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Tópico: SPOA em CJs

  • #1

    SPOA em CJs




    Monge,
    O que necessita para tornar o jeep SPOA?
    Quanto de investimento, incuindo material e mão de obra?




    André
    Quase cj-5

  • #2
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    spoa

    Andre, tem SPOA e SPOA

    no meu caso, não troquei pneus, nào passei meu jeep pra freios a disco, então saiu relativamente barato.

    no caso do fábio, (diz æ fábio) que fez isso tudo e mais algumas coisas, saiu relativamente caro.

    Creio que tem tópicos aqui no fórum falando do SPOA, não estou me lembrando no momento.
    []'s

    Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
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  • #3
    Usuário Avatar de monge
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    Oi André,

    Abaixo a receita do Bill:

    OK,vamos lá...

    O detalhes desta receita são do Samurai, mas os conceitos se aplicam ao
    qualquer jipe ou Jeep com feixes de mola... O que descrevo é a maneira em que EU faria o trabalho, tendo meus equipamentos, minha garagem e a minha experiência. Obviamente, quem não tiver os equipamentos e experiência deveria recorrer aos serviços de um mexánico. ESCOLHE BEM pois têm muito cara ruim por aí!!!!

    Antes de mais nada, uma explicação das vantagens do SPOA:

    1) Proporciona um curso de suspensão maior devido à alavanca maior entre ospontos de fixação dos feixes e o ponto de eixo.
    2) Levanta o Samurai em 4,5", assim permitindo pneus bem maiores.
    3) É bem mais estável que um "jumelado e arqueado" da mesma altura.
    4) Melhora muito os ângulos de entrada e saída, bem como o vão livre dosfeixes.
    5) Dá uma aparéncia super-legal ao jipinho!!

    E uma nota sobre os berços... Eles não devem ser mais altos que 1". Ou
    seja, a distância entre o topo do eixo e o feixe não se deve ultrapassar de
    1" para não introduzir forças torcionais incríveis sob frenagem. E em
    nenhuma circumstância se deve enfiar qualquer bloco solto entre o berço e o feixe!!!

    ========================

    A Receita:

    Ingredientes e materiais de preparação (Fase 1):
    - 04 berços de mola, comprados dos $tates ou fabricados por aquele cara da esquinas que faz portões de ferro. O Régis tem um desenho do berço para o Samuca.
    - 03 mangueiras de freio, umas 6" mais compridas que as originais. São do Towner (frente) e do Chevette (atrás) se não me engano.
    - 04 jogos de jumelo originais (você os guardou certinho, né?!?!?)
    - se você já f$d#u os feixes com muito arqueamanto, então pau no c*, terá que substituí-los
    - 01 caixa de ferramentas, razoávelmente equipada com tudo que tem direito
    - 04 cavaletes
    - 01 macaco hidráulico
    - 01 máquina de solda decente
    - 01 lata spray de tinta preta

    Nos cinco dias antes de começar, lambuzar diariamente com WD-40 os parafusos dos pontos de fixação dos feixes e os grampos dos eixos. Confia em mim que vale a pena...

    DESMONTAGEM

    1) Levantar o jipe bem alto, bem alto mesmo, até têm umas 10 cm de vão entre os 04 pneus e o chão. Suportar o carro pelo chassis em cima dos cavaletes.

    2) Retirar as rodas. Desconectar as mangueiras de freio (cuidado para não derramar o fluído) e freio de mão. Retirar os amortecedores. Retirar os cardans, marcando suas orientações. Drenar o óleo dos diferenciais. Retirar a barra de direção. Retirar a barra estabilizadora e jogá-la FORA pois não voltará!!!

    3) Suportar com o macaco o eixo dianteiro pela bolota, mas não levantá-lo. Retirar os parafusos daqueles jumelos estupidamente compridos. Soltar os parafusos dos pontos fixos dos feixes. Abaixar o macaco. Com ajuda de um amigo, retirar os parafusos dos pontos fixos e abaixar o conjunto.

    4) Repetir Passo 3 para o eixo traseiro.

    MODIFICAÇÃO

    5) ESTA É A ETAPA MAIS IMPORTANTE NO PROCESSO INTEIRO. NADA DE GAMBIS AQUI. Raspar fora a tinta da área que vão os berços novos. Alinhar milimetricamente os berços novos diretamente opostos e com as faces paralelos aos existentes. Soldar os berços ao tubo do eixo, cuidando em não introduzir muito calor no tubo para não o furar ou entortar. Limpar e pintar as soldas.

    6) Aqui tem duas opções:
    a) Se tenha certeza que nunca vai querer voltar SPUA, se pode
    cortar fora os berços originais, assim permitindo o uso invertido dos grampos originais. Mas vai ter que soldar nos berços novos os pinos do amortecedor.
    b) Pode deixar os berços originais no lugar, junto com os pinos de
    amortecedor. Mas vai ter que substituir os grampos por parafusos compridos. Para mim, esta é a melhor opção.

    REMONTAGEM

    7) Repor os feixes dianteiros no jipe, usando os jumelos originais. Apoiar
    o eixo dianteiro em cima do macaco e enfiar o conjunto debaixo do jipe.
    Levantar o eixo para encostar os novos berços nos feixes. Alinhar tudo,
    passar e apertar os grampos (ou parafusos).

    8) Repetir Passo 7 para o eixo traseiro.

    9) Conectar e reinstalar tudo que você retirou, instalando as mangueiras de freio novas. Sangrar o sistema de freio. Pôr óleo nos diferenciais
    (esqueceu, né?!?). Nem inventar de tentar colocar a barra estabilizadora,
    pois não tem utilidade e mesmo se tivesse, não cabe mais!!

    10) É provável que o volante seja torto. Alinhá-lo o melhor possível e
    guardar a grana necessária para comprar o dropped pitman.

    11) Retirar os cavaletes. Verificar que o jipe, agora 4,5" mais alto,
    passa pelo portão. Se não, dançou!!....

    11) Testar o bichinho!!

    Assim já dá para rodar, mas ainda faltam as coisas do Fase 2: o dropped
    pitman (para acertar a direção e eliminar bumpsteer) e amortecedores mais compridos para aproveitar o maior curso de suspensão proporcionado pelo SPOA.

    O pitman origina é f$da para retirar da caixa mas vai eventualmente com
    calor, porrada e paciência. Palavrões e cerveja também ajudam....

    Dos amortecedores, e apenas a substituição. Para verificar o comprimento certo dos amortecedores, o melhor é de retirar os existentes e subir com o jipe numa rampa. Daí, é só medir as distâncias entre os pontos de fixação...

    Sem dúvida, há o que esqueci de mencionar.

    HTH

    OBS: O Spider ainda não está pronto, mas já modifiquei a minha asssinatura em baixo. Não faz mal em sonhar com o futuro próximo, né?!?!?....

    Abraços,

    Bill
    Riberão Pires, SP, Brasil
    1998 Samurai "Spider"
    1994 Niva "Parmesão"


    Eu segui mais ou menos esta receita... porém com algumas modificações

    []'s

    Eugênio
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  • #4
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
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    Spoa

    Uma coisa que nao se pode deixar de falar... Quando se faz SPOA, o veiculo perde bastante estabilidade... Nao por causa do SPOA propriamente dito, mas sim por causa da altura extra... Eu ja andei em CJ com tudo quanto é tipo de mola ( Original, FIAT, Toyota ) e todos com SPOA, e afirmo que o custo para se ganhar altura é bem caro a ser pago com estabilidade... Acredito que barras estabilisadoras, que podem ser desacopladas, é bastante recomendavel... pelo menos vou por no meu
    Existe um tópico falando sobre as tais barras...
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=253
    []'s
    Gustavo

  • #5
    Citação Postado originalmente por AndréSanchez
    Quanto de investimento, incuindo material e mão de obra?
    André,
    Se você não fizer nada, ou seja, pagar para fazerem tudo, não deve sair mais que R$300,00, fora os acessorios "obrigatorios-opcionais", como o Dropped Pitman Arm / barras estabilizadoras....


    []´s

  • #6
    Citação Postado originalmente por walter.andreis
    Se você não fizer nada, ou seja, pagar para fazerem tudo, não deve sair mais que R$300,00
    Nem em sonho, Walter...

    A receita do SPOA do Bill não considera um monte de problemas, que são agravados por estarmos tratando de um CJ e não do Samurai (O lift nestes carros são bem maiores)

    Vamos ver se eu me lembro dos problemas e custo na época:

    Problema:Grande angulação das cruzetas.
    Solução: Torno no eixo dianteiro, terá de girar a bola do diferencial. Custouvido que algum torneiro que mereça receber esse serviço cobre menos do que R$ 400,00. Eu paguei R$ 600,00, mas nem parece que o eixo foi cortado.

    Problema: Estabilidade
    Solução: Aumentar o eixo, amortecedores com regulagem, ou barras estabilizadoras. No meu caso, usei pneus de 35", rodas com off-set de -32, espaçador de rodas em aluminio e Rancho 9000
    Custo: Rodas R$ 200,00
    Espaçadores R$ 240,00
    Pneus R$ 500,00
    Amortecedores US$ 400,00

    Problema: Flexiveis curtos
    Solução: Confeccionar novos.
    Custo: R$ 80,00

    Agora o problema maior mesmo e que ainda não foi solucionado foi com o sistema de direção. Isso porque não existe arm dropped pitman para lift de 6" pronto no mercado. Os americanos quando fazem SPOA usam molas planas o que faz com que o lift do spoa caia para 4" e se o lift for maior do que isso eles usam outras técnicas que não o arm pitman.

    Isso sem contar a confecção dos berços, nova relação de diferencial por causa dos pneus, novo suporte dos amortecedores devido ao novo curso, etc, etc, etc... Uma coisa puxa outra. Veja bem qua não estou querendo desanimar ninguém a fazer SPOA no jipe, afinal o resultado é animal!!! Tenho uma puta torção, altura, além de uma suspensão original.

    []´s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos SPOA em CJs-img10011_155.jpg   SPOA em CJs-img10010_105.jpg  

  • #7
    Citação Postado originalmente por Fábio
    Solução: Aumentar o eixo, amortecedores com regulagem, ou barras estabilizadoras. No meu caso, usei pneus de 35", rodas com off-set de -32, espaçador de rodas em aluminio e Rancho 9000
    Custo: Rodas R$ 200,00
    Espaçadores R$ 240,00
    Pneus R$ 500,00
    Amortecedores US$ 400,00

    Problema: Flexiveis curtos
    Solução: Confeccionar novos.
    Custo: R$ 80,00
    Fala Fabião...

    Creio que aí seja uma questão de "poder ou naum poder"...
    Eu não gastei mais do que R$300,00 e estou com o SPOA (SPRING OVER AXLE), ou seja, estou com as MOLAS SOBRE O EIXO... Acho que se todo mundo que for fazer um SPOA, tiver que colocar Rodas com offset neg. / amortecedor rancho / Pneu num sei o q / espaçador / etc etc etc, aí sim vai sair uma baita facada...
    Porém pra quem quer ir aos poucos, naum se gasta quase nada para deixar o CJ SPOA... É claro que o ideal seria como você falow, para não perder estabilidade / curso de direção / etc... mas tem gente (eu por ex.) que não gasta R$2140,00 (+- seu calculo) numa paulada só, e mesmo assim pode fazer o SPOA SIM....
    "NUM EH MONGE???" 8)
    Eh soh ter a consciencia do estado atual de "estabilidade" do CJ, e dar uma maneirada em inclinações e velocidades (shimmy)...

    []´s

  • #8
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    [b]arm dropped pitman[/b]

    Olá Gente!

    Bom, eu estou no meio da execução de um SPOA no meu CJ, com Eixos de Rural e Molas da Toyota.

    Me deparei com os problemas de suportes, angulos.....

    Mas o que é esse tal de "arm dropped pitman"

    Como posso resolve-lo? e é que tenho que resolver.

    Valeu

    Guto
    CJ 66 - 4.1 - SPOA a caminho

  • #9
    Citação Postado originalmente por Guto
    Me deparei com os problemas de suportes, angulos.....
    Mas o que é esse tal de "arm dropped pitman"
    Como posso resolve-lo? e é que tenho que resolver.
    Fala Guto,
    Excelente escolha de eixo para o SPOA!
    Quanto a problemas de suporte, seriam os "berços" das molas que vão presos sobre o eixo, ou os suportes para as molas da toyota no chassis?
    Caso seja a primeira opção, é muito fácil de se resolver, qualquer torneiro ou metalúrgico faz para você, é soh levar o exemplo (berço antigo) pra eles, ou então apenas explicar o q vc está querendo fazer. Ja se for o suporte das molas no chassis, você pode ter um pouco mais de trabalho, pois os suportes dos dois lados (dir. e esq.) devem ter a mesma distância para que o CJ não fique torto, o recomendável seria levar o CJ a uma casa de molas ou oficina "especializada em adaptações".
    Quanto ao angulo de cruzeta trazeiro, é só você dar uma "girada" no diferencial trazeiro, de modo a deixar a saida do diferencial "alinhada" com a saida da caixa de transferencia, aí então você solda os "berços" com o alinhamento desejado... no diferencial dianteiro a coisa já péga um pouco mais, pois você precisa separar a bola do diferencial dos tubos dos eixos, para alinhar a "bola" (hhehehee) com a saida da cx. de transferência... tem gente que ao invés de separar assim, prefere "cortar" as pontas do tubo e soldar novamente com o alinhamento... aí é questão de escolha.... a primeira opção creio que é mais aconselhavel, porém pode sair meio $$$algadinho (neh fabio!? )
    O Dropped Pitman Arm ou Dropped Arm Pitman, sei lah, é nada mais do que o "braço pitman" que está localizado na saída da caixa de direção, só que com um tamanho / angulação maiores, para trabalhar melhor com o SPOA...

    Qualquer coisa estamos ae...

    []´s

  • #10
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Alinhamento do diferencial!

    no diferencial dianteiro a coisa já péga um pouco mais, pois você precisa separar a bola do diferencial dos tubos dos eixos, para alinhar a "bola" (hhehehee) com a saida da cx. de transferência... tem gente que ao invés de separar assim, prefere "cortar" as pontas do tubo e soldar novamente com o alinhamento... aí é questão de escolha.... a primeira opção creio que é mais aconselhavel, porém pode sair meio $$$algadinho (neh fabio!? )
    []´s
    Grande Walter!

    Lamento discordar, mas a segunda opção é melhor. Existe uma solda original na ponta do tubo do eixo, que fixa a "bola" do munhão. É só cortar essa solda, alinhar e soldar novamente. Nem se percebe que o serviço foi feito. Por aqui, levando a carcaça do eixo já demontada, um torneiro cobra uns 100 paus... E já acho caro, pois o serviço é feito em menos de 1 hora... E não é gambiarra, coisa bem feita sim senhor!
    Quanto à cortar perto da bola do diferencial, é o seguinte: primeiro será um corte e solda que não existem originalmente ali. Se optar por remover as soldas que prendem o tubo na "Bola", vc nunca mais acerta a posição correta... Além de ser um serviço "monstruoso" e desnecessário...

  • #11
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    Entendi!!!!!
    Então é melhor fazer o serviço cortando perto das bolas dos munhões!!!

    Quando chegar este momento escrevo para os amigos!

    Obrigado!

    PS: Lí num dread atrás que alguém iria ver o preço/fornecedor de umas capotas de fibra para CJ5 (Feitas no Rio Grande).
    Bom, alguém conseguiu?

  • #12

    Re: Alinhamento do diferencial!

    Citação Postado originalmente por Giovani
    Grande Walter!

    Lamento discordar, mas a segunda opção é melhor. Existe uma solda original na ponta do tubo do eixo, que fixa a "bola" do munhão. É só cortar essa solda, alinhar e soldar novamente. Nem se percebe que o serviço foi feito. Por aqui, levando a carcaça do eixo já demontada, um torneiro cobra uns 100 paus... E já acho caro, pois o serviço é feito em menos de 1 hora... E não é gambiarra, coisa bem feita sim senhor!
    Quanto à cortar perto da bola do diferencial, é o seguinte: primeiro será um corte e solda que não existem originalmente ali. Se optar por remover as soldas que prendem o tubo na "Bola", vc nunca mais acerta a posição correta... Além de ser um serviço "monstruoso" e desnecessário...
    Fala Giovani,

    Eh, cortar nos munhoes eh melhor mesmo... agora q eu tava pensando..
    Na verdade eu ainda naum girei as bolas dos meus diferenciais, estava usando sem girar mesmo (maior estouradera de cruzeta).... mas agora nos eixos da rural eu vou fazer como você disse mesmo..

    []´s

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