x
Convex Datacenter
Página 1 de 17 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 193

Tópico: "Axle Wrap"

  • #1
    Usuário Avatar de Asterix
    Entrada
    27/04/2004
    Idade
    61
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0

    Ladder bar




    Olá prá todos.

    Finalmente com a ajuda de todos daqui do forum ( principalmente do Giovani e do Bill que tiveram muuuuiiiita paciência comigo ) consegui terminar o Asterix depois de 8 meses em casa. Desde o reforço do chassis, passando pelo SPOA e todo o resto, até a lanternagem e pintura foram por minha conta. Aliás ele mudou de nome. Como ele ficou "VERDE CHEGUEI" e com SPOA e eixos de Rural agora se chama Shrek.

    A suspensão ficou sensacional com o SPOA e as lâminas de raio X mas infelizmente nas primeiras trilhas notei uma grande tendência ao Axle Wrap. Fabriquei uma ladder bar que suportou duas trilhas mas a partir daí ela está soltando do eixo. Claro que vou ter que caprichar mais na solda mas estou com dúvidas no projeto.

    Atravessei um tubo no chassi, paralelo ao eixo, à frente do apoio da mola traseira e fixei um jumelo nele, voltado para cima. A barra vai unida a este jumelo com uma peça que conseguí, que não sei de onde é, que proporciona tanto o movimento de bucha como o de torção, como se fosse uma rótula (segue foto), não impedindo portanto a inclinação do eixo.

    A barra funcionou contra a torção mas está limitando a suspensão durante a compressão. Quando os feixes são comprimidos a barra sobe praticamente paralela ao chassis e é impedida neste curso pelo jumelo que já está apontando para cima, Com isto o pé da barra está sendo muito forçado. Caso eu aponte o jumelo para trás este efeito será minimizado entretanto acho que perderei a função de anti-torção.

    Pesquisei muito aqui no forum e em outros sites sobre o assunto mas aparentemente estou pecando em algum parâmetro. Estou desconfiado do comprimento da barra, que no meu caso está cerca de 15cm a frente do apoio frontal do feixe traseiro.

    Se alguem puder me ajudar com as medidas: meu CJ5 está com SPOA e molas originais. Mais uma vez obrigado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos "Axle Wrap"-shrek1_131.jpg   "Axle Wrap"-pc260014b_199.jpg   "Axle Wrap"-pc260005b_992.jpg   "Axle Wrap"-ladder_bar_178.jpg   "Axle Wrap"-rotula_159.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    Re: Ladder bar

    Bom dia Asterix,

    Citação Postado originalmente por Asterix
    Fabriquei uma ladder bar que suportou duas trilhas mas a partir daí ela está soltando do eixo. Claro que vou ter que caprichar mais na solda mas estou com dúvidas no projeto
    Não está claro onde está soltando. Você quer dizer: os cordões de solda?


    Citação Postado originalmente por Asterix
    Atravessei um tubo no chassi, paralelo ao eixo, à frente do apoio da mola traseira e fixei um jumelo nele, voltado para cima. A barra vai unida a este jumelo com uma peça que conseguí, que não sei de onde é, que proporciona tanto o movimento de bucha como o de torção, como se fosse uma rótula (segue foto), não impedindo portanto a inclinação do eixo.
    A foto não tá muito boa mas parece uma rótula esférica mesmo. Mas esse tubo, você soldou à logarina?? FOTOS ??

    Põe foto da suspensão para entender a montagem.


    Citação Postado originalmente por Asterix
    A barra funcionou contra a torção mas está limitando a suspensão durante a compressão. Quando os feixes são comprimidos a barra sobe praticamente paralela ao chassis e é impedida neste curso pelo jumelo que já está apontando para cima, Com isto o pé da barra está sendo muito forçado. Caso eu aponte o jumelo para trás este efeito será minimizado entretanto acho que perderei a função de anti-torção
    A função da ladder bar não é de uma barra estabilizadora, mas sim impedir o axle warp. Mas pela configuração que estou imaginando, se colocar o jumelo + para trás, no fim, não vai nem ser um tipo nem outro tipo de barra.


    Consulta esse link abaixo também, pode ser que esclareça um pouco mais.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...asc&highlight=
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #3
    Usuário Avatar de Asterix
    Entrada
    27/04/2004
    Idade
    61
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    Oi Leopoldo

    Já lí este texto. É muito bom, entretanto estou tendo dificuldades de conseguir o ângulo ideal do jumelo e da barra. Não pretendo fazer uma estabilizadora, só uma "Ladder Bar" para evitar o "axle wrap".

    O que está ocorrendo é que com o jumelo virado para cima a ponta da barra é forçada para baixo quando o eixo sobe ( compressão do feixe ) e a suspensão trava, quebrando a solda da base da barra que estava presa ao eixo.

    Não consegui casar o perfil do caminho percorrido pela ponta da barra presa ao eixo que combinasse com um perfil gerado pelo jumelinho. Sem este casamento o movimento da suspensão fica comprometido pela barra.

    Desculpe se não estou conseguindo me fazer entender mas vou tentar, assim que tiver condições, mandar algumas fotos e uns croquis.

    Se tiver alguma idéia manda prá nóis :P .

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    é..........pelo que está parecendo, você transformou a carcaça do seu eixo numa barra de estabilizadora. Tira uma foto da lateral da suspensão sem o pneu para poder ver a configuração geométrica. Parece que o que está faltando são as articulações. O suporte não deveria estar soldado no eixo e sim articulado.

    Daquele artigo, observe as montagens a seguir:

    1- Esta é uma barra anti-torção.....não confunda com barra estabilizadora e que pelo desenho, não funciona.




    note que a s bolinhas nas pontas das barras significa articulação por junta rotular ou terminal de direção ou outro método qualquer.


    2- Essa já é a montagem com barra por baixo do eixo que pelo desenho mostra que funciona, ao contrário da barra do caso 1. .




    3- essa é uma montagem da chamada Ladder-Bar com flexibilidade para a suspensão subir/descer (será?? veja os desenhos do Mauro ai em baixo). O significado da threaded area (area com rosca) poderia ser uma montagem onde um tubo gira em relação à outro mas não há delocamento axial entre eles :




    4- exagerando, já se transforma a suspensão em 4 links, só que para esse sistema funcionar direito, teria de ter jumelos nas 2 extremidades das molas:





    Acho que seu caso não parece com nenhum destes.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #5
    Usuário Avatar de Asterix
    Entrada
    27/04/2004
    Idade
    61
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    Leopoldo

    O meu problema é o Axle Wrap.

    O que eu fiz foi uma Ladder-Bar, como na figura 3 que vc apresentou. A única diferença é que o jumelo está para cima, o que, conforme lí em outros artigos é melhor do que para baixo e não atrapalha o curso da suspensão.

    O que tem acontecido é que, qdo o eixo sobe ( compressão do feixe ) a ponta da barra sobe praticamente na vertical. Como a ponta está apoiada no jumelo, que já está para cima, ela segura a suspensão. Pensei em colocar o jumelo na horizontal de forma a possibilitar a subida da barra, mas isto acabaria com o efeito antiwrap.

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    sim

    isso eu entendí, mas

    estou suspeitando mesmo é que sua configuração tenha tornado o eixo inteiro como uma grande barra estabilizadora mas, coloca umas fotos aqui e vamos ver no que dá.

    Se ele estiver mesmo configurado como barra estabilizadora, não vai aguentar e realmente alguma coisa vai estourar ............ ou o jumelo, ou a barra, ou o suporte ou a solda ou a carcaça do eixo.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #7
    Usuário Avatar de Asterix
    Entrada
    27/04/2004
    Idade
    61
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    Ok, à noite vou tirar umas fotos e mando prá cá.

    Obrigado

  • #8
    Usuário Avatar de Asterix
    Entrada
    27/04/2004
    Idade
    61
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    Não conseguí tirar as fotos, mas aí vai um croqui do que eu fiz. Basicamente é uma ladder bar padrão, como a estrutura da figura 3 acima.

    Um perfil em "U" vai soldado ao eixo, apoiado por uma sapata de mola também soldada. Neste perfil parafusei uma barra triangular que tem a peça que enviei na primeira mensagem. Esta peça possibilita a torção da barra juntamente com o eixo não causando travamento quando o eixo se inclina mais para um lado. Esta peça se conecta a um jumelo (EM PÉ) que está preso a uma barra fixada nos dois lados do chassis, cerca de 15cm à frente do apoio frontal da mola traseira.

    O axle wrap acabou, entretanto, o que está acontecendo é que quando o eixo sobe, devido a uma compressão do feixe, a barra sobe junto mas como a sua ponta está presa ao jumelo a barra tende a girar apontando para baixo diminuindo a capacidade de compresão da suspensão e devido a força acaba por quebrar a solda da sapata no eixo.

    Acabei de ver na internet uns malucos que optam por corrigir este problema com a instalação de cabos de aço ligando o olhal dianteiro do feixe com as porcas que seguram o grampo do feixe. Parece uma solução simplista mas, segundo eles funciona.

    Outra opção apresentada é a instalação de mais uma mola por cima da mestra. Esta eu acho que pode minimizar o problema mas também deve diminuir o curso pois endureceria demais a suspensão.

    O que vcs acham?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos "Axle Wrap"-figura1_384.jpg  

  • #9
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    1- Uma mola (ou mais) a mais só endureçe a suspensão.
    2- O axle warp acabou quando você acelera mas aparece quando a suspensão sobe e desce.
    3-Cabos de aço + suportes só funcionam num sentido. E no caso da ré? mas é uma opção válida pois é mais barato e leve fazer a montagem com cabo.
    4-Se você conseguir a foto do seu sistema é melhor.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #10
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Esse assunto me interessa muito pois tenho que criar um sistema anti rolagem pro meu Jeep.

    No tópico do Guilherme (outro Jeep chamado Shrek) o esquema de cabos pra evitar anti rolagem do eixo(pra frente é claro)
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...=asc&start=140




    Eu e uma galera estamos torcendo pra isso funcionar, hehehe

    1 abraço.

  • #11
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    38
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Asterix
    A barra funcionou contra a torção mas está limitando a suspensão durante a compressão. Quando os feixes são comprimidos a barra sobe praticamente paralela ao chassis e é impedida neste curso pelo jumelo que já está apontando para cima, Com isto o pé da barra está sendo muito forçado. Caso eu aponte o jumelo para trás este efeito será minimizado entretanto acho que perderei a função de anti-torção.
    Olá Asterix !!!

    Cara, sei exatamente do que tu estás falando, mas não sei disso por experiência prática, mas sim pq dei uma analizada (meia-boca ) no movimento do eixo em uma suspensão por feixes de mola e constatei que a ladder-bar sempre dá uma "travada" na suspensão quando o eixo sobe ou desce por inteiro .... repito novamente: quando o eixo sobe ou desce por INTEIRO! Isso quer dizer que em erosões por exemplo, quando um lado do eixo sobe e o outro lado desce, uma ladder-bar bem feita não trava a suspensão.

    Eu já escrevi sobre isso num tópico (Torci o meu cardan) mas acho que poucos leram... ou então ninguém acredita em mim! hehehe!! Tu és o 2° caso aqui do forum (o 1° foi o Sergio Rocha) que relata uma suspensão "travada" após a instalação de uma ladder-bar, o que vem ratificar ainda mais a conclusão da minha análise. :P

    O que acontece é o seguinte: o movimento que o eixo faz ao descer ou subir por inteiro, em uma suspensão por feixes de molas, é praticamente translacional, ou seja, praticamente o eixo não sofre rotação (vista lateral) durante o curso. Apenas uma pequena rotação é imposta pelo jumelo, mas é pequena. Com base nisso, fiz uma sucessão de desenhos no AutoCad em que representei o movimento do eixo junto com uma ladder-bar. O desenho de que falo é o abaixo:



    Como se vê, caso a ladder-bar estiveve montada com sua extremidade rotulada a um jumelo, ela iria segurar o movimento da suspensão, travando-a. Realmente é o que acontece ... já temos 2 casos disso aqui no forum. O problema é que a ladder-bar necessita ter a extremidade rotulada em algum ponto no chassis, caso contrário ela não evitaria o axle-wrap.

    Minha primeira conclusão sugerida é: uma ladder-bar sempre trava a suspensão quando o eixo sobre ou desce por inteiro. É uma questão geométrica! O nosso problema agora é achar uma solução para que a ladder-bar não trave a suspensão quando a mesma torce, ou seja, quando um lado do eixo está em desnível com o outro lado do mesmo em relação ao chassis. 8) Aí é que está o ponto chave, pois o que não queremos é que nossos veículos percam sua articulação em desníveis do solo.

    Existe um eixo instantâneo na suspensão chamado de "suspension roll axis" (eixo de rolagem da suspensão). É sobre esse eixo que a suspensão articula, o que quer dizer que qualquer ponto situado sobre ele não sofre translação, mas somente rotação. Aí é que está a solução para nosso problema: rotulando o jumelo (na ladder-bar ou no chassis) sobre um ponto situado sobre esse eixo de rolagem, faz com que este ponto sofra apenas rotação, o que faz com que a suspensão não trave ao articular!!! :P

    Cabe-nos agora determinar onde está esse "eixo de rolagem da suspensão". Vendo o jipe por cima (vista superior), esse eixo está bem no centro do jipe, no sentido longitudinal. Vendo o jipe de lado (vista lateral), esse eixo pode ser representado pela linha que une o parafuso do suporte fixo do feixe com o parafuso do suporte do jumelo. Ver a figura em anexo.


    Na prática devemos, na medida do possível e conveniente, APROXIMAR qualquer um dos dois pontos do jumelo da ladder-bar ao eixo de rolagem da suspensão. Dou preferência ao ponto que se articulará no chassis, pois desta forma podemos deixar a ladder-bar mais elevada, não enroscando em nenhuma situação de trilha. Ah, n esquecer de colocar uma boa rótula nesse ponto.

    Espero que eu tenha sido claro nas minhas explicações ... mas pessoal, por favor, entendo poquíssimo de suspensões e peço ao pessoal mais entendido que me corrijam se eu estiver errado!!!!

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos "Axle Wrap"-suspensionrollaxis_202.gif  
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #12
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Ótima aula mauro, voltou com todo gás hein.

    Qual a tua opinião sobre o sistema de cabos

    1[]

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade