Conectar

Ver Versão Completa : Suzuki Jimny NACIONAL.

Páginas : 1 2 [3] 4 5 6 7 8 9 10 11

thix4
22/04/2013, 10:14
Na minha opinião é mais o avanço do capitalismo que faz um jipe parecer muito mais obsoleto do que ele realmente é...

Não sei... mas vai é encarecer.. não tenho dúvida. Acho que dá pra mandar colocar airbag nesse meu por fora, na propria autorizado, caso eu ache necessário. Quanto ao freio abs, acho desnecessário. O freio é bom demais. Até parece que antes do abs os carros não freavam do mesmo jeito. Quem entende de direção, faz abs no pé mesmo, caso precise. Mas acho desnecessário, pq num jipinho desse e nas nossas estradas miseráveis a gente anda raramente acima dos 110 km/h. O bom desse carro é que andamos mais devagar, apreciando mais a viagem e as paisagens. No corolla, sempre chego depois de 2 horas no meu destino estressado, pois se anda normalmente a 140, fazendo que tenhamos do dobro de atenção e concentração na estrada. é isso...

marbovo
22/04/2013, 10:56
Não sei... mas vai é encarecer.. não tenho dúvida. Acho que dá pra mandar colocar airbag nesse meu por fora, na propria autorizado, caso eu ache necessário. Quanto ao freio abs, acho desnecessário. O freio é bom demais. Até parece que antes do abs os carros não freavam do mesmo jeito. Quem entende de direção, faz abs no pé mesmo, caso precise. Mas acho desnecessário, pq num jipinho desse e nas nossas estradas miseráveis a gente anda raramente acima dos 110 km/h. O bom desse carro é que andamos mais devagar, apreciando mais a viagem e as paisagens. No corolla, sempre chego depois de 2 horas no meu destino estressado, pois se anda normalmente a 140, fazendo que tenhamos do dobro de atenção e concentração na estrada. é isso...

Eu acho que o 0km com esses itens não vai ficar mais caro, penso assim por que a suzuki não diminui os preços depois de trazer o jimny pro brasil ai acho que eles vão usar isso pra queimar gordura e manter o valor no mesmo patamar de hoje.

thix4
22/04/2013, 11:21
Só pra não ficar a confusão, mas o meu é 2009 e o sistema é por esferas recirculantes. Dúvido muito que isso tenha mudado no 2013, pois é uma coisa que vem desde os LJ80 e Samurai.

Bom, quero retificar minha dúvida. Estava pesquisando na ficha técnica do Jimny e vi que seu sistema de direção é por pinhão e cremalheira com assistência hidráulica e não por rosca sem-fim com esferas recirculantes como imaginava. Então, acredito que este sistema equipou o Jimny até o ano de 2003.

Abraços a todos aos foristas e bom início de semana!

rogerjunior
22/04/2013, 13:02
Só pra não ficar a confusão, mas o meu é 2009 e o sistema é por esferas recirculantes. Dúvido muito que isso tenha mudado no 2013, pois é uma coisa que vem desde os LJ80 e Samurai.

Thix4,

Amanhã irei à concessionária Suzuki e irei tirar essa dúvida. Nas fichas técnicas dos Jimny 2012, dos modelos 4 S, 4 Street, 4 All e 4 Sport estão descritos: "sistema de direção do tipo pinhão e cremalheira".

Abraços

thix4
22/04/2013, 13:51
Ok, confirme sim. Pela ficha técnica global nada mudou (veja a parte CHASSIS)

Jimny:Specifications | Global Suzuki (http://www.globalsuzuki.com/automobile/lineup/jimny/spec/index.html)

Thix4,

Amanhã irei à concessionária Suzuki e irei tirar essa dúvida. Nas fichas técnicas dos Jimny 2012, dos modelos 4 S, 4 Street, 4 All e 4 Sport estão descritos: "sistema de direção do tipo pinhão e cremalheira".

Abraços

jullisom
22/04/2013, 18:27
Thix4,

Abraços

Não espere esclarecer suas dúvidas com os vendedores da suzuki, pois eles não sabem de nada. A minha nem sabia das versões do jimny e do novo som que vinha. Eu que tive que dar uma aulinha pra ela... é fogo!!!

Uma ajuda! Já não vejo a hora de visitar os lençóis maranhenses. Queria a indicação de uma loja na internet ou de marcas de acessórios. Quero comprar um snorkel e um bagageiro ou rack.

guimajc
22/04/2013, 20:09
Quero comprar um snorkel e um bagageiro ou rack.

Fala Jullison, Veja uns links para Snorkel:

OGZ
Snorkel - Jimny - Snorkels - Suzuki - Equipamentos para Off-Road - Armazem 4x4 (http://www.armazem4x4.com.br/snorkel-jimny.html)
tecnotrilha.com.br (http://www.tecnotrilha.com.br/index.asp?item=conteudo&codmenu=8336)
Snorkel Suzuki Jimny - 4x4 Racer Acessrios Off Road (http://www.4x4racer.com.br/ecommerce_site/produto_11227_9693_Snorkel-Suzuki-Jimny)

TJM
Snorkel TJM Suzuki Jimny (todos) (http://www.todoterreno.com.br/app.empresa/app.view/app.produtos/app.view/descricao.php?ind=367)

Trekmaster
Snorkel Trekmaster Suzuki Jimny - Suzuki - Equipamentos para Off-Road - Armazem 4x4 (http://www.armazem4x4.com.br/snorkels/trekmaster/snorkel-trekmaster-suzuki-jimny.html)

jullisom
23/04/2013, 11:26
Fala Jullison, Veja uns links para Snorkel:

OGZ
Snorkel - Jimny - Snorkels - Suzuki - Equipamentos para Off-Road - Armazem 4x4 (http://www.armazem4x4.com.br/snorkel-jimny.html)
tecnotrilha.com.br (http://www.tecnotrilha.com.br/index.asp?item=conteudo&codmenu=8336)
Snorkel Suzuki Jimny - 4x4 Racer Acessrios Off Road (http://www.4x4racer.com.br/ecommerce_site/produto_11227_9693_Snorkel-Suzuki-Jimny)

TJM
Snorkel TJM Suzuki Jimny (todos) (http://www.todoterreno.com.br/app.empresa/app.view/app.produtos/app.view/descricao.php?ind=367)

Trekmaster
Snorkel Trekmaster Suzuki Jimny - Suzuki - Equipamentos para Off-Road - Armazem 4x4 (http://www.armazem4x4.com.br/snorkels/trekmaster/snorkel-trekmaster-suzuki-jimny.html)

Esse snorkel pra frente é muito louco, apesar do outro ficar mais bonitinho. Será que essa entrada virada pra frente não deve melhor realmente o consumo do carro nas estradas? Pois com certeza aumenta o fluxo de ar e, consequente, de oxigenio. Alguém já colocou dele ou conhece alguém que colocou?

guimajc
23/04/2013, 17:50
Tem alguém do Fórum que colocou esse ano. Eu também acho este modelo mais bacana. Creio também que deva ter um fluxo melhor de ar para o motor.

Andre Martins
24/04/2013, 16:01
Muito legal as suas fotos.... que lugar é esse??

bacana d+ essas fotos.. o branco está irado!

marbovo
24/04/2013, 16:09
Tem alguém do Fórum que colocou esse ano. Eu também acho este modelo mais bacana. Creio também que deva ter um fluxo melhor de ar para o motor.

Esse modelo parecido com o da defender também da pra virar pra trás como precaução caso entre em um rio muito fundo e ele tem sulcos que drenam a água caso ela entre por ele.

Mas mesmo assim acho o de fabrica na cor do carro mais legal.. ;)

jullisom
24/04/2013, 16:39
Muito legal as suas fotos.... que lugar é esse??

é aqui em são luis mesmo. A nossa ilha possui 3 cidades: são luis, paço do lumiar e são josé de ribamar. Essas praias onde visitei são de são josé de ribamar. Fica mais ou menos 30 km do centro de são luis. Foi a primeira vez que fui nessas desertas.

Andre Martins
24/04/2013, 17:00
jullisom (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/73390-jullisom.html), muito bonito o lugar, mas admito que não esperava que fosse perto de São Luiz, já que quando fui aí, somente vi uma coloração de água voltado para o marrom, apesar que a água tinha uma temperatura muito gostosa....

é aqui em são luis mesmo. A nossa ilha possui 3 cidades: são luis, paço do lumiar e são josé de ribamar. Essas praias onde visitei são de são josé de ribamar. Fica mais ou menos 30 km do centro de são luis. Foi a primeira vez que fui nessas desertas.

jullisom
24/04/2013, 17:12
As prais daqui são marrom mesmo, são que nem as de Aracaju. Dizem que tem a ver com a vegetação, algas e mangues. Eu particular mente não gosto das praias aqui de são luis mesmo, só essas outras onde fui fazer o vídeo. Além de marrom, são poluídas mesmo. Segue o link do local exato dessas praias, pra ver ter noção mais ou menos de onde fica na ilha: Google Maps (http://maps.google.com/?ll=-2.53785,-44.03231&z=15&t=h)

Outra coisa... elas não são tão verde como na foto não, mas tem uma leve coloração sim. Uso uma câmera profissional nikon, aí, sempre intensifico o contraste das fotos. Elas ficam assim, bonitas. Não modifico a cor, só intensifico o contraste. O verde é da água mesmo. Por isso o nome da praia deve ser "ponta verde". Porque deve ser o único ponto da ilha que tem essa cor. Agora vou passar a ir lá com mais frequência.

jullisom
24/04/2013, 17:18
Pessoal... seguro no bb: 6 mil. Lá na Suzuki a moça fez a simulação em várias seguradores e a menos foi a mapfre e custou 4.400. Estão louco... vou fazer não.. já vi aqui em outros tópicos que fica nesses valores mesmo. E olhe que tenho 28 anos, casado, filho, servidor publico federal..
Até o corolla 10/11 da esposa que custa 50 mil na fipe fica por 1.200 reais.
Vou andar direitinho mesmo...
Se precisar... faço um empréstimo, deve sair mais em conta.

marbovo
24/04/2013, 17:20
Pessoal... seguro no bb: 6 mil. Lá na Suzuki a moça fez a simulação em várias seguradores e a menos foi a mapfre e custou 4.400. Estão louco... vou fazer não.. já vi aqui em outros tópicos que fica nesses valores mesmo. E olhe que tenho 28 anos, casado, filho, servidor publico federal..
Até o corolla 10/11 da esposa que custa 50 mil na fipe fica por 1.200 reais.
Vou andar direitinho mesmo...
Se precisar... faço um empréstimo, deve sair mais em conta.

Caramba... esses cara é foda, não faz seguro não... o meu ficou 2.5 e já achei caro...

jullisom
24/04/2013, 17:32
Caramba... esses cara é foda, não faz seguro não... o meu ficou 2.5 e já achei caro...

Pagava chorando 1.200, tirando tudo de besteirol, colocando o valor do carro em 45 mil, tirando carro reserva, proteção de vidros, reboque....

Um detalhe é que o sistema do banco do brasil considera o carro pick-up e importado. Eles ainda não atualizaram o sistema.
Pick-up vá lá... por ser 4x4.. mas importado??? acho que isso que tá pegando.. mas mesmo assim... deveria ser até 5% o valor do carro.

Andre Martins
24/04/2013, 18:14
jullisom (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/73390-jullisom.html), algumas páginas atrás, deixei o e-mail da corretora que fez o meu seguro. O meu seguro está quase vencendo. O valor foi sobre R$ 52.000,00 no perfil de minha esposa (38 anos, moramos em apartamento, sem filho aqui em BSB) e ficou pouco acima dos R$ 1.000,00 ( não lembro o valor exato). Todas essas informações pesam na hora de fazer o seguro. Tem um colega nosso que entrou em contato com ela, mas não sei dos detalhes de quanto foi cotado para ele.

Pagava chorando 1.200, tirando tudo de besteirol, colocando o valor do carro em 45 mil, tirando carro reserva, proteção de vidros, reboque....

Um detalhe é que o sistema do banco do brasil considera o carro pick-up e importado. Eles ainda não atualizaram o sistema.
Pick-up vá lá... por ser 4x4.. mas importado??? acho que isso que tá pegando.. mas mesmo assim... deveria ser até 5% o valor do carro.

Andre Martins
24/04/2013, 18:16
claudia.borges81@gmail.com é o e-mail dela, e revendo a postagem, tinha ficado em exatos R$ 1.086,00. O meu Jimny é um modelo 4ALL

jullisom
24/04/2013, 18:25
Beleza. já ia rever esses post mesmo, pq eu lembrei desse post aí com esse valor. Qual a seguradora?? já fiz tudo aqui, pela internet mesmo, no sistema do bb. Coloquei minha esposa, coloquei meu pai, coloquei pra cobrir só colisão e incêndio, o mínimo que consegui foi 3.500. Vou mandar um e-mail pra ela.

Andre Martins
24/04/2013, 18:57
Foi na Toquio Marine. O detalhe é que para os jipes, ela não cobre o parabrisa.

Beleza. já ia rever esses post mesmo, pq eu lembrei desse post aí com esse valor. Qual a seguradora?? já fiz tudo aqui, pela internet mesmo, no sistema do bb. Coloquei minha esposa, coloquei meu pai, coloquei pra cobrir só colisão e incêndio, o mínimo que consegui foi 3.500. Vou mandar um e-mail pra ela.

jullisom
24/04/2013, 19:07
Nunca ouvi falar.... será que presta mesmo?? vou pesquisar sobre essa seguradora.

Mauro B
24/04/2013, 22:12
Nunca ouvi falar.... será que presta mesmo?? vou pesquisar sobre essa seguradora.

Se encontrar aí, pode contratar. A Tokio Marine é uma excelente seguradora. Tinha com eles, mas não aceitaram mais o meu por ser 2001, e mudei para a Sulamérica por R$ 1872,00 com motorista principal de 23 anos e bônus 5.

Andre Martins
25/04/2013, 14:57
Quem fala dela fala bem, mas como eu nunca precisei usar e espero continuar sem precisar... não tenho como falar nada.

Mauro B
25/04/2013, 15:42
Quem fala dela fala bem, mas como eu nunca precisei usar e espero continuar sem precisar... não tenho como falar nada.

Já tive indenizações/consertos deles, sem problema.

Cocatriz
25/04/2013, 16:45
Só pra dar meu pitaco, a Tokio Marine é uma empresa multi-nacional bem grande, que fazia só seguro de barcos e afins, ela não tem muito nome no Brasil, mas é bem grande internacionalmente.

rogerjunior
25/04/2013, 17:29
Fiz uma cotação na Zurich Seguros e para bônus 5, recibi cotação de R$2000,00 para o modelo 4ALL e R$2500,00 para o modelo 4Sport. Franquia reduzida de R$2100,00. Seguro completo para o 4ALL, cobre vidros, lanternas e faróis e este é o único item que não tem cobertura para o modelo 4Sport.

Tenho 35 anos, solteiro e moro na grande BH.

Fica aí a dica, pois foi a seguradora de melhor preço para o meu perfil.

Eu iria a Via Natsu aqui em BH na última terça e não deu... sábado estou lá e quem sabe, para fechar negócio de um modelo 4Sport.

Abraços a todos!!

Mauricio Carneiro
25/04/2013, 22:53
Boa noite, pessoal. Novato no site, que aliás, é excelente. Parabéns! Após acessar muitas vezes resolvi me inscrever.
Gosto de offroad, apesar de não praticar, por enquanto, e ter pouco conhecimento do assunto. Tenho um SX4, que acho maravilhoso, mas pretendo em breve adquirir um offroad de verdade, o Jimny provavelmente. Dúvidas: o Jimny tem bloqueio do diferencial traseiro? Há como deixar um SX4 mais "forte", tipo instalar bloqueio do diferencial traseiro? Reduzida nele nem pensar, não? (se é que existe como transformar 4x4 "sem" em 4x4 "com" reduzida sem grandes gastos). Desculpem eventuais perguntas sem sentido rss...Obrigado.

homerohermida
25/04/2013, 23:03
Boa noite, pessoal. Novato no site, que aliás, é excelente. Parabéns! Após acessar muitas vezes resolvi me inscrever.
Gosto de offroad, apesar de não praticar, por enquanto, e ter pouco conhecimento do assunto. Tenho um SX4, que acho maravilhoso, mas pretendo em breve adquirir um offroad de verdade, o Jimny provavelmente. Dúvidas: o Jimny tem bloqueio do diferencial traseiro? Há como deixar um SX4 mais "forte", tipo instalar bloqueio do diferencial traseiro? Reduzida nele nem pensar, não? (se é que existe como transformar 4x4 "sem" em 4x4 "com" reduzida sem grandes gastos). Desculpem eventuais perguntas sem sentido rss...Obrigado.
O Jimny não possui bloqueio de direncial traseiro, pelo menos de fábrica. Quanto ao SX4, não acredito que estas modificações sejam possíveis e caso forem, que sejam economicamente viáveis.

marbovo
25/04/2013, 23:39
Eu nem sabia que o SX4 não tinha reduzida, deve ser por isso que não deixam fazer o suzuki adventure...

Como o homero falou acho que compensa muito mais comprar um 4x4 novo que pensar em fazer essa adaptação.

BrunoSX4
25/04/2013, 23:58
O Jimny não possui bloqueio de direncial traseiro, pelo menos de fábrica. Quanto ao SX4, não acredito que estas modificações sejam possíveis e caso forem, que sejam economicamente viáveis.

Maurício, como deve perceber pelo meu nick, meu avatar e minha assinatura também sou dono de um SX4 hehehe e mais um fã do mesmo...

Bom nesse meu quase 1 ano a comando do meu, eu aprendi que ele é mais esportivo do que cross...Ao meu ver não compensa "descaracterizar" o carro. Além do que não existe um produto padrão para instalar reduzida ou bloqueio no bichinho.Se der para fazer,será adaptação. O negócio do SX4 é colar na pista, no seco, na chuva, chuva com vento ou o que for... e eventualmente deixar algum dono da família locker da fiat com cara de interrogação.. hehehe

Para off road, vá de Jimny, a lenda.

Abraço!

BrunoSX4
26/04/2013, 00:02
Foi na Toquio Marine. O detalhe é que para os jipes, ela não cobre o parabrisa.

Heheh A Tóquio Marine queria R$17.000,00 no seguro do meu SX4, acredita? rsrsrsrs

homerohermida
26/04/2013, 09:36
Heheh A Tóquio Marine queria R$17.000,00 no seguro do meu SX4, acredita? rsrsrsrs
Estas seguradoras são uma piada... Esta mesma Tokio Marine, que me cobrou R$3600,00 no ano passado, queria R$4000,00 este ano. E a Sul América, que ano pasado era R$5400,00, este ano passou para R$3000,00. Sem critério nenhum...

marbovo
26/04/2013, 09:49
Estas seguradoras são uma piada... Esta mesma Tokio Marine, que me cobrou R$3600,00 no ano passado, queria R$4000,00 este ano. E a Sul América, que ano pasado era R$5400,00, este ano passou para R$3000,00. Sem critério nenhum...

Cara, ter carro que não é tão comum é dose mesmo por causa dessas coisas...

Eu achei que seguro de troller fosse mais caro, um cara tinha me falado que era pra mais de R$6.000

Cocatriz
26/04/2013, 10:06
o SX4 foi feito pra ser um capeta na rua, seja asfaltada ou de terra batida (boa), eu acredito que ele é, se não tivesse pego o Jimny teria pego um SX4, mas acho que eu ia fazer merda, pq carro 4x4 com a configuração dele, me convida pra sentar o pé.

Agora se botar Erosão, lama, aí o SX4 vira um carro normal só fazendo o pessoal de locker ou mesmo as pickups 4x2 ficarem com vergonha pra sair de atoleiro leve. E morre aí a capacidade off-road dele.

São mundos bem diferentes, e ajeitar um SX4 pra fazer off-road mais pesado que estrada de terra batida são 2 crimes, vc perde um bom carro e ganha um péssimo off-road.

Agora já aviso, que esquece fazer curva na velocidade que você faz com o SX4, o Jimny é jipe e exige que seja conduzido como tal. é que nem sair de uma moto speed pra uma Moto custom. A tocada muda e o objetivo também.

vou roubar a frase dos motociclistas estradeiros e, de SX4 você vê a paisagem, de Jimny você faz parte dela.

marbovo
26/04/2013, 10:25
Mas se você quiser trabalhar o SX4 da uma falada com esse cara...rsrsrsrs
http://www.talkford.com/uploads/myka_legacy_images/1230632289_2609_FT0_pict0172.jpg

Mauricio Carneiro
26/04/2013, 13:52
Valeu rapaziadda. Na verdade, pro SX4 acaba sendo então, no máximo, uma levantada na suspensão pra pegar uma estrada de chão e um pneu misto.
Ah, parece que a partir de 2014 o Jimny virá com airbag e ABS por força da lei. Confere?

marbovo
26/04/2013, 14:10
Valeu rapaziadda. Na verdade, pro SX4 acaba sendo então, no máximo, uma levantada na suspensão pra pegar uma estrada de chão e um pneu misto.
Ah, parece que a partir de 2014 o Jimny virá com airbag e ABS por força da lei. Confere?

que sei, não só ele, mas todos os carros virão com Air bag e ABS

rogerjunior
26/04/2013, 14:13
O airbag II e o ABS estará disponível nos Jimnys a partir de outubro desse ano.

Leo BA
26/04/2013, 15:39
O airbag II e o ABS estará disponível nos Jimnys a partir de outubro desse ano.

Pelo que andei lendo, como o Jimny é considerado utilitário e é um projeto antigo, parece existir uma brecha na lei que não tornará obrigatória sua adequação.
Aguardar pra ver.............

rogerjunior
26/04/2013, 17:35
O projeto antigo dele eximiu a Suzuki de disponibililá-lo já a partir do começo desse ano com airbagII e ABS. Entenda que, todo o projeto novo lançado a partir de 2011 ficou como obrigatoriedade, de ter no ano de 2011 30% dos modelos equipados com estes itens, e 60% no ano de 2012 e 100% em 2013. E todos os modelos produzidos ou vendidos no Brasil, terão por obrigatoriedade, ter os equipamentos de segurança como itens.

O Jimny brasileiro, foi lançado como todos sabem, em 2013 aqui no Brasil, mas como não se trata de um projeto novo, a Suzuki não foi obrigada a respeitar as margens pré-estabelecidas em 2009.

A Fiat, por este motivo, vai deixar de produzir a partir de outubro desse ano o Uno Mille, pois estruturalmente, o carro não é aprovado nas novas normas de engenharia automotiva, o mesmo se tratando da Kombi fabricado pela Volks.

Percebe-se que, o Mille e a Kombi, não possui os itens de segurança nem como opcionais. Já por exemplo, o Palio Fire, modelo de entrada, já tem.

Trabalho no setor automobilístico e já é de meu conhecimento estas questões...

Espero ter esclarecido as dúvidas.

Abraços,

Rogério.

ESTEBAN
26/04/2013, 18:01
Na Europa é vendido com esses itens de fabrica , faz tempo . que negócio é esse de projeto antigo?? , é só descaso, e custos , falta de respeito com o publico.

BrunoSX4
26/04/2013, 18:47
Na Europa é vendido com esses itens de fabrica , faz tempo . que negócio é esse de projeto antigo?? , é só descaso, e custos , falta de respeito com o publico.

Esteban, o histórico de sacanagem com o consumidor brasileiro já é conhecido e verídico, mas será que neste caso se aplica? Em um carro totalmente off-road como o Jimny, será que airbag e abs seriam uma boa? O troller que é "nacional", caro e parrudo não tem...

Pensa só, se vc perde a aderência e o barro te joga de frente num barranco... o airbag abre e acaba sendo mais prejudicial do que útil.
E o ABS é péssimo para fora de estrada... Existe o ABS off-road que, pelo que dizem, nada mais é do que "desligar" o sistema ABS comum.

Eu não gostaria de dirigir um off-road que não freasse no cascalho ou a prestes de estourar o airbag em uma colisão comum para este tipo de aventura...

Não sei como é na Europa, mas o ABS teria que ter o mecanismo de desligamento e o AirBag só poderia ser ativado numa porrada daquelas mesmo...

Prefiro assim do jeito que está.. é pra enfiar no barro mesmo...

Leo BA
26/04/2013, 19:37
Suzuki Jimny reviews | Expert and user reviews | carbuzz.co.uk (http://www.carbuzz.co.uk/car-reviews/Suzuki/Jimny)

Vejam esta matéria:
O cara desceu a madeira no Jipinho........... Mas gosto muito dele, mesmo assim!

BrunoSX4
26/04/2013, 19:56
Suzuki Jimny reviews | Expert and user reviews | carbuzz.co.uk (http://www.carbuzz.co.uk/car-reviews/Suzuki/Jimny)

Vejam esta matéria:
O cara desceu a madeira no Jipinho........... Mas gosto muito dele, mesmo assim!

Show!!!

E esse vídeo aqui: o melhor que achei sobre a capacidade do Jimny!

JIMNY HARD TEST DRIVE - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=5SKo6wjJNnA&list=FL6e3-K4usFgmbctwN86vA5A&index=1)

thix4
26/04/2013, 20:52
Pessoal, essa lei de airbag e ABS é foda na minha opinião. Eles deveriam pensar em categorias de veículos. Poderiam dispensar pra jipes e veículos de trabalho.

No off eu não quero ABS mesmo. Eu quero um carro que trave as rodas quando EU quiser. Quero ter controle total sobre o bichinho. Menos tralha também. Menos sensor pra pifar. Me chame de antiquado, mas eu gosto de simplicidade e acho que os carros hoje em dia são feitos pra idiotas dirigirem. Vejam, não estou falando que ABS é ruim. Só que no meu jipe eu dispenso. Ponto.

Vejam que até em países como a Nova Zelândia o Samurai ainda é vendido (sim, o quadradinho) como utilitário. Será que eles ou nós que estamos "atrasados" tecnologicamente?

http://www.suzuki.co.nz/Automotive/Farmworker/

absss

thix4
26/04/2013, 21:01
Exatamente o que eu comentei acima. Esquecem que a beleza está na simplicidade. Mas uma coisa há de ser dita. O Jimny é um mini jipe e, apesar da boa capacidade off road, não se compara a jipes grandes tipo tanque de guerra. Os diferenciais são fraquinhos, os braços de suspensão e panhards são feitos de manteiga, levantar ele e colocar pneus realmente grandes pros facões maiores dá um trabalho da p.... que às vezes nem compensa (transformar Fusca em Ferrari, mas não deixa de ser legal também, claro). Ou seja, a única parte realmente forte é o chassis e, mesmo assim, tem que cuidar com ferrugem. Ele só vai durar mesmo se for usado com cuidado. Tenta fazer trilha como alguns jipeiros fazem, passando por dentro de rios, diferencial socando nas pedras o tempo todo, etc. Esquece. Ao mesmo tempo que sua leveza, entre-eixos curto e por ser estreito (apertado, como disse o repórter) faz ele chegar onde poucos chegam.

absss

Vejam esta matéria:

ESTEBAN
26/04/2013, 21:43
Merecemos as merdas que compramos! você representa a media !desculpa

OTE=thix4;1915883]Pessoal, essa lei de airbag e ABS é foda na minha opinião. Eles deveriam pensar em categorias de veículos. Poderiam dispensar pra jipes e veículos de trabalho.

No off eu não quero ABS mesmo. Eu quero um carro que trave as rodas quando EU quiser. Quero ter controle total sobre o bichinho. Menos tralha também. Menos sensor pra pifar. Me chame de antiquado, mas eu gosto de simplicidade e acho que os carros hoje em dia são feitos pra idiotas dirigirem. Vejam, não estou falando que ABS é ruim. Só que no meu jipe eu dispenso. Ponto.

Vejam que até em países como a Nova Zelândia o Samurai ainda é vendido (sim, o quadradinho) como utilitário. Será que eles ou nós que estamos "atrasados" tecnologicamente?

Suzuki New Zealand - Farmworker (http://www.suzuki.co.nz/Automotive/Farmworker/)

absss[/QUOTE]

thix4
26/04/2013, 21:50
Não senhor. Leia novamente meu post. Não sou contra ABS e Airbag nos carros. Só acho que deveriam haver exceções.

A "média" só vai ditar o que o povo quer comprar. O povo quer Airbag e ABS em TODOS os carros. A média é você. Desculpa.

Merecemos as merdas que compramos! você representa a media !desculpa

ESTEBAN
26/04/2013, 22:48
ok, ta certo

thix4
26/04/2013, 23:56
É só um ponto de vista. Uma lei dessas pode matar não só Uno e Kombi, mas também T4, versão civil do Marruá entre outros. Como em momentos passados assassinaram os geniais veículos Gurgel.

Agora imagina um Samucão 0km a uns 30 mil? Basicão mesmo. Sonho? Agora imagine um 4Work com ABS e Airbag pra malhar no sítio? E pra substituir um fuscão? Difícil... Melhor ficar com ele mesmo.

E concordo plenamente com você que nos empurram carroças mesmo aqui no Brasil. Mas não adianta. Mesmo um Jimny S é muito mais bem elaborado que um popular basicão. Um Gol 1.0 é essencialmente o mesmo que um Gol 1.6, a parte do motor. Ou seja, ambos são desbalanceados. Digamos que o ideal seria um motor 1.4 Tsfi turbo (do A1). Sem contar o projeto em si da carroceria de alguns carros recém-lançados que são cheios de rebarbas e encaixes improvisados. Completamente discordante do que deveria ser pelo preço e itens de série. Já a proposta do Jimny é ser um carro barato no seu mercado original japonês ou mesmo na Europa. Um segundo carro pro dia da nevasca, por exemplo, além de pequeno e prático. Uma coisa é certa: não é à toa que este suzukinho conquistou adoradores ao redor do mundo. Todas as características de direção e interação máquina-motorista tornam ele mais divertido. O interior espartano estilo anos 90 também foi outra coisa que me conquistou.

absss

PS. Ainda que não entrei na questão do preço dos automóveis no Brasil. Os próprios custos pra manter um carro são tão altos que eles deveriam vir de graça, como celular. Na Inglaterra, por exemplo, é possível fazer um SORN (Statutory Off Road Notification) isentando o carro de impostos e taxas. Similar a uma moto de trilha com nota fiscal somente. O melhor é que você retornar o carro a condição de rua sem pagar o tempo que ficou parado ou usando só pra trilha. Aqui, pelo que eu saiba, não existe tal opção.

ok, ta certo

rogerjunior
27/04/2013, 20:26
Falae turma!!! Boa noite a todos!

Podem me considerar como um mais novo "jipeiro"...hehehehe. Hoje fui à concessionária e fechei a compra de um Jimny 4 Sport na cor vermelho... prazo de entrega: 60 a 90 dias para este modelo. Agora e curtir os dias até chegar a viatura. Estou muito contente com a aquisição, pois, de tudo que já li e pesquisei do carro, tenho certeza de que estou fazendo a melhor compra.

Este modelo já vem com o protetor de motor (cárter) e vou instalar os protetores da caixa de transmissão e tanque, assim como alarme e antifurtos nas rodas e estepe.

Thix4,

Tinha comentado sobre se havia tido alguma mudança na caixa de direção dos Jimny. Se era por esferas recirculantes ou o tradicional pinhão com cremalheira. Lembra?

Então, segundo o vendedor e pelo que entendi (caso algum entendido não concorde ou lê uma besteira escrita aqui, favor me corrigir) o Pinhão com cremalheira existe como noutros carros. A diferença, é que as esferas recirculantes são aplicadas nas pontas dos eixos que possuem rosca sem fim, ao invés dos tradicionais embuchamentos verificados nos demais carros. O sistema de esferas recirculantes permite um funcionamento "suave" do sistema e uma vida útil bem mais longa.

Ou seja, tudo conforme projeto original... o carro mantém os tradicionais conceitos que o tornaram esta obra de arte que é!!

Como disse, foi o que eu entendi da explicação! Se alguém com mais experiência puder elucidar melhor a questão, eu e os demais participantes ficarão agradecidos!

Abraços a todos e um bom domingão!!

Rogério

rogerjunior
27/04/2013, 21:10
Ah, estava me esquecendo de tirar uma dúvida com aqueles que já possuem o carro...

Bom, os Jimnys nacionais estão vindo equipados com os pneus Bridgestone Dueler H/T 684. O vendedor me disse que eles são aplicados a este tipo de veículos e que os mesmos possuem características 50% on-road e 50% off-road, mas os desenhos deles me deixaram intrigado.

Conferindo no site do fabricante, vi que procede a informação quanto à aplicação no uso destes veículos, assim como em pick-ups. Porém, são de características somente de on-road. Privilegiando o rodar macio, estabilidade, durabilidade e economia de combustível.

os 50% on-road e 50% off-road são especificados pela sigla A/T, era o que eu tinha imaginado.

A dúvida é: Alguém que tenha o carro com os pneus Dueler H/T 684 já experimentou dirigir em terrenos arenosos ou não pavimentadas molhadas ou não, que possa me dizer do seu desempenho? Se os mesmos não deslizaram mesmo estando no 4x4 normal ou 4x4 reduzida?

Usarei 80% do carro em estrada pavimentada, mas, ao menos 2x por mês estarei indo às cachoeiras ou vilarejos, cujas as estradas não são pavimentadas... e claro, vou adorar quando cair aquela pancada de chuva na estrada, deixando-a mais emocionante para dirigir a viatura... Como sou iniciante no assunto 4x4, tenho estas dúvidas quanto ao pneu que vem de série.

Para esclarecimento, não pretendo fazer trilhas pesadas/severas ou mesmo média. Mas, quero eventualmente sair da estrada de terra para encarar pequenos trechos de trilhas "leves"... afinal, o Jimny foi feito para isso....rsrs.

Ficarei agradecido com as dicas que possam me dar.

Abraços

Rogério.

marbovo
27/04/2013, 22:04
Ah, estava me esquecendo de tirar uma dúvida com aqueles que já possuem o carro...

Bom, os Jimnys nacionais estão vindo equipados com os pneus Bridgestone Dueler H/T 684. O vendedor me disse que eles são aplicados a este tipo de veículos e que os mesmos possuem características 50% on-road e 50% off-road, mas os desenhos deles me deixaram intrigado.

Conferindo no site do fabricante, vi que procede a informação quanto à aplicação no uso destes veículos, assim como em pick-ups. Porém, são de características somente de on-road. Privilegiando o rodar macio, estabilidade, durabilidade e economia de combustível.

os 50% on-road e 50% off-road são especificados pela sigla A/T, era o que eu tinha imaginado.

A dúvida é: Alguém que tenha o carro com os pneus Dueler H/T 684 já experimentou dirigir em terrenos arenosos ou não pavimentadas molhadas ou não, que possa me dizer do seu desempenho? Se os mesmos não deslizaram mesmo estando no 4x4 normal ou 4x4 reduzida?

Usarei 80% do carro em estrada pavimentada, mas, ao menos 2x por mês estarei indo às cachoeiras ou vilarejos, cujas as estradas não são pavimentadas... e claro, vou adorar quando cair aquela pancada de chuva na estrada, deixando-a mais emocionante para dirigir a viatura... Como sou iniciante no assunto 4x4, tenho estas dúvidas quanto ao pneu que vem de série.

Para esclarecimento, não pretendo fazer trilhas pesadas/severas ou mesmo média. Mas, quero eventualmente sair da estrada de terra para encarar pequenos trechos de trilhas "leves"... afinal, o Jimny foi feito para isso....rsrs.

Abraços

Rogério.

Olá Roger, se você não pretende fazer trilhas mais fortes com o carro, continua com o pneu que você tem senão vai ser um gasto a toa e quando for trocar o pneu ai você poderia colocar um AT mesmo.

eduardojunq
28/04/2013, 09:02
Só para acrecentar o que o Bovo falou, se voce não sentiu necessidade de fazer um Lift na suspensão, significa que os pneus originais te atenderão perfeitamente !

Pessoal,

Comecei a ler sobre o Jimny agora, e discordo um pouco do que foi dito ae atrás. Existem milhares de Jeeps Wrangler, XJ, ZJ fazendo trilhas de todos os tipos e TODOS eles tem Air Bag + ABS. Tratando-se de um sistema eletronico, bastaria o minimo de interesse da montadora em colocar uma opção ON/OFF. Pra mim isso tudo tá relacionado aos lucros SIM.

Cocatriz
28/04/2013, 11:37
Falar RogerJunior,

As opções na CCS é On-road - Dueler H/T e Off-Road BF M/T.

O Dueler H/T não é misto, não é 50/50 nem se vc rancar metade dos gomos dele na faca...

Eu já estou com 5 BF A/T (50/50) encomendados pra quando meu 4Sport Chegar ( ele tá prometido pro Final desse mes que acaba terça, mas já me informei que a cegonha demora 3 Dias pra chegar na Via Natsu e não anda final de semana nem feriado, como temos um feriado na Quarta, a previsão otimista é dia 10).

Só pra deixar claro; H/T 70/30 ( Se não me engano ); A/T(All Terrain) 50/50 e M/T (Mud Terrain) 30/70.

Bom não sei terrenos arenosos, mas a perfomance do pneu no molhado é igual qualquer pneu de carro, com a desvantagem do Jimny ser leve e ser mais fácil aquaplanar.

Pessoalmenente falando, se você vai ficar 90% do tempo no asfalto (minha situação) eu colocaria os A/T, jipe com H/T fica muito estranho.

ESTEBAN
28/04/2013, 15:04
Tudo muito bem dito , só acrecento , em situação de "previsivel aaquaplanagem ,em que vc estara já em velocidade menos , 4x4" . Aguardo opinioes.

Falar RogerJunior,

O Dueler H/T não é misto, não é 50/50 nem se vc rancar metade dos gomos dele na faca...

Eu já estou com 5 BF A/T (50/50) encomendados pra quando meu 4Sport Chegar ( ele tá prometido pro Final desse mes que acaba terça, mas já me informei que a cegonha demora 3 Dias pra chegar na Via Natsu e não anda final de semana nem feriado, como temos um feriado na Quarta, a previsão otimista é dia 10).

Só pra deixar claro; H/T 70/30 ( Se não me engano ); A/T(All Terrain) 50/50 e M/T (Mud Terrain) 30/70.

Bom não sei terrenos arenosos, mas a perfomance do pneu no molhado é igual qualquer pneu de carro, com a desvantagem do Jimny ser leve e ser mais fácil aquaplanar.

Pessoalmenente falando, se você vai ficar 90% do tempo no asfalto (minha situação) eu colocaria os A/T, jipe com H/T fica muito estranho.

ESTEBAN
28/04/2013, 15:08
É disso que se trata , "os caras da terçeirada" , acham " não precisa , é custo os caras no Brasil não ligam".

Só para acrecentar o que o Bovo falou, se voce não sentiu necessidade de fazer um Lift na suspensão, significa que os pneus originais te atenderão perfeitamente !

Pessoal,

Comecei a ler sobre o Jimny agora, e discordo um pouco do que foi dito ae atrás. Existem milhares de Jeeps Wrangler, XJ, ZJ fazendo trilhas de todos os tipos e TODOS eles tem Air Bag + ABS. Tratando-se de um sistema eletronico, bastaria o minimo de interesse da montadora em colocar uma opção ON/OFF. Pra mim isso tudo tá relacionado aos lucros SIM.

thix4
28/04/2013, 17:38
Pois é pessoal, tenho que concordar com vocês. Até porque aqui é o único país que não existe a versão auto do Jimny. Alguma razão tem.

A eletrônica também tem seu lado fantástico quando colocada em ação. E itens de segurança não dá pra ser contra. Nao é frescura não.

rogerjunior,

Obrigado por sanar a dúvida pra gente. Sou novato nesse mundo, tudo começou com o Jimny.

absss

rogerjunior
28/04/2013, 22:24
Obrigado pela dica marbovo! Mas, ainda sim penso na possibilidade de colocar os pneus A/T assim que eu pegar a viatura. A Strada Adventure do meu pai tem os pneus Pirelli Scorpion A/T, gosto do pneu que tem boa durabilidade e aguenta bem os buracos daqui da cidade de Contagem....rsrs.

Thix4, estou aqui para tentar aprender com todos vocês e ao mesmo tempo dar minha contribuição com o que eu aprender noutros cantos. Também sou iniciante neste mundão 4x4 e minhas experiências em estradas de terra se limitam em ir à cachoeiras de acesso mais fáceis. Antes, tinha um Novo Uno Sporting e tinha que ir com cuidado com ele, mas ainda assim ele foi comigo em vários lugares, pois adoro explorar os cantos daqui de MG que possuem regiões lindas, como as regiões entre Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras, regiões entre Mariana, Catas Altas e Ouro Preto, Serra dos Alves em Itabira e outras regiões mais... o que dirá então o que vou conhecer agora com o Jimny... :)

Agora é aguardar os 60 a 90 dias para a viatura chegar e até lá é fazer roteiros pra passear e conhecer pessoas que possuem Jimnys para fazer aventuras em grupo...

Abçs e bom início de semana a todos!!!

rogerjunior
28/04/2013, 22:30
Falar RogerJunior,

Valeu pela dica Cocatriz!!

Permita-me lhe perguntar! Você está adquirindo mais 4 jogos de rodas com os pneus A/T ou você vai à alguma loja substituir os Dueler H/T 684 pelos A/T? Se optou pela substituição, por acaso obteve ajuda da Via Natsu com algum fornecedor de pneu?

Eu conversei com o Antônio da Via Natsu, e ele me disse que não faria muita diferença entre os Dueler H/T para os A/T... mas ainda assim, pensei em ir num representante Bridgestone autorizado aí em BH ou mesmo aqui em Contagem e fazer a substituição dos 5 pneus pagando uma "diferença' que vou negociar...

Bom, terei ao menos 60 dias para pesquisar isso...

Abçs

marbovo
28/04/2013, 23:14
Valeu pela dica Cocatriz!!

Permita-me lhe perguntar! Você está adquirindo mais 4 jogos de rodas com os pneus A/T ou você vai à alguma loja substituir os Dueler H/T 684 pelos A/T? Se optou pela substituição, por acaso obteve ajuda da Via Natsu com algum fornecedor de pneu?

Eu conversei com o Antônio da Via Natsu, e ele me disse que não faria muita diferença entre os Dueler H/T para os A/T... mas ainda assim, pensei em ir num representante Bridgestone autorizado aí em BH ou mesmo aqui em Contagem e fazer a substituição dos 5 pneus pagando uma "diferença' que vou negociar...

Bom, terei ao menos 60 dias para pesquisar isso...

Abçs

Olá,
O vendedor está certo.
Esse Scorpion A/T não é "AT de verdade" cara, eu tinha antes de trocar o pneu e é a mesma coisa que o dueler. se você quer um AT mesmo, pega o da BF. Mas da uma volta antes com o dueler, vai ver que é a mesma coisa na terra.

rogerjunior
28/04/2013, 23:28
Olá,
O vendedor está certo.
Esse Scorpion A/T não é "AT de verdade" cara, eu tinha antes de trocar o pneu e é a mesma coisa que o dueler. se você quer um AT mesmo, pega o da BF. Mas da uma volta antes com o dueler, vai ver que é a mesma coisa na terra.

Então marbovo,

Se eu optar pela substituição, não será pelo Pirelli Scorpion, mas sim pelo A/T da Bridgestone. Gosto dos Scorpion que equipam a Strada do meu pai por serem bem resistentes aos buracos que na verdade, são uma característica dos pneus A/T.

E valeu mesmo pela dica e vou pesquisar tudo a tempo e se eu optar por manter os dueler H/T 684 é porque chegarei à conclusão que eles me irão garantir o que quero para o dia a dia na estrada pavimentada e não pavimentada.

Abçs!

jullisom
28/04/2013, 23:50
Pessoal, o snorkel pra esse modelo 2013 eh diferente. E-mail que recebi da tecnotilha "é o fabricado aqui no Brasil ou ainda é o japones?
se for o brasileiro o snorkel que tenho nao serve, pois o paralamas/capô é diferente. em breve terei p/ os Jimnys nacionais". Porem, depois de tanto pesquisar sobre funcionamento do snorkel, ve onde fica o "puxador" de ar do carro... To revendo meus conceitos...

uma duvida: tem algum ponto onde posso ter um furo de 8 cm de diametro ali por debaixo do painel, perto do tapete, onde posso ter acesso ao motor, sem ter que furar lataria do carro? Se tiver... Adeus snorkel.

marbovo
29/04/2013, 00:03
Pessoal, o snorkel pra esse modelo 2013 eh diferente. E-mail que recebi da tecnotilha "é o fabricado aqui no Brasil ou ainda é o japones?
se for o brasileiro o snorkel que tenho nao serve, pois o paralamas/capô é diferente. em breve terei p/ os Jimnys nacionais". Porem, depois de tanto pesquisar sobre funcionamento do snorkel, ve onde fica o "puxador" de ar do carro... To revendo meus conceitos...

uma duvida: tem algum ponto onde posso ter um furo de 8 cm de diametro ali por debaixo do painel, perto do tapete, onde posso ter acesso ao motor, sem ter que furar lataria do carro? Se tiver... Adeus snorkel.

A entrada de ar é a mesma para os 2 modelos, o que difere mesmo é por causa da mudança das partes externas como capo e etc...

Só não entendi uma coisa. você quer por snorkel no carro, mas não quer furar a lataria para clocar ele, é isso mesmo?
Que eu saiba todo snorkel é feito fazendo uma abertura na parte lateral do carro, é um acessório que não se tira mais depois de colocado, a não ser que substitua a parte furada.

jullisom
29/04/2013, 00:12
A entrada de ar é a mesma para os 2 modelos, o que difere mesmo é por causa da mudança das partes externas como capo e etc...

Só não entendi uma coisa. você quer por snorkel no carro, mas não quer furar a lataria para clocar ele, é isso mesmo?
Que eu saiba todo snorkel é feito fazendo uma abertura na parte lateral do carro, é um acessório que não se tira mais depois de colocado, a não ser que substitua a parte furada.

Nao que eu nao queira... Mas devido ao preco e a estetica... Estou "estudando" outra possibilidades. Acho que precisaria do snorkel 1 vez a cada 2 ou 3 meses. Mas... Estou vendo que eh possivel criar um snorkel provisorio (ou definitivo mesmo), gastando muito pouco. Ai so usaria quando fosse preciso. Sabe se tem algum acesso ao motor pela cabine? Ali pela barra da direcao, oumpelo porta luvas.....

marbovo
29/04/2013, 00:35
Nao que eu nao queira... Mas devido ao preco e a estetica... Estou "estudando" outra possibilidades. Acho que precisaria do snorkel 1 vez a cada 2 ou 3 meses. Mas... Estou vendo que eh possivel criar um snorkel provisorio (ou definitivo mesmo), gastando muito pouco. Ai so usaria quando fosse preciso. Sabe se tem algum acesso ao motor pela cabine? Ali pela barra da direcao, oumpelo porta luvas.....

Provavelmente você vai ter que furar também, mas por dentro,
da uma olhada aqui
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/34256-snorkel-sem-furar-lateral.html

marbovo
29/04/2013, 00:37
Cara, já que o seu jimny tem aquela entrada falsa de ar no capô, por que você não tenta adaptar uma entrada por ali? ficaria bem legal

jullisom
29/04/2013, 00:59
Cara, já que o seu jimny tem aquela entrada falsa de ar no capô, por que você não tenta adaptar uma entrada por ali? ficaria bem legal

Ali eh o primeiro lugar ond a agua bate quando se entra num rio ou rgiao alagada... Eh pedir um calco hidraulico.... Teu carro tem snorkel? Uma mangueira ligado ao tubo de sucçao de ar eh muito mais eficinte e seguro que muitos snorkel por ai. Muitos donos de troller estao usando mangueira de 3 polegadas por dentro dos snokel. Se snorkel nao tiver bem vedado no para lama ou se a valvula qu retira agua de chuvannao nao tiver funcionando..l. Eh perigo na certa. To pensando em usar esses canos flexiveis quando for necessario....

jullisom
29/04/2013, 01:12
U
Provavelmente você vai ter que furar também, mas por dentro,
da uma olhada aqui
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/34256-snorkel-sem-furar-lateral.html

Marbovo! Era exatamente isso que eu quero fazer! Pensei que era loucura minha. Se o snorkel pod puxar ar la do teto do veiculo, pq naopode puxar de dentro? Eh isso mesmo! Vou fazer daquele jeito e deixar o cano la, enrolado atras da bateria. No dia que eu precisar de snorkel, vou la e conecto no tubo do lado da caixa do filtro. So que antes quero rodar um tanque com ele conctado. Teoricamnte, com o ar refigerado do carro, torna o ar mais denso e com mais oxigenio, e consequentemente melhora a combustao do motor. Teoricamente o motor aspirando ar mais geleado eh pra ficar um pouco mais potente e economico. Se for pra furar a lataria e ainda gastar uns mil reais.... Prefiro furar essa parede corta fogo e gastar uns 50 reais. Valeu pelos links em breve vou fazer e Postarei fotos.

Andre Martins
29/04/2013, 14:51
Tenho o Jimny há quase um ano. Fiz alguns passeios com ele, que inclui uma ida no Jalapão e suas estradas arenosas, algumas idas à cachoeiras aqui em Alto Paraiso/GO, sendo que em uma delas não é recomendável ir sem carro 4x4. Destas aventuras o Pneu original, que é o que eu tenho até hoje, somente deu uma deslizada em um trecho de pedras que tinha uma boa inclinação. Passei por lá duas vezes, a primeira tentei somente com o 4x4, onde ele deslizou nas 4. Daí acionei a reduzida e fui para o abraço....subiu que parecia uma lagartixa na parede. Na segunda vez, não sei o motivo, mas a reduzida não quis acionar, subi sem ela mesmo...só com o 4x4. Ou seja, o pneu original da conta do recado sim!! é óbvio que em situações mais brutas vai fazer falta um pneu mais específico, mas como você disse que não vai enfrentar esses extremos....

Abraços

Rogério.

Cocatriz
29/04/2013, 18:35
@rogerjunior

Eu vou trocar os 5, e não vou ficar com 2 jogos, se fosse pra ficar com 2 jogos de pneus, eu ia pegar alguma coisa mais agressiva como um M/T ou um Recapado.

Minha experiência em trilha com atoleiro e um Michelin A/T LTX meia vida, me diz que o A/T realmente não é nem perto de um M/T na lama, mas ele limpa muito mais que o H/T isso tenho certeza. E ele tem mais cara de Jipe que o H/T, vou me sentir dirigindo uma Doblò com eles... (sim é o mesmo da Doblò).

O trecho que eu fiz em solo arenoso, sinceramente no 4x4 hi a quase 60km/h eu nem decidia pra onde eu queria ir, então A/T ou H/T não ia fazer diferença.

Até onde é estético x eficiência não sei dizer, pq nunca dirigi o mesmo carro na mesma condições com H/T e A/T. ( se vc tiver apertado de grana, fica com os H/T e quando for trocar mete os A/T )

Eu tenho um contato de uma loja de pneus que um amigo me passou, ele é amigo do dono ( mesmo pq achar BF A/T 215/75/R15 é pra poucos ). O Gerente da CCS disse que tinha comprador pros Duelers, não tenho muita certeza não, na pior vejo se deixo consignado com o dono da loja e/ou vendo no mercado livre mesmo... pra ficar com só a diferença de preço entre os A/T e os H/T pra pagar.

homerohermida
29/04/2013, 19:18
Ali eh o primeiro lugar ond a agua bate quando se entra num rio ou rgiao alagada... Eh pedir um calco hidraulico.... Teu carro tem snorkel? Uma mangueira ligado ao tubo de sucçao de ar eh muito mais eficinte e seguro que muitos snorkel por ai. Muitos donos de troller estao usando mangueira de 3 polegadas por dentro dos snokel. Se snorkel nao tiver bem vedado no para lama ou se a valvula qu retira agua de chuvannao nao tiver funcionando..l. Eh perigo na certa. To pensando em usar esses canos flexiveis quando for necessario....
Ao se colocar o Snorkel, elimina-se a válvula supra citada. O tampão eliminador vem no kit original da fábrica.

jullisom
30/04/2013, 09:25
Ao se colocar o Snorkel, elimina-se a válvula supra citada. O tampão eliminador vem no kit original da fábrica.

Vou fazer um snorkel com um tubo pra dentro do cabine. O tubo tem que ter 5,5 cm de diametro. Vou Isolar a valvula, se nao a agua é aspirada por lá.

jullisom
30/04/2013, 09:31
Quantos litros tem na reserva? A luz acendeu com 330 km. Ja to com 340 . Se eu chegar aos 360 ta bom demais. Sera 9/l na cidade. E olhem que o motor so ta com 500 km rodados. E detalhe: usei reduzida em alguns momentos na praia... Aquele video na praia gravado ja foi com esse tanque cheio. Rodei uns 10 km no 4x4. So alegria. Acredito que da pra fazer uns 12 na estrada.. Ah! usei 26 nos pneus, pra melhor conforto.

homerohermida
30/04/2013, 10:07
Vou fazer um snorkel com um tubo pra dentro do cabine. O tubo tem que ter 5,5 cm de diametro. Vou Isolar a valvula, se nao a agua é aspirada por lá.
Já andei num Jeep com este esquema. Funciona, mas é um barulho meio desagradável.

jullisom
30/04/2013, 11:03
Já andei num Jeep com este esquema. Funciona, mas é um barulho meio desagradável.

Com certeza deve ser, pq a forca de succao é grande. Mas so vou conectar no tubo de sucao do carro quando realmente eu for atravessar em alagado, entende?

Andre Martins
30/04/2013, 14:31
No jalapão, andando quase que o tempo todo com o 4x4 ligado e as vezes com a reduzida, o consumo ficou entre 10 e 12km. Na estrada a 120km/h ficava entre 11 e 12km/l. Acima dessa média, pode calcular uns 10 km/l. Andando com giro baixo, algo entre 2 mil e 3 mil rpm na cidade mesmo e sem ficar pegando muito trânsito pesado, tenho feito em torno de 13km/l.

Quantos litros tem na reserva? A luz acendeu com 330 km. Ja to com 340 . Se eu chegar aos 360 ta bom demais. Sera 9/l na cidade. E olhem que o motor so ta com 500 km rodados. E detalhe: usei reduzida em alguns momentos na praia... Aquele video na praia gravado ja foi com esse tanque cheio. Rodei uns 10 km no 4x4. So alegria. Acredito que da pra fazer uns 12 na estrada.. Ah! usei 26 nos pneus, pra melhor conforto.

rogerjunior
01/05/2013, 15:20
Tenho o Jimny há quase um ano. Fiz alguns passeios com ele, que inclui uma ida no Jalapão e suas estradas arenosas, algumas idas à cachoeiras aqui em Alto Paraiso/GO, sendo que em uma delas não é recomendável ir sem carro 4x4. Destas aventuras o Pneu original, que é o que eu tenho até hoje, somente deu uma deslizada em um trecho de pedras que tinha uma boa inclinação. Passei por lá duas vezes, a primeira tentei somente com o 4x4, onde ele deslizou nas 4. Daí acionei a reduzida e fui para o abraço....subiu que parecia uma lagartixa na parede. Na segunda vez, não sei o motivo, mas a reduzida não quis acionar, subi sem ela mesmo...só com o 4x4. Ou seja, o pneu original da conta do recado sim!! é óbvio que em situações mais brutas vai fazer falta um pneu mais específico, mas como você disse que não vai enfrentar esses extremos....

Ok André Martins! Valeu pela dica!!

Mas só uma curiosidade, o seu modelo que ainda é importado veio também com os pneus H/T ou vieram pneus de uso misto A/T? Faço-lhe a pergunta por já ter vistos em vários modelos importados os pneus misto A/T. De qualquer forma, receber todas as dicas dos atuais proprietários é e será sempre importante...

Abraços

rogerjunior
01/05/2013, 15:38
@rogerjunior

Eu vou trocar os 5, e não vou ficar com 2 jogos, se fosse pra ficar com 2 jogos de pneus, eu ia pegar alguma coisa mais agressiva como um M/T ou um Recapado.

Minha experiência em trilha com atoleiro e um Michelin A/T LTX meia vida, me diz que o A/T realmente não é nem perto de um M/T na lama, mas ele limpa muito mais que o H/T isso tenho certeza. E ele tem mais cara de Jipe que o H/T, vou me sentir dirigindo uma Doblò com eles... (sim é o mesmo da Doblò).

O trecho que eu fiz em solo arenoso, sinceramente no 4x4 hi a quase 60km/h eu nem decidia pra onde eu queria ir, então A/T ou H/T não ia fazer diferença.

Até onde é estético x eficiência não sei dizer, pq nunca dirigi o mesmo carro na mesma condições com H/T e A/T. ( se vc tiver apertado de grana, fica com os H/T e quando for trocar mete os A/T )

Eu tenho um contato de uma loja de pneus que um amigo me passou, ele é amigo do dono ( mesmo pq achar BF A/T 215/75/R15 é pra poucos ). O Gerente da CCS disse que tinha comprador pros Duelers, não tenho muita certeza não, na pior vejo se deixo consignado com o dono da loja e/ou vendo no mercado livre mesmo... pra ficar com só a diferença de preço entre os A/T e os H/T pra pagar.

Pois é Cocatriz,

Pneus H/T em jipe nem vai ficar parecendo que é realmente um jipe....rsrs. Neste caso, a estética pesa. Terei tempo para estudar todas as possibilidades, mesmo porque, no início minhas economias vão toda para a aquisição e licenciamento da viatura, fora uma pequena parte que será financiada. Terei ainda que pagar a renovação de seguro que no meu caso vence sempre no final de julho.

Então, só farei uma possível substituição se o negócio não for onerar além do que estipulei. E até aproveitaria a oportunidade para adquirir um segundo jogo, caso aparecesse um negócio imperdível. Um colega deu uma dica parecida com a sua citação, meu colega me indagou, porque não pegar um kit de rodas de ferro com pneus tipo MUD recapado? Ri pra ele e disse, o difícil é achar um num bom preço quando se quer....rs

Como inicialmente só pretendo ir às cachoeiras e eventuais trilhas bem leves, a opção de permanecer com os H/T pode se tornar uma opção, mesmo eu não gostando dos desenhos dos pneus e achar que os mesmos não combina com um jipe. Porque, querendo ou não, a maior parte dos trajetos será realizada em estrada pavimentada...

Bom, vou ver a que conclusão chegarei com as pesquisas e as importantes dicas que estou recebendo deste fórum...

Ah, o seu 4 Sport verde metálico chega mesmo essa semana? Vc tinha dito que o prazo que lhe deram foi de 60 dias, foi o mesmo prazo dado para mim...

Abraços

Andre Martins
01/05/2013, 22:32
Galera, estou querendo dicas quanto à aparelhos multimidias para o nosso Jimny. Algum de vocês sabe de marca e modelo que sirva no painel do Jimny? alguém já tem para dizer quais foram as impressões?

Cocatriz
02/05/2013, 13:34
Fala rogerjunior.

O Vendedor me ligou HOJE ( 02/05/2013 ) dizendo que ele já está pronto pra embarcar, como cegonha não roda Finais de semana nem feriados, Ela deve sair de lá segunda, e chegar aqui quarta ( demora 3 dias segundo ele ), daí mais 1/2 a 1 dia para colocar os acessórios que eu pedi ( e eu pedi praticamente todos ). Então ele deve cumprir minha previsão otimista. de entregar no dia 10.

Agora quanto ao Prazo, eu comprei sabendo que viria no final de Abril, foi a estimativa original ( e que foi verdadeira, já que tivemos um feriado no meio dessa semana, que impediu o transporte ). Eu fucei minha papelada em casa e, descobri que fiz o pedido dia 02/fev/2013. Então temos aí...97 Dias.

Mas quando eu comprei ainda não tinha nenhum 2013, sendo fabricado no Brasil, o Meu é o segundo 4Sport 2013 da Via Natsu.

Estou cotando o seguro e vendo os pneus também.

Ele ainda não me deu uma posição oficial sobre o Skid Plate, mas isso é a concessionária e a Fábrica não vou me meter. ( provavelmente ambos estão certos, mas é que a Fabrica não consegue explicar pra CCS que o Skid plate da lista de acessórios dele é na verdade aquela tampa que fecha a Longarina ).

Assim que ele chegar vou abrir um tópico, batizar ele, e postar fotos de como veio, o que conferí impressões etc etc etc...

Ah o segredo para controlar a ansiedade é lembrar que você não tem o financiamento para pagar enquanto ele não chega... agora se pagou á vista, cházinho de camomila e maracujá antes de dormir deve resolver... hahahahah

davidtuf
02/05/2013, 14:41
vc vai receber seu 4sport primeiro q meu 4all.. comprei desde fevereiro e estou com sérios problemas com suzuki sol de Fortaleza.. um descaso total!

Fala rogerjunior.

O Vendedor me ligou HOJE ( 02/05/2013 ) dizendo que ele já está pronto pra embarcar, como cegonha não roda Finais de semana nem feriados, Ela deve sair de lá segunda, e chegar aqui quarta ( demora 3 dias segundo ele ), daí mais 1/2 a 1 dia para colocar os acessórios que eu pedi ( e eu pedi praticamente todos ). Então ele deve cumprir minha previsão otimista. de entregar no dia 10.

Agora quanto ao Prazo, eu comprei sabendo que viria no final de Abril, foi a estimativa original ( e que foi verdadeira, já que tivemos um feriado no meio dessa semana, que impediu o transporte ). Eu fucei minha papelada em casa e, descobri que fiz o pedido dia 02/fev/2013. Então temos aí...97 Dias.

Mas quando eu comprei ainda não tinha nenhum 2013, sendo fabricado no Brasil, o Meu é o segundo 4Sport 2013 da Via Natsu.

Estou cotando o seguro e vendo os pneus também.

Ele ainda não me deu uma posição oficial sobre o Skid Plate, mas isso é a concessionária e a Fábrica não vou me meter. ( provavelmente ambos estão certos, mas é que a Fabrica não consegue explicar pra CCS que o Skid plate da lista de acessórios dele é na verdade aquela tampa que fecha a Longarina ).

Assim que ele chegar vou abrir um tópico, batizar ele, e postar fotos de como veio, o que conferí impressões etc etc etc...

Ah o segredo para controlar a ansiedade é lembrar que você não tem o financiamento para pagar enquanto ele não chega... agora se pagou á vista, cházinho de camomila e maracujá antes de dormir deve resolver... hahahahah

Cocatriz
02/05/2013, 15:33
davidtuf,
você já deve ter feito isso, mas vale a pena escrever denovo, já tentou falar no SAC da Suzuki e reclamar da concessionária?

davidtuf
02/05/2013, 16:13
é com o sac mesmo q estou tratando pq com a css não suporto mais nem pisar por lá.. só vou quando for pra receber e olha lá!

davidtuf,
você já deve ter feito isso, mas vale a pena escrever denovo, já tentou falar no SAC da Suzuki e reclamar da concessionária?

guimajc
03/05/2013, 17:46
Matéria da 4rodas.

Pequenos aventureiros - Reportagens - QUATRO RODAS (http://quatrorodas.abril.com.br/carros/impressoes/pequenos-aventureiros-738928.shtml)

É claro que compararam o Jimny com veículos de outro seguimento...

Cocatriz
03/05/2013, 18:58
guimajc,

Eles não "compararam" só mostraram os 4x4 dentro da faixa de preço de 80k e com apelo off-road ( por isso tiraram o SX4).
MAS
"
Entre si, os quatro jipinhos têm características tão diferentes quanto seu público-alvo. Veja qual deles tem mais afinidade com você."
tem essa parte no segundo parágrafo da matéria.

Eu lí a uns tempos atras uma matéria também da 4Rodas, sobre o Jimny só ficha técnica e avaliação, e ele estava com 4 estrelas de 5, e só tinha abaixo de 4 estrelas no quesito segurança por falta do Airbag e ABS.

rogerjunior
04/05/2013, 17:37
Fala Cocatriz!!

Então está chegando o dia de pegar a viatura hem? Vou aproveitar a sua dica para trabalhar a provável ansiedade que aumentará ao longo dos dias, sem carro, sem parcela do financiamento para pagar...rsrs.

Cara, o Antônio da Via Natsu foi bem seguro ao afirmar que o Skid Plate é a chapa de proteção do cárter/motor. Segundo ele, só no modelo 4 Sport que vem de fábrica, nos demais, All e Sun, é um acessório instalado na própria concessionária que custa R$490,00.

Devido a isso, eu solicitei a instalação somente das chapas de proteções da caixa de transferência e do tanque. Vou aguardar o fim de sua experiência para me manter informado.

Enquanto isso, vou fazendo cotações de seguros. Fiz com a Karina na própria Via Natsu e demais lugares, o melhor preço para o meu perfil (35 anos, solteiro, morando em Contagem...etc...) foi obtido na Corretora PAMCARY, pela Zurich Seguros... bônus 5, seguro completo até de vidros e faróis, franquia reduzida de R$2100,00 DM, DC de R$100000,00 por R$2395,00.

Está dentro do que tinha planejado que foi de R$2,5mil... se o meu carro levar 70 dias para ser faturado, eu aproveito o bônus 6 e ainda ganho um desconto de 5% a mais...

No mais, eu estou numa felicidade danada por estar adquirindo este carro, após meses de pesquisas e conversas com donos de Jimny e Samurai, me fez ter a certeza que optei pelo melhor carro. Tinha até cogitado de comprar uma Land Defender 90 ou um Troller pelo mesmo valor, mas não conseguir assegurá-los e até a dificuldade de achar um de boa procedência me fez ficar cada vez mais tentado a comprar um Jimny 4 Sport. E na verdade, ter um jipe é um antigo sonho... O Jimny, dentro das minhas expectativas, não ficará devendo nada aos dois modelos citados.

Um bom fim de semana e que sua semana seja de alegria ao pegar a sua Viatura!!! rsrs.

Abraços...

rogerjunior
04/05/2013, 17:43
Galera, estou querendo dicas quanto à aparelhos multimidias para o nosso Jimny. Algum de vocês sabe de marca e modelo que sirva no painel do Jimny? alguém já tem para dizer quais foram as impressões?

Olá André,

A Via Natsu de Belo Horizonte me ofereceu um Kit Multimídia para o Jimny que estou adquirindo. Por ser um acessório que não faço questão, não parei para olhar marca e modelo. Talvez eles te informam ao telefone ou mesmo por e-mail informações sobre o kit.

Telefone, 31-31163100

jullisom
05/05/2013, 10:40
Galera... Pros que reclamavam que o nariz do novo Jimny era entupido...
Dá pra desentupir. A parte preta que é colada na moldura branca sai. Talvez irão lançar futuramente um difusor de ar que impeça que a água de chuva entre. Acho que em caso de viagens acima de 150 km irei tirar... pra melhorar a ventilação do motor.

409669409670409671

Outro detalhe: Achei que os pneus pegavam 28 psi. Tava colocando 26 achando que estava colocando abaixo do indicado - pra melhorar o conforto. Quando fui olhar na etiqueta do carro, manda colocar 23 psi nos dois (sem carga), e 23 na frente + 26 nos traseiros, com carga. Achei estranho...
Diminui pra 23, melhorou ainda mais o conforto. Vamos ver o consumo....

Fiz 360 km com o primeiro tanque, média de 9 km/l (pneu 26 psi, ar ligado 100%, sem pegar estrada, usei 4x4h e 4x4l em alguns momentos).

Vamos ver a próxima.

Maeda
06/05/2013, 01:08
Jullisom,
Manter 23 não aumentou o consumo pra mim. Acredito até que ficou um pouco mais econômico porque ele deixou de pular demais, o que fazia perder velocidade.

Bonita cor do seu Jimny :)

Leo BA
06/05/2013, 08:58
Jullisom,
Manter 23 não aumentou o consumo pra mim. Acredito até que ficou um pouco mais econômico porque ele deixou de pular demais, o que fazia perder velocidade.

Bonita cor do seu Jimny :)

Aproveitando a deixa.........
Já rodei 18.000 km com o meu, sempre usando 23 psi nas quatro rodas (205/70/15 - Dueller HT).
Em caso de pegar terreno misto, deixo entre 18 e 20 e viajo normal no asfalto, até encontrar um posto legal. Nas dunas 13 psi e pode ir embora........ Abaixo disso corre o risco de desembeiçar (destalonar).
Venho fazendo o rodizio à cada 5 mil km - à direita e à esquerda incluindo o step - e os pneus estão muuuito longe de chegar na 1/2 vida. Parecem não gastar nada......estou cogitando calçar uns BF 215/75/15 AT, pois outro dia num pantanal, senti falta de pneus mais birrados. Quase atolei, um amigo com pneus originais iguais aos meus, atolou feio e foi salvo pelo terceiro carro, que estava de BF e ficava de sacanagem indo pra lá e pra cá, no trecho em que ninguém mais conseguia passar.

Mauro B
06/05/2013, 09:06
... estou cogitando calçar uns BF 215/75/15 AT, pois outro dia num pantanal, senti falta de pneus mais birrados. Quase atolei, um amigo com pneus originais iguais aos meus, atolou feio e foi salvo pelo terceiro carro, que estava de BF e ficava de sacanagem indo pra lá e pra cá, no trecho em que ninguém mais conseguia passar.

Os BFs dele eram MUD ou AT?

davidtuf
06/05/2013, 09:08
caramba vc fez 360km com o tanque? como vc tira a média? fez bem hein, ainda mais com ar ligado e usando 4x4 as vezes..

Galera... Pros que reclamavam que o nariz do novo Jimny era entupido...
Dá pra desentupir. A parte preta que é colada na moldura branca sai. Talvez irão lançar futuramente um difusor de ar que impeça que a água de chuva entre. Acho que em caso de viagens acima de 150 km irei tirar... pra melhorar a ventilação do motor.

409669409670409671

Outro detalhe: Achei que os pneus pegavam 28 psi. Tava colocando 26 achando que estava colocando abaixo do indicado - pra melhorar o conforto. Quando fui olhar na etiqueta do carro, manda colocar 23 psi nos dois (sem carga), e 23 na frente + 26 nos traseiros, com carga. Achei estranho...
Diminui pra 23, melhorou ainda mais o conforto. Vamos ver o consumo....

Fiz 360 km com o primeiro tanque, média de 9 km/l (pneu 26 psi, ar ligado 100%, sem pegar estrada, usei 4x4h e 4x4l em alguns momentos).

Vamos ver a próxima.

Leo BA
06/05/2013, 09:16
Os BFs dele eram MUD ou AT?

Mauro;

BF AT 215/75/15

jullisom
06/05/2013, 19:27
caramba vc fez 360km com o tanque? como vc tira a média? fez bem hein, ainda mais com ar ligado e usando 4x4 as vezes..

Enchi o tanque e zerei o odômetro parcial. A luz de reserva acendeu com 330. Enchi novamente o tanque com 350 km, e o ponteiro já estava saindo do ultimo ponteiro do marcador. Lembro que peguei o carro na concessionária com nada de gasolina, e ele estava distante do ultimo marcador. Acredito que dava pra rodar mais uns 20 km ou 30 km tranquilo. Só que não quis andar mais porque eu estava num engarrafamento. Agora já rodei uns 300 km novamente com o novo tanque e anda está marcando 1/4 do tanque.

davidtuf
07/05/2013, 08:59
axo q é meu pé q é pesado então hehe, nunca passei dos 300..

Enchi o tanque e zerei o odômetro parcial. A luz de reserva acendeu com 330. Enchi novamente o tanque com 350 km, e o ponteiro já estava saindo do ultimo ponteiro do marcador. Lembro que peguei o carro na concessionária com nada de gasolina, e ele estava distante do ultimo marcador. Acredito que dava pra rodar mais uns 20 km ou 30 km tranquilo. Só que não quis andar mais porque eu estava num engarrafamento. Agora já rodei uns 300 km novamente com o novo tanque e anda está marcando 1/4 do tanque.

Freak
07/05/2013, 11:25
axo q é meu pé q é pesado então hehe, nunca passei dos 300..

Caramba! Aqui eu faço cada tanque 380 (misto) 400km (estrada)

JulioTavares
07/05/2013, 18:34
Aqui também, cerca de 370 misto e 390/400 cidade.
Uma curiosidade é que independente da pisada (leve ou mais pesada) quando chega no meio do tanque marca exatos 180km no meu carro!

davidtuf
07/05/2013, 19:01
bem, como passei apenas 1 mês com o meu obtive apenas 3 tanques, o primeiro deu 280, o segundo 290 e o terceiro 300.. graças a Deus o meu carro será trocado, pode ser q o proximo venha mais economico ^^

Oyama
08/05/2013, 08:23
Olá pessoal, gostaria de saber se alguém colocou o BF AT 215 75 R15, sem mexer na suspensão.Se positivo, está pegando ou não?

davidtuf
08/05/2013, 08:37
gostaria de saber tbm se alguém já colocou pirelli scorpion e qual melhor tamanho pra não mexer na suspensão..

marbovo
08/05/2013, 09:02
gostaria de saber tbm se alguém já colocou pirelli scorpion e qual melhor tamanho pra não mexer na suspensão..

Olá David,

Os Jimny HR vinham com Scorpion eu não recomendo trocar os dueller pelos da pirelli, da no mesmo...

davidtuf
08/05/2013, 10:41
então vou rodar mais com os dueller.. vlwww

Olá David,

Os Jimny HR vinham com Scorpion eu não recomendo trocar os dueller pelos da pirelli, da no mesmo...

Cocatriz
08/05/2013, 11:15
Se o Jimny 4all aceita o 215/75R15 eu não sei.
Agora que o Pirelli Scorpion melhor que o Dueler H/T fora do asfalto ele é, um pouquinho, o pneu original do Jimny parace pneu de Van. Ele deveria vir com o Dueler A/T na minha opnião.

Mas eu concordo que trocar os Dueler H/T por pirelli Scorpion pode não ser bom negócio, pq é pouca vantagem, mas melhora a estética.

davidtuf
08/05/2013, 11:39
pois é, pensei mais na estética e consumo.. axo q vai beber um pouco mais.

Agora que o Pirelli Scorpion melhor que o Dueler H/T fora do asfalto ele é, um pouquinho, o pneu original do Jimny parace pneu de Van. Ele deveria vir com o Dueler A/T na minha opnião.

Mas eu concordo que trocar os Dueler H/T por pirelli Scorpion pode não ser bom negócio, pq é pouca vantagem, mas melhora a estética.

Leo BA
08/05/2013, 11:49

Concordo!
Mas já procurei por toda a parte o AT Dueller 205/70/15 e não encontrei. o Jim S de um amigo, veio com estes pneus e além da boa estética são bem mais eficientes que os HT, no fora de estrada.
Estou cogitando ir de BF 215/75/75, porque tem disponível aqui em SSA - e pode ser instalado sem calço - que não pega nada.

marbovo
08/05/2013, 13:59
Concordo!
Mas já procurei por toda a parte o AT Dueller 205/70/15 e não encontrei. o Jim S de um amigo, veio com estes pneus e além da boa estética são bem mais eficientes que os HT, no fora de estrada.
Estou cogitando ir de BF 215/75/75, porque tem disponível aqui em SSA - e pode ser instalado sem calço - que não pega nada.

Olá,

Quanto ao calço, cuidado pois já ouvi aqui no forum alguem reclamando que depois de colocar os 215 ele raspava quando ficava com muita lama no parabarro, lembrando que o jimny HR vinha com pneus 215 e com calço de 1".

Leo BA
08/05/2013, 14:57
Olá,

Quanto ao calço, cuidado pois já ouvi aqui no forum alguem reclamando que depois de colocar os 215 ele raspava quando ficava com muita lama no parabarro, lembrando que o jimny HR vinha com pneus 215 e com calço de 1".

Isso é bem verdade!
Em caso de muita lama agarrada, pode faltar espaço na caixa de roda. No nosso grupo tem um S calçado com os os BF, que ficou show de bola no charco e na areia, mas não chegou a pegar daquelas argilas grudentas que seguram até D-8.

JulioTavares
09/05/2013, 13:57
No meu 4All troquei os duelers originais pelos Kumho Road Venture AT KL78 215/75/R15 e por enquanto não raspou em nada, mesmo passando rápido em quebra-molas.

Oyama
09/05/2013, 14:59
Olá pessoal, Julio Tavares, onde achou para comprar os Kumho Road Venture AT KL78 215/75/R15.Quanto custou

rogerjunior
10/05/2013, 08:21
Bom dia Cocatriz! Blz?

É hoje que a viatura será entregue? Desejo que sim, assim acaba de vez com a ansiedade e tornará seu fim de semana mais divertido...rsrs. :)

Gostaria de saber o que ficou resolvido do Skid plate. Este é a chapa de proteção motor/carter? Ou é mesmo aquela chapa de fechamento do chassi como desconfiou?

Se não for a chapa de proteção do motor/carter, o que então ficou decidido com a Via Natsu? Você teve que colocar como acessório e pagar por isso ou houve algum acordo (subsídio) por parte da concessionária?

Bom, espero que esteja tudo caminhando para os finalmente e tenha muita sorte e felicidade com o seu Suzuki.

Abraços,

Rogério

Cocatriz
10/05/2013, 16:06
Ele chegou, mas ainda não tá liberado pra eu pegar :(.
O Antônio me disse que antes de ser entregue, ele é desenvelopado ( vem coberto com um adesivo para proteger no transporte), Vistoriado ( se tiver algum defeito de fabricação é devolvido ), e aí sai do depósito e vai pra ccs, então os opcionais são montados e ele é lavado e polído antes da entrega... Ele falou quinta, mas eu acredito que quarta deve estar pronto...

Coisas interessantes que eu descobri hoje na minha visita a CCS.
1 - O Jimny não é mais fabricado em Catalão na Planta da Mitsubishi e sim em Itumbiara na fábrica da Suzuki.
2 - A estamparia vem pronta da empresa que faz o chapa, agora não lembro se era a Belgo, ou outra...

O pessoal da CCS também estava com medo da qualidade dos Jimny cair com a fabrica nacional, Mas todos os componentes que são fabricados aqui tiveram amostras enviadas para o Japão, para serem aprovadas antes da homologação.

Uma coisa que ele me contou da Fábrica japonesa da Suzuki, mas não sabe se aqui é assim também, é que quando eles identificam um problema, a diretoria da empresa apura o por que e todo o lote do carro com problema é descartado, Papo de vendedor ou fato, você decide...

O Fato é que os Suzukis motos ou carros são conhecidos pela durabilidade e qualidade dos componentes.

rogerjunior
10/05/2013, 16:48
Que pena, isso só faz aumentar a ansiedade...

Legal ter estas informações, gostei de saber do cuidado no transporte. Não da para saber se ocorrer problemas com o carro o lote todo fica descartado. Para isso, teria que ser problema no chassi, só isso justificaria o sucateamento da carroceria com chassi, mas pode ter certeza que todo o restante dos componentes seriam reaproveitados. Porém, um problema numa porta ou no capô e mesmo paralamas, não é motivo para descarte de carroceria, somente substituição.

Acredito no zelo dos japoneses na construção do carro aqui no Brasil, afinal, o pouco volume de fabricação justifica todo o cuidado com a qualidade, são pouco mais de 100 unidades vendidas no mês no Brasil todo. Essa é a quantidade que a Fiat vende em menos de uma hora do Novo Uno no Brasil todo. O maior problema hoje das montadoras em manter uma qualidade boa de seus carros é justamente o grande volume de fabricação e o pouco tempo de melhoria do produto. Desenvolve-se um carro e três anos depois o mesmo já se encontra em produção, para mais três anos ter mudanças significativas no visual. No Jimny é o contrário, há todo o tempo para melhorias, aliais, já chegou numa tal situação que fica dificil de evoluir.

E quanto ao Skid Plate, alguma informação relevante?

Cocatriz
10/05/2013, 16:54
Ainda nada sobre o Skid Plate.

rogerjunior
10/05/2013, 17:10
Bom, estou super curioso sobre isso...

Tomara que seja mesmo o protetor motor/carter conforme afirmado pelo Antônio. Já viu né, se não for ela, sendo somente o fechamento do chassi, com certeza a concessionária irá querer cobrar o valor desse "acessório", que no 4 All custa R$490,00. Eles não irão querer arcar com o ônus...

Mauro B
10/05/2013, 18:10
SKID PLATE

É o nome dado à proteção inferior, no caso de ser resistente, longa e lisa, de maneira a permitir que o carro deslize sobre ela em algum terreno em que esta parte fique apoiada (rochas ou solo pedregoso).

Yuki
10/05/2013, 22:31
Um primo meu que trabalhou no Japão disse que a Toyota descarta todo o lote, enquanto a Mitsubishi descarta apenas as que peças que deram problema e por isso lá é (ou pelo menos era) considerada de segunda linha.

Sobre a Suzuki ele não soube dizer.

Abraço

Cocatriz
11/05/2013, 08:51
@Mauro, valeu pela definição, até o momento eu não sabia o que Skid Plate queria dizer,agora eu já até sei qual peça é... pela definição é aquela peça que sai da ponta da longarina dianteira e faz uma rampa invertida para baixo do carro.

@Yuki, Engraçado você falar essa parte da mitsubishi, pq foi exatamente o que ele me disse, eu só omiti a parte do mitsubishi quando escrevi no forum.

Rubens Chagas
11/05/2013, 11:17
Pessoal, gostaria de saber a opinião dos donos de Jimny e colegas sobre a calibragem dos pneus.
Tenho meu Jimny 11/12 e estou muito satisfeito com o cabritinho!
Mas o problema com 'shimmin' me atormenta desde o momento que peguei-o 0km na concessionária.
O carro tá com 30.000 Km rodados e nas 3 revisões os técnicos não conseguiram resolver esse problema.
Já vi vários posts sobre 'shimmi' aqui no fórum, mas suspeito da calibragem do pneu também!
O meu veio de com o Scorpion ATR 215/75R15. A fábrica recomenda 23psi mas costumo utilizar 30psi, pois o consumo é interessante (13Km/litro) na cidade s/ar.
Mas no Jimny 13/13 que vêm com pneu 205/70R15 e já vi recomendação da fábrica (adesivo do lado da porta motorista) com 23psi e 26psi.
Enfim, qual a calibragem os colegas recomendam para rodar 90% asfalto e 10% chão (por enquanto)?
Obrigado!

Oyama
11/05/2013, 11:27
Olá, o meu 4all, saiu da concessionária com28psi, e pulava demais.Ajustei para os 23 recomendados pela fábrica e ficou excelente.

Rubens Chagas
11/05/2013, 11:36
Tks Oyama? Verificou se houve maior consumo com a alteração na calibragem?

Fabbio
11/05/2013, 11:37
Tenho um 4all com pneu 205 e calibro com 26 psi , pula um pouco , mas já me acostumei . Meu uso está numa média de 60% cidade e 40% estrada e esta consumindo 12/13 km/ l com ar sempre ligado. O meu não apresenta vibração na direção.

Oyama
11/05/2013, 12:01
Em relação ao consumo, não notei diferença.Faz 380-390 km, uso misto.

Cocatriz
11/05/2013, 12:21
Rubens, 30Psi é muito pra um pneu de Jipe, vai pular demais, no máximo 26psi se você estiver com preguiça de por 23/26psi.

Agora o Shimmin geralmente é por causa do balanceamento das rodas.

Yuki
11/05/2013, 21:25
Rubens, os Pirelli Scorpion têm dado problemas de balanceamento.

Os meus deram trabalho pro rapaz lá, foi chumbo pra caramba! Mas ficou lisinho agora.

Veja se não é isso.

Abraço

JulioTavares
12/05/2013, 00:14
Olá pessoal, Julio Tavares, onde achou para comprar os Kumho Road Venture AT KL78 215/75/R15.Quanto custou

Ganhei numa promoção da Suzuki o jogo com 4, e o estepe eu comprei por fora na mesma loja (Drive) aqui de Recife. O estepe saiu por R$480 a vista.

Maeda
12/05/2013, 04:14
Pessoal, gostaria de saber a opinião dos donos de Jimny e colegas sobre a calibragem dos pneus.
Mas o problema com 'shimmin' me atormenta desde o momento que peguei-o 0km na concessionária.
O carro tá com 30.000 Km rodados e nas 3 revisões os técnicos não conseguiram resolver esse problema.
Já vi vários posts sobre 'shimmi' aqui no fórum, mas suspeito da calibragem do pneu também!
O meu veio de com o Scorpion ATR 215/75R15. A fábrica recomenda 23psi mas costumo utilizar 30psi, pois o consumo é interessante (13Km/litro) na cidade s/ar.
Mas no Jimny 13/13 que vêm com pneu 205/70R15 e já vi recomendação da fábrica (adesivo do lado da porta motorista) com 23psi e 26psi.
Enfim, qual a calibragem os colegas recomendam para rodar 90% asfalto e 10% chão (por enquanto)?
Obrigado!
Rubens,
Eu tive o mesmo problema desde zero.
Por recomendação do pessoal da concessionária, fui até uma loja de balanceamento de confiança e acompanhei todo o serviço.

Da primeira vez melhorou muito, mas não resoleu o problema. Sem cerimônia, retornei no dia seguinte e pedi pra refazer. Eles mesmo admitiam que o Jimny é um carro difícil de acertar o balanceamento e isso ocorre por dois motivos básicos: o furo central da roda é muito grande e as máquinas não centralizam a roda direito. O operador precisa gastar um bom tempo pra centralizar a roda e poder fazer o balanceamento. Se não estiver bem centralizada, não vai dar certo. É trabalhoso; o segundo fator é que o modelo da roda não permite fazer o balanceamento lateral completo, mas apenas o vertical, ou seja, o chumbo compensa o peso do pneu, mas não compensa a diferença do peso entre os dois lados do pneu porque os chumbos ficam colados quase que no meio da roda. E é aí que está o grande problema do 'shimmy' - a diferença de peso lateral que faz a roda 'abanar'.

A solução eu mesmo pedi pra fazerem. Pedi pra retirarem todo o chumbo de adesivo e colocaram os chumbos com grampos. Isso leva o contrapeso para as laterais na parte mais extrema. Com isso, o balanceamento ocorre com menos chumbo e compensa a diferença entre a banda de fora e a de dentro. Não fica muito bonito, mas RESOLVEU!

Mas lembre-se: se o operador não centralizar a roda direito, sem chances.

Antes que pergunte, a necessidade de centralizar vem do fato de que o furo central é muito grande e a máquina tem o eixo pequeno. A roda fica frouxa e fora do centro. O ajuste nesse caso tem que ser manual até centralizar no eixo. Se fizer o balanceamento 'no local', esse problema não vai existir. Ok?

Abraço e boa sorte!

rogerjunior
12/05/2013, 13:17
Valeu Mauro B pela explicação do Skid Plate.... Estávamos todos na maior dúvida sobre o equipamento.

Após sua explicação e citação de Cocatriz, tive a condição de reparar melhor na peça após ver algumas fotos, cujo o ângulo permitia uma melhor análise.

Na Strada Adventure do meu pai, 28 PSI são mais que suficientes para um bom desempenho...mas jipe é diferente, e como nunca tive um, calibragem e balanceamento será tudo uma novidade. Só espero que eu não tenha tantos problemas de balanceamento nos pneus do Jimny quando eu pegá-lo. Mas, fico tranquilo em qualquer situação desse tipo, após leituras em fóruns e ótimas análises dos foristas deste e demais espaço...

Agora estou aqui me divertindo na casa de minha irmã, que é mãe e com a outra irmã mamãe tbm e claro, com a nossa mãezona comandando tudo...rs. E desejo aos participantes deste espaço, um bom dia ao lado das incríveis mães que temos...

Abraços a todos...

evcanais
12/05/2013, 17:21
Obrigado!

Rubens o meu Jimny é 2013 e tinha esse problema do shimy entre os 75 e 80 km/h , depois de muita briga consegui resolver com um balanceamento no local.

Mauro B
13/05/2013, 06:56
Rubens o meu Jimny é 2013 e tinha esse problema do shimy entre os 75 e 80 km/h , depois de muita briga consegui resolver com um balanceamento no local.

No meu caso, também. Só o balanceamento no local resolveu, e ficou com 0 de chumbo numa roda e 10g na outra.

Andre Martins
13/05/2013, 16:37
O meu com pneus originais e com calibragem de 26psi fazem em torno de 13km com autonomia de 420km aproximadamente.

Em relação ao consumo, não notei diferença.Faz 380-390 km, uso misto.

davidtuf
13/05/2013, 16:45
então não resta dúvidas, é meu pé mesmo.. =/

O meu com pneus originais e com calibragem de 26psi fazem em torno de 13km com autonomia de 420km aproximadamente.

Andre Martins
14/05/2013, 15:53
Não podemos esquecer também a questão de trânsito. Pelos horários que eu ando com ele, dificilmente fico preso em trânsito. Dá para andar boas distâncias sem ficar naquele para e anda de trânsito pesado. Além do que o meu já está indo para os 13.000 km e 2ª revisão ( no final deste mês mesmo). Se eu não me engano o seu é recem tirado e deve ter pouca quilomeragem e isso faz diferença no começo...

então não resta dúvidas, é meu pé mesmo.. =/

davidtuf
15/05/2013, 08:15
pois é.. o meu tem pouco tempo, neste momento o tanque está na metade e rodei apenas 150km, vai ser no máximo 300km com o tanque, espero q melhore o consumo pois comprei ele justamente por ser um 4x4 econômico. =/

Não podemos esquecer também a questão de trânsito. Pelos horários que eu ando com ele, dificilmente fico preso em trânsito. Dá para andar boas distâncias sem ficar naquele para e anda de trânsito pesado. Além do que o meu já está indo para os 13.000 km e 2ª revisão ( no final deste mês mesmo). Se eu não me engano o seu é recem tirado e deve ter pouca quilomeragem e isso faz diferença no começo...

FIDELIS
15/05/2013, 11:04
Tive um Jimny 02/03 que tinha shimmin, resolvi adaptando um amortecedor de direção, depois disso andei uns 2000km e não retornou.

Rubens, 30Psi é muito pra um pneu de Jipe, vai pular demais, no máximo 26psi se você estiver com preguiça de por 23/26psi.

Agora o Shimmin geralmente é por causa do balanceamento das rodas.

JulioTavares
15/05/2013, 19:53
Alguém sabe o valor de mercado dos pneus originais (dueler ht 205 70 r15)?
Troquei os meus pelos Kumho KL78 215/75 e venderei os dueler!
grato

Cocatriz
15/05/2013, 21:19
Novos em torno de 500 reais, tinha uma pessoa vendendo no Mercado livre com certo km, por 450, mas tinha que levar os 5...

Se você estiver em MG, ou mediações e estiver pensando em comprar pneus 215/75/R15, acompanhe o tópico, eu to num rolo com pneus, pode ser que tenha 1 proposta irrecusável de 5 215/75/R15 BF A/T. Mas só devo ter confirmação amanhã.

Finalmente me ligaram pra ir pegar o carro, SEXTA eu pego. tá marcado!.

marbovo
15/05/2013, 21:21
Novos em torno de 500 reais, tinha uma pessoa vendendo no Mercado livre com certo km, por 450, mas tinha que levar os 5...

Se você estiver em MG, ou mediações e estiver pensando em comprar pneus 215/75/R15, acompanhe o tópico, eu to num rolo com pneus, pode ser que tenha 1 proposta irrecusável de 5 215/75/R15 BF A/T. Mas só devo ter confirmação amanhã.

Finalmente me ligaram pra ir pegar o carro, SEXTA eu pego. tá marcado!.

Caramba, que pneu caro hein...rsrs
Paguei 500 no meu BF MUD 235

Cocatriz
15/05/2013, 21:34
Preço de pneu é uma coisa estranha.

Ele é encima da medida, por exemplo meu carro atual usa 185/65/R15 que é uma medida incomum.
o Continental nessa medida é 20% mais caro que o 205/60/R15 que é um pneu mais largo, e se não tiver um pouco mais de borracha, tem a mesma quantidade que a medida original.
Além de ser foda de achar.

Tenta achar Dueler H/T, vc vê Dueler A/T, mas H/T é foda de achar.

RHL
16/05/2013, 00:47
Pessoal dos nacionais, notaram alguma folga no sistema de direção?

Meu 4Sport sempre teve, e todos os japas que eu entrei (S, 4All, 4street) tinham a mesma folga.

JulioTavares
16/05/2013, 06:52
Pessoal dos nacionais, notaram alguma folga no sistema de direção?

Meu 4Sport sempre teve, e todos os japas que eu entrei (S, 4All, 4street) tinham a mesma folga.

O meu é japa e realmente tem. Acho que se não tivesse essa folga seria bem pior de dirigir nas imperfeições pela tendência do carro em puxar o volante.

abraço

Cocatriz
16/05/2013, 19:33
Bom, amanhã pego, e posto fotos....

Me livrei do rolo dos pneus, quer dizer me livrei mais ou menos tomei um prejúzinho, mas saí com BF Mud.

E posto as primeiras experiências, eu infelizmente provavelmente não vou poder rodar muito nesse final de semana, mas dia 30 ele vai ver muito chão pq vai até sampa...

Eu irei criar um novo tópico, e aqui vou deixar só experiências, por hora, só de venda e negociação. ( Alias, o Antonio da Via Natsu, me disse que um colega de fórum foi procurar por ele na hora de ver o Jimny :) ).

marbovo
16/05/2013, 21:24
Bom, amanhã pego, e posto fotos....

Me livrei do rolo dos pneus, quer dizer me livrei mais ou menos tomei um prejúzinho, mas saí com BF Mud.

E posto as primeiras experiências, eu infelizmente provavelmente não vou poder rodar muito nesse final de semana, mas dia 30 ele vai ver muito chão pq vai até sampa...

Eu irei criar um novo tópico, e aqui vou deixar só experiências, por hora, só de venda e negociação. ( Alias, o Antonio da Via Natsu, me disse que um colega de fórum foi procurar por ele na hora de ver o Jimny :) ).

É isso ai cocatrix, mud ftw

rogerjunior
17/05/2013, 08:42
Blz Coca!

Posta aqui o link após criar o seu fórum. Não deixa de postar as fotos da viatura também... Ontem conversei com o Antônio da Via Natsu e o meu vermelhinho só lá pra início de julho :(....rsrs.

jullisom
17/05/2013, 14:36
Olá senhores.

Eu já tinha postado nas minhas experiencias com meu "branquinho" que eu não tinha percebido a folga nele. Em um HR e em outro Street semi-novos lá da concessionária, mesmo com o carro parado eu girava a direção e percebia a folga, nitidamente.

Repito: No meu brazuka 2013 4 all não tem. As vezes só aparece algo parecido quando pego algo muito irregular. Mas é muito irregular mesmo.

Aproveitando: Estou comprando um rack pro teto "com fechamento" no site http://www.newtrack.com.br/Produto.aspx?IdProduto=226&IdProdutoVersao=311.
Achei interessante que o frete é grátis, ao contrário de outros sites e no mercado livre que já vi frete até mais caro que o produto.

No mais... só alegria. Olha o que fiz ontem, cortando um caminho, ao vim pro trabalho... estava com saudade de terra e de acionar o 4x4H E 4x4L.

411640

marbovo
17/05/2013, 15:04
Olá senhores.

Eu já tinha postado nas minhas experiencias com meu "branquinho" que eu não tinha percebido a folga nele. Em um HR e em outro Street semi-novos lá da concessionária, mesmo com o carro parado eu girava a direção e percebia a folga, nitidamente.

Repito: No meu brazuka 2013 4 all não tem. As vezes só aparece algo parecido quando pego algo muito irregular. Mas é muito irregular mesmo.

Aproveitando: Estou comprando um rack pro teto "com fechamento" no site http://www.newtrack.com.br/Produto.aspx?IdProduto=226&IdProdutoVersao=311.
Achei interessante que o frete é grátis, ao contrário de outros sites e no mercado livre que já vi frete até mais caro que o produto.

No mais... só alegria. Olha o que fiz ontem, cortando um caminho, ao vim pro trabalho... estava com saudade de terra e de acionar o 4x4H E 4x4L.

411640

Legal essa rack hein.

Eu tenho uma normal com 2 hastes horizontais, a unica coisa que eu acho ruim é que algumas vezes quando vou numa velocidade acima de 90km/h começa a assobiar, depois de muito tempo descobri que o barulho vinha do rack, mas é um acessório muito útil

Cocatriz
17/05/2013, 16:44
Bacana mesmo o rack...

Peguei o danado... vou ficar devendo as fotos pq a Luz não tá legal, e eu não estou no meus melhores dias por conta de outra coisa.

já criei o tópico pra ele:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/121322-rubik-cube-meu-jimny-4sport.html#post1930050

Ah sobre o Skid Plate do Jimny, apesar das informações desencontradas entre CCS e Fábrica, ele existe e é de plástico só para neve como me disseram a primeira vez.

Qual é a confusão, o Skid Plate dele é curtinho saindo a ponta da Longarina, e é de plástico, parece um plástico bem resistente mas ainda sim de plástico.

Assim que terminarem de montar meus acessórios ( segunda ) posto fotos com indicações.

Agora só alegria, assim que eu estiver melhor pra ficar rodando por aí :D

marbovo
17/05/2013, 17:24
Bacana mesmo o rack...

Peguei o danado... vou ficar devendo as fotos pq a Luz não tá legal, e eu não estou no meus melhores dias por conta de outra coisa.

já criei o tópico pra ele:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/121322-rubik-cube-meu-jimny-4sport.html#post1930050

Ah sobre o Skid Plate do Jimny, apesar das informações desencontradas entre CCS e Fábrica, ele existe e é de plástico só para neve como me disseram a primeira vez.

Qual é a confusão, o Skid Plate dele é curtinho saindo a ponta da Longarina, e é de plástico, parece um plástico bem resistente mas ainda sim de plástico.

Assim que terminarem de montar meus acessórios ( segunda ) posto fotos com indicações.

Agora só alegria, assim que eu estiver melhor pra ficar rodando por aí :D

Posta a foto desse skid plate, eu jurava que era aquela parte da frente...rsrs

jullisom
20/05/2013, 15:39
Galera!!!

Me deu uma doida e fui aos lençóis maranhenses ( por Santo Amaro) com o carro original. Fui Sábado cedo e só cheguei agora segunda as 13 em slz. DETALHE: fomos 4 pessoas e meu filho de 2 anos. Fomos sozinhos mesmo, sem outro carro. 190 km de asfalto e 40 km de terra e lama - esses 40 km são feitos em 2 horas. A maioria do tempo em 2ª marcha, raramente dava pra usar a 3ª.

Resultado: Muito satisfeito. :))))

Resumo:
1 - Deixei muito dono de troller e hilux PUTO/ENCABULADO - pois eles vão em lugares remotos, e quando cheguei lá de Jimny... o cara do pessoal é "notória" - meio que abaixam a cabeça e comentam algo do tipo.... "como esse carro chegou aqui?" ainda mais eu andando sem snorkel, sem pneu apropriado.
2 - Ganhei meu primeiro atoleiro na terra fofa - mas consegui sair cavando, secando colocando 14 psi nos pneus e usando o tapete de borracha.
3 - Conheci lugares paradisíacos.
4 - Ganhei um pequeno FURO no radiador. Andando sobre as dunas dos lençóis, ontem já voltando pro hotel, vi que o ar-condicionado esquentou, quando fui ver o marcador de temperatura do motor, tava TOPADO. Aí parei pra esfriar. Remotei a andar e aqueceu novamente em 5 minutos. Fui ver com o guia, o radiador estava sem agua. Colocamos água das lagoas e percebi, passando por debaixo que jorrava um filete de agua (como de uma agulha de seringa) saindo do radiador e indo em direção a ventoinha e motor. Tinha uma marca lá no radiador - um lastro. Com certeza algum galho das partes alagadas ficou presa e o motor jogou no radiador, mas coisa bem pouca mesmo. LIÇÃO: vou comprar aquela proteção PEITO DE AÇO. Com certeza se eu a tivesse, não teria tido esse problema. SOLUÇÃO - ESSA É A MELHOR PARTE...... os toytoreiros em geral (das bandeirantes que fazem passeio lá) e mecânicos lá da pequena cidade falaram que era só colocar na água CORANTE DE COLOCAR EM COMIDA (alguns estados chamam de coloral) Eu dúvide..... já tinah decidido em voltar pra casa com varias garrafaz pets de agua pra ir completando.... Só pra ter uma ideia, depois que saímos da lagoa, 30 minutos depois, o radiador estava pela metade. Hoje cedo coloquei o bendito CORANTE no radiador, dissolvido na água e pronto!!!! Rodei 230 km e tá lá... cheinho de água.

No mais.... só alegria. Estou preparando os videos e fotos pra postar. Lugares paradisíacos.

Mauro B
20/05/2013, 17:00
galera!!!

Me deu uma doida e fui aos lençóis maranhenses ( por santo amaro) com o carro original. Fui sábado cedo e só cheguei agora segunda as 13 em slz. Detalhe: Fomos 4 pessoas e meu filho de 2 anos. Fomos sozinhos mesmo, sem outro carro. 190 km de asfalto e 40 km de terra e lama - esses 40 km são feitos em 2 horas. A maioria do tempo em 2ª marcha, raramente dava pra usar a 3ª.

resumo:
1 - deixei muito dono de troller e hilux puto/encabulado - pois eles vão em lugares remotos, e quando cheguei lá de jimny... O cara do pessoal é "notória" - meio que abaixam a cabeça e comentam algo do tipo.... "como esse carro chegou aqui?" ainda mais eu andando sem snorkel, sem pneu apropriado.
2 - ganhei meu primeiro atoleiro na terra fofa - mas consegui sair cavando, secando colocando 14 psi nos pneus e usando o tapete de borracha.
3 - conheci lugares paradisíacos.
4 - ganhei um pequeno furo no radiador. Andando sobre as dunas dos lençóis, ontem já voltando pro hotel, vi que o ar-condicionado esquentou, quando fui ver o marcador de temperatura do motor, tava topado. Aí parei pra esfriar. Remotei a andar e aqueceu novamente em 5 minutos. Fui ver com o guia, o radiador estava sem agua. Colocamos água das lagoas e percebi, passando por debaixo que jorrava um filete de agua (como de uma agulha de seringa) saindo do radiador e indo em direção a ventoinha e motor. Tinha uma marca lá no radiador - um lastro. Com certeza algum galho das partes alagadas ficou presa e o motor jogou no radiador, mas coisa bem pouca mesmo. Lição: Vou comprar aquela proteção peito de aço. Com certeza se eu a tivesse, não teria tido esse problema. Solução - essa é a melhor parte...... Os toytoreiros em geral (das bandeirantes que fazem passeio lá) e mecânicos lá da pequena cidade falaram que era só colocar na água corante de colocar em comida (alguns estados chamam de coloral) eu dúvide..... Já tinah decidido em voltar pra casa com varias garrafaz pets de agua pra ir completando.... Só pra ter uma ideia, depois que saímos da lagoa, 30 minutos depois, o radiador estava pela metade. Hoje cedo coloquei o bendito corante no radiador, dissolvido na água e pronto!!!! Rodei 230 km e tá lá... Cheinho de água.

No mais.... Só alegria. Estou preparando os videos e fotos pra postar. Lugares paradisíacos.

grande relato. Animador!

Andre Martins
20/05/2013, 17:50
Corante de colocar em comida??? Acho que vou deixar gardado no porta luvas para uma emergência...eheheh

galera!!!

Me deu uma doida e fui aos lençóis maranhenses ( por santo amaro) com o carro original. Fui sábado cedo e só cheguei agora segunda as 13 em slz. Detalhe: Fomos 4 pessoas e meu filho de 2 anos. Fomos sozinhos mesmo, sem outro carro. 190 km de asfalto e 40 km de terra e lama - esses 40 km são feitos em 2 horas. A maioria do tempo em 2ª marcha, raramente dava pra usar a 3ª.

resumo:
1 - deixei muito dono de troller e hilux puto/encabulado - pois eles vão em lugares remotos, e quando cheguei lá de jimny... O cara do pessoal é "notória" - meio que abaixam a cabeça e comentam algo do tipo.... "como esse carro chegou aqui?" ainda mais eu andando sem snorkel, sem pneu apropriado.
2 - ganhei meu primeiro atoleiro na terra fofa - mas consegui sair cavando, secando colocando 14 psi nos pneus e usando o tapete de borracha.
3 - conheci lugares paradisíacos.
4 - ganhei um pequeno furo no radiador. Andando sobre as dunas dos lençóis, ontem já voltando pro hotel, vi que o ar-condicionado esquentou, quando fui ver o marcador de temperatura do motor, tava topado. Aí parei pra esfriar. Remotei a andar e aqueceu novamente em 5 minutos. Fui ver com o guia, o radiador estava sem agua. Colocamos água das lagoas e percebi, passando por debaixo que jorrava um filete de agua (como de uma agulha de seringa) saindo do radiador e indo em direção a ventoinha e motor. Tinha uma marca lá no radiador - um lastro. Com certeza algum galho das partes alagadas ficou presa e o motor jogou no radiador, mas coisa bem pouca mesmo. Lição: Vou comprar aquela proteção peito de aço. Com certeza se eu a tivesse, não teria tido esse problema. Solução - essa é a melhor parte...... Os toytoreiros em geral (das bandeirantes que fazem passeio lá) e mecânicos lá da pequena cidade falaram que era só colocar na água corante de colocar em comida (alguns estados chamam de coloral) eu dúvide..... Já tinah decidido em voltar pra casa com varias garrafaz pets de agua pra ir completando.... Só pra ter uma ideia, depois que saímos da lagoa, 30 minutos depois, o radiador estava pela metade. Hoje cedo coloquei o bendito corante no radiador, dissolvido na água e pronto!!!! Rodei 230 km e tá lá... Cheinho de água.

No mais.... Só alegria. Estou preparando os videos e fotos pra postar. Lugares paradisíacos.

jullisom
20/05/2013, 19:01
Corante de colocar em comida??? Acho que vou deixar gardado no porta luvas para uma emergência...eheheh

André Martins.... deixe mesmo. Cara, vou andar com um pacotinho guardado junto com o macaco, te juro!!!! é tiro e queda!!!

Dizem que existe um produto que veda radiador, que é vendido em lojas. Talvez seja a base disso. Andei refletindo sobre esse esquema... e faz todo sentido. As vezes cozinho na panela de pressão, e quando coloco corante demais... fica uma bolinhas, tipo borracha, não dissolve fácil - mesmo em alta temperatura e pressão. Ele tem propriedades parecidas com a do silicone. Com certeza quando bate no furo, tampa na hora, fica lá vendando. Eu coloquei a mistura hoje sete horas da manhã no carro, era até pra eu ter filmado essa arrumação.

Minha viagem durou 5 horas. Cheguei em casa com o radiador cheio!!! as 13 da tarde. Ontem, em meia hora vazou a metade, quase. Enchi ontem a noite com água normal e, mesmo sem andar, amanheceu seco, sem nada de água.

Modo recomendado: O guia ligou para um mecanico, e ele falou que bastava eu dissolver 2 colheres na água e colocar no radiador. Mas como sou desconfiado, comprei 2 pacotinhos (1 de reserva rss). Coloquei quase 1 pacotinho inteiro numa garrafa pet (acho que dava umas 4 a 5 colheres) e dissolvi na agua, agitei bastante e coloquei no radiador. TIRO E QUEDA!

thix4
20/05/2013, 21:51
Dá-lhe Jimny, o Suzukinho da humildade. é capaz de coisas inimagináveis, ou melhor, tente achar do que ele não é capaz. E ainda dá pra usar no dia a dia e não dá enguiço. Baita jipe.

Pena essa história do radiador. Essas soluções são boas, mas troque o radiador o quanto antes (ou manda fazer um sob medida). Até solda de alumínio não vai durar muito. Perde a confiabilidade. Imagina a zica de acontecer no meio do nada...

Engraçado é que pela descrição, me parece que está falando do condensador do ar condicionado, pois o radiador fica na parte de dentro. Só se pegou por baixo... estou tentando imaginar... Mas boa sorte com o reparo.

Thiago

Galera!!!

Me deu uma doida e fui aos lençóis maranhenses ( por Santo Amaro) com o carro original. Fui Sábado cedo e só cheguei agora segunda as 13 em slz. DETALHE: fomos 4 pessoas e meu filho de 2 anos. Fomos sozinhos mesmo, sem outro carro. 190 km de asfalto e 40 km de terra e lama - esses 40 km são feitos em 2 horas. A maioria do tempo em 2ª marcha, raramente dava pra usar a 3ª.

Resumo:
1 - Deixei muito dono de troller e hilux PUTO/ENCABULADO - pois eles vão em lugares remotos, e quando cheguei lá de Jimny... o cara do pessoal é "notória" - meio que abaixam a cabeça e comentam algo do tipo.... "como esse carro chegou aqui?" ainda mais eu andando sem snorkel, sem pneu apropriado.
2 - Ganhei meu primeiro atoleiro na terra fofa - mas consegui sair cavando, secando colocando 14 psi nos pneus e usando o tapete de borracha.
3 - Conheci lugares paradisíacos.
4 - Ganhei um pequeno FURO no radiador. Andando sobre as dunas dos lençóis, ontem já voltando pro hotel, vi que o ar-condicionado esquentou, quando fui ver o marcador de temperatura do motor, tava TOPADO. Aí parei pra esfriar. Remotei a andar e aqueceu novamente em 5 minutos. Fui ver com o guia, o radiador estava sem agua. Colocamos água das lagoas e percebi, passando por debaixo que jorrava um filete de agua (como de uma agulha de seringa) saindo do radiador e indo em direção a ventoinha e motor. Tinha uma marca lá no radiador - um lastro. Com certeza algum galho das partes alagadas ficou presa e o motor jogou no radiador, mas coisa bem pouca mesmo. LIÇÃO: vou comprar aquela proteção PEITO DE AÇO. Com certeza se eu a tivesse, não teria tido esse problema. SOLUÇÃO - ESSA É A MELHOR PARTE...... os toytoreiros em geral (das bandeirantes que fazem passeio lá) e mecânicos lá da pequena cidade falaram que era só colocar na água CORANTE DE COLOCAR EM COMIDA (alguns estados chamam de coloral) Eu dúvide..... já tinah decidido em voltar pra casa com varias garrafaz pets de agua pra ir completando.... Só pra ter uma ideia, depois que saímos da lagoa, 30 minutos depois, o radiador estava pela metade. Hoje cedo coloquei o bendito CORANTE no radiador, dissolvido na água e pronto!!!! Rodei 230 km e tá lá... cheinho de água.

No mais.... só alegria. Estou preparando os videos e fotos pra postar. Lugares paradisíacos.

jullisom
20/05/2013, 22:17
Dá-lhe Jimny, o Suzukinho da humildade. é capaz de coisas inimagináveis, ou melhor, tente achar do que ele não é capaz. E ainda dá pra usar no dia a dia e não dá enguiço. Baita jipe.

Pena essa história do radiador. Essas soluções são boas, mas troque o radiador o quanto antes (ou manda fazer um sob medida). Até solda de alumínio não vai durar muito. Perde a confiabilidade. Imagina a zica de acontecer no meio do nada...

Engraçado é que pela descrição, me parece que está falando do condensador do ar condicionado, pois o radiador fica na parte de dentro. Só se pegou por baixo... estou tentando imaginar... Mas boa sorte com o reparo.

Thiago

Foi no radiador mesmo. O condensador é na frente e tem o ventilador menor. Pegou por baixo mesmo. Tive que me deitar e entrar por debaixo do carro pra avistar um pequeno jato de água saindo em direção ao motor. Amanhã pela manhã vou tentar tirar uma foto e postar aqui pra vocês olharem. Amanhã mesmo vou providenciar o "peito de Aço" http://newtrack.com.br/Produto.aspx?IdProduto=220&IdProdutoVersao=303 pra colocar no carro. Ele impede que qualquer coisas tente entrar no vão que tem entre o motor e a ventoinha do radiador - que fará a ventoinha quebrar ou o radiador furar, além de diminuir o fluxo da água quando a gente tiver que mergulhar num alagado ou rio.

No meu caso tenho quase 100% de certeza que foi algum pequeno galho, devido a marca que ficou no radiador, meio que distante do circulo da hélice da ventoinha.

Só pra constar... acabei de abrir a tampa do radiador... tá lá.. cheinho... rss. A corante forma uma película que parece um silicone mesmo, e impermeável.

jullisom
20/05/2013, 22:19
Fotos do passeio:

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151458254523857.1073741829.534803856&type=1&l=d3a9874e61

thix4
20/05/2013, 22:30
sensacional!

jullisom
20/05/2013, 22:37
Um vídeo com um resumo básico:
http://www.youtube.com/watch?v=bZGLQTgIyk8

Mauro B
20/05/2013, 22:54
Fotos do passeio:

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151458254523857.1073741829.534803856&type=1&l=d3a9874e61

Um dia desses ainda vou até lá...

marbovo
20/05/2013, 23:11
Foi no radiador mesmo. O condensador é na frente e tem o ventilador menor. Pegou por baixo mesmo. Tive que me deitar e entrar por debaixo do carro pra avistar um pequeno jato de água saindo em direção ao motor. Amanhã pela manhã vou tentar tirar uma foto e postar aqui pra vocês olharem. Amanhã mesmo vou providenciar o "peito de Aço" http://newtrack.com.br/Produto.aspx?IdProduto=220&IdProdutoVersao=303 pra colocar no carro. Ele impede que qualquer coisas tente entrar no vão que tem entre o motor e a ventoinha do radiador - que fará a ventoinha quebrar ou o radiador furar, além de diminuir o fluxo da água quando a gente tiver que mergulhar num alagado ou rio.

No meu caso tenho quase 100% de certeza que foi algum pequeno galho, devido a marca que ficou no radiador, meio que distante do circulo da hélice da ventoinha.

Só pra constar... acabei de abrir a tampa do radiador... tá lá.. cheinho... rss. A corante forma uma película que parece um silicone mesmo, e impermeável.

Oi Julio, eu tenho um desses ai, é legal, se quiser eu tiro mais fotos pra você ver como fica

jullisom
20/05/2013, 23:37
Pode mandar. Posta aqui pra galera. Vou querer aumentar tbm a altura do meu carro. Esse 1" + 2" do teu carro são os calços?? Qual veio no hr??

Na verdade, achei que meu pneu original dá conta pras minhas necessidades.

O que preciso somente é:
1 - Protetor do motor e radiador (peito de aço);
2 - Snorkel (ainda estou esperando chegar em algum lugar que sirva pro meu modelo nacional com a nova frente);
3 - bagageiro (já comprei);
4 - Calços pra levantar mais o carro (vou estudar ainda as possibilidades);
5 - uma pá (já tenho rrss); e
6 - Um tanque reserva, de 20 litros, já até vi no mercado livre.

jullisom
20/05/2013, 23:52
Esse vídeo aqui mostra melhor os tipos de alagados por qual passei. Foi numa dessas aí que algum talo bateu no ventilador do radiador e acabou danificando o radiador.

Jimny nos lençóis maranhenses - Trilha para queimada do Britos. Santo Amaro - YouTube (http://youtu.be/D3HhhhklVYo)

marbovo
21/05/2013, 09:08
Pode mandar. Posta aqui pra galera. Vou querer aumentar tbm a altura do meu carro. Esse 1" + 2" do teu carro são os calços?? Qual veio no hr??

Na verdade, achei que meu pneu original dá conta pras minhas necessidades.

O que preciso somente é:
1 - Protetor do motor e radiador (peito de aço);
2 - Snorkel (ainda estou esperando chegar em algum lugar que sirva pro meu modelo nacional com a nova frente);
3 - bagageiro (já comprei);
4 - Calços pra levantar mais o carro (vou estudar ainda as possibilidades);
5 - uma pá (já tenho rrss); e
6 - Um tanque reserva, de 20 litros, já até vi no mercado livre.

Oi o meu tem 1" de calço de carroceria que veio no HR e 2" foi um lift que fiz trocando o amorecedor e molas, como você não faz trilhas mais pesadas, acho que 1" ou 2" de lift de carroceria ou com calços na suspenção existente, sem ter que trocar.

A minha internet ta uma merda e as fotos não caregaram direito ai ficou borrado, como é que você prendeu a pá no estepe? tava afim de fazer algo parecido.

jullisom
21/05/2013, 11:23
Oi o meu tem 1" de calço de carroceria que veio no HR e 2" foi um lift que fiz trocando o amorecedor e molas, como você não faz trilhas mais pesadas, acho que 1" ou 2" de lift de carroceria ou com calços na suspenção existente, sem ter que trocar.

A minha internet ta uma merda e as fotos não caregaram direito ai ficou borrado, como é que você prendeu a pá no estepe? tava afim de fazer algo parecido.

A pá foi amarrada com uma pequena corda mesmo. Era do guia. era pra eu ter levado a minha, precisei quando atolei e tive que cavar com a mao e pedacos de pau que ia achando na beira da estrada.

O visual com a pa ficou massa.

Quanto as calcos, queria apenad ganhar de 5 a 10 cm sEm mexer na molas e amortecedores.

marbovo
21/05/2013, 12:04
A pá foi amarrada com uma pequena corda mesmo. Era do guia. era pra eu ter levado a minha, precisei quando atolei e tive que cavar com a mao e pedacos de pau que ia achando na beira da estrada.

O visual com a pa ficou massa.

Quanto as calcos, queria apenad ganhar de 5 a 10 cm sEm mexer na molas e amortecedores.

Ficou bem maneiro, eu tinha visto na internet um povo que tem um suporte, mas acho que vou fazer na corda mesmo, por que não tenho a minima idéia de onde procurar isso...rsrs

Segue uma foto
http://thumbnail.image.rakuten.co.jp/@0_mall/apio/cabinet/accessory/shovel_holder.jpg

Oi foi por isso que te recomendei os calços mesmo e não trocar os amortecedoers, só que de 5 a 10 centimetros são de 2 a 4 polegadas, 2" ta beleza, mas 4" acho que é muita coisa pra calço, tem que ter em mente que de acordo com o que for levantar, tem que corrigir o caster também.
Cara, o jimny 4sport tem um liftzinho (acho que é melhor que do HR), você poderia ir na ccs e perguntar se tem como eles colocarem pra você, ouvi falar que é um calço de suspenção.

J Carlos
21/05/2013, 13:38
Marbovo, gostaria de ver as fotos do protetor do motor, principalmente dos pontos de fixação.
Obrigado

AlemãoRS
21/05/2013, 13:39
Pelo que vi o 4sport não tem alteração na suspensão, apenas as caixas de rodas e os acabamentos plásticos das laterais são diferentes, permitindo o uso do pneu 215/75R15.

marbovo
21/05/2013, 13:40
Marbovo, gostaria de ver as fotos principalmente dos pontos de fixação.
Obrigado

Vou ver se amanhã de manhã eu consigo tirar as fotos para postar

jullisom
21/05/2013, 13:42
Esse prendedor é legal, mas eu não compraria. Como irei precisar de pá em média 1 vez no mês (talvez nem isso), prefiro amarrar mesmo com uma corda, fica até mais "bruto". rss. Uma corda fina serve. Amarra numa ponta da pá, passa por dentro os aros do step e depois amarra na outra ponta da pá e pronto. A pá fica pressionando a borracha do pneu. Não sai e nem desliza de jeito nenhum.

A PROPÓSITO: agora meio dia, troquei a água do radiador. Como eu tinha colocado muito corante (falaram pra por 2 colheres, coloquei ums 6), fiquei preocupado com o excesso, que poderia entupir algo internamente, como a borracha que faz a água circular pelo motor.

Como muitos aqui SÃO QUE NEM EU, SÓ ACREDITAM VENDO, filmei tudinho. jajá posto o vídeo.

jullisom
21/05/2013, 15:35
Seguem as fotos do dano no radiador. Estão nas duas primeiras fotos.

Tirei hoje pela manhã, quando fui levar o carro pra tirar a lama do passeio.

As demais aproveitei pra tirar de toda a parte de baixo do carro, caso alguém queira ver algum detalhe desse novo nacional

41277541277641276441276541276641276741276841276941 2770412772412774412777

marbovo
21/05/2013, 15:48

As demais aproveitei pra tirar de toda a parte de baixo do carro, caso alguém queira ver algum detalhe desse novo nacional

Agora lembrei, que acho que já ouvi dizer de gente que coloca ovo(não sei se é a gema, a clara ou os dois) no radiador quando está furado para tampar.

jullisom
21/05/2013, 16:27
Vídeo eu tirando a água com corante.

https://www.dropbox.com/s/ug4xhdlyze2nm16/agua%20com%20corante.mp4

garrincha
21/05/2013, 21:43
Boa noite pessoal,

acompanho no forum muitos topicos sobre o jimny ha mais de ano, e finalmente ta chegando a hora de ter o meu! vale dizer que os ultimos posts do jullisom me deixaram mais ansioso rs, bons demais!!!

devo realizar a compra na proxima semana aqui no rio e queria saber se vcs tem recomendaçoes, ou desrecomendaçoes das css daqui... (sarang e millenium)

abraços

Fabbio
21/05/2013, 22:34
garrincha, sou do Rio e acabei comprando na Sarang que achei uma venda mais honesta. Na millenium me atenderam muito bem, me deram a maior atenção, mais todos os valores que me passavam sempre estavam acima da tabela ....lembro que na época(dezembro/2012) o mesmo Jimny 4All que comprei na Sarang sairia cerca de 3/4k a mais na Millenium e na sarang além de comprar com preço de tabela ainda tive insulfilm , tapete e emplacamento que na Millenium teria que pagar. Se for na Sarang procura o Nascimento que o cara é 10, abs.

rogerjunior
21/05/2013, 22:39
Parabéns ao Jullisom!

Isso fez aumentar mais ainda a minha vontade de pegar o meu... pior que só se passaram 3 semanas do meu pedido e ainda faltam pelo menos 40 dias...

Então, o jeito é ir curtindo as belas fotos e postagens dos amigos foristas e sem querer ficar fazendo a conta dos dias que faltam....rsrs.

garrincha
21/05/2013, 23:23
garrincha, sou do Rio e acabei comprando na Sarang que achei uma venda mais honesta. Na millenium me atenderam muito bem, me deram a maior atenção, mais todos os valores que me passavam sempre estavam acima da tabela ....lembro que na época(dezembro/2012) o mesmo Jimny 4All que comprei na Sarang sairia cerca de 3/4k a mais na Millenium e na sarang além de comprar com preço de tabela ainda tive insulfilm , tapete e emplacamento que na Millenium teria que pagar. Se for na Sarang procura o Nascimento que o cara é 10, abs.

show de bola Fabbio.... eu cheguei a visitar as 2 css, tive uma impressao muito parecida em relaçao ao atendimento e jogo de cintura... o nascimento ja fez uns contatos comigo, vou em frente entao...

brigadao, abs

Cocatriz
22/05/2013, 09:13
Bom, na relação Brazuca x Japa, acho que o que posso falar é:

O maior problema é relação CCS x SVB, muita informação desencontrada, eles não tem muito suporte da Fábrica, aparentemente a fábrica caga na cabeça da CCS e faz eles se virarem.
O que me leva a uma vantagem, pelo menos na Via Natsu, eu fui muito bem atendido, foram bem diretos prometeram o que puderam cumprir, reclamei de pelo em ovo, e fizeram pra mim sem reclamar.

No Carro, até agora nada me chamou a atenção negativamente. Além do esperado o que me supreendeu positivamente é que não tenho nenhum barulho nos plásticos, eu esperava alguns.

E o Banco novo traseiro, com o encosto que encaixa no banco e reclinável, realmente dá um conforto maior pro passageiro no banco de tras, eu não andei nele, mas colegas do meu trabalho andaram, e me disseram que não foi tão ruim quanto eu disse que seria.

Ah umas coisa legais, que eu descobri lendo o manual.
Se você retirar o apoio de cabeça do banco dianteiro, e deitar ele 180º, ele "encaixa" no banco traseiro e você tem uma cama improvisda.
e ele vem com espelhos cortesia ( no quebra sol ) com porta cartão, é bizzaro mas merece ser comentado, eu nem esperava ter espelhos cortesia.

se eu notar algo, volto a postar aqui o que pode ser originário da versão Brasuca.

Marcus C.
22/05/2013, 10:37
Jullisom, o relato da sua viagem foi fantástico. Os vídeos e fotos também estão muito legais. Obrigado por compartilhar.

Abs,
Marcus

jullisom
22/05/2013, 15:12
Jullisom, o relato da sua viagem foi fantástico. Os vídeos e fotos também estão muito legais. Obrigado por compartilhar.

Abs,
Marcus

Que nada.... só estou retribuindo a ajuda de todos do fórum. Desde 2010 venho acompanhando os relatos aqui e os videos no youtube. Quase comprava um Jimny em 2010, mas achei melhor adiar e comprei outro honda fit semi novo. Agora realizei a compra de um zero logo e estou muito satisfeito com o carro.

Só mais detalhes do meu carro nessa viagem:

- No asfalto, chegava fácil a 120 km/h. O meu está muito bem alinhado e balanceado. Chegava a soltar os volantes por uns 5 segundos tranquilamente.
- Parece que os grilos que eu escutava inicialmente no vidro de trás do lado do banco do motorista sumiu, tá com 15 dias. Não fiz nada.
- O consumo urbano nas 2 medidas iniciais dava 9,5.
- Depois que voltei desse passeio, parece que o carro ficou foi mais macio.
- Agora vejo meu carro com outros olhos, depois desse passeio. Não só eu... o meu cunhado que tem um vectra hacth, que foi junto comigo (um gordinho baixinho nas fotos)... ficou doido pelo carro. Só comentava "não sabia que esse "carrinho" fazia isso tudo não. Minha sogra também.. depois do presente "de passeio" que dei pra ela... tá morta de feliz.
- Quanto aos donos dos trollers... só falo uma coisa: TEM O DOBRO DE PESO, MAS NÃO TEM O DOBRO DA POTÊNCIA DO JIMNY. E essa é a grande diferença. Além do mais é um carro Japonês, com motor de alumínio. Não sei o que esses motores de alumínio tem, que são muito mais fortes que os de ferro. Só pra ter uma idéia, meu fit 1.4 (85 cv) andava muito. Tenho um colega que tinha um polo 1.8 que quando andava no meu carro, comentava.. "rapaz, meu polo 1.8 não tem a força que teu carro tem". Uma vez andei no Vectra Hatch 2.0 do meu cunhado... PELO AMOR DE DEUS... parecia uma carroça... Podia andar bem na estrada, depois de "embalado" e com a rotação alta. Agora na cidade.... parecia um carro 1.0 - mas também... só o peso dos motores de ferro. Acho que parte da potencia vai embora só pra suportar o peso extra do motor. QUANDO PRECISEi ANDAR RÁPIDO NA CIDADE, O JIMNY ANDOU BEM MESMO. Depois dos 3.000 rpm, o carro parece que aciona um TURBO. Nos 4.000 então... DISPARA!
- Por fim... andava bastante no corolla 1.8 automático da minha esposa, aqui na cidade. Ela vendeu tá com 20 dias. Eu não to sentindo muita falta não... A cabine é bem mais apertada do que o Jimny. Minha cabeça batia na parte superior da porta, quando eu afastava um pouquinho pra esquerda. Achava o fit bem espaçoso. Agora o Jimny, pra quem dirige, só aperta um pouco nas pernas - pq a parte da porta que tem os botoes dos videos saem um pouco, diminuindo o espaço pras pernas, aí não tem como andar com as pernas abertas. Tenho 1,85 metros. Minha cabeça fica bem distante do teto do carro.

UMA DICA FINAL: Dá pra colocar 6 pessoas no carro, pra passeio próximos. NÃO PRA VIAGENS. No meu passeio, nós eramos 4 adultos + meu filho de 2 anos.
Quando pegamos o guia... não tinha como ir 3 adultos atras, a não ser um sentado nas pernas do outro (ESSE É O PROBLEMA, QUEM FOSSE EM CIMA DAS PERNAS DO OUTRO, COM CERTEZA E BATER BASTANTE A CABEÇA NO TETO, DEVIDO AS ONDULAÇÕES DO PASSEIO). A SOLUÇÃO foi deitar um dos bancos traseiros. Uma pessoa vai sentada até encostar as costas na porta traseira do carro e a outra vai sentada entre os pés dela, no banco normal - se segurando no apoio e no banco dá frente. Dá tranquilo. É claro que to falando em pequenas trilhas. É só fazer o mesmo com o outro banco. ANDAMOS ASSIM COM 1 BANCO DESSA FORMA por 80 km (40 ida e 40 na volta) dentro dos lençóis maranhenses. Meu cunhado disse que tava bom demais, pois estava todo mundo bem apoiado.

É isso!

marbovo
22/05/2013, 15:16
muito show

Oyama
22/05/2013, 16:02
Brasileiro de uma maneira geral é o povo mais burro do mundo.Num país em que inexiste asfalto, onde temos buracos, valetas, lombadas, erosões, barro,etc... Eles compram carro baixo, e se bobeou rebaixam mais ainda.Num país em que ruas são estreitas, vagas para estacionar são estreitas, eles acham lindo essas barcas largas horrendas.O que vêem é quantos cavalos tem a barca, sem a mínima noção de que o importante é a relação peso/potência.Aqui existe pasmem: Jipe urbano!!! (Ecasport, Ideas, Crossfox, TR4 4x2!!!).O que seria um jipe urbano?Acredito que seja algo para levar perua ao Shopping, pois brasileiro em geral acha que passeio é ir ao Shopping!!!Não aguento esse povo!Ainda bem que existe uma pequena luz no fim do túnel, que é o pessoal que frequenta o forum 4x4!Jimny: não troco por nenhum outro carro.Ágil, econômico, silencioso, estaciona em qualquer lugar, seguro barato, pós venda ótimo, leva a lugares que você não imagina ser possível ir de carro.

marbovo
22/05/2013, 16:07
Eu trocaria o meu por esse aqui..

http://billhughes.com/TJleafSprings/tjleafFrontRamp.jpg

rsrsrsrs

Oyama
22/05/2013, 16:13
RSRSRSRRS...
Grande Bovo, esse é lindo, porém fica perfeito na California com rua largas, gasolina barata e pós venda honesto.

marbovo
22/05/2013, 16:30
tá bom, então esse aqui
http://www.team-bhp.com/forum/attachments/4x4-vehicles/395856d1280397440-jimny-expected-2011-jimny3.gif

rsrs

Fabbio
22/05/2013, 17:03
Fala Marcelo, esse eu quero tb !!! abs.

Mauro B
22/05/2013, 17:06
tá bom, então esse aqui
http://www.team-bhp.com/forum/attachments/4x4-vehicles/395856d1280397440-jimny-expected-2011-jimny3.gif

rsrs

Esse sim !

marbovo
22/05/2013, 17:14
Quem gostou segue esse tópico abaixo que a Fabiana de Brasília está fazendo um parecido..rsrs

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/119240-jimny-fofucho-preparacao-dana44-pneus-35-a.html

Parece que ela tá afim de participar da rainforest challenge

Route Map & Flyers 2013 (http://www.rainforest-challenge.com/?p=5131)

PS: Olhem que carro está no flyer..rsrsrs

Leo BA
22/05/2013, 17:51

Thiago

Né não Thiago!
É o radiador mesmo!
Aconteceu exatamente o mesmo comigo. A ventoinha raspou o radiador numa travessia e rasgou umas quatro canaletas. Voltei pra casa com água de rio nas garrafas pet´s. Não tinha corante, mas quase joguei um ovo crú dentro. Serve também!
Solução:
Radiador peba da SUZUKAR (Net Motors) instalado e vazando também...........que merda! 700 contos jogados no canto da garage.
Solução 2:
Radiador original DENSO (1.500,00) recebido depois de quase um mês do pedido na concessionária. Enquanto isso fui rodando com o peba e completando.
Não consigo entender como a ventoinha raspou o radiador....havia uma marca no parachoque e a tela que fica na frente estava meio arrombada, como se algum galho tivesse entrado por ali, durante a travessia. Pensei também no empurrão da água, mas não havia velocidade para isso.

Abs;

jullisom
22/05/2013, 18:00
Até que não queria mexer na suspensão e nos pneus do meu carro. Mas depois de ver uma foto dessa, dá vontade de dá um modificada, colocar pneus lameiros e levantar a suspensão.

Rios e alagados de até 1 metro e meio de altura num carro desse aí é fichinha.

Acabei de ligar pro gerente da loja onde comprei o meu, falando do radiador e dizendo que eu queria dar uma levantada na suspensão do carro.

Falei do corante milagroso e ele me disse que uma vez o dele furou e mandaram ele colocar um ovo cru, ele disse que funcionou direitinho. Mas é provisório. Hoje já é quarta e o radiador ainda tá cheio cheio. Furou domingo a tarde.

Saquinho de corante junto com o macaco do step SEMPRE!!! :)

marbovo
22/05/2013, 18:02
Né não Thiago!
É o radiador mesmo!
Aconteceu exatamente o mesmo comigo. A ventoinha raspou o radiador numa travessia e rasgou umas quatro canaletas. Voltei pra casa com água de rio nas garrafas pet´s. Não tinha corante, mas quase joguei um ovo crú dentro. Serve também!
Solução:
Radiador peba da SUZUKAR (Net Motors) instalado e vazando também...........que merda! 700 contos jogados no canto da garage.
Solução 2:
Radiador original DENSO (1.500,00) recebido depois de quase um mês do pedido na concessionária. Enquanto isso fui rodando com o peba e completando.
Não consigo entender como a ventoinha raspou o radiador....havia uma marca no parachoque e a tela que fica na frente estava meio arrombada, como se algum galho tivesse entrado por ali, durante a travessia. Pensei também no empurrão da água, mas não havia velocidade para isso.

Abs;

Caramba!!! R$1500 o radiador???

jullisom
22/05/2013, 19:04
Queria deixar o meu desse jeito aqui, bem alto.

SUZUKI JIMNY VALENTE - DANDARO 4X4 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=xoyjCrepUxY&feature=endscreen)

thix4
22/05/2013, 19:13
Tempinho atrás tivemos um probleminha com o radiador da Tracker do meu pai. Pesquisamos o original, mas não compensa. Pediram quase 4 mil na concessionária. Procurei nos EUA e achei um igualzinho o da Suzucar. Chuta quanto o blueprint? Noventa doletas... Se você olhar de perto, vai ver que não compensa, a qualidade péssima. Nesse meio tempo o velho já tinha se agilizado e conseguiu um figura em Campinas que faz de cobre (sob encomenda). Estávamos receosos ainda, pois o alumínio teoricamente dissipa melhor o calor. Enfim, tá usando a um bom tempo e a temperatura não passa da metade nem a pau.

Meu Jimny está prestes a fazer a primeira manutenção extra-rotina. Troca dos rolamentos de munhão...

Né não Thiago!
É o radiador mesmo!
Solução:
Solução 2:

Abs;

thix4
22/05/2013, 19:21
Esse vídeo é muito bom.

Já assisti algumas vezes e nunca consegui chegar a uma conclusão se tem algum body lift ou é tudo suspa...

O pneu também parece um 205 ou 215 recapado. fica com tamanho de 235.

SUZUKI JIMNY VALENTE - DANDARO 4X4 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=xoyjCrepUxY&feature=endscreen)

Oyama
22/05/2013, 19:43
Muito legal o video.Pessoal, alguém opina sobre o uso de pneus recapados: OST, GENIUS,etc.Dá pra viajar tranquilo?

thix4
22/05/2013, 19:46
Tranquilo eu diria que não heheh

Cara, se seu Jimny não é exclusivo de trilha, esqueça recapados (minha opinião)

Muito legal o video.Pessoal, alguém opina sobre o uso de pneus recapados: OST, GENIUS,etc.Dá pra viajar tranquilo?

marbovo
22/05/2013, 19:52
Concordo com o Thix, recapado só se o carro for exclusivo de trilha.

Põe um MUD que é bom pra trilha e da pra andar tranquilo no asfalto

Oyama
22/05/2013, 19:53
Obrigado.O negócio parece ser mesmo investir nos BF Mud.

marbovo
22/05/2013, 20:02
hehe é isso ai, outro mud que o pessoal que tem fala muito bem são os kumho

Oyama
22/05/2013, 20:06
Tem radiador novo no ebay da Inglaterra, por menos de 70 libras.Será que é possível comprar de lá, mesmo com o nosso imposto de 100%, sairia bem mais barato.

marbovo
22/05/2013, 20:16

muito bom esse jimny, legal que ele adaptou o guincho no parachoque original

Mauro B
22/05/2013, 22:06
Este tópico está concorrido. Tenho dois comentários:
1. Também fiz radiador novo de cobre Pará minha antiga Tracker aqui em Campinas. Ficou muito bom.
2. Também já usei pneus recapados na Tracker, e não recomendo para uso cotidiano; não suportam velocidade e são extremamente barulhentos.

marbovo
22/05/2013, 22:10
Tem radiador novo no ebay da Inglaterra, por menos de 70 libras.Será que é possível comprar de lá, mesmo com o nosso imposto de 100%, sairia bem mais barato.

Oi, depende do vendedor, mas já comprei varias coisas no ebay, é bem tranquilo, o problema é que dependendo de como for, demora para chegar

Leo BA
23/05/2013, 09:14
Tempinho atrás tivemos um probleminha com o radiador da Tracker do meu pai. Pesquisamos o original, mas não compensa. Pediram quase 4 mil na concessionária. Procurei nos EUA e achei um igualzinho o da Suzucar. Chuta quanto o blueprint? Noventa doletas... Se você olhar de perto, vai ver que não compensa, a qualidade péssima. Nesse meio tempo o velho já tinha se agilizado e conseguiu um figura em Campinas que faz de cobre (sob encomenda). Estávamos receosos ainda, pois o alumínio teoricamente dissipa melhor o calor. Enfim, tá usando a um bom tempo e a temperatura não passa da metade nem a pau.

Meu Jimny está prestes a fazer a primeira manutenção extra-rotina. Troca dos rolamentos de munhão...

Thiago;

Já havia comprado na SUZUKAR uma lanterna traseira do pisca, que veio original na embalagem SZK. Achei que o radiador seria original também, afinal nem estava barato para ser PEBA.
Sou contra qualquer coisa de 2ª linha! A gente termina gastando o $ duas vezes. A única vantagem que tive, foi que o PEBA chegou em dois dias e o DENSO demorou um mês. Agora tenho de reserva, um original (recuperado, que nem sei se ficou bom) e um PEBA que vaza.
Começou a "coleção". Tenho peças de BLV 800 e BLV 1500 guardadas, que daria pra abrir uma lojinha de moto.
Ah..! Troquei também o cabo de embreagem, que tava meio duro e rangendo. Nada disso a garantia cobre...
Tem que marchar mesmo!! Hehehe....

Leo BA
23/05/2013, 09:19
Caramba!!! R$1500 o radiador???

No choro!
Na verdade, custava 1800 dilmas ! Teria feito um de cobre caso houvesse por aqui. Normalmente os radiadores são de aço carbono e trocam calor tranquilamente. O alumínio troca melhor que todos, mas o cobre é melhor que o aço, em dissipação térmica.

Leo BA
23/05/2013, 09:32

Danificou exatamente no mesmo local que no meu radiador.........
Parte baixa, lado direito.

telles0808
23/05/2013, 10:31
Gostaria de saber quanto ao ABS e Airbag que serão obrigatórios a partir do ano que vem, irão aumentar muito o preço da viatura?

Cocatriz
23/05/2013, 10:37
Bom vamos lá, eu saí com os BF Mud da concessionária, eu to gostando bastante deles, ainda não passei dos 70km/h mas até agora nenhuma surpresa ruim, só achei eles muito silenciosos por serem mud :D

Sobre o AirBag + ABS, a previsão é começar a vir em novembro, e EU acho que não vai alterar o valor do veículo.

telles0808
23/05/2013, 10:47
Bom vamos lá, eu saí com os BF Mud da concessionária, eu to gostando bastante deles, ainda não passei dos 70km/h mas até agora nenhuma surpresa ruim, só achei eles muito silenciosos por serem mud :D

Sobre o AirBag + ABS, a previsão é começar a vir em novembro, e EU acho que não vai alterar o valor do veículo.

Obrigado Cocatriz,

Estou muito indeciso, quero ter certeza antes de comprar, pois sou um feliz proprietário do Picanto 2010, último modelo, o Az dos compactos de cidade, e agora quero emplacar um jipe para andar com o velho pai, e realizar os sonhos dele e meus.

Já li sobre mecânica, manutenção, consumo, espaço, segurança e estou muito feliz com o Jimny.

A propósito, é um dilema, pois o ronco de um diesel era algo importante na fantasia do 4x4. De qualquer forma, têm tantas opções pelo mesmo preço, que está muito difícil.

Vamos lá, Pajero TR4, Engesa, Troller, Wrangler, Envesa, Marruá, Defender e o famoso e difamado Javali.

Tirando o fato do motor diesel, o Jimny ganha em disparado de todos eles para o uso que pretendo dar a ela, que é ir trabalhar pertinho de casa e sair passear nos finais de semana, perder o rumo em 2 a 3 mil quilômetros viajando para Argentina, Chile, Amazônia, saindo aqui de Curitiba.

thix4
23/05/2013, 11:05
Ih, todo jipeiro tem um jipe sobressalente desmontado na garagem. Já nem sei onde enfiar mais coisa...

Em relação as peças, alguma coisa até rola paralelo. Pastilhas de freio, por exemplo, comprei na Suzucar e são japonesas. 60 reais o par. Tô usando há um bom tempo, tranquilo. E custou 1/4 do original.

Agora os rolamentos de munhão vou trocar amanhã na ccs. As peças tão chegando rápido, 3 dias úteis, segundo eles. Sem restrição (não existe peça 'difícil').

Enfim, como vai desmontar roda livre, sistema de vácuo, sacar semi-eixo, etc. Vou pagar a mão-de-obra deles mesmo. Graxas e selantes específicos incluídos. E o melhor: direito a encher o saco deles depois! Apsar que me obrigaram a trocar TODOS os retentores, sem exceção. Vai ficar zerado.

Aproveito e estendo a vocês o diagnóstico. Foi suspendendo a viatura pra fazer rodízio que identifiquei uma pequena folga (cerca de 3 mm) na roda dianteira (movimento no eixo vertical ou 12 e 6 horas). Daí pra frente, era só questão de tempo até começar a vazar graxa ou mesmo afetar o rolamento de roda, que é bem mais caro.

abração

Thiago;

Já havia comprado na SUZUKAR uma lanterna traseira do pisca, que veio original na embalagem SZK. Achei que o radiador seria original também, afinal nem estava barato para ser PEBA.
Sou contra qualquer coisa de 2ª linha! A gente termina gastando o $ duas vezes. A única vantagem que tive, foi que o PEBA chegou em dois dias e o DENSO demorou um mês. Agora tenho de reserva, um original (recuperado, que nem sei se ficou bom) e um PEBA que vaza.
Começou a "coleção". Tenho peças de BLV 800 e BLV 1500 guardadas, que daria pra abrir uma lojinha de moto.
Ah..! Troquei também o cabo de embreagem, que tava meio duro e rangendo. Nada disso a garantia cobre...
Tem que marchar mesmo!! Hehehe....

Leo BA
23/05/2013, 11:19
Thiago;

Trocar os retentores é uma boa idéia!

Oyama
23/05/2013, 11:58
Olá pessoal, thelles0808:Procure fazer o test drive nos carros em que cogitou a compra.No meu caso, quando andei no Jimny, comparando com os outros, não tinha para mais ninguém.Fui cliente mitusbishi por muitos anos, tive L200 que é diesel, tive Galant..As vantagens, na minha opinião eram o custo barato do diesel, o que não é mais o caso, cheguei a completar o tanque com 23 reias, rsrss...Outra vantagem é a durabilidade do motor, porém o motor do Jimny é de tecnologia top japonesa e conhecido por durar muito.Nunca mais compro carro mitsusubishi pois o FOCO TOTAL deles AGORA é vender para jogador de futebol e peruas que frequentam o shopping em tr 4x2.Os fãs da TR4 me desculpem mas mitsubishi é considerada atualmente segunda linha no Japão.Lá não vendem tr4, o pior é que não anda, parece que está sempre de freio de mão puxado e bebe igual a um certo ex-presidente...

Cocatriz
23/05/2013, 12:41
Oyama, me corrija se eu estiver errado, mas até onde eu sei a Mitsubishi SEMPRE foi segunda linha no Japão. Só aqui que ele parece mais valorizado que Toyota. por exemplo.

O Ramo da suzuki foi sempre carro pequeno, mas até onde eu sei são muito respeitados os Suzuki no japão, os famosos Kei-car.

@Telles0808,

Cara, meu primeiro carro foi um Samuka 93, comprei ele com permissão pra dirigir, desde então eu sou fã de carteirinha da Suzuki, mesmo que ela tenha abandonado o Brasil e coisas do tipo, os carros são fantásticos.

Quanto ao Barulho do Diesel, eu confesso que eu gosto também, pode até ser melhor na trilha, mas até onde eu sei com o tal bio-diesel, a mistureba do diesel tá zuando os carros injetados, e agora diesel não é tão vantajoso no quesito preço, e acho que ainda é mais visado pra furto.
A um tempo atras eu tentaria ir de Defender, mas a vantagem do jimny na questão tamanho e agilidade, pra ser o único carro supera de longe qualquer 4x4 que tenha a mesma vocação do bixinho. Eu não vejo niguém que tenha se arrepender da compra, só as dondocas que compram pra ir no shopping achando que é igual a TR4... Aqui eu acho difícil qualquer opnião que não puxe pros Jimny.

Oyama
23/05/2013, 13:03
Cocatriz, no Japão, é como se fosse um CCE, aqui no Brasil.Sempre foi assim.Concordo contigo em tudo, duro é ouvir pérolas, do tipo:
Com esse dinheiro, colocava um pouco mais e comprava um i30, ou um veloster (Coreanos!!!!!!!), ou então um Ecosport...

marbovo
23/05/2013, 13:46
Depende do uso também né, acho que não da pra generalizar

Se o cara vai comprar o carro só pra andar na cidade, não tem por que ele comprar um 4x4 de verdade, ai um i30 seria muito melhor que o jimny, se quer um carro espaçoso para a familia ai um SUV desse que tem por ai vai muito bem, o jimny pra mim é bom por que é pequeno pra cidade, mas acima de tudo por que eu gosto de por ele na lama, senão teria comprado um 500 ou um picanto, até por que com o jimny eu sinto os buracos e lombadas 100x mais do que com um C4 por exemplo que é 100% urbano.

Ai é a minha opinião, mas aqui no Brasil com nossas ruas um cara que compra um jimny só pra andar na cidade está tão errado quanto um cara que compra uma camionete sendo que nunca vai sair da cidade nem usar a caçamba.

Oyama
23/05/2013, 14:02
Grande Bovo, não sei como tá por aí no Rio, mas aqui em São Paulo, não dá para usar carro baixo nem na cidade, pois bate toda hora, é valeta, buraco, lombada, desnível, etc.Tenho um conhecido que trabalha em escritório de gravata e está processando a hyundai, pois tem um azera desses novos, que raspa o tempo todo, o prédio para para ver a cena cômica diária, ele manda todo mundo descer do carro pra entrar e sair da garagem e mesmo assim raspa tudo.Na minha opinião, o erro é dele que acha que vive em mônaco, e mora aqui na áfrica.

marbovo
23/05/2013, 14:05
Aqui ta cheio de buraco, mas ainda da pra andar de carro urbano sem ter sido rebaixado e raspar por baixo(a não ser numas lombadas lazarentas que tem)

jullisom
23/05/2013, 14:25
Galera... Meus passeios estão SUSPENSOS, enquanto eu não colocar o PEITO DE AÇO.

Comprei um radiador novo, CUSTOU 1.560 REAIS. Ao todo gastei 1.860. (mão de obra "250" + liquido + radiador)

Olha as fotos do bichinho. Vou mandar soldar e guardar ou vou vender no mercado livre. Tem 7 tubinhos cortados. EU ia soldar, mas como o carro é novo (1 mês), achei melhor trocar logo, pra evitar futuras dores de cabeça com quebra de solda ou coisas do gênero.
413234413235

Eu não trocaria por enquanto, porém, minha esposa está sem carro e poderia precisar andar no meu, e o radiador poderia voltar a vazar justamente com ela e ela não perceber... e aí já viu... MEU PREJUÍZO ia ser BEM maior.

Quando me disseram o preço.... quase cai pra trás. Deis um pesquisada rápida pela internet, lá mesmo, pelo Smartphone e vi que não tinha em lugar nenhum.

VIDEOS QUE FIZ COLOCANDO ÁGUA PELA TORNEIRA, LÁ NA CONCESSIONÁRIA MESMO.

https://www.dropbox.com/s/gsaamwhjl2e7ovg/VID_20130523_104321.3gp

https://www.dropbox.com/s/vyokuij6w9392y0/VID_20130523_104413.3gp

https://www.dropbox.com/s/i5fqh3yy5uu6gge/VID_20130523_112155.3gp

Olha o que achei ontem pela internet: Ovo no radiador funciona!!! claro que provisoriamente, até chegar no conserto ou troca.

Mythbusters Os cacadores de mitos Buraco no radiador do carro po... (http://www.videosdahora.com.br/videos-br/8048/mythbusters-os-cacadores-de-mitos---buraco-no-radiador-do-carro-ponha-ovo-que-resolve/)

Estava tão feliz com o corante...

Posso fazer um vídeo colocando o corante novamente no radiador e encher com água da torneira, pra vocês olharem a mágica, o que acham?

marbovo
23/05/2013, 14:35
Galera... Meus passeios estão SUSPENSOS, enquanto eu não colocar o PEITO DE AÇO.

Comprei um radiador novo, CUSTOU 1.560 REAIS. Ao todo gastei 1.860. (mão de obra "250" + liquido + radiador)

Olha as fotos do bichinho. Vou mandar soldar e guardar ou vou vender no mercado livre. Tem 7 tubinhos cortados. EU ia soldar, mas como o carro é novo (1 mês), achei melhor trocar logo, pra evitar futuras dores de cabeça com quebra de solda ou coisas do gênero.
413234413235

Eu não trocaria por enquanto, porém, minha esposa está sem carro e poderia precisar andar no meu, e o radiador poderia voltar a vazar justamente com ela e ela não perceber... e aí já viu... MEU PREJUÍZO ia ser BEM maior.

Quando me disseram o preço.... quase cai pra trás. Deis um pesquisada rápida pela internet, lá mesmo, pelo Smartphone e vi que não tinha em lugar nenhum.

Olha o que achei ontem pela internet: Ovo no radiador funciona!!! claro que provisoriamente, até chegar no conserto ou troca.

Mythbusters Os cacadores de mitos Buraco no radiador do carro po... (http://www.videosdahora.com.br/videos-br/8048/mythbusters-os-cacadores-de-mitos---buraco-no-radiador-do-carro-ponha-ovo-que-resolve/)

Posso fazer um vídeo colocando o corante novamente no radiador e encher com água da torneira, pra vocês olharem a mágica, o que acham?

Oi Jullio, acho que você fez bem em trocar mesmo, e com o ovo funciona também, mas é mais fácil levar o corante no carro do que ovo..rsrsrs

Solda e deixa guardado, vai que um dia você precise, eu tirei fotos do meu protetor, mas o ruim dele é que ele não protege tão bem se vier algo entre o parachoque e a parte de baixo, mas bem que o meu parachoque é menor que o normal então talvez não faça tanta falta.

Vou ver se subiu as fotos para o google e já coloco aqui

Marcus C.
23/05/2013, 14:43
Galera... Meus passeios estão SUSPENSOS, enquanto eu não colocar o PEITO DE AÇO...

413234413235

O radiador saiu na foto com um baita sorriso :) hehehehe..

Abs

cadufir
23/05/2013, 14:46

413234413235

Jullisom, na Suzucar o radiador do jimny custa R$690,00. Só não sei se é original ou paralelo.

marbovo
23/05/2013, 14:52
O radiador saiu na foto com um baita sorriso :) hehehehe..

Abs

Putzzz, pior que é verdade....rsrsrs sorriso malandro ainda...rsrs

jullisom
23/05/2013, 14:56
Acho difícil ser original. Vi relatos aí pela internet de original custar 1.500 mesmo.

Mascus... não é que ficou um sorriso mesmo??? : )

O radiador sorrindo e eu triste... Mas beleza... foi uma fatalidade. Os mecânicos nunca viram isso acontecer em nenhum suzuki, só em batidas frontais mesmo.

Dei 300 a vista e dividi o resto em 3 cheques de 500.... Pelo menos vou parcelar essa dor desgraçada.

Mas pelo passeio que fiz, com 4 pessoas... se eu fosse de bandeirante... teria gasto 700 reais, no mínimo com passagens e passeios, e ainda não teria a liberdade que eu tive com horários, paradas, conforto... Levando em conta que (espero) não ter problema com radiador nunca mais, o carro continua sendo um ótimo investimento.

Que venha JERICOACOARA!!! rss.

marbovo
23/05/2013, 15:01
Olá, seguem as fotos

413248413249413250413251413252413253413254413255

marbovo
23/05/2013, 15:05
Uma coisa que tem que ver também é que como o meu carro é alto, ai não atrapalhou muito, mas um camarada que tem o carro original, falou que ficou mais baixo por causa da proteção

As vezes esse aqui é mais jogo
http://www.todoterreno.com.br/app.empresa/app.view/app.produtos/app.view/descricao.php?ind=213&Peito-de-A%C3%A7o-Suzuki-Jimmy

jullisom
23/05/2013, 15:09
Show de bola... Isso está sendo meu sonho de consumo. Na newtrack tá 300 com frete grátis. O protetor da redução tá 350.

Amanhã vou num ferreiro que fez um corrimão lá pra casa e conversar com ele. Acho que tentar fazer por ele e economizar uma grana.

Olá, seguem as fotos

413248413249413250413251413252413253413254413255

marbovo
23/05/2013, 15:10
Show de bola... Isso está sendo meu sonho de consumo. Na newtrack tá 300 com frete grátis. O protetor da redução tá 350.

Amanhã vou num ferreiro que fez um corrimão lá pra casa e conversar com ele. Acho que tentar fazer por ele e economizar uma grana.

Cara, show, a melhor coisa que você faz é mandar alguém fazer mesmo, ai da pra ajeitar do jeito que você achar melhor

Mas esse mesmo modelo na 4x4 racer está 200
http://www.4x4racer.com.br/ecommerce_site/produto_21673_9693_Protetor-Dianteiro-Peito-de-Aco-Jimny

marbovo
23/05/2013, 15:12
Mas se conhecesse alguém eu mandaria fazer também.

Fabbio
23/05/2013, 15:54
Marcelo , para colocar o da newtrack precisa retirar o parachoque? é fácil instalar? O protetor que vc sugeriu da todo terreno já viu instalado pessoalmente? Coloquei o Protetor da Caixa de Redu (http://www.4x4racer.com.br/ecommerce_site/produto_21674_9693_Protetor-da-Caixa-de-Reducao-Jimny)ção da newtrack , ficou ótimo.

marbovo
23/05/2013, 16:07
Oi Fabbio,

Eu não vi essa da todo terreno não, mas parece proteger mais, o da newtrack não precisa retirar o parachoque não, os pontos de fixação são diferentes, mas não foi eu quem instalou, como eu tava com um monte de coisas para fazer eu deixei no zezuki já que tinha um monte de coisas pra colocar.

O problema que falei desse protetor é que ficou um espaço entre ele e o parachoque que achei que ficaria fechado, mas o meu é de ferro, no original talvez fique melhor.

Fabbio
23/05/2013, 16:30
Legal, pedi um orçamento do protetor da Todo Terreno, visualmente gostei mais dele do que da NewTrack. Achei duas fotos antigas no forum que mostram o protetor da Todo terreno.

413258413259

J Carlos
23/05/2013, 16:38
Valeu marbovo :curtir:.
Outro dia vi um Jimny com um protetor desse, achei que a parte final, onde tem uma pequena dobra, ficou um pouco baixo.

Fabbio, se a Todo Terreno responder e tiver outras fotos, posta aqui prá gente conferir ok ?
Obrigado

rogerjunior
23/05/2013, 17:03
Jullisom,

É de ficar impressionado com a capacidade off-road do Jimny. Como disse anterioremente, os videos e fotos do seu passeio aos Lençois ficaram ótimas. Estive aí no Maranhão em maio de 2011 e conheci este lindo lugar, assim como Caburé que fica no delta do Rio Preguiça. Fizemos o passeio somente de Toyota Bandeirante.

Gostei das partes do video que mostrou o seu Jimny transpondo os trechos alagados. E como estou adquirindo um, e nunca fui jipeiro ou tidos experiências parecidas, lhe pergunto. Ao transpor trechos alagados, você pôde avaliar a qualidade do sistema de vedação da sua viatura? Digo, não entrou água ou mesmo não teve nenhuma parte do carpete umidecido?

Claro que, por se tratar de um carro preparado para uso off-road, acredito que a Suzuki privilegiou a qualidade neste quesito de vedação do habitáculo. Mas, ainda assim gostaria de ouvir sua opnião e dos demais que já tiveram estas ótimas experiências...rs

No meu caso, estou adquirindo um modelo 4 Sport e já solicitei que ao chegar a viatura, que sejam instalados os protetores dianteiro, da caixa de transferência e do tanque. Por enquanto, estou só na expectativa e acompanhando as boas noticias que todos compartilham aqui.

jullisom
23/05/2013, 17:07
Legal, pedi um orçamento do protetor da Todo Terreno, visualmente gostei mais dele do que da NewTrack. Achei duas fotos antigas no forum que mostram o protetor da Todo terreno.

413258413259

Acho que esse do todo terreno funciona mais como um quebra mato, pra empurrar aguá em mergulhos e fazer lama deslizar. Quero fazer um que nem o do newtrack mesmo, que faça a vedação do vão que dá acesso ao radiador, para que nada entre e bata no ventilador, fazendo o estrago que fez no meu. Vou amanhã no ferreiro e lá vou conversar direitinho com ele.

jullisom
23/05/2013, 17:31
Rogério,

Os videos não mostram ainda muito as piores partes que passei. O rio que atravessei, ficou bem fundo no final, na metade da porta, a filmagem não mostra direito. Meus cinegrafistas (minha esposa e cunhado) estão merecendo um puxão de orelha. Vou obriga-los a ficaram parados durante as travessias e usar somente o zoom. Fiz uma travessia na volta 7 da manhã perfeita, com todos no carro (fora ele), e o "fii de égua" atravessou o rio andando com a câmera gravando, quando eu começo a atravessar, a câmera descarrega.

NÃO ENTROU 1 GOTA DE ÁGUA NO CARRO. Eis o motivo pelo qual as portas precisam de bastante força na hora de bater pra fechar. Sempre falo pra minha esposa "bate forte pra vedar o barco", pois ela precisa bater umas 3 vezes pra poder fechar a porta - acostumada com a porta macia do corolla.

Tem muitos pequenos videos de 3 minutos e ainda não tive tempo de olhar todos. Teve travessias que o mergulho me fazia ficar assustado, a água cobria o capô do carro, entrada. Teve uma que eu achei que a lagoa era rasa, que chegou a entrar um pouco de água pela janela, que estava aberta. Lembro claramente dos gritos dentro do carro: "Meus Deus". Fiz todas as travessias com a reduzida na 1ª marcha, e o carro sequer deu sinal de querer perder a força em alguma delas. E olhe que a areia dos lençóis é bem fininha e fofa.

Tinha parte que eu sequer queria passar, só passava mesmo porque o guia ia descendo e andava na frente, me orientando.

Detalhe que ainda não comentei. O som do carro é excelente. Acredito que eles estão usando um alto falante bem melhor. Num HR que passei uns dias, era perceptível a má qualidade tanto do som quanto dos alto-falantes. Esse agora, tem um som bom e grave. Pensava em colocar uma central multimidia, mas desisti. Uso pen drive, conecto meu celular no aparelho, faço ligações por ele.

Enfim... Apesar do radiador... continuo "besta" com o carro. Agora parece que o carro ficou foi mais macio. Os grilos sumiram.

Esse pneu bridgestone que vem nele é muito bom.
O porta mala dele, sem bem utilizado, dá pra colocar muita coisa. O segredo é colocar as coisas em sacolas pequenas, na medida. Dá pra encher de coisa até os encostos da cabeça. Basta colocar as ultimas coisas com a porta traseira fechada. A minha sacola de roupas (pra 3 dias) coloquei em baixo do meu banco mesmo, e nem era preciso.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Andre Martins
23/05/2013, 17:38
jullisom,

Esse Jimny consegue arrancar um sorriso da cara da gente mesmo, mas acho que você fez mágica... 6 dentro dele?? e você ainda tem 1,85? nem quero pensar em como ficaram as pernas de quem sentou atrás de você. Gostaria de aproveitar os seus relatos para fazer uma comparação:

Consumo/autonomia - ontem fiz um reabastecimento e o odometro parcial marcavam 508 km com 35,5litros o que deu uma média de 14,3km/l. Mas não penso que isso seja uma boa média por um pequeno detalhe: sou só eu ou mais alguém está desconfiado da marcação do odômetro? tenho a impressão que ele marca mais do que realmente a gente anda... estou próximo da próxima revisão e vou solicitar que eles façam uma averiguação nisso.

- Os pneus sao originais e vi, em assuntos anteriores sobre o shimy. Outro dia percebi que nos meus pneus já tinha aquele chumbo nas rodas, talvez por isso eu nunca tenha percebido essa vibração de que todos falavam. Ou seja, antes de me entregarem o carro isso já havia sido verificado. Imagino (e espero) que eles tenham feito esse balanceamento por bons serviços da ccs antes de entregar o carro... pois posso pensar em outros motivos menos "interessantes" para terem feito isso...eehehe.

Que nada.... só estou retribuindo a ajuda de todos do fórum. Desde 2010 venho acompanhando os relatos aqui e os videos no youtube. Quase comprava um Jimny em 2010, mas achei melhor adiar e comprei outro honda fit semi novo. Agora realizei a compra de um zero logo e estou muito satisfeito com o carro.

Só mais detalhes do meu carro nessa viagem:

- No asfalto, chegava fácil a 120 km/h. O meu está muito bem alinhado e balanceado. Chegava a soltar os volantes por uns 5 segundos tranquilamente.
- Parece que os grilos que eu escutava inicialmente no vidro de trás do lado do banco do motorista sumiu, tá com 15 dias. Não fiz nada.
- O consumo urbano nas 2 medidas iniciais dava 9,5.
- Depois que voltei desse passeio, parece que o carro ficou foi mais macio.
- Agora vejo meu carro com outros olhos, depois desse passeio. Não só eu... o meu cunhado que tem um vectra hacth, que foi junto comigo (um gordinho baixinho nas fotos)... ficou doido pelo carro. Só comentava "não sabia que esse "carrinho" fazia isso tudo não. Minha sogra também.. depois do presente "de passeio" que dei pra ela... tá morta de feliz.
- Quanto aos donos dos trollers... só falo uma coisa: TEM O DOBRO DE PESO, MAS NÃO TEM O DOBRO DA POTÊNCIA DO JIMNY. E essa é a grande diferença. Além do mais é um carro Japonês, com motor de alumínio. Não sei o que esses motores de alumínio tem, que são muito mais fortes que os de ferro. Só pra ter uma idéia, meu fit 1.4 (85 cv) andava muito. Tenho um colega que tinha um polo 1.8 que quando andava no meu carro, comentava.. "rapaz, meu polo 1.8 não tem a força que teu carro tem". Uma vez andei no Vectra Hatch 2.0 do meu cunhado... PELO AMOR DE DEUS... parecia uma carroça... Podia andar bem na estrada, depois de "embalado" e com a rotação alta. Agora na cidade.... parecia um carro 1.0 - mas também... só o peso dos motores de ferro. Acho que parte da potencia vai embora só pra suportar o peso extra do motor. QUANDO PRECISEi ANDAR RÁPIDO NA CIDADE, O JIMNY ANDOU BEM MESMO. Depois dos 3.000 rpm, o carro parece que aciona um TURBO. Nos 4.000 então... DISPARA!
- Por fim... andava bastante no corolla 1.8 automático da minha esposa, aqui na cidade. Ela vendeu tá com 20 dias. Eu não to sentindo muita falta não... A cabine é bem mais apertada do que o Jimny. Minha cabeça batia na parte superior da porta, quando eu afastava um pouquinho pra esquerda. Achava o fit bem espaçoso. Agora o Jimny, pra quem dirige, só aperta um pouco nas pernas - pq a parte da porta que tem os botoes dos videos saem um pouco, diminuindo o espaço pras pernas, aí não tem como andar com as pernas abertas. Tenho 1,85 metros. Minha cabeça fica bem distante do teto do carro.

UMA DICA FINAL: Dá pra colocar 6 pessoas no carro, pra passeio próximos. NÃO PRA VIAGENS. No meu passeio, nós eramos 4 adultos + meu filho de 2 anos.
Quando pegamos o guia... não tinha como ir 3 adultos atras, a não ser um sentado nas pernas do outro (ESSE É O PROBLEMA, QUEM FOSSE EM CIMA DAS PERNAS DO OUTRO, COM CERTEZA E BATER BASTANTE A CABEÇA NO TETO, DEVIDO AS ONDULAÇÕES DO PASSEIO). A SOLUÇÃO foi deitar um dos bancos traseiros. Uma pessoa vai sentada até encostar as costas na porta traseira do carro e a outra vai sentada entre os pés dela, no banco normal - se segurando no apoio e no banco dá frente. Dá tranquilo. É claro que to falando em pequenas trilhas. É só fazer o mesmo com o outro banco. ANDAMOS ASSIM COM 1 BANCO DESSA FORMA por 80 km (40 ida e 40 na volta) dentro dos lençóis maranhenses. Meu cunhado disse que tava bom demais, pois estava todo mundo bem apoiado.

É isso!

jullisom
23/05/2013, 18:23
Como falei... Eu coloquei 5 adultos dentro .+ meu filho de 2 anos no colo da sogra. Mas colocaria 6 adultos. Mas seria pra passeios, não pra pegar a estrada, apesar de ser possível, mas não é seguro, pois 4 não iriam com cinto.

Deita 1 banco que alguém dá pra sentar no fundo, com as costas apoiada na tampa traseira que com a pena esticada sobre os bancos. Aí a outra sento normalmente no assento, entre as pernas do que tá lá atrás, só que sem apoio nas costas. Ninguém reclamou. Falaram "tá bom demais".

jullisom
23/05/2013, 18:48
Quanto ao odômetro, a viagem que fiz, atestei que ele é preciso. Todos os trechos que andei, a distancia marcada era a mesma que eu já conhecia. Andrei 230 km (60 + 30 + 100 + 40). Só que meu carro fez 9,5 nas 2 primeiras marcações, na cidade, com 100% do ar, com 23 psi nos pneus. Não sei agora depois dessa viagem. Acho que o motor já deu uma amaciada legal. Talvez eu encha o tanque nesses 2 dias pra voltar a marcar o consumo.

Meu pneu é 70. Claro que quanto maior for o raio do pneu, vai acontecer o contrário: Vai marcar 200 km no odômetro, e tipo você terá andado realmente uns 230 km (só exemplo). Dá até pra fazer um cálculo e saber exatamente o quanto de diferença vai dar, por cada cm de raio a mais. Os odometros funcionam por giro.

Quer saber a distancia exata, usa um gps. anda uns 10 km e veja a diferença que dá entre os 2.

Fabbio
23/05/2013, 18:57
Andre, o meu Jimny no momento esta com 8000 km e o que tenho notado é que o consumo vem melhorando. Minha média de consumo é de 12/13km/l , mas recentemente consegui marcar 14,5 depois de completar meio-tanque . Minha direção não é agressiva, ando numa média de 80/90 km/h. Não sou de dar arrancadas e procuro trocar as marchas no tempo certo, enfim, acredito que seu odômetro esteja certo pq o Jimny é econômico mesmo.

Andre Martins
23/05/2013, 19:08
Nem é tanto pela média, mas as vezes vejo o odômetro ganhar uma quilometragem que parece que eu não rodei aquela distância.... principalmente em lugares conhecidos, mas que não me lembro a distância exata. Quanto à marcar com o GPS não vai dar muito certo porque normalmente os GPS's não contam com os desníveis encontrados. Vejo sempre isso na comparação que faço no Cateye da minha bike com o GPS que da Garmin(GPS próprio para bike). Sempre a velocidade é menor e a distância também.

Outro dia vi um Nacional e procurei por diferenças: Vi que o parachoque dianteiro tem uma parte que avança um pouco, onde no meu 2012 a frente é "reta". Vi diferenças no tecido dos bancos, no som (que parece ser melhor, mas com relação ao do ano passado qualquer coisa é melhor do que ele), inclusive tem entrada USB, que no do ano passado não tem. Nos enconstos traseiros e na parte de trás do banco traseiro, que me parece ter um lugar para "gancho". Não sei bem qual a finalidade dele, além é claro da falsa entrada de ar no capo dianteiro. Foi o que deu para perceber em uma breve olhada....mas gostei das alterações que vi, acho que melhoraram o conjunto, principalmente o som, que é algo que eu odeio no meu carro, inclusive já estou me programando para trocar aquele aparelho porcaria que me venderam...

Cocatriz
23/05/2013, 19:29
Esse gancho na parte de tras dos bancos traseiros são pontos de ancoragem para cadeira de crianças/BB.

Ele vem preparado pra vários tipos diferentes de ancoragens pode receber vários tipos de cadeirinhas.

jullisom
23/05/2013, 20:52
Esse gancho na parte de tras dos bancos traseiros são pontos de ancoragem para cadeira de crianças/BB.

Ele vem preparado pra vários tipos diferentes de ancoragens pode receber vários tipos de cadeirinhas.

Isso mesmo, só vim descobrir depois que li o manual.

Cocatriz
23/05/2013, 21:21
Eu lí o Manual todo, e o manual de manutenção.

marbovo
23/05/2013, 22:13
Pra descontrair.

Fusca detonando e desatolando um troller

4x4 FUSCA 4X4 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=0XdmpZUKlmA)

rssrs

jullisom
23/05/2013, 22:42
Pra descontrair.

Fusca detonando e desatolando um troller

rssrs

Só pode ser a carroceria de um fusca montado num chassi de um jimny/samurai. rsss.
Só comprova que carro leve leva vantagem em trilhas e lameiros.

Olha aqui um jimny desatolando uma Blazer.

http://www.youtube.com/watch?v=w8UL7tacu5U

Fabbio
24/05/2013, 13:42
Acabei de receber o valor do Peito de aço da Todo Terreno, R$ 450,00 + 55,00 Frete ( 15 dias entrega).....Bem salgado. Teria que ver um pessoalmente para ter certeza se vale tanto investimento , alguém no forum tem instalado?
Peito de Aço Suzuki Jimmy (http://www.todoterreno.com.br/app.empresa/app.view/app.produtos/app.view/descricao.php?ind=213&Peito-de-A%C3%A7o-Suzuki-Jimmy)

jullisom
24/05/2013, 13:54
acho que não vou gastar 400 pra fazer o peito de aço e o protetor da redução, e talvez mais algum num ferreiro. Só estou esperando aparecer tempo.

rogerjunior
24/05/2013, 14:16
Valeu pelas informações Jullisom!

A cada dia fico mais animado com esta provável vida de “jipeiro” que irei levar. Seus vídeos e dos demais que já assisti neste fórum e nos demais me ajudou a dar o primeiro passo para essa conquista. Sempre vou à cachoeiras e algumas delas com acessos complicados. Deixava sempre o meu Uno pelo meio do caminho ou ia até ele ficar preso em algum trecho, que neste caso, precisava sempre de uma ajuda para sair do lugar...

Agora me vejo livre dessas preocupações e com “munição” para ir além disso que vivia até então.... já me falaram de lugares que tenho vontade de conhecer, e de carro normal não se vá...

Abraços e bom final de semana! Alias, um bom final de semana para todos os foristas...

Cocatriz
24/05/2013, 17:47
O meu foi algo perto disso na CCS,depois pego o valor exato, eu posto fotos também.

RHL
24/05/2013, 17:52
sempre mando fazer as peças em uma serralheria. fica muito mais barato

Treco
24/05/2013, 21:23
Tenho peito de aço e para choque da Todo Terreno instalados no meu carro.
O conjunto fica bonito mas não sei se só o peito de aço no para choque original ficaria bonito. Sugiro que vc peça uma foto do peito de aço instalado num jimny com para choque original para ver como fica.

Att,

Acabei de receber o valor do Peito de aço da Todo Terreno, R$ 450,00 + 55,00 Frete ( 15 dias entrega).....Bem salgado. Teria que ver um pessoalmente para ter certeza se vale tanto investimento , alguém no forum tem instalado?
Peito de Aço Suzuki Jimmy (http://www.todoterreno.com.br/app.empresa/app.view/app.produtos/app.view/descricao.php?ind=213&Peito-de-A%C3%A7o-Suzuki-Jimmy)