele. Ou seja, fez várias modificações e assinou com a marca.

Quanto ao Airbag e ABS, não entendo e não consigo ver qualquer lado negativo. O Airbag, diferente do que muitos falam, não corre o risco de ser acionado em impactos nas trilhas, ele só é acionado quando realmente é necessário, e nesse caso ele pode te salvar. O Abs também pode te salvar, principalmente em chão de terra onde as rodas travam facilmente. Esses dois equipamentos não são tão sensíveis quanto você pensa a ponto de poder estragar, a não ser que você atravesse um rio com altura de água suficiente para inundar o interior do seu veículo. Mas nesse caso, basta você isolar os sensores do airbag antes.

E o estepe, creio também que se fizeram essa alteração, devem ter estudado a viabilidade antes. Mas de qualquer forma é só mandar colocar o suporte se realmente for tão necessário.

Paulo, o DDS foi lançado antes do 4sport, e foi a "inspiração" para a criação do 4sport. Att.

pauloneto
15/09/2014, 18:36
Paulo, o DDS foi lançado antes do 4sport, e foi a "inspiração" para a criação do 4sport. Att.

É, eu realmente não sabia deste detalhe, porém de qualquer forma isso não muda em nada as afirmações.

Vimeney
15/09/2014, 20:54
Reinaldo,

Também concordo que o ABS e AB não são prejudiciais em trilhas, se fosse assim as demais viaturas 4x4 ao redor do mundo, com exceção ao Troller, não os teriam como item de série. Inclusive este foi um dos motivos de ter trocado o modelo 2013/2014 pelo atual modelo 2015.
Me disseram na css que vão lançar o Jimny MT até o fim do ano, alguém tem notícias sobre isto? Estava pretendendo comprar um veículo com cambio automático para a patroa e nada melhor do que unir o útil ao agradável e juntar dois Jimny's na garagem.

Vimeney
15/09/2014, 21:00
Devo acrescentar que o Troller tem ABS, somente não tem AB, aliás tb achei show de bola o novo modelo 2015 da Troller.

Barros
15/09/2014, 22:06
Me disseram na css que vão lançar o Jimny MT até o fim do ano, alguém tem notícias sobre isto? Estava pretendendo comprar um veículo com cambio automático para a patroa e nada melhor do que unir o útil ao agradável e juntar dois Jimny's na garagem.
Acho que, pra fazer trilha, o câmbio manual (MT) é melhor; já pra andar na cidade, o automático (AT) é melhor. Então, pelo menos o 4All deveria ter a opção de câmbio automático.

Vimeney
15/09/2014, 22:58
Acho que, pra fazer trilha, o câmbio manual (MT) é melhor; já pra andar na cidade, o automático (AT) é melhor. Então, pelo menos o 4All deveria ter a opção de câmbio automático.
Verdade; eu quis dizer AT e por um lapso saiu MT, mas é isto mesmo, inclusive porque a patroa esta com um problema no ombro direito, então quis comprar um VW UP AT, só que minha paixão por Jipe sempre fala mais alto! Aí pensei no TR4 AT, mas porque não um 4ALL AT para uso na cidade ou até em estradas de terra batida serve.

edcmanhaes
16/09/2014, 01:50
Olá pessoal. Uma informação dos amigos suzukeiros, como é o sistema de engate da tração do Jimny 2010? Não tem alavanca?

Scarabelli
16/09/2014, 12:04
Também concordo que o ABS e AB não são prejudiciais em trilhas, se fosse assim as demais viaturas 4x4 ao redor do mundo, com exceção ao Troller, não os teriam como item de série. Inclusive este foi um dos motivos de ter trocado o modelo 2013/2014 pelo atual modelo 2015.

Não sei como é o ABS do Jimny, mas o da Tracker já me fez passar por maus momentos na estrada de terra. Quase me envolvi em um grave acidente em uma descida cascalhada e esburacada entre Diamantina e São Gonçalo do Rio das Pedras. O carro não freava por nada nesse mundo, e pra piorar vinha um outro veículo subindo. Não sei como consegui passar ao lado dele, a largura da estrada naquele trecho só permitia passar um carro por vez. Quando finalmente parei, fiquei uns 15 minutos respirando para a adrenalina voltar ao normal. Aqui em BH conheço outros proprietários que tiveram o mesmo susto só que com consequências piores. Se a estrada estiver com vários buracos e/ou cascalho no momento da frenagem o ABS atua "entendendo", de forma errada, que a roda está prestes a travar. Aí com o funcionamento do ABS o carro não pára. É realmente muito perigoso. Na estrada de terra em determinadas situações é necessário que a roda "trave" um pouco para a frenagem ser eficiente. Alguns veículos 4x4 desarmam o ABS automaticamente quando acionada a tração 4x4.

Scarabelli
16/09/2014, 12:51
Outros depoimentos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/50381-abs-no-off-road-melhor-desligado.html

pedropedreiro
16/09/2014, 15:11
Seria interessante que o carro tivesse um interruptor pra desligar o ABS para situações fora da estrada. Em estrada de terra já senti o ABS atuando quando não deveria. Não cheguei a enfrentar uma encrenca como você, mas percebi que ele estava atrapalhando.

Talvez dê pra tentar adaptar um interruptor.

Valeu Thix4!

É essa coifa aí mesmo.
Vou limpar a graxa que tá escorrida e colocar uma braçadeira dessa também.
Agora, se ela sai sozinha, é mais sacanagem ainda a CCS vir dizer que foi mal uso.

Abraço!

O reservatório do radiador do meu Jimny se soltou, devido a burraqueira de um passeio que eu fiz. Poderia ter resolvido em casa, porém como era revisão reclamei do barulho na direção (não sabia que o reservatório estava solto), o mecânico da CSS me falou com toda a autoridade "VOCÊ FEZ TRILHA COM ESSE CARRO" quase chorei de alegria, na hora lembrei do pessoal aqui sempre reclamando a mesma ladainha aqui no fórum, eu rebati na hora, nunca fiz isso, estou até pensando e rebaixar ele para ficar tipo um Golf. O mecânico ficou me olhando, aí eu completei, com o valor de um Jimny se pega um Golf ou Focus.

Ótima, rsrs.

É por essa e outras que eu me recusei a fazer a revisão.
Optei por guardar o R$ pra alguma eventualidade.
Se der algum pau, mesmo sem a garantia contratual, sei que estou coberto pelo Código Civil (vício redibitório, teoria da vida útil etc). Tenho até impressa a propaganda do 'Desafio Jimny, o carro inquebrável'.

Briga por briga, prefiro a que fique mais barata. Afinal, essa revisão a cada 6 meses é um roubo.

Outros depoimentos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/50381-abs-no-off-road-melhor-desligado.html

Scarabelli
16/09/2014, 15:36
Seria interessante que o carro tivesse um interruptor pra desligar o ABS para situações fora da estrada. Em estrada de terra já senti o ABS atuando quando não deveria. Não cheguei a enfrentar uma encrenca como você, mas percebi que ele estava atrapalhando.

Talvez dê pra tentar adaptar um interruptor.

Eu olhei com um mecânico referência aqui em BH sobre ligar e desligar o ABS. Ele me disse que não é um procedimento seguro, pode danificar seriamente o ABS inutilizando-o.

A solução que encontrei foi começar a andar devagar na terra, principalmente nas descidas !!!

pauloneto
16/09/2014, 17:14
Sobre Jimny AT, acho bem difícil viu... conheço o proprietário da ccs daqui de Ribeirão e ele disse que acha muito difícil também...

Se vier eu vendo o meu na hora e pego um AT...

Mas uma mudança que na minha opinião seria a mais importante é um motor mais forte, porque meu deus, semmmm condições. É horrível, um LIXO esse motorzinho de biz... andei em um celta esses dias 1.0 e dá de mil no Jimny.

PPaulo
16/09/2014, 19:41
Olá pessoal. Uma informação dos amigos suzukeiros, como é o sistema de engate da tração do Jimny 2010? Não tem alavanca?

É por botão no painel.

RodrigoMarcio
17/09/2014, 00:17
Mas uma mudança que na minha opinião seria a mais importante é um motor mais forte, porque meu deus, semmmm condições. É horrível, um LIXO esse motorzinho de biz... andei em um celta esses dias 1.0 e dá de mil no Jimny.

Paulo, pelo preço do Jimny não dá pra ter tudo.
Quando se compra um jipe desse porte, não se pode pensar em velocidade ou arrancada.

As vezes sou parado e questionado: "Nossa, que CARRINHO BONITINHO, minha esposa é louca pra ter um. :putz:
Eu respondo:
"Não compre isso pra ela. Não é carro pra mulher. Trata-se de um legítimo jipe 4x4. É carro duro, difícil, arisco, apertado e caro, pula e tomba em razão dos eixos rígidos e da carroceria sobre chassis. É um tanquinho de guerra feito pra andar traçado e reduzido, no pasto, na lama ou na parede :violao:, e de preferência com o braço pra fora ouvindo Zé Ramalho ou Tonico e Tinoco hehe. Não se engane pelo tamanho e aparência. É formiga saúva. NÃO COMPRE ISSO PRA UMA MULHER. Compre uma CrossFox ou Ecosport pra ela, no máximo um Duster ou uma TR4...:mrgreen: "...

Eu passo vergonha quando encaro uma subida na estrada, pois ando na faixa dos caminhões! Até coloquei um PX pra conversar com eles!!! kkk
Passo medo quando faço curva, pois parece que o carro vai tombar (tirei as barras 'estabilizadoras', as quais chamo de 'confortabilizadoras' por se tratar de eixo rígido que as dispensa)
Já quando vou pra terra e puxo carro com o dobro do tamanho, 'nado' em açudes e 'atolo pra desatolar', passo alegria...

Considero o Jimny um Willys moderno, e diferente de tudo que há no mercado.
Não é tão forte como um Troler, um Wrangler ou um Defender (feitos para ricos-malucos de jipe-clubes).
Mas o seu COMPORTAMENTO é da mesmíssima raça.
O Pequeno-Valente é legal porque é pequeno e valente.

É uma questão de escolha, de estilo, de paixão...

Quando formos fazer aquela trilha aqui em Ribeirão, pelas bandas da Terra-Vermelha, a média de 10km/h, te empresto um CD do Zé Ramalho e vc irá entender e perdoar a "Enceradeira 1.3"... rsrs
Grande abraço.

dtartari
17/09/2014, 08:08
Eu olhei com um mecânico referência aqui em BH sobre ligar e desligar o ABS. Ele me disse que não é um procedimento seguro, pode danificar seriamente o ABS inutilizando-o.

A solução que encontrei foi começar a andar devagar na terra, principalmente nas descidas !!!

Pessoal,
Acho que está havendo um desencontro de informações sobre o funcionamento e sistema de atuação dos Abs e até dos Air bags. Minha viatura tem esses dois itens e só comprei o Jimny quando começou a ser fabricado assim. Esperei por um ano inteiro pelos acessórios e jamais desligaria qualquer um deles. Já andei 12 mil desde então sendo que 10% em estradas de chão. Sem problema algum. Só diversão e segurança. Nada de desligar equipamentos de segurança!! :euforico::safari-rig:
Abs

pauloneto
17/09/2014, 10:56
Paulo, pelo preço do Jimny não dá pra ter tudo.
Quando se compra um jipe desse porte, não se pode pensar em velocidade ou arrancada.

As vezes sou parado e questionado: "Nossa, que CARRINHO BONITINHO, minha esposa é louca pra ter um. :putz:
Eu respondo:
"Não compre isso pra ela. Não é carro pra mulher. Trata-se de um legítimo jipe 4x4. É carro duro, difícil, arisco, apertado e caro, pula e tomba em razão dos eixos rígidos e da carroceria sobre chassis. É um tanquinho de guerra feito pra andar traçado e reduzido, no pasto, na lama ou na parede :violao:, e de preferência com o braço pra fora ouvindo Zé Ramalho ou Tonico e Tinoco hehe. Não se engane pelo tamanho e aparência. É formiga saúva. NÃO COMPRE ISSO PRA UMA MULHER. Compre uma CrossFox ou Ecosport pra ela, no máximo um Duster ou uma TR4...:mrgreen: "...

Eu passo vergonha quando encaro uma subida na estrada, pois ando na faixa dos caminhões! Até coloquei um PX pra conversar com eles!!! kkk
Passo medo quando faço curva, pois parece que o carro vai tombar (tirei as barras 'estabilizadoras', as quais chamo de 'confortabilizadoras' por se tratar de eixo rígido que as dispensa)
Já quando vou pra terra e puxo carro com o dobro do tamanho, 'nado' em açudes e 'atolo pra desatolar', passo alegria...

Considero o Jimny um Willys moderno, e diferente de tudo que há no mercado.
Não é tão forte como um Troler, um Wrangler ou um Defender (feitos para ricos-malucos de jipe-clubes).
Mas o seu COMPORTAMENTO é da mesmíssima raça.
O Pequeno-Valente é legal porque é pequeno e valente.

É uma questão de escolha, de estilo, de paixão...

Quando formos fazer aquela trilha aqui em Ribeirão, pelas bandas da Terra-Vermelha, a média de 10km/h, te empresto um CD do Zé Ramalho e vc irá entender e perdoar a "Enceradeira 1.3"... rsrs
Grande abraço.

Fala, Rodrigo!

Eu ouço muito Zé Ramalho rsrs! Sou fã desse cara.

Mas quando reclamo do motor, é do motor, e não do carro. Porque eu acho que pelo valor do Jimny um motor 1.6 pelo menos estaria mais de acordo. Ou que aumentasse o valor em uns 5k, ainda valeria a pena.

O carrinho é bom, mas na boa, se tivesse um motor 1.6, 1.8 ou até um 2.0 não seria muito melhor? Sem falar na durabilidade, pois acabo forçando muito o motor em subidas, Ribeirão é cheio. Na avenida que sobe da Maurílio Biagi para a Costábile, ao lado do Botafogo, eu subo diariamente com giro do motor entre 4.5 e 5k entre 2ª e 3ª (porque se por 4ª mesmo com o giro la em cima o carro chega a parar e descer de ré rsrs)... fora que na estrada o giro normal de uso em velocidades normais (110km/h) fica constante em 4k... E giro alto nunca é muito bom pra qualquer motor que seja.

Scarabelli
17/09/2014, 11:23
Pessoal,
Acho que está havendo um desencontro de informações sobre o funcionamento e sistema de atuação dos Abs e até dos Air bags. Minha viatura tem esses dois itens e só comprei o Jimny quando começou a ser fabricado assim. Esperei por um ano inteiro pelos acessórios e jamais desligaria qualquer um deles. Já andei 12 mil desde então sendo que 10% em estradas de chão. Sem problema algum. Só diversão e segurança. Nada de desligar equipamentos de segurança!! :euforico::safari-rig:
Abs

Pessoal,
Até agora, nas informações postadas a respeito do ABS, não observei nenhum "desencontro de informações". O que vi foram informações postadas de experiências reais, como a minha, de proprietários de veículos 4x4. Meu intuito ao relatar meu susto foi alertar outros motoristas com relação a atuação do ABS na terra. Em momento algum tive a intenção de desmerecer qualquer veículo ou seus acessórios. Volto a dizer, não conheço o sistema de ABS do Jimny mas o da Tracker deve-se tomar cuidado, principalmente nas descidas esburacadas e/ou cascalhadas. É um defeito? Não vejo dessa forma. É um item de segurança projetado para o asfalto, não atua perfeitamente na terra e, quando não utilizado com atenção, pode ocasionar graves acidentes.

Com relação ao desligamento de equipamentos de segurança, acredito ser uma boa opção quando o veículo já vem de fábrica com esta possibilidade, uma vez que o ABS na estrada de chão, não funciona como equipamento de segurança, na verdade, atrapalha de forma drástica a frenagem do veículo. Aqueles veículos que não possuem tal escolha, desligar e ligar o ABS pode danificar seriamente o equipamento.

Arildo MT
17/09/2014, 12:34
Pessoal,
Até agora, nas informações postadas a respeito do ABS, não observei nenhum "desencontro de informações". O que vi foram informações postadas de experiências reais, como a minha, de proprietários de veículos 4x4. Meu intuito ao relatar meu susto foi alertar outros motoristas com relação a atuação do ABS na terra. Em momento algum tive a intenção de desmerecer qualquer veículo ou seus acessórios. Volto a dizer, não conheço o sistema de ABS do Jimny mas o da Tracker deve-se tomar cuidado, principalmente nas descidas esburacadas e/ou cascalhadas. É um defeito? Não vejo dessa forma. É um item de segurança projetado para o asfalto, não atua perfeitamente na terra e, quando não utilizado com atenção, pode ocasionar graves acidentes.

Com relação ao desligamento de equipamentos de segurança, acredito ser uma boa opção quando o veículo já vem de fábrica com esta possibilidade, uma vez que o ABS na estrada de chão, não funciona como equipamento de segurança, na verdade, atrapalha de forma drástica a frenagem do veículo. Aqueles veículos que não possuem tal escolha, desligar e ligar o ABS pode danificar seriamente o equipamento.

olá, meus 2 centavos de contribuição, apesar da minha idade 32 anos, tenho experiência dirigindo a 17 anos carros 4x4 em estradas de terra, lama atoleiros, etc. (é o que temos por aqui) concordo com o colega, dirigir veiculo com sistema abs em estradas de terra e muito diferente de dirigir no asfalto, o sistema se comporta normalmente não deixando as rodas travarem, o que causa alguns ''sustos'' e insegurança principalmente em poeira, areia, cascalho e barro (vc continua no controle da direção) mas em alguns casos dobra, triplica a distancia de frenagem ( imaginem, vc é surpreendido e não tem acostamento ou espaço para manobras, apenas espaço para um carro, buracos, lama, valetas e tudo que vc quer é parrar o carro, afunda o pé no freio, só houve barrulho, trepidação e nada de parrar), as vezes em casos de extrema necessidade precisamos andar a 80, 100, 120 km/h (quando as condições da estrada de terra permitem ou ''nao'') em velocidades altas quando o piso tem aderência o abs é uma maravilha mesmo na terra, agora quando o piso não tem aderência parece que não vai parrar nunca, exigindo mais, atenção, pericia, habilidade, experiência e ''sorte'' do motorista nestas horas, ''UFA'' (obs: tenho uma tracker, também já pensei em desligar o abs no off road) este ''comportamento'' do abs em piso de baixa aderência parece ser normal e comum e todos os carro que o possuem, ''salvo'' exceção de de algum veiculo que eu ainda não tenha dirigido, (talvez os novos sistemas de controle de tração, decida, com modo off road) enfim o abs ajuda ou atrapalha!? depende da ocasião, da velocidade, da aderência do piso, da experiência, então como dizia a vovó (cautela nessas horas e caldo de galinha não fazem mal).

Rodrigo Koerich
17/09/2014, 13:18
Olá! Sou novo no fórum e pretendo comprar um Jimny 4Sport até o final do ano. Preciso da ajuda de vcs para esclarecer algumas dúvidas:

1- É necessário mudar a configuração original do 4Sport para colocar pneus MUD 235/75? Existe alguma mudança significativa do desempenho - segurança na cidade/asfalto e do consumo?

2- As proteções inferiores são encontradas facilmente fora das CCS?

3- Hoje o preço de tabela do veículo com MUD 215/75 é de R$ 66.390,00. Numa negociação à vista alguém pode me dizer qual a margem razoável de desconto? Quanto vcs conseguiram de desconto, pagamento IPVA, emplacamento, etc?

Abs e obrigado!

Rodrigo

Scarabelli
17/09/2014, 15:34
olá, meus 2 centavos de contribuição, apesar da minha idade 32 anos, tenho experiência dirigindo a 17 anos carros 4x4 em estradas de terra, lama atoleiros, etc. (é o que temos por aqui) concordo com o colega, dirigir veiculo com sistema abs em estradas de terra e muito diferente de dirigir no asfalto, o sistema se comporta normalmente não deixando as rodas travarem, o que causa alguns ''sustos'' e insegurança principalmente em poeira, areia, cascalho e barro (vc continua no controle da direção) mas em alguns casos dobra, triplica a distancia de frenagem ( imaginem, vc é surpreendido e não tem acostamento ou espaço para manobras, apenas espaço para um carro, buracos, lama, valetas e tudo que vc quer é parrar o carro, afunda o pé no freio, só houve barrulho, trepidação e nada de parrar), as vezes em casos de extrema necessidade precisamos andar a 80, 100, 120 km/h (quando as condições da estrada de terra permitem ou ''nao'') em velocidades altas quando o piso tem aderência o abs é uma maravilha mesmo na terra, agora quando o piso não tem aderência parece que não vai parrar nunca, exigindo mais, atenção, pericia, habilidade, experiência e ''sorte'' do motorista nestas horas, ''UFA'' (obs: tenho uma tracker, também já pensei em desligar o abs no off road) este ''comportamento'' do abs em piso de baixa aderência parece ser normal e comum e todos os carro que o possuem, ''salvo'' exceção de de algum veiculo que eu ainda não tenha dirigido, (talvez os novos sistemas de controle de tração, decida, com modo off road) enfim o abs ajuda ou atrapalha!? depende da ocasião, da velocidade, da aderência do piso, da experiência, então como dizia a vovó (cautela nessas horas e caldo de galinha não fazem mal).

:palmas: .

Biaaa
18/09/2014, 21:59
Eeei! Não gostei dessa história q o jimny não é carro de mulher... Não é carro de gente fresca e pronto, pra mim não tem essa conversa de determinar carro por sexo não... Já carreguei marmanjo q se mijou na primeira subida usando redução, um carro desse na mão de gente assim, q não gosta da coisa e busca conforto ou aparência, é como um cão de guarda criado por madame...perde o q tem d melhor a oferecer...

Quem gosta de jipinho é a barbie né rsrs... E nem toda menina queria ser a barbie...

e outra: também só dirijo com o braço pra fora ouvindo as modas do Tião... Kkkk

RodrigoMarcio
19/09/2014, 07:59
Eeei! Não gostei dessa história q o jimny não é carro de mulher... Não é carro de gente fresca e pronto, pra mim não tem essa conversa de determinar carro por sexo não... Já carreguei marmanjo q se mijou na primeira subida usando redução, um carro desse na mão de gente assim, q não gosta da coisa e busca conforto ou aparência, é como um cão de guarda criado por madame...perde o q tem d melhor a oferecer...

Quem gosta de jipinho é a barbie né rsrs... E nem toda menina queria ser a barbie...

e outra: também só dirijo com o braço pra fora ouvindo as modas do Tião... Kkkk

Quer casar comigo? kkk

De fato eu generalizei Bia, mas não foi por mal.
Me referi às mulheres que comprariam o JMY simplesmente por que ele 'é bonitinho'.
Elas não saberiam diferenciar um jipe de qualquer falso "off road" por aí.
Aliás, os maridos delas idem...

Certamente, não é o seu caso.

RodrigoMarcio
19/09/2014, 08:05
Fala, Rodrigo!

Eu ouço muito Zé Ramalho rsrs! Sou fã desse cara.

Mas quando reclamo do motor, é do motor, e não do carro. Porque eu acho que pelo valor do Jimny um motor 1.6 pelo menos estaria mais de acordo. Ou que aumentasse o valor em uns 5k, ainda valeria a pena.

O carrinho é bom, mas na boa, se tivesse um motor 1.6, 1.8 ou até um 2.0 não seria muito melhor? Sem falar na durabilidade, pois acabo forçando muito o motor em subidas, Ribeirão é cheio. Na avenida que sobe da Maurílio Biagi para a Costábile, ao lado do Botafogo, eu subo diariamente com giro do motor entre 4.5 e 5k entre 2ª e 3ª (porque se por 4ª mesmo com o giro la em cima o carro chega a parar e descer de ré rsrs)... fora que na estrada o giro normal de uso em velocidades normais (110km/h) fica constante em 4k... E giro alto nunca é muito bom pra qualquer motor que seja.

Vc tem toda razão chará.
Foi mais um desabafo, rs.

O motor maior certamente iria encarecer o carro, pois acho que teriam que mudar o projeto.
Por outro lado, agora com o upgrade do Troller (mais caro), um Jimny com valor maior não teria concorrentes.

Biaaa
19/09/2014, 14:53
Kkkkkk casamento tb não é meu forte, estou enrolando meu namorado quase 10 anos... Ou ele me enrolando, enfim rs....

Também penso q seria ideal pelo menos um motor 1.6 no jimny, mas como é um carro alto, pequeno e leve pode ser q esses itens tenham contado pra um motor não tão potente, por segurança, sei lá... Enfim deve ter um motivo...

jorgeffn
19/09/2014, 15:32

Sobre o motor... também concordo que motor 1.6 poderia cair muito bem no jipinho.. porém mais do que isso já seria um novo projeto com nova estrutura, diferenciais essas coisas... No testo que o Vrum fez assim que saiu o Jimny nacional o Emílio resumo muito bem o carro e também fala do motor 1.6 https://www.youtube.com/watch?v=CqwRJrti6vc

agora, ninguém compra o Jimny esperando muito desempenho do seu motor 1.3, que com a reduzida dá bastante contado recado no offroad moderado. É tipo comprar um 1.0 querendo um desempenho espetacular... quem quer um jipe com motorização mais pesada tem opção do Troller e do Wrangler.... esses sim não deixam a deseja na motorização, mas cobram um preço por isso... é o velho "não existe almoço grátis"....

abs!!

Rein@ldo
20/09/2014, 10:16
Scarabelli e Arildo,

Também passei por uma situação muito assustadora com o 4x4 (SUV) - com abs - anterior da minha esposa: estávamos fazendo um passeio de final de semana entre Santo Antônio (Bocaina de Minas) e Alagoa - MG, quando fomos surpreendidos por uma chuva em uma descida de serra recém patrolada. Pisei no freio com vigor e o pedal só trepidava, as rodas não TRAVARAM para afundar na fina comada de lama e parar a viatura, só fui parar no barranquinho na beira do precipício. Quem conhece aquela região sabe como é a Serra da Mantiqueira por lá.

Não conheço o sistema de abs do jimny, posso até mudar minhas afirmações, se for seguro; pois não sou o dono da verdade e tenho a humildade para mudar minhas convicções quando há prova em contrário.

Tenho certa experiência em veículos 4x4 e estradas de terra, nasci e fui criado no interior de minas, e ando neste tipo de veículo desde pequeno para ir a fazenda de minha família.
Não desprezo itens de segurança, pelo contrário, tive dúvidas sobre qual viatura escolher quando fui comprar há 8 meses atrás.
Quando postei, fui bem claro no tipo de uso mais off (trilhas) que vou fazer com minha viatura e, no fim da garantia, colocarei para-choques de ferro e muds 235 dentre outras modificações.
Compreendo que quem utiliza o JIMNY como único veículo e a maior parte do tempo em médios e grandes centros, a opção pelos itens de segurança é muito importante. Tanto o é, que o nosso veículo de viagens e que a patroa utiliza no dia a dia tem 8 air bags, abs, controle de estabilidade e toda aquela sopa de letrinhas que só de pensar, me dá arrepios, se colocarmos o mesmo em uma trilha e der uma pane elétrica.

rogerjunior
20/09/2014, 14:23
Salve salve turma!!!

Ando sumido... trabalhando muito, ritmo forte... desde a Copa estou trabalhando todos os sábados normais e vai assim até o fim do ano... Mas, quando posso, dou uma lida aqui rápida sem infelizmente, ter o tempo de postar...

Bom, para quem acompanhou alguns post meus uns meses atrás, viu que eu tive problemas no acabamento das molduras em fibras das caixas de rodas traseiras do meu Jimny nacional. Foram substituidas em garantia na segunda revisão. Aos 18300km... isso em 04/07. Bom, após quase estes 3 meses, não notei nenhum problema nestas novas molduras... A diferença é que, o tratamento superficial dado pela concessionária é bem inferior ao aplicado na montadora. Ou seja, a "pintura" descasca com mais facilidade resultado do choque dos cascalhos das estradas não pavimentadas e trilhas leves a médias que frequento.... Mas, sem quebrar a fibra, que é o mais importante...

Hoje o carro está com exatos 21500km só de alegria... até cogitei uma possível troca num Troller 2013, mas devido aos inúmeros problemas no motor 3,2 TGV eu acabei desistindo... Não porque eu esteja descontente com o pequeno guerreiro, pelo contrário... o carro é SHOW!!! E como sempre fala um companheiro de trilha, se o Troller tivesse a confiabilidade mecânica da Suzuki ele por certo seria uma unanimidade ou custaria algo próximo ao Wrangler... Só cogitei a troca para ter mais comodidade em grandes deslocamentos...

O Jimny me surpreende a cada dia e compartilho a opnião com o amigo Rein@ldo, prefiro o Jimny sem ABS e Airbags... realmente o ABS complica a vida nas estradas com pouca aderência e o Airbag não é tão eficiente quanto é num carro monobloco, já que a deformação programada não se aplica com a mesma eficiência num clássico jipe devido ao Chassi... Quanto um possível acionamento das bolsas em trilha por causa de pequenas batidas num barranco, penso que não é problema, já que o acionamento dos airbags se dão a partir de uma determinada área programada e monitorada por sensores... não é qualquer colisão que habilita o funcionamento das bolsas...

Para mim, quanto mais rústico melhor... Mas, a inclusão do ABS e Airbag não diminui a Viatura. Afinal, o ABS o deixa mais seguro nas rodovias... o importante é curtir o que o carro lhe oferece... he he he he...

Também penso o porquê de não termos o pequeno 1.6... ou o porquê da indisponibilidade dele aqui com o ótimo motor diesel 1.5 e seus 16kgf/m de torque... mas, tudo tem um melhor acerto e talvez seja este o melhor acerto para este carro... vejamos o quanto são valentes ainda um Samurai com o seu eficiente motor 1.3 a gasolina... Meu amigo aqui do trabalho gostou tanto do Jimny que acabou comprando um Samurai e já fizemos alguns testes por aqui e o carro com 17 anos está fantástico....

Rein@ldo, este meu amigo vai comigo amanhã refazer aquele trecho da SZK Adventure BH 2014... de lá vamos ao Caraça por estrada de terra atravessando o alto da Gandarela...

No mais, digo aos que ainda tenham dúvidas sobre o Jimny, principalmente o Nacional, digo a todos que o carro vale cada centavo investido... o carro possui ótima mecânica, é gostoso de dirigir, consegue superar bem os obstáculos e além disso, eu o acho econômico... o meu sempre da 10km/l na cidade em circuito misto e 11km/l na estrada em velocidades de até 100km/h... isso com os pneus Muds 235 sem descontar a diferença... claro que tenho o pé super leve e deixo o meu jipe ir na vontade dele....ha ha ha ha.

O único problema que vejo é ainda o despreparo dos técnicos das concessionárias... o serviço deveria ser mais eficiente e mais técnico pelo que se é cobrado... e muito mais pela qualidade do produto que se vende...

É isso aí turma!!! Deixo aqui o meu abraço e um desejo de um bom final de semana a todos vocês... Vou tentar ser mais presente nas leituras e comentários...

Inté +!!!

Rein@ldo
20/09/2014, 15:30
Grande Rogério,

Bom te ver aqui de volta!
Estou planejando ir a BH no final do ano para fazermos umas trilhas/passeios.
Pena que a quarta etapa do SZK não foi aqui em Penedo, estive em Teresópolis e farei o Mitsubishimotorsports dia 27 aqui.
Segue umas fotos da 4ª etapa:
477955477956Boas trilhas!!!

Vimeney
21/09/2014, 20:38
Sobre Jimny AT, acho bem difícil viu... conheço o proprietário da ccs daqui de Ribeirão e ele disse que acha muito difícil também...

Se vier eu vendo o meu na hora e pego um AT...

Aqui no RJ o pessoal da css falou justamente o contrário! E ainda estão esperando que o AT chegue até o final do ano...
Sinceramente para mim cambio automático não serve, meu negócio é sentir o carro na mão, o AT seria interessante somente para a patroa.
Mas se um dia a Suzuki mudar o Jimny para um motor 1.6, vendo o meu na hora e corro para fila na css...

guimajc
21/09/2014, 21:09
Salve salve turma!!!

Ando sumido... trabalhando muito, ritmo forte... desde a Copa estou trabalhando todos os sábados normais e vai assim até o fim do ano... Mas, quando posso, dou uma lida aqui rápida sem infelizmente, ter o tempo de postar...

Bom, para quem acompanhou alguns post meus uns meses atrás, viu que eu tive problemas no acabamento das molduras em fibras das caixas de rodas traseiras do meu Jimny nacional. Foram substituidas em garantia na segunda revisão. Aos 18300km... isso em 04/07. Bom, após quase estes 3 meses, não notei nenhum problema nestas novas molduras... A diferença é que, o tratamento superficial dado pela concessionária é bem inferior ao aplicado na montadora. Ou seja, a "pintura" descasca com mais facilidade resultado do choque dos cascalhos das estradas não pavimentadas e trilhas leves a médias que frequento.... Mas, sem quebrar a fibra, que é o mais importante...

Hoje o carro está com exatos 21500km só de alegria... até cogitei uma possível troca num Troller 2013, mas devido aos inúmeros problemas no motor 3,2 TGV eu acabei desistindo... Não porque eu esteja descontente com o pequeno guerreiro, pelo contrário... o carro é SHOW!!! E como sempre fala um companheiro de trilha, se o Troller tivesse a confiabilidade mecânica da Suzuki ele por certo seria uma unanimidade ou custaria algo próximo ao Wrangler... Só cogitei a troca para ter mais comodidade em grandes deslocamentos...

O Jimny me surpreende a cada dia e compartilho a opnião com o amigo Rein@ldo, prefiro o Jimny sem ABS e Airbags... realmente o ABS complica a vida nas estradas com pouca aderência e o Airbag não é tão eficiente quanto é num carro monobloco, já que a deformação programada não se aplica com a mesma eficiência num clássico jipe devido ao Chassi... Quanto um possível acionamento das bolsas em trilha por causa de pequenas batidas num barranco, penso que não é problema, já que o acionamento dos airbags se dão a partir de uma determinada área programada e monitorada por sensores... não é qualquer colisão que habilita o funcionamento das bolsas...

Para mim, quanto mais rústico melhor... Mas, a inclusão do ABS e Airbag não diminui a Viatura. Afinal, o ABS o deixa mais seguro nas rodovias... o importante é curtir o que o carro lhe oferece... he he he he...

Também penso o porquê de não termos o pequeno 1.6... ou o porquê da indisponibilidade dele aqui com o ótimo motor diesel 1.5 e seus 16kgf/m de torque... mas, tudo tem um melhor acerto e talvez seja este o melhor acerto para este carro... vejamos o quanto são valentes ainda um Samurai com o seu eficiente motor 1.3 a gasolina... Meu amigo aqui do trabalho gostou tanto do Jimny que acabou comprando um Samurai e já fizemos alguns testes por aqui e o carro com 17 anos está fantástico....

Rein@ldo, este meu amigo vai comigo amanhã refazer aquele trecho da SZK Adventure BH 2014... de lá vamos ao Caraça por estrada de terra atravessando o alto da Gandarela...

No mais, digo aos que ainda tenham dúvidas sobre o Jimny, principalmente o Nacional, digo a todos que o carro vale cada centavo investido... o carro possui ótima mecânica, é gostoso de dirigir, consegue superar bem os obstáculos e além disso, eu o acho econômico... o meu sempre da 10km/l na cidade em circuito misto e 11km/l na estrada em velocidades de até 100km/h... isso com os pneus Muds 235 sem descontar a diferença... claro que tenho o pé super leve e deixo o meu jipe ir na vontade dele....ha ha ha ha.

O único problema que vejo é ainda o despreparo dos técnicos das concessionárias... o serviço deveria ser mais eficiente e mais técnico pelo que se é cobrado... e muito mais pela qualidade do produto que se vende...

É isso aí turma!!! Deixo aqui o meu abraço e um desejo de um bom final de semana a todos vocês... Vou tentar ser mais presente nas leituras e comentários...

Inté +!!!

Fala Rogério, conheci um camarada que mora aqui perto de minha casa em Lavras, que conhece bastante de mecânica 4x4 e batendo um papo, mostrou umas fotos e numa delas estava a foto do seu jimny... é o Gustavo. Inclusive o samurai Lagarto Branco estava na casa dele (ele ia mexer no x-crawler).

Ele é muito gente boa!

Abraço,

Machado
22/09/2014, 12:57
Bom dia Pessoal do Fórum.

Estou com um problema e gostaria da ajuda do amigos.
Tenho um Jimny 2014 e ontem fiz uma trilha média com o carro em trecho de lama e muitas erosões em subida e descida em alguma parte do trecho a roda traseira bateu em uma dessa erosões e veio a estourar as vedações do Amortecedor Traseiro Direito. Gostaria de saber se alguém já trocou ele ou poderia sugerir algum para se fazer a troca.
Valeu.

hitner
22/09/2014, 13:14
Qual a quilometragem do carro? Já vi no seu perfil que é um 4all. Só pode colocar alternativo se for trocar o par. Se for trocar um, tem que ser original e novo.

Eu não colocaria usado ou alternativo em um carro semi novo, que custa um pequena fortuna no Brasil.

Se vai fazer trilhas, pode aproveitar e fazer o lift, se quiser tenho o contato de um cara fera em São Paulo que pode mandar as peças baratas para você. o watsapp dele é 11 971772708 Silvério.

Ele faz peças de fibra para Jimny e outros carros ofroad, mas revende peças de suspensão e mecânica também. Se ele não tiver, indica onde comprar barato.

Espero ter ajudado.

hitner
22/09/2014, 13:19
Qual a quilometragem do carro? Já vi no seu perfil que é um 4all. Só pode colocar alternativo se for trocar o par. Se for trocar um, tem que ser original e novo.

Eu não colocaria usado ou alternativo em um carro semi novo, que custa um pequena fortuna no Brasil.

Se vai fazer trilhas, pode aproveitar e fazer o lift, se quiser tenho o contato de um cara fera em São Paulo que pode mandar as peças baratas para você. o watsapp dele é 11 971772708 Silvério.

Ele faz peças de fibra para Jimny e outros carros ofroad, mas revende peças de suspensão e mecânica também. Se ele não tiver, indica onde comprar barato.

Espero ter ajudado.

Estou transformando o meu em Sport e comprei com ele as peças para fazer a modificação.
além de muito mais barato, o caro dá todas as dicas para fazer de forma tranquila e sem susto.

Nivaldo Jr.
22/09/2014, 13:28
Scarabelli e Arildo,

Também passei por uma situação muito assustadora com o 4x4 (SUV) - com abs - anterior da minha esposa: estávamos fazendo um passeio de final de semana entre Santo Antônio (Bocaina de Minas) e Alagoa - MG, quando fomos surpreendidos por uma chuva em uma descida de serra recém patrolada. Pisei no freio com vigor e o pedal só trepidava, as rodas não TRAVARAM para afundar na fina comada de lama e parar a viatura, só fui parar no barranquinho na beira do precipício. Quem conhece aquela região sabe como é a Serra da Mantiqueira por lá.

Não conheço o sistema de abs do jimny, posso até mudar minhas afirmações, se for seguro; pois não sou o dono da verdade e tenho a humildade para mudar minhas convicções quando há prova em contrário.

Tenho certa experiência em veículos 4x4 e estradas de terra, nasci e fui criado no interior de minas, e ando neste tipo de veículo desde pequeno para ir a fazenda de minha família.
Não desprezo itens de segurança, pelo contrário, tive dúvidas sobre qual viatura escolher quando fui comprar há 8 meses atrás.
Quando postei, fui bem claro no tipo de uso mais off (trilhas) que vou fazer com minha viatura e, no fim da garantia, colocarei para-choques de ferro e muds 235 dentre outras modificações.
Compreendo que quem utiliza o JIMNY como único veículo e a maior parte do tempo em médios e grandes centros, a opção pelos itens de segurança é muito importante. Tanto o é, que o nosso veículo de viagens e que a patroa utiliza no dia a dia tem 8 air bags, abs, controle de estabilidade e toda aquela sopa de letrinhas que só de pensar, me dá arrepios, se colocarmos o mesmo em uma trilha e der uma pane elétrica.

Realmente ABS é uma temeridade no off-road. Essas novidades não me agradam nem um pouco em um jipe.
Jipe é jipe e ponto final!
Talvez a Suzuki devesse diferenciar mais os Jimnys. Fabricando um 4Sport "puro" no que diz respeito à prática off-road, sem "contaminações" tecnológicas; e um 4All mais "sofisticado" com esses "fru-fru" tecnológicos (câmbio automático, parking system, piloto automático, controle eletrônico disso, controle eletrônico daquilo e etc.). Agindo assim, a Suzuki agradaria a quem gosta de 4x4 tecnológico e gosta de "carro alto"; e agradaria a turma que gosta de carro bruto e quadradão, jipe "puro sangue" de verdade, sem eletrônica embarcada para poder meter o carro onde quiser e onde bem entender....
Mas como eu já escrevi várias vezes aqui, a extinção de jipes é uma tendência irreversível.
Basta ver o que fizeram com o Troller: de carro bruto quadradão, virou carro "conceito", com marchas suaves e um design "inovador"....

É o efeito Ecosport: carro alto, confortável e tecnológico, com "estilo", e uma estradazinha de barro de vez em quando.

Sds.

Annibal
22/09/2014, 13:45
Aqui no RJ o pessoal da css falou justamente o contrário! E ainda estão esperando que o AT chegue até o final do ano...
Sinceramente para mim cambio automático não serve, meu negócio é sentir o carro na mão, o AT seria interessante somente para a patroa.
Mas se um dia a Suzuki mudar o Jimny para um motor 1.6, vendo o meu na hora e corro para fila na css...

Na concessionária em Curitiba dizem que o Jimny com câmbio automático já está em testes e que logo estará para venda. Estou esperando o câmbio automático, não abro mão deste tipo de equipamento, até carroça não precisa trocar de marcha, imaginem um carro ...rsrsrsr

thix4
22/09/2014, 13:56
Na trilha um câmbio auto talvez precise de um sistema extra de arrefecimento. Só saberemos na prática. Tá certo, auto entrega torque melhor, não perde embalo, não queima embreagem, mas um manual você tem mais domínio sobre o carro, a longevidade e manutenção são pontos a favor também.

Na concessionária em Curitiba dizem que o Jimny com câmbio automático já está em testes e que logo estará para venda. Estou esperando o câmbio automático, não abro mão deste tipo de equipamento, até carroça não precisa trocar de marcha, imaginem um carro ...rsrsrsr

Rodrigo Koerich
22/09/2014, 18:06
Olá! Sou novo no fórum e pretendo comprar um Jimny 4Sport até o final do ano. Preciso da ajuda de vcs para esclarecer algumas dúvidas:

1- Hoje o preço de tabela do veículo com MUD 215/75 é de R$ 66.390,00. Numa negociação à vista alguém pode me dizer qual a margem razoável de desconto? Quanto vcs conseguiram de desconto, pagamento IPVA, emplacamento, etc?

2- Sugestões de seguradoras e valores? Orçamento de 4.200,00 no meu perfil na Porto Seguro!!
3- É necessário mudar a configuração original do 4Sport para colocar pneus MUD 235/75? Existe alguma mudança significativa do desempenho - segurança na cidade/asfalto e do consumo?
4- As proteções inferiores são encontradas facilmente fora das CCS?

Abs e obrigado!

Rodrigo

guimajc
22/09/2014, 19:35
Matéria sobre o jimny:
Edição #02 Setembro | Revista 4x4 Digital (http://www.4x4digital.com.br/edicao-02-setembro-2/#1)

Rein@ldo
22/09/2014, 19:42
Realmente ABS é uma temeridade no off-road. Essas novidades não me agradam nem um pouco em um jipe.
Jipe é jipe e ponto final!
Talvez a Suzuki devesse diferenciar mais os Jimnys. Fabricando um 4Sport "puro" no que diz respeito à prática off-road, sem "contaminações" tecnológicas; e um 4All mais "sofisticado" com esses "fru-fru" tecnológicos (câmbio automático, parking system, piloto automático, controle eletrônico disso, controle eletrônico daquilo e etc.). Agindo assim, a Suzuki agradaria a quem gosta de 4x4 tecnológico e gosta de "carro alto"; e agradaria a turma que gosta de carro bruto e quadradão, jipe "puro sangue" de verdade, sem eletrônica embarcada para poder meter o carro onde quiser e onde bem entender....
Mas como eu já escrevi várias vezes aqui, a extinção de jipes é uma tendência irreversível.
Basta ver o que fizeram com o Troller: de carro bruto quadradão, virou carro "conceito", com marchas suaves e um design "inovador"....

É o efeito Ecosport: carro alto, confortável e tecnológico, com "estilo", e uma estradazinha de barro de vez em quando.

Sds.
:safari-rig::palmas:
Faço suas, minhas palavras Nivaldo.

jorgeffn
22/09/2014, 19:52
Matéria sobre o jimny:
Edição #02 Setembro | Revista 4x4 Digital (http://www.4x4digital.com.br/edicao-02-setembro-2/#1)

Bacana a matéria..... mas o tanque do Jimny com 65 litros é só no sonho né... hahahahahahahahaha

abs!!!

guimajc
22/09/2014, 20:13
Bacana a matéria..... mas o tanque do Jimny com 65 litros é só no sonho né... hahahahahahahahaha

abs!!!

Fala Jorge, eu nem cheguei a ler ainda... Isso que é tanque de gente grande...

Machado
22/09/2014, 21:26

Espero ter ajudado.

Hitner
O meu está com 14 mil rodados. Estava querendo elevar ele pouca coisa com calços para a suspensão mesmo de 1" ou 2".
Quanto aos amortecedores originais será que ele vende ou sabe onde comprar?
Liguei na ccs e eles me pediram para levar o carro lá. Moro a 450km e as vezes seria melhor comprar um do que gastar 1k-Km rodando na estrada com amortecedor ruim e eles falarem que não e garantia?!
verifiquei no amortecedor e tem a seguinte numeração SUZUKI 41700-81A01 3H29. Alguém sabe a numeração correta pois moro na divisa com a bolívia e lá tem muitos Jimnys as vezes acho lá com bom valor de compra.

Rodrigo Koerich
22/09/2014, 22:30

1- Hoje o preço de tabela do veículo com MUD 215/75 é de R$ 66.390,00. Numa negociação à vista alguém pode me dizer qual a margem razoável de desconto? Quanto vcs conseguiram de desconto, pagamento IPVA, emplacamento, etc?

2- Sugestões de seguradoras e valores? Orçamento de 4.200,00 no meu perfil na Porto Seguro!!
3- É necessário mudar a configuração original do 4Sport para colocar pneus MUD 235/75? Existe alguma mudança significativa do desempenho - segurança na cidade/asfalto e do consumo?
4- As proteções inferiores são encontradas facilmente fora das CCS?

Abs e obrigado!

Rodrigo
Valeu hitner, mas alguém pode fornecer exemplos de negociações reais, valor de tabela x valor efetivamente pago?
Abs e obrigado!
Rodrigo

hitner
22/09/2014, 23:24
Conecta ele no watsapp e pergunta.

Se não tiver, ele diz quem tem.

Um abraço

rogerjunior
23/09/2014, 18:38
Grande Rogério,

Bom te ver aqui de volta!
Estou planejando ir a BH no final do ano para fazermos umas trilhas/passeios.
Pena que a quarta etapa do SZK não foi aqui em Penedo, estive em Teresópolis e farei o Mitsubishimotorsports dia 27 aqui.
Segue umas fotos da 4ª etapa:
477955477956Boas trilhas!!!

Falae Reinaldo...
Se vier pra cá no final do ano me avise... que me programo e tento participar com você e seus amigos nestas trilhas/passeios...
Grande abraço e vamos nos falando...

rogerjunior
23/09/2014, 18:46
Fala Rogério, conheci um camarada que mora aqui perto de minha casa em Lavras, que conhece bastante de mecânica 4x4 e batendo um papo, mostrou umas fotos e numa delas estava a foto do seu jimny... é o Gustavo. Inclusive o samurai Lagarto Branco estava na casa dele (ele ia mexer no x-crawler).

Ele é muito gente boa!

Abraço,

Opa João, blz pura?
Pois é... Conheci o Gustavo ano passado através do Pedro, cunhado dele... fomos no encontro lá em Minduri do Acampa Jeep... muito bom!!! Foi a estreia do Samuka do Romer, que é justamente o Lagarto Branco... ando acompanhando o tópico dele e o Samurai está cada vez mais top... Essa turma aí é 10!!! Conhecem muitos passeios/trilha aí na região... inclusive bastante caminhos daquela Chapada dos Perdizes, que certa vez você me disse que tem vontade de explorar...
Vai mantendo contato com a galera... todos eles são ótimos e conhecem muito de 4x4...

Mudando de assunto, voltei depois lá na Serra dos Alves... achei o caminho que liga o Bongue ao Borges, outro caminho que da acesso ao distrito de Cabeça de Boi... parece ser um trajeto jóia de explorar... só fiz 1km dele e retornei, pois estava sozinho e não quis arriscar... mas até onde fui e o pedaço que percorrir a pé da pra ir com cuidado... qualquer época aí combinamos de retornar lá... chamamos o Madruga, acho que ele vai gostar desse caminho...hahaha

Abraços a todos e uma ótima noite!!!

Roger

guimajc
26/09/2014, 17:21
Opa João, blz pura?
Pois é... Conheci o Gustavo ano passado através do Pedro, cunhado dele... fomos no encontro lá em Minduri do Acampa Jeep... muito bom!!! Foi a estreia do Samuka do Romer, que é justamente o Lagarto Branco... ando acompanhando o tópico dele e o Samurai está cada vez mais top... Essa turma aí é 10!!! Conhecem muitos passeios/trilha aí na região... inclusive bastante caminhos daquela Chapada dos Perdizes, que certa vez você me disse que tem vontade de explorar...
Vai mantendo contato com a galera... todos eles são ótimos e conhecem muito de 4x4...

Mudando de assunto, voltei depois lá na Serra dos Alves... achei o caminho que liga o Bongue ao Borges, outro caminho que da acesso ao distrito de Cabeça de Boi... parece ser um trajeto jóia de explorar... só fiz 1km dele e retornei, pois estava sozinho e não quis arriscar... mas até onde fui e o pedaço que percorrir a pé da pra ir com cuidado... qualquer época aí combinamos de retornar lá... chamamos o Madruga, acho que ele vai gostar desse caminho...hahaha

Abraços a todos e uma ótima noite!!!

Roger

Fala Rogério, o Gustavo está preparando um vitarão com motor do golf 2.0. Ele mesmo está montando tudo. Assim que ele estiver motorizado vamos dar uns giros na região de Lavras. Vi uns vídeos deles e realmente conhecem umas bocadas pesadas na região.

Esse trecho que você comentou acima é seguindo a "estrada" após o Bongue? Vamos marcar mesmo um giro por lá...

Abraço,

João

JONCESAR
29/09/2014, 07:06
Bom dia pessoas, amanhã 30/08/2014 viu pegar meu primeiro 4x4 e meu primeiro Suzuky JIMNY 2014/2015...deixo as impressões do carro a medida em que usar...abraços

Rodrigo Koerich
29/09/2014, 08:52
Parabéns Joncesar!
Provavelmente comprarei um até o final do ano. Você conseguiu algum desconto no valor de tabela?
Abs
Rodrigo

rogerjunior
29/09/2014, 18:22
Fala Rogério, o Gustavo está preparando um vitarão com motor do golf 2.0. Ele mesmo está montando tudo. Assim que ele estiver motorizado vamos dar uns giros na região de Lavras. Vi uns vídeos deles e realmente conhecem umas bocadas pesadas na região.

Esse trecho que você comentou acima é seguindo a "estrada" após o Bongue? Vamos marcar mesmo um giro por lá...

Abraço,

João

Falae João!! Boa noite!

Pois é, fiquei sabendo desse vitarão que o Gustavo está preparando... vai ficar show... pode ter certeza disso!! A turma lá conhece muitas trilhas boas, de todas as variedades... vai mantendo contato com eles que você vai conhecer muita coisa e claro, além de fazer novos amigos...

Então, é essa estrada mesmo, acho que 1km após o Bongue a estrada vai sumindo no meio do mato/grama rala e tem uma bifurcação, uma virada à esquerda que da acesso ao rio tanque, um lugar até bom pra "nadar"... e uma subida à direita um pouco forte que da acesso ao topo da serra e com algumas plantações de eucalipto (eu acho)... dessa mata em diante a estrada só vai piorando... e sai lá nos Borges... fiz uns quase 2km dela, só que sozinho não tive coragem de ir adiante...rsrs

Vamos marcar um dia sim de voltar por aquelas bandas de lá...

Grande abraço!!!

Roger

Rein@ldo
30/09/2014, 16:26
Bom dia pessoas, amanhã 30/08/2014 viu pegar meu primeiro 4x4 e meu primeiro Suzuky JIMNY 2014/2015...deixo as impressões do carro a medida em que usar...abraços

JONCESAR, bem vindo ao clube!

Espero que a viatura te traga muitas alegrias.
Vou muito a Santa Rita de Jacutinga, fica perto da sua cidade. Lá tem umas trilhas bem legais, fiz uma de Itaboca (Distrito de Santa Rita) a sua cidade.
Quem sabe não nos encontramos por lá um dia?!
Assim que a viatura chegar posta umas fotos.

abç.:safari-rig:

guimajc
30/09/2014, 19:30
Falae João!! Boa noite!

Pois é, fiquei sabendo desse vitarão que o Gustavo está preparando... vai ficar show... pode ter certeza disso!! A turma lá conhece muitas trilhas boas, de todas as variedades... vai mantendo contato com eles que você vai conhecer muita coisa e claro, além de fazer novos amigos...

Então, é essa estrada mesmo, acho que 1km após o Bongue a estrada vai sumindo no meio do mato/grama rala e tem uma bifurcação, uma virada à esquerda que da acesso ao rio tanque, um lugar até bom pra "nadar"... e uma subida à direita um pouco forte que da acesso ao topo da serra e com algumas plantações de eucalipto (eu acho)... dessa mata em diante a estrada só vai piorando... e sai lá nos Borges... fiz uns quase 2km dela, só que sozinho não tive coragem de ir adiante...rsrs

Vamos marcar um dia sim de voltar por aquelas bandas de lá...

Grande abraço!!!

Roger

Parece uma boa opção de passeio.

Marcus C.
30/09/2014, 20:54

Joncesar, parabéns pela aquisição.

Barros
01/10/2014, 00:22
Pessoal, também estou comprando um Jimny 4Sport 2015 e gostaria de instalar o skid plate da transmissão, mas me disseram na concessionária que o do Sport anterior não serve no atual e o do atual ainda não está disponível. Liguei no SAC da Suzuki e me disseram que esse acessório não é mais comercializado pela Suzuki e não há previsão de voltar a ser oferecido para a linha 2015. Alguém sabe se essa informação procede? Se for verdade, é uma pena, pois trata-se de um acessório útil para a prática do off-road, que é a proposta do Jimny 4Sport. Aliás, onde eu poderia encontrar esse acessório sem ser na própria Suzuki?

hitner
01/10/2014, 01:18
Manda fazer. Qualquer profissional que trabalhe com ferragens pode fazer um de chapa.

dtartari
01/10/2014, 14:18
Pessoal, também estou comprando um Jimny 4Sport 2015 e gostaria de instalar o skid plate da transmissão, mas me disseram na concessionária que o do Sport anterior não serve no atual e o do atual ainda não está disponível. Liguei no SAC da Suzuki e me disseram que esse acessório não é mais comercializado pela Suzuki e não há previsão de voltar a ser oferecido para a linha 2015. Alguém sabe se essa informação procede? Se for verdade, é uma pena, pois trata-se de um acessório útil para a prática do off-road, que é a proposta do Jimny 4Sport. Aliás, onde eu poderia encontrar esse acessório sem ser na própria Suzuki?

Moçada,

No link a baixo dá para ser ter uma idéia de como executar uma chapa de proteção para caixa de transferência do Jimny. Ou até mesmo mandar importar. Não sei se a furação e o tamanho são compatíveis com o modelo 2015. Nada que não se possa adaptar ou mandar fazer. Ainda vou fazer uma prá mim. Tá na minha lista de tarefas futuras.

Jimny Transfer box guard - Guards / Protection - Jimny - JIMNYBITS - Suzuki Jimny / Vitara modification parts (http://www.jimnybits.co.uk/shop/jimny/guards-/-protection/jimny-transfer-box-guard/prod_1077.html)

Abs :safari-rig:

J Carlos
01/10/2014, 14:57
Verifique na Newtrack.

pauloneto
01/10/2014, 15:23

Passei por isso. E realmente acredito que não vai mais comercializar.

Mas compre de outro fabricante, eu comprei da Newrtrack e é até melhor que o original e MUITO mais barato! É exatamente igual aos modelos anteriores, a parte de baixo do Jimny não muda.

Barros
01/10/2014, 23:08
Obrigado, pessoal. Gostei da dica da Newtrack: http://www.newtrack.com.br/Produto.aspx?IdProduto=219&IdProdutoVersao=302
Realmente, é mais barato que na ccs, que me ofereceu por $700, mas nem tem para entrega.

Biaaa
02/10/2014, 08:17
Também comprei esse protetor da newtrack, é muito bom mesmo, vale apena.... montamos em casa, tranquilo.

Barros
04/10/2014, 23:41
Ainda no campo dos acessórios para o Jimny, o que vocês acham do uso do insulfilm na prática do off-road? Atrapalha, ajuda ou tanto faz? Tenho a impressão de que, na trilha (mais até que no asfalto), quanto mais visibilidade, melhor.

n.oliveira
05/10/2014, 00:33
Boa noite, pessoal. Estou esperando meu 2014/2015 chegar (previsão da concessionária é que chegue até o final dessa semana - 10/10/2014) e já tirei muitas dúvidas só olhando os posts aqui. A medida que for rodando, vou compartilhando a experiência por aqui.

Rein@ldo
05/10/2014, 22:55
Boa noite, pessoal. Estou esperando meu 2014/2015 chegar (previsão da concessionária é que chegue até o final dessa semana - 10/10/2014) e já tirei muitas dúvidas só olhando os posts aqui. A medida que for rodando, vou compartilhando a experiência por aqui.

n.oliveira, bem-vindo!

Que a viatura te traga muitas alegrias! :safari-rig:
Aguardamos suas postagens...

abç.

guimajc
05/10/2014, 23:03
Ainda no campo dos acessórios para o Jimny, o que vocês acham do uso do insulfilm na prática do off-road? Atrapalha, ajuda ou tanto faz? Tenho a impressão de que, na trilha (mais até que no asfalto), quanto mais visibilidade, melhor.

Barros, pra mim fica ao gosto do condutor. Eu uso e acho ótimo. Att.

Miguel Angelo F
06/10/2014, 13:33
Barros, pra mim fica ao gosto do condutor. Eu uso e acho ótimo..

Também uso, porém somente nas laterais.

Dan-Ce
06/10/2014, 22:13
Oi Pessoal,

Mandei um e-mail para a ARB, penguntando sobre o Air Locker para o Jimny.

Eles reponderam que, por enquanto, só possuem opções para os Jimnys até 2012.

Vcs sabem quais fabricantes oferecem bloqueio selecionável (tipo air locker ou eaton) para o Jimny 2015?

Abs,

jorgeffn
06/10/2014, 23:23
Oi Pessoal,

Mandei um e-mail para a ARB, penguntando sobre o Air Locker para o Jimny.

Eles reponderam que, por enquanto, só possuem opções para os Jimnys até 2012.

Vcs sabem quais fabricantes oferecem bloqueio selecionável (tipo air locker ou eaton) para o Jimny 2015?

Abs,

Dan, até onde eu sei o diferencial do Jimny não sofreu alterações de 2012 para cá... ou seja... se serve no 2012 é para servir também no 2015. Mas vamos ver se alguém mais entendido do assunto aparece...

abs!

Dan-Ce
07/10/2014, 15:46
Dan, até onde eu sei o diferencial do Jimny não sofreu alterações de 2012 para cá... ou seja... se serve no 2012 é para servir também no 2015. Mas vamos ver se alguém mais entendido do assunto aparece...

abs!

Jorge, eu acho que houve alteração sim.

A pessoa da ARB que respondeu meu e-mail deixou bem claro que ainda não há opção para modelos 2013 em diante.

E que é possivel que a ARB faça essa atualização na linha dos Air Lockers.

Abs

guimajc
07/10/2014, 19:30
Jorge, eu acho que houve alteração sim.

A pessoa da ARB que respondeu meu e-mail deixou bem claro que ainda não há opção para modelos 2013 em diante.

E que é possivel que a ARB faça essa atualização na linha dos Air Lockers.

Abs

Dan, acho que o Jorge tem razão, pois de tudo que saiu sobre as mudanças no jimny, não foi falado nada sobre motorização, suspensão, diferencial, etc... Foi só na estética da lataria. A não ser que a suzuki tenha feito mudanças e não divulgado...

Por exemplo, para snorkel, os modelos que são fabricados por Safari, Trekmaster, OGZ e TJM não servem nos modelos mais recentes, pois o capô do motor e paralamas estão mais altos...

De todo jeito, se a resposta que recebeu veio da ARB, a luz amarela fica acesa...

Dan-Ce
07/10/2014, 19:51
Segue a resposta deles:

"Good Morning,
Thank you for your commitment with ARB.

ARB only has Air Locker for :

Suzuki Jimmy:

RD208: (Japan 2011, Japan 2012)

Rear

1990-98

JA11 & JA12, 660cc turbocharged engines

27.4 (1.08")

26

All

However, You option is Jimmy 2015. We don’t have a air locker for this year yet."

jorgeffn
07/10/2014, 20:12
Segue a resposta deles:

"Good Morning,
Thank you for your commitment with ARB.

ARB only has Air Locker for :

Suzuki Jimmy:

RD208: (Japan 2011, Japan 2012)
Rear
1990-98
JA11 & JA12, 660cc turbocharged engines
27.4 (1.08")
26
All

However, You option is Jimmy 2015. We don’t have a air locker for this year yet."

Dan, dá uma olhada nas lojas no Brasil que vendem o ARB... como disse, quase certeza que não houve alterações no diferencial... aqui por exemplo tem o bloqueio.. dá uma ligada... tecnotrilha.com.br (http://www.tecnotrilha.com.br/)

abs!

Rodrigo Koerich
07/10/2014, 22:24
Olá pessoal, como foram as negociações na compra do Jimmy 0km em CCS? Conseguiram descontos no valor de tabela?
Abs

guimajc
07/10/2014, 22:44
Olá pessoal, como foram as negociações na compra do Jimmy 0km em CCS? Conseguiram descontos no valor de tabela?
Abs

Rodrigo, se estiver com planos de pegar um e equipar, ou pegar um 4sport, não perca a oportunidade de ver o jimny do Thiago. Já vi pessoalmente e posso afirmar que é uma oportunidade sem igual.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/144259-jimny-2009-equipado-com-o-que-ha-de-melhor.html

Rodrigo Koerich
08/10/2014, 12:35
Rodrigo, se estiver com planos de pegar um e equipar, ou pegar um 4sport, não perca a oportunidade de ver o jimny do Thiago. Já vi pessoalmente e posso afirmar que é uma oportunidade sem igual.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/144259-jimny-2009-equipado-com-o-que-ha-de-melhor.html

Olá guimajc! Não consegui acessar o link acima. Fiz o cadastro no fórum e mesmo assim o acesso foi negado.

guimajc
08/10/2014, 13:22
Olá guimajc! Não consegui acessar o link acima. Fiz o cadastro no fórum e mesmo assim o acesso foi negado.

Rodrigo, tentei acessar também e parece que o post não foi tirado do ar... Manda um email pro Thiago: geothiago7@gmail.com

Diz que foi o João do Fórum que te passou...

Att.

Rodrigo Koerich
09/10/2014, 07:27
Rodrigo, tentei acessar também e parece que o post não foi tirado do ar... Manda um email pro Thiago: geothiago7@gmail.com

Diz que foi o João do Fórum que te passou...

Att.

Ok. Obrigado.

n.oliveira
11/10/2014, 13:10
Boa tarde, pessoas!

Hoje pela manhã estive na CCS aqui em Natal e me disseram que o Jimny já saiu da fábrica e chega até a próxima quarta. Já se vão duas semanas de espera desde que fiz o pedido, mas a empolgação pelo carro continua em alta. Também fiquei sabendo a cor e vai ser um verde amazônia. Eu realmente queria o branco, mas acho que demora pelo menos mais uns 20 dias para chegar novos carros. Apesar de não ser a primeira cor da minha lista de preferências rsrs, também achei o verde muito bacana.

Sempre quis um 4x4 para brincar nos finais de semana e poder chegar onde meu carro antigo não chegava. Como tenho um pouco de receio de comprar carro usado, fui conhecer o Jimny pela confiabilidade da marca e também pelo que já tinha ouvido falar dele aqui na cidade (aqui em Natal tem bastante Jimny rodando nas ruas). Quando cheguei na CCS foi meio que amor a primeira a vista.

Engraçado é que só depois que fiz o pedido foi que descobri esse Fórum e pude tirar um monte de dúvidas acerca do carro. Agradeço a todos vocês por compartilharem suas experiências... os comentários que vi aqui acerca de mecânica, desempenho, etc, me deram a certeza de que escolhi o carro certo!!!

A primeira modificação que farei no carro (essa já está inclusive paga) é a troca do estofado do banco por couro. Como vou muito à praia, normalmente entro no carro ainda meio molhado, carrego prancha de surfe, etc... acho que o couro vai ter uma durabilidade melhor.

Também tenho pensado em mudar logo os pneus e gostaria de tirar essa dúvida com vocês. Minha utilização "off-road" vai ser basicamente areia e dunas. Pelo que já li aqui, o mais indicado seria o A/T, não é?!?! Vi na revendedora aqui o BFGoodrich A/T 215/75 por R$500,00 cada. Esse preço está dentro da média do mercado?

Bom, agradeço novamente a todos e um ótimo final de semana!

andreuliana
11/10/2014, 14:02
Boa tarde, pessoas!

Hoje pela manhã estive na CCS aqui em Natal e me disseram que o Jimny já saiu da fábrica e chega até a próxima quarta. Já se vão duas semanas de espera desde que fiz o pedido, mas a empolgação pelo carro continua em alta. Também fiquei sabendo a cor e vai ser um verde amazônia. Eu realmente queria o branco, mas acho que demora pelo menos mais uns 20 dias para chegar novos carros. Apesar de não ser a primeira cor da minha lista de preferências rsrs, também achei o verde muito bacana.

Sempre quis um 4x4 para brincar nos finais de semana e poder chegar onde meu carro antigo não chegava. Como tenho um pouco de receio de comprar carro usado, fui conhecer o Jimny pela confiabilidade da marca e também pelo que já tinha ouvido falar dele aqui na cidade (aqui em Natal tem bastante Jimny rodando nas ruas). Quando cheguei na CCS foi meio que amor a primeira a vista.

Engraçado é que só depois que fiz o pedido foi que descobri esse Fórum e pude tirar um monte de dúvidas acerca do carro. Agradeço a todos vocês por compartilharem suas experiências... os comentários que vi aqui acerca de mecânica, desempenho, etc, me deram a certeza de que escolhi o carro certo!!!

A primeira modificação que farei no carro (essa já está inclusive paga) é a troca do estofado do banco por couro. Como vou muito à praia, normalmente entro no carro ainda meio molhado, carrego prancha de surfe, etc... acho que o couro vai ter uma durabilidade melhor.

Também tenho pensado em mudar logo os pneus e gostaria de tirar essa dúvida com vocês. Minha utilização "off-road" vai ser basicamente areia e dunas. Pelo que já li aqui, o mais indicado seria o A/T, não é?!?! Vi na revendedora aqui o BFGoodrich A/T 215/75 por R$500,00 cada. Esse preço está dentro da média do mercado?

Bem vindo amigo! Vai se surpreender a cada dia com esse valente 4x4! Já são dois anos com o meu e só alegrias!

Para dunas os pneus AT vão ser melhores que os MUDS! Acho que vale a pena você dar uma olhada na internet também...as vezes pega alguma promoção e mesmo pagando frete, sai mais barato!

Bem vindo ao mundo Jimny! auheuaheua

jorgeffn
11/10/2014, 14:03
Boa tarde, pessoas!

Opa... Parabéns pela aquisição!! com certeza o jipe vai te trazer muitas alegrias!!!!! é um novo mundo de possibilidades e aventuras... hahahahaha

Sobre a cor, é complicado mesmo esse negócio de esperar muito.. já queremos pegar o carro e sair rodando.. haha Mas sinceramente... gosto de todas as cores do Jimny... o jipinho fica bem de qualquer jeito...

Os pneus, realmente para areia/dunas os AT's são mais indicados... e o preço é por aí mesmo...

abs!

Mauro B
11/10/2014, 15:21
Caro n.oliveira

Para dunas e areia você não precisa trocar os pneus. Os mais lisos são melhores. A menos que você consiga vendê-los e queira melhorar a aparência do carro. Aí se justifica a troca.

Vimeney
11/10/2014, 22:12
n.oliveira, porque não coloca capa de neoprene? ela é ótima para usar na praia, eu tenho duas para os bancos dianteiros e ficaram ótimas! Além de tudo poderá manter o estofamento original, procura na internet que vc encontra vários modelos.

JONCESAR
11/10/2014, 23:17
JONCESAR, bem vindo ao clube!

Espero que a viatura te traga muitas alegrias.
Vou muito a Santa Rita de Jacutinga, fica perto da sua cidade. Lá tem umas trilhas bem legais, fiz uma de Itaboca (Distrito de Santa Rita) a sua cidade.
Quem sabe não nos encontramos por lá um dia?!
Assim que a viatura chegar posta umas fotos.

abç.:safari-rig:

Obrigado amigo...ouvi falar muito aqui sobre o JIMNY nacional...espero que não decepcione...rsrs...postarei fotos sim. Abraço.

JONCESAR
11/10/2014, 23:20
Paguei 57000 no 4 all em juiz de fora.

n.oliveira
12/10/2014, 01:22
Caro n.oliveira

Para dunas e areia você não precisa trocar os pneus. Os mais lisos são melhores. A menos que você consiga vendê-los e queira melhorar a aparência do carro. Aí se justifica a troca.

Mauro B, pensei em trocar os pneus também por causa do visual... acho que os AT's vão deixar o carro com uma cara mais agressiva, mas realmente só vou trocar se conseguir vender os originais.

n.oliveira, porque não coloca capa de neoprene? ela é ótima para usar na praia, eu tenho duas para os bancos dianteiros e ficaram ótimas! Além de tudo poderá manter o estofamento original, procura na internet que vc encontra vários modelos.

Até pensei em colocar uma capa, Vimeney, mas apareceu uma oportunidade muito boa com o banco de couro legítimo.

Obrigado pela força, pessoal! Muito em breve trarei relatos das experiências com a viatura.

jorgeffn
15/10/2014, 20:12
https://www.youtube.com/watch?v=NvlGaAU_i_I

abs!

GWC
15/10/2014, 21:42
https://www.youtube.com/watch?v=NvlGaAU_i_I

abs!

:curtir:
Muito bom!!

jorgeffn
15/10/2014, 22:56
Galera... li por aqui algumas coisas sobre o seguro do Jimny... mas parece que essas conversas estão meio espalhadas pelo tópico (e por outros também)... recebi a proposta de renovação do seguro do Jimny mas achei o preço absurdo, mas de mil reais de aumento.... Onde vocês tem feito o seguro?? agradeço as dicas...

abs!

dtartari
16/10/2014, 08:01
Renovei o seguro agora com a Tokio seguradora. Custou perto de 1,9 mil com franquia reduzida, 100% Fipe, 100 mil contra terceiros, pacote básico vidros.
Algumas variáveis que faz o seguro ser mais baixo: o carro tá no nome da minha mulher, não somos mais garotinhos ou seja, não cozinhamos na primeira fervura, renovação sem usar o seguro anterior (bônus 1).
É isso! Abs :safari-rig:

rogerjunior
16/10/2014, 18:47
Galera... li por aqui algumas coisas sobre o seguro do Jimny... mas parece que essas conversas estão meio espalhadas pelo tópico (e por outros também)... recebi a proposta de renovação do seguro do Jimny mas achei o preço absurdo, mas de mil reais de aumento.... Onde vocês tem feito o seguro?? agradeço as dicas...

abs!

Falae Rôiadruga!

Então, renovei o meu seguro completo com vidros (exceto faróis, retrovisores e lanternas) franquia reduzida de R$2000,00 bônus 7, DM e DC de 100 mil por R$2399,00 dividido em 4x lá na própria ViaNatsu... isso foi em Julho... um pouco antes, a Rosinh@ que anda sumida desse fórum, renovou do 4All dela por R$2500,00 completo tbm, incluindo vidros e fárois, lanternas e retrovisores....

Paguei R$200,00 mais caro do que ano passado... aumentou mesmo, pois em outros lugares que cotei, vi o tanto que encareceu... sem dúvida, lá na ViaNatsu com a Intermezzo seguros tive o melhor preço...

Agora, isso varia de mês a mês... quanto cotaram o seu?

Abraços,

Rogério

jorgeffn
16/10/2014, 19:19
Falae Rôiadruga!

Então, renovei o meu seguro completo com vidros (exceto faróis, retrovisores e lanternas) franquia reduzida de R$2000,00 bônus 7, DM e DC de 100 mil por R$2399,00 dividido em 4x lá na própria ViaNatsu... isso foi em Julho... um pouco antes, a Rosinh@ que anda sumida desse fórum, renovou do 4All dela por R$2500,00 completo tbm, incluindo vidros e fárois, lanternas e retrovisores....

Paguei R$200,00 mais caro do que ano passado... aumentou mesmo, pois em outros lugares que cotei, vi o tanto que encareceu... sem dúvida, lá na ViaNatsu com a Intermezzo seguros tive o melhor preço...

Agora, isso varia de mês a mês... quanto cotaram o seu?

Abraços,

Rogério

Rôiagério... tinha feito com a Intermezzo... paguei ano passado 2.800... esse ano foi para 3.700.... acho injustificável o aumento.... Fora que não foi a mesma corretora e eu senti uma má vontade incrível da atual... como se fosse um favor para ela eu renovar o seguro... hahahahaha

mas enfim....

tô olhando com um colega aqui do fórum....

abs!!!

Supercharger
17/10/2014, 15:33
Jorge, cota com o Guilherme "vovozão". Você deve lembrar dele da época do Pigs Offroad.

Só faço seguro com ele.

[]´s
Gustavo.

jorgeffn
17/10/2014, 15:41
Jorge, cota com o Guilherme "vovozão". Você deve lembrar dele da época do Pigs Offroad.

Só faço seguro com ele.

[]´s
Gustavo.

Valeu Gustavo...
lembro do Vovozão sim... e vacilei mesmo... pq agora que você falou lembrei que ele mexia com seguro!

abs!!!

luciano61
19/10/2014, 07:33
Bom dia! Tenho uma pajero tr4 supimpa e já tem 5/6 anos de uso, minha desde zero. Devido ao tempo penso em trocar, apesar de nunca ter me dado problema o carro. Pensei no Jimmy. Vocês acham que sentirei muita diferença? Abraços.

hitner
19/10/2014, 08:16
Bom dia! Tenho uma pajero tr4 supimpa e já tem 5/6 anos de uso, minha desde zero. Devido ao tempo penso em trocar, apesar de nunca ter me dado problema o carro. Pensei no Jimmy. Vocês acham que sentirei muita diferença? Abraços.

Sim, são veículos bem diferentes. O motor do Jimny é menor, o espaço interno e o conforto.

Se estiver disposto a abrir mão disso, o Jimny é só alegria.

Faça um test driver e sinta o carro. veja se ele lhe atende.

Um abraço

Rodrigo Calheiros
25/11/2014, 12:09
Bom dia,venho acompanhado o fórum a quase 1 mês... Estou na dúvida de que carro comprar... Irei fazer 18 anos e nada mais justo que um carro popular... Contudo pelo preço que etá esses carros que variam de 35.000 para 44.000 , decidir fazer um esforço e estou atrás de um Jimny Usado... Estou aprendendo bastante aqui no fórum e cada dia mais estou apaixonado pelo carro... Sou proprietário rural e com isso tem descontos nos Jimnys,só que a CSS da minha cidade MACEIÓ...É um descaso e não sabe me informar nada... Muito obrigado e estou aqui sempre... e quem de mcz estiver querendo vender um jimny proximo ano,me candidato... Abraço a todos

hitner
25/11/2014, 12:29
Bom dia,venho acompanhado o fórum a quase 1 mês... Estou na dúvida de que carro comprar... Irei fazer 18 anos e nada mais justo que um carro popular... Contudo pelo preço que etá esses carros que variam de 35.000 para 44.000 , decidir fazer um esforço e estou atrás de um Jimny Usado... Estou aprendendo bastante aqui no fórum e cada dia mais estou apaixonado pelo carro... Sou proprietário rural e com isso tem descontos nos Jimnys,só que a CSS da minha cidade MACEIÓ...É um descaso e não sabe me informar nada... Muito obrigado e estou aqui sempre... e quem de mcz estiver querendo vender um jimny proximo ano,me candidato... Abraço a todos

Rodrigo, bem vindo. Infelizmente as CSS não ajudam muito. Eu sugiro que você pesquise nos sites tipo Webmotors, olx, bom negócio e mercado livre. Tem ofertas de todo o pais. Este nosso carro tem um público diferenciado, por isso pode valer a pena ir buscar fora da sua cidade. Só tenha os cuidados normais na aquisição e nunca faça depósitos antecipados para vendedores.
um abraço

J Carlos
25/11/2014, 18:13

Boa tarde Rodrigo, entre em contato: jcarlosrb2@yahoo.com.br

Rodrigo Calheiros
26/11/2014, 01:49
Boa tarde Rodrigo, entre em contato: jcarlosrb2@yahoo.com.br

Vou falar com você... Mas me interesso no 2013 para frente... Um abraço e obrigado...Vamos ver se fazemos uma família Jimny aqui na cidade! Gostei muito do carro do Claudio...

J Carlos, quanto foi seu IPVA,seguro ? e o consumo aqui na cidade.. ABS

Cocatriz
01/12/2014, 07:30
Fala Galera, to sumido, mas acho que agora volto a aparecer por aqui... olhando os tópicos, nada mudou né? só tem 2 tipos de donos de Jimny, os apaixonados, e os que não tem ainda...

Aí pra traz eu lí sobre trocar uma tr4 num Jimny, O Jimny é menor, mas o espaço interno é melhor, lembrando que o Jimny são 4 lugares e não 5... Ele é mais confortável para os passageiros também, a ultima vez que entrei numa TR4 me senti sufocado.
No motor, vai sentir muita diferença, o Jimny é 1.4 o TR4 é 2.0, a menos que seja a automática, aí vai sentir menos diferença. O Jimny apesar de extremamente divertido de dirigir, as vezes sofre nas retomadas em ladeiras...

No más, sobre seguro... Meu ficou em 2.800, na Zurich, feito pela Franqueira.

Abraço a todos.

dtartari
02/12/2014, 09:28
Desculpe Cocatriz, mas acho que Jimny tem motor de 1.3 com 85 Cv de potência, o que de fato não muda nada o cenário da tua comparação com o TR4.

Por outro lado nosso jimny é pequenino mas valente que só ele mesmo. Depois de um tempo a gente pega o jeito do "bichinho" e encara ladeiras sem grandes dificuldades. :safari-rig:

Abs

Rodrigo Calheiros
02/12/2014, 19:17
Hoje eu vi passando na rua o Jimny do Claudio mcz ,quase que eu ia prafrente do carro dele... Tou atrás de um Jimny,aqui em mcz ta difícil... Fui na CSS hj de 14h30min,e tinha outro cliente...Nao tinha ngm na loja,uma vergonha kkkkkkkk Mas é assim... próximo ano eu acho ele..

Bacanex
05/12/2014, 10:05
... olhando os tópicos, nada mudou né? só tem 2 tipos de donos de Jimny, os apaixonados, e os que não tem ainda...

Abraço a todos.

Eu sou os dois tipos de uma vez só: ja me apaixonei pelo jipinho e ainda nao tenho. rsrsrsrs

Renan França
05/12/2014, 17:44
Pessoal, o motor do Jimny 2001 é o mesmo do 2014? No geral as peças do novo servem no 2001? Valeww

Rodrigo Calheiros
06/12/2014, 11:46
Eu sou os dois tipos de uma vez só: ja me apaixonei pelo jipinho e ainda nao tenho. rsrsrsrs

Eu sou a mesma coisa kkkkkkk... Sou apx e não tenho... AINDA

Biaaa
06/12/2014, 12:04
Eu apaixonei depois... até ter um nem sabia o q era Jimny, se era de comer, enfim kkkk mas agora não vivo sem ;)

Bacanex
07/12/2014, 14:24
Eu sou a mesma coisa kkkkkkk... Sou apx e não tenho... AINDA

Idem. Espero poder ter o meu em breve. :D

Cocatriz
08/12/2014, 12:13
Pessoal, o motor do Jimny 2001 é o mesmo do 2014? No geral as peças do novo servem no 2001? Valeww

Renan, não devem ser o mesmo não.
Se não me engano o M13AA ( motor atual VVTi) só começou a ser usado nos Jimny após 2005.

O 2001 deve ser o M13A que não é VVT ou o GB13BB...

Se for o M13A, eu já não tenho conhecimento mecânico para dizer se as peças são as mesmas :( .
Alguém sabe onde é possível ver qual motor que está no Jimny?

PPaulo
08/12/2014, 19:51
Existe uma placa de identificação com o código do motor dentro cofre próximo da bateria.

rascher
15/12/2014, 16:53
Pessoal, eis mais um que está desejando um Jimny 4Sport equipado.

Não farei trilhas, porém com certeza irei me deparar com situações complicadas. Sou fotógrafo ambiental e pretendo andar em lugares que com certeza terão estradas bem ruiins e lama.

Pesquisei em muitos lugares, forum e etc sobre a satisfação dos donos com Troller, Pajero TR4, Jimny. São os 3 que estavam na minha mira.

A satisfação dos donos de Jimny são MUITO superiores ao troller e TR4. Isso eu já estou muito bem informado.

O que ocorre são alguns fatores onde queria a opinião de vocês:

Em minha cidade ( Cuiabá ) e na cidade mais próxima a CCS deixou de existir e o mais próximo seria Campo Grande - MS uns 700 Km de minha Cidade.

O vendedor da CCS de Campo Grande informou que eu poderia comprar o carro com ele e em minha cidade a mitsubishi daria manutenção e faria as revisões pois são do mesmo grupo. Isso procede ?

Bem, eu pretendo juntar a grana e dar um bom valor de entrada.

Peço a opinião de vocês entendidos no assunto.

Abraço (https://www.google.com.br/search?q=mitsubishi+motors&spell=1&sa=X&ei=2C2PVKzvAq61sQTFmYLgDw&ved=0CBsQvwUoAA)

Dlemos
15/12/2014, 18:21
rascher, o dono da Mit era o dono da CSS da Suzuki que já fechou há mais de ano. Realmente todos os proprietários de Suzuki aqui da região levam os carros na Mit Taurus Motors para as revisões. Tem um funcionário chamado Leonardo que é responsável pelos suzukis. Levo meu Jimny lá só para carimbar mesmo e não perder a garantia. Não costuma ter empurroterapia e eles cobram o valor fixo informado no site da Suzuki. Sucesso com a futura VTR.

rascher
15/12/2014, 18:34
rascher, o dono da Mit era o dono da CSS da Suzuki que já fechou há mais de ano. Realmente todos os proprietários de Suzuki aqui da região levam os carros na Mit Taurus Motors para as revisões. Tem um funcionário chamado Leonardo que é responsável pelos suzukis. Levo meu Jimny lá só para carimbar mesmo e não perder a garantia. Não costuma ter empurroterapia e eles cobram o valor fixo informado no site da Suzuki. Sucesso com a futura VTR.

Olá Dlemos,

No caso de adquirir um Jimny novo, o que me aconselha a fazer já não tem como comprar um novo por aqui.

Compensa comprar em Campo Grande ou mandar vir de Brasília emplacado ?

Abraços

Dlemos
15/12/2014, 20:48
Rascher, eu comprei o meu na época em que começaram a chegar os nacionais e a CSS aqui em Cuiabá ainda estava funcionando mas não tinha mais o modelo japa, então eu comprei em Campo Grande o último japa que eles tinham. Há uma opção de comprar zero em Cuiabá na Mobile que fica na Av da FEB, tel 3685-4192. Dá uma olhada no Usado Fácil. Se for para comprar fora acho Campo Grande melhor por ser mais perto e fui muito bem atendido lá.

felipeptb
16/12/2014, 14:39
Pessoal, preciso de uma ajuda. Procurei mas não consegui localizar o que preciso.
Bateram na traseira do meu Jimny 4All 14/14 e terei de trocar. Apareceu um para choque de um HR zerado para substituir. Vocês sabem me dizer se é exatamente o mesmo? Estou tentando fugir do péssimo atendimento da concessionária....

Cocatriz
17/12/2014, 09:40
Pessoal, preciso de uma ajuda. Procurei mas não consegui localizar o que preciso.
Bateram na traseira do meu Jimny 4All 14/14 e terei de trocar. Apareceu um para choque de um HR zerado para substituir. Vocês sabem me dizer se é exatamente o mesmo? Estou tentando fugir do péssimo atendimento da concessionária....

Felipeptb, a estrutura do carro é a mesma desde o japa, então na teoria deve servir, com exceção do recorte dos para-lamas do 4Sport...

Sobre a CCS, eu ví que vc é de BH, qual concessionária te atendeu mal? Eu já fui nas 2 Via Natsu eu tenho uma experiência bem positiva, tá certo que foi só revisão programada, mas eles em ligam pra agendar, pegam na data agendada devolvem no mesmo dia, lavado sem cobrar pela lavagem.... ( se for pelo preço das peças eu até entendo )

felipeptb
17/12/2014, 17:46
Na verdade até o momento, também tinha um bom atendimento Cocatriz. Porém com esse incidente (me bateram na traseira e quebrou o para-choque traseiro) e o pessoal da ViaNatsu da Savassi não está fazendo força nenhuma para me ajudar. Ja cancei de ligar e ir lá. Estou até desistindo....

Cocatriz
19/12/2014, 16:07
Na verdade até o momento, também tinha um bom atendimento Cocatriz. Porém com esse incidente (me bateram na traseira e quebrou o para-choque traseiro) e o pessoal da ViaNatsu da Savassi não está fazendo força nenhuma para me ajudar. Ja cancei de ligar e ir lá. Estou até desistindo....

Que triste de ouvir isso... O Murilo que era o consultor técnico da Raja, foi pra Savassi, já tentou ver com ele?

Mari_DF
10/01/2015, 16:26
Pessoal, boa tarde!!
Alguém carrega bike em rack de teto no Jimny? Será que é tranquilo fazer a Estrada Real carregando 2 bikes no teto? Achei uns posts do pessoal falando que o rack do Jimny é fraco....
Obrigada!! Abs

jorgeffn
04/02/2015, 16:49
Na verdade não é assunto só para o Jimny nacional, mas para todos.... então para não abrir mais um tópico decido postar por aqui mesmo....
de acordo com as notícias o percentual de álcool na gasolina vai aumentar para 27% e que não tem carro Flex vai se f&$#( e ter que abastecer apenas com as Premium da vida (que já tem 25% de álcool tb).... acho isso um verdadeiro absurdo, já não bastasse esse aumento, agora teremos que pagar em média R$ 4 por uma gasolina que não tenha os 27% de álcool...
essa medida é totalmente descabida e não leva em consideração a grande frota de carros movidos apenas a gasolina no país... devemos denunciar isso de alguma forma aos órgãos competentes (PROCON, MP...) porque claramente é uma medida que lesa quem não possui carro Flex....
Mandei uma msg no SAC da Suzuki, que também deveria se posicionar quanto a isso, já que vende carro somente a gasolina, e falar que nosso motor foi feito para Gasolina Premium como se tem falado aí dos carros importados não pode ser dada como desculpa...

http://carplace.uol.com.br/gasolina-teor-de-etanol-deve-subir-para-27/

http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/noticias/2015/02/02/interna_noticias,50554/governo-podera-nao-aumentar-teor-de-etanol-em-gasolina-premium-para-pr.shtml

abs!

Eremita
04/02/2015, 19:35
É isso aí,Jorge
Sem falar que o manual fala com todos os pingos e letras que o
motor foi projetado para gasolina comum.
Pessoalmente já uso a Premium (da ALE,que é melhor que a Podium),
mas eu venho de uma experiencia traumática de 10 anos dando de beber a uma Blazer.
Pagar Premium pro jimny (10,80 km/l de média) é fichinha...:safari-rig:

Barros
04/02/2015, 19:38
E o mais estranho é que essa medida entra em vigor no próximo dia 16, antes da conclusão do estudo a cargo da Petrobrás, prevista para março, quanto aos impactos dessa alteração nos motores a gasolina. A solução recomendada é que, para esses motores, se utilize a gasolina premium, bem mais cara que a comum e a aditivada, que já tiveram seus preços reajustados recentemente. Está na hora da Suzuki e de outras montadoras pensarem em adotar motores flex, a exemplo daqueles já utilizados pela grande maioria dos veículos que rodam no País.

Biaaa
05/02/2015, 07:27
Absurdo demais isso... como se a gasolina vendida aqui já não fosse suficientemente misturada ne...

jorgeffn
05/02/2015, 11:27
Segue a Resposta que recebi do SAC da Suzuki...:

Olá Jorge,
Tudo Bem?

Nossos veículos possuem alto padrão de qualidade onde vários testes são realizados para garantir o seu desempenho, dentre eles, o tipo de combustível que é comercializado em nosso país. O sistema de gerenciamento eletrônico de injeção e queima de combustível dos nossos veículos foram aferidos e calibrados respeitando normas internacionais para suportar variações e porcentagens para mais ou para menos nas misturas que podem ocorrer no combustível. Isso também interfere na emissão de poluentes por isso essa preocupação.

Infelizmente alguns distribuidores de combustível em nosso País não respeitam as normas e adulteram o combustível adicionando no mesmo vários produtos que podem prejudicar e até danificar os motores.

Por isso o correto é indicar que todos os abastecimentos sejam realizados em postos de bandeiras conhecidas e utilizar combustível do tipo comum.

Recomendamos a procura de postos revendedores de combustíveis com certificação de qualidade pela ANP (Agência Nacional do Petróleo – www.anp.gov.br (http://www.anp.gov.br) ). Abasteça seu veículo apenas com combustíveis de boa procedência e qualidade.

Os nossos veículos mesmo não sendo do tipo flex, estão preparados para utilizar combustível comercializado em nosso País.

Estamos à disposição para esclarecimentos de quaisquer dúvidas existentes por meio do nosso Departamento de SAC.

A SVB Automotores do Brasil LTDA reafirma o seu compromisso com a qualidade e assistência ao cliente.

Atenciosamente,

Tathiana Silva
SVB Automotores do Brasil Ltda
faleconosco@svb.com.br
SAC Suzuki - 0800 770 3380 (tel:0800%20770%203380)

abs!!!

Rafuandrade
05/02/2015, 18:02
Se não me engano, tem um post que o Thiago fez em algum fórum, com as fotos que demostram o estado das velas do carro dele, quando ele as trocou. E pelo carinho que ele tem o seu Jipe, duvido que ele não use gasolina "de boa qualidade"... Uma tristeza esse nosso país...

PPaulo
05/02/2015, 18:50
Está na hora da Suzuki e de outras montadoras pensarem em adotar motores flex, a exemplo daqueles já utilizados pela grande maioria dos veículos que rodam no País.

Para mim motor flex é um tipo de gambiarra.
O ponto é que deveríamos ter o direito de poder usar a gasolina com a especificação correta.
Os carros no Brasil são homologados para usar gasolina com 22% de álcool, não é 27% nem 25%.
Os fabricantes não podiam ter concordado com essa mudança imposta pelos políticos e usineiros.
Não temos ninguém que nos defenda.

Pedro Paulo.

VOVÔ DO TROLLER
05/02/2015, 20:18
Para mim motor flex é um tipo de gambiarra.
O ponto é que deveríamos ter o direito de poder usar a gasolina com a especificação correta.
Os carros no Brasil são homologados para usar gasolina com 22% de álcool, não é 27% nem 25%.ia
Os fabricantes não podiam ter concordado com essa mudança imposta pelos políticos e usineiros.
Não temos ninguém que nos defenda.
a
Pedro Paulo.

Boa noite PPaulo. E põe gambiarra nisto. Os motores flex não são econômicos, nem no álcool e nem na gasolina. É uma p. sacanagem que o governo faz com o povo brasileiro. Quem ganha com estes flex são os usineiros, a famigerada BR e principalmente o governo (ou seria desgoverno). Não interessa para o governo e para os usineiros que os carros sejam econômicos, pois quanto mais consumo de combustível, mais dinheiro (imposto) entra no caixa do governo (incluído aí a BR e seus ladrões) e no bolso dos usineiros. Em pleno século XXI , no ano de 2014, será que não temos tecnologia para fazer motores mais econômicos? Claro que temos , mas com estes motores flex e esta nossa "mijolina" nojenta que nos é empurrada goela abaixo, fica difícil . Para você ter uma ideia, um Chevette gasolina 1979, 1.4, carburado, fazia até 15 km por litro na estrada. Um Corcel 1983 ,1.4, álcool, carburado, fazia até 12 km na estrada (é só consultar as revistas 4 rodas antigas).Será que depois de 36 anos não temos tecnologia para fazer carros mais econômicos? Claro que temos, mas não há interesse por parte do governo e das montadoras. Enquanto estiverem lucrando um absurdo (principalmente as montadoras), prá que modificar? Os otários pagam a conta mesmo. Brasileiro é tão bonzinho..... ,engole qualquer m.rd@. Abs. Válter

EloízioXtreme
10/02/2015, 14:45
Êh Brasil, não tem jeito mesmo. Os nossos veículos vão sobreviver com 27% de álcool ou até mais, assim como sobreviveram com 22% e 25%, pois a injeção eletrônica trabalha no sentido de corrigir as distorções, que para ele trata-se de um combustível de mistura pobre. O problema é que teremos problemas a longo prazo assim como em todas as proporções. Aumenta o álcool e diminui a vida útil dos motores.

Entenda o que esta indo para motor não é só gasolina e álcool, ao completar o tanque do seu Jimny dos 40 litros hoje possui 30 L de Gasolina, 9,5 L de Álcool e 500 ml de água. É meu senhor no Brasil a gasolina de todos os carros tem água, afinal o o etanol anidro usado como aditivo na gasolina, é composto por 99,5% de etanol puro e 0,5% de água.

Quem tiver a oportunidade, em viagens ao exterior onde a gasolina é pura alugue um carro que você conhece o consumo e faça o teste. Você vai se surpreender com a autonomia, mas não apenas autonomia. É comum carros como Civic e Corolla nos EUA rodarem 400 mil KM 600 mil KM sem qualquer cuidado extra no motor, aqui com 100 mil tem que ta substituindo os bicos injetores por causa do nosso combustível.

RAFJeep
12/02/2015, 23:14
Pessoal sou novo por aqui, estou pensando em comprar um Jimny ate o fim do ano, esse modelo novo me chamou a atençao, principalmente com teto solar, so que gosto mais do Sport, e ate entao nao sabia que o teto era um opcional, pensei que so poderia vir no Sun, em uma pesquisa achei um perfeito que me atende, mas 71.000,00 acho um valor muito alto, ele tem interior em neoprene tbem!
492788492787

Sanckas
18/02/2015, 22:01
Pessoal, adquiri um 4sport 2015 zero. Show de bola o carro. Tanque de 40 litros, levei um susto quando baixou rapidamente o nível da gasosa. Tem atualmente 500km. Mas está acontecendo um "pequeno" problema: está vazando, lentamente, óleo da caixa de redução/transferência. Já agendei uma visita na CS. Alguém já teve esse mesmo problema? Alguém teria alguma dica p este caso? Obrigado pessoal.

Maeda
19/02/2015, 02:07
Sanckas,

Eu ainda não tinha ouvido nenhum relato desse tipo, por isso, acredito que seja algo fácil de resolver. Em todo caso, leve sem falta à concessionária. Abraço e boa sorte.

hitner
19/02/2015, 11:35
Veja se o parafuso que fecha o reservatório não está folgado.

No meu aconteceu isso.

Sanckas
19/02/2015, 12:38
Pessoal, levei hoje à CS e o problema foi resolvido. Existia uma rebarba (parecida com um grampo de grampeador de papel) entre o sensor de plástico e o corpo de metal da caixa de transferência. Eles retiraram esse grampo, completaram o nível do fluido e lacraram. Não vi mais gotejamento. Abraço.

493184

493185

hitner
19/02/2015, 12:57
Pessoal sou novo por aqui, estou pensando em comprar um Jimny ate o fim do ano, esse modelo novo me chamou a atençao, principalmente com teto solar, so que gosto mais do Sport, e ate entao nao sabia que o teto era um opcional, pensei que so poderia vir no Sun, em uma pesquisa achei um perfeito que me atende, mas 71.000,00 acho um valor muito alto, ele tem interior em neoprene tbem!
492788492787

Raf.

Os carros são muito caros no Brasil.

Já olhou um semi-novo?

É mais difícil achar exatamente como você quer, mas tem muitas boa oportunidades.

Tem pessoas que compram o carro porque é bonitinho, e levam para passear no shopping.

Só que um jeep não é muito confortável para o dia a dia e acabam vendendo rapidamente.

O meu eu comprei com 20.000 quilômetros e um ano de uso.

Economizei 15.000,00.

aajbio
19/02/2015, 16:12
Pessoal

Estive viajando agora no verão e tomei dois sustos com Jimny, foi duas freiadas em pista molhada, estava levando um reboque com minhas tralhas de camping, no maximo 300 kg de conjunto (reboque mais carga), meu jimny esta com pneu mud 235, o primeiro susto foi uma freiada na BR-101 onde o transito parou na minha frente e a trazeira segurou mas a dianteira ficou solta escorregando, ok susto passado sem maiores problemas, mas o segundo foi preocupante estava descendo uma serrinha proximo a lagoa da conceição em Florianopolis a uns 30KM/h e fui freiar e nada de novo, ele arrastou a dianteira e quase passei a curva, essa deu medo quase invadi a pista contraria. Isso é normal? será que foi o Pneu? ou o que pode ser?

O conjunto era esse da foto.
493202

Abraços

hitner
19/02/2015, 16:27
Pimentinha.

Pneus MUD são conhecidos pela baixa aderência em asfalto molhado.

Além disso o reboque "empurrou" o seu carro para a frente, dando a sensação de traseira solta.

Reduza a velocidade quando estiver rebocando, pois o carro é naturalmente instável e tem baixo peso,

com reboque e pneus MUD, fica mais ainda.

Eu sei que é chato andar a 60 Km, mas quando chega, é só alegria.

Diga para a gente, o que você leva nesta carreta para acampar.

Um abrçao.

Biaaa
20/02/2015, 11:57
Que linda essa carretinha! Quero! rsrs

Pois é eu também já levei susto com o MUD na chuva, imagino com carretinha, o sufoco deve ter sido maior... :shock: certamente foi por conta do pneu e o peso extra da carretinha e do caiaque, aliado ao asfalto molhado, mesmo a 30 km/h...

hitner
20/02/2015, 15:58
Eu também. pimenta, dá mais detalhes para a gente.

Que carreta é esta e o que você leva de tralha de camping?

Eu quero viajar mais e gastar menos e a solução é levar tudo.

Um abraço

aajbio
21/02/2015, 23:49
Pessoal

Essa minha carretinha é uma bem simples mas com medidas escolhidas por mim ela tem 1,20m de comprimento x 1,20m de largura e 0,80m de altura, tenho uma barraca Campings Word (http://www.campingsworld.com.br/site/) sobre ele, dentro levo as coisas de acampamento, fogão, comida, mesa, cadeiras o anexo da barraca meus coletes salva vidas, mas ela vai pela metade de carga, vai leve mesmo o pequeno mal sente ele. Na foto esta com a barraca montada, galera acampo a muito tempo, vale a pena, lugares incriveis, preços acessiveis e o melhor jimnyando, hehehehehehehe
Quanto a freiada ja sei o que vou fazer vou mandar instalar freios na carretinha acho que vai ajudar bastante.

493534

MrElvio1
25/02/2015, 00:02
Pimentinha.

Pneus MUD são conhecidos pela baixa aderência em asfalto molhado.

Além disso o reboque "empurrou" o seu carro para a frente, dando a sensação de traseira solta.

Reduza a velocidade quando estiver rebocando, pois o carro é naturalmente instável e tem baixo peso,

com reboque e pneus MUD, fica mais ainda.

Eu sei que é chato andar a 60 Km, mas quando chega, é só alegria.

Diga para a gente, o que você leva nesta carreta para acampar.

Um abrçao.

100% correto na resposta. Tem que dirigir mais devagar nessas condições .

hitner
25/02/2015, 11:10
Sim freios são fundamentais.

Eu gostaria de saber mais a fundo o que você leva, tipo uma foto da tralha toda espalhada em

uma lona ou uma relação, se você tiver.

Quero aprender com a sua experiencia, pois neste ponto você já sabe o que é útil e o que não é.

Quem é novo em Camping, quer levar a casa nas costas.

Um abraço

Rafuandrade
25/02/2015, 19:12
Uhhh, carretinha show!

aajbio
16/03/2015, 11:32
Hitner, vamos fazer o seguinte vou abrir um novo topico de acampamento para não bagunçar tudo por aqui. Assimque fizer o novo topico deixo um link aqui, assim fica tudo organizado.

Vou fazer uma lista do que carrego e outros colegas tambem podem fazer assim vamos trocando ideias de material de acampamento.

Sim freios são fundamentais.

Eu gostaria de saber mais a fundo o que você leva, tipo uma foto da tralha toda espalhada em

uma lona ou uma relação, se você tiver.

Quero aprender com a sua experiencia, pois neste ponto você já sabe o que é útil e o que não é.

Quem é novo em Camping, quer levar a casa nas costas.

Um abraço

hitner
16/03/2015, 13:34
Hitner, vamos fazer o seguinte vou abrir um novo topico de acampamento para não bagunçar tudo por aqui. Assimque fizer o novo topico deixo um link aqui, assim fica tudo organizado.

Vou fazer uma lista do que carrego e outros colegas tambem podem fazer assim vamos trocando ideias de material de acampamento.

Muito legal, estou esperando ansiosamente.

Um abraço

Biaaa
16/03/2015, 18:21
Eu também to aguardando!! :D

aajbio
16/03/2015, 22:06
Segue o link com minha lista de acampamento

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/148123-material-de-acampamento.html#post2253909

Abraços

Rosinh@
18/03/2015, 18:00
Boa tarde gente,

Andei bem afastada do fórum graças aos acontecimentos da vida, correria e tudo mais, mas retornei aqui para pedir a ajuda de vocês. Em 2013 adquiri o meu Jimny, nacional, a primeira leva, bem, há mais de um ano tenho percebido uma forte vibração no volante quando o ponteiro chega aos 70kms por hora, tanto na aceleração quanto na desaceleração, outras pessoas também perceberam isso e me informaram que provavelmente era quanto do alinhamento e balanceamento. Na minha terceira revisão narrei o ocorrido e o carro voltou novinho, sem vibração alguma, só que isso durou umas duas semanas, depois voltei a sentir a vibração. Um amigo me alertou para que fizesse o alinhamento e o balanceamento em um local especializado nisso, e em carros 4x4, assim sendo fiz isso hoje. No local verificaram que três rodas estavam desalinhadas, sendo duas do lado esquerdo, tanto dianteiro quanto traseiro e, pasmem, o estepe que nunca usei e até então nem havia saído do lugar. Os funcionários chegaram a estranhar e me indagaram se eu havia comprado o carro zero e eu respondi que sim. Gostaria de saber de vocês que compraram o modelo montado aqui no Brasil se perceberam algo parecido. O meu está com os pneus originais, modelo 4all. obrigada

jorgeffn
18/03/2015, 18:12
Boa tarde gente,

Andei bem afastada do fórum graças aos acontecimentos da vida, correria e tudo mais, mas retornei aqui para pedir a ajuda de vocês. Em 2013 adquiri o meu Jimny, nacional, a primeira leva, bem, há mais de um ano tenho percebido uma forte vibração no volante quando o ponteiro chega aos 70kms por hora, tanto na aceleração quanto na desaceleração, outras pessoas também perceberam isso e me informaram que provavelmente era quanto do alinhamento e balanceamento. Na minha terceira revisão narrei o ocorrido e o carro voltou novinho, sem vibração alguma, só que isso durou umas duas semanas, depois voltei a sentir a vibração. Um amigo me alertou para que fizesse o alinhamento e o balanceamento em um local especializado nisso, e em carros 4x4, assim sendo fiz isso hoje. No local verificaram que três rodas estavam desalinhadas, sendo duas do lado esquerdo, tanto dianteiro quanto traseiro e, pasmem, o estepe que nunca usei e até então nem havia saído do lugar. Os funcionários chegaram a estranhar e me indagaram se eu havia comprado o carro zero e eu respondi que sim. Gostaria de saber de vocês que compraram o modelo montado aqui no Brasil se perceberam algo parecido. O meu está com os pneus originais, modelo 4all. obrigada

Rosinha... no meu Jimny ocorre essa vibração também... já alinhei o carro umas 3x (1 delas na Css) as outras na oficina de um amigo especializado em 4x4 e que alinha todo tipo de jipe e camionete... Eu uso pneus Mud... o que ajuda um pouco na vibração. De qualquer forma, logo após alinhar e balancear o carro fica bom... porém isso dura pouco. O que meu mecânico aconselhou é o amortecedor de direção... Não sei se resolve, já que a vibração mais forte ocorre numa determinada velocidade, porém acredito que é uma das tentativas a serem feitas para resolver o problema. E não creio que seja algo relacionado aos modelos nacionais... Existem inúmeras discussões a respeito do "shimmy" (como costumam chamar essa vibração) aparece em inúmeros Jimnys, Samurais, Vitaras..... por aí vai..... dá uma procurada que tem algo aqui no fórum a respeito do assunto...
aqui tem algumas coisas: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/105946-problemas-jimny-2010-ajuda-urgente-direcao-vibra-de-70-80km-h-e-outros-problemas-ur.html

abs!

hitner
18/03/2015, 20:00
Boa tarde gente,

Problema crônico do carro, o meu também faz isso.

Balanceamento diminui o problema.

Outra solução é evitar andar na velocidade que vibra, ou um pouco mais devagar ou mais rápido.

Tem gente que adapta um amortecedor de direção.

Faz parte da forma construtiva do carro, ele tem uma pequena folga, que em uma determinada velocidade vibra.

Normalmente entre 60 a 80, variando de carro para carro.

Não se preocupe não é grave, é só acelerar um pouco e pronto.

Um abraço

Rosinh@
18/03/2015, 20:38
Puxa meninos,

muito obrigada, já estava realmente preocupada com isso, estava pensando até em fazer uma reclamação formal junto a Suzuki. Bom mesmo é conversar com quem conhece, rsrsrsrsrs. Muito obrigada. Abraços a todos.

jorgeffn
18/03/2015, 20:39
Puxa meninos,

muito obrigada, já estava realmente preocupada com isso, estava pensando até em fazer uma reclamação formal junto a Suzuki. Bom mesmo é conversar com quem conhece, rsrsrsrsrs. Muito obrigada. Abraços a todos.

Rosinha, dá uma olhada na Tecnotrilha, lá tem o amortecedor de direção para o Jimny.... como disse, pode resolver o problema....

abs!

Rosinh@
18/03/2015, 21:22
Rosinha, dá uma olhada na Tecnotrilha, lá tem o amortecedor de direção para o Jimny.... como disse, pode resolver o problema....

abs!

Obrigada Jorge, vou olhar.:bye:

Biaaa
18/03/2015, 21:36
Rosinha, meu carro é 2013 tb e notei essa trepidação a 70 km/h quando fiz o rodízio, mas depois do balanceamento na css resolveu. Antes havia feito balanceamento em outro local e não resolveu, como no seu caso, voltou depois de umas 2 semanas... tem um cálculo ou medida específica de balanceamento pra cada veículo, quem faz esse serviço tem que saber qual é o do Jimny né, senão não adianta... porém no seu caso vc fez na concessionária né... estranho ter voltado...

Barros
18/03/2015, 22:20
Meu Jimny também trepidava por volta dos 80 km/h. Fiz o balanceamento local das rodas (sem tirá-las do veículo) e o problema desapareceu. E isso já faz quase 5 meses.

hitner
18/03/2015, 22:21
Biaa, você acredita em serviço de concessionária?

Não sei ai, mas em Salvador, fuja delas.

GWC
19/03/2015, 00:03
Barros onde você fez o serviço?

Meu Jimny também trepidava por volta dos 80 km/h. Fiz o balanceamento local das rodas (sem tirá-las do veículo) e o problema desapareceu. E isso já faz quase 5 meses.

Mauro B
19/03/2015, 00:04
Realmente o melhor é procurar uma loja que faça o balanceamento no local, isto é, sem retirar as rodas.

Ogg
19/03/2015, 13:32
Biaa, você acredita em serviço de concessionária?Não sei ai, mas em Salvador, fuja delas.Desculpe mas vou discordar de vc.Apesar de morar no Recife, tenho casa perto de Salvador e estou sempre por lá, e quero dizer que sempre fui muito bem atendido na Concessionária de Salvador.Aliás, eles não fazem baleanceamento e nem alinhamento lá. Mandam os carros para a Mitsubishi, que é do mesmo dono.Por isso, quando estou na Bahia, faço o balanceamento no local, em uma loja em Lauro de Freitas, mas não lembro o nome da mesma agora.Aqui no Recife, para mim, a melhor é a Alinhauto.

Ogg
19/03/2015, 13:45
Agora, em relação ao assunto da trepidação no volante. Já passei por tudo isso. Inclusive coloquei amortecedor de direção, que melhora em alguns aspectos e outros não (Acho até que deviia abrir um tópico novo só sobre isso).Há 2 situações, trepidação normal e trepidação da "morte" (death wooble) e normalmente acontecem entre 60 e 80 kmh.Já passei pela "death wooble" e é desesperador, parece que o carro vai desmontar e que vamos perder o controle do mesmo. No meu caso foi o parafuso que prende a barra estabilizadora dianteira que não estava bem apertado em um dos lados.Agora, a trepideção normal, que quando balanceia para e logo depois volta, no meu caso, era o rolamento do pino bola (acho que é esse o nome, em inglês é king pin) que em um dos lados estava com uma pequeníssima folga, que quase não dava para perceber.Bastou trocar que o carro ficou ótimo. Uma das sensações que me dava, além da trepidação era que, quando o carro pulava e as rodas ficavam no ar, eu sentia elas "abanando".E o efeito é pior, quanto maior for o pneu (os meus sãoo 215)

Barros
20/03/2015, 14:19
Barros onde você fez o serviço?
Na Suspentécnica (http://www.suspentecnica.com.br/servicos-alinhamento-e-balanceamento-3).

GWC
20/03/2015, 23:42
Valeu Barros!!

Na Suspentécnica (http://www.suspentecnica.com.br/servicos-alinhamento-e-balanceamento-3).

luiz carvalho
21/03/2015, 11:25
Pessoal, ainda sou novato aqui no forum, porém lí uma boa notícia e segue abaixo. Talvez deveria ser publicada em outro "tópico", para que os demais participantes possam tomar conhecimento. Caso alguém possa fazer isso, agradeço !
Bom final de semana a todos !

MPF-MG pede suspensão do aumento do percentual de álcool na gasolinaRecomendação encaminhada ao MME adverte que a alteração do percentual de 25% para 27% só pode ocorrer se ficar provado que não haverá danos aos automóveis.MPF-MG pede suspensão do aumento do percentual de álcool na gasolina
Recomendação encaminhada ao MME adverte que a alteração do percentual de 25% para 27% só pode ocorrer se ficar provado que não haverá danos aos automóveis
postado em 18/03/2015 14:53 / atualizado em 18/03/2015 16:42
Estado de Minas (nacional.em@uai.com.br)
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Secretaria Executiva do Ministério de Minas e Energia que somente permita alteração no percentual de etanol na gasolina, dos atuais 25 para 27%, caso os testes que estão sendo conduzidos pelo próprio MME concluam, de forma cabal, que tal aumento não danificará os automóveis movidos a gasolina, com eventuais prejuízos aos seus proprietários. Caso o aumento já tenha ocorrido, o MPF pede que ele seja suspenso imediatamente até a conclusão dos testes.

O aumento do percentual de álcool na gasolina pode afetar os veículos, especialmente os modelos mais antigos. Além disso, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a medida não traria grandes benefícios ambientais, já que, “se por um lado ocorre a diminuição do monóxido de carbono, por outro aumenta a emissão de aldeídos”.
Também a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetes, Bicicletas e similares (Abraciclo) manifestou-se dizendo ser necessário realizar testes para detectar eventual desgaste de peças e componentes das motocicletas em função do uso maior do etanol na mistura.

“É evidente que estamos falando de possibilidades. Mas a legislação brasileira também é clara no sentido de que o consumidor tem direito a informações claras e completas sobre o produto que irá adquirir. Ou seja, sem o resultado dos testes para detectar possíveis efeitos sobre os componentes dos veículos, resultantes do aumento da quantidade de álcool na gasolina, não se poderia colocar tal mistura à venda”, afirma o procurador da República Fernando Almeida Martins, autor da recomendação.

Ele lembra também que “o artigo 39, IV, do Código de Defesa do Consumidor (CDC) considera prática abusiva o fornecedor aproveitar-se da fraqueza ou ignorância do consumidor para impingir-lhe seus produtos ou serviços, que é exatamente o que pode vir a ocorrer ou já está ocorrendo nesse tipo de situação”.

Outras regras do CDC citadas pelo MPF são as contidas no artigo 6º, II, segundo o qual é direito básico do consumidor “o acesso a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem”, e no artigo 37, § 1º, que define como publicidade enganosa “qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário,inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedade, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços’.

De acordo com o procurador Fernando Martins, “além dos direitos dos consumidores, na prática, a recomendação visa defender o próprio patrimônio público. Imagine se, após a colocação do produto no mercado, os testes venham a concluir que a mistura tem potencial para causar danos aos veículos. A União ficaria sujeita a inúmeras ações de ressarcimento, o que pode ser definitivamente evitado se o Ministério das Minas e Energia aguardar a conclusão dos testes”. A Secretaria Executiva do MME terá prazo de 10 dias para informar o acatamento da recomendação.

dtartari
21/03/2015, 20:42
Problema crônico do carro, o meu também faz isso.

Balanceamento diminui o problema.

Outra solução é evitar andar na velocidade que vibra, ou um pouco mais devagar ou mais rápido.

Tem gente que adapta um amortecedor de direção.

Faz parte da forma construtiva do carro, ele tem uma pequena folga, que em uma determinada velocidade vibra.

Normalmente entre 60 a 80, variando de carro para carro.

Não se preocupe não é grave, é só acelerar um pouco e pronto.

Um abraço
Moçada,
Eu passei por problema semelhante qdo troquei os pneus originais pelos BF/AT 275x75 R15. A loja que troquei os pneus fez o balanceamento rotineiro e me largou para rodar. Em certas velocidades próximo 80 km/h a coisa vibrava demais. Desconfiei do balanceamento e levei o carro num borracheiro que sabia ter uma máquina de maior precisão para balancear. Observei que o cuidado e o tempo para fazer o balanceamento aumentaram bastante. Resultado: ZERO VIBRAÇÃO!! A viatura toda roda lisinho em qualquer velocidade.
Aconselho buscar um bom e cuidadoso profissional para o balanceamento. Simples assim!!
Abs

mfjunior
21/03/2015, 21:01
Estava contando os dias pra pegar meu Jimny mas por 61000 o 4All não dá :(

Jacksonjf
23/03/2015, 21:29
Pessoal boa noite!
Já venho lendo os fóruns aqui da 4x4 brasil há algum tempo e agradeço todos os bons comentários que me ajudaram a optar pelo meu primeiro 4x4, o JIMNY. Preciso de um ajuda, estou com dois negócios em vista, os dois são 4sport, um é 2012 (japa) e o outro é 2015 (nacional). Há alguma vantagem do japa (no caso 2012) em relação ao nacional (2015)? Outro ponto que gostaria de perguntar é se todos os modelos 4sport saem de fábrica com snorkel, pois o 2012 que estou negociando não tem, vejam: http://www.webmotors.com.br/comprar/suzuki/jimny/1-3-4sport-4x4-16v-gasolina-2p-manual/2-portas/2012/13506494. Me ajudem nessa ai que quero ver se fecho com um dos dois amanhã. Obrigado e até breve!

jorgeffn
23/03/2015, 22:00
Pessoal boa noite!
Já venho lendo os fóruns aqui da 4x4 brasil há algum tempo e agradeço todos os bons comentários que me ajudaram a optar pelo meu primeiro 4x4, o JIMNY. Preciso de um ajuda, estou com dois negócios em vista, os dois são 4sport, um é 2012 (japa) e o outro é 2015 (nacional). Há alguma vantagem do japa (no caso 2012) em relação ao nacional (2015)? Outro ponto que gostaria de perguntar é se todos os modelos 4sport saem de fábrica com snorkel, pois o 2012 que estou negociando não tem, vejam: http://www.webmotors.com.br/comprar/suzuki/jimny/1-3-4sport-4x4-16v-gasolina-2p-manual/2-portas/2012/13506494. Me ajudem nessa ai que quero ver se fecho com um dos dois amanhã. Obrigado e até breve!

Jakson... existem algumas diferenças em relação ao acabamento, mas nada estrutural... me parece que o Snorkel era opcional em alguns anos...

manda também o link do 2015, fica complicado analisar o carro apenas pelo anúncio, mas alguns detalhes dá para perceber, no caso desse 2012 ele parece estar usando pneus remold, que não são bons para rodar no dia a dia, não que seja impossível utiliza-los, mas já tive um jogo de pneu com esse mesmo desenho em um Vitara e no uso urbano o pneu era bem ruim, ruidoso, pesado e não davam muito balanceamento. Outra coisa, parece que o banco do passageiro está meio rasgado / desgastado no parte de trás, o que pode ser coisa de dono meio desleixado, tendo em vista a Km do carro. De qualquer forma, como disse, são apenas impressões vendo as fotos... Dá uma olhada mais criteriosa e análise qual será o melhor custo / benefício para você, já que o 2015 terá um custo mais elevado, porém é mais novo e ainda na garantia.

abs!

Ogg
23/03/2015, 22:01
[QUOTE=Jacksonjf; Há alguma vantagem do japa (no caso 2012) em relação ao nacional (2015)? [/QUOTE]

Na minha opinião o Japonês é um pouco melhor no que diz respeito às peças que são feitas aqui, por exemplo, o volante do japonês é bem mais macio do que o do brasileiro.

Já o brasileiro tem airbag e ABS, e os japoneses que vieram para cá não.

No principal, motor e transmissão (vem prontos do Japão), são iguais.

Jacksonjf
24/03/2015, 00:01
Jorgeffn e osmangioia, obrigado pelo retorno.

jorgeffn segue o link do 2015: http://mg.olx.com.br/regiao-de-juiz-de-fora/veiculos/carros/suzuki-jimny-sport-4x4-5-000km-73863866?xtmc=jimny&xtnp=1&xtcr=1

O problema de avaliar esse 2012 e que está um pouco longe de JF, ele está em vitória-es. Estou avaliando a possibilidade de ir lá, mas e chão pra perder viagem. Achei estranho não vim com snorkel. Abs!

jorgeffn
24/03/2015, 00:15
Jorgeffn e osmangioia, obrigado pelo retorno.

jorgeffn segue o link do 2015: http://mg.olx.com.br/regiao-de-juiz-de-fora/veiculos/carros/suzuki-jimny-sport-4x4-5-000km-73863866?xtmc=jimny&xtnp=1&xtcr=1

O problema de avaliar esse 2012 e que está um pouco longe de JF, ele está em vitória-es. Estou avaliando a possibilidade de ir lá, mas e chão pra perder viagem. Achei estranho não vim com snorkel. Abs!

Jackson, realmente o 2015 está bem novo... é uma compra bem mais segura, sem contar a distância, agora tem a questão da grana né... a diferença é considerável... Mas isso vai também do que você está disposto a pagar..

achei esse outro aí na região também... http://mg.olx.com.br/regiao-de-juiz-de-fora/veiculos/carros/suzuki-jimny-69425978 chegou a olhar ele?

abs!!

Jacksonjf
24/03/2015, 07:36
Jackson, realmente o 2015 está bem novo... é uma compra bem mais segura, sem contar a distância, agora tem a questão da grana né... a diferença é considerável... Mas isso vai também do que você está disposto a pagar..

achei esse outro aí na região também... http://mg.olx.com.br/regiao-de-juiz-de-fora/veiculos/carros/suzuki-jimny-69425978 chegou a olhar ele?

abs!!

Jorge, tem um detalhe que não mencionei, darei meu carro na troca, então tem que ser loja, se for particular dificilmente aceitam troca. E o caso desse branquinho.

MARCELONIESI
11/04/2015, 23:35
Prezado,
Comprei recentemente o meu JIMNY 4ALL 2015 e também estou querendo comprar o APOIO DE BRAÇO da ARTEFACTUM, porém estou com a mesma dúvida. Qual cor comprar que combine melhor com a cor do console onde ele vai ser fixado, bem como, se compro em couro, courvim ou em tecido..
Quem puder me ajudar eu agradeço.
Abs

Barros
12/04/2015, 09:30
Eu comprei esse apoio de braço da Artefactum em couro na cor cinza para o meu Jimny. Só que sua tonalidade de cinza é mais clara que a do console e dos revestimentos internos do carro. Acho que a cor preta teria combinado mais com o interior e os bancos do meu Jimny. Apesar disso, gostei do produto, que é bem acabado, muito prático e de fácil instalação.

Andre_Aur
12/04/2015, 10:27
Dá para postar foto? Tb estou interessado....
Abs

Eu comprei esse apoio de braço da Artefactum em couro na cor cinza para o meu Jimny. Só que sua tonalidade de cinza é mais clara que a do console e dos revestimentos internos do carro. Acho que a cor preta teria combinado mais com o interior e os bancos do meu Jimny. Apesar disso, gostei do produto, que é bem acabado, muito prático e de fácil instalação.

Barros
13/04/2015, 17:02
Dá para postar foto? Tb estou interessado....
Abs
O próprio site da Artefactum tem várias fotos desse apoio de braço: http://www.artefactum.com.br/suzuki/jimny/apoio-de-braco-suzuki-jimny
Comprei o meu em couro pra combinar com a direção em couro do meu Jimny 4Sport... e também porque acho o couro mais bonito, elegante e durável. Escolhi a cor cinza porque, quando eu comprei, só tinha cinza e preto, mas parece que agora também tem o cinza-grafite, que combinaria mais com o interior do meu carro. No site www.apoiocar.com.br, por exemplo, esse apoio é vendido por R$299,90 independentemente do revestimento (couro, tecido ou corvin), com vantagem, portanto, para o modelo em couro também em termos de custo-benefício.

Barros
14/04/2015, 17:57
Por falar em acessório para o Jimny, estava pensando em comprar uma tampa plástica para o estepe (foto abaixo), mas desisti quando soube do preço dessa peça na concessionária: absurdos R$1.300,00! Alguém sabe onde posso encontrar essa tampa por um preço mais civilizado?

Kal-EL
18/05/2015, 20:53
Pessoal, sou fã de utilitários, tenho uma Pajero Full 2001 7 lugares, minha esposa tem um Fit Ex08, moral da história, minha Full só serve basicamente para viajar pois andar na cidade com ela tá um suplicio, estacionar só pagando, como não quero me desfazer dela e acho o carro da patroa sem sal demais, o carro é bom, é econômico e tal mas é isso, com cambio CVT e tal, mas emoção zero, ótimo carro para ir do ponto A ao B e só, além do mais é da patroa e não tenho a disposição 100% do tempo, então estou a procura de um Jipe/Suv compacto pra usar na cidade, estou entre a TR4 e o Jimny, queria saber de vcs qual a vantagem do Jimny sobre a TR4, pois estou pendendo muito para o guerreirinho da Suzuki por causa do tamanho e na diversão.

jorgeffn
18/05/2015, 21:25
Pessoal, sou fã de utilitários, tenho uma Pajero Full 2001 7 lugares, minha esposa tem um Fit Ex08, moral da história, minha Full só serve basicamente para viajar pois andar na cidade com ela tá um suplicio, estacionar só pagando, como não quero me desfazer dela e acho o carro da patroa sem sal demais, o carro é bom, é econômico e tal mas é isso, com cambio CVT e tal, mas emoção zero, ótimo carro para ir do ponto A ao B e só, além do mais é da patroa e não tenho a disposição 100% do tempo, então estou a procura de um Jipe/Suv compacto pra usar na cidade, estou entre a TR4 e o Jimny, queria saber de vcs qual a vantagem do Jimny sobre a TR4, pois estou pendendo muito para o guerreirinho da Suzuki por causa do tamanho e na diversão.

Opa, então, aqui você terá total apoio ao Jimny, afinal é um tópico sobre o carro. Seria interessante postar lá no Tópico da Mitsubishi também para ouvir todos os "lados"...

aqui tem um tópico com bastante informações acerca da comparação, apesar de ter o Troller no meio também... http://www.4x4brasil.com.br/forum/comparacoes-entre-veiculos/94564-jimny-x-troller-x-tr4.html

abs!!!!

Barros
18/05/2015, 22:26
...estou a procura de um Jipe/Suv compacto pra usar na cidade, estou entre a TR4 e o Jimny, queria saber de vcs qual a vantagem do Jimny sobre a TR4, pois estou pendendo muito para o guerreirinho da Suzuki por causa do tamanho e na diversão.
Se vc pretende pegar um 0km, então a opção é o Jimny, já que o TR4 saiu de linha. Além disso, pra usar na cidade, o Jimny é mais econômico, mais compacto e mais fácil de manobrar e estacionar. Para o uso que vc pretende dar, acho que a versão 4All seria a opção mais indicada e de melhor relação custo-benefício.

Arildo MT
18/05/2015, 22:58

Jimny o pequeno notável, e de brinde pode se divertir no fim de semana, fora da cidade e na terra.

Kal-EL
19/05/2015, 00:32
Vlw pessoal, estou vendo bastante video, acho que vou pender para o Jimny mesmo, já que de gastão eu já tenho a Pajero Full e em viagens eu não me importo tanto com consumo e em velocidade de cruzeiro até que a Pajero quebra o galho, mas rodar em transito pesado acho que não vou querer outra gastona como a TR4, devo ir de Jimny mesmo, vou fazer um teste drive amanhã e posto o que achei.

RICARDO RJ
20/05/2015, 16:37
Kal-El.Com certeza vcs vão adorar o pequeno Jimny.pegamos um recentemente,zero km,4 Work branco.é econômico:10 km /lt na cidade e 13 km/lt na estrada.Fácil de estacionar e manobrar nos engarrafamentos,Na trilha é um pequeno gigante.Se pegar zero leva air bag,abs e tres anos de garantia.Ab e boa compra.

Kal-EL
20/05/2015, 22:09
Acho que vou de zero mesmo, mas estou na duvida entre o 4All e o 4Sport, no site não mostra muita coisa além dos conhecidos Pneus misto uns detalhes nos para-lamas, a furo para o pé, e snorkel (esse a vendedora disse que seria simples instalar na css) mas quanto ao interior, o que o Sport tem a mais, pois na loja só tinha o 4all para ver e a vendedora só citou os itens acima como diferencial da versão Sport.

jorgeffn
20/05/2015, 22:44
Acho que vou de zero mesmo, mas estou na duvida entre o 4All e o 4Sport, no site não mostra muita coisa além dos conhecidos Pneus misto uns detalhes nos para-lamas, a furo para o pé, e snorkel (esse a vendedora disse que seria simples instalar na css) mas quanto ao interior, o que o Sport tem a mais, pois na loja só tinha o 4all para ver e a vendedora só citou os itens acima como diferencial da versão Sport.

Não existe diferença na parte interior entre os dois modelos...

abs!!!

Barros
21/05/2015, 10:36
Não existe diferença na parte interior entre os dois modelos...
De fato, exceto pelo volante revestido em couro, moldura do painel na cor do veículo e tapetes de borracha que vêm no 4Sport.

leo_queiroz
21/05/2015, 10:59
Kal-El.Com certeza vcs vão adorar o pequeno Jimny.pegamos um recentemente,zero km,4 Work branco.é econômico:10 km /lt na cidade e 13 km/lt na estrada.Fácil de estacionar e manobrar nos engarrafamentos,Na trilha é um pequeno gigante.Se pegar zero leva air bag,abs e tres anos de garantia.Ab e boa compra.

Eu não me canso de perguntar: como alguém consegue essa média com os pneus MUD (presumo que o 4work tenha pneus 215 MUD)??

Pra mim é impossível passar de 9 km/l na cidade e na estrada nunca consegui mais de 11 km/l, sendo que em 95% dos casos a média é 8,5 na cidade e 9,5 na estrada.

Já tentei dirigir mais civilizadamente, passei a me atentar para o giro do motor depois que peguei o Jimny, mas nada faz o bichinho ter média de 10 na cidade e 12 na estrada.. nem na bala!!

Sei que esse não é o tópico, mas não consigo deixar de opinar quando surge esse tema de economia do Jimny..

O que será que a Souza Ramos fez para que os nacionais sejam tão piores de média do que os Japas? Não dá para colocar a culpa só no pneu e no motorista! Há relatos de Jimnys japas fazendo 14/15 na estrada.. Se eu trocar os pneus do meu Jimny e colocar minha vó para dirigi-lo, tenho certeza que não chega nessa média...

Kal-EL
21/05/2015, 11:26
Pessoal, estava lendo uma matéria que diz que o Jimny Europeu começou a vir com Esp e computador de bordo, será que há alguma novidade sobre isso nos modelos nacionais?

cauecartocci
21/05/2015, 13:36
Eu não me canso de perguntar: como alguém consegue essa média com os pneus MUD (presumo que o 4work tenha pneus 215 MUD)??

O que será que a Souza Ramos fez para que os nacionais sejam tão piores de média do que os Japas? Não dá para colocar a culpa só no pneu e no motorista! Há relatos de Jimnys japas fazendo 14/15 na estrada.. Se eu trocar os pneus do meu Jimny e colocar minha vó para dirigi-lo, tenho certeza que não chega nessa média...

Acredito que o problema seja os 25~27% de álcool na gasolina. Pode reparar que nenhum veículo no Brasil consegue fazer o mesmo consumo que outros países. Ainda que a imprensa ou mesmo as fábricas divulguem números otimistas, Focus, Golf, Jimny etc... no Brasil sempre é maior o consumo.

No 4Sport com Mud a melhor média foi 11,5km/h na estrada com muuuuita calma. Com pressa, em uma viagem acompanhando um comboio de picapes com muitos cavalos em estrada, esgoelando o bichinho, fez 8,5 km/l.

jorgeffn
21/05/2015, 14:02

Pra mim é impossível passar de 9 km/l na cidade e na estrada nunca consegui mais de 11 km/l, sendo que em 95% dos casos a média é 8,5 na cidade e 9,5 na estrada.

Já tentei dirigir mais civilizadamente, passei a me atentar para o giro do motor depois que peguei o Jimny, mas nada faz o bichinho ter média de 10 na cidade e 12 na estrada.. nem na bala!!

Sei que esse não é o tópico, mas não consigo deixar de opinar quando surge esse tema de economia do Jimny..

Léo... o colega acima já respondeu um pouco... Carro nenhum está tão econômico com essa nossa gasolina e essa gambiarra de Flex (eu tive um Uno 2002 fire que esse sim conseguia 12 na cidade, depois disso nunca mais) como já disse eu também tenho médias próximas as suas... Não faz sentido diferença de consumo dos japas para os nacionalizados.. o motor é o mesmo. Agora, cada um faz suas médias adotando certos critérios né... as vezes o cara roda pouco com o carro em trechos sem trânsito e planos, dirigindo suavemente.... aí consegue boas médias (lembrando que o Jimny costuma ser o 2 carro da galera, isso influencia.. dirigir final de semana, em caminhos para sítio/trilhas/interior, sem a correria do dia-a-dia).... Mas em geral analisando os tópicos a média do Jimny tá normal.. de 8 a 10 na cidade e de 10 a 12 na estrada....

e vou te falar... 14 na estrada eu sou um que só acredito vendo.... ah não ser claro... que vc coloque 80km/h e dirija 100km assim e faça a média... o que não é uma situação comum de acontecer... hoje com as estradas cheias não é fácil ficar mantendo certas velocidades.... enfim... é uma tema que ainda dá muito discussão...

abs!

Barros
21/05/2015, 18:32
V
O Jimny do Ricardo RJ não está com pneus Mud; num outro tópico, ele diz que só vai colocar quando estiver com mais prática no 4x4.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/136259-mais-um-jimny-sao-luis-ma-3.html#post2275560

leo_queiroz
22/05/2015, 11:23
Realmente essa inaceitável mistura da gasolina (já era absurda, agora é inaceitável!) é perceptível para quem dirige veículos como os nossos (sei que esse também é um tema de outro tópico, mas também não consigo deixar de opinar... rs).

Para mim é nítida a dificuldade que estou tendo para manter a média de consumo após essa falcatrua do governo que se mancomunou mais uma vez com o setor sucroalcooleiro em detrimento do consumidor.

O Brasil não se cansa de provar que não é um país sério! Essa medida seria totalmente impensável de ser adotada como prática de mercado em se tratando de empresas privadas, já que o Código de Defesa do Consumidor fundamentaria inúmeras medidas para barrar esse abuso.

Porém, vindo do governo, como política econômica, nós somos obrigados a suportar/engolir o prejuízo de consumo e o desgaste do veículo, que até agora não ficou claro. Mas o consumo é inegável! E o que é pior! Você piora a qualidade de um produto sem aplicar o respectivo desconto! Ainda que mínimo, não aplicar o desconto é enriquecimento ilícito! Tudo às claras, como um tapa na nossa cara (mais um).

Agora é esperar o Ministério Público ou alguma outra entidade com legitimidade propor as ações coletivas que certamente virão, mas que o resultado, infelizmente, é incerto...

jorgeffn
22/05/2015, 12:02
Agora é esperar o Ministério Público ou alguma outra entidade com legitimidade propor as ações coletivas que certamente virão, mas que o resultado, infelizmente, é incerto...

Pode esperar passeando de Jimny por ae.... porque não tenho a menor esperança que surtirá efeito e os já exagerados 25% voltem.... até porque o governo já mostrou os "estudos" garantindo que a mistura maior não afeta os veículos não flex....

abs!!!

Barros
22/05/2015, 13:22
... até porque o governo já mostrou os "estudos" garantindo que a mistura maior não afeta os veículos não flex....
Além dos testes da Petrobras, que apontaram que a nova proporção de etanol na gasolina não afetava o desempenho dos carros, os testes da Anfavea descartaram prejuízo na durabilidade de componentes de carros a gasolina com o aumento do percentual de etanol na mistura. Mas a Anfavea concluiu também que, nos carros avaliados, o consumo de combustível aumentou até 2% em relação à gasolina com 25% de etanol. Pelo sim, pelo não, eu continuo abastecendo meu Jimny com a gasolina Podium, que, por enquanto, não foi alterada, permanecendo com 25% de etanol.

http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/04/governo-diz-que-teste-da-anfavea-aprovou-alta-de-etanol-na-gasolina.html

Kal-EL
22/05/2015, 18:22
Pessoal, já me decidi pelo Jimny, mas ainda não decidi a versão e tenho algumas duvidas.

Vamos lá, vi que a versão Sport tem Skid Plate, desculpe a ignorância, mas o que seria isso?

Outra coisa, vi que os ângulos de ataque são iguais em todas as versões, mas a Sport se junto com um opcional kit Off road, ganha alguns graus a mais, o que seria esse kit off road, pra mim faria diferença, já que vou usar mais na cidade e em sítios de estradas razoáveis e quem sabe algum dia me arriscar em uma trilha light?

Outra coisa que vi no sport é que ele vem com aerofólio, reboque na frente e atrás, ponteira cromada e algumas perfumarias como por exemplo, volante em couro, esse não ligo muito pois é simples de colocar, ainda mais que conheço um capoteiro que faz bancos para Honda e é fera nisso.

Essas são minhas duvidas basicamente, peço desculpas pelo excesso de pergunta, já que não sou nada entendido em termos de Jipes, mas quero entrar de cabeça nesse meio.

jorgeffn
22/05/2015, 18:42
Pessoal, já me decidi pelo Jimny, mas ainda não decidi a versão e tenho algumas duvidas.

Vamos lá, vi que a versão Sport tem Skid Plate, desculpe a ignorância, mas o que seria isso?

Outra coisa, vi que os ângulos de ataque são iguais em todas as versões, mas a Sport se junto com um opcional kit Off road, ganha alguns graus a mais, o que seria esse kit off road, pra mim faria diferença, já que vou usar mais na cidade e em sítios de estradas razoáveis e quem sabe algum dia me arriscar em uma trilha light?

Outra coisa que vi no sport é que ele vem com aerofólio, reboque na frente e atrás, ponteira cromada e algumas perfumarias como por exemplo, volante em couro, esse não ligo muito pois é simples de colocar, ainda mais que conheço um capoteiro que faz bancos para Honda e é fera nisso.

Essas são minhas duvidas basicamente, peço desculpas pelo excesso de pergunta, já que não sou nada entendido em termos de Jipes, mas quero entrar de cabeça nesse meio.

Kal-EL... vamos lá ver se consigo te ajudar em alguns pontos...

O Skid Plate li em alguns tópicos aqui pelo fórum que é uma proteção (peito de aço) de fibra... que não aguenta muita coisa... normalmente quem vai fazer uso mais pesado do carro parte para a proteção de aço mesmo... existem algumas boas opções no mercado.
Até onde sei, esse Kit offroad no 4sport não é opcional (pergunte do que consiste esse Kit... vendedores sempre são cheios de histórinhas... e os da Suzuki em geral são bem mal preparados a respeito do jipe)... inclusive é isso que o diferencia das outras versões, sua aptidão pouco maior para o offroad devido ao melhores ângulos... que acontecem devido ao parachoque melhor trabalhado para o offroad.... o 4sport também vinha com calços de carroceria de 1"...

para seu uso.. qualquer versão do Jimny atende muito bem... o 4sport é mais bonito e tem já esses acessórios que o deixam mais apto para trilhas. De qualquer forma, optando por um 4all você pode trocar os parachoques para uns melhores para o offroad e não precisa necessariamente ser os 4sport, que são de fibra, vc já pode partir para os de aço que aguentam mais o tranco...

enfim.. o resto como você disse é perfumaria.....

abs!

Kal-EL
22/05/2015, 23:10
A vendedora falou que o Sport vem com pneus comuns e pagando mais 1400 viria os Mud, no entanto eu tinha falado com ela que não tinha interesse no MUD, mais pra frente talvez eu colocasse aquele all terrain que é mais flexível, dizem que o MUD é mais radical no sentido de ser exclusivo para trilhas.

Sanckas
05/06/2015, 20:03
Pessoal, gostei da idéia de um espelho auxiliar para o jimny. No Japão esse acessório era entregue de fábrica em determinados anos do modelo. Parece que não vem mais. Consegui contato com a Suzuki Motors (Japão) e comprei pela internet.
Estas são as fotos obtidas na net:
503628503629503630

Chegou hoje e foi tarifado (logicamente)... Agora é instalar...
503631503632503633

VOVÔ DO TROLLER
06/06/2015, 18:29
A vendedora falou que o Sport vem com pneus comuns e pagando mais 1400 viria os Mud, no entanto eu tinha falado com ela que não tinha interesse no MUD, mais pra frente talvez eu colocasse aquele all terrain que é mais flexível, dizem que o MUD é mais radical no sentido de ser exclusivo para trilhas.

Depende do mud. Pelo menos os mud KM2 da BF, também se dão muito bem nas estradas asfaltadas e de terra e duram bastante. Abs.

https://www.pneusfacil.com.br/images/tires/BFGoodrich/BFGoodrich%20Mud%20Terrain%20TA%20KM2.jpg

jorgeffn
06/06/2015, 23:27
Depende do mud. Pelo menos os mud KM2 da BF, também se dão muito bem nas estradas asfaltadas e de terra e duram bastante. Abs.

https://www.pneusfacil.com.br/images/tires/BFGoodrich/BFGoodrich%20Mud%20Terrain%20TA%20KM2.jpg

E não são exclusivos para trilhas..... são pneus de uso misto... em lugar nenhum são pneus exclusivos para trilha, só no mundo de alguns vendedores da Suzuki....

abs!!!

Luiz Guereschi
07/06/2015, 08:22
Tenho um 2015 e te posso garantir fora o consumo é muito bom

jimyjimy
07/06/2015, 15:20
Boa tarde pessoal.

Procurei bastante essa informação por todo o fórum mas não encontrei. Sabendo que as CSS sempre tabelam os carros 0km com uma margem alta, seria interessante se tivéssemos relatos de quanto tem sido vendido o Jimny de modo a facilitar a negociação de novos compradores. Não sei se vai de encontro com as regra do fórum, mas creio que essa informação seja de alguma valia.

Começo contribuindo. Sexta estive na Suzuki de Juiz de Fora e fechei meu 4all que eles tinham em estoque por R$ 58,5K. Creio que se tivesse pedido uma cor que eles não tivessem em estoque seria mais alto. O preço foi bom ou vocês têm conseguido melhores negociações? O preço de fábrica atual está em R$ 61,5K.

Abracos

acbrz
08/06/2015, 12:37
Boa tarde pessoal.

Procurei bastante essa informação por todo o fórum mas não encontrei. Sabendo que as CSS sempre tabelam os carros 0km com uma margem alta, seria interessante se tivéssemos relatos de quanto tem sido vendido o Jimny de modo a facilitar a negociação de novos compradores. Não sei se vai de encontro com as regra do fórum, mas creio que essa informação seja de alguma valia.

Começo contribuindo. Sexta estive na Suzuki de Juiz de Fora e fechei meu 4all que eles tinham em estoque por R$ 58,5K. Creio que se tivesse pedido uma cor que eles não tivessem em estoque seria mais alto. O preço foi bom ou vocês têm conseguido melhores negociações? O preço de fábrica atual está em R$ 61,5K.

Abracos

Boa tarde jimyjimy!
Você simplesmente deu sorte porque o modelo já estava na CSS.
Amanhã faz 2 semanas que peguei o meu 4ALL aqui em Recife e paguei 62K por ele sem os acessórios acessórios.
Outro detalhe que achei estranho foi que o meu veio como 2015/2016 (e não vi nada de diferente entre os modelos 2015 e 2016).
Ao meu ver isso é apenas uma "jogada" das fábricas/montadoras para justificar um aumento nos valores dos veículos.
Ah, e esperei exatos 31 dias desde que fechei as negociações/pedido de compra.

Abraço

jimyjimy
08/06/2015, 13:22
Olá acbrz! Bom saber sua experiência. Não sabia que já estavam comercializando modelo 2016. O meu é de fato 2015/2015, apesar de eu não ter o documento ainda. Pelo menos mostra que ainda teremos nosso Jimny do jeito que é por mais um ano! E provavelmente você pôde escolher a cor que desejou, já a minha foi a única que eles tinham: preta. E o prazo de entrega acaba sendo bem menor, 5 dias úteis.

De fato, tem uma reportagem que fala que a Suzuki costuma ser meio intransigente na negociação. Segue ela:
http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2015/03/nas-lojas-suzuki-tem-bom-atendimento-nas-vendas-do-jimny.html

Abraço!!

Boa tarde jimyjimy!
Você simplesmente deu sorte porque o modelo já estava na CSS.
Amanhã faz 2 semanas que peguei o meu 4ALL aqui em Recife e paguei 62K por ele sem os acessórios acessórios.
Outro detalhe que achei estranho foi que o meu veio como 2015/2016 (e não vi nada de diferente entre os modelos 2015 e 2016).
Ao meu ver isso é apenas uma "jogada" das fábricas/montadoras para justificar um aumento nos valores dos veículos.
Ah, e esperei exatos 31 dias desde que fechei as negociações/pedido de compra.

Abraço

RICARDO RJ
08/06/2015, 18:36
Olá amigos.Paguei 65 k no meu Jimny 4 Work,15/15,em Vitória Es,já em estoque.Veio com interior lavável e engate com pino bola para reboque,e o step para acessar o teto.O 4 sport não tinha,e iria demorar no mínimo 30 dias segundo a Css,saíndo um completo com pneus Mud e snorkel por 69 mil.Não quis ir ao Rio onde sairia mais barato por comodidade.No geral tenho visto que os preços do 4 sport estão bem mais salgados.Essas informações são importantes pricipalmente para os foristas que estão para adquirir seu Jimny.Ab a todos.

RICARDO RJ
08/06/2015, 18:41

Desculpe não respónder antes Leo queiroz.Meu 4 work não veio com pneus Mud,e essa média só é conseguida andando sem pressa,mas não é impossível não.Ab Ricardo

jimyjimy
08/06/2015, 23:04
Na CSS não souberam me explicar muito sobre o 4work, talvez porque queriam desovar logo o estoque. Disseram que tem tanto um modelo que é idêntico ao 4all enquanto outro que é idêntico ao 4sport, com a única diferença de ter interior lavável. O seu seria mais parecido a qual?

Abraço!

Olá amigos.Paguei 65 k no meu Jimny 4 Work,15/15,em Vitória Es,já em estoque.Veio com interior lavável e engate com pino bola para reboque,e o step para acessar o teto.O 4 sport não tinha,e iria demorar no mínimo 30 dias segundo a Css,saíndo um completo com pneus Mud e snorkel por 69 mil.Não quis ir ao Rio onde sairia mais barato por comodidade.No geral tenho visto que os preços do 4 sport estão bem mais salgados.Essas informações são importantes pricipalmente para os foristas que estão para adquirir seu Jimny.Ab a todos.

RICARDO RJ
09/06/2015, 13:53
Olá jimyjimy.O meu é o que a Suzuki chama de 4 work off road(veio escrito assim na nota fiscal),quase igual ao 4 sport,por ter as caixas de rodas mais alargadas,prontas para receber pneus mud.Os angulos de entrada e saída do 4 sport e do 4 work são os mesmos,sendo mais compatível com o off road mais pesado.Queria mesmo um 4 sport,mas não quis esperar 30 dias,e leveiu o 4 work mesmo,básicamente é o mesmo carro.O 4 sport completo vem tb com Skid plate)peito dse aço)e snorkel,e pneus mud,o que devo colocar á parte,catapultando seu preço para próximo dos 70 k!!.No forum não vi ainda posts de outros propietários do 4 work.Esse meu deve ter ficado mais tempo para vender,pois o 4 sport é realmente mais procurado.Ab a todos.

Barros
09/06/2015, 18:20
...No forum não vi ainda posts de outros propietários do 4 work.Esse meu deve ter ficado mais tempo para vender, pois o 4 sport é realmente mais procurado.
A 4Work é mais procurada por frotistas, produtores rurais e órgãos públicos, cujos usuários têm um perfil diferente e provavelmente não costumam frequentar o fórum, mais voltado para os amantes do off-road como lazer.

acbrz
09/06/2015, 19:31
Olá acbrz! Bom saber sua experiência. Não sabia que já estavam comercializando modelo 2016. O meu é de fato 2015/2015, apesar de eu não ter o documento ainda. Pelo menos mostra que ainda teremos nosso Jimny do jeito que é por mais um ano! E provavelmente você pôde escolher a cor que desejou, já a minha foi a única que eles tinham: preta. E o prazo de entrega acaba sendo bem menor, 5 dias úteis.

De fato, tem uma reportagem que fala que a Suzuki costuma ser meio intransigente na negociação. Segue ela:
http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2015/03/nas-lojas-suzuki-tem-bom-atendimento-nas-vendas-do-jimny.html

Abraço!!

Boa noite jimyjimy
Sim eu escolhi o vermelho, apesar de ter ido com à CSS com a vontade do verde amazônia, porém não me agradou muito esse verde (preferia que ele fosse um pouco mais claro, tipo verde oliva/exército), então optei pelo vermelho.
Eles tinham para pronta entrega preto, branco, cinza amarelo e um 4SPORT verde amazônia (ainda bem que tinha esse verde lá e pude ver de perto e decidir corretamente.
Foi uma agonia esperar por 31 dias até o "brucutu" chegar, muitas noites de insônia :shock:
Agora estou pianinho até "amaciar" o motor como recomendado pelo manual, mas depois é só aproveitar.

RICARDO RJ
10/06/2015, 13:40
A 4Work é mais procurada por frotistas, produtores rurais e órgãos públicos, cujos usuários têm um perfil diferente e provavelmente não costumam frequentar o fórum, mais voltado para os amantes do off-road como lazer.Tem razão Barros,mas no geral é bem semelhante ao 4 Sport,aceitando bem os pneus mud,por ter as caixas de roda mais largas,e ainda vem com interior lavável,reboque pino bola,e stepside.Como inicialmente queria um 4 sport branco,e não queria esperar,esse me atendeu bem.Pretendo depois dos pneus Mud instalar tb um Snorkel.Ab a todos!

LuizCabral
11/06/2015, 08:27
Alguem poderia me informar quais são os opcionais e as diferenças entre cada versão? Qual versão vale mais a pena?

Barros
11/06/2015, 09:40
Veja aqui: http://suzukiveiculos.com.br/app/webroot/novo/files/Fichas_Tecnicas_2015_JIMNY.xlsx
Qual versão vale mais a pena? Depende do seu uso, do seu gosto, do seu bolso... o ideal seria vc visitar uma concessionária Suzuki e avaliar pessoalmente, inclusive fazendo um test-drive em cada uma das versões.

LuizCabral
11/06/2015, 12:14
O 4work saiu de linha?

Gosto da versão com os acessórios off-road. Valem a pena? O 4sun também me agrada, mas tenho um pouco de receio da segurança da capota de lona.

[]'s

Kal-EL
11/06/2015, 19:59
Pessoal, acabei de adquirir um Jimny, peguei o verde escuro sport, paguei 62mil, mas não é zero, é um 14/15 com 8mil rodados, mas o que me animou foi que ele vem bem completo inclusive com alarme e modulo dos vidros, além de ganhar a próxima revisão grátis, outra coisa boa é que já emplacado e com ipva e demais encargos pago é só transferir e pronto. Pego amanhã cedo, ansiedade a mil.

jorgeffn
11/06/2015, 20:46
Pessoal, acabei de adquirir um Jimny, peguei o verde escuro sport, paguei 62mil, mas não é zero, é um 14/15 com 8mil rodados, mas o que me animou foi que ele vem bem completo inclusive com alarme e modulo dos vidros, além de ganhar a próxima revisão grátis, outra coisa boa é que já emplacado e com ipva e demais encargos pago é só transferir e pronto. Pego amanhã cedo, ansiedade a mil.

Parabéns... o pequeno valente não vai te decepcionar!!!!

na minha humilde opinião, tirando o rápido prazer de tirar um carro 0km, vc fez um excelente negócio... 8mil km não é nada.... e os benefícios como os que você citou além de diferença de preço fazem muita diferença!!!

abs!!!!

Barros
11/06/2015, 21:43
Por que será que um sujeito compra um Jimny 4Sport 2014/2015 0km por cerca de R$65 mil, equipa e licencia o carro e, depois de alguns meses, tendo rodado apenas 8.000km, resolve vendê-lo por R$62 mil?

jorgeffn
11/06/2015, 22:00
Por que será que um sujeito compra um Jimny 4Sport 2014/2015 0km por cerca de R$65 mil, equipa e licencia o carro e, depois de alguns meses, tendo rodado apenas 8.000km, resolve vendê-lo por R$62 mil?

Barros, coisas do ser humano..... O Jimny é um carro com apelo visual e aventureiro muito grande, porém muita gente não se acostuma com ele, motor, espaço interno, "saculejo"... são vários fatores que podem decepcionar quem não sabe bem o que procura... e num mercado que os "cross" tem grande aceitação, não é difícil entender quem exagera na dose "aventureira" e por não fazer uso de toda capacidade que o Jimny proporciona acaba desistindo do carro. Isso é notável até aqui no fórum, muita gente sem nenhuma noção de 4x4 ou offroad entrando nesse mundo através do Jimny. São várias as possibilidades.... uns se apaixonam pela estrada de terra e as aventuras de final de semana.... outros são fãs da natureza e acabam se identificando com a proposta do carro... outros partem para as trilhas de verdade e preparam o jipinho.... outros viajam nas férias por estradas ruins... enfim.. são várias as possibilidades... e entre elas está a de não adaptar com o motor fraco, o espaço reduzido e o saculejos dos jipes...

é o que sempre falo... ter um jipe é muito mais um estado de espírito!

abs!!!

Kal-EL
11/06/2015, 22:59
Realmente, quando estava procurando meu Jimny vi muitos semi novos com rodagem muito baixa, isso poderia ser um alerta, mas aproveitei bem e fiz dois bons test drive, vi as qualidades e os defeitos, na estrada senti o fraco motor, mas o prazer de ver aquele "monstrinho" brincando em lugares que nem imaginava que ele poderia passar já foi motivo de sobra de escolher o Jimny, fora que em nossas estradas cheia de "minas terrestre" exemplo, animais, buracos, restos de pneu recapado, barro, emendas, quebra molas... e todo tipo de obstáculos, infelizmente ou felizmente (no nosso caso kkk) o Jimny é um "mal" necessário.

E ainda tem a garnde vantagem de usar o Jimny como brinquedo kkkk

Barros
11/06/2015, 23:39
Para quem ainda não viu, está é a nova tabela da revisão programada do Jimny:
http://suzukiveiculos.com.br/app/webroot/novo/files/Tabela_SZK_Revioes_Jimny.pdf
O reajuste foi de cerca de 8%; agora, as primeiras 10 revisões custam R$5.598!
Isso equivale a pouco mais de 9% do preço atual do Jimny 4All, que é de R$61.490.

LuizCabral
12/06/2015, 09:02
Alguem aqui tem a versão 4sun?

J Carlos
12/06/2015, 09:20
Os 3 anos de garantia do Jimny são mais caros do que os 3 anos de garantia do Jeep Renegade a diesel.

scampos
12/06/2015, 09:33

É como já foi dito, a maioria assusta quando o carro pula que nem cabrito nas ruas. Eu pessoalmente me divirto. Ainda mais divertido porque comprei o meu 2013, há uns 3 meses, com 1.700km rodados (ou seja, quem comprou deixou o carro um ano na garagem), por R$49.500,00. Emplacado, ipva, alarme, etc.

RICARDO RJ
12/06/2015, 14:36
É como já foi dito, a maioria assusta quando o carro pula que nem cabrito nas ruas. Eu pessoalmente me divirto. Ainda mais divertido porque comprei o meu 2013, há uns 3 meses, com 1.700km rodados (ou seja, quem comprou deixou o carro um ano na garagem), por R$49.500,00. Emplacado, ipva, alarme, etc.
scampos vc vai adorar o pequeno Jimny.Estou deixando meu Hyndai SF e andando só com o jipinho,tanto na cidade quanto nas trilhas no final de semana.Aproveite,vc merece essa nova experiencia sobre rodas.Ab a todos

RICARDO RJ
12/06/2015, 14:39
Os 3 anos de garantia do Jimny são mais caros do que os 3 anos de garantia do Jeep Renegade a diesel.Tem razão Jcarlos a Suzuki brasil está pior que a Caoa e a Mit,metendo a mão no nosso bolso.

RICARDO RJ
12/06/2015, 15:08
Realmente amigos,muita gente não entende a proposta do Jimny e o descarta em pouco tempo.éum carro para que gosta do estilo off road,com baixo desempenho rodoviario mas alto desempenho na trilha que é onde interessa ao público desse veículo.Sorte de que está atrás do Jimny e consegue comprar um carro pouquíssimo rodado ainda com garantia.Ab a todos

RICARDO RJ
12/06/2015, 15:11
Pessoal, acabei de adquirir um Jimny, peguei o verde escuro sport, paguei 62mil, mas não é zero, é um 14/15 com 8mil rodados, mas o que me animou foi que ele vem bem completo inclusive com alarme e modulo dos vidros, além de ganhar a próxima revisão grátis, outra coisa boa é que já emplacado e com ipva e demais encargos pago é só transferir e pronto. Pego amanhã cedo, ansiedade a mil.Fez um bom negócio,é o Jimny 4 SPORT é o mais procurado,e ainda está na garantia.Parabéns e aproveite o pequeno gigante off road!

Barros
13/06/2015, 00:48
Os 3 anos de garantia do Jimny são mais caros do que os 3 anos de garantia do Jeep Renegade a diesel.
Depende; é que as revisões do Jimny são feitas a cada 10.000 km ou 6 meses e as do Renegade, a cada 12.000 km ou 12 meses. Assim, quem roda 1.000 km por mês, gasta $2.948 com o Jimny e $1.798 com o Renegade nos 3 primeiros anos. Mas, se o cara rodar 2.000 km por mês, vai gastar $3.429 com o Renegade e $2.464 com o Jimny nos primeiros 30 meses.

http://suzukiveiculos.com.br/app/webroot/novo/files/Tabela_SZK_Revioes_Jimny.pdf
http://www.jeep.com.br/fichas-tecnicas/plano-manutencao-flex.pdf

J Carlos
13/06/2015, 08:45
As revisões do Renegade a diesel são a cada km 20.000 ou anual, no total de R$ 2.748,00.

LuizCabral
13/06/2015, 12:09
Olá Nelson,

tirei umas fotos do meu celular para mostrar o acabamento interno do meu carro...
Abraços,

Leandro

Bom dia!
Amigo, gostaria de mais informações sobre o interior lavável e teto solar. Você poderia me passar seu contato (whatsapp)? Obrigado

Barros
13/06/2015, 16:10
As revisões do Renegade a diesel são a cada km 20.000 ou anual, no total de R$ 2.748,00.

Tem razão: os 3 anos de garantia do Jimny custam R$2.948 e os 3 anos de garantia do Renegade a diesel custam R$2.748, ou seja, R$200 a menos. O problema é que a única versão a diesel do Renegade atualmente disponível, a Trailhawk, custa a bagatela de R$116.900. Com esse dinheiro, quase dá pra comprar dois Jimny 4All!

J Carlos
15/06/2015, 11:36
Infelizmente não existe carro barato no Brasil.

Kal-EL
16/06/2015, 21:22
Pessoal, alguém mais sentiu incomodo com o barulho do suporte do extintor de incêndio batendo na lataria? Acho que amanhã vou comprar fita anti ruido e tentar abafar esse barulho.

Barros
17/06/2015, 14:44
O meu não faz barulho (pelo menos, por enquanto). O que me incomoda é o barulho do limpador do parabrisa... é tuc pra lá, tuc pra cá, tuc pra lá, tuc pra cá. Mandei darem uma olhada na última revisão e me disseram que é assim mesmo. Daí, mandei cristalizar o parabrisa (o que repele a água) pra eu não precisar usar muito o limpador e ficar ouvindo esse barulho irritante!

Rein@ldo
17/06/2015, 15:48
Kal-EL,

Vê se o suporte do extintor não está quebrado, o extintor não bate. Já havia comentado sobre isso aqui no fórum, mas ninguém se manifestou.
O suporte é muito frágil, o meu troquei na garantia e o que troquei, quebrou novamente uma das hastes, irei pedir para trocar agora na revisão de 20.000 km, pois o carro ainda está na garantia.

Quando troquei, na concessionária, me informaram que haviam efetuado a troca de muitos, mesmo Jimnys que andam a maior parte do tempo em vias asfaltadas.
No Japão, como em vários países europeus não se exige extintor. Ela é uma peça feita aqui, muito mal feita por sinal. Se com esta segunda troca não resolver irei pedir para um bom serralheiro fazer um descente.

Abç.

Kal-EL
17/06/2015, 20:05
Vou ver se está quebrado, pois ele fica solto em uma das extremidades, pensei em colocar fita anti ruido para abafar a batida, mas como vc disse desse problema vou verificar amanhã, já que agora minha garagem fica inviável de fazer alguma coisa, ainda mais com aquela luzinha fraca do Jimny, tenho um amigo que é um baita serralheiro, dependendo também mando ele fazer um decente para mim. De resto só alegria, carrinho bom demais de andar na cidade, mesmo não tendo esse proposito.

Queria também peguntar uma coisa, como comprei meu Jimny 4sport com 8mil km rodados, já peguei com o pneu MUD, eu não faço trilhas, vou ver se começo, mas no momento só cidade e ruas de terra, vcs acham recomendável colocar o pneu só para asfalto, se sim qual vcs me recomendam, Obrigado a todos.

Barros
17/06/2015, 20:42
Kal-El, os pneus MUD do seu Jimny são da BF? Se forem, acho que não vale a pena trocá-los agora, ainda mais que vc pretende começar a fazer trilhas. Eles são excelentes na terra e relativamente bons no asfalto. Um pouquinho barulhentos, é verdade, mas já me acostumei com eles. Futuramente, quando eles estiverem gastos, talvez eu os troque pelos novos BF All-Terrain T/A KO2 (ainda não lançados no Brasil), que também parecem muito bons (http://www.bfgoodrichtires.com/tire-selector/category/off-road-tires/all-terrain-t-a-ko2/tire-details).

Kal-EL
17/06/2015, 22:36
O meu é Pirelli Scorpion, pelo que vi são os que estão vindo nos 4sport atualmente.